Prof. M.

e Nabor Alves Monteiro

SUMÁRIO
1.1 Introdução 1.2 Histórico 1.3 Definições Considerações finais Bibliografia 2 2 6 8 9

|aula

PROJETOS: UM PANORAMA GERAL

01

GESTÃO DE PROJETOS

por exemplo.1: Coliseu Romano 2 GESTÃO DE PROJETOS . por exemplo. Se passarmos nosso olhar sobre a construção das pirâmides egípcias. os aquedutos e o Coliseu.2 Histórico Projetos existem desde a antiguidade. também vamos conhecer as definições de projetos e seus correlatos como programa e portfólio. mas que a sistematização dos conhecimentos referentes aos projetos é relativamente recente.Objetivo ▪▪ Apresentar um panorama geral sobre projetos traçando um breve histórico e introduzindo definições iniciais. houve a necessidade de um gerenciamento de modo a combinar todos os recursos necessários para o atendimento dos objetivos.2: Os romanos antigos são famosos até os dias atuais por suas construções como. 1. Exemplo 1. conforme abaixo: Exemplo 1.1 Introdução Esta aula apresenta um breve histórico e as principais definições sobre os projetos. testemunhando que aquele povo tinha conhecimento sobre projetos. poderemos observar que. 1. Exemplos não faltam nesse sentido.1: No Egito antigo foram feitas construções monumentais que duram até hoje. Nela veremos que os projetos existem desde a Antiguidade. Figura1. para obras grandiosas como estas. Além disso.

o que foi alcançado pelo cosmonauta soviético Yuri Gagarin e quem pisaria primeiro na lua. materiais e financeiros) e atingiram um resultado único.2: Moisés. Exemplo 1. Figura1.Exemplo 1. Moisés movimentou esforços para liberar o povo hebreu do Egito e conduzi-lo pelo deserto até a terra prometida. PROJETOS: UM PANORAMA GERAL 3 . Nessa época. a administração de projetos ganhou destaque com os empreendimentos da Agência Espacial Americana – NASA. por ocasião da corrida espacial. havia uma grande competição entre a extinta União Soviética e os Estados Unidos para ver quem seria o primeiro homem no espaço. Portanto.3: Caravela Portuguesa Todos esses empreendimentos envolveram recursos (humanos. Figura1. Pode-se considerar que a administração de projetos consagrou-se na década de 1960. Esse foi um grande projeto que envolveu um sofisticado planejamento. objetivo alcançado pelos americanos com o astronauta Neil Armgstron. projeto não é algo novo.3: A Bíblia Sagrada conta a história do Êxodo do Egito em seu Antigo Testamento. Na narrativa. O que pode ser considerado relativamente novo é a sistematização dos conhecimentos e a criação de metodologias para gestão de projetos.4: As Grandes Navegações que culminaram com as descobertas do caminho marítimo para as Índias. da América e do Brasil também tiveram características relacionadas a projetos. Apesar de já existente na época.

• A implantação de um sistema de gestão ambiental.Figura1.4: Lançamento de foguete. Os projetos podem ser utilizados. • Construção de uma nova planta. • A obtenção da certificação da Qualidade Total na empresa. para: • Desenvolvimento de novos produtos ou serviços. • O desenvolvimento de uma campanha de marketing. • Realização de mudanças estruturais em uma organização. por exemplo. Projeto da NASA. Atualmente a gestão de projetos está consolidada como disciplina da Administração. 4 GESTÃO DE PROJETOS . • Desenvolvimento/implantação de um novo sistema de informação. • Realização de eventos como Olimpíadas ou Copa do Mundo de Futebol.

3) fazem uma descrição do cenário em que os administradores modernos atuam: PROJETOS: UM PANORAMA GERAL 5 . procuram preencher lacunas deixadas pelo poder público. Mas. no qual estão inseridas as organizações. Rabechini Jr. Projetos Pessoais – A maioria das pessoas sonha com uma vida melhor. fazer uma viagem internacional. Para que essa conquista seja concretizada precisam de projetos. em qual contexto encontramos aplicações para os projetos? É nas turbulências do ambiente atual. São exemplos de projetos pessoais um curso de pós-graduação.Normalmente são obras públicas ou modificações em áreas como saúde. e Carvalho (2003.Utilizados pelas empresas sempre que se pretende aproveitar uma oportunidade de negócio. eles podem ser classificados como : Projetos Empresariais . Como exemplo. etc.Os projetos também podem ser aplicados em vários setores da vida cotidiana. casar. Projetos Governamentais .Normalmente planejados e executados por organização não governamentais. podemos citar projetos de incluisão social e digital. que a gestão de projetos encontrou terreno fértil para seu crescimento. Projetos Sociais . regar a alguma ameaça do ambiente ou para atender a uma legislação. Podemos observar que em quase todos os casos anteriores. p. educação e segurança (implantação de novos modelos). o projeto vem trazer algum tipo de mudança. Nesse sentido.

