You are on page 1of 9

MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA INFORMAES GERAIS

DEFINIO DE MESTRADO PROFISSIONAL Mestrado Profissional uma modalidade de curso relativamente nova no Brasil, e pouco conhecida, ainda que j existam mais de uma centena de cursos espalhados pelo territrio nacional. Assim, interessante ver o que a prpria CAPES diz a seu respeito. No site da CAPES (www.capes.gov.br), entre as perguntas frequentes est a seguinte definio, com nosso destaque: "Mestrado Profissional a designao do Mestrado que enfatiza estudos e tcnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nvel de qualificao profissional. Esta nfase a nica diferena em relao ao acadmico. Confere, pois, idnticos grau e prerrogativas, inclusive para o exerccio da docncia, e, como todo programa de ps-graduao stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prvio do curso. (Parecer CNE/CES 0079/2002)

PROPOSTA GERAL A Faculdade Teolgica Batista do Paran, contando com sua experincia adquirida nos mais de 70 anos de atuao na rea teolgica, e buscando atender s demandas e exigncias do cenrio brasileiro, resolve disponibilizar aos profissionais da rea teolgica, pastores, lderes eclesisticos, diretores de instituies, e professores de teologia, ensino teolgico de alto nvel, por meio do Mestrado Profissional em Teologia. O curso surge da necessidade constatada. So milhares de instituies religiosas, entre igrejas, ONGs e associaes, espalhadas pelo territrio brasileiro e so poucos os cursos, em nvel de mestrado, que preparam aqueles que atuam como seus organizadores, administradores, capeles, educadores, gestores e lderes espirituais. Na Conveno Batista Brasileira, por exemplo, rgo do qual faz parte a Faculdade, esto reunidas milhares de igrejas, sem contar as diversas escolas e instituies sociais. Em contra partida, para oferecer um ensino especializado para os que esto frente destas organizaes, no h nenhum outro Curso de Mestrado. Assim, com a implantao do Curso de Mestrado Profissional em Teologia, oferecido em blocos, com encontros presenciais em duas semanas intensivas a cada semestre, a Faculdade Teolgica Batista do Paran, se prope a atender a profissionais interessados oriundos das mais diversas regies. Tambm contribui de forma significativa para a melhoria da conduo das instituies aqui destacadas e outras similares.
1

OBJETIVO GERAL O Programa de Mestrado Profissional em Teologia da Faculdade Teolgica Batista do Paran visa formao teolgica em nvel de Ps-Graduao Stricto Sensu voltada para a prtica ministerial desenvolvida nas igrejas, organizaes sociais, ONGs, e instituies religiosas.

OBJETIVOS ESPECFICOS O Programa de Mestrado Profissional em Teologia tem por finalidade: 1 Formar profissionais ps-graduados aptos a elaborar novos conhecimentos e processos no campo da respectiva rea de concentrao; 2 Qualificar e aperfeioar profissionais dentro de uma perspectiva de educao continuada; 3 Habilitar profissionais a atuar como multiplicadores e prestar assessoria no campo da respectiva rea de concentrao. 4- Criar condies para a reflexo teolgica sobre temas da contemporaneidade e que so afetos prtica ministerial a ser exercida. 5. Estimular a pesquisa na rea da Teologia da Prtica Ministerial.

A COMPOSIO DOS CRDITOS O estudante deve concluir 38 crditos durante o Curso. Cada crdito, no caso das disciplinas, corresponde a 15 horas aula, mais, no mnimo, 30 horas de trabalhos extraclasse. Os Seminrios de Atualizao Teolgica, ou de Prticas Ministeriais, correspondero a um crdito cada, e sero apresentados em, no mnimo, quinze horas aula. A orientao para o Trabalho de Concluso ser feita a partir do primeiro semestre do curso e equivale a 2 crditos em cada semestre. O Trabalho de Concluso aprovado pela banca corresponder a 6 crditos. Em resumo, a composio bsica dos crditos, podendo haver diferena no caso de oferecimento de disciplinas, seminrios e atividades extras, optativas, ser feita da seguinte forma:

8 Disciplinas de 2 crditos = 16 crditos 4 Disciplinas de 1 crdito = 4 crditos 4 Seminrios de Atualizao Teolgica ou de Prticas Ministeriais = 4 crditos 4 Semestres de Orientao Acadmica = 8 crditos 1 Trabalho de Concluso = 6 crditos

A METODOLOGIA O curso corresponde a quatro semestres. As aulas e seminrios ocorrero em regime intensivo, com encontros em sala de aula que podem acontecer pelas manhs, tardes e noites, durante, preferencialmente, duas semanas de maro e duas semanas de agosto de cada ano. Os orientadores estaro disposio dos alunos durante todo o semestre, orientando-os pessoalmente ou atravs de recursos tecnolgicos disponveis, de comum acordo entre docente e discente. O primeiro semestre, de preferncia, iniciar em maro e se encerra em agosto, o segundo iniciar em agosto e se encerra em maro do prximo ano. Os estudantes tero encontros em sala de aula com os professores, normalmente, no incio e no fim de cada semestre, tendo o semestre todo para realizar as tarefas e pesquisas exigidas naquela disciplina. Em alguns casos especiais os encontros em sala de aula podero ocorrer apenas no incio ou no final do semestre. As datas de entregas das tarefas so espalhadas durante o semestre e no concentradas em seu final. O Curso tambm pode oferecer disciplinas, seminrios, cursos de extenso, e outras atividades que ajudam na computao de crditos para o mestrando, fora das pocas normais dos encontros, sempre como atividades optativas.

CRONOGRAMA GERAL DOS BLOCOS DE 2013 Incio do Primeiro Bloco - Maro de 2014 Estes encontros ocorrero nas seguintes datas:
3

1) Primeira semana: 17-21 de maro de 2014; 2) Segunda semana: 24-28 de maro de 2014. Final do Primeiro, Incio do Segundo Bloco - Agosto de 2014 Estes encontros ocorrero nas seguintes datas: 1) Primeira semana: 18-22 de agosto de 2014; 2) Segunda semana: 25-29 de agosto de 2014.

REA DE CONCENTRAO: Teologia Pastoral O Curso de Mestrado Profissional em Teologia da Faculdade Teolgica Batista do Paran, com sua rea de concentrao em Teologia Pastoral, e suas linhas de pesquisas voltadas para a leitura e ensino da Bblia, e para a organizao e o cuidado pastoral, busca suprir necessidades especficas, por meio de uma formao tcnica e profissional. Isto sinaliza para a necessidade de um estudo aprofundado de matrias relacionadas com a prtica pastoral, as quais envolvem, entre outras, disciplinas de hermenutica, de homiltica, de gesto de pessoas, tcnicas de aconselhamento, tcnicas de ensino, tipos de liderana, e questes que levam o estudante de teologia a dialogar com campos da filosofia, psicologia, pedagogia, histria e outros, que colaboram, positivamente, com o preparo do estudante para uma melhor atuao profissional, mais humana, eficaz e condizente com a realidade social da atualidade. Em resumo, pode-se dizer que a rea de Teologia Pastoral visa o estudo aprofundado da teologia, voltado para a teoria e prtica ministerial das igrejas e instituies religiosas atuantes no contexto brasileiro e latino americano.

AS LINHAS DE PESQUISA E SUAS DISCIPLINAS O curso, inicialmente, contar com apenas uma rea de concentrao, que a Teologia Pastoral, a qual ser tratada em duas linhas de pesquisas: A primeira Leitura e Ensino da Bblia, e a segunda Organizao e Cuidado Pastoral. Segue a distribuio de disciplinas e seus crditos, dentro de cada linha de pesquisa. As disciplinas se dividem em obrigatrias e optativas. As optativas, ainda que estejam direcionadas para cada uma das Linhas de Pesquisa, abrem oportunidade para que o estudante contribua para a construo de seu prprio currculo, optando, quando lhe for conveniente, por disciplinas da outra linha de pesquisa que no a sua.

