You are on page 1of 27

William Holman Hunt “A Sombra da Morte” Entre 1870 a 1873

Matthias Grunewald “RetAbulo de Issenheim” entre 1512 e 1516

Matthias GrUnewald “CRUCIFICACAO” entre 1512 e 1516 .

A doutrina da Pessoa e Obra de Cristo “Morte de Cruz” ” .

foi crucificado. padeceu e foi sepult ado” .O CENTRO DA FÉ CRISTÃ  Credo apostólico: “Sofreu sob Pôncio Pila tos.

31 Lucas 18.O CENTRO DA FÉ CRISTÃ  A perspectiva de Jesus: Marcos 8.31.31-34 .32 Marcos 9.

3 1 Coríntios 15.3.2.4 .O CENTRO DA FÉ CRISTÃ  A ênfase dos apóstolos: Atos 17.

 Pila tos  os soldados.  os sacerdotes.PORQUE CRISTO MORREU? (Introdução)  Judas. ...

PORQUE CRISTO MORREU? (Introdução)  Nossos pecados.. “Estavas lá quando crucificaram o meu Senhor? .Sim! Eu estava lá!” ..

porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. mas eu de mim mesmo a dou.PORQUE CRISTO MORREU?  A entrega espontânea de Cristo: “Por isto o Pai me ama. Ninguém ma tira de mim. e poder para tornar a tomá-la. tenho poder para a dar. Este mandamento recebi de meu Pai.” João 10:17-18 .

não foi Pilatos.. por inveja – mas o Pai. OctaviusWinslow . por temor.. não foram os judeus. por amor. por dinheiro. Quem entregou para morrer? Jesus Não foi Judas.

. Ele não foi morto. entregando-se Voluntariamente para fazer a vontade do pai.Minha primeira respost a foi que ele não morreu..” John Stott . ele foi morto.. devo equilibrar essa respost a com o seu oposto.PORQUE CRISTO MORREU? “.. ele morreu.

que E que foi ao ressuscitou terceiro dia. segundo sepult ado.PORQUE CRISTO MORREU? “Cristo morreu por nossos pecados.” 1 Coríntios 15:3-4 . as e Escrituras. segundo as Escrituras.

A pressuposição da Bíblia é que desde a Queda. Sua culpa o desqualifica de qualquer merecimento e nenhum ser humano pode solucionar este problema. Ele se encontra em um círculo vicioso. o ser humano está em desesperada necessidade de ajuda. de salvação.o dilema que o ser humano enfrenta é a culpa perante um Deus santo. numa perigosa posição e condição. DILEMA . culpa e impotência.

Por que o Mediador deve verdadeiro homem e homem justo? R. porque alguém que tem seus próprios pecados. Deve ser homem justo. Deve ser verdadeiro homem.Mediador: plenamente homem: CRISTO:SACRIFÍCIO SUBSTITUTO ser 16. não pode pagar por outros . porque a justiça de Deus exige que o homem pague o pecado do homem. .

como homem. . Ele pode suportar . Porque.CRISTO:SACRIFÍCIO SUBSTITUTO Mediador: Plenamente Deus: 17. ao mesmo tempo. a justiça e a vida . Por que o Mediador deve ser. somente sendo verdadeiro Deus. o peso da ira de Deus. verdadeiro Deus? R. e conquistar e restituir. para nós.

25 ao qual deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue. para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em jesus. para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos. pela redenção que há em cristo jesus. sob a paciência de deus.O QUE CRISTO ALCANÇOU NA CRUZ? 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça. 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente. .

O QUE CRISTO ALCANÇOU NA CRUZ? Justificação (TRIBUNAL) Redenção (Mercado de escra vos) Expiação (Templo) Propiciação (Templo) .

Justificação (TRIBUNAL)  É uma declaração de que o réu é inocente  É declarar um veredito de inocência  Declarada just a. não tornada just a .

nem por eles feit a mas unicamente pela perfeita obediência e plena satisfação de Cristo. aceita e considera justas as suas pessoas diante dEle. a eles imput adas por Deus e recebidas só pela fé.Justificação (TRIBUNAL) Justificação é um ato da livre graça de Deus para com os pecadores. no qual Ele os perdoa. . não por qualquer coisa neles operada.

18 .45  “É o ato de pagar o resgate para comprar algo”  Maldição da Lei – Gl 3.10-13  Culpa do pecado – Hb 9.15  Do poder do pecado – 1 pe 1.redenção  Marcos 10.

Expiação e propiciação “Expiação” é o ato pelo qual o pecado é cancelado. registro. Apagado do propiciação é um ato pelo qual Deus se torna propício – . É anulado.

ele absorve-a e desvia-a de nós para si mesmo. não retirada. e foi executada.Expiação e propiciação “Jesus Cristo não apenas cancela a ira.” John piper . A ira de Deus é just a.

Expiação e propiciação “Expiação” é o ato pelo qual o pecado é cancelado. . O objeto da propiciação é Deus. Ent ão o objeto da expiação é o pecado. É anulado. Deus se torna favorável. Apagado do registro.

26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente.O QUE CRISTO ALCANÇOU NA CRUZ? 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça. pela redenção que há em cristo jesus. sob a paciência de deus. . 25 ao qual deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue. para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos. para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em jesus.

Qual é o seu único fundamento. na vida e na morte? .

Com seu precioso sangue Ele pagou por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo. na vida e na morte . A Ele pertenço. não perderei nem um fio de cabelo. em corpo e alma. Agora Ele me protege de tal maneira que. Além disto. Por isso. daqui em diante. sem a vontade do meu Pai do céu. e não pertenço a mim mesmo. de todo o coração. tudo coopera para o meu bem. Ele também me garante a vida eterna e me torna disposto a viver para Ele.“O meu único fundamento é meu fiel Salvador Jesus Cristo.” . pelo Espírito Santo.