You are on page 1of 7

PROPOSTA DE INFORMÀTICA TIC TIC TAC 2014

Professora: Marcia Doria

O computador é um recurso que as crianças gostam, entretanto, é necessário acompanhar o seu uso criticamente, para que se evitem os exageros e prejuízos à sua formação. Este é um aliado no processo educativo das crianças. Com a utilização deste na escola, inaugura-se uma nova forma de aprender. Por meio dele, cria-se a possibilidade do aluno aprender “brincando”, construindo seu próprio conhecimento, pensando e solucionando seus erros de uma forma construtiva. Lembramos que a tecnologia estimula o processo criativo, a resolução de problemas e melhora a condição humana. Nosso objetivo, aqui na escola, é usar o computador como ferramenta, promovendo a compreensão da realidade, de forma crítica e reflexiva, desenvolvendo a autonomia, criatividade e as competências exigidas no mundo de hoje. Nossa proposta é que as crianças, desde cedo, experimentem as diversas tecnologias que existem no mundo, para que sejam usuárias conscientes e, quem sabe, criadoras de novas tecnologias. Estimulamos o aprendizado através da resolução de problemas, trabalhando os conteúdos escolares, no formato de projetos, de forma atraente e criativa para as crianças.

Este ano desenvolveremos os projetos “Copa do Mundo”, “Agricultura Familiar” e “Desenvolvimento Sustentável”. Abordaremos numa linguagem clara e própria para a faixa etária:

1. A importância da Copa do Mundo para as nações. Evento que agrada as populações em todo o mundo; 2. Agricultura familiar urbana; 3. Diversidade cultural; Na aula de informática, o trabalho é realizado em duplas de crianças. A cada aula as crianças realizam a tarefa com um colega diferente. Essa dinâmica estimula a troca e o convívio com todos. Além dessa dinâmica, usamos algumas ferramentas que contribuem para a formação de atitudes solidárias e respeitosas para com o outro. Uma dessas ferramentas é a ampulheta que auxilia as crianças no controle do tempo de uso do computador. Durante o projeto, faremos pesquisas sobre os temas em parcerias com os professores das áreas de educação ambiental, música e artes, buscando integrar os conhecimentos e mostrar às crianças essa integração. Buscaremos histórias infantis sobre os temas trabalhados, para que coletivamente possam criar outras histórias. Trabalharão de forma cooperativa em duplas. Ao longo do ano e desenvolvimento do projeto outras atividades serão propostas, estimulando o trabalho coletivo. Além do projeto pedagógico da escola, trabalharemos conteúdos específicos da informática tais, como: conhecendo a máquina por dentro e por fora, conhecendo a Internet e sites interessantes; manuseio da máquina

possibilitando que façam pesquisas sobre os assuntos abordados em sala. Trabalhos de matemática. OS COMPUTADORES DE SALA DE AULA São usados pelas crianças com a orientação das professoras. Para quem: Mais voltado a professores. que já dominem a leitura. uma cidade virtual projetada a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O internauta pode conhecer também mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis. embora o acesso a algumas atividades requeira uma assinatura. Para quem: Crianças de 7 a 10 anos. Dentro do portal. Clube do Chamequinho é o site infantil da International Paper. Sugestões de Sites Brinque Book abre espaço para os livros educativos. o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. a criança assume a forma de um pinguim avatar colorido e participa de uma série de atividades. as famílias receberão os objetivos trabalhados e a avaliação destes. criando e recontando histórias no Power Point. Para quem: Para crianças entre 6 e 7 anos. pois as crianças só podem começar a brincar depois de ter o cadastro autorizado por um adulto. os pequenos podem acessar jogos e brincadeiras interativas que estimulam o aprendizado e a criatividade. entre outros. aprendendo a usar o gravador do Windows e montando apresentações no Power Point. Histórias (coletivas ou individuais). todos os alunos receberão um CD com os trabalhos realizados no programa Movie Maker. trabalhando imagens no computador. auditiva. Estes também têm acesso à Internet. No final do ano. discriminação visual. que produz o papel Chamequinho. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros. Ao final de cada semestre.PROPOSTA DE INFORMÀTICA TIC TIC TAC 2014 digital. Cidade dos Direitos Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da sensibilização da população. Não há anúncios publicitários de terceiros e não é preciso pagar nada para jogar. Já os . há a Cidade dos Direitos. No portal. 2. em um dos canais do site. As professoras desenvolvem atividades pedagógicas como: 1. O site oferece segurança para os pais. Club Penguim Disney . 3.

