You are on page 1of 17

Técnicas das Construções

Prof. Ligia Eleodora Francovig Rachid

Fig. 1 – Destacamento do concreto devido à corrosão das armaduras (LIMA, J. M., 1999)

Fig.2. Alta densidade de armadura na base da viga com cobrimento insuficiente e, infiltração pela junta de dilatação provocando corrosão generalizada e expansão da seção das armaduras. (Jefferson Maia Lima)

Ligia Eleodora Francovig Rachid Conceitos Iniciais PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES “Ciência que estuda as origens. manifestações e conseqüências das situações em que os edifícios ou suas partes deixam de apresentar o desempenho estabelecido” mínimo pré- . mecanismos de ocorrência. causas.Técnicas das Construções Prof.

 DESEMPENHO QUANDO NÃO SE ALCANÇAM OS REQUISITOS DE DESEMPENHO DEFINIDOS (EM EDIFICAÇÕES) . Ligia Eleodora Francovig Rachid  Conceito de desempenho O edifício quando submetido às diversas condições de uso. deve satisfazer as exigências de quem se destina (usuário).Técnicas das Construções Prof.

Natureza: cobrimento insuficiente. . fissuras.A. exposição a agentes agressivos. Manifestações: Armadura exposta. venha a prejudicar o desempenho esperado do edifício e de suas partes (subsistemas.Técnicas das Construções Prof. elementos e componentes)” (EM EDIFICAÇÕES) Exemplo: Problema: Ruptura de uma viga de C. Causa: ataque à armadura da viga. Ligia Eleodora Francovig Rachid PROBLEMAS PATOLÓGICOS “Todas as manifestações. Origem: falhas especificação do projeto. cuja ocorrência ao longo do ciclo de vida de uma edificação.. deformação excessiva Mecanismo: corrosão eletroquímica por perda de alcalinidade do meio.

Técnicas das Construções Prof. Ligia Eleodora Francovig Rachid .

Explica o razão principal para o seu surgimento. está ligada aos aspectos produtivos do revestimento. Origem: é o ‘porquê’ da manifestação patológica. estando diretamente ligada às etapas do processo de produção. .Técnicas das Construções Prof. configurandose na justificativa mais evidente para o seu surgimento. pois descreve o fato. Natureza: é a razão secundária da manifestação patológica. Ligia Eleodora Francovig Rachid Conceitos Causa: é a razão primária da manifestação patológica.

reforços. baseada no diagnósticos. mecanismos de formação e gravidade potencial de uma patologia. sobrecargas. Terapia: Conjunto de medidas destinadas a sanar um problema patológico (reformas. evolução ou término do problema. é facilmente identificada (aparente). . Anamnese = busca do histórico da patologia por meio de informações (orais) e formais (questionário). Sintomas: Manifestação da patologia. Ligia Eleodora Francovig Rachid  Patologia das Construções (Conceitos) Diagnósticos: Determina causas.). etc. dilatações ou retrações térmicas etc. reconstrução.). Profilaxia: Prevenção da patologia (através de manutenção e uso adequados). Agente: Causa que deu origem imediata à patologia (recalque. recuperação.Técnicas das Construções Prof. sobre a duração. Baseia-se na observação de sintomas e realização de estudos específicos Prognósticos: Avaliação.

Técnicas das Construções Prof. Ligia Eleodora Francovig Rachid .

• às condições de uso. patologia. Ligia Eleodora Francovig Rachid  Qualidade da edificação durabilidade patologia DURABILIDADE • capacidade de um produto manter seu desempenho acima de níveis aceitáveis préestabelecidos. durabilidade . • às condições de exposição a que está submetido (ao entorno). . • sob condições previstas de uso. • durante um período de tempo que é a sua vida útil. • com manutenção.Técnicas das Construções Prof. • às ações de manutenção realizadas.DURABILIDADE (de um produto) Durabilidade de um edifício e de suas partes estão associados: • à durabilidade dos materiais e componentes utilizados.

