You are on page 1of 64

Apostila de Direito Administrativo

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO
ADMINISTRAO PBLICA toda atividade desenvolvida pelo Estado atravs de seus rgos pblicos destinados a executar atividades de interesse coletivo. Existem trs nveis de atuao na administrao pblica: federal, estadual e municipal. Criam rgos para realizao de determinadas tarefas de acordo com a sua competncia. Administrar comandar, dirigir, governar. Quando os interesses so pblicos temos administrao pblica. Existem trs princpios fundamentais que devem ser seguidos pela administrao pblica: 1 ) PRINCPIO DA LEGALIDADE a lei se superpe a interesses pessoais dando prioridade ao interesse coletivo. Com base nesse princpio permitido ao administrador apenas o que a lei determina e autoriza. Isso d a idia que a administrao pblica fica limitada, mas no to limitado assim. O administrador tem que seguir a constituio e abaixo dela as normas para determinada atividade que ele exera. 2 ) PRINCPIO DA MORALIDADE ADMINSTRATIVA vincula o administrador a probidade administrativa. um ajustamento a uma composio ao que tico, ao que deva o rgo pblico realizar. Para isto o administrador tem que ter conhecimento do que administrao pblica e das normas que regem tal atividade pblica que ele desenvolva num determinado rgo. 3 ) PRINCPIO DA FINALIDADE OU DA IMPESSOALIDADE est dirigido ao interesse coletivo. A finalidade do Estado d as condies bsicas de vida a populao em termos de sade , educao etc. 4 ) PRINCPIO DA PUBLICIDADE OU DA DIVULGAO o que feito na administrao pblica so atos administrativos para que tenham validade no direito necessrio que esse ato seja divulgado nos rgos prprios para essa divulgao por exemplo DIRIO OFICIAL. No confundir publicidade de ato administrativo com propaganda do governo que regularizada. Ele est contido no princpio da legalidade porque nesse princpio o administrador s far o que a lei determina e autoriza. Resumindo os deveres do administrador pblico: 1. o administrador no pode contrariar a lei; 2. no se desviar das regras administrativas; 3. o administrador deve dentro das suas possibilidades procurar alcanar os melhores resultados na sua atuao; 4. dever do administrador pblico prestar contas, no se refere apenas ao pecunirio mas tambm, nas suas realizaes em todas as suas reas de atuao. No exerccio da administrao pblica o administrador tem alguns poderes que no se relacionam com os poderes de Estado. So seis poderes:

PODER VINCULADO OU REGRADO OU REGRADO o administrador pblico s pode praticar atos de sua competncia como sendo preestabelecido o contedo, modo, forma e o tempo para atuar. A lei determina por exemplo que anualmente cabe a administrao pblica fazer um planejamento e um oramento (lei oramentria); para o ingresso na administrao pblica necessrio concurso pblico e depois deste ser homologado. PODER DISCRICIONRIO (agir com liberdade) o administrador tem a liberdade de escolha mas dentro dessa liberdade tem que agir de acordo com os princpios fundamentais. Ex. o administrador dispe de cargos de confiana que entregar para quem ele achar conveniente. PODER HIERRQUICO distribui competncia para os rgos e as pessoas que atuam nos rgos pblicos fixando uma relao de subordinao. Est implcito no poder hierrquico algumas faculdades que lhes so prprias, por exemplo: dar ordens, fiscalizar (procurar ver o que est sendo feito e como est sendo feito), controlar (os rgos esto vinculados a determinadas atividades legais e tcnicas. Controlar tambm significa estabelecer prioridades no tempo e do modo desejado, exercido por quem tem o poder de mando), delegar atribuies (ao rgo e no a pessoa), avocar ( cancelar delegao trazer para si algo que est sendo realizado por algum), rever, coordenar (todas as atividades que envolvam administrao e organizao). PODER DISCIPLINAR consiste na faculdade atribuda ao administrador para dentro de sua rea de competncia, investigar e punir (aplicar penalidade). Se refere s pessoas que atuam dentro da administrao pblica investigando-as (informalmente). Formalmente depende de sindicncia. A sindicncia pode ser feita rapidamente, por uma pessoa, atravs de relatrio. Caso haja irregularidades abre-se um processo disciplinar, para averiguar as irregularidades atravs de um ritual prprio - a punio tem que ser proporcional a gravidade da situao. So vrias as penalidades administrativas: ADVERTNCIA OU REPREENSO a mais branda das penalidades e tem que ser feita por escrito, como qualquer penalidade, e tem validade para que possa ser cadastrado e publicado, vai para a ficha funcional. SUSPENSO dosada de acordo com a penalidade, descontando-se no salrio os dias de suspenso e incluindo no cadastro do servidor. DEMISSO atravs de processo administrativo para o funcionrio ter a oportunidade de defesa (em todas as penalidades h oportunidade de defesa). De acordo com a irregularidade h trs tipos de processo que o servidor poder responder: civil, penal e administrativo. CASSAO DE APOSENTADORIA OU DISPONIBILIDADE mesmo aposentado permanece o vinculo jurdico com a administrao pblica. Se antes de se aposentar o indivduo praticou irregularidades, pode-se cassar os proventos da aposentadoria. Dependendo da gravidade pode-se prender penalmente o sujeito e confiscar-lhe os bens. O funcionrio com cargo extinto fica em disponibilidade remunerada. Se praticou irregularidades anterior a disponibilidade responder civil, penal e administrativamente.

PODER REGULAMENTAR existe para estabelecer alguma norma (regulamentao). exclusivo dos chefes do executivos (Presidente da Repblica, Governadores e Prefeitos). exercido atravs de decretos.

FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO Os autores divergem muito em relao as fontes, que algo que podemos buscar como fundamento e base. Como fontes do D. administrativo podemos citar: a lei, o costume, a doutrina e a jurisprudncia. Alguns autores dividem as fontes em materiais e formais. As materiais so aquelas originrias dos acontecimentos sociais, econmicos, culturais e religiosos. As formais so os meios pelos quais o direito positivo poder se manifestar, a lei propriamente dita em seu sentido mais amplo. A lei no mbito do direito abrange todas as normas legais existentes, sendo ela a fonte principal. Os autores que dividem as fontes entre materiais e formais colocam a doutrina e a jurisprudncia como fontes mediatas, tambm vinculadas como secundrias ou de revelao. mera diviso didtica. Alguns autores alegam que o costume j est ultrapassado como fonte do D. administrativo, est para os pases mais adiantados mas para o nosso, devido a vasta extenso territorial do pas, uma diviso federativa, e todos legislando sobre normas administrativas, os interesses so diversos em cada regio, pois o nosso desenvolvimento social e econmico no uniforme, os anseios so diferenciados, portanto o costume utilizado como fonte relativamente importante. O costume surge na coletividade e o Estado um respaldo legal e cria uma norma para o que j existe, portanto o costume surge fora da administrao, e este percebe e cria normas s vezes aparece internacionalmente, dentro do rgo, a chamada praxe burocrtica ou administrativa, isto surge em decorrncia da deficincia ou ausncia da lei, transformando praxe em legislao, pois se no tem respaldo legal, pode surgir problema para algum ou para o rgo. A doutrina envolve todo o sistema terico que se origina das pesquisas ou estudos daqueles mais dedicados ao direito administrativo, so pesquisadores, cientistas. Eles pesquisam e elaboram a doutrina, divulgam e servem como fonte para criao de normas e elaborao de pareceres dos juzes. A jurisprudncia tem influncia poderosa nas decises do poder judicirio ou internas dos rgos da administrao pblica, isto porque a jurisprudncia apresenta decises anteriores em relao a determinados casos concretos que podem servir de fundamento para decises maiores. No caso do direito administrativo no s a jurisprudncia dos

tribunais, temos a jurisprudncia dos rgos da administrao pblica, decises sobre determinados assuntos ou casos idnticos aos apresentados. A jurisprudncia com o tempo vai se modificando, aparecendo novas leis e entendimentos a respeito das decises. O feito da jurisprudncia fundamental para as decises. Poucos so os autores que falam nas 2 outras fontes que so: analogia e equidade. A analogia representa casos ou decises assemelhadas, parecidas, mas no idnticas, nem sempre a legislao prev todos os casos e situaes, s vezes se d entrada num pedido que no tem situaes iguais, e sim parecidas, mas as decises tomadas por analogia so perigosas pois elas no representam todas as fontes de pesquisa e h o risco de precedentes, s vezes as pessoas que tomam as decises por analogia no tm formao jurdica, e podem tomar decises perigosas, por isso os autores no recomendam o seu uso na administrao pblica. Na equidade a recomendao feita pelos autores a mesma da analogia. A equidade representa situaes iguais, mas s vezes a equidade aparente, e a deciso inconveniente, se v quando se aprofunda na pesquisa. Para se usar a analogia e a equidade preciso conhecer bem a administrao pblica e tambm ter bom senso.

SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA Pode ser definida como uma entidade estruturada sob as normas do direito privado com a participao financeira de pessoa jurdica de direito pblico e de particulares apresentando-se organizada administrativamente de forma a conciliar os interesses econmicos dos scios juntamente com o interesse pblico. CARACTERSTICAS: trata-se de um rgo da administrao indireta uma entidade para estatal (paralela ao Estado) no servio pblico; para que exista tem que haver autorizao legal para a sua criao; conta com a participao financeira do poder e particular na formao do capital e da direo; uma sociedade por aes em que o setor pblico deve ter no mnimo 51% das aes; a administrao tem influncia daqueles que so indicados pela administrao pblica. Seus objetivos so de interesse geral e deve conciliar a finalidade pblica ao lado da financeira, pecuniria do particular. Se no houver lucro o particular se retira.

As sociedades de economia mista tem personalidade jurdica de direito privado apesar de ser da administrao indireta elas esto sujeitas ao controle estatal. Ele realizado atravs da superviso do rgo da administrao direta a que estejam vinculadas e do tribunal de contas. O pessoal que exerce atividades nessas empresas no so funcionrios pblicos so regidos pela C.L.T. podendo tambm prestar concurso para entrar ex. Banco do Brasil.

As sociedades de economia mista representam uma forma de manifestao do estado empresarial. O estado no visa lucro mas essas sociedades tm que visar porque no haveria razo para sua existncia.

EMPRESA PBLICA A empresa pblica criada tambm nos moldes da legislao civil apresenta autonomia administrativa e financeira, tem patrimnio prprio, tendo a finalidade de executar atividades econmicas especialmente na rea de prestao de servios que no seja prprio do estado. Ex. EMBRATEL, EMPETUR podem ser da rea federal ou estadual. A unio e os estados podem criar. CARACTERSTICAS: tem seu capital, direo e administrao exclusivamente governamental; a administrao da empresa pblica exclusivamente dela (governo) porm em muitas delas os cargos da direo so cargos pblicos embora o restante de seu pessoal seja vinculado a legislao trabalhista; uma pessoa jurdica de direito privado apesar de serem criadas para atividade empresarial atuam mais na prestao de servios; tem a possibilidade de recorrer a emprstimos bancrios em seu prprio nome no h interferncia do estado; tem capacidade de acionar e de serem acionadas perante a justia comum; regime do seu pessoal todo C.L.T. exceto os cargos de direo que podem ser cargos pblicos; esto sujeitas ao controle estatal pelo rgo em que esto vinculados e pelo tribunal de contas.

AUTARQUIAS So entidades administrativas, autnomas criadas por lei com personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio prprio e atribuies estatais especficas. A autarquia uma forma de descentralizao administrativa, s devemos ser transferidos para ela servio pblico tpico. No existe autarquia empresarial, s exerce atividade tipicamente pblica. As autarquias so responsveis diretamente pelos seus prprios atos assim, qualquer pleito ou reclamao em relao a uma autarquia no responsabilidade do estado. Ex. SUDENE. Tem sua vinculao com o rgo cuja a atividade se aproxima da sua. Por exemplo DETRAN vinculado a secretaria de segurana. CARACTERSTICAS:
6

criao por lei especfica, estabelecendo as suas atribuies; tem personalidade jurdica de direito pblico; deve ter um patrimnio prprio para desenvolver suas atividades; tem capacidade de auto administrao financeira, tcnica e contbil; est sujeita ao controle estatal direto ou indireto, podendo ser feito por ela prpria, pelo rgo a que ela est vinculada e pelo tribunal de contas; so criadas para desenvolver atividades pblicas do setor pblico ex. sade e educao. atpico.

BENS E RENDAS DAS AUTARQUIAS Os bens e as rendas so consideradas do patrimnio pblico. E as autarquias tm os mesmos privilgios estatais como a impenhorabilidade de seus bens, seus bens no esto sujeitos ao usucapio, apresenta imunidade de impostos, em juzo dispe de caractersticas peculiares como os prazos na justia so o qudruplo para contestao e em dobro para interposio do recurso. As decises judiciais que lhe forem contrrias em todo ou em parte esto sujeitos ao recurso de ofcio. Dispe de juzo privativo, se a autarquia estadual justia estadual, se a autarquia federal justia federal e se for municipal justia estadual.

SERVIO PBLICO E SERVIO DE UTILIDADE PBLICA Servio pblico toda atividade exercida pelo Estado direta ou indiretamente com vistas ao interesse coletivo. Os servios de utilidade pblica so exercidos por pessoa jurdica de direito privado. A administrao pblica pode absorver esses servios no conveniente mas pode fazer se necessrio. A administrao tm seus servios prprios que tem obrigao de prestlos e quando ela no presta tem que pelo menos fazer as normas que vo reger aquele servio Os servios pblicos propriamente ditos so servios que devem atingir toda coletividade podendo prestar direta ou indiretamente com normas de direito pblico, so os servios pr comunidade. Os servios de utilidade pblica so chamados de servios pr cidado. Podem ser realizados diretamente ou por delegao a terceiros e visam facilitar a vida do indivduo na coletividade. O indivduo vai pagar por este servio por exemplo o servio de transporte pblico energia eltrica o cidado no obrigado a utilizar. O servio pr comunidade por exemplo sade e educao.

CODIFICAO, METODLOGIA, INTERPRETAO E APLICAO DO DIREITO ADMINISTRATIVO CODIFICAO um fenmeno freqente na histria do direito, h sempre uma tendncia de se codificar o direito, uma evoluo natural, a necessidade faz com que as pessoas tenham que codificar o direito. Direitos mais recentes que o direito administrativo tm codificao e d. administrativo no tem. Apenas em Portugal houve a codificao no direito administrativo. Alguns pases tentaram elaborar um cdigo; no nosso pas os autores se apresentam em duas grandes correntes uma favorvel, uma ecltica (codificao parcial) e os contrrios. O cdigo bom porque rene todas as normas vigentes em um pas relativas a determinado ramo do direito. Os favorveis defendem que a codificao traz facilidades como facilidade de consulta, pois a legislao do direito administrativo muito vasta e h uma dificuldade, tambm bom pois conserva a uniformidade das normas pois temos atualmente normas federais, estaduais e municipais. Outro aspecto que se houvesse cdigo sua aplicabilidade a casos concretos seria mais rpida. Dizem tambm que evitaria o perodo de confuses e contradies entre decretos, normas, etc. Para os contrrios se houvesse codificao o direito administrativo ficaria estagnado, e se ele parar para tambm o Estado. Porm outros ramos mais recentes no ficaram estagnados porque o direito administrativo ficaria? Outros dizem que se o direito administrativo fosse codificado no acompanharia com rapidez os fatos sociais. O cdigo no pode ser modificado ao sabor do tempo, j as leis ordinrias so mais fceis de serem modificadas, porm possvel haver modificao de cdigo. As normas de direito administrativo se apresentam de forma dinmica na elaborao de suas normas, os governos mudam periodicamente os rgos. Se a administrao pblica existe para satisfazer os interesses coletivos, portanto sempre que houver fato social relevante a administrao pblica ter que acompanhar mudando suas normas. Em suma, a matria tratada pelo direito administrativo muito vasta e se houver codificao no acompanharia a evoluo. Os eclticos defendem a codificao parcial pelo menos para os princpios gerais, os da administrao pblica nacional, os princpios que fazem parte de matrias diversas, partes referentes a contabilidade pblica, restando princpios que de acordo com a competncia devem ser elaborados pelos estados e municpios. No Brasil, assim como no mundo, existe uma tendncia a codificao em todos os ramos do direito porque no no direito administrativo. Ramos do direito que so muito mais recentes que o direito administrativo j foram codificados, como o direito tributrio. As experincias de codificao atravs de coletneas de leis, estatutos tm dado certo, mas no plenamente eficaz. Os obstculos apontados pelos autores contrrios no so irremovveis. E h tambm h bastante interesse terico como prtico (elaborao de pareceres).

METODOLOGIA Para o estudo do direito administrativo um intelectual de abordagem de determinados assuntos atravs de uma anlise prvia e sistemtica. Agir com mtodo trabalhar de acordo com um roteiro ou ainda podemos considerar como um conjunto de regras que iro disciplinar a razo orientando-a para o conhecimento da verdade. A metodologia a cincia que procura descobrir o mtodo mais adequado a que se deva trabalhar para atingir tranqilamente seus objetivos. So muitos os mtodos aplicados ao estudo do direito administrativo alguns de cunho filosfico, citaremos os trs de maior aplicabilidade. Qualquer que seja o mtodo utilizado teremos que levar em considerao no s o mtodo, mas a finalidade, a tica e o ngulo sob o qual visto. Um dos mtodos utilizados o exegtica ou positivo, ele se refere ao direito administrativo positivo, a legislao j existente, tem que examinar toda a legislao partindo do prprio texto legal, v se a norma se aplica ao caso concreto analisado. Porm no se estuda apenas um mtodo. Existe o mtodo sociolgico, que consiste em distinguir, atribuir valores aos fenmenos sociais, vinculando-os aos fenmenos jurdicos. Outro mtodo o jurdico propriamente dito, este mtodo compreende toda a anlise e a construo ou modificao do texto legal. O texto legal tem sua leitura adequada, tem-se a idia, mas deve-se redigir de uma maneira prpria. H uma metodologia adequada para se redigir um texto legal.

