Sementes de Árvores - Instruções de Plantio

Produção de Mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta ou Húmus de Minhoca para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato cobrindo com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Caso as sementes sejam muito pequenas cubra-as apenas levemente. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. SEGUEM ABAIXO INFORMAÇÕES DETALHADAS DE CADA ESPÉCIE: Utilize em seu navegador a ferramenta "Localizar" para facilitar a busca de suas espécies!

Anadenanthera colubrina

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Angico Branco: Características Morfológicas: Altura de 12-15m, com tronco de 30-50cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 10-20 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido alcançando até 5m em dois anos.

Cordia trichotoma
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Louro-Pardo: Características Morfológicas: Altura de 20-30m, com tronco de 70-90cm de diâmetro. Folhas simples e ásperas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 50-90 dias e a germinação é geralmente superior a 70%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em até 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido.

Aspidosperma cylindrocarpon
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Peroba: Características Gerais: Altura de 8-16m, com tronco de 40-70cm de diâmetro. Folhas simples, glabras. Flores amareladas, reunidas em inflorescências paniculadas axilares. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 15-25 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 5-6 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 3,5m de altura aos 2 anos.

Jacaranda mimosifolia
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Jacarandá-Mimoso:

Características Gerais: Árvore caducifólia muito florífera, de 12-15m de altura, originária da Argentina, Bolívia e Paraguai, de tronco com casca pardo-escura. Folhas opostas, compostas bipinadas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 10-20 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 2,5m de altura aos 2 anos

Euphorbia leucocephala

Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Cabeça branca: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 10-20 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido alcançando até 5m em dois anos.

Tabebuia roseo-alba

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Ipê-Branco: Características Morfológicas: Altura de 7-16m, dotada de copa alongada. Tronco ereto, de 40-50cm de diâmetro, com casca suberosa e superficialmente fissurada. Folhas compostas trifolioladas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. A emergência ocorre em 10-20 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 3,5m de altura aos 2 anos.

Tabebuia impetiginosa
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Ipê-Roxo Características Morfológicas: Altura de 8-12m. Tronco de 60-90cm de diâmetro. Folhas compostas 5-folioladas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 15-25 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 3,5m de altura aos 2 anos.

Cybistax antisyphilitica

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Ipê-verde: Características morfológicas: Altura de 6-12m. Tronco de 30-40 cm de diâmetro. Folhas compostas 5-digitadas com grande pecíolo.

Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 20-30 dias e a germinação é geralmente superior a 75%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das mudas é lento, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 5-6 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também lento, não ultrapassando 2,5m de altura aos 2 anos.

Tabebuia chrysotricha
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Ipê-amarelo: Características morfológicas: Altura de 4-10m, com tronco de 30-40cm de diâmetro. Copa densa e globosa. Folhas compostas. Produção de Mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 15-25 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado, não ultrapassando 3,5m de altura aos 2 anos.

Peltophorum dubium
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Canafístula: Características morfológicas: Altura de 15-25m, com tronco de 50-70cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas. Fruto legume indeiscente. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 15-25 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em até 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido.

Tabebuia heptaphylla
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Ipê-Rosa: Características Morfológicas: Altura de 20-35m, dotada de copa arredondada. Tronco ereto, de 60-80cm de diâmetro, com casca longitudinalmente fissurada. Folhas compostas palmadas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 15-20 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 3,5m de altura aos 2 anos.

Cedrela fissilis

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Cedro-Rosa: Características Morfológicas:

Altura de 20-35m, dotada de copa arredondada. Tronco ereto, de 60-90cm de diâmetro, com casca longitudinalmente fissurada. Folhas compostas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 17-20 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 3-4m de altura aos 2 anos.

Cedrela odorata
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Cedro-Mirim: Características Morfológicas: Altura de 25-35m, com tronco fissurado de 90-150cm de diâmetro. Os ramos novos desprendem cheiro de alho quando quebrados. Inflorescências terminais, pendentes com flores unissexuais. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 10-15 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando até 4m de altura aos 2 anos.

