You are on page 1of 17

Cdigo de Processo Penal e Cdigo Penal

Retiradas da prova de escrivo da polcia civil SP - 2013

43. Determina o art. 155 do CPP que o juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, (A) ressalvadas as provas cautelares e no repetveis, apenas. (B) sem qualquer exceo. (C) ressalvadas as provas cautelares e antecipadas, apenas. (D) ressalvadas as provas no repetveis e antecipadas, apenas. (E) ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas.

44. Nos termos do art. 184 do CPP, o juiz ou a autoridade policial negar a percia requerida pelas partes, quando no for necessria ao esclarecimento da verdade, salvo quando se tratar de: (A) pedido do acusado. (B) vistoria judicial. (C) pedido do Ministrio Pblico. (D) exame de corpo de delito. (E) percia contbil. 45. Analise as informaes apresentadas a seguir e classifique-as como (V) verdadeira ou (F) falsa. Considerando apenas os termos do art. 295 do CPP, sero recolhidos a quartis ou a priso especial, disposio da autoridade competente, quando sujeitos priso antes de condenao definitiva, entre outros, ( ) os governadores, os prefeitos municipais e os vereadores. ( ) os magistrados, os diplomados por qualquer das faculdades superiores da Repblica e os ministros de confisso religiosa. ( ) os cidados que j tiverem exercido efetivamente a funo de jurado, salvo quando excludos da lista por motivo de incapacidade para o exerccio daquela funo, os menores de 21 (vinte e um) anos e os maiores de 70 (setenta) anos. A classificao correta, de cima para baixo, : (A) V, V, F. (B) F, V, F. (C) V, V, V. (D) V, F, F. (E) F, V, V.

Pgina 1

46. medida cautelar diversa da priso, expressamente prevista no art. 319 do CPP, a: (A) imediata reparao dos prejuzos sofridos pela vtima. (B) multa. (C) monitorao eletrnica. (D) prestao de servios comunidade. (E) imediata reparao dos prejuzos sofridos pelo errio.

Respostas: 43 - E 44 - D 45 - A 46 C

Cdigo Penal
Retiradas da prova de escrivo da polcia civil SP - 2013

37. A hiptese do art. 121, 5. do CP, doutrinariamente denominada de perdo judicial, aplicase ao homicdio: (A) cometido por relevante valor moral. (B) culposo. (C) privilegiado (caso de diminuio de pena). (D) cometido sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima. (E) cometido por relevante valor social.

38. A leso corporal se enquadra nas hipteses expressas no art. 129, 2. do CP, doutrinariamente denominada de gravssima, se ocorrer: (A) acelerao de parto. (B) incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de trinta dias. (C) debilidade permanente de membro, sentido ou funo. (D) perigo de vida. (E) enfermidade incurvel.

Pgina 2

39. A conduta de constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa caracteriza o crime de: (A) extorso. (B) abuso de poder. (C) exerccio arbitrrio. (D) coao no curso do processo. (E) roubo.

40. Analise as informaes apresentadas a seguir e classifique-as como (V) verdadeira ou (F) falsa. O crime de homicdio qualificado, nos expressos termos do 2. o do art. 121 do CP, se cometido: ( ) para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime. ( ) por funcionrio pblico no exerccio de suas funes. ( ) durante o repouso noturno. A classificao correta, de cima para baixo, : (A) V, V, F. (B) F, V, V. (C) V, F, V. (D) V, F, F. (E) V, V, V.

41. O crime de induzimento, instigao ou auxlio a suicdio: (A) punido com pena de deteno e multa. (B) s se caracteriza se o suicdio se consuma ou se a vtima sofre leso corporal de natureza grave. (C) punido com pena de deteno, apenas. (D) tem a pena aumentada de metade se a vtima menor. (E) tem a pena aumentada de metade se o crime praticado por motivo egostico.

Pgina 3

42. Aquele que desvia e faz circular moeda, cuja circulao no estava ainda autorizada, incorre nas penas do crime de: (A) falsidade ideolgica. (B) petrechos para falsificao de moeda. (C) moeda falsa. (D) emisso de ttulo ao portador sem permisso legal. (E) falsificao de papis pblicos.