dividindo-os por grupos de interesse (alfabeto.. Para quem: Os jogos são indicados para crianças entre 3 e 10 anos. Escola Games são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico. pinturas para colorir. Para quem: Direcionado à faixa etária da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. com enquete. é importante que os pais naveguem junto com o filho. . Para quem: Para crianças entre 5 e 9 anos. EcoKids traz dicas de como preservar o meio ambiente e também exemplos de atitudes prejudiciais ao ecossistema. Para quem: As crianças entre os 5 e os 8 anos são as que mais aproveitarão o conteúdo do site. o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Discovery Kids tem vídeos jogos.) e direcionando. matemática. ou seja para quem está na Educação Infantil ou nos primeiros anos do Ensino Fundamental. desta maneira. no entanto. coordenação motora. meio ambiente. pois é preciso ler as informações disponíveis no site Cocoricó. ainda está em fase de testes.PROPOSTA DE INFORMÀTICA TIC TIC TAC 2014 professores podem usar o website e buscar ferramentas didáticas complementares às atividades dadas em sala de aula.. entre outras atividades. as crianças a escolherem de acordo com o que mais gostam. jogo dos erros. quebra-cabeças. memória. Os pequenos também encontram na página jogos que envolvem boas maneiras ambientais e até um espaço onde podem conhecer os elementos urbanos que compõem uma cidade. artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças. Mas. atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. A linguagem é simples e clara. Há também uma seção para pais. da TV Cultura. Para quem: Assim como o canal. colorido e educativo. é simples. Educação Infantil apresenta muitos jogos e deixa claro para quais finalidades educativas se aplicam. Oferece jogos. O site. Para quem: Para crianças a partir de 6 ou 7 anos. como há muita leitura.

Tem como objetivo estimular as crianças a produzir desenhos sobre as paisagens naturais brasileiras. Ludotech. Jogos para Crianças apresenta jogos que podem estimular as crianças quanto ao raciocínio. usando personagens. fica um pouco mais difícil o manuseio e a diversão. concentração e artes. com dicas e brincadeiras. fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias. Abaixo dessa faixa etária. Para quem: Os jogos são indicados para crianças que estejam entre os 5 e os 8 anos de idade. No site. Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. Para quem: Ideal para crianças na faixa dos 5 anos. responsável pelo papel sulfite Chamequinho. Para os mais velhos.PROPOSTA DE INFORMÀTICA TIC TIC TAC 2014 Guardiões da Biosfera é um projeto educacional desenvolvido pela empresa International Paper. Dentro do site. Para quem: Indicado para crianças entre 6 e 12 anos. um site português. sugere-se para pequenos leitores entre 6 e 8 anos. . As histórias são avaliadas pelos visitantes da página e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica. Caso contrário. sugere-se para pequenos leitores entre 6 e 8 anos. Caso contrário. crianças menores de 6 anos podem acessar o site. que não estão diretamente relacionados com o português. há uma página voltada para crianças e jovens. O seu foco maior é a diversão. cenários. rápido e desafiador. Instituto da Água é um órgão português. crianças menores de 6 anos podem navegar no site. Jogos Educativos reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador. Os jogos são organizados por assunto e tipo e há ainda alguns passatempos. Para quem: Se acompanhadas pelos pais. é possível treinar os conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida. Para quem: Se acompanhadas pelos pais. objetos e balões do universo da Turma da Mônica. mas pode proporcionar ganhos educacionais indiretos. há a perda de interesse e a busca por algo mais elaborado. que tem como objetivo promover uma gestão sustentável da água.

