You are on page 1of 8

Domingo da Paixo

COM PROCISSO DE RAMOS


O culto do Domingo da Paixo, iniciando com a procisso de ramos, refletem as atitudes contrastantes em relao a Jesus durante os dias que antecederam a sua crucificao. O Domingo de Ramos assim nomeado por causa dos ramos que foram espalhados diante de Jesus no momento em que Ele entrou em Jerusalm. A aclamao do povo: Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor, revelam claramente que eles saudaram Jesus como o rei messinico. No entanto, poucos dias depois, o Senhor iria ouvir o grito Crucifica -o!. Esse contraste se reflete neste dia quando a alegria de sua entrada triunfal em Jerusalm d lugar lembrana sombria de sua paixo. A leitura estendida da narrativa da Paixo coloca diante do povo de Deus tudo o que o Senhor fez em nosso nome. Assim, a Igreja preparada para entrar na Semana Santa a mais importante semana do ano litrgico.

Se a procisso inicia do lado de fora da nave, a congregao se rene em torno da cruz processional. Se a congregao j est sentada na nave da igreja, esta se levanta e vira-se em direo cruz processional na entrada da nave. P A graa de nosso Senhor T Jesus Cristo e o amor de Deus e a comunho do Esprito Santo estejam com todos vs. C Amm. P C Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana ao Filho de Davi!

Oremos: Deus misericordioso, assim como o povo de Jerusalm, com ramos nas mos se reuniram para receber o teu amado Filho quando Ele entrou na sua Cidade Santa, concede que possamos sempre aclam-lo como nosso Rei e, quando Ele voltar novamente, possamos ir ao seu encontro com o corao confiante e firme e segui-lo no caminho que conduz vida eterna; atravs do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm.

P C P

Santo Evangelho segundo So Joo, captulo XII. Glrias a ti, Senhor! No dia seguinte, a numerosa multido que viera festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalm, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que Rei de Israel! E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo est escrito: No temas, filha de Sio, eis que o teu Rei a vem, montado em um filho de jumenta. Seus discpulos a princpio no compreenderam isto; quando, porm, Jesus foi glorificado, ento, eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele e tambm de que isso lhe fizeram. Dava, pois, testemunho disto a multido que estivera com ele, quando chamara a Lzaro do tmulo e o levantara dentre os mortos. Por causa disso, tambm, a multido lhe saiu ao encontro, pois ouviu que ele fizera este sinal. De sorte que os fariseus disseram entre si: Vede que nada aproveitais! Eis a vai o mundo aps ele. Este o Evangelho do Senhor. Glrias a ti, Cristo! Seguimos em paz Em nome do Senhor.

P C P C

1 . povo redimido, Filha de Sio! Eis, vem o teu Ungido, o Autor da redeno. Com paz e com venturas teu Rei te vem a; Hosana nas alturas ao Filho de Davi! 2 . Ao Pai celeste implora contrito corao, e, arrependido, chora, pedindo seu perdo. Convida ao Rei divino que faa habitao com graa e amor genuno no triste corao.

3 . Com ramos de palmeiras ao seu encontro vai; em vozes altaneiras, ao Filho de Deus Pai entoa alegremente: Bendito o Rei que vem, graciosa e humildemente, a ti, Jerusalm! 4 . A porta de minha alma aberta deve estar; por graa sendo salva, quer nela o Rei entrar. As virgens mui prudentes o Noivo aguardaro, pois vem o Rei das gentes Filha de Sio.

5 . Jesus do paraso visvel voltar; e, no ltimo juzo, os homens julgar. No derradeiro advento

seus servos vem buscar, que em grande encantamento nos cus o vo louvar.

. 1 . Abri as portas e aclamai o Deus da glria e festejai o Rei dos reis, o bom Jesus, que ao mundo inteiro, pela cruz, traz vida e eterna salvao. Exulte o vosso corao: Hosana ao meu Senhor, meu sbio Criador! 2 . justo e Amparador capaz; vem manso, e real coroa traz de santidade e retido; tem como cetro a compaixo. O nosso mal vem dissipar; radiantes vamos, pois, cantar: Hosana ao meu Senhor, meu grande Salvador! 3 . Feliz o povo que entronar no meio seu o Rei sem par. Feliz todo corao em que ele faz habitao. Ele o Sol, com seu fulgor fonte de alegria e amor. Hosana ao meu Senhor, meu bom Consolador! 4 . Abri as portas e fazei do corao um templo ao Rei! Os ramos de piedade alai e glria ao vosso Rei cantai! Gracioso a vs se achegar e vida e salvao trar. Hosana ao meu Senhor, o Deus de paz e amor! 5 . Oh! vem, meu Salvador, meu Rei, o corao j preparei. Por graa queiras nele entrar e carinhoso te mostrar. O Santo Esprito, Jesus, conduza-nos tua luz. Ao nome teu, Senhor, nosso eternal louvor!

