You are on page 1of 51

INSTRUÇÕES PARA VALIDAÇÃO DE BOLETOS DE COBRANÇA

1. Objetivo:

Este documento tem por objetivo auxiliar os desenvolvedores de sistemas que são utilizados por associados do Sicoob na implanta serviço de cobrança nos padrões Sicoob. Este documento disponibiliza as instruções com relação ao padrão do boleto que deverá impresso, mecanismo de cálculo do nosso número, montagem da linha digitável e código de barras e um validador de linha digitáv poderá ser utilizado para validações no ambiente de sua empresa antes do boleto ser encaminhado para validação final nas coope 2. Utilização:

Para utilizar este documento, deve-se seguir a sequencia dos itens abaixo, sendo que em algumas delas é necessário o preenchim informações que deverão ser repassadas pelo associado ou pela cooperativa do Sicoob para que as validações sejam efetivadas. 3. Informações Disponíveis: 01. Capa: 02. Instruções Básicas 03. Especificações do Boleto: 04. Remessa CNAB400: 05. Retorno CNAB400: 06. Remessa CNAB240: 07. Funções em Delphi: 08. Pré-homologação de boletos Preencher com as características da carteira do cedente.

Informações básicas com relação ao fluxo do processo de implantação do Serviço de Cobr

Informações com relação as informações que deverão constar no boleto de cobrança à ser Layout do arquivo de remessa no layout CNAB400 da FEBRABAN Layout do arquivo de retorno no layout CNAB400 da FEBRABAN Layout do arquivo de remessa no layout CNAB240 da FEBRABAN

Funções em DELPHI para cálculo do nosso número, fator de vencimento e montagem linha código de barras. Após gerar boletos em sistema legado, utilizar esta planilha para validar as informações qu impressas no documento.

VALIDAÇÃO DE BOLETOS DE COBRANÇA

izados por associados do Sicoob na implantação do com relação ao padrão do boleto que deverá ser igo de barras e um validador de linha digitável que encaminhado para validação final nas cooperativas.

em algumas delas é necessário o preenchimento de ob para que as validações sejam efetivadas.

o cedente.

processo de implantação do Serviço de Cobrança.

deverão constar no boleto de cobrança à ser impresso.

400 da FEBRABAN

00 da FEBRABAN

240 da FEBRABAN

mero, fator de vencimento e montagem linha digitável e

esta planilha para validar as informações que foram

IMPLANTAÇÃO CEDENTE SISTEMA PRÓPRIO

Informado pela Cooperativa / Agência

Dados da Cooperativa Banco-DV: 756-0

Nome: Sicoob

Cooperativa-DV: 3010-4

Nome: Sicoob Sul-serrano

Dados do Cedente Nome/Razão Social: CLENEUMAR RIBEIRO GOMES ME CPF/CNPJ: 4,415,268,000,145 Carteira/Modalidade: 1/02-Simples Sem Registro Próximo Nosso Número a ser utilizado (sem DV): Número do Contrato Garantia-DV (apenas para carteira 3): Pessoa de Contato: Marcelo

Cliente-DV: 20274-6 Emissão: Cedente 3

Conta-DV:

90416-3

E-mail:

chapolimlimao@hotmail.com

Dados do Desenvolvedor do Sistema Próprio do Cedente

Instruções Básicas
O Sistema de Cobrança Sicoob pode ser utilizado pelo associado/cedente de duas formas distintas. A primeira é utilizando o sistema fornecido pelo Sicoob (Módulo Cedente). A segunda é quando o cedente já tem um sistema próprio para o controle da carteira de cobrança e deseja apenas trocar informações com a Cooperativa, sem a necessidade de utilizar o Módulo Cedente do Sicoob para dar entrada nos boletos.

Este manual destina-se principalmente aos cedentes com sistemas próprios, mas pode ser utilizado pelos demais usuários para terem um melhor entendimento do sistema como um todo.

Fluxo do Processo de Implantação do Serviço de Cobrança Cedente Cooperativa / Agência Departamento de Prod. e Serv. Sicoob Central Desenvolvedor do sistema do Cedente

Início.

Oferece o serviço ao associado, apresentando as condições comerciais.

Contratou o serviço?

Não

Sim

Fim.

Utilizará sistema próprio? Sim

Não

Auxilia na instalação do Módulo Cedente e orienta sobre sua utilização.

Inicia a cobrança através de boletos de cobrança Sicoob.

Fim.

Preenche a planilha "Capa", deste arquivo, enviando-o via email com o assunto "Implantação de Cobrança:(Razão Social do Cedente)" para o Departamento de Prod. e Serv.

Envia este arquivo ao Desenvolvedor do sistema utilizado pelo Cedente.

Verifica os dados do Cedente na planilha "Capa" deste arquivo.

Parametriza o sistema para geração do arquivo de remessa, seguindo as instruções deste arquivo.

Dúvidas?

Sim

Não

Responde os questionamentos.

Envia questionamentos para o Departamento de Produtos e Serviços do Sicoob Central.

Cedente emitirá os boletos?

Não

Sim Parametriza o sistema para impressão dos boletos, seguindo as instruções deste arquivo.

Dúvidas?

Sim

Não

através da planilha "Préhomologação de Boletos" deste arquivo. Homologados? Sim Informa ao desenvolvedor do sistema do cedente e à Cooperativa/Agência que a homologação foi concluída. e Serv. quando for o caso. Não Fim. seguindo as instruções deste arquivo. o arquivo de remessa com dados de 2 (dois) boletos e arquivo PDF contendo os boletos. e Serv. Parametriza o sistema para recepção do arquivo de retorno. dos boletos. de Prod.Sim Envia questionamentos para o Departamento de Produtos e Serviços do Sicoob Central. Auxilia na instalação do Módulo Cedente e orienta sobre envio de arquivo de remessa e recepção do arquivo retorno. Não Responde os questionamentos. Envia para o Dep. Não Boletos préhomologados? Sim Envia para o Dep. Realiza a pré-homologação dos boletos. Realiza homologação do arquivo de remessa e. de Prod. o arquivo de remessa com dados de 2 (dois) boletos. Inicia a cobrança através de boletos Solicita correções ao Desenvolvedor do sistema do .

Inicia a cobrança através de boletos de cobrança Sicoob. . Fim. Solicita correções ao Desenvolvedor do sistema do cedente.

com a identificação das seguintes informações: a) nome do cedente. Especificações gerais: 1. d) tamanho de cada campo (número de posições) – Pode variar. ficando a critério da empresa a disposição das demais vias. b) fundo branco com impressão preta.2. Gramatura do papel e cor da impressão: a) gramatura ideal: 75 g/m2. condicionado à aprovação pelo Sicoob.2mm). Ficha de Compensação: a) parte superior esquerda – Logotipo do Sicoob e.1. .2. deixando espaço para a autenticação mecânica. Especificações das vias do Boleto de Cobrança: 1.1. no mínimo. b) nome do sacado. f) valor Obs: É recomendável que também no recibo do sacado conste a linha digitável e o código de barras. b) recibo do sacado: a critério do cedente.1. Características do Boleto 1.3. e) vencimento.1. ou.ESPECIFICAÇÕES DO BOLETO SICOOB 1. b) Papel A-4: a Ficha de Compensação deve ser impressa na parte inferior do papel. não se permitindo campos hachurados. Tipos de Formulários/Disposição das Vias: a) Formulário Contínuo Auto-Copiativo: a primeira via deve ser a Ficha de Compensação.2. com dimensão máxima de 2mm e traços com fios de 0.3mm. Recomenda-se a utilização de microserrilhas entre as vias (recebido do sacado e ficha de compensação) para evitar danos às informações quando do destacamento. f) parte inferior esquerda do papel. conforme especificação contida no item 4. c) quadro de impressão – Deve apresentar grade/denominação dos campos conforme anexo 1. 1. 1. 1. abaixo do quadro de impressão – Indicação obrigatória do código de barras. Vias e dimensões: a) ficha de compensação: 95 a 108mm de altura por 170 a 216mm de comprimento. desde que obedecidas a mesma disposição do modelo e as dimensões mínimas do formulário. e) campos não utilizados podem ficar em branco.2. g) parte inferior direita do papel – Deve conter a expresssão “Autenticação Mecânica – Ficha de Compensação”. c) nosso-número d) número do título. 1. à direita do nome do Sicoob. número-código/DV de compensação do Sicoob.1. conforme especificação contida no anexo 1. b) parte superior direita – Deve haver representação numérica do conteúdo do Código de Barras. mínima : 50 g/m2.2. Recibo do Sacado: Na parte superior acima do quadro de impressão devem ser impressas.1. de forma a facilitar eventual consulta pelo sacado. em negrito (o número/DV do Sicoob é 756-0 e deve ser impresso com caracter de 5mm e traços ou fios de 1.

2. 2. Logotipo Sicoob: O boleto deverá ser impresso sempre com o logotipo do Sicoob.1. Código do banco destinatário: Deve ser impresso na margem superior esquerda do bloqueto (756-0). .2. Descrição dos campos do boleto de cobrança: (A) 2. à direita do logotipo do Sicoob. com o seu respectivo DV (Dígito Verificador).

