You are on page 1of 2

Lonchaea aristella

As moscas do figo, Lonchaea aristella, atacam os figos no inicio do seu desenvolvimento, e os figos lampos em finais de Maro. Esta mosca de cor preta brilhante e pode provocar a queda de 60 a 70% de produo. O interior dos figos atacados tem uma nica larva de cor branca que provoca a queda prematura dos figos. Distingue-se facilmente a mosca da fruta devido poca de ataque e o numero de larvas por figo. O controlo desta praga, que deveria ser feito logo que se visualizassem as primeiras picadas na zona peduncular, encontra-se actualmente sem qualquer opo, face proibio do uso da nica substncia activa homologada at ento (malatio) pela Circular DSPFSV(H/C)3/2008, pelo que resta ao produtor a opo pela captura em massa com recurso a garrafas mosqueiras que devero ser distribudas no figueiral logo em Maro.

Doenas e Pragas das Figueiras

Foto 9 : ENFVN

Ficha Tcnica

Contactos:
DRAPLVT - Direco Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo Quinta das Oliveiras EN3Apartado 477 2001 - 906 SANTARM 243 377 500 243 377 545 / 263 286 646/7 @ info@draplvt.min-agricultura.pt

Edio DRAPLVTDiviso de Modernizao e Comunicao -Sector de Informao e Comunicao Reviso Dr. Carla Assuno Contedo Tcnico Eng. Paulo Monteiro (DRAPLVT) Eng. Rui de Sousa ( Estao Nacional de Fruticultura Vieira Natividade)

2008

Doenas e pragas das Figueiras


Ceroplastes rusci Botrytis cinerea Actualmente no possvel produzir figos com qualidade sem o controlo das doenas e pragas. Este controlo deve ser feito por meios culturais, biolgicos e, em ltimo caso, por meios qumicos, pelo que obrigatrio o conhecimento das pragas e das doenas.
O fungo Botrytis cinerea ataca a extremidade de ramos jovens e mal atempados, assim como frutos prximos da maturao. Os ramos infectados devem ser eliminados e queimados. Os frutos atacados devem ser retirados do figueiral. Os tratamentos preventivos realizam-se no Inverno (queda da folha e antes do abrolhamento) com produtos cpricos. Os tratamentos preventivos devem ser feitos durante o ciclo vegetativo logo que ocorram os primeiros sintomas. A cochonilha Ceroplastes rusci enfraquece as figueiras. As meladas exsudadas permitem a instalao de fumaginas que desvalorizam os figos. De um modo geral o ataque localizado, no sendo necessrio o tratamento generalizado do figueiral. O tratamento deve ser feito no Inverno com produtos base de leo branco. O tratamento mais eficaz quando as larvas das cochonilhas esto em migrao sobre os ramos. O controlo desta praga s se deve fazer durante o repouso vegetativo das figueiras.

Algumas doenas e pragas das figueiras


Rosellinia necatrix
O fungo radicular Rosellinia necatrix ataca as razes e o colo da figueira provocando o enfraquecimento e a morte da rvore. As razes so consumidas pelo fungo que forma um miclio branco caracterstico, em leque. As plantas infectadas devem ser arrancadas, assim como as razes, e queimadas. As covas de onde se arrancaram as figueiras devem ficar abertas.

Foto 1 : ENFVN

Foto 4 : ENFVN

Foto 5 : ENFVN

Foto 7 : ENFVN

Alternaria

O fungo Alternaria ataca as folhas e os figos, principalmente os lampos. As folhas infectadas ficam com manchas acastanhadas, de tamanho e forma varivel, acabando por secar a zona infectada. Os figos infectados apresentam manchas escuras, longitudinais, e podem cair antes da maturao. Em anos hmidos uma doena a ter em ateno, principalmente em finais de Maro e Abril. Logo que surjam os primeiros sintomas devem realizar-se os tratamentos.

Ceratitis capitata

A mosca da fruta Ceratitis capitata ataca os figos prximos da maturao. O interior dos figos fica com larvas de cor branca, que se alimentam dos mesmos, provocando o seu apodrecimento e queda. O controlo desta praga deve ser feito com recurso a armadilhas e dispositivos para captura em massa e/ou esterilizao de adultos existentes e homologados no mercado nacional, uma vez que a nica substncia activa homologada at ento para o seu controlo, o malatio, tem o seu uso proibido pela Circular DSPFSV (H/C)-3/2008, desde o dia 1 de Setembro de 2008.
Foto 8 : ENFVN

Foto 2 : ENFVN

No se devem plantar novas figueiras no mesmo local pois o fungo sobrevive vrios anos.

O fungo radicular Armillia mellea ataca as razes e o colo da figueira. Provoca o enfraquecimento e a morte da figueira. As razes ficam inteiras e na zona do colo formam-se cogumelos. As plantas infectadas devem ser arrancadas, assim como as razes, e queimadas. As covas de onde se arrancaram as figueiras devem ficar abertas.

Armillaria mellea

No se devem plantar novas figueiras no mesmo local pois o fungo sobrevive vrios anos.

Foto 3 : ENFVN

Foto 6 : ENFVN

You might also like