You are on page 1of 41

PANORAMA BBLICO

Apresentao O objetivo desse curso proporcionar uma viso panormica de todas as categorias bblicas sem porm entrar nos detalhes da anlise de cada uma delas. Na bibliografia alistamos vrios livros onde o AL NO do curso poder encontrar farto material de anlise de cada livro da !blia. A"ui apresentaremos a"uelas "uest#es "ue o ajudaro a olhar por detrs do te$to e assim entender melhor a linguagem e os mtodos empregados por esses autores. Nosso material altamente seletivo e visa estabelecer metas e planos de curso para seu estudo teol%gico. &ssa ferramenta "ue a"ui oferecida pode ser utili'ada atravs de outras formas de ensino ( por e$emplo num estudo sistemtico da &scola !blica .

PARTE I INTRODUO BBLICA A Excel nc!a "a B#$l!a De%!n!o "e Panora&a B#$l!co De%!n!o' ) o estudo sistemtico do pano de fundo dos livros bblicos ( dentro do "ual se deve entender os livros da !blia de forma correta. A (IN)ULARIDADE *I(T+RICA DA BBLIA' a, Conte-"o' 6

A !blia a revela*o escrita do +nico ,eus verdadeiro ao homem. $, Prop.s!to' &la tem por prop%sito a glorifica*o do nome de ,eus e o an+ncio da -alva*o do homem por meio do sacrifcio substitutivo de .esus /risto reali'ado na /ru'. c, *!stor!c!"a"e co&pro/a"a' Autoria ,ivina 0 11 2m 3.45(467 -l 487 &$ 9:. Pro%ec!as c0&pr!"as ' 4; ,e <icaas "uanto a .osias 0 c. de 9=: anos antes >11 ?s@. 9; ,e 1saas "uanto a /iro 0 c. de 9=: anos antes >1s@. Auanto ao <essias 0 /. de 6:: anos antes >1s B97 B=7 =37 54 etc.@. 4; ,e ,aniel "uanto aos imprios mundiais >,n@. 9; ,e .eremias "uanto ao /ativeiro !abilCnico >6: anos@. O cumprimento citado em ,aniel. 3; O <essias 0 -l 457 997 1s B97 B=7 =37 547 <" =7 Ag 9. B; O derramamento do &sprito -anto 0 &' 357 .r 337 .l 9. Desco$ertas ar10eol.2!cas' 4; Nnive 0 !ota >4.DB3@ 0 O trono de -argo 11 >1s 9:.4@. as inscri*#es contendo o nome de reis de 1srael >Acabe( Onri e .e+@. 9; garite 0 >4.898;36@ 0 Os heteus7 a poesia dos -almos. A gramtica do Eebraico do A2. 3; Aunran 0 Os <anuscritos do <ar <orto >4.8BD@ 0 A data*o dos livros do A2 foi recuada mais 4.::: anos( entre B:: a./. e 4:: d./. B; &bla 0 >4.85B@ 0 3=: tabuinhas de argila 0 comprovando o perodo de Abrao. =; &gito 0 As cartas de Amarna. 2+mulo de uma menina >anos 8:@ 0 um manuscrito de -almos datado de c. B=: a./. /onclumos "ue a mensagem bblica historicamente comprovada e tem relevncia e valor hist%ricos. A Insp!rao "as Escr!t0ras &ste campo da Apologtica( porm( determinante na forma*o de nosso conceito acerca das &scrituras como um todo. Apresentamos a seguir algumas ra'#es para a f nas &scrituras. Insp!rao B#$l!a3 45 Un!"a"e Interna3 E uma unidade de prop%sito e programa marcante( evidenciando a atua*o de uma mente +nica( a mente de ,eus. 65 Ep!ste&olo2!a Lo2!ca&ente De%ens#/el3 ,e todas as religi#es universais( s% a hebria;crist oferece uma ciFncia do /onhecimento religioso logicamente defensvel. Nenhuma proposta de salva*o to clara e incisiva "uanto a da !blia. Os te$tos bblicos e$igem a e$clusividade de ,eus e de sua revela*o. A pessoa de ,eus e a revela*o "ue fa' de si mesmo so inegociveis. A pes"uisa cientfica no pode chegar a ,eus sem a ?evela*o. O conhecimento de ,eus revelado ><t 457 -l 48@ e no dedu'ido pura e simplesmente da observa*o emprica das leis da nature'a. A !blia a revela*o escrita >especial@ de ,eus. G?evela*o divina em linguagem humanaH( para "ue o homem possa conhecer a ,eus. 45 O C0&pr!&ento "e (0as Pro%ec!as7 e a Clare8a "e (0as Propos!9es *!stor!ca&ente Coloca"as3 Os demais livros religiosos esto salpicados de inconsistFncias( ine$atid#es e incoerFncias hist%ricas. >e$. O Livro de <oroni7 O /oro@.

65 A Trans%or&ao "e :!"as3 Atravs da !blia( ,eus tem transformado vidas de forma real( clara e definitiva. O "ue pode mudar a personalidade I A converso crist uma inc%gnita para a Jsicologia. II3 A DOUTRINA DA IN(PIRAO NA( E(CRITURA(' A pr%pria !blia reivindica sua 1NKA!1L1,A,&. <t =.4D 0 a inspira*o abrange mais "ue pensamentos( at palavras individuais. .o 4:.3= 0 GKalharH L invalidado( colocado de lado( ignorado. 11 2m 3.45 0 2O,A a escritura ) 1N-J1?A,A 0 2odo o A2 e todo o N2. 11 Je 3.45 0 Jedro considera os escritos de Jaulo inspirados por ,eus. Eb 4.4(9 0 Os profetas do A2 falaram movidos por ,eus. 1 Je 4.4:(44 0 A inten*o de ,eus ultrapassava at mesmo o entendimento dos autores humanos. 11 Je 4.94 0 G<ovidosH L levados adiante como um navio levado pelo vento. 1s D.9: 0 a palavra escrita superior a pretensas manifesta*#es espirituais revelat%rias >confira com 1 /o 4B.35@. -l 48 0 A Lei >escrita@ perfeita. GA !blia infalvel "uanto M sua verdade( e final "uanto M sua autoridadeH>Archer .r. p.93@. O "ue isso "uer di'er I a@ Aue a !blia possui e$atido hist%rica. Ado e &va >1 /o 44.D(87 1 2m 9.43(4B@. .onas e a baleia > <t 49.B:@. b@ Aue a teologia e a tica so inseparveis.?m =.4B;48 depende da veracidade de Ado.-e h erros hist%ricos( havero erros doutrinrios. I:3 DE;ININDO A IN(PIRAO' O termo IN(PIRAO usado para denotar a opera*o de ,eus na forma*o das &scrituras -agradas >a !blia@. &$pressa o pensamento da origem e "ualidades divinas da !blia( sendo usado para indicar a influFncia divina e sobrenatural "ue capacitou as mentes humanas para receberem a ?evela*o de ,eus e escrevF;la fielmente. O 10e a Insp!rao no <' No um ditado mecnico. ,eus fe' mais "ue ditar7 &le trabalhou internamente nos autores "ue escolheu. &mbora a 1nspira*o no obliterasse as personalidades dos autores humanos( isso no significa "ue os mesmos tenham distorcido o conte+do "ue receberam. A 1nspira*o no aplicada M transmisso do te$to em suas c%pias e tradu*#es( mas somente M escrita dos primeiros originais >aut%grafos@. No pode ser e"uiparada M inspira*o de autores literrios profanos( nem mesmo ser considerada como uma grande literatura de produ*o humana. A 1nspira*o no est presa M "ualidade do carter literrio comum( mas ao de ser ?evela*o direta e e$clusiva de ,eus. O 10e < a Insp!rao4' Num sentido amplo( a inspira*o Ginclui o processo total por "ue alguns homens( movidos pelo &sprito -anto( enunciaram e escreveram palavras emanadas da boca do -enhor7 e( por isso mesmo( palavras dotadas da autoridade divinaH9. &sse processo contm trFs elementosN Ca0sal!"a"e D!/!na. ,eus a fonte originadora da !blia.

1 2

Norman Geisler & W. Nix., Introduo Bblica, p. 11. Ibid., p.10.

Me"!ao Pro%<t!ca.G,eus usou personalidades humanas para comunicar proposi*#es divinasH3. A !blia um livro divino;humano. A0tor!"a"e Escr!ta. A !blia a +ltima palavra em assuntos doutrinrios e religiosos. A inspira*o verbal ( plena e autoritativa( ou seja( todas as palavras so inspiradas por ,eus para cumprir os prop%sitos de ,eus. 11 2m 3.45 > 2O,A( &-/?12 ?A( O21L@. :3 Conce!tos Err=neos (o$re a IN(PIRAO' /om o advento da Neo;ortodo$ia >incio do sc. PP@( propCs;se "ue o homem fosse o jui' do "ue certo ou errado na !blia . E dois conceitos bsicosN O Modernismo ; A !blia contm a palavra de ,eus. Jartes da !blia divina e verdadeira( outras so humanas e possuem erros. A Neo-Ortodoxia 5 A !blia torna;se a Jalavra de ,eus. Na viso de Qarl !arth( a palavra de ,eus seria um princpio dinmico divino "ue opera somente "uando h um encontro vivo ou e$istencial entre o crente e ,eus. a verdade considerada mais relacional "ue J?OJO-1/1ONAL . A implica*o declarar "ue os autores bblicos( sendo pecadores humanos( trou$eram erro para dentro das &scrituras( o te$to bblico. Jara eles( no importa os erros de transmisso e escrita( mas somente a mensagem "ue foi transmitida >o Qerigma 0 prega*o( mensagem@. O$ser/ao' &sse tipo de interpreta*o muito bem elaborada no filmeN GA Oltima 2enta*o de /ristoH. Jara os neo;ortodo$os( ,eus usa o te$to mesmo cheio de erros e entra num relacionamento salvador com os homens. Auerendo salvaguardar a mensagem das &scrituras dos ata"ues M sua historicidade( acabaram por negar a revela*o proposicional das &scrituras >"ue ,eus se revela por meio de palavras formuladas em senten*as@. -egundo eles( a revela*o no passa de apenas um encontro direto entre ,eus e o homem atravs de uma crise e$istencial. A veracidade do "ue est escrito no tem importncia hist%rica( apenas religiosa. -o Glendas piedosasH( "ue ,eus usa para falar a n%s. A grande dificuldade desse ponto de vista colocar a autoridade das &scrituras num nvel de f "ue no se pode averiguar objetivamente. A f aceita ser inconsistente e incoerente( pois a verdadeira base dela fica sendo a subjetividade da e$periFncia pessoal de cada um. :I3 LEITURA( (UPLEMENTARE(' 4. Merece Confiana o AT ? R. L. Archer .r. p.4B;34. 9. Introduo Bblica. Norman Reisler S e Tilliam Ni$. &d. Uida( p.=;36. 3. Novo icion!rio da Biblia vol" I. G1nspira*oH. .. 1. JacVer( p. 6B6;=4. B. A Ori#em da Bblia. GA 1nerrncia e a 1nfalibilidade da !blia$" Earold O. .. !roWn( p. 54;6D. =. O Alicerce da Autoridade Bblica . GA ,eclara*o de /hicago -obre a 1nerrncia da !bliaH. J. 4D3;85. 5. %nciclo&'dia (ist)rico-Teol)#ica da I#re*a Crist+ vol" II" G1nspira*o Jlenria e 1nspira*o UerbalH. 1. -. ?ennie. J.333;36.

Ibid., p.11.

