You are on page 1of 46

MANUAL PARA IMPLANTAO DE ATERROS SANITRIOS EM VALAS DE PEQUENAS DIMENSES, TRINCHEIRAS E EM CLULAS

ANEXO

MANUAL PARA IMPLANTAO DE ATERROS SANITRIOS EM VALAS DE PEQUENAS DIMENSES

1. JUSTIFICATIVA O presente manual tem por objetivo fornecer diretrizes para elaborao de projetos de aterros sanitrios em valas de pequenas dimenses, direcionadas a cidades de pequeno porte, e, portanto com pequena produo de resduo. Os maiores problemas encontrados pelos municpios de pequeno porte para construo de aterros sanitrios so: a escassez de recursos financeiros, falta de pessoal tcnico qualificado e a indisponibilidade de equipamentos para a sua operao. Nas valas de pequenas dimenses, onde os resduos so depositados sem compactao e sua cobertura com terra realizada manualmente, os equipamentos, portanto, so necessrios apenas na fase de abertura das valas, de acordo com o artigo 3 da RESOLUO CONJUNTA N 01/2006 - SEMA/IAP/SUDERHSA.

2. SEQNCIA DE ABERTURA E FECHAMENTO DE VALAS

Figura 1 Abertura de valas, com acmulo de terra apenas em um dos lados.

Os resduos so descarregados pelo lado livre das valas, sem o ingresso dos veculos no seu interior, iniciando-se por uma das extremidades da mesma.

Figura 2 Resduos sendo descarregados em um nico trecho da vala, at que esteja totalmente preenchida. A medida que so depositados, os resduos so nivelados e cobertos manualmente, utilizando-se a terra acumulada ao lado da vala. O nivelamento e a cobertura dos resduos devem ser realizados diariamente, tolerando-se freqncias menores apenas em circunstncias especiais e devidamente justificadas ao IAP.

Figura 3 Resduos sendo nivelados e cobertos com terra manualmente. Assim que o primeiro trecho da vala estiver totalmente preenchido, passa-se para outro, repetindo-se as mesmas operaes. A vala dever estar numa cota superior do terreno, quando esta estiver completamente coberta, pois existir acomodao do resduo com o tempo (provveis recalques).

Figura 4 Cobertura da vala at uma altura ligeiramente superior ao do terreno.

Terra para cobertura da vala

Cobertura final da vala


Cobertura diria

Figura 5 Corte das valas, demonstrando que as mesmas devem receber os resduos por um nico lado, ficando o material de escavao acumulado no lado oposto, prximo borda, facilitando a sua utilizao na cobertura dos resduos.

Lay Out de Aterro Sanitrio Tipo VALAS DE PEQUENAS DIMENSES

GUARITA 2,5 m 1,5 m

LAYOUT IMPLANTAO

3. ESCOLHA DE REA E LEVANTAMENTOS PRELIMINARES H necessidade de condies favorveis, tanto no que se refere aos aspectos ambientais, quanto aos construtivos. Assim, o tipo de solo e a profundidade do lenol fretico, so elementos decisivos na escolha da rea; pois terrenos com lenol fretico aflorante ou muito prximos da superfcie so imprprios para a construo deste tipo de aterro. O espao mnimo, recomendado entre o lenol fretico e o fundo da vala escavada, de 3,0m (trs metros). Da mesma forma os terrenos rochosos no so indicados, devido as dificuldades de escavao.

3.1. CRITRIOS AMBIENTAIS PARA A ESCOLHA DA REA Mapa de localizao da atividade e do seu entorno com raio de 1.500m, a partir do permetro da rea; Fora da rea de influncia direta do manancial de abastecimento; 200m distante de rios e nascentes do permetro da rea; 1500m de distncia de ncleos populacionais, a partir do permetro da rea;

Deve ser observada a profundidade do lenol fretico e tipologia de solo; 300m de distncia do permetro da rea de residncias isoladas.

3.2. LICENA PRVIA DO IAP (LP) Obter junto aos tcnicos do IAP, autorizao para o uso da rea destinada para o aterro sanitrio. Seleo de rea - integrao com o sistema de coleta e disposio; - estudos topogrficos; - estudos geotcnicos; - estudos hidrolgicos; - estudos anemolgicos; - compatibilidade com a rede viria e servios pblicos; - estudos legais.

3.3. LEVANTAMENTO PLANIALTIMTRICO Elaborar o levantamento planialtimtrico nas escalas 1:500 ou 1:250, com curvas de nvel de metro em metro, especificando as distncias dos divisores de gua e indicao dos acessos, e georeferenciada de acordo com a lei federal n 10.267 de 28/08/2001.

