You are on page 1of 1

PROPOSTA DE REDAO

Leia atentamente a coletnea de textos a seguir: Distrbios de comportamento relacionados ao uso da informtica J bastante comum atualmente ouvirmos relatos sobre pessoas que deixam de ter vida social por preferirem passar as madrugadas navegando na Internet ou, no plo oposto, histrias de profissionais que colocam seu emprego em risco devido s suas dificuldades e resistncias em enfrentar a "mquina". Tais situaes podem sinalizar alguns dos sintomas do "abuso" ou da "fobia"diante dos recursos tecnolgicos. Estes so alguns dos novos distrbios de comportamento que vm chamando a ateno dos profissionais da Psicologia. O fascnio da grande rede (WEB) Algumas das caractersticas desse novo canal de comunicao parecem reforar seu poder de atrao. O que tanto atrai as pessoas na Internet? O que as prende, por horas a fio, frente ao monitor? A Internet j foi bastante exaltada pelas vantagens que oferece ao homem moderno: a principal delas talvez seja o rompimento da barreira do espao e do tempo, aliada imensa quantidade de informao que permite acumular e partilhar. Por outro lado, a Internet parece criar um ambiente propcio para os sonhos virtuais. Essa seduo pode levar a dois caminhos: atrair e escravizar os usurios, que passam horas hipnotizados navegando na rede, prejudicando suas relaes pessoais e profissionais; ou propiciar o encaminhamento positivo desse envolvimento.

O outro plo: usurios tecnofbicos Se h pessoas fanticas por Internet, h outras que sequer querem saber como acess-la. Ou, pior: nem querem ver o computador por perto. H relatos de pessoas que chegam a recusar uma proposta de promoo no trabalho, por medo de lidar com as novas tecnologias. Se h os "viciados",existem, por outro lado, as pessoas que apresentam uma espcie de "fobia" informtica. Toda essa exigncia presente na vida atual, da utilizao de computadores ou seus similares principalmente na esfera profissional acaba por gerar certa angstia para muitos indivduos. Estas pessoas desenvolvem esse tipo de rejeio como reflexo da presso da sociedade, presso essa que parece exigir que todos ns estejamos a par das novidades tecnolgicas. Alm disso, estas pessoas tendem a se assustar com o novo, podendo apresentar dificuldades no aprendizado de seu uso, chegando a ver o computador como um monstro, quase como uma entidade que possui vida prpria. 1. Para fazer sua redao, escolha apenas uma das seguintes propostas: PROPOSTA A O uso da tecnologia, dos computadores e da Internet , em nossos dias, uma realidade inescapvel. No h como participar ativamente da vida moderna, tanto no campo pessoal quanto, principalmente, no campo profissional, sem um contato direto e freqente com essas ferramentas. Discorra sobre a importncia da tecnologia moderna e de seu impacto em nosso cotidiano, tanto em seu lado positivo quanto negativo. PROPOSTA B Hoje em dia no incomum encontrar pessoas que deixam de sair, de viajar e de relacionar-se por no conseguirem ficar longe do computador. At mesmo no trabalho e na escola, o acesso a esse meio e a outros equipamentos tecnolgicos contraditoriamente acaba por trazer prejuzos. O abandono das relaes sociais com amigos, com parentes e at mesmo com cnjuge e filhos tem preocupado os estudiosos. J existem grupos de tratamento para dependentes, que chegam a desenvolver fobia social.

Com base nos fragmentos dos textos acima e, levando em considerao outros questionamentos que achar relevante sobre o assunto, produza um texto dissertativo, de no mnimo 25 linhas.

You might also like