You are on page 1of 4

As bactrias so seres unicelulares, procariontes, auttrofos (cianobactrias) ou hetertrofas (as demais), podem formar colnias, so microscpicas e vivem em vrios

ambientes. H dois grupos de bactrias -> Eubactrias e Cianobactrias.

* Eubactrias
- Algumas nos ajudam em relao mutualstica [simbiontes], enquanto outras podem nos causar doenas [patognicas]. Ex.: As bactrias presentes no estmago so alimentadas por ns, e em troca produzem a vitamina K, essencial ao processo de cicatrizao. - Morfologia Bacteriana: H trs grupos principais # Esfricas, chamadas de Cocos (Ex.: A bactria causadora da gonorreia); # Cilndricas, chamadas de Bacilos (Ex.: As bactrias causadoras do ttano e tuberculose) # Espiraladas, subdivididas em Vibries, bactrias em formato de vrgula e com flagelo (clera); Espirilo, bactrias em forma de espiral longa e rgida (doena transmitida pela mordida do rato); e Espiroqueta, bactrias em forma de espiral longa e flexvel (sfilis). Somente os cocos e raramente os bacilos formam colnias, variando de acordo com a espcie: # Diplococos, formados por dois cocos (Meningite); # Estreptococos, formados por cocos enfileirados (Crie); # Estafilococos, formados por cocos organizados como num cacho de uvas (Furunculose); # Sarcinas, formados por cocos em arranjos de formato cbico (Septicemia); Bacilos em geral so clulas isoladas , mas podem formam pares (diplobacilos) ou cadeias (estreptobacilos).

Estrutura celular bacteriana


a) Parede celular Somente os micoplasmos no possuem parede celular. Essa parede celular permevel, para permitir a entrada de substncias do meio externo. Sua composio uma espessa camada de peptidoglicano (ou murena), que uma grande molcula constituda de acares associados a aminocidos. As bactrias assim so chamadas de grampositivas, por reterem um corante violeta especial. Noutras bactrias, a parede celular constituda de uma delgada camada de peptidoglicano e uma camada externa adicional, como se fosse uma segunda membrana plasmtica. Bactrias assim chamam-se gram-negativas.

A parede celular vital para clula. Se a membrana morre, a clula tambm morre. A penicilina, por exemplo, mata a bactria impedindo a sntese do peptidoglicano (por isso mais efetiva em gram-positivas. b) Membrana plasmtica e citoplasma. A membrana est sob a parede celular, e em sua face interior h vrias enzimas respiratrias. Possui ribossomos( nicas estruturas citoplasmticas comuns entre eucariontes e procariontes). Os procariontes no tm organelas plasmticas envolvidas por membranas, mas podem existir estruturas membranosas representadas em alguns casos por: - Mesossomos: O DNA da bactria em geral est ligado a eles. So invaginaes na bactria que atuam como local de concentrao proteica. - Lamelos ou vesculas: Ocorre nas cianobactrias, um local onde se realiza fotossntese. Dentro das bactrias tambm h uma regio chamada de nucleoide. O cromossomo bacteriano uma molcula circular de DNA dispersa no citoplasma, pois a bactria anucleada. Alm do cromossomo, h tambm os plasmdeos, que so molculas menores de DNA. Os plasmdeos podem se multiplicar por si s independente da clula. c) Cpsula A cpsula altamente especfica, isto , sua composio varia muito de uma bactria para outra. Ela composta de molculas grandes (polissacardeos e polipeptdeos, etc), e sua funo variante, tambm. Pode ser desde fixar a bactria num local a impedir a fagocitose pelas clulas defensivas, ou dificultar a fixao dos fagos.

d) Movimentos e flagelos A bactria pode se movimentar ao acaso ou por um estmulo qumico (quimiotaxia). Tal deslocamento ocorre por deslizamento ou por meio de flagelos, presentes principalmente em bacilos, espirilos, espiroquetas e vibries, podendo haver mais de um flagelo na clula. Nos eucariontes, o flagelo so centrolos alterados e alongados, envoltos por uma membrana plasmtica. J nos procariontes, feito por protenas organizadas em corpo basal, gancho e filamento, e oco. Corpo basal o motor que faz o flagelo girar, promovendo a locomoo bacteriana. ]

e) Fmbrias Algumas bactrias tm fmbrias (pelos), cujas funes so: a aderncia a certos meios e a transferncia de material gentico para outra bactria (pelo sexual). Nesse processo reprodutivo (conjugao), as bactrias receptoras so chamadas de fmeas e as doadoras so chamadas de machos.