especialmente. p. em sua maior parte. os quais se adaptam perfeitamente a esse cenário. Mas. Na concepção de Kerzner (2002. de modo a poderem sobreviver e/ou adquirir vantagem competitiva em tal ambiente. o que são projetos? 1. tempo e qualidade”. Ou seja.17). executadas de forma coordenada por uma organização transitória. que consome recursos e opera sob pressões de prazos. ao qual são colocados os insumos necessários para. através de projetos organizacionais. alcançar um objetivo determinado”. dentro de restrições orçamentárias. custo e especificações.137). p. respeitando as limitações de tempo. custos e qualidade”. 6 GESTÃO DE PROJETOS . Para Maximiano (2008. sua capacidade de agir rapidamente. organizando-se para poder dar respostas eficazes e rápidas. p. consistência e excelência operacional na consecução de projetos. os projetos são importantes em função de fornecer a agilidade necessária para que as organizações possam enfrentar as adversidades do ambiente.As empresas têm passado por um processo de transformação. 4). p. As principais mudanças organizacionais e as iniciativas para gerar vantagens competitivas têm sido executadas. Essa descrição é bem o espírito de projetos. Bouer e Carvalho (2005. afinal de contas.3 Definições A seguir veremos alguns conceitos de projetos. portanto. em um dado prazo.348) apresentam uma visão semelhante quando expõem que: Projetos tornaram-se um importante instrumento de mudança e desenvolvimento nas organizações. aos problemas ambientais. • Algo que tem por objetivo fornecer um produto singular. meio e fim programados. robustez. utiliza recursos. “um projeto é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único. Valeriano (1998.19) entende projeto “como um conjunto de ações. a disciplina gerenciamento de projetos vem ganhando destaque dentro dos modelos de administração e tem-se transformado num fator relevante para prover velocidade. diferente de alguma maneira de todos os outros produtos e serviços. “trata-se de um empreendimento com objetivo identificável. Possui início e fim definidos. De acordo com Dinsmore e Silveira Neto (2005. Dessa forma. aqueles que se referem à competição e posicionamento de mercado. p. Estas respostas são um conjunto de ações ou atividades que refletem a competência da empresa em aproveitar oportunidades. é dirigido por pessoas e obedece a parâmetros de custo. É por isso que muitas empresas têm adotado a gestão de projetos. projeto é: • Empreendimento temporário ou sequência de atividades com começo. incluindo.

Além do conceito de projeto. existem outros relacionados como programa e portfólio. para a realização de um projeto é montada uma estrutura departamental que será extinta ao final desse. No Brasil temos o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento que engloba diversos projetos. criado em 1996 nos Estados Unidos. Vejamos as definições do PMBOK: Programa . para atingir objetivos de negócios estratégicos. Cada projeto tem como resultado um produto ou resultado único. Falamos anteriormente sobre o ambiente no qual as empresa estão inseridas. família ou conjunto de projetos administrados de forma coordenada. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados. O PMBOK define projeto como “um esforço temporário para criar um produto. Um projeto é uma estrutura provisória dentro da organização. Por exemplo: o programa espacial americano é composto por diversos projetos para desenvolvimento de tecnologias específicas. consideramos projeto como um conjunto de atividades concentradas em torno de um objetivo comum. Para cada uma dessas ações são necessários projetos para ser efetivação. consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término. p. ou seja. cujo objetivo é estabelecer um conjunto com as melhores práticas da área. priorização. A instituição de referência global na gestão de projetos é o PMI – Project Management Institute (Instituto de Gestão de Projetos). Esse instituto publica e atualiza periodicamente o livro “A Guide to the Project Management BodyofKnowledge” (um guia com o conjunto de conhecimentos sobre gestão de projetos). gerado por uma demanda interna ou externa (ou ambas) à organização. conhecido como PMBOK. 2008.1).Um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho. treinamento de pessoal. O caráter temporário dos projetos significa que tem data para início e para término. Portfólio . incluindo limitações de tempo.Um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Podemos também entender Portfólio como uma carteira de projetos dos quais um ou alguns poderão ser executados de acordo com a necessidade e/ou disponibilidade de recursos da organização. portfólio e programa. serviço ou resultado único”. Muitas delas visando à sobrevivência e ao crescimento elaboram o planejamento estratégico. Nesta aula você aprendeu o que são projetos. o PMBOK não é considerado uma metodologia. O plano estratégico desdobrase em diversas ações como melhoria de processos. Maximiano (2008) define Programa como um grupo. a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos. implantação de novos sistemas e modernização de máquinas e equipamentos. O gerenciamento do portfólio inclui identificação. (PMI/PMBOK. custo e recursos”. programas e outros trabalhos relacionados. empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos. Ao contrário do que muitos imaginam. gerenciamento e controle de projetos. assim como o Programa Minha Casa Minha Vida. com gestão específica. O término do projeto se dá quando os objetivos são atingidos ou quando o projeto é abandonado. lançamento de novos produtos. que necessita de recursos específicos e que tem início e fim determinados. O PMI tem como objetivo o avanço dos conhecimentos sobre gerenciamento de projetos e a promoção do profissionalismo e da ética em gestão de projetos. Nas próximas aulas veremos PROJETOS: UM PANORAMA GERAL 7 . autorização.A Norma 10006 da ABNT define projeto como sendo “um processo único. Em nosso entendimento.

