You are on page 1of 5

At Onde Caminham Juntos a Contabilidade e o Direito

AT ONDE CAMINHAM JUNTOS A CONTABILIDADE E O DIREITO?


Marcelo Coletto Pohlmann Mestrado em Contabilidade no Departamento de Contabilidade e Atuaria da Faculdade de Economia e administrao da Universidade de So Paulo. FEA/USP.

1. Comentrios iniciais:

Experimenta-se, atualmente, no ambiente cientifico, uma espcie de renascimento, Onde a varivel social passa a ser o centro das atenes. O homus economicus est em questo. A Contabilidade se preparando para oferecer respostas a indagaes transcendentais, tais como as que dizem respeito relao entre o homem e sua riqueza, e para indicar caminhos mais justos e realizastes. Passa-se a ver, por exemplo, o empresrio como elemento viabilizador das aspiraes de todos aqueles que colaboram seus trabalhos, direta ou indiretamente, para o produto da empresa. O resultado desta passa a ser mensurado em funo do beneficio prestado comunidade da qual faz parte. Questes relevantes como estas, que esto inseridas num contexto que transcende prpria esfera Cientifica como um todo, tem roubado sua ateno por problemas do tipo que trataremos a seguir, e que lamentavelmente, vem de h muito impedindo um maior desenvolvimento da Contabilidade.

2. A Harmonia entre as Cincias

Acima dos limites em que o homem estabeleceu entre as diversas reas de conhecimento e seus respectivos objetos, paira a verdade dos fatos, a realidade. Tanto isso verdade que, no alvorecer cultural da humanidade, apenas havia uma cincia: A filosofia, todo os conhecimentos especiais eram ramos e derivaes dela. As cincias existem para o bem. Elas buscam a verdade das coisas, e, assim so justas. A busca da justia no privilegio, e sim, comum a todas as cincias. Dentre elas a Contabilidade. Logo, as cincias caminham de mos dadas o tempo inteiro caladas numa verdade nica, por esta razo elas dignificam o homem, seu criador, pois esto acima dos interesses individuais. Respondendo ento a indagao que intitula este artigo, podemos confirmar que a Contabilidade e o Direito sempre caminharo juntos. Mas, o homem apesar de constantemente buscar a perfeio, ainda est longe de atingi-la. E quando, atravs da tcnica, coloca em pratica aqueles conhecimentos que, entre si so coerentes, pois observam uma mesma realidade esta imperfeio fica patente. A norma, enquanto tcnica, um dos canais atravs do qual se manifesta o direito. Mas nem sempre a lei justa, e isso ocorre, at que com certa freqncia. A prpria cincia da histria propicia-nos

Caderno de Estudos n 01, So Paulo, FIPECAFI Outubro/1989

At Onde Caminham Juntos a Contabilidade e o Direito

claro testemunho disso: quantas vezes a Lei serviu aos tiranos ou, simplesmente, a interesses imoral dalgum grupo privilegiado. A prpria Contabilidade vem sendo constantemente vitima da norma legal, seja de carter tributrio, seja de carter civil ou comercial. Depara-se ela com uma dificuldade colossal para por em prtica at mesmo seus princpios ha muito tempo sedimentados, o que quer dizer, ento, das modernas teorias que vem sendo dedicadamente desenvolvidas pela doutrina, muitas j maduras, prontas para serem colhidas e apreciadas.

3. A Controvrsia

Uma das inmeras injustias cometidas contra a Contabilidade refere-se questo do Leasing de um lado temos o Instituto Brasileiro de Contadores. de um lado temos o Instituto Brasileiro de Contadores IBRACON, que preconiza, nos casos em que a operao caracterize e oculte uma verdadeira compra e venda financiada, o seu registro e evidenciao como tal. Deixe-se claro que, em momento algum, se disse ou pretendeu-se transformar arrendatrio em proprietrio. Apiam-se os contadores num verdadeiro princpio, que deriva da prpria lgica da Cincia, embora no to presente na doutrina corrente, fato que, por si s, no obscurece sua validez: trata-se da previdncia sobre a essncia da forma, quando esta deixa de retratar a realidade econmica do fato. assaz importante referir que tal princpio reconhecido pela comisso de normas Internacionais de Contabilidade , IASC , atravs da norma numero 1 (NIC-1), aplicvel desde 1.975, como uma das consideraes que devem notear a administrao na relao e adoo de Polticas Contbeis apropriadas e na elaborao de demonstraes financeiras.

Igual ou, mesmo maior destaque dado a tal principio pelo Grupo de Trabalho Intergovernamental de Especialistas em Padres Internacionais e Informao da ONU, onde a adoo da Substance over form visa a impedir que formas jurdicas escamoteiem uma realidade econmica, deturpandose, via demonstrao financeira, a imagem da produo da empresa e da evoluo do seu patrimnio. Em nvel de Brasil, o prprio IBRACON, atravs do pronunciamento intitulado Estrutura Conceitual Bsica da Contabilidade, reconhece a essncia sobre a forma, apesar de formalmente ainda no lhe atribuir o status de principio ou conveno. De outro lado, temos as entidades que defendem os interesses das empresas de Leasing, tanto a nvel nacional como internacional. Advogam tais entidades a Contabilizao segundo os ditames da lei que regulamenta, hoje, o Leasing no Brasil, ou seja: o bem permanece no imobilizado da arrendadora at o momento da opo de compra, no trmino contratual, e ponto final! O assunto teve grande repercusso, tanto que culminou com o parecer de um festejado jurista, que no poupou adjetivos a Contabilidade (Uma Cincia Subalterna segundo ele) e mesmo, aos contadores. Falou com tanta propriedade de nossa Cincia que a certa altura, lembou-me tratadistas de sculos passados, que, apesar de terem legado valiosas contribuies ao desenvolvimento da Contabilidade, hoje, suas idias seriam consideradas um tanto arcaicas, retrogradas ou, at ridculas. Mas, a verdadeira razo que motivou toda essa reao contra a iniciativa dos contadores nada mais foi de que o receio dos reflexos fiscais que poderiam advir o tratamento contbil adequado. Assim, buscaram resolver o problema de maneira mais cmoda, sem a devida preocupao com os usurios da informao contbil.

