Técnico em Segurança do Trabalho Gerenciamento de Riscos

Professor: Marcio Ruiz Maia

AULA 02 Conceitos na Gerencia de Riscos
2.1) Revisão de conceitos de Segurança 2.2) Conceitos Básicos de SST 2.3) As Leis de Murphy 2.4) Função Empresarial de Segurança 2.5) Gerência de Riscos 2.6) Resumindo: 2.9) Exercícios

2.1) Revisão de conceitos de Segurança
Segurança: é a garantia de um estado de bem-estar físico e mental, traduzindo por saúde, paz e harmonia; Segurança do Trabalho: é a garantia de um estado de bem-estar físico e mental do empregado, no trabalho para a empresa e se possível, fora do ambiente dela (viagem de trabalho, lar, lazer, etc.). A Segurança do Trabalho é a parte do planejamento, organização, controle e execução do trabalho, que objetiva reduzir permanentemente as probabilidades de ocorrência de acidentes (parte de administração com objetivo de reduzir permanentemente os riscos).

2.1) Revisão de conceitos de Segurança
Linha de atuação para atingir a segurança: Administração correta Com pessoas capazes Com planejamento, organização e métodos eficazes Com supervisão atuante Que acredita em segurança Que apóie a segurança Conscientizar empregados e empregadores quanto à segurança

2.1) Revisão de conceitos de Segurança Atuação em áreas de riscos Identificação Eliminação Controle Proteção do trabalhador Atendimento aos acidentados Primeiros socorros Médico-hospitalar Psicológico Social .

isto é particularmente frustrante. apesar do assunto ser discutido com freqüência. Do ponto de vista técnico. e as pessoas têm se preocupado igualmente com sua prevenção há tanto tempo.“ Willie Hammer . seu sentido preciso e interrelacionamento.2) Conceitos Básicos de SST "Acidentes ocorrem desde os tempos imemoriais. Qualquer discussão sobre riscos deve ser precedida de uma explicação da terminologia. pois gera desvios e vícios de comunicação e compreensão. Lamentavelmente.2. a terminologia relacionada ainda carece de clareza e precisão. que podem aumentar as dificuldades para a resolução de problemas.

e Em milímetros de espaço.2. e se prevemos. .1) Conceito de Acidente Acidente é toda ocorrência não programada que pode produzir danos. Um acidente pode acontecer: Em milésimos de segundo.2) Conceitos Básicos de SST 2. É um acontecimento que não prevemos. não sabemos precisar quando acontecer.2.

: Queda de pessoa Acidente Material: ocorrências com materiais 14 Ex.2) Conceitos Básicos de SST 2.2) Tipos de Acidente Acidente Pessoal: ocorrências com pessoas Ex.: Queda de um aparelho de medição Acidente Administrativo: ocorrência com a empresa (PJ) Ex.2.: Falência não programada de uma empresa .2.

2.2.3) Conceito de Acidente de Trabalho Temos vários conceitos de trabalho: Conceito Legal Conceito Prevencionista Outros conceitos Conceito Legal Acidente é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa. provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte.1991 .07. perda ou redução permanente ou temporária da capacidade laboral para o trabalho. Lei 8213.2) Conceitos Básicos de SST 2. 24.

. ocasionando perda de tempo útil. ocasionando danos pessoais ou materiais.2) Conceitos Básicos de SST Conceito Prevencionista Acidente é uma ocorrência não programada. uma perturbação no sistema de trabalho que. Qualquer evento não programado que interfere negativamente na atividade produtiva e que tem cobertura da seguradora. que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade. impede o alcance do objetivo do trabalho. Outros Conceitos de Acidente do Trabalho É a ocorrência. inesperada ou não.2. lesões nos trabalhadores ou danos materiais.

seja ela humana. Os danos podem ser: Pessoais: lesões. existir diferença na gravidade do dano. ambiental ou financeira. e mesmo assim. prejuízo monetário.2) Conceitos Básicos de SST 2.2. ferimentos. que pode ocorrer caso não se tenha controle sobre um risco. A probabilidade e a exposição podem manter-se inalterados.2. equipamentos Administrativo. material. é o produto ou resultado negativo do acidente (prejuízo). perturbação mental Materiais: danos em aparelhos. ou seja. desemprego em massa .4) Conceito de Dano É a conseqüência negativa do acidentes. Dano é a gravidade da perda.

sem garantia de ressarcimento através de seguros ou outros meios.2) Conceitos Básicos de SST 2.2.6) Conceito de Sinistro Sinistro é o prejuízo sofrido por uma organização.2. com garantia de ressarcimento através de seguros ou outros meios. 2.2.5) Conceito de Perda Perda é o prejuízo sofrido por uma organização. .

