You are on page 1of 24

2) - FAUVISMO

1905 1906

VANGUARDAS
PROFESSORA CABRIELLA NOVELLO

Fauvismo (“ feras”)

FAUVISMO

Corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse em Notes pretendia-se com o Fauvismo uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes. Receberam este nome do crítico de arte Louis Veaxcelles pela intensidade com que usavam as cores puras, como saiam do tubo de tanta, sem misturas ou matizes. O Fauvismo caracterizou-se pela simplificação das linhas e o emprego das cores puras.

O pintor não as suaviza e não cria nenhuma gradação de cores. tanto é que hoje vemos em tantos objetos do cotidiano e inclusive em peças de vestuário. a partir deles muitos artistas começaram o uso das cores puras e o gosto por elas. Dos pintores fauvistas. Os Fauvistas tiveram suas obras rejeitadas e mesmo assim não pararam.A pintura fauvista apresenta figuras sugeridas e não realistas. Em sua obra. os objetos representados são menos importantes que a maneira de representá-los. As cores também não pertencem a realidade: puras como saem do tubo de tinta. destaca-se Henry Matisse (18691954). foi sem dúvida o mais expressivo. Destacou pela despreocupação com o realismo tanto nas formas como nas cores. .

Maurice de Vlaminck e outros. que ao descobrir a felicidade que lhe proporcionava a prática da pintura durante uma convalescência na qual lhe foi oferecida uma caixa de tintas (ele tinha cerca de vinte anos de idade). em 1891. depois de uma nova convalescência decorrente de uma intervenção de apendicite. e. inscreveu-se num curso de desenho na escola Maurice-Quentin Delatour e começou a participar no estúdio do mestre Duconseil. HENRY MATISSE (1869-1954) Matisse. onde. depois de ser admitido na escola de Belas Artes em 1895. A partir de 1890. estabeleceu-se em Paris. .FAUVISMO Pintores deste movimento:Henry Matisse . André Derain. passou a freqüentar o atelier de Gustave Moreau. Matisse abandonou o Direito para se dedicar à sua vocação artística. era um escriturário. Depois de se restabelecer.

onde estavam suas crenças artísticas. juntamente com o grupo. Sua primeira exposição aconteceu em 1904. Desde de 1904 Matisse trabalhou parte de cada ano no sul em Saint-Tropez e Collioure e mais tarde na Espanha e em Marrocos. Matisse conseguiu reputação internacional. ocorreu em Ambroise Vollard e não obteve grande sucesso. Em 1908 fundou a Academia Matisse para uma seleção de estudantes cosmopolita e publicou Notas de um Pintor. Albert Marquet e teve a oportunidade de visitar as exposições de Corot e de Cézanne. .FAUVISMO Aí encontrou Georges Rouault. desta vez o grupo foi reconhecido como os fauves e Matisse como líder. exibindo em Paris e Alemanha. No ano seguinte. expôs no salão de Paris.

Sua escultura era uma extensão da sua pintura. aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma. trabalhados em estilo livre e com cores decorativas. como outros artistas do movimento. sofreu algumas influências deste grupo. Apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas. com linhas retas e formas geométricas. figuras femininas e o interior foram seus principais temas. passou a maioria dos invernos em Nice.FAUVISMO Depois de 1916. Matisse. e usava a cor como fator principal da pintura. Entre 1913 e 1917 sua pintura era um pouco austera. Em alguns trabalhos ele explora o sólido. rejeitava a luminosidade impressionista. levando-a às últimas conseqüências. Depois seu estilo ficou mais solto. sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente. .

Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos.óleo sobre tela . ― O sonho‖ Femme à Côté d’un Échiquier.tintaCéu -1946 . Hermitage Museum . usava formas curvas e cores variadas. 1910 .1943 Nú azul IV -1952. 1908 . Collioure. Este inventou também a técnica do desenho com tesoura. tapis bleu et rose” (O cuscuz. 1917 . tapete azul e rosa) O caracol .1953 (colagem) RECORTES E COLAGENS Os vegetais Ilustração para o livro Jazz . 1905 Retrato de Madame Matisse (A lista verde) . ― A música‖ -1910 . A dança. Harmonia em vermelho. Janela aberta .FAUVISMO Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. ― A lição de música‖. by Henry Matisse (A mulher ao lado de um tabuleiro de xadrez) “ Les coucous. Foi considerado o artista do século em que viveu. 1905 .260 x 390 cm Saint Petersburg.

