You are on page 1of 18

Mutualismo

Mutualismo
Principais tipos de mutualismo: 1. Polinização

2. Dispersão de sementes

3. Mutualismos de proteção

1

É o óvulo já fecundado. 2 . sendo formada pelo tegumento ou casca. embrião e pelo endosperma que o envolve.Mutualismo Dispersão de Sementes Proporção de artigos Polinização Dispersão Proteção Dispersão de Sementes Semente é o óvulo maduro das gimnospermas ou angiospermas.

típico de plântulas que se desenvolvem muito próximas à planta-mãe. PORQUE DISPERSAR? * aumenta a probabilidade de que as sementes encontrem um terreno com condições favoráveis à germinação das mesmas e ao desenvolvimento da plântula. * favorece o fluxo gênico e a maior variabilidade genotípica nas populações de plantas 3 .Dispersão de Sementes *Dispersar: mecanismo de transporte que permite a distribuição das sementes (=diásporos) por uma área geográfica ampla. nutrientes e espaço. * reduz o risco de competição por água. luz.

Dispersão de Sementes Mutualismo Dispersão de Sementes Principais dispersores: •Pássaros •Primatas •Pequenos mamíferos •Formigas • Peixes: pacu no Pantanal 4 .

. dispersa por aves) Mecanismos de Dispersão de sementes 1. como por ex. Zoocoria: dispersão por animais Epizoocoria: diásporos carregados acidentalmente. mas não há a ingestão dos mesmos pelo agente dispersor Endozoocoria: envolve a ingestão e posterior excreção dos diásporos (algumas sementes precisam passar pelo trato digestivo de animais para que possam germinar. Hidrocoria: diásporos hidrocóricos 5 . Anemocoria: diásporos anemocóricos Ciganinha Colutea arborescens Dente de leão 2. a erva-de-passarinho. Anemocoria: dispersão pelo vento 2.Mecanismos de Dispersão de sementes 1. externamente Sinzoocoria: diásporos carregados deliberadamente. Hidrocoria: dispersão pela água 3.

Agentes de dispersão na Zoocoria * Aves: ornitocoria * Mamíferos: mamaliocoria (ex.Mecanismos de Dispersão de sementes 3.: quiropterocoria) * Répteis: saurozoocoria * Peixes: ictiocoria * Insetos: entomocoria * Formigas: mirmecocoria 6 . Zoocoria: diásporos zoocóricos Epizoocoria Endozoocoria Mecanismos de Dispersão de sementes 3.

tipo de deiscência da semente. textura...Dispersão de sementes Síndromes de Dispersão: conjunto de características do fruto (cor. forma.) que atraem tipos específico de dispersores Síndromes de dispersão de sementes Adaptações para reprodução plantas dispersão vento água animais Deiscência Frutos • secos e parede dura Frutos pequenos leves secos alados Frutos boiar prova dágua aerados Frutos coloridos doces suculentos Frutos pequenos ganchos grudentos 7 .

digerem a parte carnosa e as sementes normalmente ficam protegidas •Muitos frutos têm substâncias laxantes que favorecem a defecação •Normalmente a defecação ocorre distante do local de ingestão dos frutos. com maior capacidade de transportá-las para longe da planta-mãe. o que garante a dispersão 8 .Dispersão de sementes •Maioria frutos são vermelhos: cor que insetos não enxergam! •Garante que sementes serão dispersas por animais maiores. Dispersão de sementes • Animais ingerem o fruto.

o azul e o amarelo. Síndromes da dispersão de sementes por animais Ornitocoria: Caso de Sinzoocoria: Araucaria angustifolia. como a presença de arilo em sementes de testa dura. mas podem subir e voar e vizualizam bem as cores como o vermelho.: Adenanthera pavonina (olho de dragão) As sementes de pau-viola (ou tucaneiro). quando os pinhões são o principal alimento disponível. Ex.Síndromes da dispersão de sementes por animais Ornitocoria Caracterí Características dos diá diásporos: • Parte comestível atrativa. mas não os ingerem. Margaritaria e olho-de-cabra (da esq. pois a cor vistosa deste apêndice mimetiza um fruto maduro. atraindo os pássaros. rica em lípides • Mecanismos que previnem a digestão da semente: endocarpo pétreo e/ou possui substâncias amargas. 9 . carnosa. para a dir) são dispersas por aves Os pássaros têm olfato fraco. e gralha azul: a gralha carrega os pinhões da Araucária para vários locais durante o inverno. • É comum a existência de mimetismo. não têm dentes.