Reproduo Bacteriana
H basicamente 4 tipos de reproduo nos procariontes (bactrias). Na bipartio ou cissiparidade, que a forma mais comum, a bactria se reproduz de maneira assexuada, gerando duas clulas-filhas idnticas original. Este processo diferente da mitose, pois esta ocorre somente em eucariontes. Na bipartio, o cromossomo se multiplica (duplica), formando mais um mesossomo. Cada cromossomo associa0se a um mesossomo, a clula cresce, e ento ocorre a citocinese. As filhas idnticas chamar-se-o clones. A variabilidade gentica das bactrias d-se pelos outros trs processos de reproduo (transformao, transduo e conjugao), pois na cissiparidade no ocorre variao gentica. A transformao ocorre em certos tipos de bactrias que conseguem incorporar certos DNAs dispersos em seu meio e incorpor-los ao seu DNA, ocorrendo ento transformao gentica. Esse DNA pode ser proveniente de outras bactrias que sofreram lise celular.

A transduo o processo de transferncia de DNA de uma bactria para outra por meio de vrus (bacterifagos), que ocorre da seguinte maneira: o fago infecta uma bactria com seu DNA, ento este integra-se ao DNA bacteriano. Quando o ciclo ltico se inicia, os novos fagos podem conter algum trecho de DNA da bactria infectada. Ento, quando estes novos fagos infectam novas bactrias, aquele DNA anterior transmitido a elas.

A conjugao a transferncia direta de DNA de uma bactria pra outra por meio de um pelo sexual. A clula que doa a clula macho, e a receptora a fmea. Esse pelo oco, e por meio dele passado o material gentico duplicado ou plasmdeos. Aps a conjugao, a clula fmea torna-se uma clula macho, podendo repetir o processo.

Metabolismo Bacteriano
H mais diversidade metablica nos procariontes que nos eucariontes. Existem procariontes hetertrofos que realizam respirao aerbia, anaerbia ou fermentao (podendo esta ser ltica, alcolica ou actica). As bactrias aerbias obrigatrias, que existem em maioria, necessitam de oxignio para viver e morrem na ausncia desse gs. As aerbias facultativas realizam respirao na presena de oxignio, mas em sua ausncia realizam fermentao. As anaerbias obrigatrias morrem na presena de oxignio. Dentre elas, h algumas fermentadoras. Algumas bactrias podem fixar o N2 de seu meio e transform-lo de modo a ser usado pelos seres vivos na sntese proteica e de cidos nucleicos. Essa a maneira mais comum de obtermos N2. As bactrias que vivem associadas a razes de plantas fixam o N2 e vertem-no em nitrato (NO3-) e amnia (NH4). As plantas, ento, usam tais compostos em seu metabolismo, e quando as ingerem, os animais obtm seu nitrognio necessrio. Essa uma relao mutualstica entre as bactrias e o meio-ambiente.

Cianobactrias
Todas as cianobactrias so auttrofas, e realizam fotossntese. Elas podem ocorrer em vrios terrenos, como: mar, gua doce, solos, troncos de rvores, locais midos sobre rochas, etc. Em muitos casos existe uma bainha de mucilagem externa parede celular. Tal bainha pode ser pigmentada de vrias cores. Assim embora tambm sejam conhecidas como algas azuis, nem sempre so desta cor. Elas tambm podem fixar o nitrognio atmosfrico.

*Arqueobactrias
Essas bactrias so as que se acreditam ter vivido nos primrdios da terra. Tais bactrias habitam em lugares inspitos vida dos demais seres vivos, e algumas delas no nos so patognicas. Diferem em muitos aspectos das eubactrias, como: composio da parede celular, da membrana plasmtica, e ausncia de transferncia de material gentico entre elas, ocorrendo variao gentica apenas por mutao. H trs grande grupos: - Metanognicas, que so assim chamadas por produzirem CH4 (metano). So anaerbias obrigatrias, bem comuns em pntanos; - Halfilas extremas, que vivem em ambientes aquticos de alta salinidade, que o caso das salinas; - Termfilas extremas, que vivem em ambientes de elevada temperatura. A maioria delas obtm energia da oxidao do enxofre.

You might also like