Cariniana legalis

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Jequitibá: Características Morfológicas: Altura de 30-50m. Tronco ereto, de 70-100 cm de diâmetro. Folhas membranáceas e glabras. É uma das maiores árvores da flora brasileira. Flores pequenas de cor creme Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 17-20 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é moderado, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também moderado, alcançando 1,5-2m de altura aos 2 anos.

Murraya exotica

Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Murta: Características Morfológicas: Árvore perenifólia, de 5-7m de altura, originária da Índia, de tronco ereto, revestido por casca fina com fissuras. Folhas compostas, alternas. Flores brancas muito perfumadas. Frutos dispostos em cachos densos de cor vermelha. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 20-25 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 3-4m de altura aos 2 anos.

Alibertia sessilis

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Marmelo:

Características: O Marmelo é uma frutífera freqüente na natureza, nativa em quase todo Brasil. É uma arvoreta de até 4m de altura, muito ramificada. Folhas brilhantes na superfície superior. Flores de cor branca. Frutos globosos do tipo baga com polpa carnosa e de sabor doce que amadurecem no verão. Produção de mudas: Colocar as sementes para germinar em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 20-40 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 3,5m de altura aos 2 anos

Mimosa caesalpiniifolia

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Sansão do Campo: Características Morfológicas: Planta espinhenta de 5-8m de altura, com tronco de 20-30cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 10-15 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 4,5m de altura aos 2 anos. Recomendamos utilizar 40-50cm entre plantas.

Dodonaea viscosa
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Vassoura-vermelha: Características Morfológicas: Árvore de 3-5m de altura, com tronco tortuoso de 20-30cm de diâmetro. Folhas simples e lisas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Colocar as sementes para germinar em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 20-30 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 3,5m de altura aos 2 anos

Dypsis lutescens
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Areca-bambu: Características Morfológicas: Troncos múltiplos formando touceiras, divergente, com brotação nova intensa na base, estreitamente anelados, com palmito verde amarelado. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 60-100 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é considerado moderado.

Erythrina speciosa
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Erythrina: Características Morfológicas:

Planta espinhenta de 3-5m, com tronco de 15-25cm de diâmetro. Folhas compostas trifolioladas de até 30cm de comprimento. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia.A germinação ocorre em até 20 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando facilmente 3m aos dois anos.

Gossypium hirsutum
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Algodão Ornamental: Características gerais: Arbusto de2-4m de altura, pouco ramificado. Flores amarelas com grandes brácteas denteadas. Os frutos são cápsulas deiscentes, com as sementes cobertas de longas fibras brancas que ficam expostas quando o fruto se abre. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 10-15 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 2 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido atingindo facilmente 3m aos dois anos de idade.

Psidium cattleianum

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Araçá-amarelo Características Morfológicas: Altura de 4-10m dotada de copa irregular. Tronco tortuoso se criado em áreas abertas. Folhas coriáceas e glabras. Fruto baga globosa, com polpa suculenta e adocicada. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 20-40 dias e normalmente é superior a 80%. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado lento, alcançando no máximo 2m aos dois anos.

Psidium guajava
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Goiaba-vermelha Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 20 dias e normalmente é superior a 80%. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado lento, alcançando no máximo 2m aos dois anos.

Schizolobium parahyba
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Garapuvu: Características: Altura de 20-30m, com tronco de 60-80cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas. Inflorescências numerosas de cor amarela podem ser vistas de muito longe no interior da mata. Fruta sâmara deiscente.

Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 15-20 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 2 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido atingindo facilmente 3-4m aos dois anos de idade.

Syagrus romanzoffiana

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Jerivá: Características morfológicas: Altura de 10-20m, com estipe (tronco) de 30-40cm de diâmetro. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 3-6 meses e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 6 meses.

Livistona chinensis
Segue abaixo instruções sobre o plantio da Palmeira de Leque: Características: Tronco Simples, anelado, com cerca de 20cm de diâmetro. Folhas em Leque, divididas até a base. Resistente a pleno sol. Origem: China Central, Bonin e Ilhas Ryukyu, Kyushu Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em 3-4 meses e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se moderadamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em cerca de 4 meses.

