You are on page 1of 2

AULA 1

Agentes pblicos: gnero de pessoas fsicas do quadro da Administrao. Classificados em:

Agentes polticos: duas teses doutrinrias. Primeira, minoritria: apenas os polticos e seus auxiliares, que atuam com poder de direo do Estado. Segunda, majoritria: todos que atuam conforme a Constituio, incluindo juzes e promotores. Agentes colaboradores ou particulares em colaborao: no fazem parte da estrutura organizacional da Administrao, mas participam da atuao estatal. Admitem vrias formas: a) delegados ou delegatrios, b) honorficos, c) voluntrios, d) gestores de negcio, e) credenciados. Delegados: Administrao transfere ao particular o exerccio de uma atividade. Praticam a atividade do qual o Estado detm a titularidade por conta e risco, assumindo a responsabilidade pelos demais particulares. Concessionrias, permissionrias e autorizatrias de servio pblico, titulares de cartrio, leiloeiros, tradutores. Remunerados pelos particulares atravs das tarifas. Honorficos: possuem honorabilidade em sua funo pblica. Jurados, mesrios, servio militar obrigatrio. No recebem remunerao. Voluntrios: tambm no recebem contraprestao, diferem dos honorficos por no serem convocados. Gestor de negcio: voluntrio que se oferece em situao emergencial. Credenciados: Administrao credencia algum para alguma situao especfica, geralmente por quem j servidor. Representantes da Unio em Congressos Internacionais. Agentes administrativos ou servidor lato sensu: possuem relao de emprego, mas no so empregados. Divididos em servidores em sentido estrito, empregados pblicos e temporrios. Temporrios: 37, IX, CF/88. Exercem relao de emprego de forma temporria em razo de um excepcional interesse publico ou necessidade extraordinria alguma atividade para a Administrao. Admitidos por concurso pblico ou seleo, como agentes comunitrios em caso de epidemia de dengue. Perodo entre 1 e 6 anos. Empregado pblico: tem um contrato de trabalho com a Administrao. Admitido somente por concurso pblico. Servidor pblico: no tem contrato de trabalho, mas uma relao de trabalho que decorre de um ato administrativo. A base no a CLT, mas a Lei 8112/90 (em mbito federal). O servidor ocupa CARGO, no emprego. Existem vrios tipos de cargo pblico, sendo a diviso mais importante entre cargo vitalcio e efetivo. Ambos exigem concurso pblico para sua ocupao, mas para o vitalcio, aps 2 anos o servidor adquire a vitaliciedade, ou seja, a certeza de que s perder o cargo aps uma sentena judicial transitada em julgado, enquanto que para o efetivo adquire a estabilidade, que admite a perda do cargo por a) sentena judicial transitada em julgado, b) processo administrativo disciplinar, c) m avaliao de desempenho, e) em caso de excesso de gastos com pessoal da Administrao. Estabilidade: art. 41 pargrafo primeiro e art. 169 pargrafo 4 e 5 da CF. *Doutrina e jurisprudncia: aquisio excepcional de vitaliciedade e aquisio excepcional de estabilidade. Aquisio excepcional de vitaliciedade: casos em que h nomeao para o grande escalo, como Ministro do STF e quinto constitucional. Aquisio excepcional de

estabilidade: consta no art. 19 do ADCT, para as pessoas que trabalhavam para a Administrao h cinco anos quando foi promulgada a Constituio. * Cargo efetivo x cargo em comisso: efetivo, por regra admitido por concurso pblico, nomeao e posse, exerccio, estgio probatrio e por fim a estabilidade. Cargo em comisso: no tem concurso pblico, chamado de livre nomeao ou livre exonerao. Podem ser indicados servidores concursados ou no. Cargos em comisso exceo e os nomeados devem conter um mnimo de pessoas que j so servidores para o cargo. Nomeado deve se apresentar para tomar posse e entrar em exerccio. Cargo em comisso no prev estabilidade. Cargo em comisso no funo comissionada: todo cargo tem funo, mas nem toda funo tem cargo. Cargo em comisso: funo de direo, chefia assessoramento. Funo de confiana: tambm para direo, chefia e assessoramento, mas no tem nomeao, e sim DESIGNAO de algum j esta em um cargo para exercer a funo. Ou seja, para o cargo, pode ser indicado quem no servidor (no prestou concurso pblico), e para funo de confiana, apenas quem j servidor, quem j tem um cargo. Funo de confiana tambm no tem estabilidade. Resumindo: Cargo em comisso: estrutura na Administrao onde h nomeao e exonerao de forma livre servidores e no-servidores. No h estabilidade. Direo, chefia e assessoramento. Funo de confiana: atribuio, onde se designa algum que j ocupa um cargo para tal atribuio. No h estabilidade. Direo, chefia, assessoramento.

*Estabilidade: adquire depois de 3 anos (Constituio), apesar da Lei 8112 dizer 24 meses. *8112/90: Lei Federal voltada para o SERVIDOR, e no empregado e temporrio. Usadas tambm por Estados e Municpios.

You might also like