"9" Código da carteira .Em casos de cobrança com valor em aberto (o valor a ser pago é preenchido pelo próprio sacado) ou cobrança em moeda variável. fator de vencimento = (data de vencimento) .vide demonstrativo de cálculo a seguir Número da parcela a que o boleto se refere .3."001" se parcela única Dígito verificador do Campo 3 . a.vide demonstrativo de cálculo a seguir Valor do boleto . Deve-se calcular o dígito através da diferença entre o número múltiplo de 10. da dezena imediatamente superior ao total apurado. é o padrão adotado para qualquer modalidade de cobrança cadastrado com o Sicoob.verificar na planilha "Capa" deste arquivo Dígito verificador do Campo 1 . c) caso o resultado da multiplicação seja maior que 9 (nove) deverão ser somados os algarismos do produto. a) os multiplicadores começam com o número 2 /dois/. Caso o titulo não tenha data de vencimento o fator será preenchido com zeros.verificar na planilha "Capa" deste arquivo Código da agência/cooperativa .vide demonstrativo de cálculo a seguir Código da modalidade .(03/07/2000) + 1000 Cálculo do digito verificador do Código de Barras (módulo 11): .verificar na planilha "Capa" deste arquivo Nosso número do boleto Dígito verificador do Campo 2 . Portanto. até reduzi-lo a um único algarismo: a. Campo 1 AAABC. 2. deve ser preenchido com zeros Cálculo do digito verificador dos Campos 1.HHJJJK Campo 4 Campo 5 L MMMMNNNNNNNNNN Código do Sicoob na câmara de compensação . 2 e 3 (módulo 10): Para calcular o dígito verificador da linha digitável deve-se multiplicar cada dígito da linha digitável pelo seu respectivo índice de multiplicação gerando um somatório. Exemplo: Resultado da soma igual a 25.verificar na planilha "Capa" deste arquivo Código do cedente/cliente ."756" Código da moeda . alternando-se 1 e 2. b) multiplicar cada algarismo que compõe o número pelo seu respectivo peso (multiplicador). sempre pela direita.representação numérica do código de barras: Deve conter a representação numérica do código de barras do bloqueto de cobrança.vide demonstrativo de cálculo a seguir Dígito verificador do Código de Barras . conforme instruções que seguem: A forma de composição da Linha Digitável nos bloquetos de Cobrança segue as normas estabelecidas pela Carta-Circular Bacen 2926.Verificador). Exemplo: Resultado igual a 18.GGGGHI HHHHH.25 e) o resultado obtido será o dígito verificador do número. igual ou imediatamente superior ao somatório. acrescido de 1000.vide demonstrativo de cálculo a seguir Fator de vencimento . então 1+8 = 9 d) subtrair o total apurado no item anterior. Exemplo: 30-25 = 5 então 5 é o Dígito Verificador Cálculo do fator de vencimento: O fator de vencimento do título é definido pela diferença da data de vencimento do título e a data base (03/07/2000). a. Linha digitável .DDDDE A= B= C= D= E= F= G= H= I= J= K= L= M= N= Campo 2 Campo 3 FFGGG. de 25/07/2000. então 30 .

o resultado da subtração será Dígito Verificador. pois são códigos diferentes. c) os resultados das multiplicações deverão ser somados. DS para Duplicata de Serviços. 2. Para o cálculo do dígito verificador do nosso número. g) se não. Exemplo: 35 / 11 = 3 e resto 2 e) o resto da divisão deverá ser subtraído de 11. Estes dados constam na planilha "Capa" deste arquivo.5. 1 (um) ou maior que 9 (nove) deverão assumir o dígito igual a 1 (um).4. NP para Nota Promissória. 2. Deve-se calcular o dígito através do módulo 11 do somatório. etc. Agência/Código do Cedente: Informar o prefixo da agência e o código de cliente do cedente.). Data do documento: Indique data de emissão do documento que originou o boleto. (D) 2. da direita para a esquerda sem incluir a posição do dígito verificador. O código do cliente não deve ser confundido com o número da conta corrente. d) o total da soma deverá ser dividido por 11. 2. 2.8. Data do processamento: Informe data de impressão do boleto de cobrança. 2.7. Vencimento: Indique a data de vencimento do boleto. A data informada deve estar de acordo com o “Fator de Vencimento” informado no código de barras/linha digitável. o segundo por 3 e assim sucessivamente. Cedente: Informar o nome. Aceite: Informe “N” 2.Cálculo do digito verificador do Código de Barras (módulo 11): Para calcular o dígito verificador do código de barras deve-se multiplicar cada dígito do código de barras pelo seu respectivo índice de multiplicação gerando um somatório. (B) 2. entre outros. razão social ou nome fantasia do cedente.9.13. O primeiro dígito da direita para a esquerda será multiplicado por 2. deverá ser utilizada a fórmula abaixo: Número da Cooperativa 9(4) – vide planilha "Capa" deste arquivo . Local de Pagamento: Deve apresentar a expressão “Pagável em qualquer banco até o vencimento”. Espécie doc: Informar Tipo de Documento que originou o bloqueto de cobrança (exemplo: DM para Duplicata Mercantil. Nosso número: Código de controle que permite ao Sicoob e à empresa identificar os dados da cobrança que deu origem ao boleto. a. 2.12. Exemplo: 11 . a) o índice de multiplicação deve ser gerado com pesos de 2 a 9. a. contrato de prestação de serviço.10.6. (C) 2.11.2 = 9 f) se o resultado da subtração for igual a 0 (zero). b) multiplicar cada algarismo que compõe o número pelo seu respectivo peso (multiplicador). Número do documento: Informe o número do documento/título estabelecido pela empresa quando da emissão da fatura/duplicata.

21. Ex. Valor do documento: Preencha valor correspondente ao Valor da Fatura/Duplicata/Contrato. Ex.20. Instruções: Deve ser usado para indicação das condições de recebimento do título na forma mais objetiva possível. Carteira: Informe código da carteira de cobrança utilizada para a emissão do bloqueto (1 ou 3). Ex. 2. Ex.23. (G) 2. Desconto: Não preencher. resto = 3 e) O resto da divisão deverá ser subtraído de 11 achando assim o DV (Se o Resto for igual a 0 ou 1 então o DV é igual a 0).: 1*7 + 1*3 + 9*1 + 2*7 + 1*3 = 36 d) Calcular o Resto através do Módulo 11.16.17. 2. Espécie: Informe moeda/índice de emissão da fatura/duplicata/contrato (R$. Mora/Multas (juros): Não preencher. Ex. . preencher com zeros). se for o caso. o valor informado deve ser igual ao valor registrado no Sicoob. (H) 2. 2. 2. Outras deduções (abatimento): Não preencher. 2.14.Número da Cooperativa 9(4) – vide planilha "Capa" deste arquivo Código do Cliente 9(10) – vide planilha "Capa" deste arquivo Nosso Número 9(7) – Iniciado em 1 Constante para cálculo = 3197 a) Concatenar na seqüência completando com zero à esquerda.: 000100000000190000021 319731973197319731973 c) Multiplicar cada componente da seqüência com o seu correspondente da constante e somar os resultados. Este dado consta na planilha "Capa" deste arquivo. (F) 2. 2. Valor: Não preencher.22. quando emitido em Real (se utilizar moeda variável/índice econômico.:Número da Cooperativa = 0001 Número do Cliente = 1-9 Nosso Número = 21 000100000000190000021 b) Alinhar a constante com a seqüência repetindo de traz para frente. As informações fornecidas neste campo são de exclusiva responsabilidade do cedente. Quantidade: Preencher com a quantidade de moeda variável. então Nosso Número + DV = 21-8 (E) 2.19.: 36/11 = 3.: 11 – 3 = 8. Uso do Banco: Não preencher.15.18. U$$). No caso de cobrança com registro.

Conteúdo: O código de barras é composto por dois campos: a) campo obrigatório: determinado pelo BACEN e comum a todos dos bancos. Valor cobrado: Não preencher. barras largas. Deve conter 44 posições.verificar na planilha "Capa" deste arquivo 34 a 41 08 Nosso número do boleto 41 a 44 03 Número da parcela a que o boleto se refere .29. (L) 2. Código de Barras: Código de barras do boleto de cobrança. endereço.verificar na planilha "Capa" deste arquivo 27 a 33 07 Código do cedente/cliente . 2. CPF/CNPJ: Preencha o CPF ou CNPJ do sacado.24. b) “intercalado” significa que os espaços entre as barras também tem significado de maneira análoga às barras. (J) 2.27. c) define apenas caracteres numéricos.28. disposto da seguinte forma: Posição Tamanho Conteúdo Código do Banco na Câmara de Compensação = '756' 04 a 04 01 Código da Moeda = 9 (Real) 01 Digito Verificador (DV) do Código de Barras 06 a 09 04 Fator de Vencimento 10 a 19 10 Valor 20 a 44 03 Campo Livre Composição do Campo Livre no Sicoob: Posição Tamanho Conteúdo 20 a 20 01 Código da carteira de cobrança . b) campo livre: determinado por cada banco de acordo com a modalidade de Cobrança utilizada pelo cliente. (K) 2. (I) 2. impresso de acordo com as especificações técnicas a seguir: Tipo: Deve ser utilizado o tipo “2 de 5 intercalado” que tem as seguintes características: a) cinco barras definem um caracter. 2.2.23. Outros acréscimos: Não preencher."001" se parcela única Dimensões: Comprimento total igual a 103mm e altura total igual a 13mm. Sacado: Preencha nome. abaixo do quadro de impressão na extremidade esquerda. quando o boleto estiver sendo emitido por terceiro.26. UF e CEP do sacado.25. Local de Impressão na Ficha de Compensação: Na parte inferior do documento. Mora/Multas (juros): Não preencher. Sacador/avalista: Preencha nome e CPF/CNPJ do emitente original do documento que originou o boleto de cobrança. cidade.vide planilha "Capa" deste arquivo 21 a 24 04 Código da agência/cooperativa . respeitando o espaço mínimo 01 a 03 03 05 a 05 .verificar na planilha "Capa" deste arquivo 25 a 26 02 Código da modalidade . sendo duas delas.

Local de Impressão na Ficha de Compensação: Na parte inferior do documento.ficha de compensação: Não Preencher. . 2. Todas as especificações devem ser atendidas a fim de preservar a leitura do código de barras. abaixo do quadro de impressão na extremidade esquerda. respeitando o espaço mínimo de 5mm (zona de silêncio) entre a margem esquerda do formulário e o início da impressão do código e a distância mínima de 12mm desde a margem inferior da Ficha de Compensação até o centro do código de barras. Autenticação mecânica .30.