O Man0se!o "a B#$l!a3 I3 NOME( E (I)NI;ICADO' 4;!blia >ta biblia L livros@ L plural de livro >bibloj@. 9;&scrituras. 3;Jalavra de ,eus. B;A Lei de ,eus. =;A !blia a Jalavra de ,eus. ele falou >e fala@ atravs dos livros "ue &le mandou escrever. II3 MANU(EIO' 2odos os livros da !blia so divididos em captulos e versculosN As !blias so divididas em captulos e versculos. As vers#es mais modernas contFm tambm diviso de pargrafos( titula*#es e notas au$iliares. -eu objetivo au$iliar na leitura( contudo bom lembrar "ue esses au$lios no esto contidos nos te$tos originais inspirados. &$emplosN ;Uersculo mal divididoN &f 4.B. ;2itula*o incorretaN ;1 /o 43 0 O amor o "o& supremo. Na verdade o amor %r0to do &sprito. Jargrafo mal divididoN <t =.43(4B. -al e lu' so assuntos interligados. &ssa diviso pode condu'ir a uma interpreta*o fragmentada pelo leitor desatento. III3 DI:I(>E(' ;Antigo 2estamento >A2@ L &scrito antes do nascimento de .esus /risto. ;Novo 2estamento >N2@ L &scrito Ap%s a ressurrei*o e ascenso de .esus /risto. A palavra testamento significa alian*a ou pacto. No so duas alian*as distintas( uma nova e outra velha( mas uma mesma alian*a em duas dispensa*#es distintas. O N2 est escondido no A2 e o A2 est revelado plenamente no N2. O A2 sombra ou figura do N2 >Eb D.=7 /l 9.45(46@. Ueja o grficoN A Re/elao "!/!na nas Escr!t0ras <' 4; Eist%rica L Acontece dentro da hist%ria humana. 9; Jrogressiva L X medida "ue acontece a sua compreenso se torna maior 3; Orgnica L ) perfeita em todos os seus estgios. B; Adaptvel L -ua linguagem compreensvel a "uem a recebe. A !blia possui ao todo 55 >protestantes L 38 Y 96@ ou 63 livros >cat%licas L B5 Y 96@. &m algumas seitas chamadas de igrejas para;crists podem chegar a mais ainda >&$. <%rmons 0 livro de <oroni@. &ssas diferen*as todas tFm a ver com livros do A2. No N2 so todas iguais. O A2 possui B divis#es principaisN

N? 4 9 3 B = 5

DI:I(O Lei ou Jentateuco Eist%ricos Joticos Jrofetas <aiores Jrofetas <enores Livros ,euterocanCnicos >ou Ap%crifos.@

@UANTIDAD LI:RO( E = livros RFnesis( Z$odo( Levtico( N+meros e ,euteronCmio 49 livros .osu( .u'es( ?ute( 1 e 11 -amuel( 1 e 11 ?eis( 1 e 11 /rCnicas( &sdras( Neemias e &ster. = livros .%( -almos( Jrovrbios( &clesiastes e /antares. = livros 1saas( .eremias( Lamenta*#es( &'e"uiel e ,aniel. 49 livros 6 livros Osias( .oel( Am%s( Obadias( .onas( <i"uias(Naum( Eabacu"ue( -ofonias( Ageu( [acarias e <ala"uias. 1 e 11 <acabeus( 2obias( .udite( !aru"ue( -abedoria( &clesistico7 acrscimos a ,aniel e a &ster. >Jresentes somente nas vers#es cat%licas@.

O N2 tambm possui B divis#es principaisN N? 4 9 3 DI:I(O &vangelhos Eist%rico &pstolas Jaulinas @UANTIDADE LI:RO( B livros <ateus( <arcos( Lucas e .oo. 4 livro Atos dos Ap%stolos. 43 livros ?omanos( 1 e 11 /orntios( Rlatas( &fsios( Kilipenses( /olossenses( 1 e 11 2essalonicenses( 1 e 11 2im%teo( 2ito e Kilemon. D livros EebreusB( 2iago( 1 e 11 Jedro( 1( 11 e 111 .oo e .udas. 4 livro Apocalipse de .oo.

B =

&pstolas Rerais Jroftico

As :ers9es "a B#$l!a Intro"0o' &$istem hoje no mercado vrias edi*#es da !blia. No difcil perceber algumas diferen*as nelas. 1sso se deve( na maioria dos casos a "uest#es de estilo e tradu*o. Nessa aula vamos entender um pouco melhor por"ue isso acontece. I3 Os I"!o&as "a B#$l!a' A !blia no foi escrita originalmente em JortuguFs( mas ela veio at n%s por meio de tradu*#es e revis#es dessas tradu*#es. As lnguas nas "uais a !blia foi escrita originalmente soN O Ant!2o Testa&ento Na sua maioria em E&!?A1/O >semtica@ e pe"uenas partes em A?A<A1/O >partes de &sdras( Neemias e ,aniel@. O hebraico originalmente era uma lngua no vocali'ada na escrita. Jor isso tornou;se uma lngua morta( ou seja no falada. -omente com o trabalho dos <assoretas( "ue vocali'aram a lngua "ue o hebraico voltou a ser falado. O No/o Testa&ento
4

Alguns estudiosos reditam a autoria de !ebreus ao ap"stolo #aulo.

&scrito em grego >indo;germnico@ GVoinFH >comum@. &sse era o grego falado pela popula*o comum. Na poca do N2( o grego e$ercia a fun*o globali'ante "ue o inglFs e$erce hoje. II3 O :alor "e se ConAecer as L#n20as Or!2!na!s Nenhuma tradu*o pode substituir o original( principalmente no caso da !blia( pois cremos na inspira*o dos originais bblicos( e no de suas tradu*#es. Os tradutores( embora cristos fiis no so inspirados( mas somente os escritores o foram. Note o "ue est escrito no prefcio da edi*o .oo Kerreira de Almeida( 9\ edi*o =N G) certo "ue toda tradu*o ou reviso da !blia -agrada( ainda "ue levada a termo por ntegros peritos bblicos( sempre trabalho humano e( como tal( sujeito a falhas7 por outro lado( no entanto( suscetvel de melhoriaH. ) importante para o cristianismo "ue suas 1grejas mantenham uma liga*o viva com as &scrituras atravs do estudo das lnguas originais. -e esse estudo cair em desuso( abrir;se a porta para todo tipo de interpreta*#es particulares e herticas da f( colocando em risco a comunho viva "ue temos com ,eus >.o 6.46@5. As :ers9es Ant!2as' Antigo 2estamentoN a@A -eptuaginta >LPP@N A mais importante tradu*o grega do A2( datada de cerca de 9=: a./. ) a base da tradu*o da Uulgata Latina de .erCnimo. /ontm os livros Ap%crifos ou ,euterocanCnicos. b@Uerso de ]"uilaN 9\ sc. d./. feita para substituir a LPP( mais usada pelos cristos. c@Uerso de 2eod%cioN 9^ sc. d./. . Jrocurou corrigir muitas ine$atid#es da LPP. d@Uerso de -macoN 9:: d./. ma parfrase >tradu*o livre@ muito elegante da LPP. Uers#es /ompletas >A2 e N2@N a@Jesita >Jeshita L simples@N 9^sc. d./. ) a melhor verso siraca das &scrituras. b@Uulgata Latina N 2radu'ida por .erCnimo >3D3;B:= d./.@. Keita para substituir as vers#es latinas anteriores "ue eram baseadas somente na LPP. .erCnimo tradu'iu direto do hebraico( usando o 2e$to <assortico _. <ais inclui os deuterocanCnicos( "ue no tFm no 2<. I:3 As :ers9es e& Port020 s' As mais conhecidas soN a@ KigueiredoN Jrodu'ida pelo Jd. AntCnio Jereira de Kigueiredo a partir da Uulgata. sada pelos cat%licos. b@ !blia de .erusalmN Uerso cat%lica com notas. c@ AlmeidaN 2radu'ida pelo Jr. .oo Kerreira de Almeida >46BD@. Atualmente consta de duas edi*#es mais conhecidasN A Atuali'ada >A?A@ e a /orrigida >A?/@. sadas pelos Jrotestantes. d@ Nova Uerso 1nternacional >N1U@N . foi lan*ado o N2 em portuguFs( e o A2 est em prepara*o. ) tradu'ida do inglFs em compara*o com os originais gregos e hebraicos. Ra89es "as D!%erenas Nas :ers9es' &las surgem com base nas seguintes ra'#es bsicasN D!%erenas "e s!2n!%!ca"o 10anto ao 0so "os textos 2re2os e Ae$ra!cos3 N%s no temos os originais >aut%grafos L escritos pelos pr%prios autores bblicos@ mas apenas c%pias. /om o passar dos anos muitas c%pias foram feitas e( como eram feitas M mo( come*aram a surgir as variantes >e$press#es diferentes nos manuscritos@.-% do N2( e$istem mais de =.::: manuscritos. &sses manuscritos foram estudados e catalogados( produ'indo alguns te$tos completos
$ 6

III3

:3

Bblia, Edio Revista e Atualizada, 2% edi&'o, p.$. (I)W*++, ,.-., Viso Panormica da Bblia, p.30.

"ue so utili'ados para tradu*oN &$emplosN A LPP( o 2< para o A2. O 2e$to ?ecebido >?eceptus@( o 2e$to do Uaticano( o 2e$to <ajoritrio >!i'antino@. Le&$re5se "e 10e' ;&mbora hajam diferen*as nos manuscritos( elas no atingem nenhuma doutrina bsica das &scrituras. ;<uitos manuscritos continuam sendo achados e catalogados para estudo. &$.N O /%dice Alepo( encontrado em 4.8B6( na -ria. Os <anuscritos do <ar <orto( cerca de 9:: manuscritos hebraicos encontrados em 1srael de 4.8BD;4.8=5. D!%erenas "e s!2n!%!ca"os e& /!rt0"e "e a&$!2B!"a"es3 &$istem palavras "ue podem ter mais de um significado >ambguas@. Na tradu*o da !blia isso tambm acontece e geram algumas diferen*as. Nesses casos( um estudo mais detalhado do conte$to ajuda a resolver a melhor tradu*o. &$.N GOs pais das crian*as chegaramH. Jais pode serN a@,ois homens. b@<arido e esposa. c@,ois casais "ue so pais. M0"anas na %or&a /!san"o 0&a $oa co&0n!cao3 A tradu*o leva em conta o significado e a forma da linguagem. Xs ve'es a tradu*o no fica natural se for feita literalmente. UocF no tradu' Ggood morningH por Gboa manhH( mas por Gbom diaH. 4;<udan*as na forma "uanto ao uso de linguagem figurada. ma palavra pode ser empregada de forma literal numa frase e de forma figurada em outra. Numa tradu*o( possvel "ue o sentido no seja entendido se no for feita mudan*as na forma. &$.N A sede das emo*#es para n%s o cora*o( mas para os gregos eram as entranhas >intestinos@. >Km 6@. 9;<udan*a na forma para tornar mais claro o significado. ma !blia di'N G"uin'e estdios( outraN GtrFs "uilCmetrosH >.o 44.4D@. 1sso se aplica principalmente a pesos e medidas desconhecidas e`ou no usadas por n%s hoje. ) a mesma "uesto entre usar "uilCmetros >!rasil@ e milhas >& A@ para medir a velocidade dos carros. 3;<udan*a na forma a fim de tornar o te$to mais natural em JortuguFs. Algumas e$press#es podem no soar muito bem em outra lngua( e por isso algumas vers#es as modificam a fim da tradu*o ficar mais natural e bonita. &$.N /o( filho de NoN revisado na A?A para /am. :I3 Concl0so' As novas vers#es so sempre bem vindas( desde "ue e$pressem o sentido original do te$to bblico( numa linguagem acessvel( mas fiel ao original. &$istem cerca de =.=:: lnguas faladas no mundo de hoje. /erca de 95: tFm a !blia completa. 3:: tFm somente o N2. Apro$imadamente 4.::: tFm apenas por*#es tradu'idas e cerca de 3.::: a 3.9:: no tFm nada da !blia em sua lngua6. PARTE II ANTI)O TE(TAMENTO A )eo2ra%!a "a Palest!na'
.

*ssa estat/sti a 0 de 1.113. 2e3a *4)A!+, *li5abet6 7., Verses da Bblia, p.11$.

A Jalestina se divide naturalmente em "uatro reasN Plan#c!e Mar#t!&a ]rea costeira ao <editerrneo. 2rFs divis#esN 4. Jlancie do Aco >Acre@. Norte do <onte /armelo. 9. Jlancie de -arom. -ul do /armelo. 3. Jlancie da Kilstia. Re2!o MontanAosa &ntre o vale do .ordo e a Jlancie <artima. 2rFs divis#esN 4. Ralilia 0 norte. Uale de .e'reel ou &sdrelom >oriente@ e o Uale de <egido >ocidente@. 9. -amaria 0 centro. ?egio montanhosa. 3. .udia 0 sul. 2erras Altas 0 norte. -efel >terras bai$as@ 0 sul. ,eserto do Neguebe. :ale "o Cor"o /orta a palestina de Norte a sul a partir do <onte Eermon. -uas guas formam o <ar da Ralilia ao norte e desguam no <ar <orto ao sul >3D8 m. abai$o do nvel do mar@. Ao sul est o deserto de Arab. Plat= Or!ental &ngloba a 2ransjordnia. Auatro divis#esN 4. !as. -ul do Eermon at o ?io .armu"ue. 9. Rileade. ?io .abo"ue. 3. Amom. Nordeste do <ar <orto. B. <oabe. Leste do <ar <orto( sul do ?io Arnom.