TERMINOLOGIA Toda rea de conhecimento humano tm sua terminologia. No direito administrativo no se obrigado a entender o que foi pedido se usada a terminologia errada. Exonerao por exemplo, muitas vezes interpretada como demisso mas so coisas distintas.

INTERPRETAO A interpretao do direito administrativo comea com a palavra, saber o exato sentido dela para entender, no direito, a conotao que se quer dar. Interpretar fixar atravs de mtodos interpretativos o verdadeiro sentido da norma jurdico - administrativa, no podendo contrariar o que a lei diz. A interpretao gramatical se refere ao exame da palavra, das suas expresses idiomticas prprias do direito administrativo, indispensvel, mas preciso avaliar de acordo com o direito, s vezes expresses latinas ou de outros idiomas. Interpretao lgica muito restritiva, pois envolve apenas o exato sentido da palavra ou do texto no havendo possibilidade de variao. Interpretao sistemtica verifica o produto do trabalho em um exame conjunto de vrios textos legais que envolvem o mesmo assunto, confronta um texto legal com outro.

Interpretao histrica se assemelha a sistemtica porm envolve o tempo e a poca. Leva em considerao o passado histrico da legislao a partir do momento de sua edio confrontando com a atual. Interpretao finalstica ou teleolgica visa dizer qual a finalidade da norma. a mais utilizada no direito administrativo e tem a maior amplitude. Interpretao autntica aquela produzida pelo prprio rgo pblico que editou ou sugeriu a norma de direito administrativo est relacionada ao trabalho. Interpretao doutrinria relacionada com o rgo pblico, elenco acadmico, cientfico ligado quele rgo pblico. Interpretao jurisprudencial vinculada ao rgo pblico, decises anteriores do judicirio. As normas de direito administrativo tm aplicabilidade e podero ser interpretadas a partir da data de publicao, a no ser que no ato da publicao se expresse a posterior data da aplicabilidade mas, normalmente a lei tem efeito imediato, e vigncia at que surja outra que modifique ou revogue. H situaes onde no existe a revogao da norma anterior e vrias normas regulam a mesma matria. Em princpio a lei nova prevalece mesmo que haja choque. Haver revogao da norma quando a norma mais recente declarar expressamente; quando a legislao nova incompatvel com anterior e no deixa expressa a revogao da anterior a lei nova sempre prevalece; quando a lei mais recente disciplina inteiramente a matria mesmo no havendo conflito com a anterior a mais recente prevalece. Conflitos da lei no tempo a lei mais recente tem aplicao geral e imediata. A lei mais antiga mesmo revogada sobrevive para regular os fatos ocorridos durante o perodo que vigorou. A lei mais nova pode eventualmente regular fatos que ocorreram no passado desde que respeite o direito adquirido, a coisa julgada e o ato jurdico perfeito. Quando a lei se refere a situao passada chama-se de retroatividade da lei ou fora retroativa da lei. Ato jurdico perfeito so os atos consumados segundo a legislao vigente ao tempo em que o ato se efetuou. Direito adquirido consideram-se adquiridos todos os direitos que o seu titular ou algum por ele passa a exerc-los correspondendo queles direitos cujo o comeo e exerccio tenham termo pr fixado ou condio pr estabelecida sendo inalterado por arbtrio de um terceiro. Caso ou coisa julgada deciso judicial da qual no haja mais possibilidade de recorrer. Conflito no espao deve obedecer ao princpio da territorialidade das leis.

10

ATRIBUTOS DO PODER DE POLCIA Dispe de trs atributos: Discricionariedade Auto-executoriedade Coercibilidade

DISCRICIONARIEDADE - j vimos anteriormente e aqui ela aparece como atributo do Poder de Polcia representando a livre escolha do agente pblico no que diz respeito a duplicabilidade do Poder de Polcia. Est ligado a ao do Poder de Polcia. s vezes o agente tem competncia de acordo com o seu rgo de agir com o seu Poder de Polcia utilizando ou no de certos meios, sanes, ele tem a liberdade de escolher. Ele tem o poder para verificar o que houve de legal ou ilegal aplicando uma sano sendo um poder repressivo. Para aplicar a sano o agente tem que equivaler a falta com a sano que ser dada. AUTO-EXECUTORIEDADE - a possibilidade que tem a administrao pblica de decidir e executar o ato de polcia pelos seus prprios meios no precisa de auxlio de outros rgos pblicos. S eventualmente que precisa que a execuo seja realizada pelo poder punitivo do Estado que o Poder Judicirio. Um determinado rgo pblico fiscaliza e autua determinado rgo pblico, o Poder de Polcia fez a sua parte, mas o rgo no pagou da o Poder de Polcia comunica ao Poder Judicirio para fazer a sua execuo da multa. Por exemplo no uma executoriedade de sano sem direito a defesa. Todos tm direito a defesa tanto judicialmente quanto administrativa. A Administrao Pblica aplica o seu Poder de Polcia mas h o direito de defesa mesmo que seja a interdio de determinada pessoa fsica ou empresa. COERCIBILIDADE - mais impositiva, a medida adotada uma imposio em relao ao destinatrio do Poder de Polcia mais preventivo, pode agir, s vezes, repressivamente. Por exemplo: na vacinao em massa, ainda no h necessidade de imposio, mas em outros casos podero ser impositivas. proibido fazer isto daquela maneira cabendo sano. So normas sancionadas destinadas aqueles que exercem atividades ou prestam servios que possam afetar o interesse coletivo. As sanes so impostas e determinadas executadas pela prpria Administrao Pblica. Elas se referem a atos ou condutas individuais que apesar de no constituir crime passa a ser nociva a coletividade. Ex.: apreenso de remdios com prazos vencidos(sofre, s vezes, multa). Se a mercadoria for proibida por lei a mesma est sujeita a multa e processo penal. As condies de validade do ato do Poder de Polcia so as mesmas que se referem a do ato administrativo. So competncia, finalidade, forma, proporcionalidade da sano e ainda legalidade dos meios empregados.

11

Competncia - o Poder Hierrquico distribuiu competncia aos rgos pblicos. necessrio que o agente Pblico tenha uma parcela de competncia para atuar, no qualquer funcionrio que pode fazer qualquer servio. O ato do Poder de Polcia envolve competncia do rgo pblico e do agente pblico. Se outra pessoa fora do rgo pblico agir ser irregular, ilegal. Finalidade - o rgo pblico criado com a finalidade de executar certas atividades. A finalidade do ato do Poder de Polcia diretamente relacionado com a finalidade do rgo pblico. Forma - a forma de atuao deve estar prevista na legislao do rgo. Poder de Polcia tem que ser aplicado de acordo com o que manda a legislao, embora exista a discricionariedade na aplicao do Poder de Polcia. Proporcionalidade da sano - qualquer sano a ser aplicada tem que estar relacionada com a falha cometida, nem de menos, nem de mais(se assim for, teremos o direito de defesa, seja administrativamente, seja judicialmente), isso atributo do rgo ou do agente que atua no Poder de Polcia, estando tambm a a discricionariedade. Nem tudo pode ser aplicado multa, s vezes a penalidade outra. Legalidade dos meios empregados - a ao do Poder de Polcia tem que empregar meios corretos, no pode se utilizar meios ilegais, se assim for poder se reclamar administrativamente ou judicialmente, comprovando que os meios encontrados foram ilegais.

Sujeito do Direito Administrativo, personalidade jurdica do Estado e manifestao da vontade: Personalidade a capacidade de ser sujeito de direito ativo ou passivo. Pessoa o sujeito de direito. Estado: pessoa jurdica de Direito Pblico, sendo, portanto, uma pessoa capaz de ser sujeito de direito. Sujeito do Direito Administrativo: a Unio, os Estados federados, e os municpios. Como o Estado ou pessoas administrativas podem manifestar sua vontade? O rgo pblico no pode manifestar sua vontade, porm com grau de competncia menor. A manifestao de vontade do rgo pblico realizada atravs dos atos administrativos, no atravs da palavra verbal e sim da palavra escrita.

PRINCPIO DA ADMINISTRAO PBLICA Existem alguns princpios que so prprios do Brasil, se invalidar aqueles princpios gerais. O decreto-lei nmero 200 estabeleceu as diretrizes de uma grande reforma administrativa, primeiro para o pas, depois para os estados federados e os municpios. E alguns desses princpios ainda existem embora tenha passado por muitas modificaes.

12

Alguns desses princpios esto na Constituio Federal, como por exemplo o Princpio do Planejamento, mas planejar algo corriqueiro que nem precisaria estar na Constituio Federal, obrigado que o administrador pblico planeje sua administrao seja ela anual ou plurianual, isto obrigatrio. O planejamento na Administrao Pblica envolve a execuo do trabalho que tem que estar vinculado a uma disponibilidade financeira e oramentria, tambm para o desembolso. O planejamento essencial em qualquer nvel da administrao(do pas, dos estados e municpios) para o desembolso, lgico que o planejamento plurianual sofrer modificaes, mas mesmo assim, ter que haver o planejamento. A Administrao Pblica Nacional e suas trs modalidades devero obedecer a alguns princpios fundamentais: Coordenao - esta tem por objetivo a atuao conjunta e sincronizada de todos os rgos que integram a administrao pblica. Os planos de programa do governo devem se harmonizar e completar. Esta coordenao pode ser efetivada atravs das diversas chefias, das reunies entre chefes das vrias reas de atuao e tambm das comisses de organizao do Direito Administrativo. No planejamento essa coordenao vai envolver diversos rgos, portanto se no houver organizao para um trabalho sincronizado haver perda de tempo e dinheiro, a Administrao Pblica ir gastar mais. Exemplo: O programa de calamento da rua, se isso no fosse sincronizado haveria problema de perda de tempo, etc. A coordenao faz com que as coisas possam fluir de forma adequada diminuindo os custos. Descentralizao - teve por objetivo desemperrar a mquina administrativa. Descentralizar atividades de competncia de determinados rgos quando estes no podem exercer tais atividades, eles podem descentralizar. Sade obrigao do Poder Pblico, quando no h hospital pode-se descentralizar o servio para ser executado por pessoa jurdica de Direito Privado(hospital particular), meio de colocar o pblico perto do servio a ser oferecido. Pode-se transferir Federal para estadual, Pblico para privado, Jurdica para fsica. uma descentralizao em todos os nveis de atuao. O servio descentralizado deve ser exercido de acordo com os moldes do rgo que est descentralizando, de acordo com a Administrao Pblica. A descentralizao funciona se houver a delegao de competncias. Se voc delega apenas a execuo do trabalho e no delega o poder de deciso de quem chefia tal execuo, o trabalho emperra. Descentralizado os servio para que ele seja exercido necessrio a delegao de competncia. A delegao de competncia visa duas coisas: - Rapidez - Objetividade O controle - estes princpios j integram o poder hierrquico. Ele nada mais que uma fiscalizao e a autoridade que tem competncia para tal assim o far e fiscalizar aquilo que competncia do rgo e do agente pblico. Esse controle pode ser executado pela

13

chefia que tenha competncia para execuo de atividades e programas fiscalizando a observncia de normas tcnicas de observncia do trabalho e as normas legais referentes a eles. Controla tambm o aspecto do planejamento, a execuo. O controle que pode ser exercido por rgos prprios encarregados do sistema, alguns rgos da Administrao Pblica tm suas atividades ligadas a um sistema e este visa uniformizar a atividade, todas executadas de uma s maneira, as normas so as mesmas em qualquer parte do territrio nacional, fica fcil de controlar e de executar, facilitando a Administrao Pblica. Guarda de bens ou valores pblicos - mveis , imveis ou em dinheiro. Para controlar bem os valores temos um sistema de contabilidade pblica, isso facilita o controle. Na Administrao Pblica os gastos pblicos esto vinculados ao planejamento do ano subseqente, que anual(de 01/01 a 31/12). O gasto pblico est vinculado ao oramento, tendo verba prpria para cada tipo de atividade. Exemplo: aquisio de veculos, etc. importante para evitar gastos maiores, para controlar melhor. Controla tambm atravs das auditorias, que pode ser do prprio rgo(ver se os programas esto sendo cumpridos, ver oramento, etc.) h tambm o controle externo, que atravs do Tribunal de Contas. Se a verba federal, o Tribunal de Contas do Estado, se municipal o Tribunal de Contas do municpio, etc. Esse controle do Tribunal Contas vai para o Poder Legislativo para ver se aprova ou no. Nem todo municpio tem Tribunal de Contas porque est vinculado a dois princpios estabelecidos constitucionalmente, populao e arrecadao. Exemplo: Cidade de So Paulo. rgos Pblicos ou rgos administrativos A Administrao Pblica se compe de muitos rgos(na Unio, nos Estados, nos Municpios) e estes rgos ao longo do tempo se modificam, alguns so extintos ou modificados, ou unificados isso uma constante. rgos Administrativos - so centros de competncia criados para desempenhar as vrias funes estatais. H vrias classificaes em relao a existncia desses rgos:

1. Posio dos rgos quanto ao contexto estatal a) independentes ou primrios b) autnomos c) superiores d) subalternos a) rgos independentes ou primrios - so os que tm origem na prpria constituio esto localizados no ponto mais elevado e so representativos dos poderes de estado, se posicionam no mesmo patamar. Poder Legislativo, Executivo e Judicirio, estes rgos esto sujeitos ao controle de um pelo outro, uma vez que eles tm autonomia dentro de

14

sua rea de atuao. Exemplo: Poder Executivo = Presidente da Repblica, governadores e prefeitos. b) rgos autnomos - eles esto localizados na cpula da Administrao Pblica imediatamente abaixo desse rgos independentes e diretamente vinculados aos seus respectivos chefes. Apresentam autonomia administrativa, tcnica e financeira, com funes diretivas na rea de sua competncia no que diz respeito a planejamento, coordenao e controle. No mbito Federal, so ministrios, nos estados so as secretarias estaduais e nos municpios so as secretarias municipais. c) rgos Superiores - detm poder de direo, comando e controle em assuntos especficos, at porque eles integram os rgos autnomos, pegam a diviso dos rgos autnomos. A compet6encia principal do rgo maior, estes tm competncia especfica(rgos Superiores). d) rgos Subalternos - esto hierarquizados em relao aos rgos mais elevados, apresentando reduzido poder decisrio quase que nenhum ou nenhum.

2- Diviso quanto a estrutura: a) rgos simples - tambm denominados de unitrios eles so constitudos de um s centro de competncia. Ex.: competncia de uma portaria, muito limitada e no possui poder de deciso. b) rgos compostos - renem na estrutura diversos outros rgos menores porm com funo geral e principal idntica em relao ao rgo maior. Esto executando uma atividade em funo de uma atividade fim(do rgo maior), embora sua atividade prpria seja resumida s em funo da competncia que lhe foi dada. Ex.: Definir a agricultura do pas(atividade fim), eles esto voltados para isso(atividade meio).

3- Quanto a atuao a) rgos singulares, unipessoais ou individuais - atuam e decidem atravs e decidem atravs de um nico agente pblico que o seu chefe e representante legal. b) rgos colegiados, pluripessoais ou coletivos - atuam e decidem atravs da manifestao de vontade conjunta e majoritria dos seus componentes. A resultante do consenso vai ser uma nica manifestao de vontade (da maioria).

PODER DE POLCIA Conceito/Natureza Jurdica Competncia/Sua distribuio Fundamento

15

Objeto/Finalidade A polcia Administrativas A atributos

a faculdade de que dispe a administrao para condicionar e restringir o uso de bens, atividades, direitos em favor do interesse pblico. C.T.N. art. 108. uma prerrogativa concedida ao Estado. O Estado atua no Poder de Polcia nas mais diversas esferas. Ex.: o guarda de trnsito age de acordo com a polcia administrativa. Ex.: O Estado ao interditar um restaurante est agindo com Poder de Polcia. No momento em que a pessoa legisla sobre determinado assunto, ter Poder de Polcia sobre tudo que diz respeito aquela legislao. O fundamento da existncia do Poder de Polcia est na Supremacia do Estado para decidir pelo que for mais harmonioso para o bom convvio social.

Os principais objetos: Objetos - bens, direitos e atividade particular das esferas da sociedade. 1- Preservao da sade pblica 2- Publicao de imprensa 3- Publicao da vigilncia sanitria, etc. Origem: Grcia, Roma Finalidade a de salvaguarda da liberdade da propriedade, dos direitos particular. A Polcia Administrativa Seus agentes: rgos descentralizado da administrao, autoridades de rgo pblico(ex.: secretaria de sade, educao, poltica sanitria). Obs.: quanto mais descentralizada a administrao melhor.