Inicia com "0000001" Complemento do Registro: Brancos Seqüencial do Registro:”000001” 9 = NUMÉRICO V = VÍRGULA DECIMAL ASSUMIDA 2 3 4 5 6 7 8 9 002 004 018 022 023 031 032 038 003 017 021 022 030 031 037 062 002 014 004 001 008 001 006 025 9(02) 9(14) 9(04) 9(01) 9(08) X(01) 9(06) X(25) .CNAB400 A = ALFANUMÉRICO HEADER SEQ INICIO FINAL TAM MÁSCARA 1 001 001 001 9(001) 2 002 002 001 9(001) 3 003 009 007 A(007) 4 010 011 002 9(002) 5 012 019 008 A(008) 6 020 026 007 A(007) 7 027 030 004 9(004) 8 031 031 001 A(001) 9 032 039 008 9(008) 10 040 040 001 A(001) 11 041 046 006 9(006) 12 047 076 030 A(030) 13 077 094 018 A(018) 14 095 100 006 9(006) 15 101 107 007 9(007) 16 108 394 287 A(287) 17 395 400 006 9(006) DETALHE SEQ INICIO FINAL TAM MÁSCARA 1 001 001 001 9(01) CAMPO / DESCRIÇÃO / CONTEÚDO Identificação do Registro Detalhe: 1 (um) Tipo de Inscrição do Cedente: "01" = CPF "02" = CNPJ Número do CPF/CNPJ do Cedente Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo Conta Corrente: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador da Conta: vide planilha "Capa" deste arquivo Número do Convênio de Cobrança do Cedente: "000000" Número de Controle do Participante: Brancos CAMPO / DESCRIÇÃO / CONTEÚDO Identificação do Registro Header: “0” (zero) Tipo de Operação: “1” (um) Identificação por Extenso do Tipo de Operação: "REMESSA" Identificação do Tipo de Serviço: “01” (um) Identificação por Extenso do Tipo de Serviço: “COBRANÇA” Complemento do Registro: Brancos Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo Código do Cliente/Cedente: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador do Código: vide planilha "Capa" deste arquivo Número do convênio líder: Brancos Nome do Cedente: vide planilha "Capa" deste arquivo Identificação do Banco: "756BANCOOBCED" Data da Gravação da Remessa: formato ddmmaa Seqüencial da Remessa: número seqüencial acrescido de 1 a cada remessa.LAYOUT DO ARQUIVO DE REMESSA .

Numero do borderô: preencher "000000". 23): Preencher da seguinte forma: . 23): Preencher com zeros . DV do contrato: Para Carteira 1 preencher "0". “A”: Deverá ser informado nas posições 352 a 391 (SEQ 50) o nome e CPF/CNPJ do sacador Prefixo do Título: Brancos Variação da Carteira: "000" Conta Caução: "0" Número do Contrato Garantia: Para Carteira 1 preencher "00000".Posição 074 a 074 – DV do Nosso-Número. . Para Carteira 3 preencher com o Dígito Verificador. calculado pelo módulo 11.Para comando 01 com emissão a cargo do Sicoob (vide planilha "Capa" deste arquivo e lista de comandos seq.Posição 063 a 073 – Número seqüencial a partir de "00000000001". não sendo admitida reutilização ou duplicidade.Para comando 01 com emissão a cargo do Cedente ou para os demais comandos (vide planilha "Capa" deste arquivo e lista de comandos seq. Para Carteira 3 preencher com o número do contrato sem DV.10 11 12 13 063 075 077 079 074 076 078 081 012 002 002 003 9(12) 9(02) 9(02) X(03) 14 15 16 17 082 083 086 089 082 085 088 089 001 003 003 001 X(01) X(03) 9(03) 9(01) 18 090 094 005 9(05) 19 20 21 095 096 102 095 101 106 001 X(01) 006 9(06) 005 X(05) 22 107 108 002 9(02) Nosso Número: . Número da Parcela: "01" se parcela única Grupo de Valor: "00" Complemento do Registro: Brancos Indicativo de Mensagem ou Sacador/Avalista: Brancos: Poderá ser informada nas posições 352 a 391 (SEQ 50) qualquer mensagem para ser impressa no boleto. Complemento do Registro: Brancos Carteira/Modalidade: 01 = Simples Com Registro 02 = Simples Sem Registro 03 = Garantida Caucionada .

Pagamento Direto ao Cedente Seu Número/Número atribuído pela Empresa Data Vencimento: formato ddmmaa Valor do Titulo Número Banco: "756" Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo .23 24 25 26 27 28 29 109 111 121 127 140 143 147 110 120 126 139 142 146 147 002 010 006 013 003 004 001 9(02) X(10) A(06) 9(11)V99 9(03) 9(04) X(01) Comando/Movimento: 01 = Registro de Títulos 02 = Solicitação de Baixa 03 = Pedido de Débito em Conta 04 = Concessão de Abatimento 05 = Cancelamento de Abatimento 06 = Alteração de Vencimento 07 = Alteração do Número de Controle 08 = Alderação de Seu Número 09 = Instrução para Protestar 10 = Instrução para Sustar Protesto 11 = Instrução para Dispensar Juros 12 = Alteração de Sacado 30 = Recusa de Alegação do Sacado 31 = Alteração de Outros Dados 34 = Baixa .

30 148 149 002 9(02) 31 32 150 151 150 156 001 X(01) 006 9(06) Espécie do Título : 01 = Duplicata Mercantil 02 = Nota Promissória 03 = Nota de Seguro 05 = Recibo 06 = Duplicata Rural 08 = Letra de Câmbio 09 = Warrant 10 = Cheque 12 = Duplicata de Serviço 13 = Nota de Débito 14 = Triplicata Mercantil 15 = Triplicata de Serviço 18 = Fatura 20 = Apólice de Seguro 21 = Mensalidade Escolar 22 = Parcela de Consórcio 99 = Outros Aceite do Título: "0" = Sem aceite "1" = Com aceite Data de Emissão do Título: formato ddmmaa .

imprimimos o conteúdo CNAB: 00 = AUSENCIA DE INSTRUCOES 01 = COBRAR JUROS 03 = PROTESTAR 3 DIAS UTEIS APOS VENCIMENTO 04 = PROTESTAR 4 DIAS UTEIS APOS VENCIMENTO 05 = PROTESTAR 5 DIAS UTEIS APOS VENCIMENTO 07 = NAO PROTESTAR 10 = PROTESTAR 10 DIAS UTEIS APOS VENCIMENTO 15 = PROTESTAR 15 DIAS UTEIS APOS VENCIMENTO 20 = PROTESTAR 20 DIAS UTEIS APOS VENCIMENTO 22 = CONCEDER DESCONTO SO ATE DATA ESTIPULADA 42 = DEVOLVER APOS 15 DIAS VENCIDO 43 = DEVOLVER APOS 30 DIAS VENCIDO Segunda instrução: vide SEQ 33 Taxa de mora mês Taxa de multa Complemento do Registro: Brancos Data primeiro desconto: Informar a data limite a ser observada pelo cliente para o pagamento do título com Desconto no formato ddmmaa. Obs: A data limite não poderá ser superior a data de vencimento do título. o valor restante representa o IOF. o valor restante será a quantidade monetária. Valor Abatimento Tipo de Inscrição do Sacado: "01" = CPF "02" = CNPJ 40 41 193 206 205 218 013 9(13) 013 9(11)V99 42 219 220 002 9(01) . não imprime nada. Se o código da moeda for diferente de REAL. desconsideramos as instruções CNAB e imprimimos nos boletos as mensagens relatadas no trailler do arquivo. Valor primeiro desconto: Informar o valor do desconto. Preencher com zeros quando não for concedido nenhum desconto. * Primeira instrução (SEQ 34) = 01 e segunda (SEQ 35) = 01. 193-193 – Código da moeda 194-205 – Valor IOF / Quantidade Monetária: "000000000000" Se o código da moeda for REAL. * Primeira e segunda instrução diferente das situações acima. Preencher com zeros quando não for concedido nenhum desconto. com duas casa decimais.33 34 35 36 37 157 159 161 167 173 158 160 166 172 173 002 002 006 006 001 9(02) 9(02) 9(02)V9999 9(02)V9999 9(01) 38 174 179 006 9(06) 39 180 192 013 9(11)V99 Primeira instrução codificada: Regras de impressão de mensagens nos boletos: * Primeira instrução (SEQ 34) = 00 e segunda (SEQ 35) = 00.

as informações constantes desse campo serão impressas no campo “texto de responsabilidade da Empresa”.for preenchido com “A” . este campo deverá ser preenchido com o nome/razão social do Sacador/Avalista Número de Dias Para Protesto: Quantidade dias para envio protesto. preencher com mensagens/intruções de responsabilidade do Cedente Quando o SEQ 34 e SEQ 35 forem preenchidos com valores diferentes destes. preencher com mensagens/intruções de responsabilidade do Cedente Quando o SEQ 34 e SEQ 35 forem preenchidos com valores diferentes destes. no Recibo do Sacado e na Ficha de Compensação do boleto de cobrança. utilizar dias protesto padrão do cliente cadastrado na cooperativa. preencher com Brancos Mensagem responsabilidade Cedente: Quando o SEQ 34 = "01" e o SEQ 35 = "01". preencher com mensagens/intruções de responsabilidade do Cedente Quando o SEQ 34 e SEQ 35 forem preenchidos com valores diferentes destes.43 44 45 46 47 48 49 221 235 275 312 327 335 350 234 274 311 326 334 349 351 014 040 037 015 008 015 002 9(14) A(40) A(37) X(15) 9(08) A(15) A(02) 50 352 391 040 X(40) 51 52 53 TRAILLER 392 394 395 393 395 400 002 X(02) 001 X(01) 006 9(06) Número do CNPJ ou CPF do Sacado Nome do Sacado Endereço do Sacado Bairro do Sacado CEP do Sacado Cidade do Sacado UF do Sacado Observações/Mensagem ou Sacador/Avalista: Quando o SEQ 14 – Indicativo de Mensagem ou Sacador/Avalista . Quando o SEQ 14 – Indicativo de Mensagem ou Sacador/Avalista . preencher com Brancos 3 195 234 040 X(40) 4 235 274 040 X(40) 5 275 314 040 X(40) . Complemento do Registro: Brancos Seqüencial do Registro: Incrementado em 1 a cada registro SEQ INICIO FINAL TAM MÁSCARA 1 001 001 001 9(01) 2 002 194 193 X(193) CAMPO / DESCRIÇÃO / CONTEÚDO Identificação Registro Trailler: "9" Complemento do Registro: Brancos Mensagem responsabilidade Cedente: Quando o SEQ 34 = "01" e o SEQ 35 = "01". Se = "0". preencher com Brancos Mensagem responsabilidade Cedente: Quando o SEQ 34 = "01" e o SEQ 35 = "01".for preenchido com Brancos.

preencher com Brancos Seqüencial do Registro: Incrementado em 1 a cada registro 7 8 355 395 394 400 040 X(40) 006 9(06) . preencher com mensagens/intruções de responsabilidade do Cedente Quando o SEQ 34 e SEQ 35 forem preenchidos com valores diferentes destes. preencher com Brancos Mensagem responsabilidade Cedente: Quando o SEQ 34 = "01" e o SEQ 35 = "01".6 315 354 040 X(40) Mensagem responsabilidade Cedente: Quando o SEQ 34 = "01" e o SEQ 35 = "01". preencher com mensagens/intruções de responsabilidade do Cedente Quando o SEQ 34 e SEQ 35 forem preenchidos com valores diferentes destes.