Pr!nc!pa!s Plan#c!es' Jlancie <artima ou da Kilstia. Nela ficavam as cinco cidades dos filisteus >Ra'a( &crom( A'oto( Ascalom e Rate@7 Jlancie da KenciaN &ntre 2iro e -idom. Jlancie de -arom7 &ntre o <onte /armelo e .ope >1 /r 96.987 /t 9.4(9@. Jlancie do Acre >.esreel ou &sdraelon@N &ntre os montes de -amaria e Ralilia >.s 46.457 .' 4.347 5.33@ . <uitas batalhas importantes aconteceram aliN Rideo venceu os midianitas >.' 5.337 6.4@7 a derrota de -sera >.' B@7 <orte de -aul e seus filhos >1 -m 34@7 <orte de rei .osias >11 ?s 93@7 vit%ria de .e+ sobre Acabe >11 ?s 4:@. Jlancie do -efel >terras bai$as@N &ntre a Jlancie da Kilstia e as montanhas de .ud. G) uma regio politicamente estratgica e economicamente importanteHD. Pr!nc!pa!s Planaltos' Jlanalto de !asN -l 99.49( 5D.4=( &' 38.4D. Jlanalto de RileadeN .r D.99. Na poca do N2 conhecido como Jeria. Pr!nc!pa!s Montes' LbanoN 3:5: m. >1 rs =.4(5(8(43;4=(4D@. ,e l foi tirada a madeira de cedro para a constru*o do templo de -alomo. 2aborN .s 48.99( .' B.5(4B. /armeloN a citado 94 ve'es no A2. Lugar onde &lias confrontou os profetas de !aal >1 ?s 4D.46; B:@. &bal >89B m.@ e Reri'im >D=3 m.@N ,t 44.98. situados na -amaria e separados por um pe"ueno vale. -io >D:: m.@N Leste de .erusalm. /itado 4=4 ve'es na !blia. -l BD.9.
8

I9ete 7. #ereira, Geo ra!ia Bblica, :emin;rio -etel -rasileiro, 1118, p. .. (rabal6o n'o publi ado.

<ori >6BB m.@N monte do templo de -alomo >11 /r 3.4@. Kica a leste do <onte -io. EermomN .' 3.37 1 /r =.937 -l 433.3. O rio .ordo nasce entre as suas cordilheiras. Pr!nc!pa!s R!os' .ordo >GdecliveH ou Go "ue desceH@N Jrincipal rio da Jalestina( divide;a em duas partes distintasN /ana e 2ransjordnia. 2em trFs trechos distintosN >4@ ,a nascente ao Lago <erom. Jrofundidade de 3 a B m. >9@ ,o Lago <erom ao <ar da Ralilia. Jrofundidade de D a 4= m. >3@ ,o <ar da Ralilia ao <ar <orto. ?egio de muitas corredeiras. Jercirre uma distncia de 446 Qm( atingindo 9= a 3= m. de largura e somente 4 a B m. de profundidade. AuisomN O mais importante depois do .ordo >.' =.947 1 ?s 4D.B:@. nasce das torrentes do <onte Rilboa e do 2abor. -ore"ueN nasce a sudoeste de .erusalm e desemboca entre .ope e Ascalom >.' 45.B@. -eu vale famoso por seus vinhedos >.' 4B.4;=@. !esorN desgua ao sul de Ra'a >1 -m 3:.8(4:@. Pr!nc!pa!s Desertos' NeguebeN -l 495.B. Kica ao sul da Jalestina. ,eserto da .udiaN .' 4.45( <t 3.4. .eric%N Lc 4:.3:;3=. Pr!nc!pa!s Estra"as' ?ealN <encionada em Nm 9:.467 94.99. Uia <arisN saa de ,amasco em dire*o a Jtolemaida no <editerrneo. &strada do /entroN &ram duas estradas "ue saiam de .erusalm( uma para o norte e outra para o sul. A estrada do sul se bifurcava( indo um ramal para Ra'a >Kilipe evangeli'ou o eunuco nessa estrada@ e o outro para !erseba. &strada da /ostaN saa do delta do Nilo no &gito e seguia por uma regio deserta por 49: Qm at chegar no <editerrneo. ) chamada do Gcaminho dos filisteusH em &$ 43.46. &strada do LesteN saa de .erusalm em dire*o a ,amasco pelo caminho de !etnia. Nessa estrada( Jaulo foi encontrado por /risto >At 8@. PANORAMA )ERAL DO PENTATEUCOD Intro"0o' O Jentateuco di' respeito aos primeiros cinco livros da !blia atribudos a <oiss >Rn( &$( Lv( Nm( ,t@. A palavra significa literalmente Glivro de cinco volumesH. ) designado no 2< como Ga Lei 0 hattr$" No A2 o Jentateuco chamado deN >4@ Lei 0 .s D.3B7 &d 4:.3. >9@ Livro da Lei 0 .s 4.D7 11 ?s 99.D. >3@ Livro da Lei de <oiss 0 .s D.347 Ne D.4. >B@ Livro de <oiss 0 &d 5.4D7 11 /r 9=.B. >=@ Lei do -enhor 0 &d 6.4:7 1 /r 45.B:. >5@ Lei de ,eus ; Ne 4:.9D(98. >6@ Livro da Lei de ,eus 0 .s 9B.957 Ne D.4D. >D@ Livro da Lei do -enhor 0 11 /r 46.87 3B.4B. >8@ Livro da Lei do -enhor seu ,eus 0 Ne 8.3. >4:@ Lei de <oiss( servo de ,eus 0 ,n 8.447<l B.B. No N2 o Jentateuco chamado deN
1

<ngelo Gagliardi, Panorama do V", p. =

>4@ Livro da Lei 0 Rl 3.4:. >9@ Livro de <oiss 0 <c 49.95. >3@ Lei 0 <t 49.=7 Lc 45.457 .o 6.48. >B@ Lei de <oiss 0 Lc 9.997 .o 6.93. >=@ Lei do -enhor 0 Lc 9.93(9B. &mbora no possamos afirmar categoricamente "ue todas estas referFncias e outras mais sejam e$plcitas ao Jentateuco difcil fa'er tal liga*o. O termo Jentateuco foi utili'ado a primeira ve' por Orgenes em seu comentrio de .o B.9= Gdo Jentateuco de <oissH7 e 2ertuliano em sua obra GContra M!rcion ,",-H. I3 A A0tor!a "o Pentate0co' E evidFncia !blica suficiente para crermos "ue <oiss foi o autor humano do Jentateuco. 1sso no "uer di'er "ue <oiss tenha escrito cada palavra como temos hoje( mas "ue seu autor fundamental e real. ) possvel "ue <oiss tenha se utili'ado de fontes anteriores e "ue revis#es posteriores tenham ocorrido debai$o da inspira*o do &sprito -anto( atuali'ando informa*#es geogrficas e hist%ricas para facilitar sua leitura e entendimento. a. No pr%prio JentateucoN &$ 46.4B( 9B.B;D( 3B.967 Nm 33.4(97 ,t 34.8(99 e ainda ,t 4.4(=. b. No restante do A2N .osu est repleto >D.34(39(3B744.4=(9:7 4B.97 94.9( 99.=(87 93.5 dentre outras@7 .' 3.B( 1 ?s 9.37 11 ?s 4B.57 11 ?s 94.D7 &d 5.4D7 11 /r 3B.4B7 ,n 8.44;43. c. No N2N <t 4:.=7 <t 48.D7 <c 4.BB7 Lc =.4B7 At 3.997 ?m 4:.=;87 1 /o 8.87 Ap 4=.3. LI:RO )ENE(I( EFODO LE:TICO AUTO R <oiss <oiss <oiss DATA AO :ER(O TEMA C*A: E 4.BB= B.::B a 4.4 Os princpios. 4.D:= a./. 4.BBB 4.=9= a 3.4: Liberta*o 4.BBB pelo sangue. a./. 4.BBB 4.BBB 48.9 -antidade. a./. DI:I(O Jrim%rdios. Jatriarcas. JrovidFncia. Liberta*o. Locomo*o. Legisla*o. -acrifcio. -acerd%cio. -a+de. -epara*o. -olenidade. -inai. -inai a /ades. A <oabe. ?ecorda b Obedeceb

NGMERO( DEUTERONHMIO

<oiss <oiss

4.B:= 4.B:=

4.BBB a 4.B:= a./. 4.B:= a./.

33.4 49.4

Jeregrina*o. ObediFncia.

AnIl!se "e ) nes!s' In%or&a9es )era!s' a, No&e7 A0tor!a e Data' Na 2or >2<@N !ereshit 0 GNo JrincpioH. Na LPPN )enes!J >RFnesis 0 origem( fonte( gera*o@. Autor e data' <oiss( cerca de 4.B=: a./. Prop.s!to' Kornecer um breve sumrio da hist%ria da revela*o divina( desde o princpio at

"ue os israelitas foram levados para o &gito e estavam prontos para se tornarem uma na*o teocrtica. Es$oos' Cap#t0lo 4;9 3;= 5;4: 44 49;9= 95;96 9D;35 36;=: Persona2ens ,eus Ado No Os povos Abrao 1sa"ue .ac% .os Ass0ntos /ria*o Aueda ,il+vio !abel A Alian*a A promessa 1srael /onserva*o da promessa @UEDA 3;5.4:. L!9es ,eus o criador de tudo. ,eus santo. ,eus .usto. ,eus o governante dos povos. ,eus elege. ,eus fiel. ,eus cuida com paciFncia. ,eus 1ntervFm. NO:O COMEO D.9: 0 44.

CRIAO 4; 9

DILG:IO 5.44;D.48.

A Cr!ao' A dura*o dos dias da cria*o ainda ponto discutidoN &les nunca e$istiram 0 evolucionista. Os dias representam eras >&volucionista;2esta@. Os dias so literais 0 9B horas. 4? "!a3 Lu'. 6? "!a K? "!a firmamento -epara*o de terra e mar. L? "!a M? "!a Luminrias /riaturas nos cus. marinhas e as aves. N? "!a Os animais terrestres e o homem. O? "!a ,eus terminou seus atos criativos e descansou.

A @0e"a' O pecado da "ueda foi a desobediFncia motivada por um desejo de tornar;se como ,eus. G,eus proveu peles de animais para lhes servirem de vestes( o "ue envolveu o abate de animais( em favor do homem pecaminosoH4:. /aim O primeiro homicida. Lame"ue O primeiro polgamo &nos /ome*a;se a invocar a ,eus >ora*o@. &no"ue Koi arrebatado. .ubal 1nven*o da m+sica atravs de instrumentos musicais. D!l-/!o' <edida da Arca. 2omando;se o cCvado como B5 cm L b36 m. >comprimento@ ` 99(= m. >largura@ e43(= m. >altura@. ,eslocamento de gua de =: mil toneladas. No/o Co&eo'

10

:amuel ,. :6ult5, A #ist$ria de Israel no A", p. 14.

2erminado o dil+vio( come*am as oferendas sacrificiais44. ,eus estabelece a pena de morte para o homicdio e estabeleceu o arco;ris como promessa de mais destruir a terra com dil+vio. ,esta"ue para a constru*o da torre de !abel( "uando ,eus confundiu as lnguas para "ue o povo se dispersasse pelo mundo. D!str!$0!o "os po/os' (e& ?egio do Rolfo Jrsico Co ]frica e Jalestina. /osta do <ar <editerrneo. Ca%<3 &uropa e ]sia.

A li*o "ue aprendemos desse perodo "ue a corrup*o do pecado se espalhou e contaminou a todos de forma crescente. A Era Patr!arcal' A narrativa desse perodo est contida em RFnesis 49;=:. Novas descobertas ar"ueol%gicas ><ari( Nu'i e garite@ tFm tra'ido lu' para esse perodo. O mundo patriarcal est identificado com o G/rescente KrtilH ><esopotmia( Jalestina e &gito@.-ua hist%ria est associada aos desenvolvimentos dos -umrios e acadianos na <esopotmia e dos &gpcios no &gito. Auatro personagens bblicos recebem desta"ueN Abrao( 1sa"ue( .ac% e .os. A /!"a "e A$rao te& tr s %ases "!st!ntas' 4. Jartida de r e estabelecimento em /ana >49.4 0 4B.9B@. 9. &spera do filho prometido >4=.4 099.9B@. 3. Jrovimento para sua posteridade >93.4 0 9=.4D@. A /!"a "e Isa10e se &!st0ra ao relato "a /!"a "e Cac. P6M34D Q KM36D,3 A /!"a "e Cac.' 4. .ac% ad"uire de &sa+ a Jrimogenitura 0 cap. 9=. 9. .ac% rouba a !en*o de &sa+ 0 cap.96. 3. .ac% e Labo 0 cap. 9D 0 39. B. .ac% retorna a /ana 0 cap.39 0 3=. Os ;!lAos "e Cac. P)n KM36K56N,' ?uben( -imeo( Levi( .ud( 1ssacar e [ebulom. >filhos de Lia@. Rade e Aser. >filhos de [ilpa( serva de Lia@ .os e !enjamim. >Kilhos de ?a"uel@. , e Naftali. >filhos de !ila( serva de ?a"uel@.

I&pl!ca9es "o L!/ro' ) nes!s 10est!ona' 4. O atesmo 0 &$iste um ,eus "ue criador de tudo. 9. O Jantesmo 0 ,eus( embora imanente >presente na cria*o@( transcendente a ela > separado da cria*o@. ,eus no a cria*o( a nature'a. 3. O politesmo 0 &$iste apenas um ,eus( "ue o -&NEO? >.av@. B. O ,esmo 0 &sse ,eus intervFm na hist%ria da sua cria*o e a governa. =. O materialismo 0 ,eus no a matria( mas o seu criador >%x ni.ilo 0 do nada@. A 10e"a "o Ao&e& expl!ca' 4. a misria do homem.
11

Ibid., p. 16.

