You are on page 1of 21

Qualidade Ambiental Qumica

Programa

Reviso dos Conceitos Bsicos de Qumica e Estatstica

Poluio o Ar e a Qumica da Troposfera Reaes Qumicas ligadas Emisso de Poluentes da Atmosfera

Bibliografia

Utimura, T. Y., Linguanoto, M. Qumica: livro nico, Ed. FTD S.A., 1a. Edio, 1998. Finlayson-Pitts, B. J., Pitts Jr., J. N., Chemistry of the Upper and Lower Atmosphere: Theory, experiments and Applications, Academic Press, 1a. Edio, 2000.

Seinfeld, J. H., Pandis, S. N., Atmospheric Chemistry and Physics: from air pollution to climate change, Wiley-Interscience Publication, 1a. Edio, 2000.

Reviso dos Conceitos Bsicos de Qumica e Estatstica

Reviso dos Conceitos Bsicos de Qumica e Estatstica


Qumica
Noes fundamentais Modelo Atmico Atual Classificao Peridica dos Elementos Qumicos Reaes Qumicas Funes Inorgnicas (cidos, bases, sais e xidos) tomos e molculas Estudo do comportamento fsico dos gase

Estatstica
Conceitos Bsicos de Estatstica, Mdia, Varincia, Desvio Padro, Funo de Distribuio de Probabilidade, Quartil, Percentil e Tamanho da Amostra

Noes fundamentais

Definio de sistema: uma porco do Universo isolada para estudo. Exemplo: Um copo dgua (sistema: copo de gua e meio ambiente: tudo que cerca o copo de gua) Os sistemas podem ser:

abertos

fechados

isolados

Noes fundamentais

Definio de Fenmeno Qumico e Fsico: Fenmeno qualquer transformao que ocorre no sistema.

Fenmeno Qumico aquele que altera a natureza dos tipos de matria que formam o sistema (formacao de ferrugem, queima do lcool e do papel)

Fenmeno Fsico aquele que no altera a natureza dos tipos de matria que formam o sistema (fundir ferro, evaporar lcool, rasgar papel).

Noes fundamentais

Dentre os fenmenos fsicos tem-se as mudanas de estado fsicos:


Fuso, solidificacao, vaporizacao (evaporacao e calefacao), condensacao (e liquefacao) e sublimacao

Noes fundamentais

tomo e Elemento Qumico


tomos so minsculas partculas que compem a matria formados por trs tipos de partculas subatmicas(eltrons, prtons e neutrons). Os tomos diferem pelo nmero de prtons que seu determina o numero atmico. Os elementos qumicos um conjunto de tomos com o mesmo nmero de prtons

Noes fundamentais

Substncias Simples e Compostas


Substncia simples formada por tomos de um s elemneto qumico (Oxignio - O2, Oznio - O3, Hidrognio - H2, Diamante -Cn). Substncia composta formada por tomos de dois ou mais elementos qumicos (gua - H2O, Gs carbnico - CO2)

Noes fundamentais

Propriedades fsicas da matria (densidade ou massa especfica, temperatura de fuso e de ebulicao)

Modelo Atmico Atual


Nmero Atmico (Z) o nmero de prtons presentes no tomo. Para cada tipo de tomo tem-se um determinado valor de nmero atmico. Cada valor identifica um elemento qumico. Atualmente conhecemos os nmeros atmicos at o valor 112. O tomo eletricamente neutro apresente nmero de prtons igual ao nmero de eltrons.

Nmero de Massa (A) o nmero obtido pela soma do nmero de prtons e nutrons.
zEA ou
Z AE,

por exemplo:

23 11Na

ou

23 11 Na

Modelo Atmico Atual


Eletrosfera:
Os eltrons esto distribudos na eletrosfera em nveis e sub-nveis energticos (camadas e sub-camadas eletrnicas)

Classificao Peridica dos Elementos Qumicos


Os elementos podem ser classificados de acordo com suas propriedades como metais, semi metais, no-metais e gases nobres.

Classificao Peridica dos Elementos Qumicos


Os elementos podem ser classificados tambm de acordo com a sua distribuio eletrnica. A tabela atual organiza horizontalmente os elementos de acordo com a ordem crescente de nmero atmicos por perodos que indicam o nmero de nveis que o elemento possui. As colunas apresentam os elementos qumicos com mesma configurao eletrnica nos ltimos subnveis (representativos - s,p, transio - d, transio interna - f e os gases nobres que possui subnvel s ou p na ltima camada, mas tem o ltimo nvel completo com exceo do He).

Classificao Peridica dos Elementos Qumicos


Em condies ambientes a 25oC e 1 atm, os elementos qumicos apresentam diferentes estados fsicos

Classificao Peridica dos Elementos Qumicos

Reaes Qumicas

Cada reaco representada por uma equao qumica. Colocamse os reagentes no primeiro membro e os produtos no segundo separados por uma seta (A + B C + D). O nmero de cada tomos de cada elemento deve ser igual nos dois membros. Para conseguir esta igualdade faz-se o balanceamento da reao.

