You are on page 1of 15

ISO 9000

A expresso ISO 9000 designa um grupo de normas tcnicas que estabelecem um modelo de gesto da qualidade para organizaes em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimenso. A sigla "ISO" refere-se International Organization for Standardization, organizao no-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 140 pases. Esta famlia de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitao dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificao da satisfao dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contnuo de melhoria do sistema de gesto da qualidade. Aplicam-se a campos to distintos quanto materiais, produtos, processos e servios.

ISO 9000
A norma ISO 9000 teve como antecedente na Europa a norma BS 5750 . Esta norma exigia procedimentos de fabricao conforme normas registradas por escrito, visando garantir que esses procedimentos estavam sendo seguidos. Ficando assim conhecida como norma de gesto, uma vez que no apenas especificava como se produzir, mas tambm como gerenciar o processo de produo. Em 1987 surge ento a primeira norma da srie: ISO 9000:1987.

ISO 9000:1987
Nesta primeira verso ela subdividia-se em trs modelos de gerenciamento da qualidade, conforme a natureza das atividades da organizao:

ISO 9001:1987 ISO 9002:1987 ISO 9003:1987 ISO 9004:1987


A seguir sero descritas estas normas.

ISO 9000:1987
ISO 9001:1987 Modelo de garantia da qualidade para projeto, desenvolvimento, produo, montagem e prestadores de servio - aplicava-se a organizaes cujas atividades eram voltadas criao de novos produtos.

ISO 9002:1987 Modelo de garantia da qualidade para produo, montagem e prestao de servio - compreendia essencialmente o mesmo material da anterior, mas sem abranger a criao de novos produtos.

ISO 9003:1987 Modelo de garantia da qualidade para inspeo final e teste abrangia apenas a inspeo final do produto e no se preocupava como o produto era feito.

ISO 9000:2000
A partir de 1987 a ISO 9000 teve vrias atualizaes. Sendo que, no ano de 2000, a norma ento vigente (ISO 9000:1984), que mantinha o modelo inicial: (ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituda pela srie de normas ISO 9000:2000, que composta de trs normas: ABNT NBR ISO 9000:2000 ABNT NBR ISO 9001:2000 ABNT NBR ISO 9004:2000

ISO 9000:2000
ABNT NBR ISO 9000:2000: Descreve os fundamentos de sistemas de gesto da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. ABNT NBR ISO 9001:2000: Especifica requisitos para um Sistema de Gesto da Qualidade, onde uma organizao precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicveis, e objetiva aumentar a satisfao do cliente. ABNT NBR ISO 9004:2000: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficcia como a eficincia do sistema de gesto da qualidade. O objetivo desta norma melhorar o desempenho da organizao e a satisfao dos clientes e das outras partes interessadas. No existe certificao para as normas ABNT NBR ISO 9000:2000 e ABNT NBR ISO 9004:2000

Requisitos ISO 9001


Critrios para a normalizao Uma organizao deve seguir alguns passos e atender a alguns requisitos para serem certificadas. Dentre esses podem-se citar: Padronizao de todos os processos-chave da organizao, processos que afetam o produto e conseqentemente o cliente; Monitoramento e medio dos processos de fabricao para assegurar a qualidade do produto/servio, atravs de indicadores de performance e desvios; Implementar e manter os registros adequados e necessrios para garantir a rastreabilidade do processo; Inspeo de qualidade e meios apropriados de aes corretivas quando necessrio; e Reviso sistemtica dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficcia.

Requisitos ISO 9001


Os seis documentos obrigatrios da norma so: Controle de Documentos Controle de Registros Auditorias Internas Controle de Produto/ Servio no-conformes Ao corretiva Ao preventiva Em acrscimo aos requisitos da ISO 9001:2000 necessrio definir e implementar uma "Poltica da Qualidade" e um "Manual da Qualidade" embora isso no queira dizer que eles sejam os nicos documentos necessrios. Cada organizao deve avalizar o seu processo por inteiro.

Requisitos ISO 9001


RESUMO Responsabilidade da direo: requer que a poltica de qualidade seja definida, documentada, comunicada, implementada e mantida. Alm disto, requer que se designe um representante da administrao para coordenar e controlar o sistema da qualidade. Sistema da qualidade: deve ser documentado na forma de um manual e implementado tambm. Anlise crtica de contratos: os requisitos contratuais devem estar completos e bem definidos. A empresa deve assegurar que tenha todos os recursos necessrios para atender s exigncias contratuais. Controle de projeto: todas as atividades referentes projetos (planejamento, mtodos para reviso, mudanas, verificaes, etc.) devem ser documentadas.

Requisitos ISO 9001


RESUMO Controle de documentos: requer procedimentos para controlar a gerao, distribuio, mudana e reviso em todos os documentos codificados na empresa. Aquisio: deve-se garantir que as matrias-primas atendam s exigncias especificadas. Deve haver procedimentos para a avaliao de fornecedores. Produtos fornecidos pelo cliente: deve-se assegurar que estes produtos sejam adequados ao uso. Identificao e rastreabilidade do produto: requer a identificao do produto por item, srie ou lote durante todos os estgios da produo, entrega e instalao. Controle de processos: requer que todas as fases de processamento de um produto sejam controladas (por procedimentos, normas, etc.) e documentadas.

Requisitos ISO 9001


RESUMO
Inspeo e ensaios: requer que a matria-prima seja inspecionada (por procedimentos documentados) antes de sua utilizao. Equipamentos de inspeo, medio e ensaios: requer procedimentos para a calibrao/aferio, o controle e a manuteno destes equipamentos. Situao da inspeo e ensaios: deve haver, no produto, algum indicador que demonstre por quais inspees e ensaios ele passou e se foi aprovado ou no. Controle de produto no-conformes: requer procedimentos para assegurar que o produto no conforme aos requisitos especificados impedido de ser utilizado inadvertidamente. Ao corretiva: exige a investigao e anlise das causas de produtos no-conformes e adoo de medidas para prevenir a reincidncia destas no-conformidades. Manuseio, armazenamento, embalagem e expedio: requer a existncia de procedimentos para o manuseio, o armazenamento, a embalagem e a expedio dos produtos.

Requisitos ISO 9001


RESUMO
Registros da qualidade: devem ser mantidos registros da qualidade ao longo de todo o processo de produo. Estes devem ser devidamente arquivados e protegidos contra danos e extravios. Auditorias internas da qualidade: deve-se implantar um sistema de avaliao do programa da qualidade. Treinamento: devem ser estabelecidos programas de treinamento para manter, atualizar e ampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionrios. Assistncia tcnica: requer procedimentos para garantir a assistncia clientes. Tcnicas estatsticas: devem ser utilizadas tcnicas estatsticas adequadas para verificar a aceitabilidade da capacidade do processo e as caractersticas do produto

ISO 9000:2008
Aps a verso 2000, esta norma teve algumas revises, mas basicamente, o modelo da verso 2000 foi mantido. A verso atual para empresa que deseja se certificar ABNT NBR ISO 9001:2008.

You might also like