9. 3. B.

O va'io e$istencial do homem >"uem souI ,onde vim I Jara onde vou I@. A perdi*o e corrup*o humana. A e$istFncia da morte. Intro"0o aos L!/ros *!st.r!cos3

I3 Co&pos!o' Os livros hist%ricos compreendem do'e livros( "ue vo de .osu a &ster. A organi'a*o do 2< segue uma linha diferente. ,iferem do Jentateuco "uanto M sua Fnfase. O Jentateuco tra*a a hist%ria redentora da cria*o M morte de <oiss( destacando M alian*a da Lei e aos alicerces legislativos de 1srael como povo da alian*a. Os livros hist%ricos( por outro lado demonstram o movimento hist%rico de 1srael na Jalestina na sua obediFncia ou no M Lei e M alian*a divina. .osu( .u'es( 1 e 11 -amuel( 1 e 11 ?eis L Os Pro%etas Anter!ores >Jrimeiros Jrofetas@. &ssa designa*o feita para contrastar com os profetas posteriores >1saas( .eremias( &'e"uiel e os do'e profetas menores@. O termo no se refere a uma cronologia hist%rica( mas simplesmente ao seu lugar no cnon. G&nfati'a o fato de "ue apresentam uma hist%ria religiosa ou com um objetivo religioso. &les Gcontm dados hist%ricos escolhidos numa perspectiva profticaH49. O elemento hist%rico est sempre ligado M mensagem espiritual. Os primeiros Jrofetas so hist%ricos7 os Oltimos so e$ortativosH 43 Os Jrofetas Anteriores enfati'am o assentamento em /ana e M <onar"uia( os Jrofetas Josteriores enfati'am os sculos finais dos dois reinos( especialmente .ud. A diferen*a fundamental entre ambos est no fato de os Anteriores serem Gconstitudos de narrativasH4B. &sdras( Neemias( &ster( 1 e 11 /rCnicas R Os Escr!tos. ?ute contado entre os cinco Rolos3 II3 A0tor!a' Os livros hist%ricos tFm em sua maioria autoria anCnima( porm certamente foram compilados porN .osu( -amuel( .eremias e &sdras. 2ambm haviam cronistas "ue eram oficialmente encarregados de relatar os fatos hist%ricos para registro oficial7 alm do "ue( h outros escritores "ue narraram hist%rias especficas. 4;,avi L -amuel( Nat e Rade >1 /r 98.98@. 9;-alomo L Nat( Aas e 1do >11 /r 8.98@. 3;?oboo L -emaas e 1do >11 /r 49.4=@. B;!aru"ue era o escrivo de .eremias. Outros documentos hist%ricos( no inspirados( foram utili'ados como fonte >.s 4:.43 0 O livro dos .ustos. 1 ?s 0 A Eist%ria dos ?eis de 1srael e .ud@. III3 D!/!so *!st.r!ca "o Per#o"o' Per#o"o D0rao N? 4? .ui'ado ,a entrada em /ana at o estabelecimento da <onar"uia. 6? <onar"uia 4@ O ?eino nidoN -aul( ,avi e -alomo. 4.:BB 0 834 a./. 9@ O ?eino ,ivido ou Jerodo Jroftico. 834 0 =35 a./. K? ?estaura*o ,o /ativeiro !abilCnico at a -ilFncio Jroftico

Datas 4.B:5 0 4.:BB a./. 4.:BB 0 =35 a./. =35 0 B:: a./.

12 13

+eslie >. Allen, ?@s #roAetas AnterioresB. *m% Introduo ao A", p.143. :tanleC A. *llisen, &on'ea (el'or o A", p.63. 14 +eslie >. Allen, o)*cit., p.143.

I:3 D!/!so L!terIr!a "o Per#o"o' DATA TEMA OUTRO( PO:O( APROFIMADA ANTE( DO REINADO Q 43LSN Q 43SLL a3C3 .O- ) 4.B:5 ; 4.36= Ocupa*o da terra Jouca influFncia egpcia na prometida. Jalestina. 4= . c[&4.36= 0 4.:BB !en*os pela obediFncia e /hegada dos Kilisteus M castigo pela desobediFncia Jalestina. conforme a alian*a. ? 2& 4.33: A linha davdica abrange os Jerodo de pa' entre 1srael gentios por intermdio de e <oabe. )poca dos .u'es. ?ute. A(CEN(O E @UEDA DO REINO 5 43SLL Q MTN a3C3 1 e 11 -A< &L 4.4:: 0 86: &stabelecimento do KilisteusN Os maiores ?einado. inimigos de 1srael. 1 e 11 ?&186: 0 =D5 A hist%ria do reino pelo /ativeiro sob a Assria prisma da alian*a. >1srael@ e !abilCnia >.ud@. 1 e 11 Ado 0 =D5. A hist%ria do reino com G?einos e imprios /?dN1/AFnfase em .ud. O 2emplo vi'inhos erguem;se e caem de -alomo. conforme o desgnio de ,eus para o reino davdicoH45. P+(5EFLIO PPERIODO PER(A, Q MKO Q LK6 a3C3 &-,?A=36 0 B=D ?econstru*o do templo e O Novo 1mprio Jersa. reforma do culto. ?etorno dos e$ilados. N&&<1ABB= 0 B3: ?econstru*o dos muros de A boa vontade dos .erusalm e governos persas permitem restabelecimento de um uma relativa pa'. governo limitado. &-2&? BD3 ; B63 ,eus providente para com A Jrsia governa da cndia seu povo mesmo longe da ao Eelesponto. terra prometida. :3 A0x#l!os )rI%!cos' 4. Livros do A2( Con.ea Mel.or o AT( -tanlee A. &llisen( p.4:. 9. Os Livros Eist%ricos ; Ma&as+ /r!ficos+ Cronolo#ias e Ilustra0es( p.99. CO(UU7 CUVE( E RUTE' I3 O L!/ro "e Cos0<3 No&e7 A0tor!a e Data' 2< L 1eshu > u W h e @ 0 .osu L ,eus salva*o. LPP L 1hsouj 0 .osu. Jrovavelmente foi escrito pelo pr%prio .osu >.s 9B.95@ entre 4.B:5 0 4.3D: a./. Es$oo BIs!co' ENTRADA 4 0 Jrepara*o.
1$ 16

LI:RO

CON@UI(TA 5 0 /entro.

DI:I(O 43 0 Eeran*a das tribos.

*llisen aponta a data de 1.0.$ a.>. &on'ea (el'or o A", p.64. Ibid., p. 6$.

3 0 2ravessia do .ordo. = 0 /ircuncisoN >?enova*o da Alian*a@.

4: 0 -ul. 44 0 Norte.

9: 0 /idades de ref+gio. 99 0 ,espedida de .osu.

Pala/ra CAa/eN ?eden*o. :erso CAa/eN 4.9 Teolo2!a A %!"el!"a"e "e De0s' ,eus sempre cumpre as suas promessas( apesar dos nossos pecados >94.B=@. &le tambm nos d a vit%ria e ela pela f somente. A sant!"a"e "e De0s' ,eus castiga a ini"fidade dos cananeus atravs de 1srael( mas tambm e$ige santidade de seu povo para e$ecutar a sua vontade >/ap. 6 0 O pecado de Ac@. A sal/ao "e De0s' .osu significa G.&OU] salva*oH. &le um tipo de /risto no A2( no sentido "ue levou o povo de ,eus ao descanso da terra prometida >/f. Eb 3.6;B.44@. O L!/ro "e C0#8es' No&e7 A0tor!a e Data3 2< L -hophetim 0 .u'es L GjulgadoresH( Glderes e$ecutivosH. LPP L Vritai >Vritai@ 0 .u'es. &mbora sua autoria seja desconhecida( a maioria dos estudiosos a credita a -amuel. &scrito por volta de 4.::: a./. ( abrange o perodo "ue vai da morte de .osu ao estabelecimento do .ui'ado de -amuel >4.3D: 0 4.:5: a./.@. 63 Te&a3 O tema GOpresso e LivramentoH. 6 apostasias7 6 opress#es e 6 livramentos. O livro narra os fracassos de 1srael por causa da transigFncia >conforma*o@. :erso cAa/e' 46.5 ou 94.9= 0 GNa"ueles dias no havia rei em 1srael7 /ada um fa'ia o "ue achava mais retoH. K3 O Per%!l "os C0#8es' 1 /o 4.95;34N G,eus escolheu ... a"uelas >coisas@ "ue no so para redu'ir a nada as "ue so...H. <as o -enhor ... >3.4:7 5.44;3B7 44.987 4B.48 ...@. &+de -angar ,bora Rideo .eft .air -anso /anhoto Arma insignificante >"uei$o de boi@. ma mulher <edroso Kilho de uma prostituta Jolgamo /arnal >mundano@

/omo e$plicar a derrota de -ansoI >4@,esperdi*ou seus dons. >9@ !uscou seus pr%prios interesses. >3@ &ntregou;se a desejos carnais. 43 A Expl!cao "a Deca" nc!a3 &les no e$pulsaram os inimigos como ,eus ordenara( mas se conformaram com o "ue j tinham con"uistado e se acomodaram satisfeitos( perdendo o nimo para completar a obra >4.48(94(96(98; 34(33(3B@. E um padro notvel na narrativa de .u'esN

PECADO

CA(TI)O

(GPLICA

LI:RAMENTO3

63 Teolo2!a3 45De0s < C0sto3 ma na*o "ue abandona o -enhor( rebai$a e compromete os seus padr#es( no pode &sperar a ben*o de ,eus. 65De0s < (o$erano3 &le no depende do poder humano para atuar( mas humilha;o utili'ando;se de 1nstrumentos despre'veis a seus olhos. A vit%ria sempre de ,eus no finalb K5De0s < &a2nWn!&o e CAe!o "e )raa . GA paciFncia de ,eus e a maravilhosa possibilidade de um novo come*o( mediante -ua gra*a fa' ressoar uma nota alegre neste livroH 46 >/undall S <orris@. L5A ;< < I&portante3 Os .u'es no tinham grande'as morais "ue nos inspire( mas notamos "ue h neles um tipo de f "ue coopera com ,eus( atravs da "ual &le revela o seu poder >Eb 44.39(33@. III3 O L!/ro "e R0te'

III I: 43 No&e7 A0tor!a e Data3


2< L t X r ; ?ute L Ami'ade( Associa*o. LPP L Ro01 5 ?ute. -ua autoria tem sido atribuda a -amuel pelo 2almude. -eu pano de fundo o perodo dos .u'es >4.4@. ma ve' "ue ?ute bisav% de ,avi( deve ser datado por volta de 4.4:: a./. &st contado entre os G/inco ?olosH. ) lido anualmente em 1srael durante a festa de Jentecostes >.unho@. 63 O$Jet!/o e Te&a "o L!/ro3 -eu objetivo e$plicar a introdu*o de sangue gentio na linhagem do rei ,avi e mostrar a providFncia da ,eus na vida da"ueles "ue confiam Nele. :erso cAa/eN 4.45. O livro mostra de forma muito bela como ,eus age nos bastidores mais comuns de nossas vidas >fome7 gravide'7 a Lei@( no precisando se utili'ar somente de atos sobrenaturais. K3 Mensa2ens3 4. As circunstncias no criam e nem destroem os crentes. 9. A f o segredo ou o teste do verdadeiro discpulo. 3. A pessoa "ue confia em ,eus torna;se um instrumento nas -uas mos. L3 Teolo2!a3 4. ,eus acolhe no israelitas na alian*a. G?ute( a moabitaH. 9. A benevolFncia o estilo de vida correto para o povo de ,eus. ?ute nos mostra de modo prtico o "ue o estilo de vida .esed >!enevolFncia ; dispor;se a ir Galm da obriga*oH@. ?ute Noemi !oa' -acrifcio e obediFncia. Jerseveran*a e inteligFncia. Renerosidade e integridade.

3. ,eus providente e sempre cumpre seus decretos. A linhagem real de ,avi e a linhagem do <essias.
1.