Caderno de Estudos n 01, So Paulo, FIPECAFI Outubro/1989

At Onde Caminham Juntos a Contabilidade e o Direito


4. Ainda a Essncia sobre a forma

Ao abordarmos questes como as que dizem respeito aos princpios fundamentais da Contabilidade especificamente, aqui, a Essncia sobre a forma, convm que se v um pouco alm, trazendo baila outros exemplos, objetivando maior consistncia e clareza numa matria eminentemente terica e polmica. E o caso, por exemplo, do tratamento de operaes de mercado aberto, em que a instituio financeira contabilizava, at recentemente, a aplicao financeira estritamente segundo a sua natureza jurdica, qual seja, a de uma venda de ttulos. Registrava, assim, a receita decorrente da venda e transferia o valor dos ttulos alienados do ativo para a despesa, como custo de venda, apurando um resultado. Acontece, porm, que tais operaes caracterizam-se pela existncia do compromisso de recompra dos ttulos pela instituio financeira, constituindo-se, estes, na verdade, em meros lastros de uma operao de captao de recursos. Como conseqncia os bancos deixavam de reconhecer em seus passivos, na data do balano principalmente, um considervel valor referente aos compromissos de compra assumidos. Como se isso no bastasse, reconheciam um resultado que, de fato, ocorria no em funo da venda, mas, sim, do diferencial de taxas de juros de captao e aplicao obtidas pelo banco. Felizmente, a falha foi detectada e se nada pelo Banco Central que reformulou o plano de contas das instituies financeiras quanto a esse aspecto, fazendo prevalecer essncia sobre forma. A medida trouxe, tambm, a implantao do plano de contas nica para tais instituies, com aplicao a partir de janeiro de 1.988.

No campo tributrio, podemos referir a contabilizao da contribuio social. Apesar de sua natureza jurdica se, nos termos da lei, o de uma contribuio e, aparentemente uma despesa administrativa, constitui-se, em essncia, num imposto sobre o lucro, devendo ser evidenciado com tal na Demonstrao do Resultado do Exerccio. Ainda nessa rea, indagaes quanto essncia do imposto de oito por cento sobre o lucro liquido, a titulo de antecipao do devido pelo scio ou acionista quando as distribuies, tambm podem ser suscitadas. Finalmente, a titulo de exemplo, o prprio IBRACON, atravs do referido pronunciamento, apresentanos o caso ilustrativo da empresa que vende um ativo, mas assume o compromisso de recompra-lo por um valor j determinado em certa data. Essa formalidade deve ensejar a Contabilizao de uma operao de financiamento (essncia) e no de compra(forma)

5. A moral da histria
No fundo, o que podemos extrair de fatos como o do Leasing e outros que a Contabilidade ainda no encontrou a melhor forma de expressar-se e fazer com que seus sinceros e elaborados assuntos sejam aceitam e respeitados pela sociedade, que o principio e o fim de nossa Cincia. Deixamos que as acidentadas normas fiscais comandem a prtica da Contabilidade, distorcendo a verdadeira Express!ao da riqueza patrimonial. A resposta de nossa classe , sob certo aspecto, um tanto decepcionante: ao invs de voltarmos nosso Fogo contra tal situao, preferimos contar o problema, criando solues do tipo Contabilidade Gerencial, por exemplo: Constituiu-se, esse novo ramo da Contabilidade, em instrumento valioso e cada vez mais utilizado pela administrao para a tomada de decises, mas que mantm, para o mesmo fim, o usurio externo carente de informaes verdadeiras e seguras.

Caderno de Estudos n 01, So Paulo, FIPECAFI Outubro/1989

At Onde Caminham Juntos a Contabilidade e o Direito


Para completar o quadro, viceja no seio de nossa profisso certa desunio, fruto de discordncias doutrinarias e polticas, o que consome preciosa parcela de nosso poder e fora exterior. Independentemente disso, todos aqueles que amam a Contabilidade e que, no fim das contas, escolheram-na como um estilo de vida, devem aplaudir qualquer iniciativa sincera no sentido de ampliar a aperfeioar o cabedal de conhecimentos e servios que a mesma pode oferecer sociedade.

No devemos nos envergonhar de apresentar solues cientificamente mais corretas aos problemas que se nos apresentam, mesmo que isso desagrade uns, ou parea, aos olhos de outro menos esclarecidos, abuso de direito, ilegalidade ou outra coisa que o valha. Concluindo, deixo aqui as palavras de um sbio filsofo, que bem simboliza o esprito das idias aqui expostas: O cientista sonhador sempre venceu e vencer sempre o imediatismo grosseiro do ambicioso sem ideal filosfico".

Caderno de Estudos n 01, So Paulo, FIPECAFI Outubro/1989

At Onde Caminham Juntos a Contabilidade e o Direito

Caderno de Estudos n 01, So Paulo, FIPECAFI Outubro/1989

You might also like