2 H 2 + O2 2 H 2O

C2 H 6O + 3O2 2CO2 + 3H 2O

As reaces podem ser classificadas como: Reaes de sntese (composico ou adicao), de decomposico (de anlise), de simples troca ou deslocamento e de dupla troca

Estequiometria

Exemplo 1

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 2

Exemplo 2

Funes Inorgnicas (cidos, bases, sais e xidos)


O grupo de substncias que apresentam propriedades semelhantes denominado funo qumica. cido toda substncia que em gua sofre ionizao, formando ction exclusivamente o H+. Exemplos (pagina 98) As propriedades funcionais do cido so: sabor azedo, conduzem corrente eltrica somente em soluo aquosa devido a ionizao e podem mudar de cor de acordo com o indicador utilizado. Base toda substncia que se dissocia em gua fornecendo, como nion, exclusivamente o nion hidroxila (OH-). Exemplos (pagina 105) As propriedades funcionais da base so sabor custico, conduzem corrente eltrica no estado lquido ou em soluo aquosa devido a presena de ons livres e podem mudar de cor de acordo com o

Funes Inorgnicas (cidos, bases, sais e xidos)


O carter cido-bsico de uma soluo pode ser verificado pela quantidade de ons H+ ou OH- livres que pode ser medida na escala de pH. (figura pag 106). Sais so substncias que em gua sofre a dissociao produzindo pelo menos um ction diferente de H+ e pelo menos um nion diferente de OH-. Exemplos: (pag 109) As reaes de neutralizao entre bases e cidos formam sal e gua como produtos. As propriedades funcionais do sal so: sabor salgado e conduzem corrente eltrica se estiverem no estado lquido ou em soluo aquosa.

Funes Inorgnicas (cidos, bases, sais e xidos)


xido toda substncia binria em que o elemento mais eletronegativo o oxignio. Exemplos (pagina 114) Os xidos podem ser bsicos, anfteros e cidos, ou ainda xidos neutros, xidos duplos ou perxidos. Exemplos: de cada um deles nas paginas 116, 117, 118 e 119

tomos e molculas

Massa atmica a soma das massas de seus prtons, neutrns e eltrons. mais prtico, entretanto, compar-la com o padro abaixo:
1 12
12

C = 1u

= 1 , 66 10

24

gramas

onde u a unidade de massa atmica. A massa de um tomo de C 12 u, logo sua massa real ser 12 (1,66 10 24 g )

tomos e molculas
Se colocarmos numa balana imaginaria uma massa em gramas do mesmo valor numrico da massa atmica, a balana ficar desequilibrada. Para equilibrar a balana necessrio um determinado nmero de tomos que pode ser calculado como: (1,66 1024 g ) 1tomo de C = 12 (figura dapagina147) x tomos de C = 12 g 12 g = 0,602 10 24 tomos x= 12 1,66 10 24 g

x = 6,02 10 23 tomos

1tomo de H = 1 1,66 10 24 g

x tomos de H = 1g 1g = 0,602 10 24 tomos x= 24 1 1,66 10 g x = 6,02 10 23 tomos

tomos e molculas

A massa que contm 6,021023 tomos de um elemento chamada massa molar. numericamente igual a massa atmica, s que expressa em grama/mol. A massa de um tomo tambm pode ser calculada em gramas. Por exemplo, para um tomo de massa atmica 40u, sua massa molar 40 g/mol e encerra 6,021023 tomos. Logo, podemos estabelecer a seguinte proporo:

40 g = 6,02 10 23 tomos = 1mol x = 1 tomo x= 40 g = 6,64 10 23 g 23 6,02 10 tomos

Massa molecular

Massa molar da substncia

Massa molar da substncia A massa molar de uma substncia a


massa correspondente a 6,02 x 1023 molculas da substncia. numericamente igual a massa molecular e expressa em grama/mol.

Comparao entre Massa Molecular e Massa Molar da Substncia

Nmero de Avogadro

O valor de 6,02 x 1023 chamado de nmero de Avogadro. Representa o


nmero de tomos e/ou molculas de um elemento e/ou substncia na sua massa molar. Denomina-se mol a quantidade de matria de um sistema que contenha 6,02 x 1023 partculas. Quando se utiliza essa unidade, necessrio verificar a que partculas elementares est se referindo: tomos, molculas, ons, eltrons e outras.

Exemplos:
1 mol de tomos de hidrognio 1 mol de molculas de de hidrognio

Nmero de Avogadro

Estudo do comportamento fsico dos gases

Princpio de Avogadro

Equao de Clapeyron

R = 0,082 atm.l mol.K

Unidades de concentrao de contaminantes


Volume de contaminante Volume de ar

Concentrao em ppm =

Concentrao em g/m3 =

Massa de contaminante Volume de ar

Converso de unidades de concentrao de contaminantes


c g
m3

c[ ppm ] p[Pa ] M [g / mol ] 8.1314 T[K ]

c[g/m3] c[ppm] M[g/mol] T[K] p[Pa]

concentrao dada em g/m3 concentrao dada em ppm valor da massa molecular da substncia Temperatura da amostra em Kelvin Presso dada em Pascal

Exemplo de converso de unidades de concentrao


Exemplo : Determinar a concentrao em g/m3 de O3 em uma amostra de ar a 298 K e 1 atm, sabendo que a concentrao de O3 na amostra de 120 ppb.
1 atm = 1.0133x105 Pa 0.12ppm 48 gramas
m3

c g

c[ ppm ] p[Pa ] M [g / mol ] 8.1314 T[K ]

= 235.6 g

m3

298 K

You might also like