2. tudo com potencialidade ou probabilidade de causar acidentes. Como podemos descobrir um risco? Preventivamente: conhecimento. Por vezes. . o risco está oculto no processo que envolve a realização das tarefas.7) Conceito de Risco abordagem tradicional Risco é tudo o que pode causar acidentes. testes. pesquisas. Corretivamente: após algum acidente.2) Conceitos Básicos de SST 2. ou seja.2. os riscos são visíveis nas tarefas. podendo ser eliminados ou controlados. estudos. De um modo geral.

2. permitindo que o risco se transformasse em danos. Mais adiante.2) Conceitos Básicos de SST Tipos de risco: Pessoal: o homem em si.2. ferramentas. é o risco mais crítico da empresa. 2. supervisão ou outros representantes. equipamentos. discutiremos novamente o conceito de risco.. Material: condição insegura risco no ambiente. sendo responsável por sua ocorrência.8) Conceito de Causa (de acidente) Causa é aquilo que provocou o acidente. Administrativa: gerência. máquinas. etc. .

temos 3 tipos de causas: . Antes do acidente: Risco Depois do acidente: Causas Tipos de Causas de Acidentes Baseado na definição proposta por Heinrich (1931).2) Conceitos Básicos de SST A causa só passa a existir após a ocorrência do acidente.2.

ou não as conhece devidamente.2) Conceitos Básicos de SST Ato Inseguro Comportamento conscientes ou não. emitidos pelo trabalhador ou empresa que podem levar ao acidente. ou ainda que têm um comportamento contrário à prevenção. Podem ser cometidos tanto por pessoa física quanto jurídica. imperícia ou negligência. . Os atos inseguros são cometidos por imprudência.2. Os atos inseguros são praticados por trabalhadores que desrespeitam regras de segurança.

Arranjo físico inadequado.2) Conceitos Básicos de SST Condição Insegura Deficiências. Manuseio de reagentes químicos que desprendem gases. . sem exaustão. Escritório com fios espalhados pelo chão. Exemplos: Ambiente mal iluminado. defeitos ou irregularidades técnicas no ambiente de trabalho que constituem ou favorecem o aparecimento de riscos para o trabalhador e para os bens materiais da empresa.2. Compressor ruidoso sem isolamento acústico. Recolhimento de lixo hospitalar.

2.2) Conceitos Básicos de SST Fator Pessoal de Insegurança Problema pessoal do indivíduo que pode vir a provocar acidentes Problemas de saúde Problemas familiares Dívidas Alcoolismo Uso de Substâncias Tóxicas .

normas internacionais que tratam de Saúde e Segurança do trabalho Estes conceitos serão doravante utilizados neste curso de Gerência de Riscos.2) Conceitos Básicos de SST 2.2.9) Perigo e Risco Nesta definição. usaremos os conceitos de Perigo (Hazard) e Risco (Risk) como estão definidos na BSI OHSAS 18001 e na BS 8800.2. .

2.2.10) Conceito de Perigo (Hazard) Uma ou mais condições de uma variável com potencial necessário para causar danos tais como: lesões pessoais.11) Conceito de Risco (Risk) Probabilidade de possíveis danos dentro de um período específico de tempo. meio ambiente.2) Conceitos Básicos de SST 2. danos a instalações e equipamentos. podendo ser indicado pela probabilidade de um acidente multiplicada pelo impacto deste em valores monetários. . perda de material em processos ou redução da capacidade produtiva.2.2.

2. NÓS! Desta forma.2) Conceitos Básicos de SST 2.12) Perigo x Risco Perigo e Risco costumam ser aplicados como sinônimos em diversos casos até mesmo em leis e normas. Isso é particularmente requerido dos especialista isto é. Uma terminologia é algo para ser seguido. de alguma forma. Avaliamos RISCOS. e as pessoas devem ser rigorosas no seu uso. Se falamos em PERIGOS.2. Se alguém se manifesta em termos de RISCO. denotamos que apenas identificamos condições com potencial para causar danos. já foram avaliadas conseqüências e probabilidade de ocorrência do evento gerador de danos. observemos que: Identificamos PERIGOS. . indica que.

perigo é uma energia danificadora que quando ativada pode provocar danos corporais e/ou materiais.13) Perigo x Risco Teoria dos Portadores de Perigo Sob um enfoque mais filosófico.2) Conceitos Básicos de SST 2. tal perturbação caracteriza o acidente. que impede o alcance do objetivo.2. Quando não interseção entre as áreas. Pessoas e objetos podem ser portadoras de perigos em determinadas circunstâncias. não há riscos . se tais perigos forem ativados repetidamente.2. podendo estar associada tanto a pessoas quanto a objetos.

2) Conceitos Básicos de SST .2.