AS REGIES METROPOLITANAS Em decorrncia do decreto-lei 200 e a reforma de reordenao da Constituio Federal de 67 que ocorreu em 1968, o constituinte resolveu colocar na Constituio Federal a possibilidade de serem criadas regies metropolitanas. Com isso visava, principalmente, reter o fluxo de pessoas que se deslocavam do interior para as principais capitais do pas(o xodo). As capitais no estavam prontas ou planejadas para receber repentinamente, um elevado nmero de pessoas, que vinham em busca de melhores condies de trabalho, e a grande maioria no tinha capacitao profissional nem instruo e terminavam por tornarse um problema para as cidades que as acolhiam. O legislador, percebendo isso, criou as regies metropolitanas, que envolviam a capital e os municpios vizinhos. Criando as regies metropolitanas haveria a possibilidade dos

16

municpios vizinhos atuarem em conjunto realizando tarefas de interesse comum, criando toda uma infra-estrutura para receber o fluxo de pessoas. Essa infra-estrutura representa: abastecimento de gua, saneamento bsico, eletricidade, transporte, comunicao, sade, educao, habitao, trabalho e lazer. A maioria dos municpios no tem condies de viabilizar, sozinhos toda essa infra-estrutura, mas reunindo vrios municpios com o mesmo interesse, eles ordenando e sincronizando o trabalho para auferir vantagens econmicas conseguiriam realizar as obras necessrias, s vezes com ajuda de verba federal. Os municpios manteriam a autonomia administrativa e poltica, apenas o trabalho seria realizado de comum acordo, dividindo-se as despesas atravs de consrcios ou convnios administrativos. Inicialmente foram criadas oito regies metropolitanas com suas capitais como centro: Porto Alegre, Curitiba, So Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belm. Foram criados grupos ou rgo de atuao para auxiliar e assessorar os prefeitos dos municpios(FIAM, FIDEM). TRIBUNAL DE CONTAS Apesar da denominao, no tem nada a ver com o Poder Judicirio, um local administrativo vinculado ao Poder Executivo, embora tenha sua autonomia. Foram tambm criados no pas Tribunal de Contas em 1867. Os municpios no tm Tribunal de Contas, para que tenham tm que preencher os requisitos estabelecidos na Constituio: uma populao acima de 2 milhes de habitantes e arrecadao de tributos do municpio. A Unio tem seu Tribunal de Contas, assim como cada Estado. Uma de suas atividades o controle que deve ser feito internamente, atravs de pessoal especializado, controlando o planejamento, a execuo, etc. O controle externo ocorre depois ou em execuo e o Tribunal de Contas funciona a posteriori, observando o planejamento e a execuo do oramento, os contratos administrativos, as aposentadorias e as penses, verifica se a legislao foi bem aplicada, se est correta. Para oficializar o Tribunal emite um parecer prvio, favorvel ou no aquilo que est em pauta e funciona como rgo auxiliar do poder executivo. O parecer ser analisado pelo legislativo que pode aceit-lo ou no. meramente administrativo por sua formao. Na Unio seus componentes so intitulados Ministros e nos Estados conselheiros.

CENTRALIZAO, DESCENTRALIZAO, CONCENTRAO E DESCONCENTRAO A organizao administrativa mantm relao com a estrutura do Estado brasileiro e a sua forma de governo. Sendo o Brasil uma federao formada pela unio indissolvel do Estados, dos municpios e do Distrito Federal constitui-se o nosso pas em um estado democrtico de direito, assegurando-se a autonomia poltica e administrativa aos estados membros, Distrito Federal e municpios.

17

Decorre da uma partilha de atribuies, numa descentralizao territorial em trs nveis de poder e uma descentralizao institucional que meramente de autonomia administrativa. CENTRALIZAO, portanto, a acumulao de atribuies no poder ou rgo central do sistema. O detentor dos poderes da Administrao Pblica o Estado, pessoa jurdica nica, embora constituda de vrios rgos que integram a sua estrutura. A centralizao apresenta vantagens no aspecto de que as decises so tomadas por administradores que tm uma viso geral e conhecimento amplo das necessidades do Estado; e, ainda, as decises so mais consistentes em relao aos objetivos organizacionais. As desvantagens que as decises so tomadas por executivos que esto prximos aos acontecimentos(os executivos que no esto prximos aos acontecimentos(os executivos que esto prximos aos acontecimentos(os executivos a nvel mdio de hierarquia apresentam-se frustrados por no poderem tomar decises em assuntos que lhes interessam diretamente). DESCENTRALIZAO atribuir a terceiros poderes da prpria administrao; desta forma temos pessoas jurdicas distintas do Estado, mas que agem em nome deste; quem adquire capacidade referente a direitos e obrigaes no que concerne s funes ou atividades tpicas do Estado. Na descentralizao a execuo de atividades ou prestao de servios realizada indiretamente. Vantagens as decises so tomadas rapidamente, desde que haja delegao das decises(os executivos encarregados de tomar decises dispe de informao mais precisa sobre os fatos). Desvantagens pode ocorrer que certas unidades executoras de atividades sejam mais desenvolvidas que outras(no h a permanncia de uma atuao descentralizada), e podem ocorrer tambm influncias polticas e a adoo de procedimentos divergentes entre unidades organizacionais(fato que ocorre com freqncia).

CONCENTRAO se caracteriza por um sistema em que se observa a convergncia do maior nmero possvel de atribuies e de poder de deciso para um s rgo pblico e seu respectivo executivo no que se refere as decises. Vantagens observemos que o poder de deciso e de atividades que esto dentro do mesmo rgo pblico tm como conseqncia a facilidade da tomada de decises bem como essas decises sejam mais objetivas e mais consistentes trazendo o aspecto favorvel para os servio decisrios. Desvantagens as decises so diversas vezes tomadas sem se observar claramente o que ocorre na periferia muitas vezes os trabalhos e as decises no atingem os interesses imediatos da coletividade.

DESCONCENTRAO a diviso de funes entre vrios rgos menores e uma mesma organizao, isto sem que haja quebra da hierarquia deve-se observar que na

18

desconcentrao ocorre a distribuio de atividade diversificadas dentro da mesma pessoa jurdica de Direito Pblico. Vantagens as decises so tomadas sem se observar os interesses ou os fatos que s vezes interessam a coletividade, mas interessa muito mais a prpria administrao pblico. uma vantagem unilateral vantagem para a administrao, mas no para o administrado. Desvantagens pode ocorrer desvio de finalidade nas funes durante a comunicao hierrquica entre os superiores e subordinados tendo em vista a hierarquia existente na desconcentrao, porm no h uniformidade. A hierarquia existe entre rgos e entre pessoas. O rgo sede hierarquicamente superior aos seus rgos subordinados. No caso de desconcentrao a hierarquia maior as normas so tais e devem ser seguidas. A hierarquia impe ao subordinado as normas e as ordens legais, definindo a responsabilidade legal de cada um.

ATO ADMINISTRATIVO Definies diversas Ato administrativo- Formais Materiais Condies - Supremacia do Estado Manifestao da vontade Agente competente Procedimento administrativo Requisitos ou elementos - Competncia Finalidade Motivo/Causa Objeto Forma Mrito do ato caractersticas - Imperatividade Legalidade/Legitimidade

19

Eficcia Executoriedade Exeqibilidade Classificao a) Quanto a posio da administrao - De gesto De Imprio

b) Quanto a possibilidade de sua realizao - Vinculados Discricionrios c) Quanto a formao - Simples Complexos Compostos

d) Quanto ao contedo - Constitutivo Extintivo

e) Quanto a eficcia - Vlidos Nulos(inexistentes)

f) Quanto a Exeqibilidade - Perfeito Imperfeito Pendente Espcies Normativo - Decreto, Regulamento, Regimento Ordinrios - Instrues, Circulares, Avisos, Portarias, Ordens de Servios, Despacho. Enunciativos - Certides, Atestados, Pareceres.

20

Punitivos - Multa, Interdio da Atividade, Destruio de Coisas, Afastamento de Cargos Negociais, Admisso, Licena, Autorizao, Aprovao/Homologao, Visto, Dispensa e Renncia. Revogao/Anulao(Nulidade).

ATOS ADMINISTRATIVOS O servio pblico atinge o pblico externo e, interno. Os atos praticados na administrao s podero ser feitos por aquele rgo e pessoa que tem competncia. O ato manifestao de vontade. Lentine diz que "atos administrativos so atos jurdicos quando forem praticados por um sujeito ativo da administrao pblica". O ato tem que preencher determinados requisitos para atuar no mundo do Direito. Se uma pessoa est de frias, de licena e fizer um ato, este nulo. Lanobini diz que " ato administrativo qualquer desenvolvimento da atividade por parte da administrao pblica". Tudo que se faz na administrao pblica atravs de ato ou por causa de um ato ou em conseqncia de um ato. Cino Vitta alega que " os atos administrativos so atos jurdicos que emanam(surgem) da autoridade administrativa produzindo efeitos jurdicos em relao a pessoas estranhas ou vinculadas a administrao pblica". Os atos no podem ser editados por qualquer pessoa da administrao pblica, s por aquelas que tm competncia para isso. uma minoria que edita atos e a maioria obedece. O ato produz efeito em relao ao destinatrio do ato, podendo ser uma pessoa vinculada a administrao pblica ou qualquer outra pessoa que no esteja vinculada. Mikael Stassinopoulos diz que "ato administrativo a manifestao de vontade da pessoa moral do Estado com a finalidade de produzir o efeito jurdico". feito por pessoa fsica que representa o Estado ou o agente poltico ou o agente executivo do Estado. A finalidade produzir o efeito jurdico desde que preencha os requisitos. Marcelo Caetano diz que "ato administrativo a conduta voluntria da administrao pblica, tendo como resultante a aplicao de normas jurdicas ao caso ou situao concreta". Uma portaria, decreto, at mesmo uma solicitao que se faz a um rgo ato administrativo. sempre em relao a um ato objetivo. Existe o ato, a situao concreta. Rui Cirne Lima diz que "atos administrativos so atos jurdicos desde que praticados em consonncia com as normas do Direito Administrativos pelas pessoas administrativas". Se o ato no est correto, ele est vinculado, com falhas que podem ser resolvidas ou no. Pode ser por pessoas que desempenham atividades administrativas, alm das pessoas da administrao. Por exemplo.: o Legislativo tem funo de elaborar lei, mas

21

quando eles esto desempenhando atividades administrativas ele pode fazer atos administrativos. Mrio Masargo diz que "atos administrativos so atos jurdicos que o Estado pratica para a realizao de sua finalidade maior". A melhor definio a de Jos Cretela Jnior e Hely Lopes Meireles. Eles afirmam que "ato administrativo a manifestao de vontade do Estado por seus representantes no exerccio regular de suas funes ou ainda por pessoa que detenha frao de poder reconhecido pelo Estado com a finalidade mediata de criar, modificar, resguardar, declarar ou extinguir situaes jurdicas objetivas porm em matria administrativa". Os representantes so os que tm competncia. S tem validade os atos assinados pelas pessoas que esto no exerccio regular da sua funo(se estiver de frias anulado). Pode ser feita, por exemplo, por uma pessoa jurdica de Direito Privado se for delegada pelo Estado, s aqueles atos configurados pelas clusulas contratuais. S vinculada matria administrativa. Pode ser feito pelo Legislativo, Executivo e Judicirio. Em relao a ato administrativo a melhor definio a de Hely Lopes Meireles. Alguns autores dividem em atos formais - praticados pelo poder executivo. Os materiais so editados pelo Judicirio e Legislativo. O poder pblico ou privado esto vinculados pelos atos administrativos. No Poder Executivo os atos aparecem no dia-a-dia. Nos outros poderes so em menor quantidade. Para que surja o ato administrativo necessrio trs aspectos: supremacia do Estado, obrigao de gerir as coisas pblicas com soberania e supremacia prevalecendo o interesse pblico pelo particular, manifestao da vontade - feita pelo agente pblico tendo competncia para editar o ato administrativo, tem que ser oriunda de um agente pblico competente. Alm desses aspectos necessrio que ele cumpra os requisitos necessrios para poder surgir seu efeito jurdico. Procedimento administrativo, ato administrativo, processo administrativo Qualquer documento que tenha origem externa ou interna que circula na administrao pblica forma o processo administrativo. Ele circula na administrao estando contidos encaminhamentos, pareceres, decises. Processo disciplinar visa levantar irregularidades eventualmente existentes na administrao pblica envolvendo os agentes pblicos. s vezes ocorre que em decorrncia do ato administrativo uma srie de procedimentos que vo atuar em outros atos administrativos. O ato sempre resulta em um efeito jurdico desejado ou no. O procedimento no tem repercusso jurdica. O edital de concurso pblico d seqncia a vrios procedimentos administrativos como homologao do concurso, nomeao, posse. O procedimento no tem nenhum efeito jurdico so modos ou maneiras de proceder. Os requisitos ou elementos para que o ato administrativo seja editado so: 1. Competncia - h autoridades que podem ou no editar atos. Competncia do rgo e da autoridade - para que o ato seja editado tem que ser a competncia dos dois, a atribuio legal para a prtica do ato administrativo.

22

2. Finalidade - o objetivo que tem a administrao pblica interessada em atingir ou realizar certas coisas. Atrs de um ato h sempre um interesse a ser atingido. Alguns autores separam motivo e causa . Motivo a situao de fato que determina a realizao do ato. Causa a resultante da realizao do ato com seu respectivo efeito jurdico. 3. Motivo ou causa - a situao de direito ou fato que determina ou autoriza a realizao do ato administrativo.. 4. Forma - a exteriorizao do ato administrativo atravs da manifestao de vontade pela palavra escrita. No pode haver ato verbal. S tem validade se for escrito e depois publicado. Os atos podem determinar ou autorizar. Cada ato tem sua maneira de redigir. O decreto feito de uma maneira, a portaria de outra, mas sempre de forma escrita com a publicao. 5. O mrito do ato - representa os valores atribudos pela administrao pblica referentes aos motivos ou a escolha do ato administrativo quando decidir pela oportunidade e convenincia para a sua prtica. vinculado ao poder discricionrio se h a convenincia para agir, ento age. Se for provocado o poder judicirio em relao a determinados atos administrativos pode responder atravs do mrito do processo, o judicirio vai procurar examinar o cerne da questo. Mrito do ato existe se for feito por pessoa capaz. Abrange os elementos no vinculados do ato da administrao, aqueles que admitem uma valorao de eficincia, oportunidade, convenincia e justia. Se houver qualquer ilegalidade resultante de abuso ou desvio de poder, o ato(mesmo que se trate de poder discricionrio) pode ser revisto e anulado pelo judicirio. Caractersticas ou atributos do ato administrativo 1. Imperatividade - o ato obrigatrio em relao a seu destinatrio, obrigatrio o cumprimento pelo destinatrio do ato. Nem sempre ele coercitivo. Se for ou no ele deve ser cumprido(imperativo). Se ele for coercitivo estabelece uma personalidade. Alguns atos so apenas orientadores. 2. Legitimidade e legalidade - o ato tem que ser legal e legtimo. A legitimidade est vinculada a competncia. legal pois preencheu todos os requisitos necessrios para ser ato administrativo. Legitimidade e legalidade se refere aos atos administrativos como mera presuno de que eles devem ser legais e legtimos. Pode ser que ele se apresente legal, mas no cumpra a norma de forma adequada, por ex., ento ele no considerado legal, devendo ser anulado. Se o ato incomodar algum mais fcil provar que o ato no legal ou legtimo. muito difcil um ato no prejudicar ningum e ser provado que ele est errado, ilegal ou ilegtimo. 3. Eficcia - para ser eficaz necessrio que seja redigido dentro da objetividade que se espera, no pode ser subjetivo, deixar margem a interpretao duvidosa, que ele esteja na linguagem prpria, deve ser redigido dentro das normas, deve ser objetivo, no pode haver vcio, pois ele ser anulado ou redigido. 4. Executoriedade e exeqibilidade - Executoriedade envolve um momento, um espao de tempo do ato administrativo que consiste na possibilidade que ele seja posto em execuo. s vezes o ato publicado mas diz que depender de regulamentao, que ser em 90 dias, por exemplo, ele s ter efeito depois desse prazo. Exeqibilidade envolve a pretenso da administrao pblica de

23

que o ato por ela editado poder ser cumprido independente da vontade ou da oposio do administrado. Existem atos que geram uma insatisfao muito grande, mas que dever ser cumprido. Por exemplo: aumento de combustvel, de gs de cozinha, o ato ser executado independente de voc querer ou no, voc no deixar de andar de carro por isso. CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS: Quanto a posio que tem a administrao pblica para editar atos administrativo: Atos de imprio ou atos de gesto . De imprio so aqueles em que a administrao pblica pratica usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor e lhes impem obrigatrio atendimento. So aqueles em que a administrao pblica pode praticar utilizando condies de poder de que est investida dispensando inteiramente a concordncia do administrado. A administrao no precisa saber da opinio do administrado. O ato administrativo pode atingir ao pblico externo como o interno. De gesto so os que a administrao pratica sem utilizar as prerrogativas de poder pblico nivelando-se nesse caso o administrado para a realizao do ato. como se houvesse uma concordncia, uma negociao entre o administrado e a administrao pblica, interessa aos dois, mas nem sempre ocorre isso. A administrao sempre est superior aos administrados, mas existem atos como o de gesto que se preocupa com isso. Outro se refere a possibilidade da administrao realizar o ato, podendo ser ato vinculado ou ato discricionrio. Aqui ato administrativo como manifestao de vontade. L era poder que se referia ao administrador. Vinculado - aquele praticado em obedincia aos requisitos especificados na legislao que rege os atos administrativos. Os rgos pblicos tem suas normas internas e nessa fica definido atravs do poder hierrquico as competncias para criar, editar os atos. A legislao j determina o tipo de ato para determinadas situaes, ele est vinculado a uma situao e a pessoa pode pratic-lo. Discricionrio - o administrador pblico pode praticar o ato escolhendo o contedo do ato, o seu destinatrio e a convenincia ou no. Pode escolher o tipo de ato. H determinados assuntos em que pode haver a escolha. H uma liberdade de escolha do tipo de ato. A lei d alternativas para haver a escolha. Quanto a formao do ato: Pode ser simples, complexo ou composto. Simples - resultante da manifestao de vontade de um nico rgo seja ele unipessoal ou colegiado. Complexo - se forma pela conjugao da manifestao de vontade de mais de um rgo pblico. O rgo no colegiado vai editar em conjunto um nico ato administrativo

24

complexo devido ao somatrio de vontade de vrias pessoas, que representam rgos unipessoais, por exemplo, mas o ato apenas um. Composto - aquele que ir depender da manifestao de vontade de um nico rgo, porm depender igualmente da possibilidade de outros rgos pblicos tornarem esse ato objetivo. Expressa a vontade atravs da autoridade que tenha competncia para tal. O ministrio da administrao vai pedir o nome das pessoas que esto aposentadas, vai depender de outros rgos, no h relao de hierarquia.

