A DOCUMENTAÇÃO FORMAL DO PEDIDO DE REGISTRO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR

Última atualização Ter, 31 de Janeiro de 2012 13:48

A documentação formal é constituída por: - Formulário “Pedido de Registro de Programa de Computador” preenchido - Guia de Recolhimento da União (GRU) paga - Procuração (caso não seja você a fazer o depósito) - Documento de cessão de direitos ou contrato de trabalho, de prestação de serviços, estatutário, bolsista ou estagiário (somente no caso de criador diferente de titular) - Documento de autorização do titular do programa (somente no caso de derivações) - Autorização para a cópia do programa, no caso de documentação técnica apresentada em mídia eletrônica.

Caso os criadores não sejam os titulares, deverá ser apresentado um documento que comprove o direito deste titular, que pode ser um documento de cessão de direitos ou   contrato de trabalho, de prestação de serviços, estatutário, bolsista ou estagiário. Se o programa for uma modificação de um outro programa já existente, deverá ser apresentado, também, um documento de autorização do titular do programa. Caso a documentação técnica, ou seja, o código fonte ou objeto, seja apresentado em mídia eletrônica (em CD ou DVD), também deverá ser apresentada uma autorização para a cópia do programa.

Para acessar os formulários e modelos de documentos de pedido de registro, clique aqui .

  Aspectos importantes do preenchimento do formulário "Pedido de Registro de Programa de Computador" - Todos os campos do formulário devem ser preenchidos, devendo sempre ser informado o número do CPF ou CNPJ, mesmo para procuradores. - O criador é sempre uma pessoa física. - O formulário "Registro de Programa de Computador - Continuação" deve ser utilizado sempre que os espaços apresentados no Formulário de "Pedido de Registro de Programa de Computador" não forem suficientes (por exemplo, mais de um criador). - Devem ser citados todos os criadores e titulares, explicitando todos os dados cadastrais dos titulares e dos criadores. - Mesmo que o criador e titular sejam a mesma pessoa, os campos "Dados do Autor" e

1/2

. 2/2 .A DOCUMENTAÇÃO FORMAL DO PEDIDO DE REGISTRO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR Última atualização Ter. sendo necessário citar pelo menos uma de cada.No caso de derivações. . . as autorizações devem ser assinadas pelo titular (es) do direito e o procurador só pode assinar esta autorização.Devem ser citadas as linguagens de programação em que o programa foi escrito.Se o título do programa pode ser abreviado.A data de criação do programa deve ser posterior à contratação dos criadores. tal como: “CCA – Controle de Caixa Automático”.Podem ser utilizadas várias classificações de “ campo de aplicação ” e “ tipo de programa ”. . 31 de Janeiro de 2012 13:48 "Dados do Titular" devem ser preenchidos. . em toda a documentação formal. se tiver direitos específicos para tal. deverão ser apresentadas as duas formas de escrita.   .Mesmo que o criador seja sócio ou dono da empresa titular do programa. observando que termos genéricos tais como “inglês” ou “artificial” não serão aceitos.O título do programa de computador só será protegido se não for descritivo e nem evocativo da função executada . deverá ser apresentado um documento de cessão da pessoa física para a pessoa jurídica.