You are on page 1of 4

1

Notas: 1

O historiador Thomas Kuhn, no livro A estrutura das revolues cientficas [1] , escrito na dcada de 1960, desenvolveu conceitos que chamou de paradigmas. Assinale as alternativas que correspondem noo de paradigma proposta por Kuhn.

[1] KUHN, Thomas. A estrutura das revolues cientficas . 8. ed. So Paulo: Perspectiva, 2003. Escolha pelo menos uma resposta.

a. filosofia oriental

b. forma de ver o mundo

c. metodologia de pesquisa cientfica

d. conjunto de valores e. cincia social aplicada

f. conjunto de crenas

g. padro

Opa! Parece que voc identificou incorretamente um ou mais aspectos da noo de paradigma proposta por Kuhn. Como voc deve ter percebido, essa noo tem implicaes sobre nossa vida. Todos ns temos paradigmas estabelecidos, ou seja, conjunto de crenas, valores e padres, e cabe a cada um questionar se no existem outras formas de entender os mesmos problemas e situaes. Segundo a proposta de Thomas Kuhn, as alternativas corretas so: conjunto de crenas conjunto de valores forma de ver o mundo padro Para rever a noo de paradigma, consulte o Captulo I do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gesto [1] ou a Web Aula 1.

[1] FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida; CAZELA, Moises Miguel (orgs.). Tecnologias e ferramentas de gesto. Edio especial para o Programa do Livro-texto da Universidade Anhanguera. Campinas: Alnea, 2009.

Parcialmente correta

Notas relativas a este envio: 0.75/1.

Question2
Notas: 1

Assinale as alternativas que se relacionam ao conceito de gesto: Escolha pelo menos uma resposta.

a. deve refletir a cultura da empresa

b. organizar e carimbar papis

c. o gestor assume riscos e ganhos de acordo com seus interesses

d. ato de gerenciar, administrar

Opa! Parece que voc identificou inadequadamente uma ou mais alternativas em relao ao conceito de gesto. O termo gesto vem do latim gestione, ato ou efeito de gerenciar e administrar. Para desempenhar essa funo, o gestor deve adotar um modelo orientado por princpios e valores expressos na misso da empresa e que reflitam em sua cultura para administr-la rumo ao objetivo traado. As alternativas corretas so: ato de gerenciar, administrar. deve refletir a cultura da empresa. Para retomar esse assunto, reveja o incio do Captulo II do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gesto.

Parcialmente correta

Notas relativas a este envio: 0.5/1.

Question3
Notas: 1

Sobre os papis que o gestor pode assumir em uma organizao segundo a proposta de Mintzberg (1973), disponvel no Captulo II do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gesto , relacione as atividades descritas a seguir ao papel ao qual correspondem.

L relatrios e outros documentos da organizao

Informacional

Assina documentos legais da organizao

Interpessoal

Motiva, treina e aconselha pessoas

Interpessoal

Transmite informaes para pessoas de fora da organizao

Informacional

Representa os interesses da organizao perante rgos de classe, por exemplo

Decisorial

Programa, ora e estabelece prioridades Correto

Decisorial

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4
Notas: 1

Sobre a definio de processo, marque a alternativa que NO seja correta ou que NO tenha a ver com o conceito estudado. Escolher uma resposta.

a. um documento formal e oficial da organizao b. Os processos devem ser funcionais e, portanto, no burocrticos.

c. Processo um conjunto de atividades ordenadas

d. O processo possui um comeo, um meio e um fim.

e. O processo uma sequncia lgica de tarefas

Parabns!

Sua

resposta

est

correta.

A noo de processo bastante utilizada nas organizaes, e hoje, para melhor organizar as funes e rotinas, precisa ser trabalhada como uma sequncia de processos.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5
Notas: 1

Assinale a alternativa que NO se refere a consultoria e trabalho do consultor. Escolher uma resposta.

a. Consultoria a prestao de servios profissionais

b. Consultoria sinnimo de gesto de pessoas e de organizaes c. A empresa pode contratar um consultor quando no h um profissional com conhecimento para encontrar a soluo de determinado problema d. A empresa pode contratar um consultor para dar treinamento para seus profissionais e. Nenhuma das demais alternativas apresenta a resposta correta.

Parabns!

Sua

resposta

est

correta.

Consultoria a prestao de servios profissionais para auxiliar outras organizaes.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6
Notas: 1

Das situaes a seguir, qual caracteriza uma mudana que est ocorrendo diante da nova ordem organizacional? Escolher uma resposta.

a. As fronteiras e/ou limites industriais, que eram incertos, agora se evidenciam com preciso b. A nfase na hierarquia reduzida, e aumenta a importncia da integrao entre diferentes reas e setores c. A verticalizao do processo produtivo uma tendncia, pois permite a reduo de custos operacionais e em pesquisa d. A competio entre empresas diferentes passa a evitar a competio entre empresas totalmente similares e. A logstica tem um papel cada vez menor no contexto organizacional

Parabns!

Sua

resposta

est

correta.

A importncia passa a ser da integrao entre diferentes reas e setores.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

You might also like