>undall & 7orris, ,u/5es, Introdu&'o e >oment;rio, 2ida No9a D 7undo >rist'o, p. =

B. O parente redentor >gogel@ como tipo ou pren+ncio do <essias. 4. -er um parente de sangue /risto se aparentou com a ra*a humana por meio de um nascimento virginal. 9. Jossuir o valor necessrio para ad"uirir a -% /risto possua o mrito suficiente para pagar heran*a perdida. o pre*o em prol dos pecadores. 3. ,ispor;se a resgatar a heran*a perdida. /risto entregou sua vida livremente. B. ,ispor;se a casar;se com a esposa do parente 2ipifica o relacionamento de noivo e noiva falecido. entre /risto e a 1greja. M3 Es$oo BIs!co3 A Uida de ?ute( a <oabita. 4; ?ute decide voltar. 9; ?ute serve a Noemi. 3; ?ute descansa aos ps de !oa'. B; ?ute resgatada(/asa;se com !oa'. DATA 4:BB 4:44 864 834 REI( -aul ,avi -alomo CUDY ?oboo Abias Asa REI( E PRO;ETA( DE I(RAEL E CUDY4T PRO;ETA( REI( A((RIA REINO UNIDO Nat Aas -emaas 1do Aa'arias ` Eanani .e+ .osaf .oro Aca'ias DB4 .os Ama'ias A'arias &lias <icaas &lie'er &liseu .oiada [acarias .onas Osias Am%s 1saas I(RAEL .eroboo Nadabe !aasa &l >[inri@ Onri >2ibni@ Acabe Aca'ias .oro Atalia .e+ .eoca' .eos .eroboo 11 [acarias -alum <enam ?e'om (RIA

8:8

DD=

!en;Eadade Assurnasirpal

-almaneser 111 Ea'ael !en;Eadade

6=9 .oto

2iglate;Jileser 111 -almaneser U

?e'im

18

:amuel ,. :6ult5, #ist$ria de Israel no A", 2ida No9a, p.1$0.

Aca'

Odede

Jecaas Jeca Osias Aueda de -amaria

-argo 11 -ena"ueribe &saradom Assurbanpal !abilCnia Nabopolassar Nabucodonosor

699

&'e"uias <anasss Amom .osias .eoca' .eoa"uim .oa"uim [ede"uias Aueda de .erusalm

<i"uias

5B:

.eremias Eulda >&'e"uiel@ >,aniel@

=D5

O M!n!st<r!o Pro%<t!co Intro"0o' Archer divide os profetas em Jrofetas Anteriores >.osu( .u'es( -amuel e ?eis@ e os Jrofetas Josteriores( "ue so os profetas propriamente ditos( indo do livro de 1saas at <ala"uias. &stes( por sua ve'( so divididos em Jrofetas <aiores >1saas a &'e"uiel@ e Jrofetas <enores >Os do'e@. &ssa subdiviso est baseada unicamente no tamanho dos livros. Nessa aula vamos tratar mais especificamente do movimento proftico de 1srael( uma ve' "ue tema de grande importncia e debate nos dias atuais. Nossa inten*o refletir sobre sua importncia para o A2. A Nat0re8a "a Pro%ec!a *e$ra!ca' A profecia bblica se define( num sentido mais amplo( por ser uma revela*o oral ou escrita( em linguagem humana( dada por meio de um porta;vo' humano( transmitindo e esclarecendo a vontade ,eus48. A profecia do A2 inclui tambm eventos profticos( como a travessia do <ar Uermelho( a -erpente de !ron'e( ambos com significado proftico para o N2. As ordenan*as do 2abernculo e do sacerd%cio tambm esto repletos de significados profticos por causa das tipifica*#es. Num sentido mais especfico( o termo utili'ado para referir;se Gaos discursos de homens especialmente escolhidos e ungidos para ocupar o ofcio profticoH9:. /ontudo( preciso dei$ar claro( "ue nem todos os profetas do A2 foram escritores. Os escritos profticos "ue temos so a"ueles "ue o &sprito -anto preservou por causa de suas implica*#es para o futuro( em rela*o M"uela poca e tambm com rela*o M nossa poca. A Nat0re8a "o O%#c!o Pro%<t!co' A principal responsabilidade dos profetas no A2 era anunciar a vontade de ,eus comunicada na -ua revela*o. 1sso podia conter elementos preditivos( mas no era a essa a principal marca distintiva do profeta. -eu ministrio tinha notadamente um carter reformador >abandonar o pecado e retornar M obediFncia ao pacto da Lei@ 2rFs termos esto ligados ao profetismo do A2N 4. Nbhi: Jrofeta( pessoa chamada. Reralmente o profeta desse tipo fa'ia parte de um grupo de profetas.
11 20

G. +. Ar 6er ,r., (erece &on!iana o A"+ #. 222. Ibid., p.223.

9. Reh: m particpio ativo do verbo GverH( tradu'ido por Gvidente. O vidente costumava andar so'inho94. O termo usado 4: ve'es( sendo seis aplicadas a -amuel. 3. Hzeh: m particpio ativo de outro verbo "ue significa GverH. ) tradu'ido ou por GprofetaH ou por GvidenteH. &sse termo aplicado a Rade( e geralmente associado com o rei >e$ceto 11 /r 98.3:@. O profeta tambm podia ser chamado de Ghomem de ,eusH 12is. %l0.im@( ressaltando o grau de intimidade do profeta com ,eus. ma passagem importante na defini*o desses termos 1 -amuel 8.8( onde dito claramente "ue houve mudan*a no uso dos termos profeta e vidente. A ;0no "a Pro%ec!a *e$ra!ca' -o "uatro elementos principais. 43 EncoraJar o povo de ,eus a confiar e$clusivamente na gra*a de ,eus( e no seu poder libertador( e no nos seus pr%prios mritos. 63 Le&$rar o seu povo "ue a seguran*a e a bem;aventuran*a dependiam da sua fidelidade M alian*a( demonstrada em vida piedosa e consagrada. GA conduta segundo a vontade de ,eus era o resultado infalvel de uma f salvadoraH 99. ,eus no aceitaria "ual"uer substitutivo M obediFncia M sua palavra. K3 EncoraJar Israel 10anto Zs co!sas %0t0ras. A desobediFncia s% poderia redundar na ira de ,eus >Lv 95 e ,t 9D@. L3 (elar a "ualidade autori'ada da mensagem de ,eus( "uando a profecia se cumpria de maneira objetivamente averiguvel. O "ue o profeta falasse "uanto ao futuro deveria se cumprir do jeito "ue dissera >,t 4D@. 1sso era aplicvel tanto Ms profecias de cumprimento breve( "uanto Ms de longo alcance. Alguns fundamentos so importantes93N 4^. Jara e$ercer a devida responsabilidade moral no presente preciso estar consciente do futuro. A predi*o no implicava apenas em saber sobre o futuro( mas saber por causa do plano "ue ,eus est e$ecutando e do "ual a na*o fa'ia parte. A viso de bFn*os ou maldi*#es futuras apelava para "ue no presente se andasse na lu'. 9^. Os profetas falavam em nome de ,eus e no de si mesmos. 3^. A predi*o est ligada M essFncia do ministrio proftico >,t 4D.8@. 1srael foi advertido no somente sobre as abomina*#es dos cananeus( mas tambm sobre as suas adivinha*#es. Assim sendo( o profeta "ue falasse em nome do senhor deveria ser julgado atravs da e$atido de suas predi*#es >,t 4D.99@. Pro%etas ;alsos e :er"a"e!ros' Uemos no A2 vrios confrontos de profetas de ,eus com falsos profetasN ;<icaas e [ede"uias em 1 ?s 99. ;.eremias e Eananias em .r 9D. ;O homem de ,eus e o profeta velho em 1 ?s 43. ;&lias e os profetas de !aal em 1 ?s 4D. ma pergunta surgeN /omo podemos discernir o falso profeta do verdadeiro profetaI Os te$tos bblicos "ue tratam do assunto soN ,euteronCmio 43 e 4D.8;4D7 .eremias 93 e &'e"uiel 49.94;4B.44.

21 22

,. A. 7otCer, ?#roAe ia, #roAetasB. ,-B II, p.1.311. G. +. Ar 6er ,r, o)* cit*, p.22$. 23 ,. A. 7otCer, o)* cit., p.1.320.

Jara <oiss( no era somente o cumprimento objetivo da profecia "ue caracteri'ava o verdadeiro profeta( mas "ual a sua postura frente M Lei. Joderia acontecer de uma profecia falsa se cumprir( e ento o falso profeta conclamar o povo a se afastar de ,eus e adorar falsos deuses( pregando rebeldia contra o -enhor >,t 43.9@. outro critrio demonstrado ,t 43.=;4: "ue o falso profeta no reconhece a autoridade de <oiss e as doutrinas do Z$odo. Jara .eremias >.r 93@( o falso profeta um homem de vida imoral >v.4:;4B@( "ue no coloca "ual"uer barreira M imoralidade dos outros( pois sua regra a conformidade >v.46@7 en"uanto "ue o profeta verdadeiro conclamava o povo M santidade denunciando o pecado >v.99@. O grande problema era a prega*o mascarada da pa' >profeti'ar o "ue o povo "ueria ouvir@. Os profetas de ,eus sempre proclamaram a pa'( mas a"uela "ue era encontrada dentro do relacionamento correto com ,eus por meio da obediFncia M Lei >Alian*a@.HA pa' s% pode sobrevir "uando a santidade satisfeita no tocante ao pecadoH9B. Jara jeremias( os falsos profetas tinha um testemunho emprestado( uma autoridade fingida e de um ministrio auto;declarado >v.3:;39@. &'e"uiel concorda com .eremias substancialmente( acrescentando "ue ao crer em mentiras o povo ficava desprotegido em tempos de tribula*o >43.B;6@. ma ve' "ue a falsa profecia procura ser isenta de conte+do moral( se torna insultuosa para os justos e encorajadora para os mpios. A Mensa2e& Pro%<t!ca' Jode ser classificada em trFs grupos principais9=N 43 Pro%ec!as a respe!to "o "est!no !nterno "e Israel . ,eclaram o ju'o divino contra o pecado >falta de f e ini"fidade@ e a promessa de restaura*o ap%s o e$lio. 63 Pro%ec!as Mess!Wn!cas. Jroclamam a vinda do redentor. K3 Pro%ec!as Escatol.2!cas. ?eferem;se aos +ltimos dias( "uando o reino de ,eus ser estabelecido na terra. @0a"ro "os Pro%etas C0"I Maior Menor .oel 1saas Obadias <i"uias .eremias ,urante o /ativeiro Ap%s o /ativeiro &'e"uiel ,aniel Ageu [acarias <ala"uias Naum Eabacu"ue -ofonias

Te&po e L02ar

Israel Osias Am%s .onas

Antes do cativeiro 699 a./. e =D5 a./.

24 2$

Ibid., p.1.324. A +amorte e G.E. !aFtorne.#roAe ia, ?#roAetaBG Enc* #ist$rico teol$ ica da I re.a &rist, vol*III, p.181.

Intro"0o aos Pro%etas Menores' Os profetas eram porta vo'es de ,eus ao seu povo( para fa'e;lo cumprir a alian*a( relembrando o povo do seu compromisso diante de ,eus. ?essaltavam as bFn*os decorrentes da obediFncia e os castigos da desobediFncia como selo da soberania ,ivina. 1nvariavelmente( sua mensagem era marcada porN 4. /onfronta*o do pecado. 9. /hamada ao arrependimento. 3. /onvite para se voltar para ,eus. Atestavam "ue Guma f salvadora inclua uma vida santificadaH. /omo vimos antes( a mensagem proftica no visava apresentar uma mensagem voltada somente para a revela*o do futuro >embora isso acontecia@( antes almejavam o retorno da na*o M obediFncia M Lei de ,eus( a fim de viver em comunho com &le.Na boca dos profetas G,eus falou na hist%ria e acerca da hist%riaH( por isso( Go conhecimento das condi*#es s%cio;econCmicas( polticas e religiosas da poca dos profetas indispensvel M compreenso da mensagem profticaH95. Os profetas "ueriam falar em prol de ,eus aos seus contemporneos. @0a"ro "os Pro%etas Menores6O' PRO;ETA( (I)NI;ICADO TEMPO LU)AR MEN(A)EM DO NOME A3C3
Osias .oel Am%s Obadias .onas <i"uias Naum Eabacu"ue -ofonias Ageu [acarias <ala"uias haWeh salva haWeh ,eus /arregador >I@ fardo9D -ervo de haWeh Jombo Auem como haWeh /onsola*o Abra*o Ardente O -enhor &scondeu Kestivo haWeh se Lembrou <ensagem de haWeh 69= 699 699 699 >I@ 699 699 =D5 =D5 =D5 =3D =3D =3D 1srael .ud 1srael .ud 1srael .ud .ud .ud .ud .ud .ud .ud O -enhor te ama O dia do -enhor vemb Jrepara;te i 1srael b &dom Nnive Auem como o -enhor I Nnive O justo viver da f &st perto o ,ia do -enhor A gl%ria do -enhor No por for*a O anjo da alian*a

:ER(O C*A:E
5.6 9.4 B.49 4.94 B.44 6.4D 4.4= 9.B 4.6 9.8 B.5 3.4

E(BOO BY(ICO
II3 )raa I3 C0#8o

26 2.

)ion/sio #ape, /ustia e Es)erana Para #o.e, A-H, p. = Anota&Ies em sala de aula do Je9. Geraldo :il9eira Eil6o, datada de 22D06D1188, no :#->. 28 :tanleC *llisen, &on'ea (el'or o A", p.286.

