You are on page 1of 17

O DISCURSO E CONTRA – DISCURSO DO DESENVOLVIMENTO EM PORTO VELHO (RO

)
MELISSA VELANGA MOREIRA Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

RESUMO: A pesquisa com abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica e exploratória, foi desenvolvida por meio da análise de alguns discursos oficiais sobre desenvolvimento das empresas ligadas à construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio situada em Porto Velho/RO, nos anos de 2009-2013. Tais discursos veiculados pela mídia aberta têm por finalidade refletir acerca das concepções de progresso relacionado ao contra progresso, percebido pelos contra discursos que se manifestam na medida em que os impactos no âmbito social e ambiental se apresentam, na capital do Estado de Rondônia. A pesquisa fornece informações sobre os contratos feitos entre a Empresa Santo Antônio Energia e a Prefeitura Municipal de Porto Velho, bem como as empresas envolvidas, os acordos estabelecidos, o valor monetário de algumas negociações e o processo de desempenho durante os prazos estabelecidos frente à sociedade. Por considerar uma das funções da Universidade sistematizar conhecimentos, socializa-los e criar oportunidades de conscientização para transformação social, o artigo apresenta informações do ciclo exploratório do século XXI representado pelas Usinas Hidrelétricas na Amazônia, e analisa os pontos em pauta sob a luz dos estudos pós-coloniais, bem como autores da análise do discurso como Foucault, Pêcheux e Bakhtin. Os resultados indicam a necessidade de gerar debates na sociedade em busca de possíveis soluções para os problemas sociais, diante dos enfrentamentos já iniciados a partir de ações coletivas junto aos órgãos públicos e reflexões pertinentes aos estudos ligados ao tema. Palavras-chave: Pós - Colonialismo, Discurso, Contra Discurso. ABSTRACT: A qualitative research approach and the literature and exploratory type, was developed through the analysis of some official discourses on development of enterprises linked to the construction of the Santo Antônio hydroelectric plant located in Porto Velho / RO, in the years 2009-2013. Such open discourse Mass media are intended to reflect on the concepts related to progress against progress, against perceived by discourses that manifest as it impacts on the social and environmental present, the capital of the state of Rondônia. The survey provides information on contracts made between the Company Santo Antônio Energia and the Municipality of Porto Velho, as well as the companies involved, the agreements, the monetary value of each negotiation and process performance during the periods set before society. Considering one of the functions of the University systematize knowledge, socialize them and create awareness of opportunities for social transformation, the article presents information cycle exploratory XXI century represented by hydroelectric plants in the Amazon, and examines the points at issue in the light of studies postcolonial, and authors of the analysis of discourse as Foucault, Bakhtin and

e as desigualdades crescentes como “sempre foi assim”. Ceará. Esta grande fase deve-se à Segunda Guerra Mundial com a entrada dos aliados como Inglaterra. Pernambuco. ou se é a favor do capitalismo ou se considera que é socialista. Os meios de comunicação de massa veicula a ideologia capitalista como promissora em todo o Mundo. INTRODUÇÃO A história mostra que o Discurso considerado Oficial do Desenvolvimento sempre acompanhado do Discurso do Progresso é permeado de silêncio em relação aos impactos que ocorrem nas regiões e sociedades afetadas. Rio Grande do Norte. quantidades expressivas de pessoas – principalmente da região da Paraíba. e que mais tarde foi incorporado ao Território Federal de Rondônia. e nos últimos anos do séc. Speech. É possível perceber dentro dos discursos e contextos a dualidade nos olhares e posturas que não apresentam uma posição oficial intermediária: Ou se é a favor do desenvolvimento ou se considera que é contra. Bahia. before the fighting started already from collective actions with public agencies and reflections relevant to studies related to the subject. e muitos desses homens que vieram trabalhar viraram escravos de seringalistas e não . teve seu primeiro boom de Desenvolvimento com o aparecimento no mercado da borracha. Keywords: Post-Colonialism. entre outros que ficaram conhecidos como soldados da borracha: Exploradores que exploraram a borracha em nome do Progresso Mundial. França e Rússia. The results indicate the need to generate debates in society in search of possible solutions to social problems. e por consequência o imaginário popular enxerga o sistema vigente como único possível. Porto Velho que pertencia a Mato Grosso nos anos 900. para explorar a borracha. Dessa forma o comodismo se instalou depois das duas Guerras Mundiais. inclusive no Brasil. Foram trazidas do Nordeste. que lutaram contra o Eixo do Mal. Speech Against.Pecheux. Companhias Americanas investiram no Governo Brasileiro. XXI manifestações populares aconteceram no mundo inteiro e revelou uma insatisfação coletiva que atualmente questiona as atuais forças políticas e ideológicas do sistema vigente.

