You are on page 1of 6

Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Ciências Biológicas Colegiado de Ciências Biológicas

RESENHA

Feira de Santana – BA Julho/2013

.Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Ciências Biológicas Colegiado de Ciências Biológicas Curso Licenciatura em Ciências Biológicas CELSO DAMASCENO SILVA1 Disciplina: BIO132 – Bioética Docente: Maria da Glória Sampaio Gomes Data: 19 de Julho de 2013 Feira de Santana – BA Julho/2013 1 Graduando do 1º Semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana.

Nº de Páginas: 5 Páginas .FICHA TÉCNICA DO ARTIGO Artigo: “A noção de dignidade da pessoa humana é supérflua na Bioética”? Autor: Roberto Andorno Tradução: Carlos Eduardo Bistão Nascimento Ano de Publicação: 2008 Local de Publicação: Instituto de Ética Biomédica. Suíça. Zurique.

a dignidade humana e os Direitos Humanos em Universidades do Canadá e da Alemanha. O que é a Dignidade Humana: Onde o autor procura explicar o conceito da Dignidade da Pessoa Humana para que pudesse nos tópicos seguintes trabalhar esse conceito de uma forma mais aprofundada. . e teve participação na elaboração da Declaração Internacional sobre os Dados Genéticos Humanos e da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. O artigo é dividido nos três seguintes tópicos: I. sobre a alma do ser humano. SOBRE O ARTIGO O artigo lido apresenta como tema principal o respeito à dignidade humana e se a mesma se enquadra nos padrões de análise da Bioética nas suas mais diversas áreas. pois o mesmo não deve e não pode ser substituído por algum outro equivalente. A Dignidade Humana como exigência da não instrumentalização do ser humano: O autor procura explicitar nesse tópico a importância de ser ter o cuidado de não instrumentalizar o ser humano. A Dignidade Humana necessita de uma justificação metafísica?: O autor já começa este tópico tratando da forma com que o conceito de dignidade humana foi criado e aceito pela sociedade. O II. Já participou de diversos projetos relacionados com a Bioética Global. Biotecnologia. É importante salientar que o autor do artigo expressa nesse tópico a dificuldade de se conceituar Dignidade Humana de uma forma abrangente a diversos assuntos. sobre a função e os direitos que o ser humano possui e que devem ser devidamente respeitados. III. Biologia. como a Medicina. dentre outros. Já fez parte do Comitê Internacional de Bioética. mas que ainda assim a mesma possui um conceito acordado entre diversos pesquisadores e estudiosos que buscaram de uma melhor forma torna-lo inerente a todos os seres humanos.SOBRE O AUTOR Roberto Andorno nasceu na Argentina e estudou na Universidade e Buenos Aires e na Universidade Parisiense XII durante os seus doutorados em Direito ambos relacionados aos aspectos éticos e legais das tecnologias de Reprodução Assistida. e deixa claro ainda mais que não há como se pensar em dignidade humana sem pensar sobre metafísica.

presente em cada ser humano. a sua função e atuação na sociedade. Conclui-se. e pode ser observado diante de diversos casos na sociedade atual que embora exista uma luta ainda maior dos profissionais bioéticos em relação a corrupção científica. independente de sexo. de tratar um paciente como único. pois a dignidade humana faz parte de um principio ético intrínseco. cor. que o autor buscou da melhor forma e usou de inúmeros fatos para tratar sobre a importância do respeito à Dignidade Humana de cada ser humano. pois cada ser humano tem a sua importância. ainda se faz presente a ideia de se instrumentalizar o ser humano. na tentativa de aferir a cada ser humano o seu direito de ser responsável pelos efeitos das suas causas. de reduzi-lo apenas a uma matéria-prima de análise ou de criação de avanços tecnológicos. ANÁLISE CRÍTICA Pude concluir a partir da leitura do artigo. Outro ponto importante e talvez o principal do artigo que é explicado pelo autor é o fato da necessidade dos profissionais das áreas biomédicas terem como um de seus princípios o respeito à dignidade humana de cada um. principalmente em se tratando da ciência. ainda que dotado de capacidade ou não de análise e percepção dos fatos. mas que ainda assim tem direito de ser respeitado. opção sexual ou mesmo escolaridade. portanto que o princípio da Dignidade da Pessoa Humana deve indubitavelmente ser respeitado. raça. portanto é importante que essa dignidade seja devidamente respeitada.autor também deixa clara a necessidade que existe que a dignidade humana seja respeitada no âmbito da medicina no tocante ao médico analisar a posição correta do paciente diante de alguma questão. .

). Roberto. . 28 mai. NASCIMENTO. São Paulo. Carlos Eduardo Bistão (trad. A noção de dignidade humana é supérflua na bioética? Blog do Nascimento.adv. 2011.br/blog> Acessado em 02/05/2013. Disponível em: <http://carlosnascimento.REFERÊNCIAS ANDORNO.