You are on page 1of 2

CURSOS | SÍTIO TRINDADE Cursos: de 10 de março a 28 de abril de 2014 Inscrições gratuitas: de 24 de fevereiro a 07 de março de 2014, no horário de 9h às 12h e das

13h às 17h. Local: Sítio Trindade – Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela, Recife – PE. Informações: (81) 3355-3411| www.fundarpe.pe.gov.br

Teatro de bonecos Pré-requisito: qualquer pessoa com idade acima dos 12 anos. Aulas: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h (nos sábados haverá aulas apenas nos 15, 22 e 29 de março e 5 de abril). Conteúdo programático: No curso, os alunos terão oportunidade de mergulhar no universo do teatro de formas animadas, a começar por um breve embasamento teórico a cerca da história das artes do boneco, passando por um estudo prático de três das principais técnicas de confecção de bonecos e finalizando com o aprendizado de algumas das técnicas de manipulação e interpretação com bonecos. No encerramento do curso os alunos terão oportunidade de por em pratica os conhecimentos adquiridos numa breve encenação teatral com bonecos. A integração entre alunos de diferentes faixas etárias tem sido um dado bastante positivo no aprendizado do teatro de bonecos. Os professores/facilitadores serão bonequeiros profissionais com larga experiência, todos ligados ao Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco. O curso será dividido em módulos assim distribuídos: 1 - História do teatro; 2 – Técnicas de confecção de bonecos (O boneco de sucata, O boneco de espuma e O boneco de madeira); 3 – Manipulação, interpretação e improvisação com bonecos; e 4 –Montagem. Facilitador: Jorge Costa, da Associação de Teatro de Bonecos de Pernambuco. Dança Popular Pré-requisito: é necessário ter de 15 a 30 anos de idade. Aulas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e aos sábados das 8h às 12h (nos sábados haverá aulas apenas nos 15, 22 e 29 de março e 5 de abril). Conteúdo programático: O curso de dança popular irá promover vivências de diferentes ritmos que fazem parte da cultura brasileira e nordestina: afoxé, ijexá, maracatu, caboclinho, coco de roda e frevo. O curso será dividido em duas partes. A primeira tem o objetivo de apresentar os movimentos e a musicalidade da dança, o seu contexto histórico cultural e uma noção básica de composição coreográfica. A segunda etapa será dedicada enriquecer tanto os movimentos quanto o entendimento histórico das danças abordadas. Facilitadores: Tiago Ferreira, Heloneide Fagundes e Thamires Bezerra (Bacnaré)

Cinema de Animação Pré-requisito: a partir de 15 anos de idade, com habilidade para desenho e artesanato ou com interesse em cinema/ audiovisual.

etc). Facilitadores: Moa Lago. Conteúdo programático: O curso irá abordar desde a história e origem do grafite. personagens. bem como a conscientização sobre a importância da música como instrumento essencial para a sua atuação artística. O objetivo é despertar para o fazer artístico e a capacidade de desenvolver técnicas mais avançadas para chegar a uma arte final desejada. os participantes terão contato com os materiais e equipamentos cinematográficos. black book) e estilos (bomb. André de Olinda. através das apresentações em logradouros público. das 14h às 18h. 22 e 29 de março e 5 de abril). realizarão exercícios de recriação de imagem em movimento e participam de todo o processo de confecção dos desenhos. Aulas: de segunda a sexta-feira. promovendo o acesso do grande publico a chamada música de concerto. estêncil. e aos sábados das 8h às 12h (nos sábados haverá aulas apenas nos 15. contribuindo para a formação de novos artistas com conceitos diversos sobre a arte de rua. tela. Facilitador: Lula Gonzaga Grafite Pré-requisito: a partir de 15 anos de idade e no ato da inscrição deve anexar um desenho com tema livre. e aos sábados das 8h às 12h (nos sábados haverá aulas apenas nos 15. acervo de filmes e câmera fotográfica e de vídeo para documentação.Aulas: de segunda a sexta-feira. das 8h às 12h. Johny C. piece. cultural e de profissional popular. wildstyle. das 14h às 18h. O projeto também transporta projetor. apresentando tipos de bicos e suportes (aerografia. 22 e 29 de março e 5 de abril). Toda produção nas oficinas é a partir do tema estabelecido. do patrimônio histórico e da identidade cultural. Conteúdo programático: O curso Musica em Movimento irá trabalhar o aperfeiçoamento técnico e artístico. 22 e 29 de março e 5 de abril). Aulas: de segunda a sexta-feira. passando por noções de cidadania e de empreendedorismo (diferença entre grafite e pichação) até apresentar as diferentes técnicas e materiais básicos. dos cenários e das seqüências de animações. social. Conteúdo programático: No curso. permitindo uma participação abrangente. Facilitador: Maestro Adelmo Apolônio . e aos sábados das 8h às 12h (nos sábados haverá aulas apenas nos 15. utilizando o estúdio de animação artesanal com uma mesa de luz para cada participante. O curso irá ainda divulgar e tornar acessível os princípios da Unesco sobre a diversidade cultural através da música. e Diego Acioly Música em Movimento Pré-requisito: Qualquer pessoa interessada a partir dos 14 anos de idade. abordando o Movimento de Cultura Popular e a iniciação musical.