ainda continua a ser o produto fundamental nesse Estado. quando terminou não abasteceu nem RO. atualmente arcaicas. comércios e serviços braçais.90 e 2000. parou e retornou a construção liderada pela companhia de Farquhar. Minas Gerais e Espírito Santo. quando o Brasil mudou os rumos da Ferrovia para Rodovias. Por outro lado deram sequência ao programa do desenvolvimento e fizeram crescer economicamente o estado de Rondônia. em vários cargos. construídas pelas companhias do Farquhar. Os soldados da borracha foram responsáveis pela construção do Território Federal de Rondônia criado pelo Governo Federal. Nessa mesma época foi construída a Usina Hidrelétrica Samuel para fornecer energia para RO e Acre. Em 1982 o Governo Federal fez a extinção do Território Federal de Rondônia para dar origem à criação do Estado de Rondônia com o primeiro governador. Muitos profissionais vieram com as companhias construir as estradas de RO. O boom da borracha foi responsável pela geração de empregos. derrubando matas para ocupação e crescimento econômico. Esse primeiro ciclo que teve início em 1912. ainda é utilizada em 2013. o Coronel nomeado Jorge Teixeira de Oliveira. Em 2013. que até então já governava enquanto território. Que povoaram todo o Estado formando fazendas. Nesse contexto. Em meados de 1975 houve uma corrida pelo ouro do Rio Madeira. posteriormente faliu e deixou inúmeras dívidas. explorado até hoje. que foram efetuados para a escoação de produtos entre Brasil e Bolívia. a borracha foi o principal atrativo dessa ferrovia. Um exemplo foi a construção da BR 429 que ligou Guajará Mírim a Porto Velho. reduzido o número de madeireiras. . e o próprio Estado. As pontes. Prédios Públicos.voltaram à sua terra natal. Ainda assim. com o começo da Ferrovia Madeira Mamoré. outro fator decisivo para RO foi à exportação da madeira que gerou inúmeros empregos nos anos 80. Esse ciclo atraiu pessoas do Mundo inteiro. Nesse mesmo tempo o Governador de RO promoveu a campanha “Conheça o El Dourado Brasileiro – a Terra da Oportunidade” que gerou uma corrida imigratória nos Estados do Sul principalmente o Paraná. O governo Brasileiro encampou essa ferrovia – que terminou em cerca de 1966. Percival Farquhar deu sequência à construção Madeira Mamoré que ligou Guajará Mirím a Porto Velho – totalizou mais de 350 km. Foram descobertas caceteiras em toda região de Ariquemes e Porto Velho.

e repleto de .Após o ano 2000. nas ruas . As moradias alugadas chegaram a subir até 4%. hoje se encontram quase todas desabitadas – pois não foi construído um projeto pelo governo estadual e municipal para suprir os empregos que ficaram para trás com mais de 80% das Usinas Construídas em 2013. Que devagar se alastra constantemente para Ariquemes. pioneiros e quem não conseguiu voltar para sua terra . Nessa época Porto Velho se destacou por receber a ideologia do progresso com o empreendimento das Usinas Hidrelétricas. e para suprir as necessidades sociais. inserido no sistema monetário. quando aqui já estava em fase adiantada. logística e energética do País. pouco apareceu. pouco têm feito frente aos atuais problemas. Mais de cem mil pessoas mudaram o cenário da Capital. pois passaram por aqui muitas pessoas e empresas que se deslocaram para construir Belo Monte. Dessa forma. por levar em consideração o séc. também ficaram desempregados. iniciou um novo ciclo na região do CONISUL em especial em Vilhena. através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – criado em 2007 – no segundo mandato do presidente Lula (2007 – 2010) – que promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social. e o seu Polo de Confecções. urbana. O que parece é que Porto Velho foi um trampolim para Belo Monte.pelas ruas esburacadas sem condição de transito e geradoras de acidentes. pelo abandono total de Porto Velho e pela ausência de investimento da real compensação que concretamente. Cacoal e toda Região. enquanto os órgãos públicos. mesmo ao ser acionados para a deliberação de políticas públicas. Por outro lado o índice de desabrigados tem aumentado consideravelmente. voltado à exploração da soja. Os habitantes de Porto Velho e os que se fixaram nessa cidade. Em meados de 2010. que não foi objeto de reformas estruturais pelas Usinas e pela Prefeitura Municipal – não foram consolidados projetos e ações eficientes para a obtenção da infraestrutura necessária para comportar o novo contingente populacional. anteriores e posteriores ao empreendimento.pelos descasos com os moradores. nas Escolas Públicas. XXI com modernas tecnologias. A precariedade pode ser vista a olho nu nos hospitais de Porto Velho. Cacoal passou a se transformar em um Hortifrutigranjeiro. enquanto Pimenta Bueno se destacou pelas suas empresas como a fábrica de bicicletas Cairú.