Quanto ao contedo pode ser: Constitutivo - criou uma situao ainda no existente. Declaratrio - declara determinada situao, a existncia de uma situao. Alienatrio - Aliena determinada situao.

Quanto a eficcia, para que haja eficcia necessrio que o ato tenha objetividade. Pode ser vlidos ou nulos: Vlidos - aqueles que estiverem respeitando a legislao que os rege. necessrio que haja o cumprimento de determinadas normas atravs dos requisitos. Ex. se o ato no tem competncia para editar a nulidade deve ser reconhecida e proclamada pela administrao e pelo judicirio. A nulidade retroage as suas origens e alcana todos os seus efeitos passados, presentes e futuros em relao s partes. Nulos - o ato nulo quando no tem objetividade, quando no atenderem ao princpio da legalidade, aos requisitos prprios do ato administrativo. No gerando por conseguinte direitos ou obrigaes, no criando situaes jurdicas definidas. Pode conter o vcio que pode ser corrigido, mas tem que editar um novo ato corrigindo o anterior. Alguns chamam de atos inexistentes porque no produz efeito jurdico, um ato viciado, dever se corrigido, republicado. Para ele ser corrigido tem que ser republicado. Quando se republica comea a contar o tempo a partir da republicao, as pessoas nem sempre atentam para esse prazo. O certo republicar o ato por inteiro, mas s vezes se republica s o pedao que est viciado. Inexistente em relao ao efeito do ato. Quanto exeqibilidade se refere a operatividade do ato se surtiu o efeito desejado pela administrao, pode ser perfeito, imperfeito e pendente. Perfeito - quando rene todos os elementos necessrios a sua operatividade. Uma vez publicado apresenta-se pronto para de imediato surtir os efeitos desejados. Preencheu todos os requisitos, vlido. Imperfeito - quando apresenta-se incompleto na sua formao, necessitando de um ato complementar que o torne operativo. Ele no vai ser republicado, pois ele imperfeito apenas quanto a exeqibilidade, necessitando de outro ato(decreto, por exemplo) que clareie o primeiro ato.

25

Pendente - aquele que apesar de perfeito no produz os efeitos desejados por no Ter verificado o termo ou a condio de que depende para a sua operatividade. Ex.: Publicar um ato dia 26.04.98 dizendo que a partir do dia 04.05.98 o expediente que era de manh passa a ser a tarde, um ato perfeito, mas a operacionalidade dele s acontece no dia 04.05.98.

Quanto ao contedo pode ser ainda: Extintivo - aquele que pe termo a situaes jurdicas individuais; modificativo tem por fim alterar situaes preexistentes sem suprimir direitos e obrigaes; abdicativo aquele em que o titular abre mo de um direito.

Espcies de atos administrativos: So cinco espcies: Normativos - aqueles que contm um comando geral do executivo objetivando esclarecer melhor a lei. So trs espcies de atos normativos: decretos, regulamentos, regimentos. Decretos - so atos de competncia exclusiva dos chefes de poderes executivos na hierarquia das leis e inferior a ela e por esta razo no dever contrariar, tem como finalidade explicar e facilitar a execuo da lei, esclarecendo os seus mandamentos e orientando a sua aplicao. Se ele no estiver de acordo com a lei dever ser revogado; Regulamento - so atos administrativos colocados em vigor atravs de decreto especificando os mandamentos da lei ou provendo situaes no disciplinadas na lei. Ex.: o regulamento vai criar rgos e funes num ministrio que s tem lei geral; Regimento - so tambm atos normativos de atuao interna atingindo as pessoas vinculadas juridicamente atividade estatal, podendo o regimento ser colocado em vigor atravs dos atos administrativos como por exemplo decreto, resoluo interna, portaria. No regulamento j existe um decreto aquele que vai explicar mais, explicitar melhor o decreto que geral. O regimento interno.

Ordinatrios - so todos os atos que visam disciplinar o funcionamento da administrao pblica e a conduta funcional de seus agentes, so as normas internas da repartio em relao as pessoas, qual deve ser o comportamento do funcionrios internamente. Instrues - orientaes escritas de carter geral a respeito da maneira de execuo de determinado servio sendo expedida pelo superior hierrquico para orientar os subalternos; Circulares - so orientaes escritas de carter uniforme encaminhadas a determinados funcionrios ou unidades administrativas;

26

Avisos - so atos que se referem a assuntos prprios de uma administrao dizendo respeito a certas normas de conduta, tem que apresentar todos os requisitos referentes aos atos administrativos todas essas subespcies de atos tm que conter aqueles registros. Se no apresentar requisitos no caso de aviso no ser aviso-ato, mas sim uma mera comunicao; Portarias - so atos pelos quais alguns chefes de reparties pblicas podem expedir determinaes gerais ou especiais a respeito de situaes prprias daquele rgo ou em relao a situaes funcionais. Ex. pode designar um servidor para ser chefe de uma seo, pode baixar um regimento interno, pode destituir algum de algum rgo; Ordens de servios - so determinaes especiais contendo imposies de carter administrativos ou especificaes tcnicas sobre o modo e forma de realizar um determinado trabalho. Este impe, enquanto que instruo orienta; Despacho - so decises administrativas proferidas em papis, documentos, peties e processos sujeitos apreciao. a deciso administrativa, decidir, proferir, conceder, por exemplo.

Negocial - so todos aqueles que contm um mandamento geral visando a realizao de negcios jurdicos pblicos ou ainda a outorga de certas faculdades ao interessado no ato. So a: Admisso - ato administrativo em que o poder pblico possibilita ao particular a adoo de determinadas situao jurdica de seu interesse. O ato de nomeao de nomear algum para um cargo ato de admisso, pois cria um vnculo que no existia; Licena - ato pelo qual a administrao comprovando que um interessado atendeu as exigncias legais lhe d a possibilidade de desempenhar alguma atividade. Ex.: pedir licena para sua firma explorar determinada jazida, pedir licena para tratar da sua sade no licena despacho. Licena para interesse particular atravs de despacho. Se quero construir um prdio, ento devo pedir licena para estar licenciado para construir; Autorizao - ato administrativo pelo qual o poder pblico torna possvel ao interessado a utilizao de determinados bens particulares ou pblicos que a lei condiciona mediante a concordncia prvia da administrao. Ex. precisa de uma autorizao para portar uma arma; Permisso - ato em que o poder pblico faculta ao particular a execuo de determinados servios de interesse coletivo ou a utilizao especial de bens pblicos a ttulo gratuito ou oneroso nas condies em que a administrao estabelecer. Ex.: tenho uma empresa de nibus e peo permisso para explorar determinada linha, tem que obedecer as normas da administrao pblica; Aprovao - ato do poder pblico pelo qual verifica e declara de conformidade com certas situaes, fatos ou atos anteriores relativos a lei que os regula afim de assegurar a

27

sua eficcia. Ex. passo num concurso, aprovar determinada planta para a construo de alguma coisa. Visto - um ato administrativo negocial no qual o poder pblico concordar previamente com certa situao a atividade que dever ser realizada na forma em que a legislao estabelecer. Em geral o visto atravs de carimbo, mas pode ser por escrito. Significa que est concordando com aquelas situaes. No obrigado que seja com carimbo. Dispensa - atravs dele que a administrao libera o administrado do cumprimento de determinada situao a obrigao exigida com base legal. Renncia - ato em que a administrao extingue unilateralmente o crdito ou o direito prprio liberando definitivamente a pessoa que se achava obrigada perante a administrao. A dispensa se refere a documento. Na renncia est envolvendo aspecto pecunirio e s a prpria administrao poder renunciar a um direito dela.

Atos enunciativos - so atos administrativos contendo uma norma de atuao esclarecedora de situao existente, porm sem manifestar a vontade da administrao pblica. Certides administrativas - so cpias fiis e autenticadas de atos, de fatos existentes, em processos, livros, peties, documentos que se encontram nas reparties pblicas. Ex.: certides negativas. Atestados ou declaraes - so atos nos quais a administrao comprova, confirma uma situao, fato, ocorrncia que tenha conhecimento atravs de suas unidades administrativas que tenham competncia para expedir este documento. Pareceres - so opinies de rgos tcnicos ou de pessoas especializadas referente a assuntos submetidos a sua apreciao, tem carter meramente opinativo. No a opinio da repartio e sim do tcnico. Podem existir pareceres antagnicos e todos podem estar certos dependendo da pesquisa que foi feita, da opinio, etc. . Ele se vincula ao processo, mas no para efeito de deciso. Quando um parecer adotado oficialmente, passa a ser norma e a opinio da repartio a partir de quando ele foi oficializado. O comum existir muitos pareceres.

Atos administrativos punitivos - so todos os atos que contm uma sano imposta pela administrao com referncia aqueles que infringirem dispositivos legais, regulamentares ou atos administrativos ordinatrios relativo a bens, servios ou pessoas fsicas ou jurdicas. Multa administrativa - uma imposio pecuniria determinada pela administrao a ttulo de compensao do dano presumido ou infrao cometida. Envolve o poder de polcia atingindo pessoa fsica ou jurdica em se tratando de penalidade. Cabe o direito de defesa. Ex.: Multa de trnsito.

28

Interdio de atividade - um ato pelo qual a administrao pblica probe a algum a prtica de atos sujeitos ao controle da administrao a que incidam sobre seus bens. Como ato punitivo dever ser acompanhado por processo regular, dando ao interessado a possibilidade de se defender. Ex.: interdio de um restaurante, da atividade de um mdico. Pode ser temporariamente ou definitivamente, tambm do poder de polcia. Destruio de coisa - um ato sumrio pelo qual a administrao apreende ou inutiliza substncias, objetos, instrumentos imprestveis ou nocivos ao consumo ou ainda de utilizao proibida por lei. Apreende e destri, corre um processo de responsabilidade, tem direito de defesa. Envolve o poder de polcia. Afastamento de cargo ou funo pblica - tambm ato punitivo pelo qual a administrao faz cessar no exerccio de algum cargo ou funo pblica a ttulo provisrio ou definitivo desde que se enquadre na legislao os motivos que se enquadrem na aplicao dessa penalidade. O ato deve dizer o motivo ou enquadrar na legislao. No ocorre com o poder de polcia, definitivo, pois quebra o vnculo jurdico empregatcio. Deve ser precedido de processo disciplinar. A suspenso temporria, mas tambm ato punitivo.

Revogao e anulao do ato - os atos que preencham todos os requisitos legais so aplicados a partir da publicao. Os atos ineficazes podem ser corrigidos, atravs da correo de alguma letra ou palavra que consta no ato, a ento se faz a republicao, tendo a partir da a eficcia. As duas modalidades de se desfazer, atravs da anulao ou da revogao. O ato administrativo revogado quando a administrao entende que aquele ato legtimo e eficaz deve ser suprimido, no devendo portanto, mais existir. A revogao uma deciso da prpria administrao pblica que acha por bem em dado momento revogar atravs de um ato um outro anteriormente existente por no mais ser conveniente para a prpria administrao aquele ato anterior. A administrao pblica pode revogar um ato anterior, conseqentemente os efeitos do primeiro ato permanece, porm a partir do momento que surge o novo ato a situao muda em relao ao presente e futuro, mas o passado permanece(pois se respeita o ato jurdico perfeito). A anulao a declarao de invalidade de um ato administrativo ilegtimo, ilegal, inconveniente, irregular, feito pela prpria administrao pblica ou em decorrncia de deciso do Poder Judicirio. A situao inversa da revogao, que no possui nenhum envolvimento do Poder Judicirio, na anulao, a administrao pblica descobriu que determinado ato s tinha aparncia de perfeito, devendo ser anulado. Diferentemente da revogao a anulao vai buscar o passado do ato, anulando desde sua existncia at o presente, todos os seus efeitos jurdicos, em relao ao direito adquirido no existe pois se a base ilegal jamais existe direito adquirido. H causas e efeitos diferentes para a revogao e a anulao. A revogao " ex nunc" e a anulao "ex tunc".

29

SERVIOS PBLICOS ENTIDADES EXECUTORAS O Servio Pblico realiza atividades ligadas a todos ns. Existem servios que so prprios da administrao pblica e tem outros que so realizados pela prpria administrao pblica ou atravs de terceiros, o com uso de concesses ou permisses. Permisso - um ato administrativo pelo qual o poder pblico dar ao particular a possibilidade de executar servios de interesse coletivo ou ainda a utilizao especial de bens pblicos a ttulo gratuito ou remunerado nas condies regulamentadas pela administrao. s vezes a pessoa jurdica ou pessoa fsica pode realizar algum servio de interesse coletivo, ele vai prestar o servio e usufruir, pois ser de maneira onerosa mas a administrao no ir lhe pagar ela estabelece as normas e ao prestar o servio o pagamento ser feito pelo usurio e no pela administrao. O ato de permisso um ato discricionrio, escolhe quando quiser, no momento que convier, escolhe quem quiser e conveniente autoridade. ato administrativo unilateral, pois no se trata de acordo e sim de um mero despacho que permite que uma pessoa fsica ou jurdica realize uma atividade de interesse coletivo. um ato que pode a administrao desfaze-lo a qualquer momento, sendo um ato precrio a qualquer momento o permissionrio pode ter a sua permisso cancelada, mesmo sem motivo plausvel, e este ato no gera o direito de o permissionrio reclamar o cancelamento, acaba no respeitando a despesa que a pessoa tem de exercer a atividade. A permisso dada a ttulo gratuito ou oneroso, mas quem paga o que vai realizar o servio e no a administrao(ex.: servio de transporte; ttulo de permisso para colocar a barraca em algum lugar). Transporte coletivo permissionrio, mesmo que seja feito por uma empresa pblica. Qualquer pessoa que se interessa em ser permissionrio de determinado servio pode ir ao departamento que cuida disso, quando muito a administrao faz uma seleo.

A permisso no gera privilgios para o permissionrio, pois a administrao pode cancelar a qualquer momento. No h licitao, ou seja, no precisa de concorrncia, quando muito a administrao seleciona exigindo documentos, etc. . intuitu personae, um ato intransfervel, dado a determinada pessoa. Convnio administrativo - so acordos firmados entre entidades pblicas ou entre estas e o particular para a realizao de servio ou atividades de competncia da administrao porm de interesse recproco.

30

Esses acordos so firmados entre entidades pblicas de espcies diferentes, ex.: governo pblico federal, o governo pblico estadual ou entre particulares e pode ainda ser feito por uma pessoa fsica, a se chama credenciamento. Aqui quem paga o servio a prpria administrao, pois s vezes a administrao no tem naquele local pessoal especializado, etc. a se faz convnio que se faz principalmente na rea de sade, educao, pesquisa, etc. . Pode-se realizar convnios para efeito de obras, servios ou atividades diversas da administrao pblica. Em relao a particulares se chama credenciamento, um convnio realizado por pessoa fsica, podendo a qualquer momento ser cancelado, a resciso de parte a parte no gera nenhum direito.

Consrcio Administrativo - so acordos realizados entre entidades pblicas da mesma espcie para execuo de empreendimentos de interesse comuns aos consorciados e de competncia das partes envolvidas neste acordo. Eles passaram a surgir com freqncia a partir do decreto lei nmero 200 de 27/02/1967 que estabeleceu a reforma administrativa do servio pblico federal e mais adiante estendida aos Estados. O consrcio administrativo deu a possibilidade de municpios vizinhos realizarem empreendimentos de interesses deles porm de elevado porte pecunirio desde que unissem os seus esforos econmicos. Esse tipo de acordo interessante para os municpios porque s vezes eles no tm recursos para realizarem suas necessidades, da faz um consrcio, pesquisa-se a disponibilidade financeira, cria-se uma comisso e esta contrata o servio especializado. Apesar de a comisso no ser uma pessoa jurdica de direito pblico ele pode contratar, atravs de uma concorrncia da ela(a empresa vencedora) vai realizar o empreendimento, como uma obra, por exemplo. O consrcio no acontece s entre regies metropolitanas, podendo acontecer entre municpios do interior, por exemplo. utilizado mais nas regies metropolitanas. Posteriormente foi criada uma unidade paraestatal, que seria uma empresa pblica (difere da comisso, apenas fiscaliza, etc.) que seria registrada teria um presidente, assessores, local, infra-estrutura, esta empresa criada pelo consrcio contrata uma empresa particular para realizar o empreendimento, concluda a obra, o que fazer com a empresa? A particular faz o empreendimento, recebe o dinheiro e pronto. A empresa pblica iria gerir o empreendimento. Hoje em dia a administrao pblica est querendo passar adiante, pois elas so bastantes dispendiosas, porm os trabalhos realizados por ela podem ser feitos como na origem do consrcio. Hoje o consrcio pode ser feito por uma comisso ou por uma empresa pblica. Consrcio um acordo feito por entidades pblicas da mesma espcie. O consrcio s feito para a realizao de obras de interesse pblico. H outro aspecto no consrcio, que todos so interessados(todos os participantes), a populao ir usufruir o empreendimento e a empresa que realiza ir receber o dinheiro pela obra. Ex.: hospital pblico, escolas, casas populares, etc. O empreendimento de competncia das partes interessadas.

