You are on page 1of 7

Direito Civil - Parte Geral Obs: todas as questões retiradas de concursos públicos e provas da OAB 01.

(OAB/PR - 2004) Assinale a alternativa correta. (A) É possível cogitar de negócios jurídicos em que o silêncio pode significar anuência. (B) Na interpretação dos negócios jurídicos, havendo conflito entre a exegese imposta pelo princípio da boa-fé e o sentido literal da linguagem, esta última sempre prevalecerá, tendo em vista ser considerada como o critério hierarquicamente mais importante entre os que regem a hermenêutica dos negócios jurídicos. (C) Os negócios jurídicos benéficos demandam interpretação extensiva, ao contrário do que ocorre com a renúncia. (D) Nos negócios jurídicos, a incapacidade relativa de uma das partes pode, como regra geral, ser invocada pela outra em benefício próprio, tendo em vista o interesse de ordem pública que se apresenta a legitimar a anulação de negócios dessa natureza. Alternativa correta: A 02. (CESPE - 2004) Acerca dos bens, assinale a opção incorreta. (A) Se, no contrato de compra e venda de um imóvel rural, nada se dispuser sobre o destino dos bens móveis que servem aos fins do imóvel, deve-se entender que esses bens não foram objeto da negociação. (B) Os produtos de uma exploração do solo são bens acessórios e, não obstante não terem existência própria, podem ser objeto de ato negocial por vontade das partes ou por circunstâncias do próprio negócio. (C) O direito à sucessão aberta é um bem incorpóreo considerado por lei como imóvel para que possa receber proteção jurídica. (D) São fungíveis os bens que, por sua qualidade individual, têm valor especial e não podem ser substituídos sem que haja alteração de seu conteúdo. Alternativa correta: D

03. (OAB/RO - 2007) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a capacidade civil: (A) São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil aqueles que, por deficiência mental, tenham o discenirmento reduzido. (B) São relativamente incapazes os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos. (C) O casamento cessa a incapacidade do menor. (D) São absolutamente incapazes os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. Alternativa correta: A 04. (OAB/RS - 2006) Quanto à matéria de prescrição e decadência, assinale a assertiva correta. (A) Os novos prazos prescricionais instituídos pelo Código Civil de 2002 têm aplicação imediata, sem a incidência de regra de transição relativamente aos prazos do Código de 1916. (B) Os prazos prescricionais podem ser alterados pelas partes, tendo em vista o princípio da autonomia da vontade.

(C) A interrupção da prescrição somente pode ser utilizada uma vez pelo particular. as normas que impedem. se esta se der e se não soube do risco da evicção. por deficiência mental. (D) A anulabilidade é reconhecida por meio de ação declaratória. Alternativa correta: D 07. II .A.A morte presumida somente pode ser declarada após prévia declaração de ausência. (OAB/DF -) Assinale a alternativa CORRETA: (A) os bens naturalmente divisíveis não podem tornar-se indivisíveis por vontade das partes. não o assumiu.Os excepcionais. (D) Aplicam-se à decadência. (C) se ambas as partes procederem com dolo. (OAB/RJ .2005) Certo comerciante se obriga a fornecer determinados materiais de construção a um empreiteiro. conforme o Código Civil de 2002. III . tenham seu discernimento reduzido são.2004) Sobre a invalidade do negócio jurídico: (A) O sistema de invalidades do casamento. (D) a expromissão é uma novação por substituição do devedor efetuada independentemente de seu consentimento. de regra. regendo-se pelas regras particulares próprias. do processo civil. são relativamente incapazes. (C) apenas a afirmativa III está correta. (OAB/PR . Alternativa correta: C 05. Denominamos esta cláusula: (A) Condição resolutiva (B) Termo certo (C) Condição potestativa ilícita (D) N. Alternativa correta: D 06. quando as paredes do prédio que este edifica tiverem alcançado determinada altura. (A) todas as afirmativas estão corretas.2006) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I . ou reclamar indenização. salvo existência de cláusula que exclui a garantia. ambas poderão alegá-lo para anular o negócio. (B) apenas as afirmativas II e III estão corretas. (OAB/DF . (D) apenas a afirmativa II está correta. com a abertura da sucessão definitiva. (C) Os prazos de invalidade do negócio jurídico. sem desenvolvimento mental completo.Aqueles que. (B) O Ministério Público jamais poderá alegar nulidade absoluta. . ou dele informado. à luz do Código Civil de 2002. quanto aos defeitos. foge ao regime comum dos negócios jurídicos. suspendem ou interrompem a prescrição. Alternativa correta: A 08.R. (B) o evicto tem direito a receber o preço que pagou pela coisa evicta. relativamente incapazes. de conformidade com o Código Civil são prescricionais.