mantendo ativa a economia e aliviando os efeitos da crise sobre as empresas nacionais. o PAC contribuiu de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de renda. e elevou o investimento público e privado em obras fundamentais. Nos seus primeiros quatro anos. o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social. aprimorados pelos anos de experiência da fase anterior. No entanto os Discursos Oficiais do Desenvolvimento Econômico e Social têm encoberto a atual realidade.2 milhões de postos de trabalho criados no período.62% do PIB em 2006 para 3. garantindo emprego e renda aos brasileiros. mais recursos e mais parcerias com estados e municípios. a geração das USH tem se revelado a geração que menos contribuiu para o crescimento de Porto Velho.Discurso do Desenvolvimento através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e O Contra Discurso presente na realidade vivenciada pela sociedade que aceitou o Programa de Aceleração do Crescimento: Na página oficial do PAC disponível no site http://www. encontramos o seguinte Discurso: SOBRE O PAC: Criado em 2007.27% em 2010) e ajudou o Brasil a gerar um volume recorde de empregos – 8.empresas competentes. Pensado como um plano estratégico de resgate do planejamento e de retomada dos investimentos em setores estruturantes do país. Em 2011. o que por sua vez garantiu a continuidade do consumo de bens e serviços. o artigo apresenta informações do ciclo exploratório do século XXI representado pelas Usinas Hidrelétricas na Amazônia em contraste com os discursos oficiais do progresso.pac. logística e energética do país. . o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1. no segundo mandato do presidente Lula (20072010). o PAC entrou na sua segunda fase. contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.gov. Teve importância fundamental para o país durante a grave crise financeira mundial entre 2008 e 2009. em face do que foi feito em termo de compensação. A ideia de Humbaldt sobre a função da Universidade é promover diálogos filosóficos e autonomia que façam das pesquisas caminhos para resoluções dos problemas de um dado tempo e espaço onde o pesquisador está inserido. para a execução de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. 1. urbana. Dessa forma. com o mesmo pensamento estratégico.br/sobreo-pac.

reforçada e conduzida por um compacto conjunto de práticas”. de forma que muitas licitações acabaram por dar preferência às suas próprias empresas. (p. inclusive nas que se referiam às obras do PAC a partir do ano de 2007.95) No marxismo a ideologia é qualquer concepção da realidade social e política que está vinculada aos interesses da hierarquia dominante. A palavra está sempre carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial.. tende a exercer uma pressão coerciva quando possibilita que o dito no discurso não seja questionado.5 % da . engendra a vontade de verdade. abordou a problemática da ausência de saneamento básico e transformou a realidade local em “Discurso-Promessa”. no primeiro trimestre de 2013. que nos remete FOUCAULT (1996) como “produção discursiva. Em Porto Velho a Santo Antônio Energia. agradáveis ou desagradáveis. Segundo a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) embasada nos dados obtidos da União.O discurso oficial. Segundo a reportagem de Daniel Rittner republicada pelo jornal Valor em 20-12-2011. De forma que a subjetividade. importantes ou triviais.5 bilhões foram executados até a primeira quinzena de abril em nível nacional. Nesse sentido: [. Nesse sentido a ideologia oculta o conflito de classes enraizados nas diferenças histórico-econômicas entre a classe dominante e os sujeitos feitos desiguais. coisas boas ou más. somente 2. o governo Dilma executou apenas 2% dos recursos destinados às obras do PAC. apoiado sobre um sistema institucional. somente R$ 1. Com esse procedimento foi descoberto que as negociações eram feitas com sócios servidores públicos que trabalhavam no próprio órgão que encomendava o serviço.] não são palavras o que pronunciamos ou escutamos. O que lembra a concepção marxista de que a história não é transparente aos homens.. etc. Do total de R$ 70 bilhões previstos para esse ano. através da Prefeitura Municipal. mas verdades ou mentiras. por trás dos dados que são apresentados como científicos. É assim que compreendemos as palavras e somente reagimos àquelas que despertam em nós ressonâncias ideológicas ou concernentes à vida. no valor total de R$ 104 bilhões. relacionado ao PAC. Em 2011 o Tribunal de Contas da União resolveu auditar 142 mil licitações feitas entre os anos de 2006 a 2010.

