You are on page 1of 4

DEC 2594 – GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS -2012 Questionário Questionário para avaliação dos temas tratados no 10 Bimestre Equipe

número: 11 Componentes: 1) Arthur Ferrari Cardoso RA: 53411 2) Bruno Andrei Colcetta RA: 55715 3) Natália Rodrigues Marchini RA: 59023 4) Sérgio Tunis Martins Filho RA: 58401 5) Verônica Ricken Marques RA: 59381 Questão (1): Segundo o art.23. da constituição federal de 88 é de competência Comum (da União, dos Estados,do Distrito Federal e dos Municípios) alguns dos itens abaixo, exceto (a): a) proteger o meio ambiente e combater poluição em qualquer de suas formas. b) promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico. c) registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios. d) fixará normas para a cooperação entre a União e os Estados, Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem estar em âmbito nacional. e) organizar e manter os serviços oficiais de estatística, geografia, geologia e cartografia de âmbito nacional. Questão (2): Quando se trata de um Plano de Bacia Hidrográfica, existem alguns aspectos críticos quanto ao manejo dos recursos hídricos das regiões das Bacias Hidrográficas, que requerem soluções urgentes. Marque a alternativa que não corresponde as ações esperadas. a) redução significativa da disponibilidade hídrica. b) comprometimento do atendimento à demanda de abastecimento de água potável em alguns municípios . c) deterioração da qualidade das águas superficiais. d) implementação de ações ambientais isoladas, não contextualizada de forma adequada, resultando na diluição de recursos preciosos. e) abundancia de água com ótimas condições de consumo . Questão (3): O Ponto de partida para se ter uma gestão de recursos hídricos nos leva a ter alguns instrumentos na composição que são mencionados abaixo, assinale a alternativa incorreta : a) enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água. b) outorga dos direitos de uso de recursos hídricos .

d) sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos . qual a alternativa incorreta: a) assegurar as águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas e diminuir os custos de combate à poluição das águas. reagentes químicos.cloração. b) Ser compatível com os objetivos e metas de qualidade ambiental definidos pelo respectivo PBH. c) Remoção de odores e controle de doenças transmissíveis.crivos e grades e) Remoção de óleos e graxas – tanques de retenção de gorduras. tanques de precipitação química. instalações biológicas . o que estabelece o Art. de 8/1/97. lagoas de estabilização. filtros de areia. mediantes ações preventivas permanentes. f) Questão (4): Do Enquadramento dos corpos de água em classes. d) Remoção de sólidos grosseiros sedimentáveis.9 da Lei n. 9. acidez. g) Questão (5): Em relação à medida de controle de tratamento de esgoto.c) cobrança pelo uso de recursos hídricos. decantadores com removedores de escuma . quais do itens abaixo não se relaciona com o método adequado para transformação das características do esgoto. a) Remoção do material miúdo em suspensão –tanques de flotação.433. h) Questão (6): Quais dos parâmetros químicos da qualidade de água esta relacionado ao fato de que em pequenas concentrações causam problemas de cor na água. e) os representantes eleitos devem ser proprietários das áreas que contem as Bacias Hidrográfica. ferro e manganês . d) definem o enquadramento dos corpos hídricos mediante a situações de estas estarem em regiões industriais que lançaram grande quantidade de esgotos sanitarios. a partir de certas concentrações causam sabor de odor: a) b) c) d) e) alcalinidade. . filtros biológicos. dureza. cloretos. ser executável frente à disponibilidade social e objetivar padrões de qualidade das águas compatíveis com os usos a que forem destinadas. e) são responsáveis pela implementação do sistema local de controle se vazão de águas pluviais que quando não controlada a vazão pode provocar grandes prejuízos nos recursos hídricos. b) Remoção de substancias orgânicas dissolvidas – irrigação de grandes superfícies. c) A autoridade ambiental competente estabelecera metas progressivas para que a qulidade dos efluentes de unidade de tratamento de esgotos sanitários atenda aos padrões das classes dos corpos hídricos em que foram lançados.

9.Os principais objetivos do Plano de Bacia são definir as metas. calculo dos indicadores de comprometimento. verifica tipo de vida aquática ali presente . analise de disponibilidade hídrica. 4). 3. impermeabilização e erosão . estabelecer os programas e respectivas ações. 2.i) Questão (7): O fluxo decisório e operacional do controle do balanço hídrico é constituído por algumas etapas. As principais causas da escassez da água se da pela urbanização elevada e desordenada da infraestrutura. O planejamento se da preparando o inevitável. qual dos itens abaixo não se verifica: a) b) c) d) e) j) pedido de outorga. Questão (8): Quais são os principais objetivos do Plano de Bacia e como funciona o seu planejamento? k) Pl Questão (9): Os cursos de água são classificados de acordo com seus respectivos usos. definir diretrizes gerais pra orientar o desenvolvimento. l) Questão (10): As questões que se referem ao planejamento de recursos hídricos são divididas em quais níveis? Descreva quais são os planos e exemplos de projetos/ações de cada um dos níveis. diversificação das atividades de uso da água.A classificação se da por 5 diferentes classes(especial. dizendo ainda quais são as ações que levam a escassez e como garantir a proteção dos mananciais que abastecem a bacia hidrográfica. classe 1. Explique como se da essa classificação. investir em capacitação e educação ambiental. verificação da situação da bacia. sendo estabelecidos limites máximos de características que a água pode apresentar chamados padrões de qualidade. Elaboração de planos. É um processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações visando consecução de determinados objetivos. m) GABARITO: 1 e 2 e 3 e 4 d 5 d 6 d 7 e 8. prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável.

deficiência do setor de saneamento.As questões que se referem ao planejamento de recursos hídricos são divididas em: Nível Nacional-Plano Nacional de Recursos Hídricos – Ex. Nível Estadual-Plano Estadual de Recursos Hídricos – Ex.: Desenvolver e licenciar o projeto. As medidas de controle para proteção são proibições e limitações aos usos do solo. conflitos entre países pela falta de água.do solo. registro de produtos químicos utilizados na bacia. . poluição. 10. Nível Local. proteção de nascentes.: Cadastro de grandes usuários de recursos hídricos. normas especiais de proteção para indústrias químicas.Planos Setoriais – Ex. Nível Regional –Plano de Bacia – Ex. controle das atividades humanas.: Cadastro de irrigantes na bacia.etc. etc.: Transposição do rio X. interceptação de escoamentos superficiais.