LAYOUT DO ARQUIVO DE RETORNO .CNAB400 A = ALFANUMÉRICO HEADER SEQ INICIO FINAL TAM MÁSCARA 1 001 001 001 9(001) 2 002 002 001 9(001) 3 003 009 007 A(007) 4 010 011 002 9(002) 5 012 019 008 A(008) 6 020 026 007 A(007) 7 027 030 004 9(004) 8 031 031 001 A(001) 9 032 039 008 9(008) 10 040 040 001 A(001) 11 041 046 006 9(006) 12 047 076 030 A(030) 13 077 094 018 A(018) 14 095 100 006 9(006) 15 16 17 DETALHE SEQ INICIO FINAL TAM MÁSCARA CAMPO / DESCRIÇÃO / CONTEÚDO 1 001 001 001 9(01) Identificação do Registro Detalhe: 1 (um) Tipo de Inscrição do Cedente: "01" = CPF 2 002 003 002 9(02) "02" = CNPJ 3 004 017 014 9(14) Número do CPF/CNPJ do Cedente 4 018 021 004 9(04) Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo 5 022 022 001 9(01) Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo 6 023 030 008 9(08) Conta Corrente: vide planilha "Capa" deste arquivo 7 031 031 001 X(01) Dígito Verificador da Conta: vide planilha "Capa" deste arquivo 8 032 037 006 9(06) Número do Convênio de Cobrança do Cedente: "000000" 101 108 395 107 394 400 007 9(007) 287 A(287) 006 9(006) CAMPO / DESCRIÇÃO / CONTEÚDO Identificação do Registro Header: “0” Tipo de Operação: “2” Identificação Tipo de Operação “RETORNO” Identificação do Tipo de Serviço: “02” Identificação por Extenso do Tipo de Serviço:“COBRANÇA” Complemento do Registro: Brancos Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo Código do Cliente/Cedente: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador do Código: vide planilha "Capa" deste arquivo Número do convênio líder: Brancos Nome do Cedente Identificação do Banco: "756BANCOOBCED" Data da Gravação do Retorno: formato ddmmaa Seqüencial do Retorno: número seqüencial atribuído pelo Sicoob. acrescido de 1 a cada retorno. Inicia com "0000001" Complemento do Registro: Brancos Seqüencial do Registro:”000001” 9 = NUMÉRICO V = VÍRGULA DECIMAL ASSUMIDA .

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 038 063 074 075 077 081 083 086 089 090 095 096 101 106 062 073 074 076 080 082 085 088 089 094 095 100 105 106 025 011 001 002 004 002 003 003 001 005 001 005 X(25) 9(11) X(01) 9(02) 9(04) 9(02) X(03) 9(03) 9(01) 9(05) X(01) 9(03)V99 Número de Controle do Participante: Brancos Nosso Número DV Nosso Número Número da Parcela Grupo de Valor: "00" Código de Baixa/Recusa Prefixo do Título: Brancos Variação da Carteira: "000" Conta Caução: "0" Código de responsabilidade: "00000" DV do código de responsabilidade: "0" Taxa de desconto 23 107 108 005 9(01)V9999 Taxa de IOF 001 X(01) Complemento do Registro: Brancos Carteira/Modalidade: 01 = Simples Com Registro 02 = Simples Sem Registro 002 9(02) 03 = Garantida Caucionada .

Entrada 05 = Liquidação Sem Registro 06 = Liquidação Normal 09 = Baixa de Título 10 = Baixa Solicitada 11 = Títulos em Ser 12 = Abatimento Concedido 13 = Abatimento Cancelado 14 = Alteração de Vencimento 15 = Liquidação em Cartório 19 = Confirmação Instrução Protesto 20 = Débito em Conta 21 = Alteração de nome do Sacado 22 = Alteração de endereço Sacado 23 = Encaminhado a Protesto 24 = Sustar Protesto 25 = Dispensar Juros 26 = Instrução Rejeitada 27 = Confirmação Alteração Dados 28 = Manutenção Título Vencido 30 = Alteração Dados Rejeitada 96 = Despesas de Protesto 97 = Despesas de Sustação de Protesto 98 = Despesas de Custas Antecipadas Data da Entrada/Liquidação: formato ddmmaa Seu Número/Número atribuído pela Empresa Complemento do Registro: Brancos Data Vencimento Título: formato ddmmaa Valor Titulo Código do banco recebedor: Informado o prefixo de agência do banco recebedor.24 25 26 27 28 29 30 31 32 109 111 117 127 147 153 166 169 173 110 116 126 146 152 165 168 172 173 002 006 010 020 006 013 9(02) 9(06) X(10) X(20) A(06) 9(11)V99 003 9(03) 004 9(04) 001 X(01) Comando/Movimento: 02 = Confirmação Entrada Título 03 = Comando Recusado 04 = Transferência de Carteira . o campo vem preenchido com zeros Prefixo da agência recebedora: Informado o prefixo de agência do banco recebedor. o campo vem preenchido com zeros DV prefixo recebedora . Quando este prefixo não for informado. Quando este prefixo não for informado.

33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 TRAILLER 174 176 182 189 202 215 228 241 254 267 280 293 306 319 320 321 333 343 358 395 175 181 188 201 214 227 240 253 266 279 292 305 318 319 320 332 342 357 394 400 002 006 007 013 013 013 013 013 013 013 013 013 013 001 001 012 010 014 038 006 9(02) 9(06) 9(05)V99 9(11)V99 9(11)V99 9(11)V99 9(11)V99 9(11)V99 9(11)V99 9(11)V99 9(11)V99 9(11)V99 9(11)V99 9(01) 9(01) 9(10)V99 X(10) 9(14) X(38) 9(06) Espécie do Título : 01 = Duplicata Mercantil 02 = Nota Promissória 03 = Nota de Seguro 05 = Recibo 06 = Duplicata Rural 08 = Letra de Câmbio 09 = Warrant 10 = Cheque 12 = Duplicata de Serviço 13 = Nota de Débito 14 = Triplicata Mercantil 15 = Triplicata de Serviço 18 = Fatura 20 = Apólice de Seguro 21 = Mensalidade Escolar 22 = Parcela de Consórcio 99 = Outros Data do crédito: formato ddmmaa Valor da Tarifa Outras despesas Juros do desconto IOF do desconto Valor do abatimento Desconto concedido (diferença entre valor do título e valor recebido) Valor recebido (valor recebido parcial) Juros de Mora Outros recebimentos Abatimento não aproveitado pelo Sacado Valor do Lançamento Indicativo débito/crédito Indicativo valor Valor do Ajuste Complemento do Registro: Brancos CPF/CNPJ do Sacado Complemento do Registro: Brancos Seqüencial do Registro: Incrementado em 1 a cada registro .

SEQ INICIO FINAL TAM MÁSCARA 1 001 001 001 9(01) 2 002 003 002 9(02) 3 004 006 003 9(03) 4 007 010 004 9(04) 5 011 035 025 A(25) 6 036 085 050 A(50) 7 086 115 030 A(30) 8 116 123 008 A(08) 9 124 153 030 A(30) 10 154 155 002 A(02) 11 156 163 008 9(08) 12 164 171 008 9(08) 13 172 182 011 9(11) 14 183 394 212 A(212) 15 395 400 006 9(06) CAMPO / DESCRIÇÃO / CONTEÚDO Identificação do Registro Trailer: “9” Identificação do Tipo de Serviço: “02” Número Banco: "756" Código da Cooperativa Remetente Sigla da Cooperativa Remetente Endereço da Cooperativa Remetente Bairro da Cooperativa Remetente CEP da Cooperativa Remetente Cidade da Cooperativa Remetente UF da Cooperativa Remetente Data do movimento: formato aaaammdd Quantidade de registros no Detalhe Último Nosso Número Cedente Complemento do Registro: Brancos Seqüencial do Registro: Incrementado em 1 a cada registro .