1 . Alerta, agraciados, j vem chegando o Rei! Saudai-o, consagrados, louvores lhe rendei. Em vera prontido as vozes levantemos, Hosanas lhe cantemos, com santa devoo! 2 . Alerta, pois, aflitos, bem perto o Rei est; aos coraes contritos Jesus confortar. Em todo o mundo esto seus dons consoladores: a voz dos pregadores, Batismo e Comunho!

3 . Alerta, fatigados, j vem o Rei Jesus; e vs, desanimados, chegai sua luz! Na angstia, o bom Senhor vos d consolo forte, vencendo a prpria morte, livrando-vos da dor. 4 . Alerta, atormentados, o Rei Jesus chegou. De ns, seus bem-amados, h muito se lembrou. A morte e seu horror jamais nos ameaa, pois somos, j por graa, o povo do Senhor!

1 . Vem, Resgate, eterno Bem, das naes o Desejado. Salvador dos povos, vem no caminho preparado. Vem, ornado de fulgor, te esperamos com ardor. 2 . Entra no meu corao, Rei da glria, Deus amvel, faze em mim habitao. Apesar de miservel, o maior tesouro, enfim, tenho, estando tu em mim.

3 . Meu Hosana aceitars com as palmas da vitria. Possa a fora que me ds redundar em tua glria: pela f me apropriarei do perdo que em ti achei. 4 . Eia! Hosana! Grande Deus, Filho de Davi, clemente! Que a coroa e o cetro teus manem bnos ricamente! Cantaremos teu louvor: Eia! Hosana, Salvador!

P C

Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

Um tempo de silncio pode ser observado antes da COLETA DO DIA.

Oremos: Todo-poderoso e eterno Deus, que enviaste teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, para tomar sobre si nossa natureza pecaminosa e sofrer a morte sobre a cruz, concede que possamos seguir o exemplo de sua grande humilhao e pacincia e sermos feitos participantes de sua ressurreio; atravs do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Amm.

O culto continua com as leituras no Ofcio da Palavra, usando uma das ordens litrgicas do Culto Luterano.

Notas 1. Ramos um antigo smbolo da vitria. Se forem utilizados, eles devem ser distribudos para todos antes do incio da procisso. Aps este culto, os ramos podem ser guardados at o ano seguinte, quando eles podem ser queimados em cinzas para uso na Quarta-Feira de Cinzas. 2. A procisso pode iniciar a partir do lado de fora do templo, a partir do trio, ou da parte de trs da nave. 3. Evangelhos processionais alternativos podem ser usados em lugar da leitura de Joo 12: Mateus 21.1-11; Marcos 11.1-10; Lucas 19.28-40. 4. O silncio antes da Coleta do Dia pretende destacar o contraste entre a entrada triunfal de Jesus e sua Paixo. As cruzes podem ser cobertas durante o silncio. 5. O lecionrio inclui vrias opes para a leitura da Paixo. A primeira opo ler toda a narrativa da Paixo de um dos Evangelhos sinticos. A segunda opo ler apenas a segunda metade da narrativa da Paixo. A terceira opo ler Joo 12.20-43, que uma continuao da leitura includa na Procisso com Ramos. 6. Se a narrativa completa da Paixo for lida, outras partes do Ofcio da Palavra podem ser omitidas, como a leitura do Antigo Testamento, o Salmo do Dia ou Gradual, e o Credo. O sermo tambm pode ser abreviado. 7. A fim de ajudar a congregao a melhor ouvir a longa leitura da Paixo, a narrativa pode ser dividida em sees. Estrofes de hinos apropriados ou msica coral podem ser inseridas entre algumas ou todas as divises. Um hino adequado para introduzir a leitura da Paixo a 1 estrofe de A Paixo do Salvador (Hinrio Luterano, n 92). 8. Cada uma das narrativas dos evangelhos sinticos podem ser divididas de acordo com o seguinte (ou de alguma forma similar): So Mateus 26-27 1. A conspirao contra Jesus e Jesus Ungido em Betnia (26.1-16) 2. Preparao para a Pscoa e Instituio da Ceia do Senhor (26.17-29) 3. Predio da negao de Pedro (26.30-35) 4. Jesus ora no Jardim do Getsmani (26.36-46) 5. A traio de Judas e a priso de Jesus (26.47-56) 6. Jesus diante de Caifs (26.57-68) 7. A negao de Pedro (26.69-75) 8. Jesus diante de Pilatos e a Morte de Judas (27.1-14) 9. Pilatos Sentencia Jesus (27.15-26) 10. Jesus zombado e crucificado (27.27-44) 11. A morte de Jesus (27.45-56) 12. Sepultamento de Jesus (27.57-66)