31

Distines: O convnio um acordo entre entidades pblicas de espcies diferentes e o consrcio um acordo entre entidades pblicas da mesma espcie. O convnio pode ser utilizado para obras ou servios de pequeno ou grande porte. O consrcio tambm para obras mais para obras de grande porte do que para servios, e de grande valor pecunirio. No convnio h o interesse das partes, no consrcio realizado mediante uma comisso de consorciados ou atravs de uma empresa pblica. O convnio realizado pela prpria entidade conveniada, que pode ser entre entidades pblicas, pessoas jurdicas e tambm pessoas fsicas.

Concesso de servio pblico - concesso a transferncia da execuo do servio do poder pblico para o particular atravs de delegao contratual. diferente dos outros trs, no ato, nem acordo, h delegao de execuo mediante contrato, que segue todo ritual de contrato, onde h clusulas prprias e este gera direitos e obrigaes entre as partes. As outras tambm geram direitos e obrigaes, mas a qualquer hora pode ser desfeito. Essa pessoa contratada pessoa jurdica de direito privado e contrato bilateral, oneroso, comutativo, intuitu personae. Para que haja esse contrato necessrio a existncia de licitao na modalidade de concorrncia pblica( uma das espcies de licitao). A administrao pblica realiza o contrato, mas quem vai pagar o usurio do servio ao concessionrio no deixa por isso de ser oneroso. A administrao funciona como intermediria no vivel para ela ento ela transfere para terceiro mediante concesso. comutativo porque envolve direito, deveres, obrigaes entre as partes envolvidas, mas h um terceiro envolvido que o usurio, que tem que respeitar os direitos e deveres do concessionrio. Na concesso h trs partes envolvidas, que o poder concernente, o usurio e a pessoa jurdica de direito privado. Ao usurio so atribudas algumas prerrogativas ou vantagens de ordem pblica consideradas conveniente ao bom desempenho do servio, bom lembrar que alguns atos praticados pelo concessionrio de servio pblico podem se revestir com as mesmas caractersticas de atos de ordem pblica, principalmente para fins judicirios. Quando isso ocorre o concessionrio fica sujeito ao mandado de segurana. Na concesso a administrao pblica s vezes para atrair pessoas interessadas em se tornar concessionrias oferece algumas vantagens, traduzidas na liberao temporria de alguns tributos ou na colocao transitria de bens pblicos a disposio do concessionrio. H caractersticas que diferencia das outras espcies de contrato.

32

A concesso pode ser utilizada por qualquer um desde que possa pagar, h a possibilidade de oferecimento de vantagens pela administrao pblica, as normas so oriundas do poder pblico, a fiscalizao da concesso dever ser feita pela prpria administrao pblica, que representa o poder concernente, mas que poder ser feita tambm pelo usurio do servio. Qualquer servio concedido pode voltar administrao sendo retomado em vrias modalidades atravs da encampao retomando aquilo que foi dado atravs de contrato. Para que haja a encampao necessrio que haja a desapropriao de bens e de aes do concessionrio. No muito comum ocorrer. A administrao se fizer isso vai ter que vai ter que anular o valor real dos bens. Normalmente o contrato realizado com prazo bem menor do que eram feitos. Quando o contrato acaba volta para administrao o servio, atravs da resciso, j que a concesso um contrato, este pode ser rescindido em trs modalidades: administrativa, amigvel e judicial. Pode ser rescindido em uma das trs modalidades. A administrativa se d por ato unilateral da administrao pblica, por inadimplncia da parte contratada ou por motivo superveniente da administrao pblica. Essa resciso poder cair no judicirio pois uma das partes vai reclamar. Esse resolver em perdas e danos dependendo do que foi resolvido(isso por inadimplncia). A concesso feita num prazo de cinco anos. A superveniente aquela feita repentinamente pode causar prejuzo para a administrao e para o terceiro. Sero resolvidos mais adiante pelo judicirio e por ser muito demorado que causa prejuzo para ambos. A amigvel provocada por qualquer das partes que se sentir prejudicada. Pode a qualquer momento solicitar essa resciso. As partes vo negociar a resciso, que implica em direito e deveres das partes contratadas. Cada um estabelece o que dever ser feito no contrato. Deve ser documentado atravs do distrato. Se uma das partes no cumprir com o distrato, deve-se reclamar com ao prpria a reclamao junto ao poder judicirio. A judicial esta durante o curso do contrato, qualquer das partes que se sentir prejudicada poder requerer judicialmente a sua resciso. Os efeitos e conseqncias sero atribudos pela deciso judiciria. Outra modalidade de retorno alm da encampao e resciso a reverso. Nesta o servio concedido retorna administrao pblica no final do prazo estabelecido no contrato. Outra possibilidade de retorno a revogao. Realizado o contrato, este j em andamento, execuo, a administrao pblica poder revogar este contrato em decorrncia da inaptido do concessionrio. Revogando o contrato, se ele est nos primeiros dias da execuo no vai criar muitos prejuzos para a parte contratada, mas se esta achar que teve prejuzos o caminho reclamar administrativa e judicialmente. Alguns falam ainda em anulao como retorno ao servio. Essa anulao ocorre quando a administrao verifica irregularidade ou ilegalidade havida no edital de licitao e na escolha do licitante. A anulao vai buscar o passado.

33

A concesso contrato. Na permisso ato. No convnio acordo. No consrcio h um acordo entre as partes consorciadas e um contrato entre a administrao e a empresa que vai realizar o servio. Na concesso e na permisso os preos e as tarifas so fiscalizados pela administrao. No convnio a administrao que paga ao conveniado. No consrcio vai depender do contrato administrativo. Na concesso alguns atos se revestem de caractersticas de atos de autoridade pblica. Na permisso no existe.

Servio Pblico: toda atividade prestada pelo Estado direta ou indiretamente pela satisfao das necessidades coletivas.

Entidades Paraestatais: so pessoas jurdicas de direito privado, criadas ou autorizadas por lei dispondo de um patrimnio prprio apresentando competncia especfica para o desempenho de certas atividades que foram delegadas pela administrao pblica, porm so de interesse coletivo. As entidades paraestatais no se confundem com fundaes pblicas, nem com autarquias, nem se identificam com as entidades estatais. As entidades paraestatais atuam com delegao do Estado, porm no gozam de privilgios administrativos e nem possuem parcela de poder estatal. Elas justapem-se ao Estado sem o integrar como ocorre com a autarquia ou alhear-se como acontece com o particular. Exercem direitos e contraem obrigaes em seu prprio nome, respondendo individualmente por seus dbitos sem qualquer responsabilidade subsidiada da entidade estatal a qual esto vinculadas. Elas esto sempre vinculadas ao rgo do Estado da administrao direta com aquela que mais se parece com tipo de atividade que elas exercem. So criadas por iniciativa da administrao pblica, porm so dirigidas, administradas por particulares sem qualquer vnculo jurdico com a administrao. Embora elas tenham autonomia tcnica financeira e administrativa, mesmo assim sujeitam-se ao controle da prpria administrao pblica e dos Tribunais de Contas se a vinculao dela for federal Tribunal de Contas Federal, se for estadual Tribunal de Contas do Estado. A empresa pblica dispes de capital exclusivamente formado pelo poder pblico, enquanto que as sociedades de economia mista apresentam capital formado pelo poder pblico e pelo particular, devendo a administrao pblica dispor de no mnimo 51% das suas aes. No pode ser 100%, pois a passa a ser empresa pblica. Essas tm atividade econmica geralmente na rea de prestao de servio. As de economia mista tambm exerciam atividades econmicas, mas na rea comercial, industrial ou bancria(Banco do Brasil, Correios).

SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA Pode ser definida como uma entidade estruturada sob as normas do direito privado com a participao financeira de pessoa jurdica de direito pblico e de particulares

34

apresentando-se organizada administrativamente de forma a conciliar os interesses econmicos dos scios juntamente com o interesse pblico. CARACTERSTICAS: trata-se de um rgo da administrao indireta uma entidade para estatal (paralela ao Estado) no servio pblico; para que exista tem que haver autorizao legal para a sua criao; conta com a participao financeira do poder e particular na formao do capital e da direo; uma sociedade por aes em que o setor pblico deve ter no mnimo 51% das aes; a administrao tem influncia daqueles que so indicados pela administrao pblica. Seus objetivos so de interesse geral e deve conciliar a finalidade pblica ao lado da financeira, pecuniria do particular. Se no houver lucro o particular se retira. As sociedades de economia mista tem personalidade jurdica de direito privado apesar de ser da administrao indireta elas esto sujeitas ao controle estatal. Ele realizado atravs da superviso do rgo da administrao direta a que estejam vinculadas e do tribunal de contas. O pessoal que exerce atividades nessas empresas no so funcionrios pblicos so regidos pela C.L.T. podendo tambm prestar concurso para entrar ex. Banco do Brasil. As sociedades de economia mista representam uma forma de manifestao do estado empresarial. O estado no visa lucro mas essas sociedades tm que visar porque no haveria razo para sua existncia.

EMPRESA PBLICA A empresa pblica criada tambm nos moldes da legislao civil apresenta autonomia administrativa e financeira, tem patrimnio prprio, tendo a finalidade de executar atividades econmicas especialmente na rea de prestao de servios que no seja prprio do estado. Ex. EMBRATEL, EMPETUR podem ser da rea federal ou estadual. A unio e os estados podem criar. CARACTERSTICAS: tem seu capital, direo e administrao exclusivamente governamental; a administrao da empresa pblica exclusivamente dela (governo) porm em muitas delas os cargos da direo so cargos pblicos embora o restante de seu pessoal seja vinculado a legislao trabalhista; uma pessoa jurdica de direito privado apesar de serem criadas para atividade empresarial atuam mais na prestao de servios; tem a possibilidade de recorrer a emprstimos bancrios em seu prprio nome no h interferncia do estado; tem capacidade de acionar e de serem acionadas perante a justia comum;

35

regime do seu pessoal todo C.L.T. exceto os cargos de direo que podem ser cargos pblicos; esto sujeitas ao controle estatal pelo rgo em que esto vinculados e pelo tribunal de contas.

AUTARQUIAS So entidades administrativas, autnomas criadas por lei com personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio prprio e atribuies estatais especficas. A autarquia uma forma de descentralizao administrativa, s devemos ser transferidos para ela servio pblico tpico. No existe autarquia empresarial, s exerce atividade tipicamente pblica. As autarquias so responsveis diretamente pelos seus prprios atos assim, qualquer pleito ou reclamao em relao a uma autarquia no responsabilidade do estado. Ex. SUDENE. Tem sua vinculao com o rgo cuja a atividade se aproxima da sua. Por exemplo DETRAN vinculado a secretaria de segurana. CARACTERSTICAS: criao por lei especfica, estabelecendo as suas atribuies; tem personalidade jurdica de direito pblico; deve ter um patrimnio prprio para desenvolver suas atividades; tem capacidade de auto administrao financeira, tcnica e contbil; est sujeita ao controle estatal direto ou indireto, podendo ser feito por ela prpria, pelo rgo a que ela est vinculada e pelo tribunal de contas; so criadas para desenvolver atividades pblicas do setor pblico ex. sade e educao. atpico. BENS E RENDAS DAS AUTARQUIAS Os bens e as rendas so consideradas do patrimnio pblico. E as autarquias tm os mesmos privilgios estatais como a impenhorabilidade de seus bens, seus bens no esto sujeitos ao usucapio, apresenta imunidade de impostos, em juzo dispe de caractersticas peculiares como os prazos na justia so o qudruplo para contestao e em dobro para interposio do recurso. As decises judiciais que lhe forem contrrias em todo ou em parte esto sujeitos ao recurso de ofcio. Dispe de juzo privativo, se a autarquia estadual justia estadual, se a autarquia federal justia federal e se for municipal justia estadual.

36

SERVIO PBLICO E SERVIO DE UTILIDADE PBLICA Servio pblico toda atividade exercida pelo Estado direta ou indiretamente com vistas ao interesse coletivo. Os servios de utilidade pblica so exercidos por pessoa jurdica de direito privado. A administrao pblica pode absorver esses servios no conveniente mas pode fazer se necessrio. A administrao tm seus servios prprios que tem obrigao de prestlos e quando ela no presta tem que pelo menos fazer as normas que vo reger aquele servio Os servios pblicos propriamente ditos so servios que devem atingir toda coletividade podendo prestar direta ou indiretamente com normas de direito pblico, so os servios pr comunidade. Os servios de utilidade pblica so chamados de servios pr cidado. Podem ser realizados diretamente ou por delegao a terceiros e visam facilitar a vida do indivduo na coletividade. O indivduo vai pagar por este servio por exemplo o servio de transporte pblico energia eltrica o cidado no obrigado a utilizar. O servio pr comunidade por exemplo sade e educao. 1- Servidor pblico a) Cargo pblico: - Efetivo - Comissionado - Vitalcio Classe Carreira Grupo ocupacional Quadro Lotao b) Provimento c) Nomeao: - Posse - Exerccio d) Promoo - Antiguidade - Mrito c) Transferncia(falar sobre remoo) d) Readaptao e) Reverso f) Aproveitamento(disponibilidade disposio) g) Reintegrao h) Reconduo??? i) Desprovimento - vacncia j) Exonerao

37

l) Aposentadoria: voluntria, invalidez, compulsria m) Posse em outro cargo n) Falecimento o) Acesso - concursos pblicos - provas, provas e ttulos p) Estabilidade(emenda constitucional no. 19, DOU 05/06/1998) 2- Contrato administrativo 3- Domnio pblico 4- Bens pblicos 5- Interveno do Estado na propriedade 6- Responsabilidade jurdica da administrao pblica(a reparao do dano) No ocupante de cargo pblico, pessoa contratada pelo Estado, este apenas exercem funo pblica. Ocupante de cargo pblico concursado apenas. Para ocupar um cargo pblico necessrio que ele exista, isto , seja criado por lei. Sendo assim poder ser extinto tambm por lei. O cargo poder ser criado para ocupao: - Efetiva, s podem ser preenchidos mediante aprovao em concurso pblico(nomeados pela ordem de aprovao); - Comissionada, no necessita de concurso pblico, tendo em vista que este cargo de livre nomeao e exonerao, so de ocupao temporria(cargo de confiana), podendo seu ocupante ser dispensado a qualquer momento. Est relacionado ao poder hierrquico e discricionrio; O aprovado em concurso s poder ser exonerado se estiver em estgio probatrio, que o tempo em que a administrao vai aferir as suas condies como funcionrio: qualidade, quantidade, comportamento, assiduidade, disciplina. Aps trs anos de estgio o funcionrio adquire a estabilidade no servio pblico. A lei ao criar o cargo deve denomin-lo e quantifica-lo(nmero de cargos), alm de estabelecer as atribuies do cargo(o trabalho a ser executado pelo ocupante do cargo). Para extinguir um cargo basta a lei dizer qual cargo e quantos vo ser extintos. Podendo ser feito atravs de decreto. - Vitalcio, sua criao depende de lei e seu preenchimento depende de concurso pblico. Para que algum seja demitido ter que haver um processo judicial. A funo, a atividade exercida dentro do rgo feita pelos servidores. A Constituio Federal de 88 estabeleceu um regime jurdico nico, respeitando a autonomia dos Estados. Ela no entanto abre exceo ao regime jurdico da consolidao das leis do trabalho, dando ao rgo a possibilidade de contratar para o servio pblico pessoas no

38

concursadas desde que haja condio oramentria, necessidade e que seja por tempo curto. O concurso pblico uma maneira democrtica de escolha daqueles que queiram ingressar na administrao pblica. O concurso regido pelas normas do edital publicado, este ter que ser bem feito para evitar atos futuros(quando ocorre vcio geralmente atrapalha o concurso tendo que ser reeditado). O concurso pode ser de prova: escrita, oral, prtica dependendo da necessidade, pode tambm ser de ttulo como complementao da prova. O ttulo tambm estabelecido no edital, tem uma valorao que classificar o candidato que ter de comprov-los atravs de documentos. A nomeao dos classificados depender da disponibilidade de vagas dentro do tempo estabelecido de validade do concurso. Provimento de cargo pblico tem que ser atravs de ato administrativo prprio. Para que haja ocupao de cargo necessrio que a pessoa seja nomeada. Quando chamada ir tomar posse. Esse provimento(nomeao) originrio. O ato de nomeao e a posse possui um nterim em que o classificado ir procurar a administrao. A posse a investidura do concursado no cargo pblico. Nela o candidato apresenta sua documentao e assina um termo de compromisso. necessrio ainda assumir o exerccio efetivo do cargo. A partir do exerccio comea a contagem do tempo de servio, o vencimento, a promoo, etc. Os cargos de provimento efetivo organizado em carreira possibilitam ao servidor sua promoo dependendo do tempo que de trs anos. Neste meio tempo, o funcionrio adquire estabilidade no servio pblico. Durante o estgio se faz a aferio para comprovar a aptido do funcionrio para realizar suas atividades, caso seja reprovado este poder ser exonerado de seu cargo. Os cargos comissionados no possuem estgio probatrio pois so cargos temporrios no havendo estabilidade. Para q ue haja promoo necessrio vaga e condio de ascenso do funcionrio. H duas possibilidades de promoo - antiguidade(por tempo de servio), desde que haja vaga, a promoo automtica - mrito(merecimento) por condio pessoal, h uma regulamentao a ser aferida ao longo do tempo pela administrao. CLASSE: so cargos da mesma denominao com idnticas atribuies e seu conjunto forma uma srie de classe. CARREIRA: o agrupamento de classes de uma mesma profisso ou atividades tendo uma denominao prpria. GRUPO: rene as sries de classe de atividade ou profisso assemelhadas destinadas ao cumprimento de um mesmo servio. QUADRO GERAL: o conjunto de carreiras existentes em uma unidade administrativa desconcentrada ou da totalidade do quadro de pessoal de qualquer dos poderes.

