You are on page 1of 5

TP 03.

REVISÃO DA LITERATURA A REVISÃO DA LITERATURA consiste na elaboração de uma resenha[1] sobre o PROBLEMA definido no TP03 e que se constituirá no referencial teórico e conceitual para a pesquisa do tema / objeto – solução / proposta, filtrando o que há de mais novo, significativo e relevante sobre a questão investigada, na contemporaneidade. resumo de um conjunto de obras sobre um determinado assunto ou tema, seguido da escolha das ideias principais e elaboração, por parte do aluno, de um juízo de valor sobre essas idéias. Para as aulas de orientação solicita-se que o aluno apresente um levantamento com leitura prévia de 06 trabalhos científicos (livros, teses ou artigos) relacionados ao PROBLEMA investigado, dos quais, em conjunto com o orientador, serão selecionados pelo menos 03 deles para a construção da resenha. CONTEÚDO MÍNIMO 1. Introdução: tema / problema (Revisão do TP 01 e TP 02) a. Explicite o TEMA e a PROBLEMÁTICA da sua pesquisa e discuta a sua abordagem para o mesmo, delimitando o PROBLEMA a ser investigado no âmbito da Arquitetura e Urbanismo. b. Justifique sua escolha, demonstrando a relevância do PROBLEMA na contemporaneidade em nível global, nacional e local. A justificativa deve estar embasada, pelo menos em parte, nas pesquisas realizadas no TP 01 e no TP 02. 2. Organização hierárquica do assunto: tabela (Revisão do Diário 04) a. Reúna pelo menos 06 referências bibliográficas de caráter científico (artigos em periódicos, livros, teses, dissertações e artigos apresentados em congressos) e organize-as em uma estrutura hierárquica, do assunto mais geral para o mais específico. b. Liste as idéias principais de cada autor. Não se esqueça de indicar as fontes de cada idéia (faça a citação bibliográfica). Dê um nome a cada uma das idéias, para facilitar sua referência futura. c. Organize essas informações em uma tabela com uma lista dos assuntos e das idéias principais nas linhas e a lista dos respectivos autores e obras onde as idéias são encontradas nas colunas, para entender a relação entre eles. Faça um breve comentário sobre a visão que o autor tem da idéia em sua obra.
[1]resenha:

Exemplo:

P. GOCH. Patrícia. IMPACTOS AMBIENTAIS Comentário: A putrefação compreende quatro estágios: o cromático. KUERTEN. ” (Um Olhar Sobre as Necrópoles e seus Impactos Ambientais. A toxicidade química do necrochorume diluído na água freática relaciona-se aos teores anômalos de compostos das cadeias do fósforo e do nitrogênio. Janice Negrão. metais pesados e aminas.Assunto Idéias nome e descrição sucinta Autores / obras Autor 1 / obra Autor 2 / obra Comentário: “A contaminação por necrochorume pode causar sérios problemas sanitários e ambientais.. Márcia A. da Silva de. Valéria T. Ideia 2: CONTAMINAÇÃO PELAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS QUE COMPÕEM OS CAIXÕES E ADORNOS Comentario: “Existem muitos tipos de substâncias químicas que são utilizadas normalmente e historicamente na embalsamação. gasosos e líquidos. até mesmo os cemitérios que foram implantados com todas as medidas de proteção ambiental. MORAES.SOUZA. MESSIAS. não podem ser considerados como locais perfeitamente individualizados do meio ambiente.” (ROMANÓ. RITOS DE MORTE Ideia 2: TIPOS DE SEPULTAMENTOS E DESCARTE DOS CORPOS. Curso de Engenharias para Cemitérios. OLIVEIRA.) Autor 3 / obra Comentário: “Com a decomposição dos corpos há a geração dos chamados efluentes cadavéricos. o gasoso onde há a liberação de gases. Em todos os casos..) Ideia 1: CONTAMINAÇÃO POR NECROCHORUME E GASES POLUENTES.. Sendo assim. que é a fase final onde há a secagem dos líquidos transformando-se em pó e aparecimento do esqueleto.” - Comentario da visão do autor 3 Ideia 1: A HISTÓRIA DA MORTE. VANREL. Curitiba. deve ser considerada a possibilidade de efluentes líquidos serem lançados para fora do cemitério. da. ROCHA. J. Ivonete A.. tanatopraxia e na construção de caixões funerários. que consiste na mudança de coloração. CRISPIM. CASAS FUNERÁRIAS. o coliquativo que se caracteriza pelo amolecimento e desintegração dos tecidos com a liberação do necrochorume e a esqueletização. Mecanismo da morte. SILVA. José Antônio da. havendo a necessidade do monitoramento constante destas obras. CERIMÔNIAS DE DESPEDIDAS E RITOS DE PASSAGEM. Jefferson de Q. Ideia 3: TIPOLOGIAS DE Comentario da visão do autor 1 Comentario da visão do autor 2 Comentario da visão do autor 2 - - Comentario da visão do autor 1 - - . Ana C. 2006.. Elma Nery de Lima. Sidney.