3.4. SONDAGENS As sondagens de reconhecimento do subsolo devero ser realizadas a trado manual, com profundidade entre 6 e 12m. O nmero de furos ser determinado em funo da rea do aterro e dever variar entre no mnimo 5 (cinco) e no mximo 15 (quinze), distribudos eqitativamente na rea em estudo.

4. DIMENSIONAMENTO DAS VALAS 4.1 PARMETROS Em decorrncia das limitaes operacionais, algumas dimenses devem ser pr-fixadas: L = Largura da vala = 3,00m; H = Profundidade da vala = 3,00 5,00m, dependendo da profundidade do lenol fretico e da tipologia do solo; = Peso especfico do lixo no interior da vala = 0,50 t/m3;

Pr/D = Produo diria de lixo por habitante: (0,6kg/hab.dia x populao atendida). Produo diria de lixo = 0,6 x populao kg/dia ton./dia; C = Comprimento da vala (m); VL = Volume dirio de lixo gerado na cidade (m3) Vt = Volume de terra para cobertura dos resduos (m3) Taxa de cobertura = 15% P = Populao urbana

4.2 CLCULOS Volume dirio das valas (VL)

P X Pr/D VL =
- Volume total das valas (VT) VT = 1,15 x VL 4.2.1. COMPRIMENTO DAS VALAS O comprimento das valas decorrente do volume da vala. Elas devem ter uma vida til de 30 dias, ou seja, que corresponde a uma vala por ms. Volume da vala = C x H x L C.H.L = VT x 30 dias

VT 30 (m) C = H.L

ANEXO

MANUAL PARA IMPLANTAO DE ATERROS SANITRIOS EM TRINCHEIRAS

1. JUSTIFICATIVA O presente manual tem por objetivo fornecer diretrizes para elaborao de projetos de aterros sanitrios em trincheiras, de acordo com o artigo 3 da RESOLUO CONJUNTA N 01/2006 - SEMA /IAP/SUDERHSA. 2. SEQUNCIA DE ABERTURA E FECHAMENTO DE TRINCHEIRAS A trincheira em operao ser aberta, de montante para jusante , em etapas consecutivas, com capacidade para receber volume de resduos produzido pelo perodo de 60 a 180 dias, conforme dimensionamento de projeto (mdulos de operao )

Na operao diria os resduos sero descarregados diretamente na vala pelo veculo coletor, que dever acess-la cuidadosamente por uma rampa com 15% de inclinao, em marcha r, com o auxlio de um ajudante, o qual sinalizar o ponto de descarga;

Na praa de descarga, ser possvel efetuar duas linhas de descarga, uma ao lado da outra;

Ser necessria a presena de uma p carregadeira no aterro ao menos trs vez por semana, para empilhar os resduos coletados na cidade e cobri-los, liberando assim a frente de descarga. O material usado para cobertura, o solo escavado na abertura da prpria trincheira, acumulado lateralmente;

Ao menos uma vez a cada 15 dias, ser necessrio um trator de esteiras para rampear, compactar e nivelar o resduo na trincheira, em uma cota 20 cm abaixo da superfcie da mesma, reaterrando at o nvel de greide de projeto com material de cobertura estocado ao lado da trincheira;

No final de cada dia de trabalho, os resduos dispostos na praa de descarga devero ser cobertos com lona de PVC, espessura 4mm, evitando o contato com as guas da chuva, reduzindo a produo de chorume;

10

A regularidade do comparecimento de mquina para empilhar e compactar os resduos deve ser cobrado rigorosamente da municipalidade. A periodicidade do comparecimento das mquinas, representa uma adequao a realidade econmico - financeira dos municpios e no uma liberalidade. Para a recirculao do percolado, ser necessrio que um funcionrio treinado faa a inspeo visual no poo de coleta do chorume, especialmente em perodos chuvosos. Caso haja necessidade de bombeamento, o mesmo far a interligao do poo trincheira onde se pretende injetar o lquido percolado.

Lay-out de Aterro sanitrio em trincheiras

GUARITA

1,5 m

2,5m

LAYOUT IMPLANTAO

11

3. ESCOLHA DE REA E LEVANTAMENTOS PRELIMINARES H necessidade de condies favorveis, tanto no que se refere aos aspectos ambientais, quanto aos construtivos. Assim, o tipo de solo e a profundidade do lenol fretico, so elementos decisivos na escolha da rea; pois terrenos com lenol fretico aflorante ou muito prximos da superfcie so imprprios para a construo deste tipo de aterro. O espao mnimo, recomendado entre o lenol fretico e o fundo da trincheira escavada, de 3,0m (trs metros).
Da mesma forma os terrenos rochosos no so indicados, devido as dificuldades de escavao.