2. ou seja: .2. O nível de severidade varia de acordo com as medidas de controle adotadas.14) Nível de exposição (Danger) Relativa exposição a um risco que favorece a materialização do risco como causa de um acidente e dos danos resultantes deste.2) Conceitos Básicos de SST 2.

que se encontre desconforme com as normas de trabalho. requisitos do sistema de gestão.2.15) Conceito de Desvio Desvio é qualquer ação ou condição que tem potencial para conduzir.2) Conceitos Básicos de SST 2. ao patrimônio ou causar impacto ambiental. a danos a pessoas. requisitos legais ou normativos.2. direta ou indiretamente. ou boas práticas. procedimentos. .

mas alguns perigos. é algo desconforme com o adequado. Todo desvio é um perigo. não são desvios: perigos naturais. que (ainda) não estejam desconformes a normas e/ourequisitos.2. no entanto. . ou seja.2) Conceitos Básicos de SST O conceito de desvio é similar ao de perigo. mas com uma diferença sutil: um desvio está associado a uma não conformidade com requisitos pré-definidos. ou aqueles oriundos de mudanças e processos inovadores. pois inclui qualquer nãoconformidade física ou comportamental. O conceito de desvio é muito importante.

2) Conceitos Básicos de SST 2. Quando ocorre um acidente. perigos ou desvios se tornam as causas do mesmo.2.2. que se encadeiam desde a origem das seqüências até o acidente em si e seus efeitos (danos ou perdas). sendo um importante conceito nas chamadas auditorias comportamentais. que será vista nos próximos capítulos.16) Perigo x Desvio Desvios são usualmente evidenciados por inspeções in loco. Perigos podem ser identificados tanto in loco quanto por análise a priori (técnicas de análises de risco). .

. mas por algum fator não satisfeito.2. para a indústria. e foi transportado na mesma época.2) Conceitos Básicos de SST 2.17) Conceito de Incidente Incidente é qualquer evento ou fato negativo com potencialidade para provocar dano. O incidente não manifesta danos significativos (também chamados visíveis ou macroscópicos). na aviação. não ocorre o esperado acidente.2. O conceito de incidente surgiu nos anos 60.

.2. essa falha deve ser esperada para ocorrer no momento mais inoportuno e com o máximo dano.) “A possibilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para o tapete é diretamente proporcional ao tamanho da sua fome”. Mesmo na execução da mais perigosa e complicada operação. Se algo pode falhar. . (Murphy era um otimista. as instruções poderão ser ignoradas.. alguém sempre vai achar uma maneira de fazê-lo. Não importa o quanto é difícil danificar um equipamento.3) Leis de Murphy “Se algo tem a menor possibilidade de dar errado dará”.

1) Conceituação Evitar acidente Para: Manter continuidade operacional Preservar a integridade física e mental do trabalhador Garantir a salubridade e segurança do público Levando a: Maior racionalização do trabalho Aumento da produtividade Diminuição dos custos .2.4.4) Função empresarial da Segurança 2.

4.2) Distribuição de responsabilidades .2.4) Função empresarial da Segurança 2.

4.2.3) Pirâmide de Maslow .4) Função empresarial da Segurança 2.

Análise de Riscos. instalações. impedindo que se cumpra o programado. materiais.2. financeiros ou responsabilidades para com terceiros. Tratamento de Riscos. sob forma de danos físicos. A finalidade da Gerência de Riscos é prevenir todos os fatos negativos que distorcem um processo de trabalho.5) Gerencia de Riscos Conjunto de procedimentos que visa proteger a empresa das conseqüências de eventos aleatórios que possam reduzir sua rentabilidade. equipamentos e meio ambiente. . Avaliação de Riscos. podendo provocar danos e/ou perdas às pessoas. A Gerência de Riscos consiste em: Identificação de Perigos.

2.5) Gerencia de Riscos .

Avaliação do risco. Busca da cooperação de todos os departamentos da empresa. Avaliação dos riscos. Classificação dos riscos. atualização e registro estatístico e relatórios.5) Gerencia de Riscos Processo de Decisão Determinação da grandeza do risco. Seleção da melhor alternativa. Responsabilidades da Gerencia de Riscos Identificação dos riscos.2. Estabelecimento de uma política de riscos. Aplicação de medida de controle. Geração. . Desenvolvimento de alternativas para tratamento do risco.

2.6) Resumindo .

6) Resumindo .2.

2.6) Resumindo .

2.6) Resumindo .

6) Resumindo .2.

perda e sinistro.2. 2) Diferencie dano. a qual propósito pretendemos atingir.6) Exercício 1) Explique com suas palavras cada uma das fases da Atuação em áreas de riscos. 3) Diferencie risco e perigo 4) O que é fator pessoal de insegurança. cite exemplos 5) Qual a finalidade da gerencia de riscos 6) No seu entendimento ao considerar as Leis de Murphy quando da atividade de Gerenciamento de Riscos. Identificação. . Eliminação. Controle e Proteção do trabalhador.