You are on page 1of 4

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos

A melhor forma verbal para completar o objetivo é:
Resposta Resposta Selecionada: c.

Analisar.
Resposta Correta: c.

Analisar.
Feedback da resposta:

Os verbos indicadores de objetivo vêm no infinitivo (terminados em “r”). Por exemplo: descrever, observar, concluir, estabelecer.

Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos

Das maneiras a seguir para iniciar um artigo científico, apenas um exemplo não condiz com a introdução. Identifique-o:
Resposta Resposta Selecionada: d.

De 100 informantes, 32% declararam interesse pela leitura literária.
d.

Resposta Correta:

De 100 informantes, 32% declararam interesse pela leitura literária.
Feedback da resposta:

A informação em destaque se refere a um resultado de pesquisa e não parte da introdução.

Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos

Entre os suportes possíveis para a divulgação do artigo científico, constam:
Resposta Resposta Selecionada: e.

Livro e revista.
Resposta Correta: e.

Livro e revista.
Feedback da resposta:

O artigo é publicado em suporte, como livro ou revista (periódico), devido à sua extensão e à função social. Não seria publicado em jornal, por exemplo, porque o jornal não comporta um texto muito longo de 10, 15 páginas, nem o jornal serve para divulgar esse tipo de gênero.

Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos

No exemplo a seguir, temos que parte do artigo científico? “Professor da Escola de Ed. Física da UFRJ. Doutor em Ed. Física e Pesquisador. Coordenador do Instituto Virtual da FAPERJ”.
Resposta

Revisão teórica: levantamento de toda a literatura publicada sobre o tema em um período de tempo. Breve biografia do autor. resumo. Pós-textual: (título e resumo em língua estrangeira.metodologia. II e III. notas. Assim. Os dados biográficos dão credibilidade ao texto. II e III estão corretas. por exemplo). Nas afirmativas I. tem título. introdução e os elementos outros apontados aqui. Resposta Correta: e. Confirma-se apenas: Resposta Resposta Selecionada: e. II e III estão corretas.  Pergunta 7 . titulação. II. Resposta Correta: b. Resposta Correta: e. que pode ser apresentada abaixo do nome ou em nota de rodapé. objetivo. II . Feedback da resposta: Depois do título.  Pergunta 5 0. As afirmativas I.5 em 0. experimental ou empírico. desenvolvimento (teoria. resultados e discussão). conclusão (respostas aos objetivos). III. o artigo científico tem mais de uma classificação.Artigo experimental: relato de um experimento para fins de testagem de hipóteses.).). podendo ser desenvolvido como texto apenas teórico. um artigo e uma tese. Pré-textual: título. Breve biografia do autor. podemos classificá-lo em: I . ambiente experimental controlado. II e III. III . bibliografia etc.5 pontos O artigo científico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos: I. Tal nome é acompanhado por uma reduzida biografia (instituição. As afirmativas I. Feedback da resposta: Todos os elementos estruturais de textos científicos/acadêmicos são comuns.Artigos empíricos: observação direta dos fenômenos conforme são percebidos. autoria. Nas afirmativas I.  Pergunta 6 0.5 pontos O artigo científico não tem única forma. Assim.Resposta Selecionada: b. Feedback da resposta: De fato. currículo. coloca-se o nome do autor do artigo científico. por exemplo.5 em 0. Resposta Resposta Selecionada: e. justificativa etc.Textual: introdução (tema.

a descrição e a dissertação eram colocadas lado ao lado. é: Resposta Resposta Selecionada: d. porque pode chegar a um estudo e resultado já existentes. receita. injuntivo) e como gênero (bula. a narração. sem preocupação com termos específicos da área. apresentará algumas habilidades. não podemos afirmar: Resposta Resposta Selecionada: b. Pode seguir uma linguagem menos científica. Um cientista nunca parte do zero em uma pesquisa.  Pergunta 10 . que verificam a relação do texto com a sociedade. com o avanço dos estudos sobre gênero textual. sem preocupação com termos específicos da área. poema.5 em 0. o texto passou a ser encarado como tipo (narrativo. Um gênero criado no meio social escolar. exceto: Resposta Resposta Selecionada: a. recado e tantos outros). argumentativo. Resposta Correta: d.5 pontos Podemos afirmar que a dissertação.  Pergunta 8 0.  Pergunta 9 0. Resposta Correta: Desconsiderar referências bibliográficas relevantes ao assunto em foco.5 pontos Sobre o artigo científico. a produção mais realizada nas escolas.5 em 0. por isso a linguagem é obrigatoriamente científica. Feedback da resposta: Um passo fundamental para a produção de qualquer texto acadêmico/científico é conhecer as publicações (os estudos) já existentes. descritivo. ficando a dissertação como gênero. Feedback da resposta: Durante muito tempo. Feedback da resposta: Artigo científico é produzido por um pesquisador e destinado a um público especializado na área. ao estudar leitura e produção de texto. b. com o emprego de termos adequados. MSN. a.5 em 0. Um gênero criado no meio social escolar. Resposta Correta: Pode seguir uma linguagem menos científica. Desconsiderar referências bibliográficas relevantes ao assunto em foco.0.5 pontos Quando você escrever um artigo científico. Porém. opinativo.

confirmamos que: I. sem fugir para temas do cotidiano ou para a literatura (como a crônica). O tema tratado deve estar relacionado ao meio científico. . sendo pertinente a uma área da ciência. Feedback da resposta: O artigo.5 em 0. específico a uma esfera social.5 pontos Sobre o tema de um artigo científico. Estão corretas as afirmativas I e II concomitantes. O artigo não pode tratar de temas relativos ao cotidiano. II. III. Pode tratar de tema de outros gêneros de texto. portanto. Estão corretas as afirmativas I e II concomitantes. somente pode tratar de temas pertinentes a essa esfera. como a crônica. por ser um gênero acadêmico e.0. Resposta Resposta Selecionada: c. Resposta Correta: c.