2. b. CONTAMINAÇÃO POR NECROCHORUME E GASES POLUENTES:    Contaminação por Necrochorume e gases oriundos da decomposição. . Sumário Organize as idéias sintetizadas na tabela acima em seções e subseções (3 a 4 seções e subseções).1. As exigências ambientais relacionadas com esses poluentes. Possíveis medidas mitigadoras. a tabela pode ser impressa em formato A3 / paisagem e anexada ao trabalho dobrada em formato A4. IMPACTOS AMBIENTAIS: 1. 1. depois. organize os conteúdos da sua argumentação em cada subseção (parágrafos concatenados desenvolvendo cinco ou seis argumentos / conceitos / aspectos do problema investigado). planeje como os aspectos específicos de cada tópico (idéias) serão apresentados (subseções). Obs: Se necessário.Utilize a seguinte metodologia: a. urnas funerárias adornos. 3. c. planeje quais os tópicos serão abordados (seções).CEMITÉRIOS. 1. CONTAMINAÇÃO PELAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS QUE COMPÕEM OS CAIXÕES E ADORNOS:    Os tipos de caixões. As medidas mitigadoras. As substancias químicas presentes nesses objetos.

2. metodologias) disponíveis na literatura sobre o PROBLEMA?  Quais são os pontos de concordância e divergência entre as idéias dos autores. A sequência da apresentação é. Conclusão: Conclua o referencial teórico identificando as idéias que você utilizará no TP 04 e no TFG. CERIMÔNIAS DE DESPEDIDAS E RITOS DE PASSAGEM. Referências bibliográficas: Identificação dos autores.  Quais.    Sepultamento por inumação. CASAS FUNERÁRIAS. Cemitérios Parque. A HISTÓRIA DA MORTE. 4. normalmente. de acordo com a NBR 6023:2002. Resultados reportados:  Em que contexto cada uma das idéias foi utilizada e quais foram os resultados obtidos na prática?  Essas idéias foram utilizadas por outros autores? Quem utilizou cada uma das idéias e como isso foi feito? c. Utilize as idéias/conceitos abordadas pelos autores pesquisados. RITOS DE MORTE 2. TIPOLOGIAS DE CEMITÉRIOS:    Cemitérios convencionais. 2. . o TEMA e o PROBLEMA pesquisados?  Quais são as principais idéias (conceitos. b.    A história da morte Os Ritos de Morte As casas funerárias. a seguinte: a. 5. 2. Conceituação e utilidade:  Quais são a área de conhecimento.3. dentre estas idéias. meio. justificando também suas escolhas a partir da análise elaborada por você nos itens acima. Sepultamento por entumulação. nome da publicação. TIPOS DE SEPULTAMENTOS E DESCARTE DOS CORPOS.1. Cemitérios Verticais. local e data de publicação de cada obra utilizada para realização deste trabalho.2. são as que interessam à sua pesquisa? Justifique. Desenvolvimento do Referencial Teórico Escreva o referencial teórico seguindo a sequência hierárquica de apresentação dos assuntos trabalhada no sumário. Processo crematório.

desenhos. VALOR: 1.ufrgs. paginado.producao. Adaptado por José Luis Duarte Ribeiro. G. Sugere-se explorar intervenção no material gráfico para enriquecer a análise. Diretrizes para elaboração do Referencial Teórico e Organização de Textos Científicos. SILVEIRA.  presença de todos os dados necessários e exigidos no roteiro deste trabalho e ao longo das aulas e orientações em sala de aula. abril de 2007.doc Acesso em 10/018/2014.FORMA DE APRESENTAÇÃO Formato A4. e diagramas necessários ao entendimento dos mesmos e de sua análise crítica. F.  qualidade da proposta tendo em vista o status quo do TEMA. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. contendo textos. Disponível em http://www. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO  solidez da argumentação. .  não serão aceitos trabalhos sem referencial bibliográfico elaborado de acordo com a NBR 6023:2002 e sem as respectivas citações no desenvolvimento do texto indicadas de acordo com a NBR 10520:2002.0 pt Obs: o roteiro deste trabalho foi adaptado de FOGLIATTO.br/arquivos/disciplinas/146_seminario_de_pesquisa_2_diretrizes_referencial_teorico. do PROBLEMA e da sua relação com a Arquitetura e Urbanismo. Escola de Engenharia Programa de pós-graduação em engenharia de produção.