3.1. CRITRIOS AMBIENTAIS PARA A ESCOLHA DA REA Mapa de localizao da atividade e do seu entorno com raio de 1.500m, a partir do permetro da rea; Fora da rea de influncia direta do manancial de abastecimento; 200m distante de rios e nascentes do permetro da rea; 1500m de distncia de ncleos populacionais, a partir do permetro da rea; Deve ser observada a profundidade do lenol fretico e tipologia de solo; 300m de distncia do permetro da rea de residncias isoladas.

3.2. LICENA PRVIA DO IAP (LP) Obter junto aos tcnicos do IAP, autorizao para o uso da rea destinada para o aterro sanitrio. Seleo de rea - integrao com o sistema de coleta e disposio; - estudos topogrficos; - estudos geotcnicos; - estudos hidrolgicos; - estudos anemolgicos; - compatibilidade com a rede viria e servios pblicos; - estudos legais. 3.3. LEVANTAMENTO PLANIALTIMTRICO Elaborar o levantamento planialtimtrico nas escalas 1:500 ou 1:250, com curvas de nvel de metro em metro, especificando as distncias dos divisores de gua e indicao dos acessos, e georeferenciada de acordo com a lei federal n 10.267 de 28/08/2001. 3.4. SONDAGENS

12

As sondagens de reconhecimento do subsolo devero ser realizadas a trado manual, com profundidade entre 6 e 12m. O nmero de furos ser determinado em funo da rea do aterro e dever variar entre no mnimo 5 (cinco) e no mximo 15 (quinze), distribudos eqitativamente na rea em estudo.

4. DIMENCIONAMENTO DAS TRINCHEIRAS 4.1 PARMETTROS 4.1.1 VALORES ADOTADOS PARA CLCULO Li = Largura inferior da trincheira Ls = Largura superior da trincheira H = Profundidade da trincheira = 3,0 m 5,00 m, dependendo da profundidade do lenol fretico e da tipologia do solo = Peso especfico do lixo no interior da trincheira = 0,5 t/m P = Produo diria de lixo por habitante (0,6 Kg/hab.dia x populao atendida)

4.1.2. CONSIDERAES Produo diria de lixo = 0,6 x populao - Kg/dia - ton/dia C = Comprimento de cada etapa de uma trincheira VL = Volume dirio de lixo gerado na rea urbana Vt = Volume de terra para cobertura de resduos Taxa de cobertura = 15%

4.2 CLCULOS Volume dirio das valas VL = P / - Volume Total Dirio (VT) VT = 1,15 x VL

4.2.1 Comprimento das etapas das Trincheiras O comprimento das etapas das trincheiras decorrente do volume dirio total de lixo, podendo ter uma vida til de 60 a 180 dias. Volume da trincheira = C x H x (Li + Ls)/2 C.H. (Li + Ls)/2 = VT x Vida til da trincheira

13

ANEXO III

PARMETROS PARA ELABORAO DE ATERROS SANITRIOS EM VALAS DE PEQUENAS DIMENSES E TRINCHEIRAS

14

1.VIDA TIL DO ATERRO Com o comprimento (C) calculado, e tendo a rea do aterro previamente licenciada pelo IAP, pode-se calcular a vida til do aterro. A vida til determinada em anos, sendo obtida, dividindo o nmero de valas possvel de dispor no aterro por 12 meses. O ideal alcanar uma vida til para o aterro de valas de pequenas dimenses em torno de 10 anos. Exemplo: Largura da vala = 3,0m Comprimento calculado = 6,00m Foi possvel dispor na rea 120 valas Ento 120 valas = 10 anos 12 meses

2. CLCULO DO VOLUME DE LQUIDOS PERCOLADOS: Para a determinao do volume de lquidos percolados, foi adotado o mtodo do balano hdrico. Este mtodo procura expressar o fluxo de gua num aterro, considerando: A quantidade de gua precipitada sobre o aterro; A frao que escoa superficialmente, em funo do tipo de cobertura e da declividade; A parte devolvida de gua que se infiltra; A quantidade de gua que fica na camada de cobertura, em funo da espessura e do tipo de solo utilizado; A quantidade de gua que atinge os resduos, podendo gerar lquidos percolados.

Os elementos componentes do clculo devem ser calculados ms a ms, a partir de valores mdio mensais, para o maior nmero possvel de anos de observao. Foi preparada a TABELA 1, para facilitar o clculo do balano hdrico.