39

LOTAO: o quantitativo de servidores que devem exercer funes em uma unidade administrativa desconcentrada. EXEMPLO Grupo ocupacional - medicina Carreira - mdico clinica - quantidade de cargos Mdico nvel 1 20 cargos- classe Mdico nvel 2 10 cargos- classe Srie de classes Mdico nvel 3 05 cargos- classe Grupo ocupacional - servios administrativos Carreira administrativa Auxiliar de escrita - Padro A - 80 vagas - classe Padro B - 40 vagas - classe Padro C - 10 vagas - classe Lotao: estes funcionrios esto lotados no Ministrio da Sade. TRANSFERNCIA: a passagem do funcionrio estvel para cargo de carreira de mesmo denominao e classe para cargo pertencente a quadro de pessoal diverso do que pertence( a transferncia para outro quadro de pessoal de outra unidade desconcentrada). REMOO: quando a unidade a mesma, no provimento, a pessoa leva o cargo que est ocupando consigo. O ocupante que pede para ser removido. Pode a administrao remover("ex oficio") o funcionrio sem que ele pea. READAPTAO: provimento derivado, sua aplicao restrita, atravs da readaptao o funcionrio passa a ocupar cargo mais compatvel com suas condies fsicas, psquicas e intelectual, desde que atenda ao interesse pblico. REVERSO: provimento derivado atravs do qual a administrao faz voltar discricionariamente o funcionrio aposentado em face de se tornar subsistente o motivo que deu margem a sua aposentadoria. S ocorre na aposentadoria por invalidez. APROVEITAMENTO: o retorno do funcionrio que tenha sido colocado em disponibilidade. Disponibilidade quando a administrao resolve extinguir cargo pblico e o funcionrio efetivo, estvel no pode ento ser dispensado. A estabilidade s adquirida aps trs anos de efetivo exerccio do cargo. Art. 33 - emenda constitucional n 19 - considera-se servidores no estveis aqueles admitidos na administrao direta, autrquica ou funcional, sem concurso(provas ou provas e ttulos) aps Outubro de 1983. O art. 6 da emenda constitucional n 19, modificou o art. 41 - so estveis aps trs anos. A disposio provimento, quando o funcionrio colocado para servir temporariamente em outro rgo pblico com ou sem nus para o rgo de origem a qualquer momento poder ser chamado de volta.

40

REINTEGRAO: o retorno do ex funcionrio que tenha sido demitido ilegal ou irregularmente. Pode ser requerida administrativamente ou judicialmente sendo comprovada ele far jus ao seu direito. Art. 41 - 2 - Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade. RECONDUO: o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado. No modalidade de provimento e s ocorre nos casos de reintegrao.

DESPROVIMENTO OU VACNCIA desocupar o cargo ocorrendo assim a vaga. Modalidades de vacncia: EXONERAO: pede a qualquer momento ou no cargo efetivo ou comissionado. Quebra o vnculo jurdico existente por vontade prpria ou por deciso da administrao. DEMISSO: o funcionrio demitido deixa o cargo vago. Ato administrativo punitivo, quebra o vnculo. PROMOO: o promovido deixa o cargo desocupado, para ocupar outro cargo na classe a que pertence. TRANSFERNCIA: a pessoa muda de quadro de pessoal(rgo - outro rgo), deixando a vaga. READAPTAO: ocupa outro cargo em outra carreira. APOSENTADORIA: ocorre apenas o desprovimento. POSSE EM OUTRO CARGO: Funcionrio toma posse de outro cargo inacumulvel, deixando o cargo vago. FALECIMENTO:

MODALIDADES DE APOSENTADORIA Aposentadoria a passagem do funcionrio para condies de descanso remunerado, passa para inatividade(termo incorreto). - Por tempo de servio - voluntria, aos 35 anos para o homem e 30 para mulher com proventos integrais(salvo legislao especial). - Em decorrncia de idade, 70 anos para o homem e mulher, a chamada aposentadoria compulsria, os proventos sero integrais se haver 30/35 anos de servio ou proporcional caso no haja. O funcionrio da administrao pblica aposentado continua vinculado.

41

- Por invalidez - comprovada mediante inspeo mdica, pode ser parcial ou integral dependendo da doena existe licena para tratamento de sade(2 anos) para algumas doenas caso no melhore no prazo pode ser requerida a aposentadoria pela administrao. Em relao aos proventos o art. 40 5 da CF. A Constituio Federal estabeleceu uma relao de valores entre o limite mnimo e mximo. Permitiu associao sindical ou associao de classe. O direito de greve garantia constitucional desde 1988, art. 37 ..., alterado pela emenda constitucional n. 19. Art. 37, VIII, outra garantia da Constituio Federal - vagas para deficientes fsicos.

DIREITOS E VANTAGENS - Vencimento e remunerao Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio do cargo pblico de acordo com valor fixado em lei. Vencimento ou remunerao o somatrio das vantagens pecunirias. Um funcionrio aposentado recebe provento, algumas vantagens se incorporam e far parte do provento. - Outras vantagens pecunirias Indenizao - no se incorporam ao vencimento e ao provento, considera-se indenizao no servio pblico a ajuda de custos, a ajuda a compensar quando muda-se de sede administrativa, ex. para mudana, transporte... Ela paga quando um funcionrio removido ex officio, de uma sede administrativa para outra, de uma cidade(regio metropolitana) para outra. Se ele pede remoo no far jus a ajuda de custos. Outra indenizao so as dirias valor pecunirio pago quando o funcionrio viaja para outra sede administrativa para realizar trabalho, essas dirias servem para pagar hospedagem, alimentao, etc., ela tem que ser recebida antes da viagem e o funcionrio precisa apresentar relatrio e um documento local comprovando que ele esteve no local, do hotel, da sede administrativa. Transporte - quando algum viaja o transporte pago pela administrao e h casos em que o funcionrio pode viajar em transporte prprio e ser indenizado por eventuais gastos.

VEDAO DE ACUMULAO REMUNERADA - CF Reviso de proventos Emenda Constitucional 19 (art. 3, XI).

Adicional por tempo de servio

42

Soldo gratificaes

Natalina(13 salrio) Horas extras Produtividade Risco de vida e sade Difcil acesso Doena em pessoa da famlia Prmio/Assiduidade Interesse particular Tratamento de sade Gestante

Frias Licenas

Concesses - Estatuto Federal, art. 97 Responsabilidade do servidor Civil Penal(Cdigo Penal, arts. 312 a 327) Administrativa Deveres Proibies Penalidades; advertncia; suspenso; demisso e cassao de aposentadoria e de disponibilidade. Poder Disciplinar Poder Hierrquico Sindicncia Processo administrativo disciplinar Comisso para apurao Iniciado Fases momentos/etapas: Apurao/inqurito Instruo Defesa Direta(ampla defesa, CF art. 5 Indireta Ex officio Relatrio Julgamento/deciso administrativa Recurso Reviso

Vedao proibio de acumular cargos de funo pblica(art. 37, CF). S permitida a acumulao nos casos previstos na CF, art. 37, XVI. REVISO DE PROVENTOS - o valor mximo o de ministro que atualmente de R$12000,00(art. 37, XI da Emenda). Se o funcionrio em atividade tiver aumento do

43

salrio, o aposentado tambm tem. Mas, vai ser mudado, no vai ser na mesma proporo e nem na mesma data(art. 40 4 CF). No se pode mais acumular proventos para aposentadoria. Soldo quem recebe o militar. O funcionrio em atividade recebe vencimento ou remunerao. O aposentado recebe proventos. A pessoa que vai servir(militar) pode escolher entre o soldo e remunerao. GRATIFICAES - a quantidade de gratificaes varia. Sempre que h necessidade a administrao faz. Algumas so permitidas por lei, outras apenas por decreto. Algumas servem para os proventos da aposentadoria, outras no. O melhor era que o salrio se aproximasse mais realidade e no a pessoa receber o valor pelas gratificaes, deveria haver o mnimo possvel de gratificaes. Adicional por tempo de servio - um tipo de gratificao em que a pessoa recebe quando passa determinado tempo de servio, ex.: passou 5 anos tem 5%, esse valor sobre o vencimento; Natalina - dada no final do ano. A partir de 88 a CF uniformizou para todos os funcionrios estatais ou privados. o chamado 13 salrio; Por hora extra - o servio que antecipado ou prorrogado de expediente; De produtividade - a melhor e a mais sria, pelo que a pessoa produzir, s vezes no h condio de aferir a determinados tipos de trabalho; Risco de vida e sade - dada ao funcionrio dependendo do tipo de trabalho que ele exerce; Difcil acesso - quando a pessoa trabalha em determinado local que tem que subir ladeira, por ex.: desde que seja de difcil acesso para chegar ao emprego. FRIAS - o funcionrio faz jus a 30 dias de frias depois de 1 ano de exerccio. A pessoa que est no estgio probatrio tem direito a frias tambm, aquele que ocupa um cargo comissionado tem direito tambm. A legislao permite que pode acumular duas frias, pode contar para efeito de aposentadoria em dobro. LICENA - tipos de licena: Doena em pessoa da famlia - desde que comprove a doena da famlia, a C.L.T no permite, mas o Estado sim, envolve cnjuge, ascendente, descendente, enteado e colateral consangneo, tendo que apresentar documentao que comprove. Pode ser dado at 90 dias no mximo; Prmio ou por assiduidade - tambm chamada de especial, d ao funcionrio o direito de a cada 5 anos de efetivo exerccio, gozar de 3 meses de licena prmio com as devidas vantagens que faz jus. Para tanto tem que preencher requisitos: comportamento adequado, no ter faltas, no ter tirado certos tipos de licena, podendo goz-los ou no, seno goz-los ser contada para efeito de aposentadoria(haver antecipao); Gestante - a gravidez tem que ser comprovada mediante inspeo mdica. A licena de 120 dias a partir do ltimo ms de gestao, com vencimentos - s dada para

44

mulheres. A adoo tambm pode se enquadrar em licena gestante, dependendo da idade da criana. Para tratar de assuntos particulares - sem vencimento e no conta o tempo de licena, ficando a critrio da administrao conced-la ou no. Para conceder necessrio que o funcionrio tenha prestado 2 anos, voltando dentro desse perodo, quando quiser e o cargo continuar disponvel. Para tratamento de sade - s sob vistoria mdica, tem direito a integralidade dos proventos, pode se prorrogar at o limite de dois anos. Verificando que no h recuperao, a comisso mdica indicar aposentadoria por invalidez. Afastamento para estudo no exterior Afastamento mandato eletivo

CONCESSES - tipos de concesses: - Oito dias para efeito de casamento, com provimentos integrais. - Por motivo de falecimento de pessoa da famlia, pai, me, companheiro(a), padrasto, madrasta, irmos. - Um dia para doao de sangue, desde que comprove. - Dois dias para a atualizao de ttulo eleitoral. - Trs a cinco dias, concesso de paternidade, de acordo com os estatutos do rgo. - Horrio diferenciado para estudantes, desde que cumpra a carga horria semanal.

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR PBLICO Cabe ao servidor informar ao seu superior hierrquico qualquer irregularidade vinda ao seu conhecimento. Juntam-se o poder disciplinar e o poder hierrquico. Tambm h a obrigao do superior informar ao seu superior, em caso de incompetncia do cargo. Duas formas de investigao: Sindicncia - que pode chegar ao processo administrativo disciplinar. Trplice responsabilidade - Civil, Penal e Administrativa. Responsabilidade Civil - decorrente de ao ou omisso que resulte em prejuzo do Poder Pblico ou de terceiro. Um funcionrio pblico poder responder civilmente se causar um prejuzo a terceiro ou ao Poder Pblico na condio de funcionrio. Quando ele causa prejuzo a terceiro, este aciona a administrao pblica que indenizar o terceiro e ir ressarcisse atravs de uma ao. Poder haver confisco de bens do funcionrio. Responsabilidade Penal - art. 312 a 327 CP, abrange os crimes e as contravenes penais ao servidor, podendo este ser preso e perder o cargo pblico.

45

Responsabilidade Administrativa - resultante de ao ou omisso praticada pelo servidor no desempenho de cargo ou funo pblica. A responsabilidade deve ser investigada atravs de processo administrativo disciplinar e se for o caso aplicar as penalidades administrativa devidas. Este tipo de penalidade cabe administrao pblica e as outras ao judicirio. Obs.: o servidor poder responder simultaneamente a essas responsabilidades, tanto o de cargo efetivo como o de cargo comissionado.

DEVERES E PROIBIES Os estatutos trazem de maneira diferenciada os deveres e as proibies funcionais. dever do funcionrio atentar para as normas gerais e a de cada rgo pblico(interno). Se ele no leva em considerao poder sofrer alguma punio. O dever de lealdade amplo e deve ser exercido em todos os rgos. dever do funcionrio ser obediente as normas, s admite exceo as ordens que forem ilegais ou irregulares. Tambm constitui dever dos funcionrios pblicos guardar sigilo sobre documentos que estejam sob sua guarda. PROIBIES No se deve fazer aquilo que o estatuto interno proibir; Retirar sem prvia autorizao documento ou objeto da repartio; Recusar f a documento pblico(por ser pblico ele merece f); Promover manifestao de apreo ou desapreo no interior da repartio; Dar a pessoa estranha a repartio desempenho/atribuies que sejam de sua responsabilidade; Coagir ou aliciar no sentido de filiar funcionrios subordinados, a sindicatos, associao profissional, partido poltico; Manter sob sua chefia mediata ocupando cargo de confiana cnjuge, companheiro(a) ou parente de at 2 grau; Participar de gerncia ou administrao de empresa privada; Aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; Proceder de forma relaxada, isso d margem a demisso; Exercer atividades que sejam incompatveis ao exerccio da funo e com o horrio de trabalho.

PENALIDADES As penalidades esto submetidas ao poder hierrquico e ao poder disciplinar. Uma das funes avisar a autoridade superior qualquer irregularidade e esta deve tomar alguma providncia. A punio vai se dar atravs de procedimento adequado, vai ver se ocorreu mesmo algo e punir administrativamente. Se for mais grave leva para o poder judicirio. So penalidades e processos distintos o administrativo, o penal e o civil. H algumas penalidades administrativas, qualquer uma delas deve ser aplicada por um ato

46

administrativo punitivo. Esse ato tem que configurar o motivo e enquadrar na legislao. Uma vez aplicado vai constar do cadastro funcional do servidor. Repreenso ou advertncia - a mais branda, suave. Essa penalidade nem sempre precisa resultar de um procedimento mais completo do processo administrativo disciplinar. No precisa esse processo, j que uma irregularidade que no cria muitos problemas. No vale a advertncia verbal; Suspenso - uma penalidade mais sria o funcionrio tem os dias de suspenso descontados, e tem o tempo interrompido(para aposentadoria, licena prmio, promoo, etc.) de mximo 30 dias prorrogvel por mais 30. Demisso - ela quebra o vnculo jurdico empregatcio, como as demais penalidades ela deve ser procedida de um processo administrativo disciplinar, onde o funcionrio ter a possibilidade de defesa. Deve haver um enquadramento na legislao. Cassao de aposentadoria ou disponibilidade - o funcionrio aposentado mantm vnculo com a administrao apenas para a percepo dos proventos da aposentadoria.

DEMISSO Crime contra a administrao pblica; Abandono de cargo tambm enseja a demisso do funcionrio, h desconto dos dias de ausncia, caracterizado pela ausncia alternada por mais de 60 dias no perodo de 12 meses; uma das modalidades de penalidade administrativa. Motivos: quanto aos crimes da administrao pblica praticados pelos servidores pblicos, esto no Cdigo Penal, arts. 312 a 327; A improbidade administrativa - desrespeito as proibies e deveres dos funcionrios pblicos; Aplicao irregular de dinheiro pblico - ocorre porque existe um certo formalismo, os gastos esto vinculados a uma verba prpria destina pela lei oramentria, se o administrador no observar isto pode ir alm da verba em seus gastos; Leso aos cofres pblicos - quando o funcionrio deixa de prestar contas dos bens e valores pblicos em tempo certo; Acumulao de cargos irregularmente - dependendo do caso pode perder todos os cargos; Transgresso as normas previstas aos direitos, deveres e proibies;

PROCESSO ADMINISTRATIVO Processo administrativo disciplinar - est voltado para o comportamento dos funcionrios pblicos.
47

o processo regular servindo como instrumento destinado a apurar a responsabilidade do servidor pblico ou infrao praticado no exerccio de suas atribuies. H duas modalidades de apurao: - Sindicncia - Processo administrativo disciplinar propriamente dito A sindicncia um meio mais rpido de apurao e pode ser feito por uma nica pessoa. utilizada quando no h certeza daquilo que objeto de apurao. Depois pode ser feito o processo administrativo disciplinar propriamente dito, por ele ser mais complexo e necessrio para a aplicao de uma pena maior. Na sindicncia s pode se aplicar penas em infraes leves. A pessoa que estava procedendo a sindicncia faz um relatrio. Pode resultar o arquivamento do processo ou a aplicao de uma penalidade branda. O processo administrativo disciplinar tem que seguir um ritual, mais complexo. necessrio a formao de uma comisso especfica. A comisso designada pela autoridade que tenha competncia para tal, ela composta por trs membros, servidores estveis(presidente e dois vogais), s vezes no conhecem de determinados assuntos, podendo requerer auxiliares tcnicos, que no sero membros da comisso. muito comum se chamar o processo administrativo disciplinar de inqurito, mas ele s uma fase do processo. A comisso tem que ser de pessoas vinculadas a administrao, funcionrios efetivos e estveis, se no o processo pode ser anulado. O processo deve ser feito em mais de uma via e a original no pode sair da repartio. Aquele que responde no "ru", ele "indiciado em processo administrativo disciplinar".