Acacia podalyraefolia
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Acácia Mimosa: Características morfológicas: Árvore Perene, de 5-7m de altura, originária da Austrália, de troco com casca lisa, de cor cinza e com revestimento farinhento. Folhas cinza-prateados, opostas, de 1-3 cm de comprimento. Flores globulares, amarelas, e muito perfumadas! Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 20 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando facilmente 3,5m aos dois anos.

Gallesia integrifolia
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Pau-D´alho: Características morfológicas: Altura de 15-30m , com tronco de 70-90cm de diâmetro. Folhas glabras coriáceas.

Todas as partes da planta exalam Cheiro de Alho, o qual é sentido á distância em dias com alta umidade! Produção de Mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 15-25 dias. O desenvolvimento das mudas no campo é considerado rápido atingindo 4m aos 2 anos.

Caesalpinia ferrea
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Pau-ferro: Características Morfológicas: Altura de 20-30m. Tronco liso e descamante, de 50-80cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 30-45 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado, alcançando 1,5m de altura aos 2 anos

Genipa americana

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Jenipapo: Características Morfológicas: Altura de 9-14m, dotada de copa estreita. Tronco liso, de 40-60cm de diâmetro,. Folhas simples, lisas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 20-30 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido, alcançando 3,5m de altura aos 2 anos.

Bixa orellana
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Urucum: Características morfológicas: Árvore de 3-5m de altura dotada de copa ampla. Folhas simples, glabras. Flores rosas, muito bonitas! Produção de Mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 15-20 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido, podendo alcançar 6m de altura aos 2 anos.

Schinus molle
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Aroeira-salsa:

Características Morfológicas: Altura de 4-8m, com tronco de 25-35 cm de diâmetro. Folhas compostas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação pode demorar de 30-40 dias sendo superior a 75%. O plantio no local definitivo pode ser iniciado quando as mudas atingirem 35-40cm nas embalagens individuais. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido alcançando facilmente 3m aos dois anos.

Euterpe edulis
Segue abaixo instruções sobre o plantio do Palmiteiro: Características: Tronco Simples, de até 20m de altura, com a base das folhas formando o palmito, caracterizando as variedades de acordo cm a cor que apresenta. Raízes bem visíveis na base do tronco. Frutos arredondados, negros ou violáceos durante a maturação. Produção de mudas: Coloque as sementes para germinar em embalagens individuais ou sementeiras. Utilize terra preta, ou Húmus de Minhoca. Cubra as sementes cerca de 3 cm e cubra com serragem fina ou terra peneirada. Irrigue as sementes diariamente. A germinação ocorre em 3-6 meses e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se moderadamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em cerca de 5 meses.

Citrus limonia
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Limão-cravo Características: O Limão-cravo é uma frutífera exótica, nativa possivelmente na índia e amplamente cultivada em pomares domésticos e comerciais de quase todo o Brasil, tanto para produção de frutos como porta-enxerto de outros cítricos, sendo um dos mais comuns para este uso (70%). É uma arvoreta perenifólia de 3-6m de altura. Flores brancas, de botões roxos, muito perfumadas. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 20-40 dias e normalmente é superior a 80%. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando 3m aos dois anos.

Thevetia thevetioides
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Chapéu de Napoleão: Características morfológicas: Árvore de 7-10m de altura, nativa do México, de tronco ereto com casca lisa e clara, de copa globosa e ramagem densa. Floresce principalmente nos meses de Novembro a Maio. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 20 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando facilmente 3m aos dois anos.

Schinus terebinthifolia

Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Aroeira-vermelha: Características morfológicas: Altura de 5-8m com tronco tortuoso de 30-60 cm de Diâmetro. Folhas compostas imparipinadas. Seus frutos são conhecidos na culinária como Pimenta rosa, e possuem sabor extremamente característico sendo muito utilizado no exterior. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação pode demorar de 20-30 dias e é superior a 80%. O plantio no local definitivo pode ser iniciado quando as mudas atingirem 20cm nas embalagens individuais. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido alcançando facilmente 3,5 m aos dois anos.