Respostas: 37 - B 38 - E 39 - A 40 D 41 - B 42 C
Retiradas da prova de Investigador da polcia civil SP - 2013

Direito Penal e Processual Penal 31. No que diz respeito ao conceito do crime, correto afirmar que: (A) considerada como causa do crime a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido, sendo que a supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao do crime quando, por si s, produziu o resultado. (B) ao agente que tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia, no ser imputado o crime se apenas omitiu-se, ainda que pudesse agir para evitar o resultado. (C) se considera o crime tentado quando iniciada a preparao; este no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. (D) para a caracterizao da omisso penalmente relevante suficiente que o agente tivesse o poder de agir para evitar o resultado do crime. (E) se pune a tentativa se, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime.

32. Em relao aos crimes dolosos e culposos, correto afirmar: (A) a culpa estar caracterizada se o agente previu o resultado e assumiu o risco de produzi-lo. (B) o dolo estar caracterizado quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. (C) a culpa consciente estar caracterizada quando o agente assumiu o risco de produzir o resultado do crime. (D) o dolo estar caracterizado se o agente previu o resultado, mas no assumiu o risco de produzi-lo. (E) com fundamento na parte geral do Cdigo Penal, o agente ser responsabilizado pela prtica de crime culposo se praticar uma conduta prevista na lei como crime doloso, mas tenha agido com imprudncia, impercia ou negligncia, independentemente da previso legal do crime na modalidade culposa.

Pgina 4

33. Assinale a alternativa correta a respeito das excludentes de antijuridicidade previstas no Cdigo Penal. (A) Ao agir em estrito cumprimento de dever legal, o agente no responder pelo excesso culposo, e, sim, apenas pelo excesso doloso. (B) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que provocou por sua vontade e podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. (C) A alegao do estado de necessidade independe do fato de o agente ter o dever legal de enfrentar o perigo. (D) em qualquer das hipteses de excludente de antijuridicidade, previstas na Parte Geral do Cdigo Penal, o agente responder pelo excesso doloso ou culposo. (E) Para a caracterizao da legtima defesa, basta que o agente demonstre ter repelido uma injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. 34. Assinale a alternativa correta no que tange aos crimes contra a pessoa e a dignidade sexual previstos no Cdigo Penal. (A) O homicdio ser qualificado se for praticado por milcia privada, sob o pretexto de prestao de servio de segurana, ou por grupo de extermnio. (B) Constranger um homem, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso diverso da conjuno carnal, caracteriza o crime de atentado violento ao pudor e no de estupro. (C) Constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo, caracteriza o crime de assdio sexual. (D) Se o agente comete o crime de homicdio impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, independentemente de injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. (E) No se caracteriza o crime de aborto provocado por terceiro aquele praticado pelo mdico, se a gravidez resulta de estupro, ainda que sem o consentimento da gestante capaz. 35. No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio previstos no Cdigo Penal, correto afirmar que: (A) subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, e mantendo a vtima em seu poder, restringindo sua liberdade, caracteriza o crime de extorso mediante sequestro. (B) o crime de furto qualificado se praticado com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa. (C) sequestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate, caracterizar o crime de roubo mediante sequestro se este durar menos do que 24 (vinte e quatro) horas. (D) o crime de furto qualificado se praticado durante o repouso noturno. (E) quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, deixando de restitu-la ao dono ou legtimo possuidor ou de entreg-la autoridade competente, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, no comete crime se desconhece a identidade do proprietrio do objeto.

