You are on page 1of 4

AULA 7P(17 t) FISIOLOGIA CARDACA A principal funo do corao e do sistema circulatrio o de prover oxignio e nutrientes bem como o de remover

er produtos metablicos dos tecidos e rgos do corpo. O corao uma bomba dupla! Por qu? Porque consideramos uma parte do lado esquerdo (circulao sistmica) e uma do lado direito (circulao pulmonar), e essas duas partes trabalham de forma independentes. 4 cavidas-2 Atrios-2 ventrculos2 partes direitas Trabalham ao mesmo tempo. Para eu ver o corao tenho que tirar: -Costelas -Pulmes -Pericrdio --------Chegou no corao em si --ANATOMIA DO CORAOLivro da Linda Constanzo: https://www.dropbox.com/s/lntzz065u1tgbgz/Fisiologia%20-%20Linda%20Constanzo%20-%203%C2%AA%20ed..pdf e tambm um pdf bem bom da anatomia do sistema circulatrio: https://www.dropbox.com/s/r16lfw5sqtec3qj/Apostila%20Sistema%20Circulat%C3%B3rio2012.PDF - falando da anatomia- ventrculos-trios-aorta (arco-ascendente-descendente)--- corte sagital-vlvulas (tricspide ou vlvula atrioventricular direita- bicspide ou trio ventricular esquerda ou mitral)----Semilunares-pulmonarartica. Quando as semilunares esto abertas as atrioventriculares esto fechadas e vice e versa Quando o ventrculo se contrai, os msculos papilares tambm se contraem e ao se contrair eles tencionam a cordoalha tendinea e sustentam a vlvula na posio adequada, impedindo que ela se reverta pra dentro do trio e ocorra refluxo no trio. Podemos concluir que o grande papel dos msculos papilares e das cordoalhas tendineas impedir o refluxo de sangue em direo ao trio no momento da contrao ventricular. DIDATICAMENTE O LADO ESQUERDO O LADO DE REFERENCIA, POR QU? O sangue direcionado a uma circulao mais distante, exigindo maior fora, parede do musculo cardaco esquerdo 3x mais espessa que a do lado direito, considerado o lado de trabalho do corao. Contudo, todavia, porem, but, o que acontece no lado direito acontece no lado esquerdo e vice e versa. Parede do corao formada por um conjunto de estrutura: -Fibrcitos -Clulas musculares estriadas cardacas* -Matriz Extracelular Clulas musculares estriadas cardacas Por que o musculo chamado estriado? Por causa da organizao dos sarcmeros (sequencia de faixas claras e escuras) Tiro um feixe e vejo a sequencia de faixas claras e escuras. Disco Intercalar: Faz a ligao entre as fibras cardacas. Dentro do disco intercalar tem as Gap Junctions (livro: Em cada disco intercalar, h a presena de junes comunicantes (GAP Junctions), que permitem a difuso de ons e pequenas molculas como segundos mensageiros. Isso facilita a propagao do potencial de ao de uma fibra outra, determinando o comportamento sincicial do miocrdio.)

A Conformao que o musculo cardaco vai aparecer como malhas de rede podem ser chamadas de sinccio. (livro:
As membranas celulares se fundem de tal maneira que se formam junes comunicantes gap junctions muito permeveis, as quais permitem a difuso relativamente livre de ons. O msculo cardaco um sinccio de muitas clulas musculares cardacas, no qual as clulas cardacas so to interconectadas que, quando uma dessas clulas estimulada, o potencial de ao se propaga para todas as outras, transmitindo-se de clula em clula e tambm se propagando atravs da rede de interconexes.) Ao invs de falar Musculo ventricular ou musculo atrial, posso falar sinccio ventricular e sinccio atrial, por que sinccio? Porque suas fibras so distribudas como se fossem malha de uma rede. Dentro dessas clulas tem os discos intercalares e dentro dos discos intercalares tem as Gap Junctions, passa o potencial de ao muito rapidamente, porque a Gap conecta o interior de uma clula com o interior de outra, ao contrario de uma sinapse qumica que tem a fenda sinptica. Grande vantagem das Gap Junctions. Cada uma dessas clulas recebe o nome de micito (micito cardaco) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Mi%C3%B3citos