² Empresa .Número da conta do corrente do convênio firmado entre Sicoob e Cedente para a prestação do serviço de cobrança.0 21.0 12.Banco origem ou destino do arquivo.0 24.0 23.0 008 008 001 04.0 15.0 08.0 20.0 18.0 17.0 13.0 004 007 004 03.0 09.0 10.0 22.0 19.0 11. HEADER DO LOTE .0 16.LAYOUT DO ARQUIVO DE REMESSA .Cedente que firmou o convênio de prestação de serviços com o Sicoob ³ Conta Corrente (Empresa) .0 14. No da Versão do Layout do Arquivo: "081" Densidade de Gravação do Arquivo: "00000" 158 163 006 164 166 003 167 171 005 - 172 191 020 Alfa Reservado Banco Para Uso Reservado do Banco: Brancos 192 211 020 Alfa Reservado Empresa Para Uso Reservado da Empresa: Brancos 212 240 029 Alfa CNAB Uso Exclusivo FEBRABAN / CNAB: Brancos ¹ Controle .0 001 003 003 02.CNAB240 HEADER DO ARQUIVO Posição Nº Nº SEQ De Até Dig Dec 01. Evoluir um número seqüencial a cada header de arquivo.0 009 017 009 05.0 06.0 018 018 001 019 033 053 058 059 071 072 073 103 133 143 144 152 032 052 057 058 070 071 072 102 132 142 143 151 157 014 020 005 001 012 001 001 030 030 010 001 008 006 - Form Campo / Descrição / Conteúdo Num Num Num Alfa Num Num Alfa Num Alfa Num Alfa Alfa Alfa Alfa Alfa Num Num Num Num Num Num Controle¹ CNAB Inscrição Convênio Empresa² Agência Conta Corrente³ Conta DV Nome Nome do Banco CNAB Código Data de Geração Hora de Geração Arquivo Seqüência (NSA) Layout do Arquivo Densidade Código DV Número DV Tipo Número Banco Lote Registro Código do Sicoob na Compensação: "756" Lote de Serviço: "0000" Tipo de Registro: "0" Uso Exclusivo FEBRABAN / CNAB: Brancos Tipo de Inscrição da Empresa: '1' = CPF '2' = CGC / CNPJ Número de Inscrição da Empresa Código do Convênio no Sicoob: Brancos Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo Conta Corrente: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador da Conta: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador da Ag/Conta: Brancos Nome da Empresa Nome do Banco: SICOOB Uso Exclusivo FEBRABAN / CNAB: Brancos Código Remessa / Retorno: "1" Data de Geração do Arquivo Hora de Geração do Arquivo Número Seqüencial do Arquivo: Número seqüencial adotado e controlado pelo responsável pela geração do arquivo para ordenar a disposição dos arquivos encaminhados.0 07.

O número não poderá ser repetido dentro do arquivo. Para os demais: número do lote anterior acrescido de 1.1 144 183 040 - Alfa Informação 2 20.Posição Nº SEQ 01.1 08.1 15. Estes campos não serão utilizados no arquivo retorno./Ret.1 De Nº Form Campo / Descrição / Conteúdo Num Banco Código do Banco na Compensação: "756" Lote de Serviço: Número seqüencial para identificar univocamente um lote de serviço. Dt.1 22.1 21. Data de Gravação Remessa/Retorno Data do Crédito: "00000000" Até Dig Dec 001 003 003 - 02.1 008 009 010 012 014 017 008 009 011 013 016 017 001 001 002 002 003 001 - Num Alfa Num Alfa Num Alfa Num Num Alfa Num Alfa Num Alfa Alfa Alfa Alfa Serviço CNAB Registro Operação Serviço CNAB Layout do Lote 018 018 001 019 034 054 059 060 072 073 074 033 053 058 059 071 072 073 103 015 020 005 001 012 001 001 030 - Inscrição Convênio Empresa C/C Tipo Número Agência Conta DV Código DV Número DV Nome Informação 1 104 143 040 - 19.1 05.1 14.1 184 191 008 192 199 008 200 207 008 - Num Num Num Controle da Cobrança Data do Crédito Nº Rem.1 09. Gravação .1 06.1 11. Número Remessa/Retorno: Número adotado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo para identificar a seqüência de envio ou devolução do arquivo entre o Cedente e o Sicoob. Mensagem 2: Texto referente a mensagens que serão impressas em todos os boletos referentes ao mesmo lote. Preencher com '0001' para o primeiro lote do arquivo.1 10.1 004 007 004 - Num Controle Lote 03.1 13.1 17. Tipo de Registro: "1" Tipo de Operação: "R" Tipo de Serviço: "01" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos Nº da Versão do Layout do Lote: "040" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos Tipo de Inscrição da Empresa: '1' = CPF '2' = CGC / CNPJ Nº de Inscrição da Empresa Código do Convênio no Banco: Brancos Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo Conta Corrente: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador da Conta: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador da Ag/Conta: Brancos Nome da Empresa Mensagem 1: Texto referente a mensagens que serão impressas em todos os boletos referentes ao mesmo lote.1 07.1 16. Estes campos não serão utilizados no arquivo retorno. Criado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo.1 04.1 18.1 12.

Segmento do Registro Detalhe: "P" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos 02.3P 014 014 001 06.1 208 240 033 - Alfa CNAB Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos REGISTRO DETALHE SEGMENTO P Posição Nº Nº SEQ Form Campo / Descrição / Conteúdo De Até Dig Dec 01. em cada novo lote.3P 015 015 001 - Alfa Alfa Segmento CNAB Serviço .3P 004 007 004 - Num Controle¹ Lote 03. Deve ser inicializado sempre em '1'. para identificar a seqüência de registros encaminhados no lote. Tipo de Registro: "3" Nº Sequencial do Registro no Lote: Número adotado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo.3P 001 003 003 Num Banco Código do Banco na Compensação: "756" Lote de Serviço: Número seqüencial para identificar univocamente um lote de serviço.3P 009 013 005 - Num Nº do Registro 05. Preencher com '0001' para o primeiro lote do arquivo.23.3P 008 008 001 - Num Registro 04. Para os demais: número do lote anterior acrescido de 1. Cód. Criado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo. O número não poderá ser repetido dentro do arquivo.

3P 018 022 005 09.3P 036 036 001 12.3P 037 037 001 - Num Agência Alfa Num Alfa Alfa DV C/C Conta DV Número DV .3P 016 017 002 - Num Cód.3P 023 023 001 10.Serviço 07.3P 024 035 012 11. Mov. Código de Movimento Remessa: '01' = Entrada de Títulos '02' = Pedido de Baixa '04' = Concessão de Abatimento '05' = Cancelamento de Abatimento '06' = Alteração de Vencimento '07' = Concessão de Desconto '08' = Cancelamento de Desconto '09' = Protestar '10' = Sustar Protesto e Baixar Título '11' = Sustar Protesto e Manter em Carteira „12‟ = Alteração de Juros de Mora „13‟ = Dispensar Cobrança de Juros de Mora „14‟ = Alteração de Valor/Percentual de Multa „15‟ = Dispensar Cobrança de Multa „16‟ = Alteração do Valor de Desconto „17‟ = Não conceder Desconto „18‟ = Alteração do Valor de Abatimento '30' = Recusa da Alegação do Sacado '31' = Alteração de Outros Dados '33' = Alteração dos Dados do Rateio de Crédito '34' = Pedido de Cancelamento dos Dados do Rateio de Crédito '35' = Pedido de Desagendamento do Débito Automático '40' = Alteração de Carteira Código Prefixo da Cooperativa: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador do Prefixo: vide planilha "Capa" deste arquivo Conta Corrente: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador da Conta: vide planilha "Capa" deste arquivo Dígito Verificador da Ag/Conta: Brancos 08.

3P 106 106 001 Num Alfa .3P 059 059 001 16.13. para identificar o título de cobrança. Informação utilizada pelo Sicoob para referenciar a identificação do documento objeto de cobrança. no caso de cobrança de seguros."01" se parcela única Modalidade .3P 063 077 015 - Alfa Nº do Documento 20.02 posições (13 a 14) .02 posições (11 a 12) .3P 060 060 001 17.3P 086 100 013 002 Num 22. Boleto 19.3P 078 085 008 - Num Vencimento Valor do Título Ag. do Título no Banco: "0" Tipo de Documento: Brancos Identificação da Emissão do Boleto: (vide planilha "Capa" deste arquivo) '1' = Sicoob Emite '2' = Cedente Emite Identificação da Distribuição: Brancos Número do Documento de Cobrança: Número adotado e controlado pelo Cliente.vide planilha "Capa" deste arquivo Tipo Formulário .01 posição (15 a 15): "1" -auto-copiativo "3"-auto-envelopável "4"-A4 sem envelopamento "6"-A4 sem envelopamento 3 vias Em branco . número da apólice. etc Data de Vencimento do Título Valor Nominal do Título Agência Encarregada da Cobrança: "00000" Dígito Verificador da Agência: Brancos 14.3P 101 105 005 23. Cobradora DV 21. no caso de cobrança de duplicatas.3P 061 061 001 18. Poderá conter número de duplicata.10 posições (1 a 10) Parcela .05 posições (16 a 20) Carteira Cadastramento Código da Carteira: vide planilha "Capa" deste arquivo Forma de Cadastr.3P 058 058 001 15.3P 038 057 020 - Alfa Nosso Número Nosso Número: NumTitulo .3P 062 062 001 - Num Num Alfa Num Alfa Característica Documento Cobrança Emissão Boleto Distrib.

3P 119 126 008 - Num Data Juros Mora . Juros Mora 28.3P 107 108 002 - Num Espécie de Título 25. de Título Aceito/Não Aceito: Código adotado pela FEBRABAN para identificar se o título de cobrança foi aceito (reconhecimento da dívida pelo Sacado).24.3P 109 109 001 - Alfa Aceite Espécie do Título: '01' = CH Cheque '02' = DM Duplicata Mercantil '03' = DMI Duplicata Mercantil p/ Indicação '04' = DS Duplicata de Serviço '05' = DSI Duplicata de Serviço p/ Indicação '06' = DR Duplicata Rural '07' = LC Letra de Câmbio '08' = NCC Nota de Crédito Comercial '09' = NCE Nota de Crédito a Exportação '10' = NCI Nota de Crédito Industrial '11' = NCR Nota de Crédito Rural '12' = NP Nota Promissória '13' = NPR Nota Promissória Rural '14' = TM Triplicata Mercantil '15' = TS Triplicata de Serviço '16' = NS Nota de Seguro '17' = RC Recibo '18' = FAT Fatura '19' = ND Nota de Débito '20' = AP Apólice de Seguro '21' = ME Mensalidade Escolar '22' = PC Parcela de Consórcio '23' = NF Nota Fiscal '24' = DD Documento de Dívida „25‟ = Cédula de Produto Rural '99' = Outros Identific. 'A' = Aceite 'N' = Não Aceite Data da Emissão do Título Código do Juros de Mora: '1' = Valor por Dia '2' = Taxa Mensal '3' = Isento Data do Juros de Mora 26.3P 110 117 008 - Num Data Emissão do Título 27.3P 118 118 001 - Num Juros Cód.