Pgina 5

36. No que tange aos crimes praticados contra a Administrao Pblica, correto afirmar que: (A) aceitar promessa de vantagem indevida ainda que fora da funo pblica, ou antes, de assumi-la, mas em razo dela, ser caracterizado como corrupo passiva tentada se o agente no receber a vantagem. (B) apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico u particular, de que tem a posse em razo de circunstncias alheias ao cargo, caracteriza o crime de peculato. (C) praticar ato de ofcio contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, caracteriza-se como crime de prevaricao. (D) facilitar, por culpa, a revelao de fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo caracteriza o crime de violao de sigilo funcional. (E) solicitar, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, caracteriza o crime de concusso. 37. Assinale a alternativa correta no que diz respeito s disposies relativas ao Inqurito Policial previstas no Cdigo de Processo Penal. (A) Incumbir autoridade policial no curso do Inqurito Policial representar acerca da priso preventiva. (B) Caso vislumbre notria atipicidade da conduta investigada, a autoridade policial poder determinar o arquivamento dos autos do Inqurito Policial. (C) Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem prova, permanecero com a autoridade policial aps o encaminhamento dos autos do inqurito policial para anlise do Ministrio Pblico e Poder Judicirio, e sero encaminhados, posteriormente, se o Juiz ou membro do Ministrio Pblico assim requisitarem. (D) O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado no podero requerer qualquer diligncia durante o curso do Inqurito Policial em virtude da natureza inquisitria deste procedimento. (E) Nas comarcas em que houver mais de uma circunscrio policial, a autoridade com exerccio em uma delas no poder, nos inquritos a que esteja procedendo, ordenar diligncias em circunscrio de outra, sendo obrigatria, para tanto, a existncia de precatrias ou requisies autoridade competente daquela circunscrio. 38. No que tange s disposies relativas s provas no Cdigo de Processo Penal, correto afirmar que: (A) so admissveis no processo penal as provas derivadas das ilcitas, salvo quando no evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras. (B) mesmo que haja divergncia em suas declaraes, sobre fatos ou circunstncias relevantes, a acareao no ser admitida entre acusados e testemunha. (C) o juiz ou a autoridade policial negar o requerimento de exame pericial de corpo de delito apresentado pelas partes, quando no for necessrio ao esclarecimento da verdade. (D) para anlise da admissibilidade das provas derivadas das ilcitas, considera-se fonte independente aquela que por si s, seguindo os trmites tpicos e de praxe, prprios da investigao ou instruo criminal, seria capaz de conduzir ao fato objeto da prova. (E) quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, podendo supri-lo apenas a confisso do acusado.

Pgina 6

39. Considera-se em flagrante delito: (A) o agente que surpreendido com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao, em qualquer momento da investigao. (B) o agente que investigado pela prtica da infrao penal no momento em que a autoridade policial consegue reunir as provas de ter sido ele o autor do crime. (C) o agente das infraes permanentes, enquanto no cessar a permanncia. (D) o agente que foge aps a prtica da infrao penal enquanto no for capturado. (E) o agente que surpreendido na fase dos atos preparatrios da infrao penal.

40. No tocante priso preventiva, correto afirmar: (A) poder ser decretada quando houver dvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta no fornecer elementos suficientes para esclarec-la. (B) se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, s poder ser decretada em substituio das medidas protetivas de urgncia. (C) no poder ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares. (D) no pode ser decretada durante o Inqurito Policial, mas apenas durante o processo penal aps o oferecimento da denncia. (E) poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, sendo, em tais casos, irrelevante haver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria.

Respostas: 31 - A 32 - B 33 - D 34 - C 35 - B 36 - C 37 - A 38 - D 39 - C 40 A
Retiradas da prova de Perito Papiloscopista da polcia civil SP - 2013

Direito Penal 33. Aquele que assume o risco de produzir um resultado criminoso comete crime movido por (A) culpa. (B) imprudncia. (C) dolo. (D) impercia. (E) negligncia.

Pgina 7

34. Imagine que Joo confunda seu aparelho de telefone celular com o de seu colega Pedro e, descuidadamente, leve para sua casa o aparelho de Pedro. Ao perceber o equvoco, Joo imediatamente comunica-se com Pedro e informa o ocorrido. No dia seguinte, Joo devolve o aparelho ao colega sem qualquer dano. Analisando a hiptese narrada, possvel afirmar que Joo: (A) cometeu crime de furto, mas no ser punido em vista do instituto da desistncia voluntria. (B) no cometeu crime algum. (C) cometeu crime de apropriao indbita, mas no ser punido em vista do instituto da desistncia voluntria. (D) cometeu crime de furto, mas no ser punido em vista do instituto do arrependimento eficaz. (E) cometeu crime de apropriao indbita, mas no ser punido em vista do instituto do arrependimento eficaz.

35. No que concerne ao crime de receptao, analise as seguintes assertivas: I. No punvel se desconhecido o autor do crime de que proveio a coisa. II. No punvel se isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. III. A pena para a figura simples dolosa (CP, art. 180, caput) aplicada em dobro caso se trate de bem da Unio. As assertivas esto, respectivamente: (A) correta; correta; incorreta. (B) incorreta; correta; incorreta. (C) correta; correta; correta. (D) incorreta; incorreta; incorreta. (E) incorreta; incorreta; correta.