Essas obras foram iniciadas em 2008. onde “até 2011 só 3% dos trabalhos previstos foram executados”. Nessa perspectiva houve um contrato de R$ 112 milhões. A construção das relações de sentidos passou pela previsão do emissor quanto à reação do receptor.riomadeiraonline. jornal disponível no site http://www..]” (Microfísica do Poder). O uso do discurso científico revelou que pesquisas apontaram que somente 67% da cidade abrangia água tratada. Um contrato no valor de R$ 644 milhões foi assinado pelo Governo Estadual com o Consórcio Cowan – Triunfo. “A verdade não é da ordem daquilo que é. No entanto. com recursos do PAC. A expansão do sistema incluía quatro reservatórios e 454 quilômetros de tabulações.. nas relações de poder: A verdade. desde que funcione bem o suficiente para saber ao qual se aplica. No dia 08/06/2013 o Rio Madeira Online.. Essa ação revelou que o emissor utilizou o mecanismo de antecipação ao colocar-se na posição em que seus interlocutores estão.. 2002) É evidente o poder como um instrumento de diálogo de solução possível entre os indivíduos de uma sociedade com o setor que tem competência de suprir suas necessidades. porém. com repasse de 400 milhões da União.com. mas do que ocorre: acontecimento” (DEI. sob à estratégia do mostrar o problema para oferecer a solução. assinado com a Andrade Gutierrez sob o Discurso de “Universalizar o Sistema”. “[. continuará sendo aceita. O uso do problema para fornecer a solução apareceu em considerações discursivas sobre dados referentes ao Abastecimento de Água. Em 2011 o Tribunal liberou as obras.php?id=742 – divulgou uma matéria intitulada “A Mentira Sobre as Obras de Água Potável Ex Funcionários Confirmam demissão” onde foi afirmado que em média 230 funcionários da Construtora Andrade Gutierrez foram demitidos sem prévias. os recursos federais foram embargados pelo TCU.] a verdade não existe fora do poder ou sem poder [.população urbana tinha acesso a rede de coleta de esgoto. mas segundo RITTNER (2011) foram paralisadas dois anos depois por determinação do TCU. sob o motivos .br/individual. A meta foi recolher e tratar o esgoto em até 100% das residências. por ter encontrado sete irregularidades consideradas graves nas obras: restrições à concorrência na licitação e sobre preço no orçamento contratado.

com previsão de demissão de mais 120 funcionários. como do Bairro pantanal. Nesse sentido até a data dessa reportagem do dia 08/06/2013 A Construção civil ETA UM (estação de Tratamento de Água Um). segundo esse jornal. No entanto. passou a ser responsável pela deliberação de 80 %. esteve relacionado aos viadutos.7 milhões – a licitação foi feita pela prefeitura e vencida pela construtora Camter. os aparelhos ideológicos utilizam o discurso da naturalização para justificar as desigualdades sociais. se o governo não efetuar os pagamentos através da SEPLAN não há previsão de conclusão da meta estabelecida. Contudo segundo a reportagem. Em abril de 2011 a Camter rescindiu o contrato e abandonou a obra incompleta.fornecidos por diretores que afirmaram que o Governo do Estado não repassou aproximadamente 17 milhões do convenio do PAC – o acordo entre o Governo Federal e o Governo do Estado (para as obras de captação e distribuição do sistema de água na Capital). aditivos levam o valor das obras dos viadutos para R$ 125 milhões. As Obras responsáveis pela captação das águas do Rio Madeira (Obras das adutoras) são duas e estão paradas. em andamento. Com a falta de fiscalização rigorosa por parte da Empresa. A Prefeitura fez nova licitação vencida pela Egesa e retomou o trabalho de uma delas em . fora o crescimento do tráfego de caminhões. A Construtora Andrade Gutierrez demitiu aproximadamente 230 funcionários. estão parada. Em 2011 a meta da entrega foi para o final de 2012. Uma vez que a corrupção é uma herança colonial. O Discurso abordou a possibilidade de cinco viadutos sobre a BR 364 o que seria a principal intervenção viária. e do Bairro Caladinho. Outro problema social em Porto Velho transformado em Discurso de Solução da empresa Santo Antônio Energia. e o Governo do estado com 20 %. Mas o Governo do Estado não cumpriu a responsabilidade. em média 4 a 6 meses. afirma ter em média 40% para terminar o processo elétrico/hidráulico da rede de esgotos. Tanto a frente de serviço do Bairro Três Marias. segundo RITTNER (2011) a frota de veículos aumentou 69% desde 2007 . através da Prefeitura Municipal da Capital. Conforme FOUCAULT (1995) as relações de poder não se exerce de um ponto central do Estado. Os trabalhos começaram em julho de 2009. mas está disseminado pelas instituições disciplinares. O Discurso foi que o DNIT bancaria 95% das obras que foram orçadas em R$ 89.