15

16

2.1. -

PARMETROS A SEREM UTILIZADOS:

P = ndice de Precipitao Pluviomtrica (mm) EP = Evapotranspirao Potencial Obs: Os dados de P e EP podem ser obtidos atravs das estaes climatolgicas da COPEL (caso seu municpio no tenha uma estao, utilizar os dados do municpio mais prximo).

ES = Escoamento Superficial. obtido aplicando-se o escoamento superficial (C), s mdias mensais de precipitao. ES = C x P, onde

C = x C, sendo que C depende do tipo do solo, da declividade e da estao do ano, conforme o demonstrado na tabela 02. TABELA 2 Valores de C e de em funo da declividade e do tipo de solo Coeficiente Tipo de solo Declividade (%) Estao seca Estao mida Arenoso 0a2 0,17 0,34 C = 0,30 2a7 0,34 0,50 Siltoso 0a2 0,25 0,39 C = 0,35 2a7 0,40 0,53 Argiloso 0a2 0,33 0,43 C = 0,40 2a7 0,45 0,55

I = Infiltrao, sendo I = P ES

- I P = Diferena entre as quantidades de gua infiltrada e evapotranspirada. Valores negativos significam perda potencial de gua armazenada no solo. Valores positivos representam recarga de gua no solo, podendo resultar em percolao, se for ultrapassada a capacidade de campo do solo.

17

- Neg (I-P) = Perda potencial de gua acumulada. Representa a quantidade de gua armazenada no solo que perdida pela evapotranspirao. obtida somando-se ms a ms apenas os valores negativos de (I EP), comeando-se pelo primeiro ms que apresente valor negativo. Esse procedimento supe que no final da estao mida, correspondente ao ltimo ms que apresenta valor positivo para (I EP), a capacidade de campo de solo foi plenamente atingida, mesmo que na prtica isso no se verifique. Para os meses que apresentam valores positivos para (I EP) atribudo o valor 0 (zero) para Neg (I-P). - AS = Armazenamento de gua no Solo. Representa a quantidade de gua presente no solo. obtida da seguinte forma: a) inicialmente, calcula-se a quantidade de gua disponvel pela capacidade de campo da camada de solo de cobertura (ASc), que obtida multiplicando-se a gua disponvel por metro de solo pela profundidade da zona de razes (considerada igual a espessura da camada de cobertura). A tabela 3 apresenta a quantidade de gua disponvel em funo do tipo de solo e cobertura; TABELA 3 QUANTIDADE DE GUA DISPONVEL (mm de H2O DE SOLO) Tipo de Solo Capacidade de Ponto de gua Disponvel Campo Murchamento Solo Arenoso 200 50 150 Solo Siltoso 300 100 200 Solo Argiloso 375 125 250 b) O valor obtido para ASc representa a quantidade mxima de gua armazenada no solo no devendo, portanto, ser ultrapassado. c) Para os meses que apresentam valores negativos de (I EP), o valor de As obtido nas Tabelas 4, 5 e 6. d) Em seguida, soma-se o valor de AS do ltimo ms que apresenta Neg (I-P) diferente de zero ao valor positivo de (I EP) do ms seguinte, obtendo-se AS para esse ms. e) O procedimento repetido para todos os meses que apresentam Neg (I-P) igual a zero, at que seja atingido o valor mximo de ASc, que no deve ser ultrapassado.

18

f) AS = Troca de armazenamento de gua no solo, ms a ms. a diferena entre a quantidade de gua armazenada em um ms e a armazenada no ms anterior. AS = ASn ASn 1 g) ER = Evapotranspirao Real. Representa a quantidade real de perda de gua durante dado ms. Para os meses em que a infiltrao maior que a evapotranspirao potencial (I EP) > 0, a evapotranspirao ocorre no seu mximo nvel, sendo que ER = EP.

Nos meses em que a infiltrao menor que a evapotranspirao potencial (I - EP) < 0, a evapotranspirao real condicionada ao grau de umidade do solo, podendo ser determinada pela expresso: ER = EP + [(I EP) - AS] Que pode ser resumida na seguinte expresso: ER = I - AS h) PER = Percolao. A percolao calculada pela seguinte expresso: PER = P ES - AS ER i) QM = Vazo Mensal. Os valores mensais de vazo de lquido percolado so calculados a partir da expresso abaixo:

QM =
2.592.000

PER . A cont

onde: QM = vazo mensal de lquido percolado (l/s) PER = altura mensal percolada (mm) Acont = rea de contribuio da seo considerada (m2)