36. O crime de fraude no pagamento por meio de cheque (CP, art. 171, 2., VI) tem expressa previso de aumento de pena, na razo de um tero, se: (A) cometido em detrimento de entidade de direito pblico. (B) cometido por funcionrio pblico. (C) causa qualquer prejuzo vtima. (D) consumado. (E) causa vultoso prejuzo vtima.

Pgina 8

37. O crime de leso corporal seguida de morte caracteriza-se quando: (A) da ao culposa de leso advm o resultado morte. (B) da conduta resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo. (C) a vtima ou seu precrio estado de sade contribuem para o resultado morte, que era desejado pelo agente. (D) o agente assumiu o risco de produzir o resultado mais grave, embora no o desejasse. (E) o agente, num primeiro momento, deseja lesionar, mas num segundo momento passa a agir para obter o resultado morte.

38. Aquele que pratica fato tpico para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se, atuou em: (A) legtima defesa putativa e, portanto, no cometeu crime. (B) estado de necessidade e, portanto, ter a pena diminuda de 1 (um) a 2 (dois) teros. (C) legtima defesa e, portanto, no cometeu crime. (D) estado de necessidade e, portanto, no cometeu crime. (E) legtima defesa e, portanto, ter a pena diminuda de 1 (um) a 2 (dois) teros.

39. Estabelece o art. 155, 2. do CP como requisitos necessrios para que, no crime de furto, o juiz aplique somente a pena de multa, ser o criminoso: (A) confesso e de insignificante valor a coisa subtrada. (B) primrio e de pequeno valor a coisa furtada. (C) no reincidente e portador de condies pessoas favorveis, como domiclio fixo e ocupao lcita. (D) menor de 21 (vinte e um) anos ou maior de 70 (setenta) anos e que proceda restituio voluntria da coisa subtrada. (E) confesso e que proceda restituio voluntria da coisa subtrada. 40. Assinale a alternativa que contm o crime que tem expressa causa de aumento de pena se praticado por motivo egostico. (A) Homicdio culposo. (B) Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento. (C) Induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio. (D) Aborto provocado por terceiro com consentimento da gestante. (E) Infanticdio. Respostas: 33 - C 34 - B 35 - E 36 - A 37 - B 38 - D 39 - B 40 C

Pgina 9

Retiradas da prova de Agente da polcia civil SP - 2013

Direito Penal 33. No tocante aos crimes dolosos e culposos, assinale a alternativa correta. (A) Todo e qualquer crime de trnsito que venha a causar a morte de algum considerado doloso. (B) No crime doloso, a lei no pune a simples tentativa de comet-lo, enquanto que, no culposo, a tentativa punida pela lei. (C) Em tese, o homicdio culposo traz como consequncia uma pena mais grave se comparada pena do homicdio doloso. (D) A negligncia e a impercia esto diretamente relacionadas ao crime culposo. (E) O crime culposo caracteriza-se quando uma pessoa possui a vontade e a conscincia de cometer um crime.

34. De acordo com o Cdigo Penal, a execuo iniciada de um crime, que no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente, caracteriza o (a). (A) tentativa. (B) crime frustrado. (C) arrependimento posterior. (D) desistncia voluntria. (E) arrependimento eficaz.

35. Apolo conduzia seu automvel por uma via pblica quando seu veculo veio a ser fechado bruscamente pelo automvel conduzido por Dafne. Em seguida, Apolo, muito nervoso por conta da fechada que levou, passou a perseguir Dafne com seu automvel para tirar satisfao pelo ocorrido. Ao alcanar o veculo de Dafne, esta xingou Apolo com alguns palavres. Ato contnuo, Apolo, que estava armado com um revlver, para o qual tinha a devida licena de porte de arma, disparou cinco tiros em Dafne, causando-lhe a sua morte instantnea. Com base nos dados expostos, correto afirmar que Apolo: (A) dever responder pelo crime de leso corporal seguida de morte. (B) dever responder pelo crime de homicdio qualificado por ter sido cometido por motivo ftil. (C) cometeu o crime de homicdio, mas ter diminuda sua pena em razo de ter porte de arma e de ter agido em legtima defesa da honra. (D) dever responder pelo crime de homicdio qualificado por ter sido cometido por motivo torpe. (E) cometeu o crime de homicdio simples, mas no sofrer pena em razo de ter reagido a uma injusta provocao da vtima.

