You are on page 1of 13

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE SISTEMA DE INFORMAO

CARLOS EDUARDO PINHEIRO

CASE

Proposta de melhoria utilizando os conceitos de Redes de Computadores

So Lus 2014

SINOPSE DO CASE: Proposta de melhoria utilizando os conceitos de Redes de Computadores1

Carlos Eduardo Pinheiro 2 Fbio Farias Feitosa3

1 DESCRIO DO PROBLEMA

Com forte Atuao no ramo educacional no estado, a Exemplo Ltda. vem consolidar sua presena no mercado local com a implantao de mais uma unidade que se estabelecer em um prdio de endereo ainda ignorado. A nova sede contar com salas de aula climatizadas, dois laboratrios de informtica, biblioteca, ampla rea de vivencia e demais setores administrativos e de apoio pedaggico. Esto previstos para a nova unidade a aquisio de 50 computadores, Trs impressoras e demais equipamentos que possibilitem comunicao em rede e uso da internet. Para tal foi contratada uma empresa especializada na rea de tecnologia da Informao, responsvel pela elaborao e implantao do projeto de rede desta unidade. A empresa, cone Solues Inteligentes fornecer um projeto de implantao de uma rede de computadores que atenda integralmente as necessidades do cliente dentro das normas e legislao vigente. Pensar como seria o cotidiano de qualquer pessoa ou organizao indiferente a qualquer aspecto cultural, geogrficos, sem uso da TI hoje inconcebvel frente as vantagens advindas do seu uso e no poderia ser diferente. O mundo usa hoje a TI em toda sua extenso para diminuir distncias, reduzir diferenas, nivelar conhecimento cientfico, dar celeridade a processos de pesquisa em todos os ramos da cincia e principalmente fornecer ferramentas de

Case apresentado disciplina Redes de Computadores, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB Aluno da disciplina Redes de Computadores do Curso de Sistemas de Informao, da UNDB. Professor orientador.

forma a garantir a sobrevivncia das organizaes tanto em mbito social e econmico como das pessoas facilitando suas rotinas e garantindo maior qualidade de vida. O Porem como se viabilizar a melhor forma de se obter resultados do seu uso. Esta melhor forma, conforme Thomas (Low apud Tapscott e Castoon) temos de determinar de que modo podero ser mais bem distribudos os efeitos capacitantes proporcionados pelo novo paradigma de tecnologia. Determinar o que a TI pode oferecer de resultado frente a sua complexidade e garantia de retorno de investimento. As organizaes mais bem-sucedidas da atualidade, indiferentemente de sua rea de atuao, tm seus negcios alicerados em TI e suas inovaes. Segundo a Executive Report, conceituado peridico usado por profissionais da rea de TI, afirma que:
[...] a rea de Tecnologia da Informao (TI) vem sendo um dos principais pilares da estratgia de negcios. Passou a ser cobrada por resultados pela alta direo e por acionistas das companhias, muito longe das funes de suporte exercidas no incio da microinformtica. (EXECUTIVE REPORT N 36, p. 3).

A dependncia cada vez maior das organizaes frente incorporao de algum de tipo de tecnologia faz com que sua absoro pelo pblico corporativo no se faa perfeita e sua aderncia s solues de mercado esbarre em aspectos tcnicos construtivos, muitas vezes de considervel complexidade. Dentre eles podem ser citados dois: vulnerabilidade e disponibilidade. Os mesmos sero abordados de maneira mais profunda a partir do 4 capitulo. A complexidade, a velocidade de obsolncia da TI e custo de implementao e manuteno tem sido o calcanhar de Aqui lis do seu uso pelas organizaes contemporneas. complicado e de difcil percepo, o valor agregado no uso de um aparato tecnolgico seja qual for. Conceitualmente as redes de computadores so conjuntos de dispositivos diversos interligados entre si de forma a prover compartilhamento de recursos de hardware e software, sejam eles fsicos ou lgicos, trocar informaes, sendo que para se considerar uma rede deve-se ter no mnimo dois destes dispositivos conectados. Toda rede de computadores tm caractersticas prprias e configuraes que variam desde o tipo de rede at o tipo de cabeamento, velocidade de trfego de informaes e

tambm dos dados que a mesma suporta baseado nesses conceitos e nas teorias ministradas em sala de aula, faa o que se pede abaixo: Crie um projeto utilizando a ferramenta Cisco PacketTracer onde todos os hosts devem estar funcionando, crie a faixa de IP e justifique o uso da mscara escolhida;

2 IDENTIFICAO E ANALISE DO PROBLEMA

2.1Exposio do Problema

A Empresa contratada deve projetar uma rede com host o suficiente para atender a necessidade da escola prevendo seu crescimento nos prximos cinco anos. O projeto original da escola prev a aquisio de 50 computadores e trs impressoras que devero ser distribudos entre os setores e devem funcionar em rede. Alem destes itens h de acrescentar os equipamentos que possibilitaro a comunicao e o compartilhamento de servios como de rede e internet. Como se trata de uma filial existem exigncias com relao a um desempenho de rede segura e otimizada para gerar maior eficincia e capacidade de respostas para os usurios. Neste contexto no se deve oferecer suporte somente ao negcio, mas tambm deve contribuir para os resultados finais com uma rede aberta, gil e flexvel que fornea desempenho e distribuio de aplicativos consistentes que forneam suporte aos requisitos do negcio.

