You are on page 1of 3

2007-1 IEE892 Histria Econmica Brasileira: interpretaes sobre a origem e dinmica da indstria no Brasil Prof.

. Almir Pita Objetivo: A disciplina tem como principal objetivo examinar e debater algumas interpretaes sobre as origens e desenvolvimento da indstria no Brasil, destacando: os principais momentos desse processo; algumas experincias locais (nos Estados) e setoriais (ramos e empresas); a atuao dos agentes sociais, em especial dos empresrios, e suas formas de pensamento; o papel do Estado e suas polticas econmicas; assim como a relao com outros setores da economia, a exemplo da agricultura.

Programa e avaliao: O curso ser desenvolvido a partir de um programa de leituras de livros, artigos e/ou captulos selecionados de obras de autores, clssicos ou mais recentes, que tm a indstria como objeto de anlise e sua insero num contexto mais amplo, o da economia brasileira desde fins do sculo XIX at o incio da dcada de 1960. Nos encontros semanais sero realizadas: a) aulas expositivas para discusso e complementao das leituras previamente indicadas; b) apresentao programada de textos por parte dos alunos, seguida de debates. Uma bibliografia mais especfica ser oferecida ao longo da programao, tendo em vista a elaborao de um trabalho final por parte de cada aluno, sempre integrado com sua proposta de dissertao ou tese. Alm desse trabalho a avaliao levar em conta a participao nos debates e apresentaes programadas. Unidade I - Indstria e industrializao no Brasil: periodizao, interpretaes e fontes de pesquisa Apresentao de algumas questes sobre a idia de indstria e industrializao no Brasil, assim como de estudos mais sistemticos sobre o tema, destacando algumas interpretaes sobre a origem e desenvolvimento do setor; uma periodizao, assim como as fontes mais comuns de dados e informaes relativas ao mesmo. Unidade II - A indstria no Brasil antes de 1930 Discusso sobre a origem da indstria no Brasil no perodo de predomnio da atividade primrio exportadora, enfatizando as relaes de interdependncia entre agricultura, indstria e Estado; as medidas de poltica econmica e seus efeitos sobre o setor; os principais ramos industriais e suas caractersticas, assim como a dinmica de crescimento; o empresariado, suas formas de organizao e pensamento; as experincias industriais regionais (RJ; MG; RS; SC; BA). Unidade III - A indstria brasileira dos anos 30 dcada de 1950 Exame das principais interpretaes sobre a indstria num perodo de grandes transformaes econmicas e institucionais no pas, destacando: a crise agro-exportadora e a emergncia da indstria como setor dinmico da economia brasileira; a reorganizao institucional do pas e o novo papel do Estado na vida econmica; a organizao empresarial e as novas formas de pensamento econmico; a indstria vista como fator de desenvolvimento econmico e a gnese da ideologia desenvolvimentista; as principais interpretaes sobre a dinmica industrial no perodo: - substituio de importaes; industrializao restringida e acelerada; as empresas estatais de siderurgia, petrleo e energia eltrica; as medidas de poltica econmica e os planos de desenvolvimentistas; o Plano de Metas e o salto qualitativo da indstria; a associao Estado, capital nacional e capital estrangeiro. Unidade IV - A indstria brasileira a partir da dcada de 1960