Pgina 10

36. Orfeu, maior de idade e devidamente habilitado, voltava de viagem de frias na direo de seu automvel, tendo em sua companhia sua esposa e trs filhos menores. Durante o percurso, envolveu-se em acidente de trnsito, no qual Orfeu foi considerado culpado, e sua famlia que estava no automvel veio a falecer em decorrncia do sinistro causado por negligncia de Orfeu. Tendo em vista os fatos narrados e considerando o que dispe o cdigo Penal, correto afirmar que: (A) Orfeu no responder por qualquer crime, uma vez que a morte de seus familiares decorreu de um mero acidente de trnsito. (B) o juiz poder deixar de aplicar a pena a Orfeu, pois as consequncias da infrao j o atingiram de forma to grave que a pena se tornou desnecessria. (C) por se tratar de morte de familiares, Orfeu ter direito reduo da pena ao responder pelo crime de homicdio simples. (D) Orfeu no dever ser responsabilizado pelo falecimento de seus familiares, pois o acidente de trnsito ocorreu por simples negligncia, a qual afasta a caracterizao do crime. (E) Orfeu dever ser imediatamente preso em razo de ter cometido o crime de homicdio triplamente qualificado. 37. No crime de leso corporal culposa, a pena aumentada quando: (A) o agente comete o crime sob o domnio de violenta emoo. (B) a vtima estava indefesa. (C) o agente foge para evitar priso em flagrante. (D) o agente quer deliberadamente atingir a vtima e causar-lhe ferimento. (E) o agente comete o crime por motivo torpe. 38. Baco, cliente de uma vdeo locadora, aluga 4 filmes e os leva para casa. Passado o perodo de locao, Baco decide devolver somente 3 filmes e retm um deles com a inteno de ficar definitivamente com o filme de propriedade da locadora. Essa conduta de Baco configura o crime de: (A) peculato. (B) roubo. (C) furto. (D) receptao. (E) apropriao indbita. 39. O funcionrio pblico que se apropria de dinheiro de que tem a posse em razo do cargo comete o crime de: (A) roubo. (B) extorso passiva. (C) furto qualificado. (D) peculato. (E) furto.

Pgina 11

40. Nos crimes praticados por funcionrio pblico contra a Administrao Pblica em geral, conforme previsto no Cdigo Penal, se o autor do crime for ocupante de cargo em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, (A) sua pena ser aumentada. (B) ele apenas perder o cargo, mas ficar isento de pena. (C) sua pena ser reduzida. (D) ele no responder criminalmente pelo fato delituoso, mas apenas civil e administrativamente. (E) acarretar-se- a punio tambm daquele que o nomeou para o cargo.

Respostas: 33 - D 34 - A 35 - B 36 - B 37 - C 38 - E 39 - D 40 - A

Retiradas da prova de Auxiliar de Papiloscopista da polcia civil SP - 2013

Direito Penal 35. So crimes contra a vida, de acordo com o Cdigo Penal: (A) induzimento, instigao ou auxlio a suicdio, aborto e infanticdio. (B) homicdio, aborto e abuso de incapazes. (C) leso corporal, aborto e infanticdio. (D) abuso de incapazes, aborto, infanticdio. (E) homicdio, leso corporal e aborto.

36. Assinale a alternativa que apresenta apenas crimes que admitem a modalidade culposa. (A) Leso corporal, peculato e homicdio. (B) Homicdio, leso corporal e aborto. (C) Leso corporal, aborto e infanticdio. (D) Homicdio, dano e peculato. (E) Dano, peculato e aborto.

Pgina 12

37. Assinale a alternativa que, de forma mais completa, representa os elementos legais do conceito de estado de necessidade. (A) Perigo iminente, salvar direito prprio, dever legal de salvar do perigo. (B) Perigo iminente, salvar direito alheio, inexistncia do dever legal de salvar do perigo. (C) Perigo atual, salvar direito prprio ou alheio, inexistncia do dever legal de enfrentar o perigo. (D) Perigo futuro, salvar direito prprio ou alheio, dever legal de salvar do perigo. (E) Perigo atual, salvar direito prprio, inexistncia do dever legal de salvar do perigo.