2.2Desafios

A rede deve manter o acesso confivel com desempenho semelhante de redes LAN, seja qual for o local do usurio.

Acesso seguro baseado em funes a uma base de usurios heterognea, a partir de vrios dispositivos em todas as filiais.

2.3 A Rede

Conceitualmente as redes de computadores so conjuntos de dispositivos diversos interligados entre si de forma a prover compartilhamento de recursos de hardware e software, sejam eles fsicos ou lgicos, trocar informaes, sendo que para se considerar uma deve-se ter no mnimo dois destes dispositivos interligados (MENDES, 2007, p. 31).

A Internet conjunto de inmeras redes interligadas entre si espalhadas pelo globo. Todos os servios provenientes da rede so compartilhados entre seus membros.

2.4 Qual a melhor soluo a ser aplicada para a situao proposta?

Os computadores, impressoras e demais dispositivos devem ser conectados entre si. Para tanto necessrio cabear a rede, habitualmente se usa um cabo UTP CAT 5e ou superior. Este cabeamento deve seguir uma topologia de rede que nada mais do que a forma como os hosts (qualquer dispositivo capaz de interagir com outro conectado na mesma rede) estabelecem conexo. O tipo de rede proposta uma LAN (Local Area Network), ela abrange um determinado espao geogrfico que pode ir de uma sala at compreender um prdio inteiro. A arquitetura dela conhecida como Ethernet ou IEEE 802.3 (TORRES 2010, p 7). Existem varias topologias empregveis ao cenrio exposto, mas a com maior valor agregado, melhor custo beneficio e melhor manutenailidade a topologia hibrida (quando usada mais de uma topologia estrela e sem fio) em estrela.
As redes em estrela, que so as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par tranado e um switch como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estaes, mas com a vantagem de tornar mais fcil a localizao dos problemas, j que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficar fora da rede, ao contrrio do que ocorre nas redes 10Base2, onde um mau contato em qualquer um dos conectores derruba a rede inteira (TORRES 2010).

A organizao dos hosts da rede em questo exige que sejam descritos alguns elementos essenciais para sua construo e perfeito funcionamento, vamos a eles: O primeiro deles o servidor, dispositivo capaz de oferecer um determinado recurso para a rede. No servidor rodam servios, aplicaes que aguardam a solicitao de

clientes para oferecerem o recurso solicitado. Estes clientes so dispositivos que vo consumir os recursos oferecidos. Eles tambm podem ser conhecidos como ns ou pontos, cada um deve receber um endereo de identificao, este endereo que possibilita um host encontrar outro. Outro componente imprescindvel para a rede o protocolo. Ele o responsvel pelo perfeito entendimento (conversa) entre os dispositivos e suas aplicaes. Isto acontece indiferente a regio do globo, ao fabricante do hardware e do prprio programa ou drive do dispositivo (TORRES, 2010, p. 26). E por fim os hardwares de rede ou perifricos so eles responsveis por efetuar e/ou melhorar a comunicao da rede. Temos ento os switches, roteadores e os APs (pontos de acesso sem fio).

2.5 Quais as dificuldades de implantao?

Dada a grande variedade de fornecedores os hardwares de redes variam muito de valor, de modo de instalao/configurao e de manuteno. Mas deve se ter em mente sempre reunir o melhor custo beneficio, para se realizar uma compra acertada e que garanta uma vida longa rede a ser implantada.

2.6Quanto tempo levou a especificao da soluo?

O tempo estimado para especificao de dois dias teis, para que sejam analisados os dados do projeto da rede a fim de se conseguir atender integralmente as especificaes do cliente dentro das normas e legislao vigentes.

2.7 Quanto tempo levou para a elaborao?

J a elaborao do projeto feito em apenas 4 horas e contempla a escolha da classe da rede, especificao de todos os endereos ips a serem utilizado juntamente com suas sub-redes caso necessrio.