PRO;ETA Osias .oel Am%s Obadias .onas <i"uias

Naum Eabacu"ue -ofonias Ageu [acarias <ala"uias

6? @0a"ro "os Pro%etas Menores6D' 43 Antes "o cat!/e!ro "o Norte PO66 a3C3, DATA CARYTER MEN(A)EM DE DEU( DA ALIANA 6B: Amor Alian*a violada por 1srael. D3= .ulgamento Aviso a .ud do julgamento devido ao pecado. 65: .usti*a Aviso a 1srael do julgamento amadurecido. DB= Uingan*a AdvertFncia a .ud acerca da prote*o da alian*a. 65= <iseric%rdia /ensura a 1srael pelo egosmo da na*o. 63= Jerdo para com o /ensura a .ud pelas injusti*as sociais. mundo 63 Antes "o cat!/e!ro "o s0l PNSN5MTM a3C3, c. 64: [elo 2error de ,eus sobre os atacantes de .ud. 5:D -antidade so divino de estrangeiros para a disciplina. 59= 1ndigna*o /umprimento da alian*a no dia do -enhor. K3 Depo!s "o re2resso "o Cat!/e!ro PMKN5M6M a3C3, =9: Rl%ria Rl%ria verdadeira na presen*a de ,eus. =9: Livramento /umprimento da alian*a atravs do <essias. B3: Rrande'a Obriga*#es da alian*a at "ue o <essias venha. A POE(IA *EBRAICA

Intro"0o' A poesia bblica no est limitada aos livros poticos do A2( mas uma boa parte dos outros livros( tambm se apresentam na forma potica ou contm te$tos poticos( especialmente os livros profticos. ) preciso estar consciente de "ue Ga poesia apela mais M imagina*o e M emo*o "ue M ra'o 3:H( portanto( o entendimento da forma determinar( at certo ponto( a interpreta*o da mensagem. 2ambm preciso estar cCnscio do fato de "ue a poesia !blia realista( pois d testemunho de e$periFncias reais( acontecidas na vida de seus autores. A Poes!a *e$ra!ca' A poesia hebraica lrica34 por defini*o( podendo ser classificada nos seguintes termos39N
21 30

:tanleC *llisen, &on'ea (el'or o A", p.2.2. Jobert +. !ubbard, ?A #oesia !ebrai aB. *mK Introduo ao A" 0IA"1, p.241. 31 W. ,. 7artin, ?#oesiaB. *mK ,ovo -icion2rio da Bblia 0,-B1, 9ol. II, p.1211. 32 Ibid.

(A!rN /om ou sem instrumento acompanhante. M!8&=rN -almo ou hino >acompanhada com instrumentos@. @!n[AN &legia ou lamento. TeA!llWN Eino de louvor. MsAlN Jrovrbio ou Gcntico satricoH. Os salmos so a maior cole*o de poesia hebraica conhecida. ;or&as Po<t!cas3 A principal caracterstica da poesia hebraica o Jaralelismo. O paralelismo uma forma de compensa*o da rima por Gum ritmo de pensamento ou de sentido 33H( "ue se refere GM prtica de contrabalan*ar um pensamento ou frase por outro "ue contenha apro$imadamente o mesmo n+mero de palavras( ou( pelo menos( uma correspondFncia de idias3BH. O paralelismo pode se manifestar de in+meras formas( e os estudiosos cada dia inventam ou descobrem uma nova7 contudo destacamos as seguintes formas bsicasN a@ -inCnimoN No paralelismo sinCnimo( cada linha potica e$pressa o mesmo pensamento em linguagem e"uivalente. &$emplosN -almo 9B. 4 -almo 48.3(6 -almo 3:.44 -almo 4:3.4: 1saas 4.3 -almo 89.49 -almo B5.4

b@AntitticoN No paralelismo antittico( a segunda reitera a primeira pelo contraste. ma das partes contrria M outra. &$emplosN -almo 4.5 -almo 3:.= -almo 39.4: Jrovrbios 4:.4 Jrovrbios 4B.44 Jrovrbios 3.= Jrovrbios 4=.9: Jrovrbios 96.5 1saas 5=.43

c@-intticoN No paralelismo sinttico a segunda linha especifica ou completa a primeira. Eubbard3= o chama de GJaralelismo de &specifica*oH( en"uanto "ue Archer di' "ue pode se chamar tambm de G/onstrutivoH( subdividindo;o em trFs categoriasN ,e completa*o >-l 9.5@7 de compara*o >Jv 4=.46@e de raciocnio >Jv 95.B@35.&$emplosN -almo ==.5 -almo 94.4(9 -almo 9:.6(D 1saas 4.45c(46 1saas ==.5(6 Am%s 4.6 Jrovrbios 3:.46

d@/limticoN No /limtico( h uma intensifica*o do efeito na segunda linha. A segunda linha repete parte das palavras da primeira para ento completar o pensamento. A frase repetida o ponto de partida para o clma$. K. K. !ruce o chama de Jaralelismo Rradativo 36. &$emplosN -almo 98.4 -almo 4.4 -almo ==.49(43 -almo 9=.4;6 -almo 89.8

e@ &mblemtico3D ou simb%lico38N ma das partes usa o sentido literal e a outra o


33 34

E. E. -ru e, ?A #oesia do 2el6o (estamentoB. *mK ,ovo &oment2rio da Bblia 0,&B1, 9ol. I, p.42. G. +. Ar 6er ,r., (erece &on!iana o A"+, p.383. 3$ Jobert +. !ubbard, ?A #oesia !ebrai aB. *mK IA", p.2$2. 36 G. +. Ar 6er ,r., (erece &on!iana o A"+, p.384. 3. E. E. -ru e, ?A #oesia do 2(B. *mK ,&B, 9ol I., p.43. 38 ibid, p.384. 31 E. E. -ru e, ?A #oesia !ebrai aB, ,&B, 9ol. II, p.42.

figurado. As idias no comparadas ou completadas( mas justapostas. -egundo Archer demonstra B:( isso mais perceptvel no hebraico( "ue no portuguFs( onde o tradutor fa' uso da compara*o. &$emplosN -almo 4:3.43. -almo 44.B Jrovrbios 44.99 -almo 498.=;D Jrovrbios 9=.9=.

f@ Auistico ou /ru'adoN A primeira parte corresponde M "uarta e a segunda M terceira. O paralelo reverte a Ordem dos hemist"uios >metade de um verso@ do verso inicial. /ostuma ser mais e$tenso "ue os demais. &$emplosN -almo 9.8 -almo 3:. D;4: -almo =4.4 1saas B:.3 Osias 43.4B

Outra forma da poesia hebraica digna de nota o Acr%stico7 Aplicado como ajuda mnemCnica( onde cada letra do alfabeto hebraico encabe*a um dos versos. -eus e$emplos mais conhecidos so o -almo 448( organi'ado no padro D P 4( e Lamenta*#es 3( organi'ado no padro 3 P 4. NA -e"fFncia Numrica( acontece o padro >$( $ Y 4@. -eu efeito literrio destacar um item crucial( especfico7 Ga gota "ue fe' o copo transbordarHB4. &$emplosN -almo 59.44 Jrovrbios 5.45 <i"uias =.= Am%s 4.3

A @UE(TO DO( AP+CRI;O( De%!n!oL6' O termo ap%crifo "uer di'er GocultoH( sendo um termo tcnico aplicado M rela*o de um certo grupo de livros para com o /non do A2. &stes livros no foram aprovados( mas so importantes para au$iliar;nos na compreenso do conte$to do perodo intertestamentrio. Os ap%crifos di'em respeito aos livros constantes em manuscritos da -eptuaginta( bem como a outros lendrios( hist%ricos e teol%gicos( muitos escritos originalmente em hebraico e aramaico e posteriormente tradu'idos para o grego( "ue a forma nas "uais chegaram at n%s. -ua posi*o diante da 1greja /rist era meio ambgua( at o sc. PU1( "uando o /onclio de 2rento >instalado em 4=B=@( incluiu alguns deles no cnon /at%lico ?omano. Os 10e consta& nas /ers9es cat.l!cas so' I e II Macabeus+ Baru3ue+ %clesi!stico+ 4abedoria+ 5udite+ Tobias" Acr'scimos a aniel 1Bel e o ra#o+ 4u6ana+ C7ntico dos Tr8s 5ovens e a Orao de a6arias9+ Acr'scimos a %sdras 1 O ebate dos Tr8s 5ovens : entre ;", : <"=9e Acr'scimos a %ster 1= &assa#ens9" I3 Canon!c!"a"e'

Os principais argumentos em favor da incluso dos Ap%crifos no /non do A2 esto relacionados com a autoridade atribuda aos manuscritos da LPP. Observamos( porm( "ue os 2arguns aramaicos e a Jesita siraca e os grandes unciais do "uarto e "uinto sculos no contm os Ap%crifos em seus manuscritos( mas somente a LPP. <esmo na LPP sua presen*a
40 41

G. +. Ar 6er ,r., (erece &on!iana o A"+ p.384, 38$. Jobert +. !ubbard, ?A #oesia !ebrai aB. *mK IA", p.2$8. 42 2e3a mais em ,-B I, ,. N. -irdsall, ?Ap" riAosB, p. 11L14.

incerta.,efende;se um G/non Ale$andrinoH paralelo ao GJalestinianoH( contudo certo "ue nem todos os livros da LPP eram considerados canCnicos entre os cristos de fala grega. Kilo de Ale$andria era contrrio M sua incluso.Apela;se Ms cita*#es "ue o N2 fa' do A2( usando a LPP( mas percebe;se "ue nenhum Ap%crifo citado. 2ambm importante colocar "ue a mera cita*o no atesta a inspira*o( visto "ue livros pagos > At 46.9D ; Jhaenomena de Arato7 1 /o 4=.33 0 2has de <enander@ e at Jseudoepgrafos tambm so citados > .d 4B(4= ; 1 &no"ue@. C."ex :at!cano PB, 1 <acabeus 0 no tem. 11 <acabeus 0 no tem. 1 &sdras 0 no canCnico. C."ex (!na#t!co PAle%, !aru"ue 0 no tem. 1U <acabeus 0 no canCnico 1 &sdras 0 no canCnico. 111 <acabeus 0 no canCnico. 1U <acabeus 0 no canCnico. Jelo "uadro acima( percebe;se "ue at mesmo entre os trFs manuscritos mais antigos da LPP h incerte'a "uanto M canonicidade dos Ap%crifos.Outro argumento so as cita*#es dos Ap%crifos feitas por alguns dos Jais Apost%licos. /ontudo( a mera cita*o no garante "ue defendiam sua canonicidade. 1 /lemente( a &pstola de !arnab e Agostinho de Eipona os defendiam. Agostinho de uma forma um tanto ambgua( ora defendendo( ora depreciando. Atansio e o pr%prio .erCnimo eram contrrios M incluso. Os Ap%crifos recebem um tratamento contrrio em muitos documentos importantesN 1-Contra Apionem 1.8 "e Cose%oN G,esde Arta$er$es at nossos dias( tudo tem sido registrado( mas no tem sido considerado digno de tento crdito "uanto a"uilo "ue precedeu esta pocaH. 2-Pr o!o "a eat#$ "e Cer=n!&oN G&ste pr%logo( pode ser aplicado a todos os livro "ue tradu'imos do Eebraico para o Latim( de tal maneira "ue possamos saber "ue tudo "ue separado destes deve ser colocado entre os ap%crifos. Jortanto( a -abedoria comumente chamada de -alomo( o livro de .esus bem -ira"ue( e .udite e 2obias e o pastor >sup#em;se ser o de Eermas@ no fa'em parte do /non... e assim( da mesma maneira pela "ual a 1greja lF .udite( 2obias e <acabeus >no culto p+blico@ mas no os recebe entre as &scrituras canCnicas( assim tambm sejam estes dois >-abedoria e &clesistico jIk@ +teis para a edifica*o do povo( mas no para estabelecer as doutrinas da 1grejaH. K5A L!sta "o B!spo Mel!to "e (ar"es' com a e$ce*o da -abedoria >"ue tambm pode ser Jrovrbios@( no cita nenhum Ap%crifo. %-Hi$tria &' e$i($ti'a "e E0s<$!o "e Cesar<!a' /ita em U1.9= uma lista feita por Orgenes de Ale$andria( onde com a e$ce*o da aparente incluso da &pstola de .eremias igual M de .osefo. m fato interessante "ue a 1greja grega( em 4569( redu'iu a "uatro o n+mero dos Ap%crifos reconhecidos por ela > &clesistico( -abedoria( 2obias e .udite@. III3 4. 9. 3. B. Al20ns Erros Encontra"os nos Ap.cr!%os' -alva*o pelas obrasN 2b B.6;497 49.D(8. Aprova*o do suicdioN 11 <c 4B.B4;B5. Keiti*ariaN 2b 5.B;D >2obias e o anjo@. 1ntercesso pelos mortosN 11 <c 49.38;B5 >purgat%rio@. 6 C."ex Alexan"r!no PA,

=. AusFncia de 1nspira*oN 11 <c 4=.3D(387 1 <c 8.96. 5. No Livro de -abedoriaN A@ Uingan*a. !@ O egosmoN 3D.45;9B. /@ O go'ar da vidaN 4B.4B;46. ,@ JantesmoN B37 98. &@ 2ratamento cruel dos escravosN 33.95(3:7 B9.4(=. K@ idio aos samaritanosN =:.96(9D. R@ &smolas "ue e$piam pecadosN 3.33. 6. <edia*o dos santosN 2b 49.497 11 <c 6.9D7 4=.4B. D. .ustifica*o pelas obrasN 2b B.6;447 49.D. 8. Os fins justificam os meiosN .udite. 4:. O corpo como priso da alma >Jensamento grego@N -b 8.4=. 44. Origem e destinos estranhos da almaN -b D.48(9:. 49. A sabedoria salvaN -b 8.4D.