Sindicncia Proc. adm. Disciplinar

arquiva o processo penalidade leve abertura de proc. adm. instaurao inqurito adm. julgamento recurso reviso

Processo administrativo disciplinar propriamente dito

Prazo de prescrio

falta leve - 180 dias suspenso - 2 anos Demais faltas - 5 anos

Princpios do processo administrativo disciplinar

legalidade oficialidade informalismo verdade material

48

garantia de defesa (art. 5, LV, CF) O processo administrativo disciplinar o meio de apurao das faltas e d as penalidades cabveis. Ele no to formal como o processo judicirio. Ele tem um rito, um procedimento a ser seguido, mas informal. Princpio da legalidade - tudo deve ser feito de acordo com a lei, os estatutos. Princpio da oficialidade - se a autoridade sabe que h algo errado tem que apurar ou mandar apurar. Princpio do informalismo - que ele no to formal como o processo judicirio, deve ser seguido o rito, mas no a formalidade do processo judicirio. Princpio da verdade material - a autoridade pode ir buscar a prova onde for, tambm chamado de real. Princpio da garantia de defesa - quem est sendo acusado tem direito de se defender. O processo administrativo disciplinar pode ser feito pela sindicncia - a sindicncia mais informal ainda, pode ser feita por apenas uma pessoa, quando no se sabe quem cometeu o ato. Ela pode ensejar um arquivamento do processo, quando no se chega a nenhuma soluo; pode pedir, a comisso ou aquela pessoa que fez a sindicncia, uma penalidade leve ou pedir a abertura de processo disciplinar. Essa penalidade leve pode ser ato de suspenso de 30 dias. Para haver o processo administrativo disciplinar pode ou no ter havido a sindicncia. Na sindicncia vai apenas apurar os fatos. No processo administrativo disciplinar tem que ser dirigido a uma pessoa certa, que o indiciado. A autoridade tem que Ter um prazo para mandar apurar. O prazo para concluso do processo administrativo disciplinar de 60 dias, que pode ser prorrogado. A instaurao o ato em que a autoridade vai abrir o processo, atravs de portaria, j vai conter os membros da comisso e vai constar de forma sucinta o motivo porque est abrindo o processo. A instruo onde a comisso vai ouvir as partes, intimar ouvir o indicado e todos os meios de provas, se houver testemunhas que disseram coisas diferentes, vai ser feito acareao(botar um na frente do outro). As provas podem ser apresentadas em qualquer fase, se houver fato novo pode ser trazida at o julgamento ou mesmo aps o julgamento. diferente do processo civil, que tem o momento certo para ser trazida a prova. O indiciado tem at 10 dias para fazer defesa. Se houver mais um indiciado tem at 20 dias. O processo no pode sair da administrao. Da instruo para a defesa vai haver a citao do ru. A citao pode ser feita por um membro da comisso ou se no sabe onde ele est vai ser feito por edital. Quando citado por edital vai ser a defesa feita a 15 dias. Se no faz a defesa dentro do prazo considerado revel.

49

A defesa pode ser feita por autodefesa, por procurador, ou por dativo. No necessrio que tenha advogado, mas deve constituir advogado. A por defensor dativo - se ele for revel a comisso vai nomear um defensor para o indiciado. Esse defensor tem que ser servidor estvel e tem que Ter nvel hierrquico igual ou superior. Nesse processo tem que haver defesa seno ele nulo. Esse defensor dativo no precisa ser advogado, pode ser qualquer servidor com as caractersticas j ditas. Aconselha-se que seja um advogado, mas pode ser qualquer servidor, s vezes at o membro da comisso. Se dependendo do fato que ocorreu, a autoridade supe que aquele que cometeu merece uma suspenso por exemplo, a autoridade tem at o prazo de 2 anos para abrir o processo. Recurso - nus da prova do servidor Busca a anulao ou atenuao da pena Reexame Reviso Lcito: confirmar ou invalidar a punio Proibido: substituir ou modificar penalidade

a) Deciso contrria lei; b) Deciso apoiada em provas falsas ou equivocadas; c) Aps a deciso surgem novas provas. O reexame s pode ser pedido fundamentado numa dessa hipteses acima. Relatrio- depois da defesa a comisso vai se reunir para analisar as provas, a defesa do indiciado para fazer o relatrio. A comisso vai sugerir a penalidade, se necessrio(nunca aplica a pena). Julgamento - o recurso vai ser encaminhado para a autoridade que instaurou a sindicncia que poder ou no concordar com ele, se no concordar dever fundamentar o julgamento. O indiciado no satisfeito entra com um recurso(s pode ser feito pelo indiciado) buscando a anulao ou diminuio da pena. A reviso s pode ser proposta pela administrao se continuar ele poder pedir a reviso do recurso. Ele no precisar esgotar todos os meios administrativos para poder recorrer aos meios judiciais. No mbito judicial o juiz jamais poder substituir ou modificar penalidades, no tem competncia, s tem para dizer se a penalidade foi vlida ou no, neste caso anulando todo o processo.

CONTRATO ADMINISTRATIVO - regido por normas prprias de Direito Pblico. um acordo de vontades entre duas partes que desejam realizar uma conveno, que

50

celebrada entre a administrao pblica e um particular desde que esse seja uma pessoa jurdica. Este acordo s pode ser celebrado entre pessoas jurdicas(as duas de direito pblico ou uma de direito pblico e outra de direito privado). Esse contrato ser regido por normas de direito pblico, podendo ser complementado por normas de direito privado. Se assemelha aos demais contratos, porm ter sempre que atender as normas de direito pblico e tambm normas internas. SUJEITOS DO CONTRATO - so as partes, sendo que de um lado, em uma das partes ser sempre uma pessoa jurdica de direito pblico e do outro lado pode ser uma pessoa jurdica de direito pblico ou uma pessoa jurdica de direito privado. COMPETNCIA - outro elemento do contrato administrativo, a falta de competncia pode anular o contrato administrativo. No que diz respeito a administrao pblica a competncia se bifurca em dois aspectos a competncia do rgo pblico para contratar e em segundo lugar a competncia dentro do rgo, referente a pessoa fsica que poder representar o rgo pblico. Na outra parte necessrio que se observe na pessoa fsica que vai assinar o contrato se ela tem condies de representatividade atribuda pela pessoa jurdica de direito privado. CONSENTIMENTO - alguns contratos administrativos necessitam de autorizao especial para a sua realizao principalmente, no que se refere a contratos na rea internacional, pois esses contratos necessitam de uma autorizao prpria do poder legislativo. Os contratos na rea nacional tambm precisam, mas essa autorizao j est estabelecida nos regulamentos do rgos. FORMA DE CONTRATO - atravs da palavra escrita, necessita a qualificao das partes, a qualificao do rgo e a qualificao das pessoas fsicas que representaro os rgos, que assinaro o contrato. Dever, obrigatoriamente, est assinado e redigido em lngua nacional. FINALIDADE - realizado para atender um objetivo de interesse pblico, de necessidade coletiva. realizado normalmente para trs tipos de situaes: Para a execuo de obras pblicas; Para a prestao de servios de interesse da administrao pblica; Para aquisio de mercadoria ou material destinado a prpria administrao pblica. REGIME JURDICO - entre as normas de Direito Pblico citamos o decreto-lei 200 de 25/02/1967, Cdigo de Contabilidade Pblica da Unio ou estadual, outras legislaes como a Lei Federal 8666 de 21/06/1993, a Lei Federal 8883 de 06/07/1994, e outras legislaes complementares. PRAZO - qualquer contrato deve estabelecer prazo, pode ser total, geral, intermedirios; ser essencial ou no dependendo da situao.

51

COMUTATIVIDADE - representa a equivalncia de situaes entre as partes envolvidas no contrato administrativo; para efeito de pagamento e recebimento necessrio que seja fiscalizado. INTRANSFERIBILIDADE - o contrato administrativo uma vez assinado pelas partes tornase intransfervel, no podendo ser transferido a terceiro, "intuitu personae". A empresa contratada pode contratar outras empresas, mas a administrao pblica no se responsabiliza-se por isso. Se a empresa contratada se impossibilitar de cumprir o contrato h a quebra do vnculo com a administrao, que ir recorrer de perdas e danos e firmar contrato com outra empresa para dar continuidade a obra. ESTRUTURAO DE COMISSES - para que possa existir contrato administrativo necessrio que haja uma prvia licitao(maneira democrtica de oferecer oportunidades a todos aqueles que queiram contratar com a administrao pblica). A legislao estabelece modalidades de licitaes: concorrncia pblica ou tomada de preos. Para que haja uma dela torna-se necessrio a publicao de um ato administrativo, edital, que obrigatrio e tem por fim dar conhecimento a todos aqueles que quiserem contratar com a administrao pblica. Geralmente o edital publicado nos jornais de grande circulao, como grande ficaria dispendioso, por isso a legislao permite que seja feito apenas edital de chamamento(de tamanho reduzido), apenas informando que haver concorrncia, o dia e a hora e a repartio em que poder ser adquirido o edital completo. Este deve realmente ter tudo, o edital incompleto pode ensejar a anulao do ato. usada para as atividades de grande valor pecunirio e interesses envolvidos nesses valores. Critrios de julgamento, a documentao que ir se exigir das empresas vencedoras. Quem ganha a concorrncia ser contratado. Manda a lei que o edital seja uma minuta do que ser o contrato final, dever haver vinculao. importante tambm que o edital determine como ser o julgamento para evitar problemas a posteriori. ESTIPULAO E CONDIO - as condies sero transferidas para as clusulas contratuais, que no sero padronizadas devido as variaes nas diversas situaes. O contrato vai envolver vrias clusulas que estaro vinculadas ao estabelecido no edital. As clusulas contratuais sero de comum acordo entre as partes. GARANTIAS E SANES - a legislao atual estabelece algumas possibilidades de se exigir garantias para aquele que vai contratar com a administrao. H vrias modalidade de garantias, trs so as principais: Cauo em dinheiro - o vencedor ir depositar em valor pr-estabelecido, valor fixo ou percentual do valor do contrato, em prazo certo e condies previamente estabelecidas servir de garantia para acontecimentos futuros. Poder ser recuperada em certos momentos, ou ser utilizado pela administrao pblica para cobrir determinadas falhas que venham a ocorrer; Fiana bancria - um documento fornecido por uma instituio de crdito onde a pessoa jurdica de direito privado mantm conta e que sendo conhecido e cliente daquele banco, este poder fornecer o documento respectivo; Seguro garantia -

52

uma empresa seguradora garante, dever fazer parte das clusulas contratuais e ir fornecer garantias a execuo ou a falhas do estabelecido no contrato. Alm das garantias poder fazer parte do contrato, as sanes, as penalidades, determinao de aplicao de sano pelo atraso(multa). No instante esta bilateral e poder ser exigida pela contratada, com relao a situaes de penalidade em que a administrao responsvel(erro, falha, inexecuo do contrato). A execuo do contrato exatamente ele ser seguido pelas partes levando em considerao o que j est estabelecido na licitao e nas clusulas contratuais. Ento, diz a doutrina que o contrato lei entre as partes devendo ser levado em considerao tendo em vista que trata-se de um contrato. Quando o contrato vai at o seu final tranqilamente bom, mas pode ocorrer alguns percalos isto acarreta a inexecuo. Isto ocorre quando no se cumprir o que foi estabelecido nas clusulas contratuais a execuo no traz conseqncias a ningum, mas a inexecuo sim. A inexecuo por parte da administrao pblica no d ao particular o direito de suspender pura e simplesmente a execuo do contrato. O princpio da continuidade do servio pblico- diz que o terceiro, o particular no pode interromper o servio pblico. Ele pode pleitear em juzo a resciso do contrato por inadimplncia da administrao. Quando ocorre inadimplncia por parte do particular cabe a administrao pblica ir em busca das penalidades administrativas, se isso no for suficiente ela pode entrar em juzo, cabendo ento ao judicirio aplicar as penas. O caminho da inexecuo do contrato o caminho da resciso do contrato. Qualquer das partes pode solicitar a resciso do contrato quando sentir que este no tem condies de ser executado perenemente. A inadimplncia no s a falta de pagamento e sim a inexecuo total ou parcial daquilo que foi estabelecido no contrato administrativo.

A resciso pode ocorrer em uma das trs modalidades: Resciso administrativa - atravs de ato unilateral da administrao pblica ou por inadimplncia da parte contratada ou por interesse superveniente do servio pblico. Vai resultar em processo judicial por ser ato unilateral. Resciso amigvel - por falta de interesse de ambas as partes, que vo negociar a resciso do contrato, tem que estar estabelecido atravs de um documento assinado pelas partes(distrato). Distrato contrato amigvel de resciso, s vezes ele se prolonga por alguns meses depende da negociao. Pode ocorrer que durante o distrato umas das partes no cumpra o estabelecido no pode mais haver acordo o caminho o Poder Judicirio, no tem mais acordo.

53

A terceira possibilidade a resciso judicial, qualquer das partes que se sentir prejudicada no curso do contrato poder ingressar em juzo, solicitando a extino do contrato, cabendo justia decidir em perdas e danos aquilo que for cabvel a cada uma das partes. So duas as situaes que podem interferir no contrato, podendo, eventualmente, haver um desequilbrio econmico no contrato.

FATO PRNCIPE - no fato prncipe h possibilidade de modificaes contratuais desde que, determinadas pela autoridade pblica em decorrncia de situaes imprevistas ou imprevisveis que possam tornar difcil ou onerar a execuo do contrato. Trava-se, portanto, do reconhecimento, por parte da autoridade administrativa, de que aconteceu elementos de previso. Ocorrendo esta situao, a autoridade pblica reconhece e vai avaliar a impreviso, fazendo um ajustamento do contrato j feito para no mais fazer licitao. Se a administrao no reconhece o contrato ir arcar com o prejuzo ou rescindir o contrato. Para que haja o Fato Prncipe necessrio observarmos alguns requisitos: 1) O contrato administrativo(e no outro contrato); 2) Uma medida editada pela administrao pblica(lei, decreto, ato administrativo reconhecendo o elemento de previso, que possa dar margem ao fato prncipe); 3) O prprio elemento de impreviso(acontecimento novos, imprevistos ou imprevisveis, no existentes nas clusulas contratuais); 4) Que essa situao imprevisvel possa romper o equilbrio econmico do contrato. O que visa o reconhecimento do Fato Prncipe? outorgar aquele que contrata com a administrao pblica o direito de exigir a reparao dos prejuzos pecunirio, tidos pela contratada durante a execuo do contrato administrativo. Isso o que ir representar uma complementao do valor do contrato, que fora previamente ajustado, bem como a reformulao de algumas clusulas contratuais. Havendo a impossibilidade do prosseguimento da execuo do contrato, dever a contratada, solicitar a resciso contratual, requerendo as indenizaes cabveis. Uma outra situao o FATO DE ADMINISTRAO, que tem origem em ao ou omisso do Poder Pblico que venha incidir direta e especificamente no contrato administrativo, podendo, dessa maneira, retardar ou impedir a sua execuo, causando prejuzo a contratada no cumprimento das clusulas contratuais e no valor econmico do contrato. Se no estiver previsto a administrao ter que reconhecer a sua ao ou omisso, o que no fcil. A contratada dever arcar com o prejuzo ou rescindir o contrato. Esta pode argir que esse efeito excludente(equivalente a fora maior), que exclui a responsabilidade da contratada. Foi Fato Administrativo, por isso era previsvel, embora no conste no contrato essa possibilidade.

54

LICITAO 1. Conceito: licitao o antecedente necessrio do contrato administrativo. um procedimento administrativo pelo qual um ente pblico, no exerccio da funo administrativa abre a todos os interessados, que se sujeitem s condies fixadas no instrumento convocatrio, a possibilidade de formularem propostas, dentre as quais selecionar e aceitar a mais conveniente para celebrao do contrato. 2. Fundamento legal: CF, art. 37, XXI e 22, XVII Leis: 8666/93, 8883/94, 9648/98 3. Competncia: Unio - legislar sobre normas gerais Estados e Municpios - legislar de forma suplementar(art. 24 2 e 30 II da CF). 4. Princpios(art. 3 da Lei): Isonomia Legalidade Impessoalidade Princpios gerais da administrao Moralidade pblica Publicidade Probidade administrativa Vinculao ao instrumento convocatrio Princpios especficos Julgamento objetivo da licitao

5. Objeto(art. 3 da Lei): Obras, servios, compras, alienao, concesso e permisso de servios pblicos. 6. Dos obrigados a licitar: rgos da administrao direta; fundos especiais; autarquias; fundaes; empresas pblicas; sociedade de economia mista; demais entidades controladas direta e indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. 7. Inexigibilidade de licitar: a) Quando o produto tabelado ou fornecido por uma nica empresa; b) Contratao de servios tcnicos notoriamente especializados(art. 13 da Lei); c) Contratao de artistas; d) Quando o objeto nico. 8. Dispensa: Em razo de pequeno valor (10%) Em razo de situaes especiais (guerras, calamidade pblica, etc.);

55

9. Tipos:

Em razo do objeto; Em razo da pessoa.

