You are on page 1of 4

Disciplina: Gerência de Riscos Prof.

Almir Antônio Vieira

CURSO

Gerência de Riscos

Ano 2012

Natureza do Trabalho: Exercício Avaliativo em Sala e em grupo Valor: 10,0 pontos

1 Pós-Graduação de Engenharia de Segurança – Gerência de Riscos

e inflamáveis e de fácil percepção odorífica em caso de pequenos vazamentos ou derrames. A empresa utiliza como insumo principal “água” e 4 (quatro) outros tipos de insumos que são líquidos tóxicos.Estudo do Caso: Análise Preliminar de Risco Empresa: LORETROX A LORETROX é uma indústria química que tem 100 (cem) funcionários e está em um bairro que .é urbano. A água é captada no rio da cidade próximo aos fundos da empresa. são consumidas grandes quantidades de água para lavagem dos reatores. reações violentas podem ocorrer. com a geração de resíduos sólidos ( produto “curado” no interior dos reatores). o planejamento de fabricação dos produtos ( função PCPPlanejamento e Controle de Produção) não considera as características comuns na composição dos produtos. na perda de controle na reação. Durante a produção. As matérias-primas são armazenadas em tanques com disques de contenção e são transportadas até a PRODUÇÃO da LORETROX por tubulações aéreas. No inverno. bem como. gerando a substituição das tubulações aéreas. Também os produtos podem ficar não conformes. Estas operações de lavagens sobrecarregam a estação de tratamento de efluentes. Próximo aos tanques de matérias-primas existe uma área de TANCAGEM. No inverno. 2 Pós-Graduação de Engenharia de Segurança – Gerência de Riscos . formam-se resíduos sólidos (pastoso) no fundo dos tanques em função das características das matérias-primas utilizadas. Após as produções. dificultando o atendimento a alguns padrões de emissão estabelecidos na Licença de Operação da unidade da LORETROX. de forma a ordenar uma fabricação que evitasse tantas lavagens. onde as matérias-primas são descarregadas dos carrostanques e ficam armazenados em tanques. algumas matérias-primas curam no interior das tubulações.hoje . gerando lançamentos na atmosfera de produtos químicos em altas temperaturas e elevada pressão (dispositivos de segurança dos reatores para evitar explosões). Estas quantidades são liberadas para estação de tratamento de efluentes. e não são reaproveitadas no processo.

gerando ruídos. Como se trata de uma unidade antiga.Armazenamento de matéria-prima nos tanques Atividade 3 . Processo 1: Recebimento de Matéria-Prima Atividade 1 . sendo lançado na rede pública. vazamentos contínuos nas torneiras ( sem sensores/temporizadores) . o projeto da parte elétrica (iluminação) é responsável por parte expressiva no consumo de energia na área administrativa. Nos banheiros da administração. com o uso de mangotes. estruture uma Análise Preliminar de Risco (APR) conforme matriz disponibilizada e orientações do professor. O serviço de transporte dos produtos acabados da LORETROX é realizado por empresas terceirizadas que circulam nas pendências das empresas e por toda a comunidade vizinha até o destino final dos produtos. Instruções: Com base nas informações anteriores. direto dos reatores para dentro dos compartimentos dos carros-tanques. O efluente sanitário (banheiro e limpeza do refeitório) não é tratado pela estação de tratamento de efluentes. possíveis vazamentos de óleo. Corredores imensos. poeira e emissões atmosféricas dos escapamentos veiculares. A empresa não possui fossa séptica e o município não tem tratamento de esgoto.Descarga de matéria-prima do carro-tanque para os tanques de armazenamento Atividade 2 . privadas e chuveiros são responsáveis por desperdícios de água. com pouca circulação e reatores e números de lâmpadas mal dimensionados ajudam no aumento do consumo de energia. sem sensores de movimentos. vibrações. via tubulações aéreas 3 Pós-Graduação de Engenharia de Segurança – Gerência de Riscos .Transferência de matéria -prima dos tanques para a produção.Os produtos são transferidos da produção. Não há uma área específica de produtos acabados como no caso das matérias-primas.3.

Limpeza dos sanitários Prof.Controle de processo: Fases 1.Digitação de Notas Fiscais Atividade 3 . Email: almir_antonio@uol. Almir Vieira.primas Atividade 2 .Envase do reator direto para o carro-tanque Atividade 4 .br Tel.: (31) 9162-0453 (31) 9324-0058 4 Pós-Graduação de Engenharia de Segurança – Gerência de Riscos .Rotinas de manutenção (ajuste do motor e troca de óleo) Processo 4: Administração Atividade 1 – Fazer café Atividade 2 .Operação da frota Atividade 2 .com.Adição de água e matérias .Utilização do Elevador Atividade 4 . 2 e final Atividade 3 .Lavagem dos reatores Processo 3: Transporte de Produto Acabado Atividade 1 .Processo 2: Produção Atividade 1 .