PLANETA MARTE – TEMPERATURA E CARACTERÍSTICAS

Suas características O Planeta Marte está situado em quarto lugar no sistema solar a partir do sol, logo após a Terra. Ele possui uma atmosfera composta por gases como: dióxido de carbono, nitrogênio, argônio, oxigênio e monóxido de carbono, e possui certas semelhanças com o nosso planeta como as estações do anobem definidas e a duração dos dias. Com 6.794 km de diâmetro, para realizar um movimento de rotação (que é uma volta completa sobre si mesmo, que define os períodos de dia e noite), Marte precisa de aproximadamente 24,6 horas, bem semelhante à Terra com suas 24 horas, já para a translação (uma volta completa ao redor do sol, que define um ano) o planeta precisa de 687 dias terrestres. Sua temperatura média é de cerca de – 63 graus, podendo, contudo, variar no verão quando chega a – 36 graus e no inverno quando atinge a faixa dos – 130 graus. Água e vida em Marte Marte tem sido, nos últimos anos, o planeta mais estudado por agências espaciais, no intuito de descobrir algum tipo de vida em sua superfície. A NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration, em português Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) é responsável pelo envio de várias sondas ao solo marciano, que examinaram diversas substâncias nele presente. Embora ainda não se tenha evidências de que realmente haja sinais de vida em Marte, a descoberta de canais de água no subsolo do planeta, no ano 2000 alimenta a expectativa de cientistas e estudiosos. A NASA pretende, no futuro, por em prática o projeto de envio de naves espaciais tripuladas para uma tentativa de colonização do planeta. Curiosidades acerca deste planeta

Marte pode ser visualizado da Terra sem o auxílio de um telescópio no período da noite, e se destaca por sua aparência de uma estrela avermelhada. Fator responsável pela sua nomeação feita pelos romanos. Coreanos, chineses e japoneses também denominam o planeta como “Estrela de fogo” devido à mesma característica de tom avermelhado. Existe uma ciência especializada no estudo do planeta, a Areologia.

 

A busca de respostas para a extinção de toda a vida no planeta é algo que movimenta projetos espaciais e discussões hoje em dia.  O Planeta Marte representa Ares. Um mistério que guarda o planeta e que motiva o questionamento de comunidades científicas ao redor do mundo é que há cerca de um há meio milhão de anos o planeta era quente e possuía água em sua superfície. A montanha marciana recebe o nome de Olympus Mons. composta por uma enorme cratera e leitos de antigos rios. O planeta abriga calotas polares formadas de água de dióxido de carbono. Marte abriga a maior montanha do sistema solar. deus da fúria e da guerra proveniente da mitologia helênica. Marte possui suas pequenas luas irregulares em forma de batata que são conhecidas como: Fobos e Deimos.    .