um dos viadutos – em 2013 está permeado de mendigos que se confundem com desempregados das mesmas usinas. encontram-se completamente parados. Mas foram interrompidas novamente devido a temporada de chuvas. O projeto inicial do bairro Floresta I estava previsto em 2008 quando foi licitado. segundo RITTNER (2011) o Governo de Rondônia negociou a reforma de dois hospitais e a criação de 263 novos leitos. O engenheiro responsável Otávio Aguiar afirmou em fevereiro de 2013 em alguns jornais. ano da produção desse artigo. desde problemas técnicos na construção ao abandono pela empresa e readequação nos valores das planilhas. as obras continuam paradas. e que responde pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais. A Prefeitura de Porto Velho negociou com duas concessionárias a modernização de 43 unidades de saúde. Esses são alguns dos motivos elencados pelo secretário adjunto José Rocha Albuquerque. No entanto passado mais de 7 meses dessa afirmação. Floresta e Mato Grosso. O Trevo do Rock. responsável por obras que utiliza a verba federal do município. Houve a ampliação do Hospital Cacoal em 2010. Os problemas são diversos. O Discurso do Grande Empreendimento do Desenvolvimento levou em consideração também o Discurso “Mais Saúde”. No início houve a polêmica sobre aumentar ou não o índice de malária. Pois as obras de cinco conjuntos habitacionais localizados nos bairros nos Bairros Cuniã. Em 2009 recebeu um aditivo de mais de R$ 1. ou desabrigados ( família tiradas de suas casas por se encontrar dentro da área do empreendimento). Em 2011 houve redução do índice de malária para 29% em relação ao ano anterior. No Entanto em Porto Velho no ano de 2013 os pacientes de todos os Hospitais Públicos ainda se encontram no chão dos hospitais da capital que não consegue comportar todos os pacientes em suas . Os cinco conjuntos foram ocupados desde 2012 por esse contingente populacional que foi desabrigado pelo “progresso privado” e recebem ameaças de reintegração de posse. Em 2013.setembro de 2011.5 milhão. por fim o empreendimento total subiu para cerca de R$ 8 milhões. que começaram a ser construídos em 2008 para abrigar cerca de 750 famílias. estão com as obras paradas desde 2010. que as obras paradas não estão relacionadas ao PAC e sim com questões burocráticas e que em 30 dias as obras seriam retomadas.

Philip Fearnside do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA – o benefício das instalações de Usinas não é necessariamente para o Brasileiro. mantendo ativa a economia e aliviando os efeitos da crise sobre as empresas nacionais”. Celio Bermann pesquisa também sobre repotencialização das hidrelétricas já construídas – e constatou que há como chegar a mais de 30% de ganho relacionado ao gasto atual. 2. aparelhos e condições médicas necessárias. Fez Caracterização insatisfatória sobre necessidade do empreendimento e ausência de análise sobre alternativas de menor impacto. admitiu a proliferação da malária e a ausência de estudos sobre qualidade da água.Desenvolvimento para quem? O Discurso do PAC deixa claro o foco da Proposta de Desenvolvimento quando prioriza a afirmação que o PAC “garantiu a continuidade do consumo de bens e serviços. A Relatoria Nacionacional para o Direito Humano ao Meio Ambiente. As condições das cidades do interior não são diferentes. tem estimativas do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB que constatou que até 2010 houve mais de um milhão de pessoas expulsas de suas terras.infraestruturas precárias e sem as ferramentas. Violação dos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Admitiu a ofensa aos princípios democráticos e ao direito humano à informação e participação. No Brasil. acesso à terra e moradia adequada e também agressão ao . risco de contaminação por mercúrio. E quanto ao Desenvolvimento Social esperado pelas comunidades e que recebem advindo os dos Discursos do Desenvolvimento das Usinas Sustentável Hidrelétricas? Progresso Empreendimentos Para o Professor Célio Bermann do Programa de Pós-Graduação em Energia da USP e o Dr. afirmou a ofensa à alimentação segura. Plataforma Dhesca Brasil. trabalho. caracterizou como ofensa ao direito humano ao meio ambiente equilibrado e à proteção à biodiversidade e ofensa ao direito humano à saúde. fez o monitoramento de violações de direitos humanos no complexo hidrelétrico do Rio Madeira do âmbito dos estudos sobre impactos ambientais e violações do principio de autodeterminação dos povos e soberania dos Países. segundo o relatório da Comissão Mundial de Barragens .

ao custo de R$ 15. Odebrecht Engenharia. é formada pelas seguintes empresas: Furnas Centrais Elétricas (39%).150 MW de energia ( 2.4%). vencedora da licitação realizada em 10/12/2007 para construção da hidrelétrica de Santo Antônio com a tarifa média de R$ 78. consta que a hidrelétrica de Santo Antônio está sendo construída no Rio Madeira.1 bilhões. o Ministério Pùblico do Trabalho ajuizou ação contra a obra da hidrelétrica de Santo Antônio alegando “situação de extrema gravidade” e “acentuado grau de negligência”.6%). Assim a concessionária Santo Antônio Energia S. . realizou entrevistas com os trabalhadores das obras das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.patrimônio histórico-arquitetônico.218 MW de energia média). a uma distância de cinco quilômetros de Porto Velho. Plataforma Dhesca Brasil. e que o número de homicídios dolosos cresceu 44% em Porto Velho entre 2008 e 2010. Essa relatoria em pauta. em que foram requeridas 109 medidas liminares.A. Santander e FI-FGTS (20%). Fundo de Investimento (FIP) formado por Banif. Assim foi constatado a existência de tratamento diferenciado e inferior para trabalhadores contratados fora do Estado por intermediários de mão de obra. não tiram férias. Nesse aspecto. não adoecem e não visitam a família” . e a quantidade de crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual subiu 18%. Estudos sobre o impacto ambiental constatou que a migração para o município de Porto Velho foi 22% superior ao previsto. e ainda o cumprimento do intervalo mínimo intrajornada e o repouso semanal remunerado. Andrade Gutierrez (11. por ter encontrado trabalhadores com jornada semanal superior a 60 horas. Construção (1%). O número de estupros cresceu 208% em Porto Velho entre 2007 e 2010. Na descrição desse empreendimento efetuado pela Relatoria Nacional para Direito Humano ao Meio Ambiente. constatou a ocorrência de mortes que não são catalogadas. das quais foram deferidas 51 medidas.87 por megawatt/hora. para geração de 3.000 atuações da Superintendência Regional do Trabalho por violação à legislação trabalhista. que havia uso ilegal de medidas coercitivas pela segurança patrimonial e a existência da utilização de um “cartão fidelidade” para o pagamento de vantagens fora da folh a de pagamento “ para empregados que não faltam. Nesse sentido cada uma das obras já recebeu 1. Odebrecht Investimentos em Infraestrutura (18.