3G 001 003 003 Num Código do Banco na Compensação: "756" Controle .3P 240 240 001 Alfa Num Num Num Alfa Num Num Alfa REGISTRO DETALHE SEGMENTO Q1 Posição Nº Nº SEQ Form Campo / Descrição / Conteúdo De Até Dig Dec 01.3P 224 224 001 39.3P 230 239 010 42.3P 222 223 002 38. Código para Protesto: "1" Número de Dias Corridos para Protesto Código para Baixa/Devolução: "0" Número de Dias para Baixa/Devolução: Brancos Código da Moeda: '02' = Dólar Americano Comercial (Venda) '09' = Real Para Carteira 3 preencher com o número do contrato garantia com DV. 1 Data Desc. Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos 32.3P 127 141 013 002 Num 30. 1 Desconto 1 Vlr IOF Vlr Abatimento Uso Empresa Cedente Código p/ Protesto Prazo p/ Protesto Código p/ Baixa/Devolução Prazo p/ Baixa/Devolução Código da Moeda Número do Contrato CNAB Juros de Mora por Dia/Taxa Código do Desconto 1 '1' = Valor Fixo Até a Data Informada '2' = Percentual Até a Data Informada Data do Desconto 1 Valor/Percentual a ser Concedido Valor do IOF a ser Recolhido Valor do Abatimento Identificação do Título na Empresa: Campo destinado para uso do Cedente para identificação do Título. Desc.Juros 29.3P 151 165 013 002 Num 33.3P 221 221 001 37.3P 228 229 002 41.3P 166 180 013 002 Num 34.3P 181 195 013 002 Num 35.3P 196 220 025 36.3P 143 150 008 Num Num Desc 1 Juros Mora Cód.3P 142 142 001 31.3P 225 227 003 40.

Para os demais: número do lote anterior acrescido de 1. O número não poderá ser repetido dentro do arquivo. Segmento do Registro Detalhe: "Q1" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos 03.3G 009 013 005 - Num 05.3G 015 015 001 - Alfa Alfa Serviço . Preencher com '0001' para o primeiro lote do arquivo. em cada novo lote. Cód.02. Deve ser inicializado sempre em '1'.3G 008 008 001 - Num 04. Tipo de Registro: "3" Nº Sequencial do Registro no Lote: Número adotado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo.3G 004 007 004 - Num Controle Lote de Serviço: Número seqüencial para identificar univocamente um lote de serviço. para identificar a seqüência de registros encaminhados no lote.3G 014 015 002 06. Criado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo.

3G 019 033 015 10.3G 094 097 004 14.3G 098 105 008 - Num Num Alfa Num Num Num Num Dados do Sacado Código de Movimento Remessa: '01' = Entrada de Títulos '02' = Pedido de Baixa '04' = Concessão de Abatimento '05' = Cancelamento de Abatimento '06' = Alteração de Vencimento '07' = Concessão de Desconto '08' = Cancelamento de Desconto '09' = Protestar '10' = Sustar Protesto e Baixar Título '11' = Sustar Protesto e Manter em Carteira „12‟ = Alteração de Juros de Mora „13‟ = Dispensar Cobrança de Juros de Mora „14‟ = Alteração de Valor/Percentual de Multa „15‟ = Dispensar Cobrança de Multa „16‟ = Alteração do Valor de Desconto „17‟ = Não conceder Desconto „18‟ = Alteração do Valor de Abatimento '30' = Recusa da Alegação do Sacado '31' = Alteração de Outros Dados '33' = Alteração dos Dados do Rateio de Crédito '34' = Pedido de Cancelamento dos Dados do Rateio de Crédito '35' = Pedido de Desagendamento do Débito Automático '40' = Alteração de Carteira Tipo de Inscrição Sacado: '1' = CPF '2' = CGC / CNPJ Número de Inscrição Nome Número do DDD Número do telefone Número do ramal Data de nascimento .3G 034 083 050 11.3G 016 017 002 - Num 08.3G 084 085 002 12.3G 086 093 008 13.3G 018 018 001 09.Serviço 07.

Caso o Cedente tenha contratado a opção de Banco Correspondente com o Sicoob e a emissão seja a cargo do Sicoob (SEQ 17. Corresp.3G 107 108 002 17. Corresp.3.3G 222 223 002 - Alfa Alfa Nosso Núm. Correpondente Código Local Convênio 22.3G 239 240 002 - Alfa CNAB REGISTRO DETALHE SEGMENTO Q2 Posição Nº Nº SEQ Form Campo / Descrição / Conteúdo De Até Dig Dec 01. preencher com "0000000001" Cód. Agência Bco.3G 109 148 040 18. Corresp.3G 106 106 001 16.3.3G 234 238 005 - Num Agência Correspondente 24. na Compensação: Caso o Cedente não tenha contratado a opção de Banco Correspondente com o Sicoob.3G 224 233 010 - Num Sequencial Convênio 23.3G 199 201 003 - Num Banco Correspondente 20. preencher com "0000000000".: Caso o Cedente não tenha contratado a opção de Banco Correspondente com o Sicoob. Bco.3.Dados do Sacado 15.3G 202 221 020 21. Bco. preencher com "001" (Banco do Brasil) Nosso Nº no Banco Correspondente: Brancos Local de efetivação do Convênio: Brancos Sequencial do convênio do Bco. Descrição Codigo Recebe boleto eletronico: "N" Código do grupo sacado: "00" Descrição do grupo sacado: Zeros Nome do Sacador/Avalista Cód. na compensação: Caso o Cedente não tenha contratado a opção de Banco Correspondente com o Sicoob.3E 001 003 003 Num Código do Banco na Compensação: "756" Controle . Caso o Cedente tenha contratado a opção de Banco Correspondente com o Sicoob e a emissão seja a cargo do Sicoob (SEQ 17. preencher com "000".3G 149 198 050 - Alfa Num Grupo Sacado Num Alfa Sac.P do Segmento P do Detalhe). preencher com "00000". Caso o Cedente tenha contratado a opção de Banco Correspondente com o Sicoob e a emissão seja a cargo do Sicoob (SEQ 17. / Aval.P do Segmento P do Detalhe).P do Segmento P do Detalhe). preencher com "03382" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos 19.

3G 015 015 001 - Alfa Alfa Serviço . O número não poderá ser repetido dentro do arquivo. em cada novo lote. Para os demais: número do lote anterior acrescido de 1.3E 014 015 002 06. para identificar a seqüência de registros encaminhados no lote. Deve ser inicializado sempre em '1'. Segmento do Registro Detalhe: "Q2" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos 03. Preencher com '0001' para o primeiro lote do arquivo. Tipo de Registro: "3" Nº Sequencial do Registro no Lote: Número adotado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo. Cód.3E 004 007 004 - Num Controle Lote de Serviço: Número seqüencial para identificar univocamente um lote de serviço.3E 008 008 001 - Num 04.02.3E 009 013 005 - Num 05. Criado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo.

Serviço 07.3E 018 025 008 09.3E 103 132 030 14.3E 082 082 001 12.3E 016 017 002 - Num Código de Movimento Remessa: '01' = Entrada de Títulos '02' = Pedido de Baixa '04' = Concessão de Abatimento '05' = Cancelamento de Abatimento '06' = Alteração de Vencimento '07' = Concessão de Desconto '08' = Cancelamento de Desconto '09' = Protestar '10' = Sustar Protesto e Baixar Título '11' = Sustar Protesto e Manter em Carteira „12‟ = Alteração de Juros de Mora „13‟ = Dispensar Cobrança de Juros de Mora „14‟ = Alteração de Valor/Percentual de Multa „15‟ = Dispensar Cobrança de Multa „16‟ = Alteração do Valor de Desconto „17‟ = Não conceder Desconto „18‟ = Alteração do Valor de Abatimento '30' = Recusa da Alegação do Sacado '31' = Alteração de Outros Dados '33' = Alteração dos Dados do Rateio de Crédito '34' = Pedido de Cancelamento dos Dados do Rateio de Crédito '35' = Pedido de Desagendamento do Débito Automático '40' = Alteração de Carteira Id.3E 076 081 006 11.3E 083 102 020 13. Sequencial Sacado: "00000000" Endereço Número Endereço Padrão: 'S' = Sim 'N' = Não 08.3E 133 172 040 - Num Alfa Alfa Alfa Alfa Alfa Dados do Endereço do Sacado Complemento Bairro Cidade .3E 026 075 050 10.

3R 014 014 001 06. em cada novo lote. Tipo de Registro: "3" Nº Sequencial do Registro no Lote: Número adotado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo. na Compensação: "000" Nosso Nº no Banco Correspondente: "Brancos" Código do Município: "0000000" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos REGISTRO DETALHE SEGMENTO R Posição Nº Nº SEQ Form Campo / Descrição / Conteúdo De Até Dig Dec 01.3R 009 013 005 - Num Nº do Registro 05.3R 001 003 003 Num Banco Código do Banco na Compensação: "756" Lote de Serviço: Número seqüencial para identificar univocamente um lote de serviço. Preencher com '0001' para o primeiro lote do arquivo. O número não poderá ser repetido dentro do arquivo.3E 183 185 003 19. para identificar a seqüência de registros encaminhados no lote. Para os demais: número do lote anterior acrescido de 1.3R 015 015 001 - Alfa Alfa Segmento CNAB Serviço .3E 206 212 007 21.3E 186 205 020 20.3R 008 008 001 - Num Registro 04. Segmento do Registro Detalhe: "R" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos 02. Correpondente Município do Endereço Sacado CNAB CEP Sufixo CEP UF Cód. Bco. Criado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo. Deve ser inicializado sempre em '1'.3E 178 180 003 17.3E 173 177 005 16.3E 213 240 028 - Num Num Alfa Num Alfa Num Alfa Banco Correspondente Nosso Núm. Corresp. Cód.3R 004 007 004 - Num Controle Lote 03.3E 181 182 002 18. Bco.Dados do Endereço do Sacado 15.