19

Tabela 4 Armazenamento de gua no solo (AS) em funo da evapotranspirao potencial acumulada Neg (I-P) solo arenoso (ASc = 90 mm)
Neg(IP) 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 220 230 240 250 260 270 280 290 300 310 320 330 340 350 360 370 380 390 400 410 420 430 440 450 460 470 480 490 500 0 100 90 81 74 66 60 54 49 44 40 36 32 29 26 24 22 19 18 16 14 13 12 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 99 90 81 74 66 59 53 49 44 39 35 32 29 26 24 21 19 17 16 14 13 11 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 98 89 80 73 65 59 53 48 43 39 35 32 29 26 23 21 19 17 15 14 12 11 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 3 97 88 79 72 64 58 52 48 43 38 35 31 28 26 23 21 19 17 15 14 12 11 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 4 96 87 78 71 64 58 52 47 42 38 34 31 28 25 23 21 19 17 15 14 12 11 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 5 95 86 77 70 63 57 51 46 42 38 34 31 28 25 23 20 18 17 15 14 12 11 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 6 94 85 76 69 62 56 51 46 41 37 34 30 27 25 22 20 18 16 15 13 12 11 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 7 93 84 75 68 62 56 50 45 41 37 33 30 27 24 22 20 18 16 15 13 12 11 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 8 92 83 74 68 61 55 50 45 40 36 33 30 27 24 22 20 18 16 14 13 12 11 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 9 91 82 73 67 60 54 49 44 40 36 33 30 27 24 22 20 18 16 14 13 12 11 10 9 8 8 7 6 6 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

20

TABELA 5 Armazenamento de gua no solo (AS) em funo da evapotranspirao potencial acumulada Neg (I-P) solo siltoso (ASc = 120 mm)
Neg (IP) 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 220 230 240 250 260 270 280 290 300 310 320 330 340 350 360 370 380 390 400 410 420 430 440 450 460 470 480 490 500 510 520 530 540 550 560 570 580 590 600 610 620 630 640 0 125 115 106 98 90 83 76 70 65 60 55 51 47 43 40 37 34 31 29 26 24 22 21 19 18 16 15 14 13 12 11 10 9 8 8 7 7 6 6 5 5 4 4 4 3 3 3 3 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 124 114 105 97 89 82 76 70 64 59 55 51 47 43 40 37 34 31 29 26 24 22 21 19 18 16 15 14 13 12 11 10 9 8 8 2 123 113 104 95 98 82 75 69 64 59 54 50 46 42 39 36 33 31 29 26 24 22 21 19 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 8 3 122 112 103 95 87 81 74 69 63 58 54 50 46 42 39 36 33 30 29 26 24 22 21 19 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 8 4 121 111 102 94 86 80 74 68 63 58 53 49 45 41 39 36 33 30 28 26 24 22 20 19 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 8 5 120 110 102 94 86 80 73 68 62 57 53 49 45 41 38 35 32 30 28 25 23 22 20 18 17 16 14 13 12 11 10 10 9 8 7 7 6 6 5 5 5 4 4 4 3 3 3 3 2 2 2 2 2 2 1 6 119 109 101 93 85 79 73 67 62 57 53 49 45 41 38 35 32 30 28 25 23 22 20 18 17 16 14 13 12 11 10 10 9 8 7 7 118 108 100 92 84 79 72 67 61 56 52 48 44 41 38 35 32 30 27 25 23 21 20 18 17 16 14 13 12 11 10 10 9 8 7 8 117 107 99 91 84 78 72 66 61 56 52 48 44 40 38 35 32 30 27 25 23 21 20 18 17 15 14 13 12 11 10 9 9 8 7 9 116 106 99 90 83 77 71 65 60 55 51 47 43 40 37 34 31 29 27 25 23 21 20 18 17 15 14 13 12 11 10 9 9 8 7