2.2) Distribuio transmural das fibras do ventrculo esquerdo(igual no direito)


Na parede observa-se 3 camadas -Endocrdio (+interna) -Epicrdico (+externa) As fibras que formam correm longitudinalmente desde a base at o pice do corao -Miocrdio (meio) As fibras que formam circundam o corao (so circulares)

De forma geral refere-se a parede somente como miocrdio pois tem um volume muito maior, porem existe funes bem distintas entre eles todos. A resultante da contrao das fibras longitudinais e das fibras musculares simultaneamente fazendo com que a parte apical do corao seja projetada anteriormente bate na parede torcica (por isso sente quando coloca a mo no peito)IMPULSO APICAL 2.3) Sistema de Conduo do Corao ---historinha que o corao tinha a inervao prpria que na verdade eram fibras musculares com 2 especialidades importante: Excitatorias(respondem) e Condutoras(conduzem). Na verdade ele tem um sistema de conduo que formado por um conjunto de fibras musculares condutoras e excitatrias especializadas. Estruturas: -N Sino Atrial(SA) -N Atrio Vemtricular(AV) Todas so capazes de gerar e conduzir potencial de ao porem muda a frequncia -Feixe de hiss entre eles. Na lista ao lado esta em ordem de maior para menor frequncia, portanto. -Ramos direito e esquerdo podemos concluir que o maior o do n SA que vai ditar o ritmo do corao -Fibras de Purkinje sendo conhecido como o marca passo do corao. Se der uma patologia no SA o AV assume, porm o ritmo ser melhor, sendo necessria uma cirurgia para colocar um marca passo. O Nodo SA vai distribuir potenciais por todo o sinccio atrial, e como uma rede com GAP vai se distribuir rapidamente, se contraindo ao mesmo tempo. O potencial no passa diretamente do trio para o ventrculo porque tem uma barreira de isolamento de tecido conjuntivo, tendo que passar no nico ponto sem barreira de isolamento que passando pelo nodo AV, s que no nodo AV tem bem menos GAP do que o sinccio, ocorrendo uma lentificao na velocidade de propagao do potencial. Diminui no nodo AV, mas no para, indo para Hiss onde retoma a velocidade inicial, que vai rapidamente para ramos e em seguida para purkinje aonde vai para todo o sinccio ventricular que vai se contrair de uma vez s. Qual a razo fisiolgica do retardo na velocidade de propagao do potencial? O Motivo do retardo : menos GAP R.: Para que trios se contraiam antes que o ventrculo.

A cada vez que o corao bate porque teve a gerao do potencial de ao. A contrao do ventrculo disparado por uma onda de eletricidade que surge que o potencial de ao, que surge espontaneamente (1h13min) no N SA. (2.4) Propriedades Funcionais do Corao Dois grandes grupos Natureza Eletrofisiolgicas -Automatismo (cronotropismo): Capacidade da clula de gerar estmulos. -Excitabilidade (Batmotropismo): Propriedade que tem o miocrdio de reagir (potencial de ao e contrao quando estimulado). -Condutibilidade (Dromotropismo): Capacidade que as fibras cardacas tem de conduzir o estimulo gerado em uma parte do corao para todo o resto do miocrdio (faz a conduo). Natureza Mecnica Em ultima estncia so quem? R.: Sstole e distole. -Contratibilidade (inotropismo): a propriedade que tem o miocrdio de contrair-se. -Distensibilidade (lusitropismo): a capacidade de relaxamento global que tem o corao, uma vez cessada sua estimulao eltrica. Ex.: Hipertenso: Provavelmente taquicardia, se contraia mais ainda, vasoconstrio (tem que diminuir a fora de contrao)Conjugar uma droga com ao batmotrpica negativa e inotrpica negativa e de preferencia seja vasodilatador.

You might also like