K 5 O NO:O TE(TAMENTO
Cronolo2!a "o No/o Testa&ento3 5 a./ Nascimento de .oo !atista. 6

B a./. = a./. : 9D 3: 35 B9 BD;B8 =: =B 5B 5D 6: 8:;4:: 85

<orte de Eerodes. Nascimento de .esus /risto. 1ncio do ministrio p+blico de /risto. /rucifica*o. <orte de &stevo. /onverso de Jaulo. O &vangelho chega a Antio"uia. Jrimeira Uiagem <issionria de Jaulo. /onclio de .erusalm. Jaulo em )feso. Uiagem de Jaulo M &spanha >I@. <artrio de Jaulo. <artrio de Jaulo >I@. <orte de Nero. ,estrui*o de .erusalm. &vangelho de .oo. Apocalipse de .oo.

I3 O J0"a#s&o "a Palest!na' 4@ O -indrio A .udia era governada por procuradores romanos( mas assuntos internos eram resolvidos pelo 4in'drio+ "ue era o mais alto tribunal judaico durante o perodo da domina*o helenstica e romana sobre a Jalestina. -egundo o 2almude( era formava um conclio de 64 sbios( cuja fun*o principal era interpretar a Lei judaica( com algumas tarefas polticas e judiciais Koi composto inicialmente( durante a domina*o persa( por sacerdotes aristocratas7 mais tarde( pelos saduceus( e alguns influentes fariseus >At 93.4;4:@. Os escribas vieram eventualmente a tomar parte devido M sua influFncia. &ra presidido por um sumo sacerdote. No tempo do N2 era composto pelos Gprincipais dos sacerdotesH >membros das famlias aristocrticas( dentre os "uais o sumo sacerdote em e$erccio poderia ser escolhido@( pelos GescribasH >homens versados na lei de <oiss e na interpreta*o oral da mesma@ e pelos Gancios. O N2 menciona o nome de alguns membros do -indrio( como Nicodemus( .os de Arimatia( Ramaliel( e alguns sumo sacerdotes( como Ananias( /aifs e Ans. O -indrio sobreviveu at o sculo U. - )$ parti*o$ po +ti'o-re i!io$o$ *a Pa e$tina%, Eavia dois mais importantes( os fariseus e os saduceus( e outros de menor e$presso como os essFnios( os 'elotes( os 'ado"uitas e os herodianos. a, Os ;ar!se0s Pos separa"os,' &ra o partido mais influente e mais numeroso. A esta classe pertencia a maioria dos escribas( intrpretes profissionais da lei. Os fariseus eram severos na interpreta*o e cumprimento da lei de <oiss( e hostis Ms influFncias estrangeiras.

43

2er !.*. )ana, El (undo del ,uevo "estamento, pp. 116L126.

Os fariseus( diferentemente dos saduceus( criam na ressurrei*o ><t 99.93@ e em anjos >At 93.D@. &mbora no ocupassem posi*#es de maior autoridade como os saduceus( tinham o povo do seu lado( e por isso( na prtica( tinham mais poder do "ue estes. $, Os (a"0ce0s P"e \za**i-im] P.#$to$7 e& Ae$ra!co,' &ram a aristocracia rica( "ue ocupava as posi*#es de autoridade secular7 de suas fileiras eram escolhidos os sumo sacerdotes. Abertos M heleni'a*o( aceitavam a lei de <oiss( mas favoreciam uma interpreta*o mais frou$a da mesma( rejeitando as tradi*#es dos escribas. No acreditavam na providFncia de ,eus >milagres@( nem na imortalidade( nem na e$istFncia dos anjos. c, Os Ess n!os' No so mencionados no N2. -ua e$istFncia ficou comprovada com a descoberta em 48B6 dos <anuscritos do <ar <orto. O nome GessFnioH vem de uma palavra hebraica "ue significa GpioH( GsantoH. Jraticavam um ascetismo e isolamento rigorosos( e se dedicavam a reprodu'ir os escritos do Uelho 2estamento e a fa'er seus pr%prios comentrios dos mesmos. ", Os Velotes' ?epresentavam o partido de e$trema es"uerda dos fariseus. &stavam mais interessados na poltica do "ue na religio( buscando a independFncia e autonomia da na*o mais do "ue "ual"uer outra coisa. -egundo .osefo >Anti#>idades ,?@,@( seu fundador foi .udas de Ramala >.udas( o galileu ; At =N36@( "ue incitou os judeus a rebelar;se contra o imprio "uando do censo para fins tributrios em 5 a./. >feito por Auirino( governador da -ria@. Koram eles( at certo ponto( "ue precipitaram a guerra civil de 55 d./.( "ue resultou na destrui*o de .erusalm. &ram fanticos e sua fac*o mais e$trema eram os sic!rios. O N2 os menciona em Lc 5.4=7 At 4.43. e, Os Va"o10!tas' &sse partido teve incio mais de um sculo antes de /risto( nos crculos do sacerd%cio judaico( atravs de um movimento reformista "ue visava avivamento religioso e corre*o das irregularidades no culto do templo. &ram chamados os Gfilhos de [ado"ueH. <essianistas fervorosos( aceitavam somente a palavra escrita >Lei( Jrofeta e &scritos@( rejeitando a tradi*o oral dos rabis. ) possvel "ue muitos dos sacerdotes mencionados em At. 5N6 tenham sido 'ado"uitas. %, Os *ero"!anos' &ram um partido "uase "ue puramente poltico. niram;se aos fariseus em oposi*o a /risto ><t 99N4=;457 <c 3N57 49N43@. II3 O C0"a#s&o "a D!sperso 4@ A ,isporaN At 9.=;437 43.43;4=( B9;B=( BD;=97 4D.4;B7 9D.45;997 2g 4.47 4 Jd 4.4. No 4^ sculo os judeus eram numerosos na -ria >especialmente na capital( Antio"uia@ e no &gito >Ale$andria@ e at em ?oma. Kalavam geralmente a lngua grega e tinham cultura grega( diferindo assim dos judeus da Jalestina. A LPP foi uma grande contribui*o do .udasmo da ,ispora( no s% para o pr%prio .udasmo como tambm para o /ristianismo( pois tornou;se a !blia >A2@ dos cristos de lngua grega( inclusive da maioria dos autores do N2. A vida religiosa dos judeus da ,isperso concentrava;se nas sinagogas( lugar de culto e instru*o religiosa. A lngua da sinagoga era o grego( e mesmo as &scrituras eram lidas na LPP. O procedimento era o mesmo das sinagogas da Jalestina com ora*#es( leitura das &scrituras >um te$to da Lei( outro dos Jrofetas@( uma e$plica*o e a bFn*o final. Eavia liberalidade para com visitantes "ue "uisessem e tivessem preparo >no necessariamente tcnico@ para falar. Jaulo usou muitas destas oportunidades. III3 Pros<l!tos e De/otos' No s% judeus fre"fentavam as sinagogas. Rentios tambm era admitidos. ,entre estes havia duas classesN

aM Jroslitos ; os "ue tinham se tornado judeus >religiosamente@ por aderir totalmente M religio judaica >At 9N4:7 5N=7 43NB3@. bM ,evotos ; os simpati'antes e interessados na religio judaica e "ue tinham aceito alguns de seus ensinos >At 46NB(46@. 2ambm chamados de Gtementes a ,eusH( como /ornlio >At. 4:N9@.

A D!/!so "o No/o Testa&ento I3 Os E/an2elAos' 1M A nature'a dos &vangelhos

aM Relata& os %atos A!st.r!cos "a /!"a7 &orte e ress0rre!o "e Ces0s7 e os (e0s ens!nos "0rante a (0a /!"a terrena3 O termo grego euan#elion >&vangelho@( significa Gboas novasH.. No conte$to bblico as Gboas novasH di'em respeito M hist%ria da salva*o. ) por isso "ue Jaulo se refere ao evangelho como tendo sido prometido por ,eus atravs dos profetas nas -agradas &scrituras do A2 >?m 4N9;3@7 falando de /risto. &le o conte+do do evangelho. bM Os E/an2elAos no so apenas $!o2ra%!as. Os dados biogrficos de .esus so escassos( nos evangelhos. No h uma descri*o detalhada de -ua vida nem uma e$ata se"fFncia cronol%gica dos fatos. .oo( por e$emplo( ocupou;se com muito pouco tempo da vida de .esus. Os evangelhos representam um novo estilo ou gFnero literrio( sem paralelos at ento. c@ Os E/an2elAos so o re2!stro a0tor!8a"o7 e& %or&a escr!ta7 "os atos e "as pala/ras "e Ces0s7 feito pelas -uas testemunhas oculares >ap%stolos@ou por pessoas ligadas a elas. &sse registro uma proclama*o de e sobre .esus /risto( com o objetivo de despertar e fortalecer a f >.o 9:N3:(34@. 4; At certo o ponto( a narrat!/a "os 10atro e/an2el!stas < se&elAante nos aspectos pr!nc!pa!s "o &!n!st<r!o p-$l!co "e Ces0s' /ome*a com o batismo( continua com -eus atos e ensinos e termina com -ua morte e ressurrei*o. <as cada um tem caracterstica pr%pria e objetivos especficos( na sua apresenta*o. A sele*o do material a ser registrado e a forma de abord;lo( diferem algumas ve'es( o "ue aponta para Fnfases peculiares. Os trFs primeiros ><ateus( <arcos e Lucas@ so mais semelhantes entre si( ra'o por "ue so chamados de Gsin%ticosH >do grego sAno&tiBos L G"ue se ve em conjuntoH ou G"ue tem a mesma viso@. O "uarto evangelho >.oo@ tem peculiaridades pr%prias. -egue uma orienta*o diferente. &/AN"&0H) MATEU( NS "3C3 PR4NC4PA42 7N6A2&2 A <essianidade de .esus. &le o GJara se cumprir ?ei dos .udeus "ue fora prometido. Aos . ,& -( escrito o "ue fora Os ensinos de /risto so de Antio"uia. dito...H. enfati'ados7 ,iscursos ><t =;D7 9B@ da -ria. e as parbolas. -ua genealogia procede de ,avi. GO Kilho do .esus o servo poderoso. Znfase nos Aos ?O<ANOEomem veio milagres. escrito de ?oma. para servir e dar a sua vidaH. 4:.B=. &le o homem perfeito. Znfase nas Aos R?&RO-. GApresentastes; caractersticas humanas de /risto >A ou gentios. me este vida de ora*o( emo*#es@. -ua &scrito de ?oma. homem...H 93.4B. genealogia procede de Ado. A certe'a hist%rica do &vangelho. A divindade de /risto o foco X popula*o R&?AL GJara "ue creiais principal. S ve'es aparece a da "ue .esus o e$presso G&u -ouHN O po da vida ]sia <enor. /risto...H. 9:.3:. >5.3=@7 a lu' do mundo >D.49@7 a &scrito de )feso. porta das ovelhas >4:.6@7 o bom pastor >4:.44@7 a ressurrei*o e a vida >44.9=@7 o caminho e a verdade e a vida >4B.5@7 a videira verdadeira >4=.4@ 1&234NA35R4)%% 6RA2& CHA/&

MARCO( MS "3C3

LUCA( NS "3C3

COO TS o0 DS "3C3

44

Jobert !. GundrC, Panorama do ,", p.118.