contratado pela Santo Antônio Energia S. A “pressão” decorre da pressão dos bancos para o atendimento dos princípios de financiamento dos produtos e serviços nas cidades do Estado de Rondônia em decorrência da construção da usina. de seu gerenciamento e dos procedimentos de licenciamento.] torna explícita a estratégia de desmonte da regulamentação ambiental no País. tem como missão multiplicar a oportunidade de negócios mundo afora. nos marcos do programa SAL ( Structura Adjustment Loan).. assim como pelas Instituições Financeiras (IFIS). e pelos grupos hegemônicos neste. O Banco Mundial. na visão liberal pretensamente única . de marcos regulatórios afns e de instrumentos de planejamento de expansão da geração. Entre as metas indicadoras de assistência técnica do banco. Os empréstimos são apenas o meio. arquitetados para amaciar estruturas protecionistas e desanuviar contextos desfavoráveis aos investimentos. significa democratização do acesso aos benefícios da civilização. é responsável pela implantação do empreendimento Usina Hidrelétrica Santo Antônio. que: [. Os membros do CCSA são: Consórcio Santo Antônio Civil ( CSAC). Esse estudo sobre a “eficácia” do licenciamento de usinas hidroelétricas faz parte de uma assistência que o BIRD vem dando ao governo brasileiro desde 2004. Grupo Industrial do Complexo Rio Madeira ( Gicom) e Construtora Norberto Odebrecht (CNO). As palavras “recursos” ou “recurso” estão relacionadas aos recursos financeiros e humanos empregados nas atividades do PBA. As pesquisas de PANTANI (2010) constataram que: O domínio econômico apresentou palavras como “recursos” ou “recurso”. pelos conglomerados privados nacionais e estrangeiros. . de seu gerenciamento e dos procedimentos de licenciamento.TAL ( Techinical Assistence Loan). seria indispensável. “sustentabilidade”. que concede créditos vinculados a reformas nas políticas ambientais e de recursos naturais do País especificamente junto ao Ministério de Minas Energia. Nesse sentido concorda GARZON (2010) quando afirma sobre os estudos institucionais sobre os efeitos das Usinas. “controle”. com seu caixa e gestão controlados pelos Países centrais. propugnada pelo governo federal. a reforma da estrutura ambiental do País. O “controle” refere-se aos mecanismos de mensuração dos recursos empregados. o que automaticamente. estão o desenvolvimento de novos mercados. CAF etc) – tem como finalidade última a produção de conhecimento e de capacidades institucionais que deem suporte ao avanço das forças de mercado.83% das palavras presentes no domínio.A.BEI. o BIRD – assim como as outras IFIS (BID.. o Banco Mundial firmou o projeto ESTAL (Energy Sector Techinical Assistence Loan). Seus financiamentos devem ser “inteligentes”. “valor” e “pressão” configurando 57. em um acordo com o “cliente” governamental.Cemig (10 %). O “valor” diz respeito exclusivamente ao valor monetário (diferente do domínio ético). No Consórcio Construtor Santo Antônio ( CCSA). Para tanto.

