You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

EXPERIÊNCIA 02: TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA

Tobias de Abreu Kuse Terik Souza de Paula Nelson

Florianópolis 08 de Abril de 2014

É errado ficar ligando os pontos. identificar compostos e determinar suas impurezas com os pontos de fusão.INTRODUÇÃO Os objetivos desta experiência são determinar pontos de fusão usando o método gráfico da curva de resfriamento. . Coloque no eixo das abscissas o tempo e no eixo das ordenadas os valores de temperatura (com 3 algarismos significativos) obtidos. QUESTIONÁRIO 1) Desenhe a curva de aquecimento e a curva de resfriamento em uma folha de papel milimetrado ou usando um programa computacional adequado. O gráfico deve ser feito traçando a melhor reta entre os pontos. O procedimento experimental foi aquecer lentamente com um bico de Bunsen uma amostra de naftaleno e anotar a temperatura a cada trinta segundos a partir de 60°C até atingir a temperatura de 90°C. após o bico foi desligado e então se anotou novamente a cada trinta segundos a temperatura correspondente até chegar em 60°C. Observação: No gráfico podem ser encontradas mais do que uma única reta. fazer o gráfico de um fenômeno não linear.

O intervalo de fusão ficou entre 76. esses intervalos correspondem a uma substância pura? Justifique detalhadamente sua resposta. na experiência verificou-se que ele fundiu em 76. mas em nosso experimento a temperatura aumentou depois de um determinado ponto. Para determinar a pureza do composto seria melhor analisar a curva de resfriamento.5°C e o de solidificação entre 77. Esses intervalos não correspondem a uma substância pura. mas talvez houve uma pequena colisão com o sistema.0°C.5°C. A diferença no intervalo de fusão foi de 4. O ponto de fusão do naftaleno puro é 80. por isso vamos analisar o quão puro é a substância com a curva de aquecimento.5%.5% de impureza e sua pureza é de 95.0°C a 80.2) Quais foram os intervalos de fusão/solidificação que você encontrou? De acordo com seus dados. .0°C a 74°C. não sabemos ao certo o motivo deste comportamento.5°C ou seja 4. já que para isso a temperatura de fusão e solidificação tem que se manterem constantes.

neste procedimento experimental. então a curva de resfriamento se torna melhor pois este é um processo lento por natureza. . é o mais adequado para a análise da pureza de uma substância. pelo fato de que é difícil controlar a quantidade de calor fornecida ao sistema que pode ocorrer de maneira rápida sendo difícil assim verificar o ponto de fusão.3) Geralmente o gráfico correspondente ao resfriamento. a) Explique essa afirmação. o que tornou difícil obter um resultado satisfatório. b) Seus dados confirmam a afirmação? Não. pois como foi relatado anteriormente a parte do resfriamento sofreu uma alteração. Na experiência feita o aquecimento e o resfriamento deveriam ser lentos.