21

TABELA 6 Armazenamento de gua no solo (AS) em funo da evapotranspirao potencial acumulada Neg (I-P) em solo argiloso (ASc = 150mm)
Neg(IP) 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 220 230 240 250 260 270 280 290 300 310 320 330 340 350 360 370 380 390 400 410 420 430 440 450 460 470 480 490 500 510 520 530 540 550 560 570 580 0 150 140 131 122 114 107 100 93 87 82 76 71 66 62 58 54 51 47 44 41 39 36 34 32 30 28 26 24 22 21 20 18 17 16 15 14 13 12 11 11 10 9 9 8 8 7 7 6 6 5 5 5 4 4 4 4 3 3 3 1 149 139 130 122 113 106 99 92 86 81 76 71 65 62 58 53 51 47 44 41 38 36 34 31 29 27 26 24 22 21 19 18 17 16 15 14 13 12 11 11 10 9 9 8 8 7 7 6 6 5 5 5 4 4 4 4 3 3 3 2 148 138 129 121 113 106 98 92 86 81 75 70 65 61 57 53 50 47 44 41 38 35 33 31 29 27 25 24 22 21 19 18 17 16 15 14 13 12 11 11 10 9 9 8 8 7 7 6 6 5 5 5 4 4 4 4 3 3 3 3 147 137 128 120 112 105 97 91 85 80 75 70 65 61 57 53 50 46 43 40 38 35 33 31 29 27 25 23 22 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 10 9 9 8 7 7 7 6 6 5 5 5 4 4 4 4 3 3 3 4 146 136 127 119 111 104 97 90 84 79 74 69 65 60 56 52 50 46 43 40 37 35 33 31 29 27 25 23 22 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 10 9 9 8 7 7 6 6 6 5 5 5 4 4 4 4 3 3 3 5 145 135 127 118 111 103 97 90 84 79 74 69 64 60 56 52 49 46 43 40 37 35 33 31 29 27 25 23 22 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 10 9 9 8 7 7 6 6 6 5 5 5 4 4 4 4 3 3 3 6 144 134 126 117 110 103 96 89 84 78 73 68 64 60 55 52 49 45 42 40 37 35 33 30 28 26 25 23 22 20 19 18 17 16 14 14 13 12 11 10 10 9 9 8 7 7 6 6 6 5 5 5 4 4 4 4 3 3 3 7 143 133 125 115 109 102 96 89 83 77 72 68 63 59 55 52 48 45 42 39 39 34 32 30 28 26 24 23 22 20 19 17 16 15 14 13 12 12 11 10 10 9 9 8 7 7 6 6 6 5 5 5 4 4 4 3 3 3 3 8 142 132 124 115 108 101 94 88 83 77 72 67 63 59 54 51 48 45 42 39 36 34 32 30 28 26 24 23 22 20 18 17 16 15 14 13 12 11 11 10 10 9 9 8 7 7 6 6 6 5 5 4 4 4 4 3 3 3 3 9 141 131 123 114 107 100 93 87 82 76 71 67 62 58 54 51 47 44 41 39 36 34 32 30 28 26 24 23 21 20 18 17 16 15 14 13 12 11 11 10 10 9 9 8 7 7 6 6 6 5 5 4 4 4 4 3 3 3 3

22

590 600 610 620 630 640 650 660 670 680 690 700 710 720 730 740 750 760 770 780 790 800 810 820 830 840

3 3 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

3 3 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1

3 3 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1

3 3 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1

3 3 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1

3 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

3 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1

3 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1

3 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1

3 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1

3. LAY-OUT No lay-out reservado ao aterro, dever ser previsto um acesso principal e os acessos provisrios s trincheiras. A distribuio das trincheiras e dos acessos dever ser estudada de maneira a proporcionar o melhor aproveitamento possvel do terreno. (Ver Detalhe 1)

4. ISOLAMENTO DA REA DO ATERRO Alm da cortina arbrea ou cerca viva, recomenda-se ainda que a rea do aterro seja isolada por cerca de arame farpado (12 fios) com 1,80 m de altura, com uso de postes de concreto ou madeira (a critrio do municpio) com colocao de porto de entrada com guarita, que dever ser mantido fechado. Essa providncia visa evitar a entrada de animais e/ou pessoas estranhas na rea. Recomenda-se a colocao de uma placa identificadora das atividades ali desenvolvidas (por exemplo: Prefeitura Municipal de ..., Secretaria Municipal de ...., Aterro Sanitrio de Resduos Slidos Urbanos, recomendaes, etc ....)

5. SISTEMA DE COLETA E RECIRCULAO DE CHORUME Dever ser previsto um sistema de coleta e recirculao de chorume, com a finalidade de preservar o lenol fretico de qualquer contaminao, por menor que venha a ser. O sistema a ser projetado dever ser constitudo de drenos de brita (inclusive geotextil e dreno flexvel), implantados no fundo da vala, rede de tubos em PVC, que levaro o chorume drenado at um poo de captao, para armazenamento provisrio do chorume.