Linha de Pesquisa 1: Leitura e Ensino da Bblia O cristianismo, assim como outras religies, tem boa parte de sua fundamentao prtica e teolgica, em um conjunto de livros. A Bblia, ainda que seja o livro, no sentido de sua totalidade, mais comum entre os cristos, de grande complexidade, o que pode levar a interpretaes equivocadas e, at mesmo, perigosas. Reconhecendo as dificuldades especficas que envolvem a leitura e o ensino da Bblia, e tambm a sua importncia para o cristianismo e sociedade como um todo, esta linha de pesquisa procura desenvolver o conhecimento aprofundado da interpretao da Bblia como fundamento teolgico/doutrinrio para a prtica da Igreja no decorrer dos sculos e na atualidade. As disciplinas bsicas oferecidas nesta linha de pesquisa so as seguintes: 1 - Metodologia da Pesquisa (2 Crditos) - (Comum s duas Linhas de Pesquisa Obrigatria) 2 - Interpretao de Textos Bblicos (2 Crditos) (Comum s duas Linhas de Pesquisa - Obrigatria) 3 - Teologia Contempornea e a Bblia (2 Crditos) - (Comum s duas Linhas de Pesquisa - Obrigatria) 4 - tica Crist e Cultura (1 Crdito) (Comum s duas Linhas de Pesquisa Obrigatria) 5 - Misso da Igreja no Mundo de Hoje (2 Crditos) - (Comum s duas Linhas de Pesquisa - Obrigatria) 6 - A Contemporaneidade dos Sinticos (2 Crditos) (Optativa) 7 Pregao Expositiva (1 Crdito) - (Optativa) 8 A Relevncia dos Escritos Paulinos Para a Igreja Atual (2 Crditos) (Optativa) 9 - A Literatura Potica e Sapiencial Veterotestamentria e Suas Aplicaes (2 Crditos) (Optativa) 10 - Didtica do Ensino Religioso na Igreja (1 Crdito) (Optativa)
5

11 - A Literatura Proftica Veterotestamentria e Suas Aplicaes (2 Crditos) (Optativa) 12 - A Atualidade de Hebreus e das Cartas Gerais (1 Crdito) (Optativa) Observao: Alm destas disciplinas tambm outras podem ser ofertadas, de forma optativa, nas semanas regulares dos encontros em sala de aula, ou em outras ocasies que a Coordenao entenda como adequadas.

Linha de Pesquisa2: Organizao e Cuidado Pastoral Ainda dentro da rea de Teologia Pastoral, o curso tambm trabalha com a linha de pesquisa aqui denominada Organizao e Cuidado Pastoral. Ela parte da constatao de que as igrejas e instituies religiosas, de forma profissional ou amadora, naturalmente, esto envolvidas tanto com a organizao de suas atividades e unidades eclesisticas, como com a orientao, suporte social, e cuidado espiritual de seus membros e comunidade me geral. Assim, visando um melhor desempenho por parte dos agentes envolvidos nestas atividades, a linha prope, direciona e estimula, o estudo e a aplicao da teologia na organizao institucional das igrejas e no cuidado pastoral de seus membros, buscando o apoio das tcnicas modernas da administrao, da liderana, da gesto de pessoas, do aconselhamento psicolgico, e da orientao espiritual. As disciplinas bsicas oferecidas nesta linha de pesquisa so as seguintes: 1 - Metodologia da Pesquisa (2 Crditos) (Comum s duas Linhas de Pesquisa Obrigatria) 2 - Interpretao de Textos Bblicos (2 Crditos) (Comum s duas Linhas de Pesquisa - Obrigatria) 3 - Teologia Contempornea e a Bblia (2 Crditos) (Comum s duas Linhas de Pesquisa - Obrigatria) 4 - tica Crist e Cultura (1 Crdito) (Comum s duas Linhas de Pesquisa Obrigatria) 5 - Misso da Igreja no Mundo de Hoje (2 Crditos) (Comum s duas Linhas de Pesquisa - Obrigatria)
6

6 - Teoria e Prtica do Aconselhamento Pastoral (2 Crditos) (Optativa) 7 Debates Atuais em Teologia Pastoral (1 Crdito) (Optativa) 8 - Administrao Eclesistica (2 Crditos) (Optativa) 9 - Liderana Pastoral (2 Crditos) (Optativa) 10 Liturgia, Culto e Adorao (1 Crdito) (Optativa) 11 Ministrio da Solidariedade e Pastoral dos Excludos (2 Crditos) (Optativa) 12 - Crescimento de Igreja (1 Crdito) (Optativa) Observao: Alm destas disciplinas tambm outras podem ser ofertadas, de forma optativa, nas semanas regulares dos encontros em sala de aula, ou em outras ocasies que a Coordenao entenda como adequadas.