3R 042 042 001 12.3R 016 017 002 - Num Cód.3R 043 050 008 Num Num 13. Desc.3R 019 026 008 - Num Num Desc2 Cód.3R 051 065 013 002 Num . Desc.3R 027 041 013 002 Num 11.3R 018 018 001 09.Serviço 07. 2 Data Desc. 3 Desconto 3 Código de Movimento Remessa: '01' = Entrada de Títulos '02' = Pedido de Baixa '04' = Concessão de Abatimento '05' = Cancelamento de Abatimento '06' = Alteração de Vencimento '07' = Concessão de Desconto '08' = Cancelamento de Desconto '09' = Protestar '10' = Sustar Protesto e Baixar Título '11' = Sustar Protesto e Manter em Carteira „12‟ = Alteração de Juros de Mora „13‟ = Dispensar Cobrança de Juros de Mora „14‟ = Alteração de Valor/Percentual de Multa „15‟ = Dispensar Cobrança de Multa „16‟ = Alteração do Valor de Desconto „17‟ = Não conceder Desconto „18‟ = Alteração do Valor de Abatimento '30' = Recusa da Alegação do Sacado '31' = Alteração de Outros Dados '33' = Alteração dos Dados do Rateio de Crédito '34' = Pedido de Cancelamento dos Dados do Rateio de Crédito '35' = Pedido de Desagendamento do Débito Automático '40' = Alteração de Carteira Código do Desconto 2 '1' = Valor Fixo Até a Data Informada '2' = Percentual Até a Data Informada Data do Desconto 2 Valor/Percentual a ser Concedido Código do Desconto 3: "0" '1' = Valor Fixo Até a Data Informada '2' = Percentual Até a Data Informada Data do Desconto 3: "00000000" Valor/Percentual a ser Concedido: "000000000000000" 10. 3 Desc3 Data Desc. 08. Mov. 2 Desconto 2 Cód.

CNAB Dados para Débito Conta Corrente Dígito Verificador da Conta: Brancos Dígito Verificador Ag/Conta: Brancos Aviso para Débito Automático: "0" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos Dígito Verificador da Agência: Brancos Conta Corrente para Débito: "000000000000" REGISTRO DETALHE SEGMENTO S Posição Nº Nº SEQ Form Campo / Descrição / Conteúdo De Até Dig Dec .3R 067 074 008 - Alfa Num Multa Cód. 25.3R 075 089 013 002 Num 17.3R 090 099 010 18. Mensagem 4: Texto referente a mensagens que serão impressas em todos os boletos referentes ao mesmo lote.3R 180 199 020 21.14.3R 229 229 001 27. Sacado Banco Agência Alfa Num Alfa Alfa Num Alfa DV Ident. do Sacado: "00000000" Cód. Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos Cód.3R 066 066 001 15.3R 211 215 005 24. do Banco na Conta do Débito: "000" Código da Agência do Débito: "00000" 16.3R 140 179 040 20. Multa Data da Multa Multa Informação ao Sacado Informação 3 Código da Multa: '1' = Valor Fixo '2' = Percentual Data da Multa Valor/Percentual a Ser Aplicado Informação ao Sacado: Brancos Mensagem 3: Texto referente a mensagens que serão impressas em todos os boletos referentes ao mesmo lote.3R 230 230 001 28.3R 208 210 003 23.3R 232 240 009 - Alfa Alfa Num Num Num Informação 4 CNAB Cod. Ocor.3R 100 139 040 Alfa Alfa 19. Estes campos não serão utilizados no arquivo retorno. Estes campos não serão utilizados no arquivo retorno.3R 216 216 001 . Ocor. da Emissão do Aviso Déb.3R 217 228 012 26.3R 200 207 008 22.3R 231 231 001 29.

3S 004 007 004 - Num Controle Lote 03. em cada novo lote. Preencher com '0001' para o primeiro lote do arquivo. Segmento do Registro Detalhe: "S" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos 02. Tipo de Registro: "3" Nº Sequencial do Registro no Lote: Número adotado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo. Cód. Deve ser inicializado sempre em '1'.3S 015 015 001 - Alfa Alfa Segmento CNAB Serviço .3S 008 008 001 - Num Registro 04.3S 014 014 001 06. Criado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo.01. O número não poderá ser repetido dentro do arquivo.3S 001 003 003 - Num Banco Código do Banco na Compensação: "756" Lote de Serviço: Número seqüencial para identificar univocamente um lote de serviço. para identificar a seqüência de registros encaminhados no lote. Para os demais: número do lote anterior acrescido de 1.3S 009 013 005 - Num Nº do Registro 05.

3S 021 160 040 11.3S 019 020 002 10.3S 163 240 078 Num Num Alfa Num Alfa Tipo de Impressão Nº da Linha Mensagem Tipo de Fonte CNAB Para Tipo de Impressão 3: 08.3S 018 018 001 09. Código de Movimento Remessa: '01' = Entrada de Títulos '02' = Pedido de Baixa '04' = Concessão de Abatimento '05' = Cancelamento de Abatimento '06' = Alteração de Vencimento '07' = Concessão de Desconto '08' = Cancelamento de Desconto '09' = Protestar '10' = Sustar Protesto e Baixar Título '11' = Sustar Protesto e Manter em Carteira „12‟ = Alteração de Juros de Mora „13‟ = Dispensar Cobrança de Juros de Mora „14‟ = Alteração de Valor/Percentual de Multa „15‟ = Dispensar Cobrança de Multa „16‟ = Alteração do Valor de Desconto „17‟ = Não conceder Desconto „18‟ = Alteração do Valor de Abatimento '30' = Recusa da Alegação do Sacado '31' = Alteração de Outros Dados '33' = Alteração dos Dados do Rateio de Crédito '34' = Pedido de Cancelamento dos Dados do Rateio de Crédito '35' = Pedido de Desagendamento do Débito Automático '40' = Alteração de Carteira Identificação da Impressão: '1' = Frente do Bloqueto '2' = Verso do Bloqueto Número da Linha a ser Impressa Mensagem a ser impressa Tipo de caracter a ser impresso Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB Identificação da Impressão: '3' = Corpo de Instruções da Ficha de Compensação do Boleto Para Tipo de Impressão 1 ou 2: 08.3S 018 018 001 Num Tipo de Impressão .Serviço 07.3S 161 162 002 12. Mov.3S 016 017 002 - Num Cód.

5 001 003 003 Num Banco Código do Banco na Compensação: "756" Lote de Serviço: Número seqüencial para identificar univocamente um lote de serviço. Estes campos não serão utilizados no arquivo retorno.09. Mensagem 9: Texto referente a mensagens que serão impressas em todos os boletos referentes ao mesmo lote.3S 139 178 040 - Alfa Informação 8 13.5 004 007 004 - Num Controle Lote 03.5 07. Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos REGISTRO TRAILLER DO LOTE Posição Nº Nº SEQ Form Campo / Descrição / Conteúdo De Até Dig Dec 01.3S 179 218 040 14. Para os demais: número do lote anterior acrescido de 1. Estes campos não serão utilizados no arquivo retorno.5 11. Mensagem 7: Texto referente a mensagens que serão impressas em todos os boletos referentes ao mesmo lote. Estes campos não serão utilizados no arquivo retorno.5 10.5 05.5 09.5 12.5 04.3S 099 138 040 - Alfa Informação 7 12.5 13. O número não poderá ser repetido dentro do arquivo. Estes campos não serão utilizados no arquivo retorno.3S 059 098 040 - Alfa Informação 6 11. Mensagem 8: Texto referente a mensagens que serão impressas em todos os boletos referentes ao mesmo lote. Preencher com '0001' para o primeiro lote do arquivo.5 06.5 08.3S 019 058 040 - Alfa Informação 5 10.5 008 009 018 024 030 047 053 070 076 093 099 008 017 023 029 046 052 069 075 092 098 115 001 009 006 006 015 006 015 006 015 006 015 002 002 002 002 Num Alfa Num Num Num Num Num Num Num Nim Num Registro CNAB Qtde de Registros Totalização da Cobrança Simples Totalização da Cobrança Vinculada Totalização da Cobrança Caucionada Totalização da Cobrança Descontada .3S 219 240 022 - Alfa Alfa Informação 9 CNAB Mensagem 5: Texto referente a mensagens que serão impressas em todos os boletos referentes ao mesmo lote. Criado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo. Tipo de Registro: "5" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos Quantidade de Registros no Lote Quantidade de Títulos em Cobrança Valor Total dosTítulos em Carteiras Quantidade de Títulos em Cobrança Valor Total dosTítulos em Carteiras Quantidade de Títulos em Cobrança Quantidade de Títulos em Carteiras Quantidade de Títulos em Cobrança Valor Total dosTítulos em Carteiras 02. Estes campos não serão utilizados no arquivo retorno. Mensagem 6: Texto referente a mensagens que serão impressas em todos os boletos referentes ao mesmo lote.

9 008 009 018 024 030 036 008 017 023 029 035 240 001 009 006 006 006 205 - Num Alfa Num Num Num Alfa Registro CNAB Totais CNAB Qtde.9 001 003 003 Num Banco Código do Banco na Compensação: "756" Lote de Serviço: Número seqüencial para identificar univocamente um lote de serviço. (Lotes): "000000" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos 02. Preencher com '0001' para o primeiro lote do arquivo.9 08. de Registros Qtde.5 116 123 008 124 240 117 - Alfa Alfa N.9 05. O número não poderá ser repetido dentro do arquivo. do Aviso CNAB Número do Aviso de Lançamento: Brancos Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos REGISTRO TRAILLER DO ARQUIVO Posição Nº Nº SEQ Form Campo / Descrição / Conteúdo De Até Dig Dec 01.5 15.9 004 007 004 - Num Controle Lote 03. Para os demais: número do lote anterior acrescido de 1. de Lotes Qtde. Tipo de Registro: "9" Uso Exclusivo FEBRABAN/CNAB: Brancos Quantidade de Lotes do Arquivo Quantidade de Registros do Arquivo Qtde de Contas p/ Conc.9 04.14. Criado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo. de Contas .9 06.9 07.