So Marcos 14-15 1. Jesus Ungido pela Mulher (14.1-11) 2. Preparao para a Pscoa e Instituio da Ceia do Senhor (14.12-26) 3. Predio da negao de Pedro (14.27-31) 4. Jesus ora no Jardim do Getsmani (14.32-42) 5. A traio de Judas e a priso de Jesus (14.43-52) 6. Julgamento de Jesus perante o Conselho (14.53-65) 7. A negao de Pedro (14.66-72) 8. Jesus diante de Pilatos (15.1-15) 9. Jesus zombado e crucificado (15.16-32) 10. A morte de Jesus (15.33-41) 11. Sepultamento de Jesus (15.42-47) So Lucas 22-23 1. A conspirao contra Jesus (22.1-6) 2. Preparao para a Pscoa e Instituio da Ceia do Senhor (22.7-23) 3. Disputa entre os Discpulos e a Predio da negao de Pedro (22.24-38) 4. Jesus ora no Jardim do Getsmani (22.39-46) 5. A traio de Judas e a priso de Jesus (22.47-53) 6. A negao de Pedro (22.54-65) 7. Julgamento de Jesus perante o Conselho (22.66-71) 8. Jesus diante de Pilatos e Herodes (23.1-12) 9. Pilatos sentencia Jesus (23.13-25) 10. A procisso at o Glgota (23.26-32) 11. A crucificao (23.33-38) 12. Os dois ladres (23.39-43) 13. A morte de Jesus (23.44-49) 14. Sepultamento de Jesus (23.50-56) 9. Alm disso, para ajudar a congregao, a narrativa do Evangelho pode ser lida por vrios leitores. A seguir esto vrios modelos possveis para diviso das leituras, procedendo do menor para um maior nmero de leitores: Dois leitores Jesus l as palavras de nosso Senhor. Evangelista l todas as partes, exceto as palavras de Jesus. Trs leitores Jesus l as palavras de Jesus. Outras personagens uma nica pessoa l Pedro, Judas, Pilatos, etc. Vrios leitores Jesus l as palavras de Jesus. Pedro, Judas, Pilatos, etc. diferentes pessoas leem as palavras de cada um desses personagens. Evangelista l apenas os textos que narram a histria.

Do Sermo de Martinho Lutero sobre So Mateus 21.1-9 (Postila da Igreja de 1521) Ao convidar a filha de Sio e da filha de Jerusalm para jubilar e alegrar, o profeta nos d a entender copiosamente que a vinda deste Rei mais confortante para cada conscincia sobrecarregada pelo pecado, uma vez que Ele remove todo o medo e tremor, para que as pessoas no fujam dele e no o vejam como um juiz severo, que vai pression-los com a Lei de Moiss, de modo que no poderiam ter uma alegre confiana em Deus, visto que o conhecimento e a compreenso do pecado procedem naturalmente da Lei. Mas Ele quer estimul-los com essa primeira palavra a esperar dele toda a graa e bondade. Por que outra razo Ele convidaria a exultar e os ordenaria at mesmo a gritar e estarem muito alegres! Ele diz esse mandado de Deus a todos os que esto em sofrimento e com medo de Deus. Ele tambm mostra que esta a vontade e inteno plena de Deus e pede que eles nutram jubilosa confiana nele contra o medo e o susto natural. E esta a voz natural do Evangelho que o profeta aqui comea a pregar, assim como Cristo tambm fala no Evangelho e os apstolos sempre admoestam a alegrar-se em Cristo, como ouviremos mais adiante. Est igualmente cheia de significado o fato de que Ele vem do Monte das Oliveiras. Devemos perceber que esta graa, por causa de sua grandeza, se poderia chamar uma montanha de graa, uma graa que no apenas uma gota ou punhado, mas a graa abundante e amontoada como uma montanha. The Sermons of Martin Luther. Volume I:17-58 (Grand Rapids: Baker Book House) p. 30.
Liturgia traduzida e adaptada do Lutheran Service Book: Altar Book (St Louis: Concordia Publishing House, 2006. p. 501-505.

You might also like