38. Com relao ao arrependimento posterior, correto afirmar que: (A) somente aplicvel aos crimes culposos. (B) somente aplicvel aos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa. (C) uma das causas excludentes de ilicitude. (D) aplicvel como causa obrigatria de diminuio de pena, ainda que tenha havido dano pessoal e patrimonial vtima. (E) pode ser aplicvel aos crimes cometidos com violncia ou grave ameaa pessoa, desde que o arrependimento seja espontneo.

39. O crime de peculato (A) admite a reparao do dano como forma de reduo da pena na modalidade culposa. (B) no admite a modalidade culposa. (C) pode ser praticado por qualquer pessoa. (D) punido com pena de deteno e multa na modalidade dolosa, e apenas com multa na modalidade culposa. (E) consiste em solicitar ou receber vantagem indevida.

40. Em tese, pratica o crime de condescendncia criminosa o funcionrio pblico que: (A) facilita, com infrao de dever funcional, a prtica de descaminho. (B) pratica ato de ofcio contra disposio expressa de lei, para satisfazer sentimento pessoal. (C) se valendo de sua condio, patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica. (D) por indulgncia, deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo. (E) para satisfazer interesse pessoal, retarda a prtica de ato de ofcio.

Pgina 13

41. X, delegada de polcia, em razo do vnculo de amizade com Z, deixa de lavrar auto de priso em flagrante por crime de leso corporal. Em tese, a conduta de X tipifica crime de (A) concusso. (B) peculato. (C) prevaricao. (D) advocacia administrativa.

(E) condescendncia criminosa.

Respostas: 35 - A 41 - C

36 - A

37 - C

38 - B

39 - A

40 - D

Retiradas da prova Perito da polcia civil SP 2013

Noes de Direito 11. No crime de Induzimento, Instigao ou Auxlio a Suicdio, a pena aumentada: (A) em dois teros, se o agente tiver aumentada, por qualquer causa, a capacidade fsica de ofensa. (B) pela metade, se o crime for praticado por motivo torpe. (C) em dobro, se o crime for praticado por motivo egostico. (D) em trs quartos, se o crime for praticado por motivo ftil. (E) em um tero, se a vtima for menor. 12. Joo, maior de dezoito anos, empurra por brincadeira Antnio, seu amigo, do topo de uma escada, causando-lhe a morte. Havendo circunstncias que evidenciem no haver Joo desejado o resultado morte, tampouco assumido o risco de produzi-lo, responder pelo crime de (A) Homicdio Privilegiado. (B) Leso Corporal Culposa. (C) Homicdio Doloso Tentado. (D) Leso Corporal Seguida de Morte. (E) Homicdio Culposo.

Pgina 14

13. O crime de Falsidade de Atestado Mdico tem por sujeito(s) ativo(s) (A) o mdico, no exerccio de sua profisso. (B) qualquer pessoa. (C) o mdico, o dentista, o farmacutico e o psiclogo. (D) o mdico, dentro e fora do exerccio de sua profisso. (E) qualquer pessoa, quando o crime cometido com o fim lucrativo. 14. Em relao ao crime de Advocacia Administrativa, correto afirmar que: (A) no necessrio, para algum figurar como sujeito ativo do crime, ser bacharel em Direito tampouco possuir a qualidade de funcionrio pblico. (B) no necessrio, para algum figurar como sujeito ativo do crime, ser bacharel em Direito, regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. (C) necessrio, para algum figurar como sujeito ativo do crime, ser bacharel em Direito, porm no requisito sua inscrio na Ordem dos Advogados do Brasil. (D) qualquer pessoa pode figurar como sujeito ativo do crime, ainda que no ostente a qualidade de funcionrio pblico. (E) necessrio, para algum figurar como sujeito ativo do crime, ser bacharel em Direito, regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. 15. O autor do crime de Furto ter sua pena aumentada de um tero se o delito for praticado (A) mediante emprego de chave falsa. (B) mediante concurso de duas ou mais pessoas. (C) mediante abuso de confiana, fraude, escalada ou destreza. (D) mediante destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa. (E) durante o repouso noturno. 16. Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, assinale a alternativa correta. (A) Tratando-se de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, impor-se- a atuao de mais de dois peritos oficiais, sendo vedado parte indicar mais de um assistente tcnico. (B) Na falta de perito oficial, o exame ser realizado por 2 (duas) pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, necessariamente na rea especfica, dentre as que tiverem habilitao tcnica relacionada com a natureza do exame. (C) Sero facultadas ao Ministrio Pblico, ao assistente de acusao, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulao de quesitos e indicao de assistente tcnico. (D) O exame de corpo de delito ser realizado por perito oficial, obrigatoriamente portador de diploma do curso superior em Medicina. (E) Quando a infrao deixar vestgios, ser facultada ao juiz a determinao da realizao do exame de corpo de delito, direto ou indireto, podendo tal exame ser suprido pela confisso do acusado.

