MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

EDITAL Nº 04/2014/DIREX
PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ENSINO DE IDIOMAS À DISTÂNCIA

O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, no uso de suas atribuições, por meio de sua Diretoria de Extensão – DIREX, considerando o Convênio para a Concessão de Bolsas de Educação “EAD” (Ensino de Idiomas à Distância) firmado com o Banco Santander (Brasil) S/A, torna público o presente processo seletivo de alunos dos cursos superiores do CEFET/RJ, visando a concessão de Bolsas de Ensino de Idiomas à Distância. 1. DO OBJETIVO As bolsas de educação “EAD” consistem em aperfeiçoar o conhecimento dos estudantes selecionados, pelo ensino dos idiomas Mandarim, Inglês e Espanhol, com a realização de cursos on-line no site santanderuniversidades.universia.com.br/cursodeidiomas, cujo acesso ocorrerá por meio de um código que constará nos vouchers a serem entregues pelo Santander diretamente aos selecionados. 2. DO PÚBLICO ALVO Estudantes das Unidades de Ensino do CEFET/RJ, regularmente matriculados nos cursos de Graduação e nos Cursos Superiores de Tecnologia. 3. DAS VAGAS Serão oferecidas um total de 250 (duzentas e cinquenta) bolsas distribuídas na seguinte proporção:
UNIDADES DE ENSINO CURSO DE IDIOMA À DISTÂNCIA INGLES ESPANHOL MANDARIM ANGRA DOS VALENÇA REIS 5 5 3 5 5 3
TOTAL DE VAGAS

MARACANÃ N.IGUAÇU N.FRIBURGO

ITAGUAÍ PETRÓPOLIS

40 40 16

20 20 10

10 10 6

10 10 6

10 10 6

100 100 50

4. DAS INSCRIÇÕES As inscrições para os candidatos estarão disponíveis no período de 28/04/2014 a 14/05/2014, sendo realizadas, no caso de alunos matriculados na Unidade Maracanã, no Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários – DEAC e para os alunos matriculados nas

com os seguintes documentos: a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (retirar no local da Inscrição). DA SELEÇÃO A seleção do candidato se dará por ordem cronológica de inscrição. sendo que estes deverão se atentar para o prazo estabelecido no referido documento para iniciar seu curso. fica ajustado que os mesmos não serão substituídos. sendo certo.br) a partir do dia 16/05/2014. no portal do CEFET/RJ (portal. sob pena de ser-lhe negado acesso. com o consequente cancelamento da bolsa de estudo. desde que atendidas as condições expostas na Cláusula 4 deste Edital. pelo Santander. 7. o bolsista terá o prazo de 180 (cento e oitenta) dias para finalizar os módulos de seu curso. II – A inobservância do prazo previsto no item I desta Cláusula acarretará o bloqueio do acesso ao conteúdo do curso. que não haverá emissão de certificado de conclusão. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 7. 7. e IV – O s vouchers são pessoais e intransferíveis.1 A participação no presente processo seletivo é de livre iniciativa do candidato que. 02 de abril de 2014 ______________________________ Maria Alice Caggiano de Lima Diretora de Extensão . 6. sob pena do acesso ser negado. nesta hipótese. se dará de 19/05/2014 à 23/05/2014 . aos bolsistas selecionados. A relação completa dos selecionados será divulgada em cada local de inscrição. bem como cancelada sua bolsa de estudo que terá as seguintes condições: I – A partir da ativação do código contido no voucher. Itaguaí e Petrópolis. terá aceitado todas as condições e exigências feitas neste Edital. DAS CONDIÇÕES PARA EXECUÇÃO DAS BOLSAS A entrega dos vouchers. Angra dos Reis e Valença nas respectivas Gerências Acadêmicas. bem como.2 Os casos omissos ou não previstos neste Edital serão resolvidos pela Direção-Geral do CEFET/RJ. ouvida a Diretoria de Extensão. b) Declaração de Escolaridade atualizada ou protocolo. ao inscrever-se. não podendo apresentar justificativas para o não cumprimento dos procedimentos previstos. até o limite de vagas por Unidades estabelecido na Cláusula 3 deste Edital.Unidades de Nova Iguaçu. Rio de Janeiro. Nova Friburgo. III – em caso de perda ou roubo dos vouchers. 5.cefet-rj.