23

Para dar destino ao chorume coletado, dever ser projetada a sua recirculao dentro das valas existentes, onde ser implantada tubulao de PVC perfurada manualmente, que distribuir homogeneamente o chorume, pela superfcie da vala (Ver Detalhe 2). 6. SISTEMA DE DRENAGEM DE GUAS SUPERFICIAIS Dever ser projetado o seguinte sistema: Drenagem secundria constitudo de canaletas escavadas no solo, localizadas em posies estratgicas, para auxiliar o escoamento superficial internamente a rea do aterro, direcionando o fluxo para o sistema de drenagem principal. (Ver Detalhe 3). Drenagem Principal constitudo de canaletas em concreto simples moldado in loco com de caixas de passagem (PVS), responsveis pela coleta das contribuies da rea externa ao aterro sanitrio, do escoamento superficial da rea de projeto, direcionando este fluxo at as bacias de deteno ou galeria de guas pluviais pblicas. (Ver Detalhe 3). Na rea de circulao de veculos, adotar prancho de madeira para proteo de canaleta de concreto. Bacia de Deteno estrutura projetada com a finalidade de regular a vazo e velocidade das guas coletadas pelo sistema de drenagem, quando no houver possibilidade tcnica de destina-las a galerias pblicas, a fim de evitar processos de eroso. (Ver Detalhe 4). Vazes provenientes da Bacia de Deteno, devero ser conduzidas atravs de dispositivos que minimizem os processos erosivos jusante. A soluo a ser implantada, fica a cargo do projetista, mediante observao local e especial ateno a regies de ocorrncia de solos arenosos.

7. POO DE MONITORAMENTO Para se verificar a eficincia dos dispositivos de impermeabilizao dever ser executado um sistema de monitoramento, constando basicamente de: execuo de 3 (trs) poos de monitoramento, revestidos com dimetro mnimo DN 50, sendo que um localizado montante e dois a jusante na cota mais baixa da rea, com profundidade mxima de 12 (doze) metros em funo da profundidade do nvel do lenol fretico. (Ver Detalhe 5).

Nos casos em que a profundidade do lenol fretico for superior 12m, dever ser apresentada proposta de auto-monitoramento em pontos do raio do entorno, entre a rea do empreendimento e o corpo d gua mais prximo de influncia direta, tais como: poos tubulares, poos cacimba, minas, fontes, olhos d gua, nascentes e crregos.

8. PROCEDIMENTOS PARA OPERAO DOS ATERROS SANITRIOS

24

A responsabilidade pela manuteno e operao dos aterros sanitrios, aps a entrega oficial da obra pela SUDERHSA s prefeituras municipais, passa a ser das respectivas administraes municipais. O IAP tem como responsabilidade a fiscalizao da operao desses aterros e, caber SUDERHSA sempre que solicitada pelo IAP, prestar auxlio tcnico quanto a operacionalizao dos aterros sanitrios. Buscando agilizar os procedimentos, as solicitaes para realizao de vistorias tcnicas conjuntas devero ser encaminhadas, via ofcio, pelos representantes da rea de resduos dos escritrios regionais do IAP aos da SUDERHSA diretamente, encaminhando na seqncia cpias aos respectivos departamentos da SUDERHSA e do IAP locados em Curitiba, para conhecimento da situao e dos resultados obtidos. 8.1 Nos procedimentos de manuteno dos Aterros Sanitrios, devem receber especial ateno das Administraes Municipais os seguintes itens: Cobertura; Drenagem e recirculao do chorume / Bombas de recalque; Drenagem de guas pluviais; Drenagem de gases; Vias de acesso; Segurana / Isolamento da rea; Cortina arbrea e sua reposio.

ANEXO IV

25

MANUAL PARA IMPLANTAO DE ATERRO SANITRIO EM CLULAS

26

ATERRO SANITRIO EM CLULAS 1. Projeto Executivo O projeto executivo de um aterro sanitrio em clulas, deve ser desenvolvido por uma equipe tcnica que seja constituda de profissionais especializados em tecnologia de limpeza urbana, mecnica de solos, construo civil, controle de poluio, paisagismo, legislao urbanstica e outros. O projeto do aterro passa a ser necessrio, quando da ocorrncia de pelo menos uma das seguintes situaes: 1.1 Municpios com populao urbana acima de 30.001 habitantes, conforme o artigo 3 da presente Resoluo; 1.2 O local do aterro exige ateno especial no que diz respeito ao controle de poluio ambiental requerendo neste caso cuidados adicionais na operao com mquinas, controle de eroso, etc; 1.3 Existncia de reas de disposio em aterros baixos, inundveis ou de topografia acidentada, casos em que o aterro servir para reabilit-las para uso pblico.

2 Roteiro para Elaborao do Projeto A elaborao de um projeto de aterro sanitrio em clulas deve obedecer a uma seqncia lgica de etapas, de forma a facilitar o equacionamento de todos os problemas envolvidos.Naturalmente que o modelo flexvel, devendo ser adaptado as situaes especificas de cada municpio. O roteiro esta dividido em cinco fases, segundo a seqncia natural dos trabalhos, numa tentativa de prever o mximo de alternativas atendendo as normas da ABNT n NBR 8419 , ressalvadas todas as instrues contidas na presente resoluo, visando a escolha da melhor soluo, ambiental, tcnica e econmica . FASE I Planejamento Geral do Aterro - quantidades e caractersticas dos resduos; - pesquisa de reas disponveis; - pesquisa de jazidas de material para cobertura; - alternativas de uso futuro do aterro; - viabilidade econmica e estimativa de custos; - cronograma geral dos trabalhos.