Pgina 15

17. Sobre a disciplina dada pelo Cdigo de Processo Penal a respeito dos indcios, e dos funcionrios da justia, assinale a alternativa correta. (A) Considera-se ponto incontroverso a circunstncia conhecida e provada que, tendo ou no relao com o fato, autorize, por induo ou por deduo, concluir-se a existncia de outras circunstncias. (B) Nenhuma prescrio sobre suspeio e impedimento dos juzes, membros do Ministrio Pblico e advogados estende-se aos serventurios e funcionrios da justia. (C) Todas as prescries sobre suspeio e impedimento dos juzes, membros do Ministrio Pblico e advogados estendem-se aos serventurios e funcionrios da justia. (D) Considera-se indcio a circunstncia conhecida e provada que, tendo relao com o fato, autorize, por induo, concluir-se a existncia de outra ou outras circunstncias. (E) Considera-se indcio a circunstncia conhecida, porm no provada que, tendo relao com o fato, autorize, por deduo, concluir-se a existncia de outras circunstncias.

18. Sobre os peritos e intrpretes, o Cdigo de Processo Penal dispe que: (A) as partes no podem intervir na nomeao do perito. (B) os peritos oficiais esto sujeitos disciplina judiciria, enquanto os peritos no oficiais sujeitam-se apenas em determinados casos previstos em legislao prpria. (C) os que tiverem prestado depoimento no processo ou opinado anteriormente sobre o objeto da percia podero servir como peritos. (D) o perito nomeado pela autoridade poder ou no aceitar o encargo, independentemente de declarao de motivo. (E) os intrpretes no so, para todos os efeitos, equiparados aos peritos.

19. Sobre os crimes previstos no Cdigo de Trnsito Brasileiro, correto afirmar que: (A) a participao do condutor em corrida, disputa ou competio automobilstica no autorizada, ainda que no resulte dano potencial incolumidade pblica, configura crime de trnsito. (B) o condutor do veculo que, na ocasio do acidente, deixar de socorrer a vtima, desde que de morte instantnea, no responder por crime de trnsito. (C) o Cdigo pune a prtica de homicdio doloso ao volante. (D) a direo de veculo automotor, em via pblica, sem a devida Permisso para Dirigir ou Habilitao ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, mesmo que no gere perigo de dano, configura crime de trnsito. (E) o condutor do veculo que, na ocasio do acidente, deixar de socorrer a vtima, ainda que com ferimentos leves, responder por omisso de socorro.

Pgina 16

20. Nos termos da Lei Complementar Estadual n. 1.151, de 25 de outubro de 2011, o cargo de Superintendente da Polcia Tcnico-Cientfica, de provimento em comisso, ser ocupado: (A) por integrante da carreira de Delegado de Polcia, nos termos da lei. (B) alternadamente, por integrante das carreiras de Mdico Legista e Perito Criminal, nos termos da lei. (C) alternadamente, por integrante das carreiras de Mdico Legista, Perito Criminal e Delegado de Polcia, nos termos da lei. (D) por integrante da carreira de Perito Criminal, nos termos da lei. (E) por integrante da carreira de Mdico Legista, nos termos da lei.

Respostas: 11 - C 12 - D 13 - A 14 - B 15 - E 16 - C 17 - D 18 - A 19 - E 20 B

Pgina 17

You might also like