You are on page 1of 17

Este tutorial descreve sucintamente a instalação do sistema Linux Debian em uma máquina virtual, criada a partir do programa Virtual

Box, e a instalação do sistema de submissão eletrônica BOC !usado em competiç"es de programação de computadores#$ s duas instalaç"es são reali%adas de &orma bastante simples com um instalador semi'automático desenvolvido no (nstituto de (n&ormática da )niversidade *ederal de +oiás !(,*-)*+#$ Este instalador está dispon.vel no endereço /ttp0--111$maratona$in&$u&g$br-ambienteComputacional$/tml$ 2aiores in&ormaç"es sobre o sistema Boca podem ser encontradas no endereço /ttp0--111$ime$usp$br-3cassio-boca-$

Passo 1: (nstale o programa Virtual Box$ Passo 2: p4s iniciar o Virtual Box, clique no botão new.

Passo 4: (nsira o nome da máquina virtual !ex$0 Boca#$ Escol/a o tipo de sistema operacional !Linux.Passo 3: Clique no botão next. Debian#$ Clique no botão next .

ou se6a. Passo 6: con&iguração padrão de disco virtual 5 su&iciente para o sistema Boca. ou se6a. não a altere$ Clique no botão next.Passo 5: con&iguração padrão 5 su&iciente para o sistema Boca. . não a altere$ Clique no botão next.

ão altere o tipo do disco virtual$ Clique no botão next. .Passo 7: Clique no botão next. Passo 8: .

ão altere a con&iguração do disco virtual$ Clique no botão next.Passo 9: . . Passo 10: 7oc8 acabou de instalar a máquina virtual$ Clique no botão finish.

Passo 11: Clique no botão finish. Passo 12: (nsira CD de instalação do Boca no leitor de CD e clique no botão start$ .

escol/a o idioma do Linux Debian. na máquina virtual. Passo 14: Escol/a o pa.Passo 13: p4s o boot pelo CD de instalação do Boca.s$ .

depois voc8 vai alterar para (9 din<mico$ .$:.$.Passo 15: Escol/a o tipo de teclado$ Passo 16: 9or enquanto. insira o (9 :.$.

ou se6a. não a altere$ .Passo 17: 7ai &icar assim por enquanto$$$$ Passo 18: máscara de rede pode ser a padrão.

Passo 19: O gateway tamb5m pode ser o padrão$ Passo 20: O servidor de nomes tamb5m pode ser o padrão$ .

Passo 21: Escol/a a cidade$ Passo 22: Escol/a con&iguração padrão para o particionamento do disco virtual$ .

Passo 23: .ão altere a con&iguração padrão para o particionamento do disco virtual$ Passo 24: Escol/a esta opção mesmo$ .

Passo 25: Escol/a esta opção mesmo$ Passo 26: Escol/a a opção Sim$ .

Passo 27: Escol/a a con&iguração do teclado$ Passo 28: Digite uma sen/a de acesso ao sistema Linux Debian !não a esqueça=#$ .

Passo 29: *aça o login no sistema !o usuário 5 maratona e a sen/a 5 a que voc8 digitou no passo >?#$ Passo 30: Execute o comando que está na &igura !ao alterar para (9 din<mico o sistema &uncionará corretamente ao ligar o cabo de rede. se voc8 estiver em uma rede com DHCP#$ .

Passo 31: ltere as lin/as do arquivo /etc/networ /interfaces con&orme está na &igura$ Passo 32: rquivo /etc/networ /interfaces ap4s a alteração de seu conte@do$ .

con&orme está na &igura$ O (9 na ultima lin/a 5 o (9 do servidor Boca que deverá ser passado para os alunos$ .Passo 33: Desligue a máquina virtual agora e con&igure o adaptador de rede con&orme a &igura$ Passo 34: Aeinicie a máquina virtual e execute em um terminal o comando su!o /sbin/!hclient.