Qual o tipo de processo e quais a vantagens e desvantagens da Fundição ?

R: É um processo de fabriação que consiste essencialmente em preencher com o metal liquido uma cavida ou molde de uma peça especifica correspondentes as suas dimenções sem ligas ferrosas e não ferrosas. Suas vantagens são : (Usinagem)a obtenção de peças com formas praticamente defintivas com minimas limitações (Dimensional)Tamanho formato e complexidade dimencionais possibilitanto formas externas e internas das mais simples aos mais complexas que seriam impossivel por outros processos,sendo possivel produzim peçãs de pouco gramas e pesos e com espessuras de paredes finas ou pesando toneladas ,limitadas somentes pelas restições das intalações (Processo) A não utilização de um produtos semi- acabados como os outro processo de fabricação, não necessitando partir de um semi-processo ex: lingotes, chapas, barras e perfis etc, também a possibilidade de um alto grau de automação. (Economia) reduçãos ou eliminação de outros ciclos de processos, redução na perda de material possibilidade de produção em serie e automação. Os principais problemas são : Quebra ou deformação dos moldes, inclusão de grãos de areia na peça fundida problemas com materias aglomeramento e mistura com areia.

Obs: Todos os moldes devem apresentar as seguintes caracteristicas : 12345Resistencia para suportar a pressão do metal liquido. Resistencia a ação erosiva do metal pque escoa rapidamente pelo molde. Permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair durante vazamento do metal. Refratariedade ou seja suportar altas temperaturas. Possibilidade de contração da peça.

assim que o metal se solidifica o mlde é quebrado. após isso é feito uma cura da casca formada em uma estufa a 350°c a 450°.  Moldagem de Cera Perdida: Caracteristicas: é um processo aonde consiste em que que a cera e ingetada em um a matris metalica dando o formato da peça. Cura da casca pode ser obitida sem a utilização do calor sem assim utiliza ctalizadores. Material a ser fundido : todos os materias ferrosos e não ferrosos podem ser fundidos nesse processo. a lama endurece em contato com o ar em volta dos modelos de cera. esta placa é aquecida a 200°C a 250°c. Obs: Custo elevado em relação ao processo de areia verde. zicornita. o modelo é retirado por pinos extratores . .  Molde metalico: Caracteristicas: é um processo feito aonde seus moldes (chamados de matrizes) com os formatos das peças são feito de metal (Aço ferramenta serie H) . mais argila como aglomerante e água. Material a ser fundido : todos os materias ferrosos e não ferrosos podem ser fundidos nesse processo. os modelos de cera são Soldadado em um canal de alimentação este conjunto de peças de ceras e canal de alimentação é mergulhado em uma lama refrataria areia fina e um aglomerante. Detahes: Uma matriz é capaz de suporta entre 50 mil a 1 milhão de injeções. o molde é aquecio e a cera é derretida (toda a cera é reaproveitada). Fundição por areia verde : Caracteristicas: a mistura no qual o molde é feito mantem a umidae original sem precisar de um processo de secagem. Material a ser fundido : todos os materias ferrosos e não ferrosos podem ser fundidos nesse processo.  Shell molding: Caracteristicas: O processo de shell molding é um proceso aonde os modelos são feito de metais numa placa que giratoria. aonde esta placa é girada no material refratario composto de uma Mistura “areia e resina” este materil refratario em contato com o modelo aquecido funde formando uma casca de espessura de 10mm a 15mm sobre o modelo. sendo esse material feito de silica. Obs: não é possivel fazer peças de grandes dimençõe limite de peças 5kg. Obs: Após a utilização do molde 98% da areia é reaproveitada para o mesmo processo. entre 3 a 4 min. neste mesmo processo a casca endurece e o molde esta pronto. muitas dessa matrizes são refrigerados a agua . aonde o metal é injetado sob pressão nas cavidades do molde até seu prrenchimento total. o metal fundido é despejado por gravidade no canal de alimentação preenchendo as lacunas que antes eram prenchidas pelas ceras com o o formato da peça.

PROCESSO Controle da areia é mais critico Custo elavado em relação a moldagem de areia verde Custo elavado por causa que cada peça precisa confeccionar uma matriz metalica para injetação da cera Alto custo dos equipamento (maquinas) edo ferramental (matriz) Peso limite das peças é de 5kg Peso limite das peçasraramente ultrapassa 5kg Concluindo: Areia verde x Shell Molding: Se a peça a ser fabricada for de grandes dimensôes e com tolerancias dimensionais pequenas o melhor processo a ser optado em relação a custo é o de Areia Verde pelo seu rendimento e versatilidade para peças grandes com “custo bem menores que o Shel molding” Em relação a produtividade e acabamento o Shell Molding se destaca pois seu processo pode ser todo ou parcialmente automatizado e se destaca por seu melhor acabamento dimensional e melhor tolerancia em seu detalhes geometricose com possibilidade de reduação de defeito pelos gase pois sua casca tem melhor permeabilidade. em relação a automação o processo de Molde permanete pode ser mais automatizado doque o de cera perdida. Liga : Se a liga for de ponto defusão muito alto ele não será possivel no processo de de Molde Permanente Durabilidade e Produtividade: ambos os processo tem uma durabilidade otima em realação a Mtriz que injetada a cera no processo de cera perdida quanto a de Molde permanete . ambos são para peças de dimensôes complexas e tolerancias dimensionais pequenas com acabamentos otimos e limitações sendo somente peças pequenas. Fundição de cera perdida x Moldes Permanentes: No caso entre esse dois processos em relação a peça a ser fabricada temos que analizar os seguintes. porem a produtividade se limita nos processo na diversificação sendo que o processo de cera perdida pode ser feita varias peças de varios tipos ao mesmo tempo já o de molde permanente se limita a varias peças com polcos formatos diversos . .PROCESSOS MOLDE DE AREIA VERDE SHELL MOLDING CUSTO O mais bararto entre todos os metodos de moldagem VANTAGENS DIMENSIONAL ACABAMENTO PROCESSO Alta estabilidade dimensional Bom acabamento superficial Processo totalmente mecanizado e automatizado e possiblidade de estocagem dos moldes Possibilidade de produção em alta escala de peças de formatos complexos Fundição por preção altomatizada MOLDE DE PRECISÃO MOLDES PERMANENTES Melhor precisão dimensional entre os processos de moldagens Possibilidade de produçaõ de peças complexa e de paredes finas Melhor acabamento entre os processo de moldagem Otimo acabamento superficial PROCESSOS MOLDE DE AREIA VERDE SHELL MOLDING MOLDE DE PRECISÃO MOLDES PERMANENTES CUSTO DESVANTAGEMS DIMENSIONAL ACABAMENTO Maior erosão em peças com grande dimensões acabamento superficial pior para peças de maior peso.

. as peças tem grande resistencias mecânica maiores que os outros processos pois sua linhas se reagrumpam entre elas . Os processos de Forjmento se diversificam em relação ao nivel produtivo e o formato da peça não visando a melhoria dimensional entre os processos.Forjamento : é um processo de conformação mecãnica em que o material é deformado em proceso de martelamento consecultivos ou prensagens obtendo um material com dimensoes e formatos simples e pouca precisão dimensional . Se quizer saber mais sobre cada processo e caracteristica do forjamento as imagens estão anexadas no grupo do face.