ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos ANEXO IV DO EDITAL Nº 245/2013

TEMAS

Arte a) Arte Contemporânea. b) Dança nas aulas de arte. c) O audiovisual nas aulas de arte. d) Teatro nas aulas de arte. e) Música nas aulas de arte. Biologia a) Classificação dos seres vivos: crit rios ta!ion"micos e filo#en ticos. b) Teorias sobre a ori#em da vida e a evolução das esp cies. c) $nterfer%ncia &umana na Terra: 'uest(es ambientais) vida social e saúde &umana. d) *ereditariedade) reprodução e desenvolvimento embriol+#ico da esp cie &umana. e) ,iotecnolo#ia) bio tica e manipulação da vida. Ciências a) Astronomia: da ori#em e evolução do universo aos movimentos terrestres e celestes. b) Do -tomo ao universo: constituição) propriedades e ciclo da mat ria. c) A conservação da ener#ia e o ambiente: dos recursos . conversão e efici%ncia ener# tica. d) /0veis de or#ani1ação da vida: relaç(es emer#entes entre mecanismos celulares) or#anismos e biodiversidade. e) Diversidade de esp cies na biosfera: ecossistemas) interaç(es ecol+#icas) dinâmica de populaç(es e teorias evolutivas. Educação Física a) O esporte como um fen"meno social. b) 2o#os e brincadeiras. c) Atividade f0sica e saúde. d) 3utas. e) Danças. Filosofia a) 4ilosofia: ori#em e conceitos. b) A pol0tica em 5latão e Arist+teles. c) A 'uestão do con&ecimento em Descartes. d) O conceito de esclarecimento em Adorno e *or6&eimer. e) 7pistemolo#ias contemporâneas.

c) O 7spaço rural brasileiro e suas contradiç(es. d) Coesão e coer%ncia te!tuais: marcadores de discurso. b) =%neros Te!tuais em l0n#ua espan&ola: as caracter0sticas da situação de produção) a construção composicional do #%nero e os fatores lin#u0stico<discursivos. História a) O mundo feudal europeu dos s culos 9$ ao 9$:. c) 7letroma#netismo. Língua #ortuguesa a) 3eitura: e!ploração das possibilidades did-ticas para a leitura de um ou mais te!tos. d) A formação dos 7stados nacionais: as revoluç(es pol0ticas e sociais nos s culos 9$9 e 99. c) Os tempos verbais em l0n#ua espan&ola) conte!tuali1ados sob a perspectiva discursiva da l0n#ua.rasil nos s culos 9:$$$ a 99.ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Física a) Mecânica ne8toniana. d) Termodinâmica. d) Coesão e coer%ncia te!tuais: os marcadores de discurso em l0n#ua espan&ola. c) A formação do trabal&o assalariado urbani1ação e industriali1ação na 7uropa e no . e) 40sica Moderna e Contemporânea. LEM Es an!ol a) :ariação 3in#u0stica na 30n#ua 7span&ola.rasil) 5ortu#al e . b) 4ormação e crescimento das cidades) a dinâmica dos espaços urbanos e a urbani1ação. c) A 30n#ua $n#lesa e o l !ico: escol&as le!icais ade'uadas . d) A dinâmica da nature1a e sua alteração pelo empre#o de tecnolo#ias da e!ploração e produção. LEM "nglês a) Os #%neros discursivos) seus elementos composicionais e suas esferas de circulação. e) 7spaço em rede: produção) transporte e comunicação na atual confi#uração territorial. construção do sentido dos enunciados e ao #%nero selecionado. b) 4unç(es das classes #ramaticais conte!tuali1adas nos te!tos sob a perspectiva discursiva da l0n#ua. b) 7letricidade. . e) Os movimentos sociais no .rasil imperial: a relação . Geografia a) 5opulação brasileira: suas manifestaç(es socioespaciais e sua diversidade cultural. e) A diversidade lin#u0stica e cultural a partir da l0n#ua espan&ola.rasil no s culo 99: a resist%ncia contra a Ditadura civil<militar brasileira e a luta pela redemocrati1ação.frica. b) O sistema escravista na Am rica portu#uesa e . e) A diversidade lin#u0stica e cultural.

d) :elocidade das reaç(es. e) An-lise lin#u0stica: e!ploração de determinado?s) elemento?s) lin#u0stico?s) de um #%nero te!tualAdiscursivo. b) 3i#ação 'u0mica.ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos b) 7scrita: proposição de produção te!tual de determinado #%nero) de forma 'ue abran>a seu tema) estilo e forma composicional. e) Tratamento da informação. b) =eometrias. c) O papel dos cole#iados escolares: consel&o de classe.)) tendo como pressuposto te+rico a 7st tica da @ecepção. e) 7'uil0brio 'u0mico. d) 5rocesso de formação do 7stado Moderno e relaç(es de poder a partir das teorias cl-ssicas. #edagogia a) Or#ani1ação e elementos do 5lano de Trabal&o Docente ?5TD). c) 4unç(es. c) 4unç(es 'u0micas. d) 3iteratura: e!ploração de um #%nero liter-rio ?conto) romance) poema etc.rasil. c) Oralidade: e!ploração das marcas lin#u0sticas pr+prias de determinado #%nero oral) considerando<se a situação de comunicação e os interlocutores. d) Avaliação escolar. b) $ndústria Cultural e Cultura de Massa e as influ%ncias nas relaç(es sociais. e) 5rinc0pios norteadores dos Movimentos Bociais Contemporâneos no . Sociologia a) Conte!to do sur#imento do pensamento social e o ob>eto de estudo da Bociolo#ia. Mate$%tica a) /úmeros e -l#ebra. . c) O mundo do trabal&o e suas contradiç(es na sociedade capitalista. e) A concepção disciplinar do curr0culo. d) =rande1as e medidas. b) O 5apel dos cole#iados escolares: consel&o escolar. &uí$ica a) Mat ria.