Função para Conversão de Data para Fator de Vencimento function fatorvcto(data:tdate):integer.strtodate('03/07/2000'))+1000. begin if fator = 0 then result := 0 else result := strtodate('03/07/2000') + (fator – 1000). end. Os algoritmos relacionados abaixo não são de utilização obrigatório. for contador := 1 to 44 do if contador <> 5 then soma := soma + (strtoint(codigobarra[contador]) * strtoint(indice[contador])). digito: integer. if (digito <= 1) or (digito > 9) then digito := 1. digito := 11 – (soma mod 11). var . Função para Colocar o Dígito no Código de Barras function DigitoCodigoBarra(codigobarra: string): string.FUNÇÕES EM DELPHI A seguir estão listadas algumas funções escritas em Delphi para validação de algumas estruturas descritas anteriormente. Função para Validação do Código de Barras function ValidaCodigoBarra(codigobarra: string): boolean. var soma. result := codigobarra. begin soma := 0. //Colocar o digito no codigo barra codigobarra[5] := inttostr(digito)[1]. Função para Conversão de Fator de Vencimento para Data function datavcto(fator: integer): TDate. begin result := DaysBetween(data. end. contador. const indice = '43290876543298765432987654329876543298765432'. end. const indice = '43290876543298765432987654329876543298765432'. apenas estão exemplificando as validações comentadas acima.

const indice = '2121212120121212121201212121212'. end. for contador := 11 to 20 do begin mult := (strtoint(linhadigitavel[contador]) * strtoint(indice[contador])). digito: integer. result := (strtoint(codigobarra[5]) = digito). Função para Colocar Dígito na Linha Digitável function DigitoLinhaDigitavel(linhadigitavel: string): string. begin //cálculo do primeiro dígito soma := 0. end. codigobarra: string. digito := 11 – (soma mod 11). var digito. digito := multiplo10(soma) – soma. //Coloca o primeiro digito na linha digitável linhadigitavel[10] := inttostr(digito)[1]. contador.indice = '43290876543298765432987654329876543298765432'. . soma. //cálculo do segundo dígito soma := 0. digito := multiplo10(soma) – soma. for contador := 1 to 9 do begin mult := (strtoint(linhadigitavel[contador]) * strtoint(indice[contador])). for contador := 1 to 44 do if contador <> 5 then soma := soma + (strtoint(codigobarra[contador]) * strtoint(indice[contador])). if (digito <= 1) or (digito > 9) then digito := 1. if mult >= 10 then soma := soma + (strtoint(inttostr(mult)[1]) + strtoint(inttostr(mult)[2])) else soma := soma + mult. var soma. if mult >= 10 then soma := soma + (strtoint(inttostr(mult)[1]) + strtoint(inttostr(mult)[2])) else soma := soma + mult. begin soma := 0. contador: integer. end. mult. //Coloca o segundo digito na linha digitável linhadigitavel[21] := inttostr(digito)[1].

if mult >= 10 then soma := soma + (strtoint(inttostr(mult)[1]) + strtoint(inttostr(mult)[2])) else soma := soma + mult. 2) + //Modalidade Cobranca copy(linhadigitavel. 38. result := linhadigitavel. 1) + copy(linhadigitavel. 7) + //Código do Cliente copy(linhadigitavel. 3) + //Código do Banco copy(linhadigitavel. //cálculo do primeiro dígito soma := 0. 11. //cálculo do terceiro dígito soma := 0. 1) + //Digito Verificador copy(linhadigitavel. 7) + //Nosso Numero copy(linhadigitavel. 1) + //Carteira copy(linhadigitavel. contador: integer. //Monta o codigo de barra para verificar o último dígito codigobarra := copy(linhadigitavel. end. //Parcela codigobarra := DigitoCodigoBarra(codigobarra). 22. 34. const indice = '2121212120121212121201212121212'. 4) + //fator de vencimento copy(linhadigitavel. Função para Validação da Linha Digitável function ValidaLinhaDigitavel(linhadigitavel: string): boolean. 6.linhadigitavel[21] := inttostr(digito)[1]. 1) + //Moeda copy(linhadigitavel. 33. for contador := 22 to 31 do begin mult := (strtoint(linhadigitavel[contador]) * strtoint(indice[contador])). 29. begin result := true. //Coloca o primeiro digito na linha digitável linhadigitavel[33] := codigobarra[5]. end. 20. for contador := 1 to 9 do begin . 1. digito := multiplo10(soma) – soma. 4) + //Agencia copy(linhadigitavel. var digito. 13. 10) + //valor do documento copy(linhadigitavel. soma. //Coloca o terceiro digito na linha digitável linhadigitavel[32] := inttostr(digito)[1]. 4. mult. 5. 3). codigobarra: string.

3) + //Código do Banco copy(linhadigitavel. if mult >= 10 then soma := soma + (strtoint(inttostr(mult)[1]) + strtoint(inttostr(mult)[2])) else soma := soma + mult. if mult >= 10 then soma := soma + (strtoint(inttostr(mult)[1]) + strtoint(inttostr(mult)[2])) else soma := soma + mult. 1) + //Carteira .for contador := 1 to 9 do begin mult := (strtoint(linhadigitavel[contador]) * strtoint(indice[contador])). 1) + //Moeda copy(linhadigitavel. digito := multiplo10(soma) – soma. digito := multiplo10(soma) – soma. end. //Testa o terceiro dígito if strtoint(linhadigitavel[32]) <> digito then result := false. 10) + //valor do documento copy(linhadigitavel. end. 1) + //Digito Verificador copy(linhadigitavel. 1. digito := multiplo10(soma) – soma. 5. if mult >= 10 then soma := soma + (strtoint(inttostr(mult)[1]) + strtoint(inttostr(mult)[2])) else soma := soma + mult. 34. //cálculo do terceiro dígito soma := 0. //Testa o segundo dígito if strtoint(linhadigitavel[21]) <> digito then result := false. 33. //Monta o codigo de barra para verificar o último dígito codigobarra := copy(linhadigitavel. //cálculo do segundo dígito soma := 0. 38. 4. for contador := 11 to 20 do begin mult := (strtoint(linhadigitavel[contador]) * strtoint(indice[contador])). for contador := 22 to 31 do begin mult := (strtoint(linhadigitavel[contador]) * strtoint(indice[contador])). end. //Testa o primeiro dígito if strtoint(linhadigitavel[10]) <> digito then result := false. 4) + //fator de vencimento copy(linhadigitavel.

end. 29. 22. 7) + //Código do Cliente copy(linhadigitavel. 11. 10) + //valor do documento copy(linhadigitavel. 38. //Parcela if not ValidaCodigoBarra(codigobarra) then result := false.copy(linhadigitavel. 7) + //Nosso Numero copy(linhadigitavel. end. . 1) + //Carteira copy(linhadigitavel. 13. 4) + //Agencia copy(linhadigitavel. 5. result := numero. 6. 1) + copy(linhadigitavel. begin while (numero mod 10) <> 0 do inc(numero). Função para Definir o Próximo Múltiplo de 10 function Multiplo10(numero: integer): integer. 20. 2) + //Modalidade Cobranca copy(linhadigitavel. 3).

X X X X X Nosso Número .Preencha os campos com os dados do título Cooperativa Nº Cliente Carteira/Modalidade Nosso Número sem Dígito Verificador Parcela Data de Vencimento Valor Linha Digitável Completa 3010 20274-6 1/02-Simples Sem Registro Conferência Linha Digitável informada Linha Digitável calculada para os dados informados Resultado da Pré-homologação Verifique a(s) diferença(s) -> Banco Coop. 7 5 6 9 0 0 0 0 4 3 2 9 8 7 6 5 28 15 12 81 0 0 0 0 0 4 0 0 3 0 0 2 0 0 9 0 Valor 0 0 8 7 0 0 Carteira Moeda 0 6 0 0 5 0 0 4 0 0 3 0 Coop. 0 0 0 0 0 . 7 5 6 9 1 3 0 1 0 2 1 2 1 2 1 2 1 2 14 05 12 09 02 03 00 01 00 DV do 1º Grupo Vencimento Constante Nulo 7/3/2000 Fator Venc. X X X X X Parcela DV Cód. . Barras 1 . Carteira Moeda Cliente 0 2 0 2 0 2 7 4 6 0 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 00 04 00 04 00 04 07 08 06 00 2 DV do 2º Grupo Modalidad e Nosso Número Parcela 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 00 00 00 00 00 00 01 00 00 00 7 DV do 3º Grupo 9 0000 Modalidad e Banco Fator Venc. 7 5 6 9 1 . Barras Nosso Número DV 1º Grupo DV 2º Grupo DV 3º Grupo Carteira Moeda Modalidade Fator Venc. 1 3 0 2 9 8 2 27 0 1 7 7 0 6 0 0 5 0 2 4 8 Cliente 0 2 0 2 7 4 6 3 2 9 8 7 6 5 0 4 0 16 49 24 30 0 4 0 0 3 0 Nosso Número Parcela 0 0 0 0 0 1 0 0 0 2 9 8 7 6 5 4 3 2 0 0 0 0 0 5 0 0 0 DV do Cód. Valor 2 7 4 6 0 7 X X X X X X 0 1 0 0 0 9 X X X X X X 1 X 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 X X X X X X X X X X X X X X Memória de Cálculo Coop. Cliente 3 0 1 0 0 0 0 3 1 9 7 3 1 9 9 0 9 0 0 0 0 0 7 0 2 3 6 0 2 7 4 1 9 7 3 0 18 49 12 6 1 6 Nosso Número 0 0 0 0 0 0 0 9 7 3 1 9 7 3 0 0 0 0 0 0 0 DV Nosso Número 1 Banco Coop. X X X X X 3 0 1 0 2 X X X X X Cliente . 0 2 0 2 0 .