Menor preo Melhor tcnica Tcnica e preo Maior lance ou oferta

10. Modalidades: a) Concorrncia b) Tomada de preo c) Convite d) Concurso e) Leilo 11. Instrumento convocatrio: Edital Carta convite 12. Concorrncia: Casos de obrigatoriedade - Pelo valor estipulado na lei - Compra e alienao de bens imveis Admissibilidade de participao internacional de concorrentes e consrcio de empresas Requisitos: - Universalidade - Ampla publicidade - Habilitao preliminar - Julgamento por comisso 13. Tomada de preos: Requisitos : Habilitao prvia dos interessados - CRC(certificado de registro cadastral). Tomada de preos X Concorrncia 14. Convite 15. Concurso: Escolha de trabalhos

Tcnicos Cientficos Artsticos Publicao do edital - 45 dias

16. Leilo Utilizado para venda de

Bens Mveis e Semoventes

56

Bens imveis

* Quando a aquisio derivar de ato negocivel instantneo No precisa de habilitao prvia

Processo Judicial Dao em pagamento

PROCEDIMENTO LICITATRIO Interna - atos discricionrios Fases Atos vinculados a) Fase interna 1. Requisio do objeto; 2. Verificar a necessidade e convenincia; 3. Especificao tcnica; 4. Estimativa do valor; 5. Verificao da existncia de recurso financeiros; 6. Instaurao formal do procedimento; 7. Enquadramento da modalidade; 8. Definio do tipo; 9. Elaborao do instrumento convocatrio. b) Fase externa 1. Divulgao do instrumento convocatrio; 2. Habilitao dos proponentes - jurdica, tcnica, fiscal e econmico-financeira; 3. Julgamento; 5. Adjudicao e homologao. A Lei 8666/93 foi alterada pelas Leis 8883/94 e 9648/98. Para que possa existir o contrato administrativo necessrio que haja a licitao. Esta no um ato, um procedimento, pois so vrios atos. Instrumento convocatrio o meio pelo qual vai se tornar pblico, que pode ser pelo edital( mais amplo, vai ter que constar todos os detalhes da administrao, pois a administrao vai cumprir tudo que estiver no edital), atravs tambm das cartas convite. Isonomia - igualdade para todos os interessados, no pode haver privilgio que vai beneficiar alguma empresa. Legalidade - toda licitao tem que estar fundamentada na lei. Impessoalidade - decorre do princpio da isonomia. Moralidade - tem que agir honestamente. Publicidade - todos os atos praticados pela administrao em relao a licitao tem que ser pblico.

57

Vinculao ao instrumento convocatrio - tudo o que a administrao fizer tem que estar de acordo com o instrumento convocatrio. Julgamento objetivo - est relacionado com o tipo de licitao. Existem casos em que vai haver a inexigncia ou dispensa da licitao: Dispensa - vo existir os concorrentes, vai existir a licitao, mas em alguns casos no vai haver a licitao. Inexigibilidade - quando o objeto nico ou quando s vai existir uma empresa fabricando o produto, no h licitao, no pode haver porque no h concorrentes. Sempre a administrao tem que fundamentar, provar nesses casos de inexigibilidade. Em razo de situaes especiais o servio vai ter que estar relacionado com aquela situao, aquela calamidade. A licitao fracassada aquela em que nenhum dos concorrentes foi habilitado. Deve ser dado um prazo para que todos os licitantes apresentam outras propostas. A licitao deserta aquela em que ningum apresenta proposta. Deve ser feito novo edital com outros prazos e se a licitao for novamente deserta a administrao pode contratar outra pessoa sem precisar de licitao, pois ningum quis participar. Os tipos vo estar relacionados com o critrio objetivo. A lei fala dos trs primeiros, o ltimo ela fala implicitamente. A tomada de preo o mais comum. O edital vai ser utilizado em todas as modalidades, menos a convite. Este utilizado pela carta convite. A concorrncia para coisas de maior valor. O que vai diferenciar uma modalidade da outra o valor. A esfera federal a que legisla sobre o valor. A licitao pode ser dispensada, a administrao neste caso pode fazer ou no a licitao, geralmente neste caso ela no faz. A aquisio de bens imveis pode ser vendida em leilo s nos casos dele ter sido adquirido atravs de procedimento judicial ou de dao em pagamento. Consrcio de empresa - quando vrias empresas se juntam para participarem da concorrncia, respondem solidariamente. Quando tem empresa internacional no consrcio ela no pode ser a lide, a que lidera tem que ser uma brasileira. Universalidade - qualquer interessado pode participar, para isso necessrio ampla publicidade. Na hora concorrncia vai ter que ser provado todos os requisitos exigidos. A comisso deve ter pelo menos trs pessoas, dois servidores da administrao que esto licitante e um que pode ou no ser servidor. A comisso pode funcionar por um ano, passando esse tempo, vem ser trocado um membro, mantendo os outros em funo trocada. A tomada de preos - a habilitao prvia atravs do cadastro da empresa. Apresenta a habilitao jurdica e tcnica e na hora da licitao se apresenta a fiscal e a econmicofinanceira. O valor e a habilitao prvia - recebe o certificado e s apresentar esse certificado na hora da licitao. Essa a diferena da concorrncia. Se o valor permitir a utilizao da tomada de preos, permite-se usar a concorrncia tambm.

58

O convite para causas mais simples, de pequeno valor, o julgamento pode ser de apenas uma pessoa, normalmente. No precisa de publicao em dirio oficial s precisa publicar na administrao. A administrao convida, mas uma pessoa que no foi convidada pode participar, ele se cadastra e participa, no pode convidar as trs empresas da ltima licitao, tem que mudar. O concurso visa a escolher trabalhos tcnicos, cientficos e artsticos. A comisso no tem que ser composta por servidores, dever ter conhecimento para julgar. Ex.: quero fazer pintura sobre a cidade do Recife. O concurso se exaure com a escolha do vencedor. O leilo no precisa de habilitao, pois dado o lance e o pagamento deve ser vista e a curto prazo. O bem imvel obrigatrio ser adquirido atravs de concorrncia exceto no caso do leilo que pode ser vendido bens imveis adquiridos por dao em pagamento ou procedimento judicial. O procedimento licitatrio feito em duas fases. Na externa - a administrao est vinculada ao que est no edital. Na interna - a administrao escolhe discricionariamente o que ela precisa ou no(obras, servios, etc.). A instaurao formal do procedimento porque a licitao um processo administrativo. So apresentadas em envelopes lacrados. 1 verifica-se os documentos e depois a modalidade. Depois de feita a anlise feito o julgamento das propostas. Esse julgamento feito pela comisso e a autoridade apenas homologa. A autoridade no pode julgar. A empresa escolhida pode no ser contratada, pois a escolha gera apenas uma expectativa de direito. Depois de homologar que feito a adjudicao que a entrega do objeto. Anulao - invalidao da licitao por ILEGALIDADE. Opera efeito "ex tunc" Pode ser anulado total ou parcialmente No enseja indenizao Pode ser anulada pela administrao ou pelo judicirio Competncia Revogao - invalidao da licitao por INTERESSE PBLICO Opera efeito "ex nunc" No pode ser parcialmente revogada Enseja indenizao S pode ser revogada pela administrao Competncia DOMNIO PBLICO - o poder de dominao ou de regulamentao que o Estado exerce sobre os bens do seu patrimnio(bens pblicos), ou sobre os bens do patrimnio privado(bens particulares de interesse pblico), ou sobre as coisas inapropriveis individualmente, mas de fruio geral da coletividade. BENS PBLICOS - so todas as coisas corpreas ou incorpreas que pertencem ao Poder Pblico.

59

CLASSIFICAO : Bens de uso comum do povo Bens de uso especial Bens dominiais

ADMINISTRAO DOS BENS PBLICOS TERRENOS DA MARINHA - "Banhados pelas guas do mar ou dos rios navegveis em sua foz, vo at a distncia de 33mts para a parte das terras contadas desde o ponto em que chega o preamar mdio". Pertencem ao domnio da Unio; Sua utilizao depende de autorizao federal. A reserva dominical da Unio visa: - A fins de defesa nacional, sem restringir a competncia estadual e municipal no ordenamento territorial; - Urbanstico dos terrenos de marinha, quando utilizados por particulares para fins civis.

INTERVENO DO ESTADO EM BENS PBLICOS E PARTICULARES O Estado pode intervir, no s na propriedade, mas tambm nas atividades profissionais das pessoas. So vrias as modalidades de interveno: TOMBAMENTO - realizado atravs de um ato administrativo, unilateral, atravs do qual um bem pblico ou particular tombado ao patrimnio pblico em virtude da sua importncia em vrios aspectos, paisagstico, arquitetnico, histrico, cientfico, etc., devendo ento o mesmo ser preservado. Quando um Estado tomba um bem, o proprietrio no perde o domnio sobre o mesmo, esta apenas uma maneira do Estado intervir para a sua conservao. O proprietrio pode usufruir normalmente do bem, mas no pode reform-lo, vende-lo ou coisa parecida, sem prvia autorizao do Estado. Pode ser uma obra cientfica, no s bens pblicos. Uma outra modalidade a REQUISIO, que a imposio coativa referente a bens ou servios particulares, realizados pelo Poder Pblico atravs de atos administrativos de execuo imediata para atendimento de necessidades coletivas urgentes, porm transitrias. A Administrao Pblica pode temporariamente requisitar bens particulares mveis ou imveis. H sempre a caracterstica de transitoriedade, em carter emergencial, essa requisio gratuita. SERVIDO ADMINISTRATIVA - tambm modalidade de interveno do Estado na propriedade particular, geralmente, recaindo sobre imveis para assegurar a realizao e conservao de obras ou servios pblicos mediante o ressarcimento de prejuzos sofridos pelo proprietrio do bem.

60

A servido administrativa no igual a servido civil, embora sejam parecidas, serve a servido administrativa para ser utilizada por exemplo na colocao de postes de telefone, energia, tubulao de gua, saneamento e outros. uma ocupao a longo prazo, por isso pode indenizar prejuzos causados a terceiro.

OCUPAO TEMPORRIA - a interveno do Estado na propriedade consistindo na sua utilizao temporria remunerada ou gratuita realizada pelo Poder Pblico compulsoriamente em relao a bem particular para execuo de obra ou servio em carter temporrio. DESAPROPRIAO - Conceito - Caracteres - Formas originrias de aquisio da propriedade - Procedimento Declaratria Administrativo Executria - Todos os bens e direitos patrimoniais prestam-se desapropriao - Os destinatrios dos bens expropriados

- Requisitos

- Necessidade Pblica - Utilidade Pblica - Interesse social - Justa e prvia indenizao em dinheiro

- Processo expropriatrio

- Via administrativa - Via judicial

- Prazo - Anulao Legalidade

Formal Substancial

- Desapropriao Art. 5., XXIV - geral Art. 182, 4., III - rea urbana e edificada Art. 184 - reforma agrria - reas til Comum - Frao ideal

61

" a forma mais drstica que existe de interveno do Estado na propriedade particular. Desapropriao ou expropriao a transferncia compulsria da propriedade particular para o Poder Pblico ou seus delegados por utilidade ou necessidade pblica, ou ainda por interesse social mediante prvia e justa indenizao em dinheiro, salvo as excees constitucionais, pagamentos por ttulos da dvida pblica"(Hely Lopes Meirelles). " um procedimento administrativo pelo qual o Estado compulsoriamente retira de algum certo bem por necessidade ou utilidade pblica ou interesse social e o adquire originariamente para si e para outrem mediante prvia e justa indenizao pagamento em dinheiro, salvo os casos que a prpria Constituio enumera"(Gasparini). "A luz do direito positivo brasileiro desapropriao se define como o procedimento atravs do qual o Poder Pblico fundado em necessidade pblica, utilidade pblica ou interesse social, compulsoriamente despoja algum de um certo bem adquirido originalmente, mediante indenizao prvia, justa e pagvel em dinheiro"( Celso Antnio Bandeira de Melo). "A desapropriao pode se conceituar como instrumento de direito e de fato de que se vale o Estado mediante justa e prvia indenizao em dinheiro transferir compulsria e excepcionalmente a propriedade de qualquer espcie de bem para o seu patrimnio por necessidade ou utilidade pblica ou interesse social juridicamente fundamentado"(Robson). Tudo pode ser desapropriado, exceto a moeda corrente e os bens personalssimos. "A desapropriao uma limitao a propriedade privada no interesse superior da administrao pblica"(Joo Barbalho). " o poder que tem o Estado de extinguir, limitar ou restringir mediante justa indenizao um direito individual"(Solidnio Leite). " o ato de Direito Pblico pelo qual a administrao fundamentada na necessidade pblica, na utilidade pblica ou no interesse social obriga o proprietrio a transferir a propriedade do bem para o Estado ou particulares mediante prvia indenizao"(Jos Cretella). "A desapropriao procedimento administrativo pelo qual o Poder Pblico ou seus delegados mediante declarao impe ao proprietrio a perda de um bem substituindo-o em seu patrimnio por uma justa indenizao"(Maria Slvia de Pietro). Forma originria de aquisio - como se(para o Estado) no existisse proprietrio anterior. Envolve dois momentos: o procedimento administrativo, fase declaratria ou executria. procedimento administrativo porque originrio de um ato administrativo, e atravs desse ato administrativo que vai se dizer se necessidade ou utilidade pblica, ou interesse social, esse ato administrativo pode ser um decreto da Unio, do Estado ou Municpio, depois dessa fase declaratria segue-se uma seqncia de procedimentos.

62

Tem que especificar o bem a ser expropriado, a destinao desse bem. Os bens pblicos tambm podem ser alvo de desapropriao desde que obedeam uma hierarquia poltica(a Unio pode desapropriar bens do Estado e do Municpio, o Estado pode desapropriar do municpio). A forma originria de aquisio da propriedade significa que ela no provem de nenhum ttulo anterior e tambm pelo uso do bem expropriado tornando-se dessa maneira insuscetvel de reivindicaes e libera-se de quaisquer nus que por acaso incidisse sobre o bem desapropriado. procedimento administrativo, pois deciso da administrao pblica, tem mrito desta. Quem decide quanto a oportunidade e a convenincia de realizar a desapropriao a administrao. Sabemos que uma seqncia de fatos e atos o que justifica chamlos de procedimento administrativo. Natureza declaratria - quando o poder pblico atravs de atos prprios indica a necessidade ou utilidade pblica, ou ainda, o interesse social para realizar a desapropriao. O segundo a fase executria esse carter de executrio compreende a avaliao do bem, a prvia e justa indenizao e a transferncia do bem do expropriado para o expropriante. Toda e qualquer desapropriao dever ser precedida do ato declaratrio que justifique a desapropriao indicando os detalhes em relao ao bem que deva ser desapropriado(se imvel, se terreno, etc.). Todos os bens se prestam a desapropriao, no s os bens mveis e imveis como tambm os direitos patrimoniais exceto a moeda corrente e os direitos personalssimos. Destinatrios dos bens - a desapropriao feita pelo Poder Pblico, em benefcio dele mesmo, a destinao desses bens a Unio, os Estados membros, o Distrito Federal, os Municpios, os delegados, os concessionrios de servios pblico desde que o contrato determine. Pode em poucos casos, obedecendo o interesse social desapropriar em favor de pessoas de Direito Privado ou de pessoas fsicas(particular). A desapropriao dever ser feita em pr de um interesse pblico superveniente, a desapropriao independente da vontade do particular, no compra, nem venda, no confisco, interveno do Estado. Requisitos constitucionais para que haja desapropriao necessita que haja necessidade pblica, utilidade pblica ou interesse social. NECESSIDADE PBLICA - surge quando a administrao se depara com situaes de emergncia que para ser resolvidas exigem a transferncia de bens de terceiros para o seu domnio e imediata utilizao. So considerados casos de necessidade pblica enumeradas na legislao: 1- Defesa do territrio nacional; 2- Segurana pblica;

63

3- Socorros pblicos(no caso de calamidade); 4- Salubridade pblica. H a UTILIDADE PBLICA ocorre sempre que a utilizao da propriedade conveniente e vantajosa para o interesse pblico, no que se refere a convenincia dos fins desejados pela administrao pblica considera-se casos em que se justifica a utilidade pblica: 1- A fundao de povoao; 2- Estabelecimento de assistncia; 3- Educao; 4- Instruo pblica; 5- Abertura, alargamento de ruas, praas, canais, estradas de ferro ou qualquer via pblica; 6- Construo de obras de estabelecimentos destinados ao bem geral de uma comunidade, sua decorao e higiene; 7- Explorao de minrio.

INTERESSE SOCIAL - existe no intuito de se dar a propriedade melhor aproveitamento, utilizao e produtividade a fim de beneficiar a coletividade de modo geral e em especial as categorias sociais merecedoras de amparo por parte do poder pblico. Est vinculado a idia de se solucionar problemas.

Fase executria - requisitos so: - Justa e prvia indenizao; - Avaliao do bem e a sua indenizao que uma exigncia que se impe como uma forma de se buscar o ponto de equilbrio entre o interesse pblico e o interesse particular(de receber um certo valor que corresponda ao bem desapropriado). A indenizao requisito constitucional a fim de equilibrar a interveno do Estado em relao ao que pertence ao particular. Justa - uma avaliao que representa o valor real do bem, significa o valor atribudo ao bem na data da sua avaliao. Se ele concordar com a avaliao deve estabelecer o prazo para o pagamento, para que no fique prazo livre. A avaliao envolve: lucros cessantes, despesas judiciais, honorrios de advogados, danos emergentes. necessrio que haja um entendimento para atualizar esse valor. A parte administrativa se consubstancia mediante as partes quanto ao preo neste caso opera-se sem que haja interveno do judicirio. transferncia do bem por via meramente administrativa. O ato de transferncia ser por via judicial neste caso esta manifestao pode ocorrer por dois motivos: - Meramente homologatria quando o expropriado aceita em juzo a oferta feita pelo expropriante; - contenciosa quando o expropriado e o expropriante no chegam ao valor da indenizao, e este ento ser fixado pelo Poder Judicirio mediante arbitramento.

64

You might also like