(D) a concepção e a senilidade. . (A) É objetiva a responsabilidade civil dos profissionais liberais. (VUNESP . (OAB/RS . criando. (D) Ato material consiste na atuação da vontade que lhe dá existência imediata.2006) Sobre responsabilidade civil. (A) Ato jurídico stricto sensu é o que surge como mero pressuposto de efeito jurídico. (OAB/MG . obedece à lei do país onde foi celebrado o casamento. sem função e natureza de auto-regulamento. (B) a concepção e a morte. (C) A sentença penal não tem efeitos para a responsabilidade civil. (B) O incapaz jamais responde pelos prejuízos que causar. (D) um testamento em DVD. o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia. com (A) o nascimento e a morte. (D) Na aplicação da lei. (OAB/RS . Alternativa correta: C 13. (B) uma compra e venda celebrada por um menor de 12 anos. (B) Considera-se ato jurídico perfeito aquele já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. preordenado pela lei. portanto. quando se tratar de transporte de simples cortesia ou desinteressado. não tendo. (CESPE . respectivamente.2002) Assinale a alternativa falsa. Alternativa correta: A 12. assinale a assertiva correta. porque não se destina ao conhecimento de determinada pessoa. (B) A participação é uma declaração para a ciência ou comunicação de intenção ou de fato. (D) Não é objetiva a responsabilidade do transportador.2008) Exemplo de ato jurídico existente.2007) A personalidade civil da pessoa natural surge e desaparece. legal ou convencional. modificando ou extinguindo direitos. (C) O regime de bens. válido e ineficaz é: (A) um testamento feito sob coação. Alternativa correta: B 10. (C) a maioridade e a morte. (A) A lei começa a vigorar no prazo de 45 dias após sua promulgação. Alternativa correta: D 11.Alternativa correta: B 09. (C) o perdão de dívida não aceito pelo devedor. (C) Fato jurídico stricto sensu é o acontecimento dependente da vontade humana que produz efeitos jurídicos.2006) Relativamente à Lei de Introdução do Código Civil. assinale a assertiva correta. sem exceções. destinatário.

ideiah.blogspot.blogspot. apenas será considerada seu domicílio aquela em que passar maior parte do tempo. alternadamente. (D) Muda-se o domicílio. assinale a opção incorreta. indique a afirmativa correta: (A) O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece sua residência com ânimo definitivo. vive.2003) Marque a premissa certa: (A) Configura-se lesão quando alguém. por infringir regra de ordem pública de proteção das relações mercantis.ideiah. Nesse sentido. (OAB/GO .2005) Quanto ao domicílio da pessoa natural. se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta. (C) Que não é possível o abatimento proporcional do preço. (C) A reserva mental ilícita ou irregular torna nula a declaração da vontade. (B) Se a pessoa natural tiver diversas residências. onde. (B) A validade do negócio jurídico requer capacidade do agente.com www. (B) Ocorre estado de perigo quando uma pessoa.com www.ideiah. assume obrigação excessivamente onerosa. (D) O fornecedor responde pela disparidade do produto com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária. Alternativa correta: A www. quanto às relações concernentes à profissão. (D) Representante legal é a pessoa munida de mandato.2007) Acerca do negócio jurídico. mesmo sem a intenção manifesta de o mudar. expresso ou tácito. de grave dano conhecido pela outra parte. com 15. tal requisito tipifica a um só tempo elementos de existência e pressupostos de validade do negócio jurídico. (OAB/DF . se desconhecida da outra parte ao tempo da consumação do negócio jurídico.Alternativa correta: C 14. (A) Negócio jurídico unilateral não receptício é um ato de autonomia privada que se aperfeiçoa pela declaração do seu autor e produz seus efeitos sem a necessidade de aceitação e conhecimento por parte do seu destinatário. há de ser tal que incuta ao . o lugar onde esta é exercida. (B) O fornecedor só se responsabiliza solidariamente com o fabricante perante o consumidor pelos vícios de quantidade do produto nos casos em que ficar provada culpa grave da sua parte. (C) A coação. Alternativa correta: D 16.2003) No que se refere aos vícios do produto no Código de Defesa do Consumidor é CORRETO afirmar: (A) A reparação do consumidor resolve-se sempre em perdas e danos. (OAB/RJ . ou por inexperiência.blogspot. transferindo-se a residência. outorgado pelo representado. Alternativa correta: D 17. (C) Não se considera domicílio da pessoa natural. premido da necessidade de salvar-se. sendo que a desproporcionalidade se aprecia conforme os valores das prestações vigentes ao tempo em que foi celebrado o negócio jurídico. para viciar a declaração da vontade. (CESPE . sob premente necessidade. ou a pessoa de sua família.