que há abundância de alimentos – que estão sendo produzidos no mundo – para alimentar a todos.. para o uso da tecnologia baseada em recursos. 3. para superar as crises sociais e ambientais no atual sistema vigente. já que estas não são soluções diretas. e também temos meios técnicos para dessalinizar e limpar água poluída. a cada capítulo há a difusão das raízes dos problemas sociais atuais comuns em todo globo. O verdadeiro problema e .Inúmeras são as pesquisas que constatam impactos na Amazônia e demonstram uma mesma preocupação sobre a dimensão que pode alcanças as consequências provocadas pela continuidade desse desenvolvimento hegemônico na Amazônia.Economia Baseada em Recursos: Atualmente o Movimento Zeitgeist alcançou o Brasil iniciando discussões sobre a Economia Baseada em recursos. Através da substituição da ideologia e política econômica do lucro. . elas se relacionam com os atuais costumes sociais. no qual os recursos essenciais para a avida não estão disponíveis para uma determinada região. Nesse sentido. mas de considerar uma abordagem técnica que mostra que é possível de fato resolver esse problema de maneira sólida: “[. Isto pode ser feito em escala industrial. A estrutura básica do movimento consiste em Capítulos. por exemplo. A fome é um problema técnico. claro. tornando-a segura para beber. Ao contrário. Considera-se que em um mundo de tecnologias mecânicas e de informação avançadas é possível resolver problemas sociais através da aplicação dos conhecimentos científicos modernos. A questão então é: Existe uma restrição empírica ambiental que está tornando esses recursos indisponíveis? A resposta para isso. portanto.] subsídios governamentais ou até mesmo de mais legislação para limitar os possíveis abusos e explorações causais em determinadas regiões. Acompanhada da expressão de soluções lógicas e métodos científicos que há a disposição de todos. não está no ato unicamente de efetuar doações. o Movimento Zeitgeist detém uma visão fundamentada na Causalidade Científica diferente da Causalidade Financeira. é Técnico – não político ou financeiro. Equipes. Uma região que apesar dos avanços tecnológicos se demonstra ainda obscura quanto a relação de causa e efeito para a própria ciência. É bem observado pela OMS.. coerente. Em geral. e por outras organizações. a solução do caso da fome. Projetos e Eventos. Dessa forma. é „não‟. uma vez que não se relacionam com a dinâmica da sobrevivência. por algum motivo.

desde alimentos até bens materiais”. monitorar as taxas de escassez. de modo que uma pessoa . essa concepção é compreendida como a soma do ideal igualitário à própria utilização da mecanização – por ser considerado “ o meio próprio para se criar muitas formas de abundância neste planeta. Por exemplo. com um sistema projetado para a sociedade ter acesso àquilo de que se necessita. o movimento visa salientar a importância em considerar as contribuições do trabalho humano direcionado para a relevância social. formular de maneira lógica a distribuição. Assim a fome existe porque há lucro. Em contrapartida o Movimento Zeitgeist trabalha para fazer o levantamento global de todos os recursos terrestres. Há um trabalho também sobre a Unificação tecnológica da Terra através de “Sistemas” que propõe refletir e buscar soluções a partir do entendimento de que vivemos em um ecossistema planetário simbiótico/sinergético com equilíbrio de causa e efeito. dispersos por todo globo. ao invés de se possuir vários equipamentos esportivos.Sobre o sistema de automação do trabalho que gera empregos temporários e desempregos cada vez maiores. capacidade de renovação. Para isso a solução do sistema vigente aparece sobre a forma de distribuições de recursos sob a forma de corporações que legitimam os recursos como sua “propriedade”. Visa-se acessar as estatísticas de consumo. Centros de Acesso são criados. gestão e distribuição de recursos – de forma a alcançar eficiência – conservação e sustentabilidade. O Movimento trabalha o acesso ao invés da propriedade: Em um MEBR (Modelo Econômico Baseado em Recursos). O segundo fato considerado é que as sociedades humanas estão dispersas em todo o mundo e exigem recursos que estão não uniformemente. o foco muda de propriedade estática para acesso estratégico. Na verdade. geralmente em regiões onde ocorrem estas práticas. tecnologia moderna e o uso do computador para cálculos e programações de forma a possibilitar através da estratégia técnica o alcance da igualdade de recursos. e não estritamente ao ganho monetário. entre outros pontos de ação que se caracteriza por uma abordagem sistêmica para a produção. Através da utilização de atributos matematicamente definidos. Fazer uma análise quantitativa das propriedades de cada material – utilizando variáveis como reações negativas. entre outros. passa a vende-los sob a ideologia do lucro.