27

FASE II Seleo de rea - integrao com o sistema de coleta e disposio; - estudos topogrficos; - estudos geotcnicos; - estudos hidrolgicos; - estudos anemolgicos; - compatibilidade com a rede viria e servios pblicos; - estudos legais. FASE III Projeto de Engenharia - mtodos de operao; - seleo e dimensionamento dos equipamentos. FASE IV Projetos Especficos - drenagem de efluentes; - drenagem de guas pluviais; - explorao de jazida; - circulao de vias de acesso; - edificaes; - controle ambiental; - paisagismo; - planos de recirculao dos efluentes lquidos percolados (chorume); - planos de aproveitamento dos efluentes gasosos; - plano de contingncia e emergncia; - plano de segurana. FASE V Projeto operacional A conseqncia imediata de elaborao do Projeto Executivo do aterro sanitrio em clulas a sua efetiva implantao. Aconselha-se que nesta etapa, principalmente no perodo inicial, seja feito um acompanhamento das atividades por parte dos responsveis pela elaborao do projeto, de forma a permitir os ajustes e correes oportunas. Nesta fase ser desenvolvido um manual de operao e um plano de monitoramento, visando atender a operacionalidade de forma a transformar o aterro sanitrio em uma rea ambientalmente correta.

28

ANEXO V

TABELA DE REFERNCIA PARA GEOMEMBRANA

29

Caracterstica Densidade (g/cm3) Temperatura de fuso (0C) Resistncia a rasgos (N) Alta resistncia a hidrocarbonetos, solventes e intempries. Fonte: Manual Brasileiro de Geossintticos, 2004.

Parmetro 0,94 a 0,96 130 a 135 120 a 340

30

DESENHOS

31

DETALHES DE ATERRO SANITRIO 1. Lay-out implantao 2. Detalhes da drenagem e recirculao do chorume. 2.1 Dreno / rede de circulao de chorume 2.2 Poo de coleta de chorume 2.3 Travessia / Circulao da rede de coleta de chorume 2.4 Planta da tampa e tubo de ventilao 3. Detalhes da drenagem de guas pluviais. 3.1 Planta Ligao da drenagem secundria com a drenagem principal 3.2 Seo longitudinal Ligao da drenagem secundria com a drenagem principal 3.3 Seo longitudinal Detalhe da drenagem secundria 3.4 Seo longitudinal Detalhe da drenagem 3.5 Caixa de passagem 3.6 Detalhe em corte da caixa de passagem 4. Detalhes da bacia de deteno 4.1 Bacia de deteno 4.2 Bacia de deteno corte esquemtico 4.3 Planta da caixa de entrada 4.4 Seo dos degraus 5. Detalhes do poo de monitoramento 5.1 Perfil esquemtico do poo de monitoramento 5.2 Detalhes da guia centralizadora

32

Detalhe 1 Lay-out de implantao

33

DETALHE 2 - Detalhes da drenagem e recirculao do chorume DETALHE 2.1 - Dreno / rede de circulao de chorume

34

DETALHE 2.2 - Poo de coleta de chorume

35

DETALHE 2.3 - Travessia / Circulao da rede de coleta de chorume

DETALHE 2.4 - Planta da tampa e tubo de ventilao

36

DETALHE 3 - Detalhes da drenagem de guas pluviais DETALHE 3.1 - Planta Ligao da drenagem secundria com a drenagem principal

37

DETALHE 3.2 - Seo longitudinal Ligao da drenagem secundria com a drenagem principal

DETALHE 3.3 - Seo longitudinal Detalhe da drenagem secundria

DETALHE 3.4 - Seo longitudinal Detalhe da drenagem

38

DETALHE 3.5 - Caixa de passagem

39

DETALHE 3.6 - Detalhe em corte da caixa de passagem

DETALHE 4 - Detalhes da bacia de deteno

40

DETALHE 4.1 - Bacia de deteno

41

DETALHE 4.2 - Bacia de deteno corte esquemtico

Lanamento controlado (medidas preventivas de controle de eroso)

DETALHE 4.3 - Planta da caixa de entrada

42

DETALHE 4.4 - Seo dos degraus

DETALHE 5 - Detalhes do poo de monitoramento DETALHE 5.1 - Perfil esquemtico do poo de monitoramento

43

44

DETALHE 5.2 - Detalhes da guia centralizadora

45

46

You might also like