8 GESTÃO DE PROJETOS .quais são suas características e componentes. Nela pudemos entender que os projetos surgiram muito antes de ter esse nome. Desde tempos remotos. Por falar nisso. Nas próximas aulas vamos nos aprofundar mais através do conhecimento das características e componentes dos projetos. Considerações finais Nesta aula tivemos os primeiros contatos com os projetos. vimos também que projetos são empreendimentos temporários que buscam um objetivo específico. encontramos vários exemplos de empreendimentos que podem ser chamados de projetos.

set/dez. jan-jun.2. 59-68. CARVALHO.. Roque.. 2002. KERZNER.fgv. São Paulo. Rio de Janeiro: Qualitymark. DINSMORE. R. _______________. Antonio Cesar Amaru. Marly Monteiro. 2008. E. M.) Gerenciamento de projetos na prática. 2013.. n. Projetos estratégicos.1. RABECHINI JR. desenvolvimento e engenharia. CARVALHO. C. São Paulo: Atlas. Metodologia singular de gestão de projetos: condição suficiente para a maturidade em gestão de projetos? Revista Produção.pdf>. Acesso em: 16 dez. v. 3. M. _______________. A guide to the project management body of knowledge. D. 2001. Rio de Janeiro. PROJETOS: UM PANORAMA GERAL 9 . São Paulo. 2008. 2005. L.. São Paulo: Prentice Hall. 4th ed. D. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. p. CARVALHO.3. F. São Paulo: Pearson Education.fgv. Moderno gerenciamento de projetos. Newtown Square. 2005. FERNANDES. Gerenciamento de projeto e o fator humano: conquistando resultados através das pessoas. São Paulo: Atlas. ed. São Paulo: Atlas. H. Perfil das competências em equipes de projetos. 1998. M. BOUER.. São Paulo: Makron Books. (Org. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE.br/sites/rae. RABECHINI JR. 2005.347-361.. p. SILVEIRA NETO. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. Porto Alegre: Bookman. v.. Disponível em: <http://rae. M. R. In: CLEMENTE A.15.. CARVALHO. br/files/artigos/10. Roque. 2005. CLEMENTE. MAXIMIANO. 1998.1590_S1676-56482003000100018. H. P. Gestão de projetos: as melhores práticas. (Orgs. RABECHINI JR.) Projetos empresariais e públicos. NBR 10006: Gestão da qualidade: diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos. 2000.Bibliografia ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. São Paulo: Atlas. A. RAE-eletrônica. 2006. Gerência em projetos: pesquisa. SCATOLIN. n. F. VALERIANO. Marly Monteiro. Construindo competências para gerenciar projetos: teoria e casos. 2003.

São Paulo.Todos os direitos reservados. Guarulhos. Vamos colaborar com o planeta! Evite desperdícios: utilize a impressão racionalmente. em média. . IMPRESSÃO CONSCIENTE: Você sabia que cada árvore produz. Universidade Guarulhos. 50 quilos de papel economizados salvam uma árvore. 50 quilos de papel? Logo.