a moradia. tais como veículos de emergências. O que pode tornar possível as pesquisas que estão sendo feitas por cientistas dentro do Movimento Zeitgeist. outra concepção do MZ está em construir uma cidade autônoma/descentralizada e sistemas de produção: Há muitos engenheiros brilhantes que trabalharam para resolver a questão do design industrial. onde a . como as famosas Cidades Circulares de Jacque Fresco ou o Domo Geodésico de Fuller.simplesmente “pegue” o equipamento – o utilize e o devolva. a recreação. muitas vezes objetam com questões como “ e se eu quiser tacos de golfe verdes personalizados e só brancos estiverem disponíveis?”. Sim. em sua lógica. a pesquisa. de Jacque Fresco a Buckminster Fuller. em valores que são simplesmente não-funcionais e irrelevantes. artificial. e não a vaidade. da economia “globalizada”. O fato é que. aqueles que leem isto tendo sido condicionado a uma mentalidade individualista. Por exemplo. ao invés de identidade. Por exemplo. Cada cidade é. Este arranjo do tipo “biblioteca” pode ser aplicado à praticamente qualquer tipo de necessidade humana. A expressão humana tem sido moldada pelas necessidades do sistema atual baseado no mercado ( consumo). de uma forma localizada. como luz solar absorvida pela estrutura do edifício utilizando tecnologia fotovoltaica. portanto. e etc. as ramificações globais sociais de tal abordagem social irão criar benefícios que irão ofuscar completamente qualquer preferência arbitrária pessoal. Da mesma forma. ou a Nicola Tesla. Nesse sentido. Claro. O assunto em questão é a utilidade. Por trás de tais projetos. a “cidade circular” de Fresco é construída com uma série de “cinturões”. está uma corrente de pensamento básica: Eficiência Estratégica e Maximização da Produtividade.com) Assim a Sustentabilidade pode ser consolidada em benefício comum através da ciência moderna e a união das competências técnicas e conhecimentos modernos. a geração de energia renovável ocorre próxima ao perímetro exterior. de acordo com a qual vivemos hoje – que desperdiça quantidades exorbitantes de energia e recursos relacionados à transporte e o processamento laboral desnecessários. o transporte dentro da cidade é estrategicamente criado para eliminar o uso de automóveis avulsos. A produção de alimentos ocorre mais próxima ao centro. com exceção de casos raros.thevenusproject. no entanto é possível criar materiais realmente duráveis. Sabemos que há obsolescência programada. isso exigiria um ajuste de valor à qualidade. esta ação está sem trabalhada dentro do movimento para acompanhar o acesso ao invés da ideologia da propriedade. ( www. materialista. tal como a produção de energia. com a geração de energia própria ocorrendo internamente. Lares são criados para serem microsistemas. criando novos valores para substituir os absoletos. Isto é muito diferente. mesmo para aqueles que se opõem a partir do ponto de vista do seu interesse na identidade pessoal. cada um com uma função social. em estufas de porte industrial. Esse é um pensamento culturalmente tendencioso. sempre que possível. no sistema do qual todas as necessidades são produzidas no complexo da cidade.

Acessado em 2013.gov.R. Disponível em: << www. Sandra Baptista da. Guerra. No entanto. In: Cunha. ALMEIDA. 2002. BRASIL. Antonio José Teixeira (Orgs. esse pode ser um espaço onde as competências dispersas podem ser orientadas para um trabalho em conjunto.br.).J. tem sido um desafio para a disseminação de novas informações e conhecimentos científicos capazes de resolver os problemas sociais desse século. BRASIL.XXI revela que não é utopia ou ingenuidade. Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) n. o aumento do consumo camuflado pela ideologia empregada por palavras como “sustentabilidade” / “desenvolvimento” e “progresso”. RJ. para colaborar na consolidação do estabelecimento de uma sociedade cada vez mais igualitária. nesse primeiro momento. Referências: BASTOS. Uma vez que a Universidade é um local onde as potencialidades de produção e construções científicas estão reunidas. Avaliação e Perícia Ambiental. . visa mostrar a importância da atuação das instituições de ensino em trabalhar sobre os problemas locais através da contínua atualização dos conhecimentos científicos e trabalhos contínuos que visam promover a igualdade social.C.aneel. Por esse motivo esse artigo. através dos aparelhos ideológicos. Bertrand Brasil.A. Licenciamento Ambiental Brasileiro no Contexto da Avaliação de Impactos Ambientais. 001 de 23 de janeiro de 1986. Considerações Parciais: Como podemos observar há trabalhos ao redor do mundo que desenvolvem pensamentos que visam uma readequação ao sistema vigente. e sim uma realidade totalmente possível. Agência Nacional de Energia Elétrica.ciência é colocada como Metodologia de Governo: A aplicação do “método científico” para o verdadeiro benefício social. dentro das diversas áreas do conhecimento. a ideologia colonialista que dissemina uma única realidade possível. Já que a ciência no Séc.

1.2. DHESCA BRASIL.>> Acessado em 2013.BRITO. MPF.pdf >.eln. 2011. Relatoria Nacional para o Direito Humano e Meio Ambiente.org. RJ.V. C. SP: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco.html.E.br/dados/relatorios/a pdf/r dhesca missao rio madeira. Avaliação de Impacto estratégica: discussão conceitual e metodológica. Brasília.n. Ed.dhnet. Plataforma Dhesca Brasil. . Ministério Público Federal (2004).N. Disponível: < www. 2002. ELETRONORTE. Política de governo para o desenvolvimento sustentável: uma introdução ao tema e a esta obra coletiva.gov.br/opencms/opencms/pilares/meioambiente/acoesambientais/ usinahidreletrica. Ações Ambientais em Usinas Hidrelétricas. Deficiências em Estudos de Impacto Ambiental: Síntese de uma experiência.1996. Disponível em: <<www. CALVALCANTI. Avaliação de Impactos.