3 PROPOSTA

Sero criadas quatro sub-redes de classe C seguindo o seguinte escopo: Tabela Erro! Nenhuma seqncia foi especificada.- Lista de classe de rede, endereos IP e locais
MASC. REDE 255.255.255.0 255.255.255.0 255.255.255.0 255.255.255.0 END. RED 192.168.1.0 192.168.2.0 192.168.3.0 192.168.4.0 FAIXA DE END. 192.168.1.1-. 254 192.168.2.1- 254 192.168.3.1 -254 192.168.4.1 - 254 LOCAL ADMINISTRATIVO LABORATORIO I LABORATORIO II AREA COMUM

Figura Erro! Nenhuma seqncia foi especificada. - Layout da rede confeccionado na ferramenta PacketTracer da Cisco.

4 DECISO

A soluo apresenta recursos avanados projetados para permitir que toda a fora de trabalho distribuda da empresa se mantenha conectada e produtiva, ao mesmo tempo em que alivia as preocupaes da TI quanto capacidade da rede. A organizao pode aperfeioar o desempenho de aplicativos sobre Wi-Fi, especialmente importante para aplicativos de voz, vdeo e mveis, muito necessrios em escolas.

10

Os dois servidores, um de Internet e ouro de aplicao, estes so responsvel por prover os recursos de rede, Internet, compartilhamento de arquivos, impresso, programas e outros tantos necessrios para o perfeito funcionamento operacional da organizao (MENDES, 2007, p. 29). Os Switches de rede tm a responsabilidade de tornar a comunicao entre todas as entidades da rede possvel. Os cabos de rede interligam o switche a um dos hosts da rede que compe seja ele um desktop ou uma impressora por exemplo. Ele direciona os dados enviados de um host especificamente a outro da mesma rede alm de regenerar o sinal transmitido (MENDES, 2007, p. 31). Os rotadores so responsveis por encaminhar os pacotes de dados entre as redes, criando assim um conjunto dessas. Ele conectado a duas ou mais linhas de dados diferentes. Quando um pacote de dados chega, em uma das linhas, o roteador l a informao de endereo no pacote para determinar o seu destino final. Em seguida, usando a informao na sua poltica tabela de roteamento ou encaminhamento, ele direciona o pacote para a rede de prxima em sua viagem. Os roteadores so os responsveis pelo "trfego" na Internet. Um pacote de dados normalmente encaminhado de um roteador para outro atravs das redes que constituem a internet at atingir o n destino. Os APs ou simplesmente Pontos de acesso Wi-Fi esto se tornando populares. Muitos estabelecimentos comerciais que oferecem o acesso a internet atravs de um ponto de acesso como servio ou cortesia aos clientes. Tambm prtico, pois a implantao de uma rede sem fio interligada por um ponto de acesso economiza o trabalho de instalar a infraestrutura cabeada.

11

5 AO

Lista de hosts a serem adquiridos: Tabela Erro! Nenhuma seqncia foi especificada. - Listagem de compra de equipamentos

Os equipamentos descritos acima tm a finalidade de entregar as funcionalidades requeridas no escopo inicial do projeto e possuem valores e caractersticas de funcionamento dentro dos padres de mercado. O link de internet (fornecido junto com o modem ADSL), o cabeamento, tubulao, rack e servios referentes a suas instalaes, no constam desta proposta, mas so de igual importncia e devem ter critrios bem estabelecidos de aquisio e execuo, para que a soluo apresentada seja implementada e d os resultados esperados. Sendo estes de inteira responsabilidade da contratante. O cronograma ilustrado abaixo visa dar noo de tempo necessrio para que todas as etapas cruciais do projeto sejam executadas sem o comprometimento umas das outras. Tambm visam fornecer uma forma simples e fcil de acompanhamento das atividades contidas neles. Havendo necessidade este poder ser alterado de comum acordo entre as partes e devidamente documentado. Tabela Erro! Nenhuma seqncia foi especificada. - Cronograma de atividades do Projeto

12

6 CONCLUSO

O case em questo serviu de embasamento e suporte para o acumulo de conhecimento referente ao assunto de redes e projetos de infra-estruturas cabeadas e no cabeadas. Aprender a usar ferramentas de elaborao de projetos de redes enriquecedor para qualquer profissional da rea. O assunto muito interessante e em determinados pontos complexo, pois exigiu um aprofundamento maior nas pesquisas e discusses com colegas. O resultado aqui apresentado visa obteno da nota referente da segundo bimestre deste perodo. Este seguiu todos os tramites e pr-requitos requeridos da instituio.

13

REFERENCIAS GRAA SERMOUD. Infra-estrutura sob controle. DECISION REPORT. So Paulo, So Paulo: Contedo Editorial - INFORMAO ESTRATGICA E ESPECIALIZADA.

LOW, Thomas. A Percepo sobre o Valor da Utilizao de Recursos de TI para a Atividade-Fim em uma Instituio de Ensino Superior. Porto Alegre, 2004.

MENDES, Douglas Rocha. Redes de Computadores Teoria e Pratica. NOVATEC, 2007.

TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

TORRES, Gabriel. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Novaterra Editora, 2010.

You might also like