poesias e até piadas de própria autoria e participarem de concursos. Para quem: Indicado para crianças de 7 a 12 anos. Plenarinho é um canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil. o site disponibiliza conteúdo sobre História do Brasil. mas principalmente como se desenvolveram suas obras. O site tem como objetivo divulgar informações qualificadas sobre os diferentes povos indígenas que vivem no Brasil. também há jogos educativos. Ecologia. com sedes em diferentes cidades do país. Para quem: Os sites são recomendados para crianças e adolescentes na faixa dos 8 aos 12 anos. Para quem: Crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos. No site. organização não-governamental brasileira. Saúde e atividades educativas relacionados a esses temas. as crianças descobrem detalhes sobre os oito planetas do sistema solar. Pretende atingir crianças. atirar em asteróides e muito mais. Ao lado do texto. dicas de livros e de filmes infantis. Para quem: Indicado para crianças de 7 a 12 anos. De dentro de uma nave espacial. estrelas e galáxias. relacionando-as com outros artistas do mesmo período. . Pequeno Artista é um espaço aberto para crianças e pré-adolescentes enviarem pinturas. abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um. pois a linguagem é bastante simples. Além do tema Cidadania. Para quem: Pode ser utilizado por crianças a partir de 8 anos.PROPOSTA DE INFORMÀTICA TIC TIC TAC 2014 Para quem: É indicado para crianças de 4 a 12 anos. há fotos de obras. pais e professores. é possível até mesmo aterrissar a nave. Povos Indígenas no Brasil Mirim PIB Mirim integra o tema Povos Indígenas no Brasil (PIB) do Instituto Socioambiental (ISA). Pintores Famosos conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos. Pequeno Cientista é um site que traz diversas atividades sobre o tema Universo. usando uma linguagem divertida e educativa. Muito interativo. que ilustram o trabalho do artista.

em caso de busca de material sobre a produção literária de Monteiro Lobato). Para quem: Os sites são recomendados para crianças de 5 a 7 anos. Ideal para mostrar à criança perto do Dia do Índio. com vídeos curtos e até orientações sobre como fazer uma animação. manejo e criação de animais domésticos e selvagens. Para quem: Tem atividades voltadas para crianças de todas as idades (e. imagens. há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área . A página tem desde artigos e contos até receitas simples que podem ser executadas pelos pequenos. Para quem: Pode ser acessado a partir da Educação Infantil. Tribo do Guaraná é um bom site para falar da cultura indígena e da Amazônia. Senninha. para adolescentes e adultos.PROPOSTA DE INFORMÀTICA TIC TIC TAC 2014 Q Divertido é levar às crianças informação de qualidade e divertimento. vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Saúde Animal é um site com dicas na área de saúde. até. Para quem: Recomendado para crianças de 3 a 9 anos Ruth Rocha . Para quem: É ideal para crianças de até 10 anos. Para quem: Para toda e qualquer criança que goste de animais. contém algumas atividades interativas sobre leitura. alguns links exigem a orientação de adultos. Além disso. Também. da TV Cultura tem jogos. No entanto. pois agrega informações sobre uma determinada região à cultura das crianças de maneira lúdica. foi desenhado com base no tradicional programa Sítio do Pica-Pau Amarelo. passatempos e até um cineminha. TV Rá Tim Bum. especializada em orientação educacional e literatura infantil. Site das organizações Globo. em homenagem a Ayrton Senna. programas de rádio. pois traz desde ditados populares até receitas de pratos da região. traz jogos. estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha.

Para quem: Mais indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização UNICEF Kids Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) propõe-se a divulgar e defender os direitos da criança e do adolescente. a defesa da educação escolar e da proteção da saúde. trazendo jogos e informações sobre temas como a prevenção da AIDS. o combate à violência contra a criança.PROPOSTA DE INFORMÀTICA TIC TIC TAC 2014 exclusiva para pais. .