França.FAUVISMO André Derain Nasceu em Chatou. pintaram juntos e desenvolveram suas idéias com a cor em suas obras de arte. Ao lado de André Derain e Henri Matisse. 11 de outubro de 1958. 10 de junho de 1880 . MAURICE DE VLAMINCK Nasceu em Paris. de 1904 a 1908.em Garches. 8 de setembro de 1954) foi um pintor francês totalmente autodidata. um grupo de artistas modernos que estiveram unidos. Natureza morta. no uso de cores intensas em suas obras. 1905 . é considerado um dos principais nomes do movimento fauvista. Se encontrou com Matisse e depois com Vlaminck em 1900. 4 de abril de 1876 — Rueil-la-Gadelière. Restaurante em Marly-le-RoiMaurice de Vlaminck. começou a pintar com 15 anos.

não correspondendo à realidade. • Ausência de ar livre. formando grandes planos. FAUVISMO • Colorido brutal. pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva. como saem das bisnagas. espontânea e definitiva.Características da pintura e das formas: • Pincelada violenta. . • Pintura por manchas largas. • Uso exclusivo das cores puras. o que pode ser notado pela sintetização e simplificação das formas. • Primitivismo no desenho.

não tem relação com o intelecto e nem com sentimentos. . · A cor pura deve ser exaltada. no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens. · As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares. no Salão de Outono. em Paris. Os princípios deste movimento artístico eram: · Criar. alguns artistas foram chamados de fauves (em português significa feras).FAUVISMO Em 1905. Temos nessa corrente influência direta do primitivismo de Paul Gauguin. as sensações primárias. · Criar é seguir os impulsos do instinto. em virtude da intensidade com que usavam as cores puras. sem misturá-las ou matizá-las. em arte. pois estavam expostas um conjunto de pinturas modernas ao lado de uma estatueta renascentista. Quem lhes deu este nome foi o crítico Louis Vauxcelles.

Henri Matisse. os fauves tiveram uma curta duração. 1905. . em tons fortes e agressivos. negligenciando a precisão da apresentação. marcadamente francesa. • Como grupo. desmembrando-se por volta de 1908. • Defende o primado da cor na pintura e utiliza-a com total liberdade. Retrato com Risca Verde.FAUVISMO Fauvismo • Corrente vanguardista. (Senhora Matisse). iniciada em 1905 e liderada pelo pintor Henri Matisse.

FAUVISMO PAUL GAUGUIN: PRIMITIVISMO E INSTINTO .

do instinto.FAUVISMO Observe como Gauguin mudava a cor natural do ambiente em função do sentimento. Note os traços simples dos desenhos. .

FAUVISMO Nas obras de Gauguin verificamos a explosão do seu instinto inquieto. . É também uma reação à frieza e ciência impressionista. A exploração do espaço em zonas de cores puras. verificado pela pintura livre de compromissos com a realidade e disperso de valores clássicos e acadêmicos. agressivo. a quebra da cor local. a idéia de transportar para tela um sentido em vez de uma cópia da natureza influenciaram diretamente o instinto selvagem fovista.

FAUVISMO A partir de agora. observe o poder das cores nas obras de Matisse. Observe o ritmo regular gerado pela repetição das formas e das cores. sem nuances e a presente e marcante simplificação das formas. MATISSE – MIL E UMA NOITES . já percebemos zonas de cores puras. intitulada mil e uma noites. Nesta. Derain e outros fovistas.

A Dança. predominam as cores puras. sendo que o dinamismo entre figura e fundo é propiciado pelo contraste entre as cores quentes das personagens e os tons escuros de azul e verde do segundo plano.A DANÇA FAUVISMO Nesta obra de Matisse. .MATISSE .

Esse tipo de composição influenciou o design moderno. Procure lembrar-se das logomarcas que conhece e compare. MATISSE – BLUE NUDE .FAUVISMO A síntese da forma pode ser notada nesta colagem associada à solidez propiciada pela cor azul.

FAUVISMO MATISSE. HARMONIA EM VERMELHO .

FAUVISMO MATISSE – RETRATO DE MME. MATISSE .

FAUVISMO MATISSE – OS VEGETAIS .

FAUVISMO ROUAULT – VELHO REI .

Brasil FAUVISMO O forte colorido e a síntese de formas teve sua influência sobre os modernistas brasileiros. • Tarsila do Amaral – Paisagem com touros . Acompanhe.

FAUVISMO • Cícero Dias – Sem título .

. b).Por dentro do assunto: Em relação as tendências artísticas da primeira metade do século XX – Fauvismo.um artista que a representou.FAUVISMO ATIVIDADES I. destaque: a).duas características deste movimento.