SELEO Vagas disponveis O Curso de Mestrado Profissional em Teologia da Faculdade Teolgica Batista do Paran, com sua rea de concentrao em Teologia Pastoral, oferece um total de 36 vagas, divididas em 18 para a Linha de Pesquisa1: Leitura e Ensino da Bblia e outras 18 para a Linha de Pesquisa2: Administrao e Cuidado Pastoral. O candidato a uma das vagas deve optar por uma das linhas de pesquisas ao fazer a sua inscrio. Perodo de inscries As inscries sero feitas no perodo de 01-31 de Outubro de 2013, mediante pagamento da taxa de inscrio e entrega, na secretaria da Faculdade, pessoalmente ou via sedex, de todos os documentos exigidos.

Documentos Necessrios Para a Inscrio Devem ser entregues secretaria no ato da inscrio: 1) Formulrio do candidato; 2) Projeto de Pesquisa, conforme modelo fornecido pela instituio; 3) Curriculum Vitae, com destaque para as atuaes acadmicas e ministeriais, conforme modelo fornecido pela instituio; 4) Cpia autenticada* de diploma de graduao reconhecido pelo MEC ou documento equivalente 5) Cpia autenticada* do histrico escolar; 5) Trs fotos 3 X 4; 6) Cpia autenticada* da carteira de identidade e do CPF; 7) Cpia de comprovante de residncia; 8) Recibo do pagamento da taxa de inscrio, no valor de R$ 110,00. * Se o candidato preferir, no processo de inscrio pode mandar apenas fotocpias simples. Todavia, se assim o fizer, em caso de aprovao, dever providenciar as fotocpias autenticadas, para o processo de matrcula (a ocorrer no ms de Dezembro). Observaes: a) A taxa de inscrio pode ser paga diretamente na tesouraria da FTBP ou, se preferir, depositada no Banco Ita, agncia 3761, conta corrente 04417-5 (em ambos os casos, dever constar o comprovante no processo de inscrio). b) A falta de algum dos documentos acima at a data prevista para a entrega desclassificar o candidato. Critrios para a seleo A nota mnima necessria para admisso ao Programa de Mestrado Profissional em Teologia 6,0 (seis), sendo esta a soma das notas obtidas nos seguintes itens de avaliao: 1) Anlise do Projeto de Pesquisa Entrevista (Nota de 0 a 10, com peso de 40%); 2) Prova de conhecimentos (Nota de 0 a 10, com peso de 30%); 3) Prova de ingls (Nota de 0 a 10, com peso de 20%); 4) Anlise Curriculum Vitae (Nota de 0 a 10, com peso de 10%). Observaes: a) Ser permitida a utilizao de dicionrio impresso na prova de ingls; b) A bibliografia bsica para a prova de conhecimentos de ambas as linhas de pesquisa, sero definidas mais adiante.
8

Data e local das provas As provas sero realizadas nas dependncias da FTBP, no dia 11/11/2012. Prova de conhecimentos: 9h-10h30 - Na sala 202 Prova de ingls: 11h-13h - Na sala 202 Entrevistas: 14h-18h (podendo se estender, dependendo da quantidade de inscritos) Data dos resultados A lista dos aprovados ser divulgada no site da FTBP no dia 30/11/2012. Perodo para matrculas Os aprovados devem efetivar as suas matrculas, garantindo assim as suas vagas, no perodo de 03-14 de Dezembro de 2012. Investimento O valor do curso dividido em 30 parcelas que englobam a matrcula e as mensalidades. O valor de cada uma das 12 primeiras parcelas de R$ 890,00, com desconto de 10% para pagamento at o dia 05 de cada ms. As demais parcelas sero reajustadas dentro das normas legais, a cada ano.

You might also like