IESolutions

Plano de Riscos
GridBackup

.

1 Revisões de Histórico Data 5/31/2009 8/2/2009 Versão 1.IESolutions .0 1.Plano de Riscos 1.1 .

Plano de Riscos 1.1 Revisões de Histórico Descrição Criação do Plano de Riscos Inclusão de Riscos Técnicos Autor Vicente Vicente .ns .

3 – Com isso. Dificuldade na integração dos componentes resultará em atraso do cronograma e aumento de custo. pode gerar erros de interpretação e atrasos nos tempos de resposta. 3 – Médio e 1 – Baixo) e às probabilidades (5 – Alta. prejudicando o cronograma do projeto. Demora na resposta do cliente pode acarretar um atraso no cronograma. Demora na disponibilidade dos artefatos necessários acarretará no atraso no cronograma. A falta de experiência da equipe nesse tipo de projeto pode resultar em falhas de previsão de cronograma e alocação de recursos. a exposição ao risco será obtido através da fórmula: Exposição ao risco = Probabilidade x Impacto. A falta de conhecimento na tecnologia por parte do time pode resultar em atrasos no cronograma. A dificuldade de comunicação entre os membros devido a distância entre os mesmos.Plano de Riscos 1. Número Risco 1 Os recursos-chave de informação do produto não estarem disponíveis quando necessário acarretará em um atraso de cronograma. A saída de um componente do grupo poderá ocasionar um atraso no cronograma 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Dificuldade de compreensão da arquitetura legada do GridBackup pode dificultar as iterações dos novos casos de uso e atrasar o cronograma 11 Falta de conhecimento na tecnologia legada do GridBackup pode dificultar que o time proponha mudanças na arquitetura .IESolutions .1 Foram estabelecidos pesos aos impactos (5 – Alto. Falta de clareza no escopo irá resultar em várias mudanças e atraso no cronograma.

Baixo) e às probabilidades (5 – Alta. babilidade x Impacto. 3 – Média e 1 – Baixa). Impacto Probabilidade 3 3 5 3 1 1 3 Exposição ao risco 15 9 15 15 5 5 9 3 15 15 15 Categoria Externo/ Cliente 5 Externo/ Cliente Externo/ Cliente Técnico/Requisitos Técnico/Tecnologia Organizacional/Recursos Gerenciamento/Comunicação 3 3 5 5 5 3 Técnico/Tecnologia Organizacional/Recursos Técnico/Arquitetura Técnico/Arquitetura 3 3 5 5 1 5 3 3 .

Plano de Riscos 1. Falta de compromissos do cliente. Mudanças. incompatibilidade entre os requisitos Atraso nas entregas. ausência em reuniões.1 Gatilho Estratégia 1 Núm. a falta de compromissos do cliente.Risco Atraso em reuniões. atraso na entrega de Mitigar artefatos ou resposta. desempenho diferentes entre diversos ambientes Prevenir Mitigar Prevenir Prevenir 4 5 6 7 8 Atraso nas entregas. Surgimento de mudanças no que já estava definido. o não entendimento no sistema existente 9 A saída de um componente do grupo poderá ocasionar um atraso no cronograma 10 Dificuldade para implementar os casos de uso quando é necessário alterar o código-fonte legado 11 Dificuldade de entendimento no código-fonte legado Mitigar Mitigar Mitigar Mitigar . ausência em reuniões Mitigar 2 3 Falta de compromissos do cliente. Reuniões online improdutivas. atraso na entrega de Mitigar artefatos ou resposta. o não entendimento no sistema existente.IESolutions .

Procurar ajuda com a equipe que implementou o códigfonte legado do GridBackup Treinamento na tecnologia que está sendo utilizado no código-fonte legado Fábrica Fábrica Fábrica Gerente de Projeto Arquiteto de Software Fábrica Gerente de Projeto e Gerente de Configuração Cliente Fábrica Arquiteto de Software Arquiteto de Software . Planejar intervalos regulares de reunião. Redistribuição de tarefas para os membros existentes. Assegurar que pessoas experientes estejam disponíveis para eventuais dúvidas.Ação Responsável Busca por outras fontes de informação com antecedência e assegurar-se que estas estejam cientes Antecipar o máximo possível de artefatos. Planejar-se para tornar as reuniões o mais proveitosas possível e ter um escopo que permita fácil alteração Entregar uma declaração o mais clara possível e escopo Definir um conjunto alternativo de componentes caso a integração falhe Dedicar tempo no cronograma para treinamento e se necessário pedir auxílio externo. assegurar que exista uma única versão atual de cada artefato do projeto utilizando um controle de versão e assegurar que todos os integrantes tenham o mesmo ambiente de trabalho com todas as ferramentas necessárias.