Primatas: Macacos enxergam cores e são pouco olfativos. 10 . permanecem verdes quando maduros Esquilos são importantes predadores de sementes em fragmentos florestais na Mata Atlântica Síndromes da dispersão de sementes por animais Mamaliocoria: A. Frutos são geralmente carnosos e ricos em substâncias altamente energéticas (lípides). Características dos diásporos: casca resistente proteção da semente (substância tóxica ou amarga) e odor. não enxergam cores. goiaba (Psidium) B. ganchos e substâncias viscosas Sinzoocoria: ocorre em Berthalettia excelsa (Castanha-do-Pará). Exemplos de frutos dispersos por morcegos: jaca.Bidens pilosa (picão). dentes. sapoti (Achras). Exemplo: macaco-aranha dispersa inúmeras sementes e é muito importante para a manutenção da diversidade vegetal nas florestas tropicais.Morcegos: Noturnos. mas não enxergam cores. jogando fora as sementes. manga (Mangifera). Endozoocoria: os mamíferos têm olfato desenvolvido. onde o fruto é aberto por roedores que comem o arilo e enterram as sementes. Comem apenas a parte macia do fruto (frutos carnosos).Síndromes da dispersão de sementes por animais Mamaliocoria: Epizoocoria: representada pela presença de "carrapichos" . mas têm olfato aguçado e apreciam odores como o de mofo.

Síndromes da dispersão de sementes por animais Ictiocoria: Importante em áreas periodicamente alagadas. Tambaqui pode agir como dispersor e predador de sementes do Lourodo-tambaqui e do Jauari (plantas típicas de igapós na Amazônia) Tambaqui Pacu Piracanjuba Piraputanga 11 . dispersando as sementes. araticum-do-mangue). no mangue. onde a uniformidade na distribuição da vegetação é garantida pela dispersão por peixes. como as matas de várzea e igapós. realizando a dispersão.Síndromes da dispersão de sementes por animais Saurozoocoria: Jacarés e iguanas comem. Ex: Pacu e Piranjuba comem frutos de Ingá (Leguminosae). frutos de Annona glabra (araticum-dobrejo. Os répteis são sensíveis às cores laranja e vermelho e têm olfato desenvolvido.

deixando as sementes intactas. Sanguinaria canadensis e muitas espécies de violetas) Por que dispersar sementes? 12 . Estas originam as plântulas que crescem em um ambiente livre de predadores. .Síndromes da dispersão de sementes por animais Entomocoria: Principal: Mirmecocoria . lípides.: .a carúncula das sementes de mamona (Ricinus comunis). Ex. açúcares e vitaminas).sementes de espécies herbáceas nas florestas decíduas do centro e leste dos EUA (Claytonia virginiana. carnosos e pigmentados que contêm proteínas. As formigas levam as sementes para os ninhos e alimentam operárias e larvas com os elaiossomos.as formigas preferem as sementes pequenas contendo elaiossomos (apêndices externos.

95% dos ninhos da arara-azul (Anordohyncus hiacinthinus ) são construídos nos manduvis! O quê aconteceria se a população de tucanos fosse reduzida? Dispersão de sementes: mutualismo ou predaç predação? ão? Sobrevivência das araras-azuis depende do principal predador de seus ninhos! Tucanos são predadores de ovos. 13 . onde as araras nidificam Relações sutis. Florestas tropicais: 50 – 90% das sp.. cerca de 80% da biomassa de vertebrados é frugívora ou herbívora! 2. de plantas tem dispersão por animais (zoocoria).. mas são os maiores dispersores das sementes do manduvi.Dispersão de sementes Mutualismo com grandes consequências sobre a estrutura das comunidades Exemplos: Exemplos 1. O tucano (Ramphastos toco) é o principal dispersor das sementes do Manduvi do Pantanal (Spercullia apetala).

Escape da competição com plantas parentais ou ‘irmãs’ 2.Dispersão de sementes 70 a 90% das plantas tropicais têm adaptações para dispersão por pássaros. Por que dispersar sementes? 1. Contribui para o fluxo gênico e diversidade genética 14 . Descoberta de ‘novos’ habitats adequados 4.. Escape de predação e doenças: são fatores dependentes da densidade! 3..

mas não necessariamente obrigatório •Normalmente. animais generalistas •Menor número de adaptações comparado à polinização • Porque a dispersão de sementes é adaptativa para plantas? plantas? Mutualismo Dispersão de Sementes Hipóteses para explicar a importância da dispersão 1. Evita competição com planta-mãe (chuva de sementes) 2.Mutualismo Dispersão de Sementes •Tipo comum de mutualismo. Hubbell (1979): Hipótese da colonização variável 3. Janzen (1971): Hipótese da sobrevivência diferencial com a distância 15 .

Mutualismo Dispersão de Sementes – Modelo de JanzenJanzen.Connell (1971) Porque é importante dipersar? dipersar? Número de sementes Probabilidade de sobrevivência Curva de recrutamento Distância da planta mãe Dispersão de Sementes “Sombra de sementes”: descreve a distribuição espacial do número de sementes a diferentes distâncias da planta parental 16 .

Dispersão de Sementes “Sombra de sementes”: a distribuição espacial das sementes e plântulas é uma combinação de 2 fatores: maneira como dispersores rearranjam as sementes no solo maneira como mecanismos de predação e mortalidade de sementes (ex: patógenos) operam ao redor da planta-parental “Sombra de sementes” 17 .

Mutualismo Conclusões •Diversos exemplos de mutualismo na natureza •Relações co-evoluídas • Adaptações de ambos os parceiros envolvidos na relação para garantir os benefícios mútuos • Algumas relações podem evoluir para parasitismo ou interação +/- 18 .