Thuja orientalis
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Tuia Oriental: Características morfológicas: Árvore pequena, nativa da China e Ásia Oriental, de 9-12m de altura, de ramagem densa. Ramos e raminhos eretos dispostos em plano vertical! Folhas pequenas triangulares, verdes em ambas as faces, com um leve aroma quando esfregadas! Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em 20-30 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando de 2-3m aos dois anos.

Tipuana tipu
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Tipuana: Características morfológicas: Árvore caducifólia, de 12-15m de altura, originária da Bolívia e norte da Argentina, de tronco com casca parda-clara, formando larga copa! Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em 15-20 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando de 3-4m aos dois anos.

Cinnamomum zeylanicum
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Canela-verdadeira: Características morfológicas: Árvore aromática de 6-12m de altura, com folhas opostas, flores numerosas de cor esverdeadoamarelado. Originária do Sri lanka e do Sudoeste da índia e cultivada em vários países do mundo inclusive o Brasil. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em 50-80 dias e

normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se moderadamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em cerca de 5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado, alcançando de 2m aos dois anos.

Mimosa bimucronata

Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Marica de espinho: Características Morfológicas: Planta Espinhenta e muito ramificada de 4-8m de altura, dotada de copa arredondada e baixa. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 2-4 semanas e a germinação é geralmente superior a 75%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 5-6 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado muito rápido.

Schefflera actinophylla
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Schefflera: Características Morfológicas: Grande arbusto de 5-7m de altura originário da Austrália, de folhagem muito ornamental. Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 25-30 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 2 meses. O desenvolvimento das plantas no campo, também é considerado rápido.

Roystonea regia
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Palmeira Imperial: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A emergência ocorre em 60-90 dias e a germinação é geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 3 meses.

Acacia mangium
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Acácia: Produção de mudas: Antes do plantio é necessário quebrar a dormência das sementes. Coloque 1 copo de água para ferver. Após a fervura da água, retire-a do fogo, coloque as sementes no copo e preencha o copo com a água. Deixe as sementes exatamente 1 minuto na água. Após este período você deve retirar as sementes da água e elas estão prontas para o plantio. Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 15 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado.

Tibouchina granulosa
Segue abaixo instruções sobre o cultivo Quaresmeira-roxa Produção de mudas: Colocar as sementes para germinar em canteiros ou embalagens individuais cuidadosamente, não sendo necessário enterrar as sementes devido ao seu reduzido tamanho! Regar de preferência com um borrifador para evitar remexer as sementes. A emergência ocorre em até 20 dias e a germinação é geralmente superior a 85%.

Morus nigra
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Amora-preta: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em 10-20 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se moderadamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em cerca de 3 meses.

Cecropia hololeuca
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Embaúba-prateada: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato não sendo necessário cobri-las devido ao seu reduzido tamanho. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 20 dias. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando facilmente 3,5m aos dois anos.

Jacaratia spinosa
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Jacaratiá: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 15 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando facilmente 3,5m aos dois anos.

Cassia grandis
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Acácia-rosa: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 20 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o

plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando facilmente 2m aos dois anos.

Croton floribundus
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Capixingui: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 20 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando facilmente 1,5m em apenas um ano.

Myroxylum peruiferum
Segue abaixo instruções sobre o cultivo a Cabrúva-vermelha: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 20 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado podendo alcançar até 2m em 3 anos.

Dalbergia miscolobium
Segue abaixo instruções sobre o cultivo da Caviúna-do-cerrado: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 15 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, alcançando facilmente 2m no primeiro ano.

Anadenathera macrocarpa
Segue abaixo instruções sobre o cultivo do Angico-vermelho: Produção de mudas: Podem-se colocar as sementes para germinar tanto em canteiros como em embalagens individuais, de preferência em locais mais sombreados. Utilize Terra Preta para o plantio. Espalhe as sementes sobre o substrato e cubra-as levemente com Terra Peneirada ou Serragem Fina. Mantenha o local sempre úmido regando no mínimo uma vez por dia. A germinação ocorre em até 15 dias e normalmente é superior a 80%. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 3 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado muito rápido, alcançando facilmente 4m aos dois anos.