GRAVAÇÃO WIRELESS BLUETOOTH DE MICROCONTROLADORES A gravação wireless Bluetooth pode ser realizada com apenas um módulo Bluetooth conectado

ao microcontrolador, pois normalmente no PC coordenador, como em laptops e desktops, já existe um módulo bluetooth interno. A tensão do módulo Bluetooth encapsulado, mostrado na figura abaixo, suporta até 6V, diferentemente do módulo Xbee que suporta 3,3V. Dessa forma, pode-se conectar o módulo Bluetooth diretamente ao microcontrolador alimentado pela tensão da porta USB de 5V. De um lado um PC coordenador e, do outro lado da rede, um módulo bluetooth é conectado ao microcontrolador do dispositivo final. Esta conexão permite a

programação sem fio no microcontrolador PIC. Os Programas estão disponíveis em: http://www.4shared.com/get/aP17n4FT/sanusbee.html. Neste link em anexo:

http://sanusb-laese.wix.com/robotica#!produtos/productsstackergalleryv20=1, pode ser adquirido o modem Bluetooth mostrado neste tutorial. Abaixo uma ilustração para realizar gravação de microcontrolador de forma wireless Bluetooth com tensão de alimentação de 5V.

Para mais detalhes basta acompanhar os vídeos PIC wireless Zigbee programming http://www.youtube.com/watch?v=_Pbq2eYha_c e PIC wireless Zigbee

programming II: http://www.youtube.com/watch?v=BlRjKbXpepg. Procedimento para gravação wireless:

1. conectado ao microcontrolador. Gnd. por exemplo. em Hardware. Irá aparecer o modem pareado.com/SanUSB). realizar o pareamento com o PC indo em: 2. 2. e verificar qual porta criada pelo modem Bluetooth. .2.Clicar em cima.Iniciar -> Painel de controle -> Adicionar um dispositivo de bluetooth -> linvor ou SanUSB-> senha padrão: 1234. Na figura. clique em Iniciar -> Painel de controle -> exibir impressoras e dispositivos.Parear o modem Bluetooth: Após alimentar o modem bluetooth com 3. o fio vermelho é ligado ao pino 20 (Vcc) do microcontrolador e ao pino Vcc do modem bluetooth. 2.3V).3V ou 5V. o fio verde é ligado ao pino 18 (Rx) do microcontrolador e ao pino Tx modem bluetooth. como mostra a figura acima do circuito. o fio azul é ligado ao 19 (Gnd) do microcontrolador e ao pino Gnd do modem bluetooth. do modem de linvor. 2. linvor ou SanUSB. com alimentação entre 3V e 6V e apenas 4 fios: Vcc (3. que será utilizada para a gravação wireless. por exemplo.Circuito básico: Conecte o módulo bluetooth ao microcontrolador da placa SanUSB (www.tinyurl. Tx e Rx.Após o pareamento.1. como. e o fio amarelo é ligado ao 17 (Tx) do microcontrolador e ao pino Rx do modem bluetooth.3.

O número da porta Serial Padrão por Link Bluetooth (COM37) pode ser modificada. para COM9 como neste tutorial. Quando o led do pino B7 estiver piscando. Se o led não piscar. após a gravação do Adaptador.hex da pasta AdaptadorWireless.hex. clicando com o botão direito em cima da porta -> propriedades -> Configuração de Porta -> Avançado -> Número da Porta COM.hex. significa que os módulos estão conectados corretamente e estão aptos para gravação wireless. 4- Adaptador Wireless: Agora grave. 3. realizar novamente a gravação via USB do firmware aplicativo AdaptadorSerial.hex e verificar se o led no pino B7 irá piscar intermitentemente. o módulo bluetooth ao microcontrolador. por exemplo. com qualquer gravador especifico (ver tutorial). gravar via USB o firmware Configbluetotth9600to19200. Após a transferência deste firmware. ver circuito básico acima. é necessário gravar novamente o gerenciador. o microcontrolador está apto para gravação wireless. novamente via USB. o firmware AdaptadorSerial.Configuração do módulo bluetooth: A gravação wireless só vai acontecer se o módulo Bluetooth estiver configurado com o mesmo baud rate do microcontrolador (19200 bps). basta conectar. Se. . apresentar o erro Odd address at beginning of HEX file error. através do Gerenciador de Dispositivos. provavelmente existe um erro na ligação do circuito. e em seguida. como na figura abaixo. Para isto.

como mostrado no vídeo PIC wireless Zigbee programming II. são o preço e a disponibilidade de modems Bluetooth já disponíveis em vários sistemas computacionais como . Exemplo: sanusbee Exemplo1Wireless.hex –p COM9 Após a gravação.hex como o Exemplo1wireless. para transferir os programas aplicativos. que permite o envio e a recepção de caracteres.hex contido na pasta sanusbee. e digitar. já é possível verificar a comunicação entre o microcontrolador e o PC através do modem Bluetooth.Agora basta acessar a pasta sanusbee pelo Prompt do Windows (Iniciar -> Pesquisar -> Prompt de Comando). as linhas de comando. As vantagens do modem Bluetooth em relação ao Zigbee. como na figura abaixo.

disponível gratuitamente no Play Store do Android. Estes programas permitem o envio de caracteres através da comunicação Bluetooth. A desvantagem em relação ao Zigbee é a distância para gravação de microcontroladores máxima de 10 metros. indo em Config -> Conexões sem fio e rede -> Configurações Bluetooth. CONEXÃO COM CELULAR Pode ser realizada através dos programas S2 Bluetooth Terminal 3 ou o BlueTerm.computadores e celulares. clique no menu "Conect a Device" e escolha o dispositivo "linvor" ou “SanUSB”. Em seguida. A senha padrão é 1234. Antes de abrir o programa. ative o Bluetooth no dispositivo Android e faça o "pareamento" com o módulo Bluetooth conectado ao microcontrolador. abra o programa S2 Bluetooth. Boa sorte! .