Pode ser possível uma intervenção técnica. quando submetido apenas às atividades de manutenção pré definidas em projeto. como objetivo de manter o seu desempenho funcional ou de suas partes.Técnicas das Construções Prof. elementos eequipamentos de um edifício. dentro de níveis aceitáveis. a um custo compensador. A vida útil do edifício pode não se encerrar quando ele ou uma de suas partes alcança o nível mínimo de desempenho. Recuperação .  VIDA ÚTIL DE UM EDIFÍCIO Período de tempo durante o qual o edifício ou suas partes mantêm o desempenho esperado.Campo da PATOLOGIA . Ligia Eleodora Francovig Rachid  MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS Compreende todas as atividades que se realizam nos componentes.

Uso e manutenção CÍCLO PRODUTIVOS USO E MANUTENÇÃ O CLIENTE EXECUÇÃO PLANEJAMEN TO MATERIAIS PROJETOS .Técnicas das Construções Prof.Projeto .Materiais .Execução .Planejamento . Ligia Eleodora Francovig Rachid  Origem dos problemas patológicos: .

. Dimensionamento. Compatibilização de projetos. .PCMAT. Desenhos e detalhamento.  Projeto Controle de qualidade.Qualidade e viabilidade de materiais.Local estratégico para armazenagem de materiais.Layout do canteiro. Especificações. . Ligia Eleodora Francovig Rachid  PLANEJAMENTO (Macro) . . Disponíveis em obra para consultas. . como. . . quando e custo.Técnicas das Construções Prof.Pesquisa de mercado.Seleção de projetistas. .Viabilidade econômica.Definir limitações de uso e manutenções.Definir: o que.Qualidade de mão-de-obra para execução. . .

Ligia Eleodora Francovig Rachid  Materiais .Técnicas das Construções Prof. Armazenagem adequada.  Execução . .Adaptá-los ao clima local.Seguir especificações técnicas e normas( com qualidade).

o projetista da estrutura. . piscinas elevadas e play-grounds.Uso adequado e periódica manutenção. em alguns casos. a própria ruína da obra. além de implicarem a deterioração da estrutura. em local visível e de forma insistente. de forma que não venha a fazer obras de demolição ou de aberturas de vãos – portas ou janelas – nestas paredes. possibilitarão a infiltração prolongada de águas de chuva e o entupimento de drenos.Edifícios em alvenaria estrutural – o usuário (morador) deve ser informado sobre quais são as paredes portantes.APO (Avaliação Pós Ocupação). . se não forem executadas. •Exemplos a. Ligia Eleodora Francovig Rachid Uso e manutenção -Manual do usuário. c.Pontes – a capacidade de carga da ponte deve ser sempre informada. fatores que.Técnicas das Construções Prof. podem levá-la à ruína por excesso de carga (acumulação de água). . incluindo. são a limpeza e a impermeabilização das lajes de cobertura.Exemplos típicos: casos em que a manutenção periódica pode evitar problemas patológicos sérios e. sem a prévia consulta e a assistência executiva de especialistas. preferencialmente. marquises. que. b.

Ligia Eleodora Francovig Rachid .Técnicas das Construções Prof.

são inadequações de qualidade que desvalorizam o imóvel ou o tornam impróprio ao uso. bens. etc.Técnicas das Construções Prof. Vícios construtivos ou defeitos Aparentes Ocultos . Ligia Eleodora Francovig Rachid Tipos de Defeitos e Vícios  Defeitos: são falhas que fazem com que o fornecimento de produtos ou serviços afetem a saúde e segurança do consumidor. imóvel vizinho. afetando a própria obra. usuários.  Vícios Construtivos: são anomalias da construção.  Dano: é consequência dos defeitos e dos vícios construtivos.

 Ocultos: ao longo do tempo diminuem o valor do imóvel ou até torna imprópria ao uso a que se destina. . Ligia Eleodora Francovig Rachid  Aparentes: são de fácil constatação notada na entrega da unidade ou imóvel.  Código de Defesa do Consumidor – CDC  Defeitos aparentes: Ou Vícios Construtivos: Reclamação 90 dias após data entrega do imóvel  Defeitos e vícios ocultos : 90 dias após a data de constatação ou no caso de vícios. 5 anos após data da entrega da obra.Técnicas das Construções Prof.