(B) Princípios gerais do direito. (D) É nulo o negócio jurídico quando: I – celebrado por pessoa absolutamente incapaz. menor com 14 anos de idade. economia própria. for ilícito. VII – a lei taxativamente o declarar nulo. (B) aos 16 (dezesseis) anos. (B) por autorização judicial em pedido motivado por ambos os cônjuges. (D) por pacto antenupcial. desde que concedida pelos pais ou por um deles mediante instrumento público. (C) por pedido direto dos cônjuges junto ao registro civil das pessoas naturais. Alternativa correta: A 19. (VUNESP .paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa. (CESPE .2005) A personalidade civil da pessoa natural começa (A) aos 18 (dezoito) anos completos. (A) Os pais de Maria responderão objetivamente pelo prejuízo se dispuserem de meios suficientes para tanto. (C) aos 16 (dezesseis) anos completos. II – for ilícito. (D) do nascimento com vida. sem cominar sanção. O reparo do dano causado ao veículo custou R$ 5. quando a lei for omissa. Alternativa correta: B 20. (OAB/MG . por isso Maria será responsável pelo prejuízo ainda que tenha de se privar do necessário a sua sobrevivência. assinale a opção correta acerca da responsabilidade quanto ao prejuízo causado. (B) Maria não poderá ser responsabilizada pelo prejuízo porquanto é incapaz de deveres na ordem civil. (D) Os pais de Maria somente poderão ser responsabilizados pelo prejuízo caso seja provado que tiveram culpa pelo dano. Considerando a situação hipotética apresentada. EXCETO : (A) Analogia. (C) A responsabilidade civil é inafastável. VI – tiver por objetivo fraudar lei imperativa. impossível ou indeterminável o seu objeto.2007) De acordo com o disposto na Lei de Introdução ao Código Civil. desde que o menor tenha. comum a ambas as partes . em função de relação de emprego. IV – não revestir a forma prescrita em lei. filha de Henrique e Mônica. pode ele ser alterado (A) por pacto antenupcial motivado. V – for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade.2004) Relativamente ao regime de bens entre cônjuges. motivo pelo qual o negócio jurídico é considerado nulo. III – o motivo determinante.000. .00 aos cofres públicos. Alternativa correta: D 21. pintou flores coloridas em um carro da Polícia Rodoviária Federal que estava estacionado em frente à sua casa. (OAB/MG . por escritura pública motivada. Alternativa correta: D 18. ou proibir-lhe a prática.2008) Maria. ou aos seus bens. à sua família. o juiz decidirá o caso de acordo com os seguintes critérios.

(OAB/MG . assinale a alternativa correta: (A) Os exercício de alguns direitos da personalidade podem ser limitados mediante declaração expressa do titular. (C) salvo estipulação em contrário no pacto antenupcial.2006) Em relação aos direitos da personalidade. (D) Não é possível a disposição do corpo com objetivos altruísticos. são obrigados a contribuir para as despesas do casal na proporção dos rendimentos de seu trabalho e de seus bens. sem desenvolvimento mental completo. Alternativa correta: B 23. (B) os excepcionais. salvo disposição especial expressa. (OAB/SC . desde a concepção. A colação de grau em curso de ensino superior e o exercício de emprego público efetivo fazem cessar a incapacidade do menor. no regime da separação de bens. . (C) Quando há violação dos direitos da personalidade. mas a lei põe a salvo. III. (OAB/DF . (B) são pessoas jurídicas de direito privado: as associações. (B) Ninguém pode ser constrangido a submeter-se a tratamento médico ou intervenção cirúrgica que traga risco à sua vida. deve-se pedir a indenização pelas perdas e danos.(C) Costumes. para depois da morte. (OAB/RO .2007) Quanto às pessoas naturais. por deficiência mental.2006) Assinale a alternativa INCORRETA: (A) o nome da pessoa pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público. (D) os pródigos. Alternativa correta: D 22. relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer.2003) É INCORRETO afirmar que são incapazes. no todo ou em parte. (D) Eqüidade. quando não haja intenção difamatória. Alternativa correta: C 24. ambos os cônjuges. as sociedades. considere as seguintes afirmativas: I. (D) prescreve em 3 (três) anos a pretensão de reparação civil. mas não é possível a propositura de ação para que se faça cessar a lesão. quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida. A menoridade cessa aos dezoito anos completos. Alternativa correta: A 25. tenham o discernimento reduzido. (C) os maiores de 14 e menores de 18 anos. II. os viciados em tóxicos e os que. as organizações religiosas e os partidos políticos. os direitos do nascituro. (A) os ébrios habituais. através de instrumento público. as fundações.

2004) Quanto aos bens: (A) Consideram-se bens móveis o direitos à sucessão aberta. II e III estão corretas. Alternativa correta: C . (D) Alternativas I.IV. Assinale a alternativa correspondente: (A) Alternativas II e III estão erradas. Os direitos da personalidade irrenunciáveis. Alternativa correta: D 26. (C) O direito de autor é bem móvel. (OAB/DF . (B) Alternativas I e II estão erradas. porém transmissíveis. (C) Todas as alternativas estão corretas. (D) Os frutos armazenados em um depósito para expedição ou venda são percebidos. (B) Consideram-se bens imóveis as energias que tenham valor econômico.