2007-1 IEE892 Histria Econmica Brasileira: interpretaes sobre a origem e dinmica da indstria no Brasil Prof. Almir Pita Uma discusso sobre a consolidao da industria como setor dinmico da economia brasileira a partir dos anos 60 at o incio da dcada de 1980: as transformaes na estrutura do setor; a acelerao da industrializao, os perodos de crescimento e de crises da economia brasileira; a indstria, o Estado e o capital estrangeiro; os empresarias industrial e as novas formas de organizao e representao institucional; estudos sobre empresrios, empresas e suas histrias. Bibliografia: AURELIANO, Liana M. No limiar da industrializao. So Paulo: Brasiliense, 1981. BAER, Werner. Industrializao e desenvolvimento econmico do Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 1979. BONELLI, Regis e GONALVES, Robson R. Para onde vai a estrutura industrial brasileira? Rio de Janeiro: IPEA, 1998. (Texto para discusso n 540) BOSCHI, Renato R. Elites industriais e democracia. Rio de Janeiro: Graal, 1979. CANO, Wilson. Razes da concentrao industrial em So Paulo. 2 ed. So Paulo: T. A . Queiroz, 1981. CORSI, Francisco Luiz. Estado Novo: poltica externa e projeto nacional. So Paulo: UNESP; Fapesp, 2000. DEAN, Warren. A industrializao de So Paulo. So Paulo: Difel, 1971. DINIZ, Eli. Empresrio, estado e capitalismo no Brasil: 1930-1945. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. DRAIBE, Snia. Rumos e metamorfoses um estudo sobre a constituio do Estado e as alternativas da industrializao no Brasil, 1930/1960. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. FAUSTO, Boris (dir.). O Brasil Republicano 1. Estrutura de poder e economia (1889-1930). So Paulo: Difel, 1975. Tomo III da Histria Geral da Civilizao Brasileira. ____. O Brasil Republicano 4. Economia e Cultura (1930-1964). So Paulo: Difel, 1984. FONSECA, Pedro C. Dutra. Vargas: o capitalismo em construo (1906-1954). So Paulo: Brasiliense, 1987. FREITAS F, A. P. Potncia e indstria (1850-1950): uma contribuio ao estudo da indstria no Brasil sob a tica da fora motriz. So Paulo: FFLCH/USP, 1999. (Tese de doutorado). GOMES, ngela de Castro (org.). Vargas e a crise dos anos 50. Rio de Janeiro: RelumeDumar, 1994. ____. O Brasil de JK. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002. IBGE. Estatsticas do sculo XX. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. LAFER, Betty M. Planejamento no Brasil. So Paulo: Perspectiva, 1987. LAFER, Celso. JK e o programa de metas (1956-1961). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2002. LAGO, Luiz A. Correa do et.alii. A indstria brasileira de bens de capital. Origens, situao recente, perspectivas. Rio de Janeiro: IBRE/FGV, 1979. LEME, Marisa Saenz. A ideologia dos industriais brasileiros, 1919-1945. Petrpolis: Vozes, 1978. LEOPOLDI, Maria Antonieta P. Poltica e interesses. As associaes industriais, a poltica econmica e o Estado na industrializao brasileira. So Paulo: Paz e Terra, 2000.

2007-1 IEE892 Histria Econmica Brasileira: interpretaes sobre a origem e dinmica da indstria no Brasil Prof. Almir Pita LEVY, Maria Brbara. A indstria do Rio de Janeiro atravs de suas sociedades annimas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, 1994 LUZ, Ncia Vilela. A luta pela industrializao no Brasil: 1808-1930. 2 ed., So Paulo: AlfaOmega, 1975. MALAN, Pedro S. et. alii. Poltica econmica externa e industrializao no Brasil (1930-1952). Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1980. MARTINS, Jos de Souza. Conde Matarazzo, o empresrio e a empresa. 2. ed., So Paulo: Hucitec, 1976. MELLO, Joo Manuel C. de. O Capitalismo tardio. So Paulo: Brasiliense, 1982. PELEZ, Carlos Manuel. Histria da industrializao brasileira. Rio de Janeiro: APEC Editora, 1972. SILVA, Srgio. Expanso cafeeira e origens da indstria no Brasil. So Paulo: Alfa-Omega, 1979. STEIN, Stanley J. Origens e evoluo da indstria txtil de algodo no Brasil - 1850/1950. Rio de Janeiro: Editora Campus. 1979. SUZIGAN, Wilson. Indstria brasileira: origem e desenvolvimento. So Paulo: Brasiliense, 1986. TAVARES, Maria da Conceio. Da substituio de importaes ao capitalismo financeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. TREVISAN, Maria Jos. 50 anos em 5: a FIESP e o desenvolvimentismo. Petrpolis: Vozes, 1986. TOPIK, Steven. A presena do estado na economia poltica do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1987. WEID, Elizabeth von der e BASTOS, Ana Maria Rodrigues (1986). O Fio da meada. Estratgia de expanso industrial de uma indstria txtil. Companhia Amrica Fabril, 1878-1930. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa/CNI VERSIANI, Flvio R. e BARROS, Jos R. M. de (orgs.). Formao econmica do Brasil: a experincia da industrializao. So Paulo: Saraiva, 1978. VERSIANI, Flvio Rabelo. A dcada de 20 na industrializao brasileira. Rio de Janeiro, IPEA/INPES, 1987.

You might also like