Pec0l!ar!"a"es "os (!n.t!cos e& co&parao ao E/an2elAo "e Coo' Os s!n.t!cos N Narram o ministrio de .esus seguindo uma se"fFncia geogrfica comumN depois do batismo vem o ministrio na Ralilia( depois a retirada para o norte( tendo como ponto de transi*o a confisso de Jedro( depois o ministrio na .udia e Jeria a caminho de .erusalm e o ministrio final em .erusalm( "ue resultou na -ua morte e ressurrei*o. CooN -e concentra no ministrio de .esus em .erusalm( durante as visitas peri%dicas "ue fe' M cidade para as festas( juntamente com -eus discpulos. As demais narrativas esto relacionadas com as viagens >peregrina*#es@ da Ralilia para .erusalm. ) atravs do relato de .oo "ue se consegue calcular o tempo do ministrio p+blico de .esus >cerca de trFs anos( pois participou de trFs pscoas@. Os seguintes te$tos mostram as viagens de .erusalm entre a Ralilia e a .udia >.erusalm@N .oo 9Nl(43(93 7 3N99(957 BN3;B( B3(B57 =N4 lJscoaIm7 5N4(B7 6N4(4:7 4:NB:7 44N6(=B7 49N4( 497 43N47 4DN9D. No arranJo "o &ater!al' A estrutura mostra "ue os sin%ticos organi'aram o seu material seguindo um critrio geogrfico. .oo organi'ou o seu material seguindo um critrio biogrfico e mais cronol%gico. -ua narrativa se desenvolve numa se"fFncia provavelmente cronol%gica dos fatos. Na escolAa "o &ater!al' Os sin%ticos narram muitos dos mesmos acontecimentos( com muitos milagres( e$orcismos e parbolas. .oo narra apenas 6 milagres de .esus( alm do da -ua ressurrei*o >cada um ensinando uma li*o especfica@( e no contem parbolas( nem e$pulso de demCnios. ,os milagres( s% dois so narrados por outros evangelistasN a multiplica*o dos pes e dos pei$es e o andar por cima das guas. /omo vimos acima( "uase todo o seu material no se encontra nos demais evangelistas. Na !"ent!%!cao "os a"/ersIr!os "e Ces0s' Nos sin%ticos( os adversrios de .esus so geralmente identificadosN ora os fariseus e escribas( ora os saduceus e sacerdotes7 e Ms ve'es ambos conjuntamenteN Alguns e$emplos em <ateus >os outros sin%ticos seguem o mesmo padro@N >a@ &scribas e fariseusN <t =N9:7 49N3D7 4=N47 93N9(43(4B(4=(93(9=(96(98. >b@ -% fariseusN <t 8N44(4B(3B7 49N9(4B(9B7 4=N497 48N37 99N4=(B4. >c@ Kariseus e saduceusN <t 3N67 45N4(5(44(497 99N3B. >d@ Kariseus e sacerdotesN <t 94NB=7 96N59. >e@ -% saduceusN <t 99N93. Jara .oo( os adversrios de .esus so os judeus >sem "ue sua categoria seja especificada@N 9N4D(9:7 =N4:(4=(45(4D7 5NB4(=97 6N4(43(4=(3=7 DN99( 34(BD(=9(=67 8N4D(997 4:N48(9B(34(337 44ND(48(34(33(35(B5(=B7 49N8(447 43N337 4DN49(4B(34(35(3D7 48N6(49(9:(3D7 9:N48. Na %or&a o0 extenso "as narrat!/as e "!sc0rsos' Os sin%ticos apresentam um n+mero maior de narrativas >tanto de fatos como de ensinos@( mas geralmente de carter breve( "ue fre"fentemente culminam com uma declara*o marcante de .esus. 1ncluem mais a*o e menos refle$o. .oo apresenta um n+mero bem menor de narrativas >faltam;lhe( dentre outras( as do nascimento de .esus( -ua genealogia( apresenta*o no templo( batismo( tenta*o( transfigura*o e ascenso@ mas suas se*#es so geralmente longas( como o dilogo com a mulher samaritana >cap.B@( a cura do cego de nascen*a >cap.8@ e a ressurrei*o de L'aro>cap.44@7 e Ms ve'es acompanhadas de refle$#es e conclus#es teol%gicas. /omparecem;se as narrativas >ou discursos@ de Lucas. 4=N4;6 com .oo 4:( sobre o ovelha perdida e o bom pastor. II3 O l!/ro "e Atos' 4JrovF um relato da e$tenso do /ristianismo de .erusalm ao mundo gentlico( chegando at ?oma( seguindo o programa de At 4ND. 9@ JrovF um esbo*o da hist%ria apost%lica >+nico do gFnero@. 3@ JrovF o pano de fundo para as cartas de Jaulo.

Es$oo "e Atos' O &vangelho anunciadoN Cap3 45O &m .erusalm As Cartas 1M -o cartas reais( nascidas das necessidades locais das igrejas ou de circunstncias da poca. -omam um total de 94. . era costume escrever cartas na"uela poca. 2M O maior n+mero delas foi escrito por Jaulo >4B 0 se incluirmos Eebreus@. 3M -eguem( at certo ponto( o padro redacional das cartas do conte$to de sua poca >greco;romano@N destinatrio( sauda*o( corpo e concluso e`ou nova sauda*o. /om fre"fFncia incluem tambm votos de sa+de >como em 3 .oo@. No N2( esses votos so muitas ve'es substitudos por a*#es de gra*as >em "uase todas as cartas paulinas ; apenas Rl( 9 /o( 4 2m e 2t no tFm@ ou bFn*os >9 /o7 &f e 4Je@. As cartas do N2 geralmente terminam com sauda*#es ou do$ologia. 4M mas so longas( outras muito breves. 2Fm suas caractersticas pr%prias e nem sempre podem ser comparadas( em formato( Ms cartas greco;romanas. O tom de autoridade "ue possuem as distingue em grande medida das demais cartas ou epstolas no canCnicas >seculares@. $M -eu conte+do varivelN desde tratados doutrinrios >?omanos e Eebreus@ at cartas pessoais( como Kilemon e 2im%teo. 6M 2otali'am 94 livros do N2 subdivididos em duas categoriasN Ep#stolas Pa0l!nasN >a@ a 1grejasN ?omanos( 1 e 11 /orntios( Rlatas( &fsios( Kilipenses( /olossenses( 1 e 11 2essalonicenses. >b@ >b@ A pessoas >Jastorais@N 1 e 11 2im%teo( 2ito e Kilemon. As epstolas de Jaulo tambm podem ser subdivididas em "uatro gruposB=( "ue soN Anti-*udaicas@ escritas em fun*o de suas controvrsias com os judeus e o &vangelho >1 e 1i /ortios( Rlatas e ?omanos@. -o datadas geralmente na sua terceira viagem missionria. /ristol%gicasN /entrali'am seu ensino no carter e obra de /risto >filipenses( Kilemom( /olossenses e &fsios@. &scritas durante seu aprisionamento em ?oma. &scatol%gicasN 2ratam da -egunda vinda de /risto >1 e 11 2essalonicenses@. &scritas de /orinto por volta dos anos 59 ou 53. JastoraisN escritas aos seus au$iliares mais jovens >1 e 11 2im%teo e 2ito@. 2ratam de instru*#es prticas aos pastores e da organi'a*o das 1grejas. Ep#stolas )era!sN EebreusB5( 2iago( 1 e 11 Jedro( 1( 11 e 111 .oo e .udas. Ro&anos7 T!a2o7 I Coo' 4. ?omanos. Jaulo escreveu ?omanos por volta dos primeiros dias do ano =6B6. -eu objetivo era triploN ,outrinrio. &$por seu pensamento a respeito da obra da gra*a de ,eus por meio de .eus /risto na /ru'. O pr%prio Jaulo chama romanos de meu evangelho >?m 9@. Jastoral. ,eseja conhecer a 1greja de ?oma a fim repartir com eles Galgum ,omH >?m 4@. <issionrio. Auer implantar uma base de apoio para a evangeli'a*o da &spanha >?m 4B@. O tema da epstola a apresenta*o do &vangelho de /risto. :erso cAa/e' ?m 3.93(9B.
4$ 46

Cap3 T546 Na .udia e -amaria

Cap3 4K56T Ao mundo inteiro

,. -. (idFell, Viso Panormica da Bblia, 2ida No9a, p.1.6, 1... Alguns estudiosos reditam a autoria de !ebreus ao ap"stolo #aulo. 4. E.E. -ru e, Romanos, Introduo e &oment2rio, 2ida No9aD 7undo >rist'o, p.14.

&sbo*o da epstolaBDN /ap. 4.4;46 4.4D;3.9: 1ntrodu*o. A revela*o O &vangelho da ira de de ,eus ,eus contra a humanidade.

3.94;D.38 A gra*a de ,eus no &vangelho

8;44 49.4;4=.43 O plano de ?elacionament ,eus para os judeus e transformados gentios. segundo a vontade de ,eus

4=.4B;45.96 A providFncia de ,eus no ministrio. /oncluso.

9. 2iagoN ) muito provvel "ue o autor dessa epstola seja 2iago( o irmo do -enhor ><t 43.==7 At 49.467 Rl 4.487 9.8;49@. -egundo .osefo( historiador judeu( ele foi apedrejado por volta de 59( acusado de se afastar da lei judaicaB8. A carta foi escrita aos judeus cristos da disperso >4.47 9.4@( com o objetivo de tra'er consolo e fortalecimento em tempos de prova*o >4.97 9.5;67 =.4;5@( bem como corrigir erros na pessoal dos crentes e da 1greja >4.48;947 9.4B;957 B.4;=.44@. ) possvel "ue tenha sido uma das primeiras a serem escritas no Novo 2estamento >entre B: e 54 d./@ =:. ,ouglas <oo defende a data entre B= e BD d./=4. &sbo*o !sicoN 4.4;4D 4.48n9.95 3.4;B.49 B.43;=.5 =.6;9: 1ntrodu*o. O verdadeiro As dissens#es Urias &$orta*#es finais. As prova*#es e a cristianismo dentro da repreens#es. maturidade crist. e suas obras. comunidade crist. 3. 1 .ooN foi escrita pelo ap%stolo .oo por volta de D:;D= d./. de )feso( onde era pastor. -eus destinatrios certamente eram as igrejas da ]sia <enor. O prop%sito da carta dei$ar evidente como podemos saber "ue temos a vida eternaI >=.43@( e combater a heresia "ue negava a encarna*o de /risto >docetismo. oB'o L GaparFnciaH. /fN 4.9(B@. &nfati'a a obra e$piat%ria de /risto na /risto a nosso favor e suas implica*#es prticas na vida /rist >4.67 9.4(97 B.4:@. &sbo*o bsicoN 4345L 43M5636 63K5M3M M3N546 M34K54O M34T564 Jrefcio A mensagem ObediFncia( amor e As trFs A nossa 2rFs apost%lica f. testemunhas conse"fente afirma*#es e 1greja e mundo. seguran*a concluso 1mplica*#es e aplica*#es I:3 Apocal!pse' .oo escreve por volta do ano 8= d./.( cerca de B: anos ap%s Jaulo ter ministrado na escola de 2irano em )feso. Jastorear uma 1greja de B: anos de tradi*o( por onde j passaram muitos pastores um grande desafio. Nesse tempo h coisas "ue ficam e coisas "ue se perdem da 1greja original. -eu objetivo principal tra'er conforto Ms 1grejas debai$o de persegui*o e mostrar "ue deus tem tudo sob seu controle soberano.

48 41

,o6n J. W. :tott, Romanos, A-H, p.$,6. ,. -. (idFell, Viso Panormica da Bblia, 2ida No9a, p. 211. $0 ,. -. (idFell, Viso Panormica da Bblia, 2ida No9a, p. 212. $1 )ouglas ,. 7oo, (iago, Introdu&'o e >oment;rio, 2ida No9aD 7undo >rist'o, p. 34.

CUVO ;INAL(E)UNDA :INDA

A 1greja( habita*o de /risto( no mundo A I)RECA A 1greja sofrendo provas e persegui*#es E O MUNDO A 1grejaN vingada( protegida( vitoriosa /risto combatido pelo drago e seus agentes CRI(TO 1ra final sobre os impenitentes EO A "ueda de !abilCnia e das bestas DRA)O ,rago condenado7 /risto e a 1greja vitoriosos

/ap. 4;3 /asti*ais /aps. B;6 -elos /aps. D;44 2rombetas /aps. 49;4B /risto e o drago /aps. 4= e 45 2a*as /aps. 46;48 !abilCnia /aps. 9:;99 consuma*o

Es$oo "e Apocal!pse 4 9(3 B(= 5(6 D;44 49;4B 4=(45 As 6 ta*as 46(4D 48(9: 94.4; 99.5 99.5;94

1ntrodu *o

/artas Uis#es Os 6 As 6 -inais Ms 6 do cu selos trombe do fim igrejas tas da ]sia.

A "ueda O A Admoesta* de /risto Nova #es e !abilCni vitorio .erusal promessas a so m finais >?oma@

Intro"0o Zs (ete Cartas "o Apocal!pse' 43 U%eso PApocal!pse 6345O, 5 Mensa2e&' Velo se& a&or3 )feso era a principal cidade da ]sia( com um porto comercial ativo. 2ambm era um centro religioso importante. Ali estava edificado o grande templo M deusa ,iana >]rtemis@( "ue era uma das sete maravilhas do mundo antigo. 2ambm era um centro de prticas supersticiosas( conhecida no mundo por suas artes mgicas >At 48.48@. O impacto do &vangelho ali fe' com "ue os novos convertidos "ueimassem seus livros de artes mgicas. A 1greja de )feso era a mais importante da provncia da ]sia. Kundada por Jriscila e ]"uila. Jastoreada no decorrer dos anos por Jaulo( 2im%teo( o pr%prio .oo e Onsimo. 2ornou;se um centro de forma*o de lideran*a. A &scola de 2irano( onde Jaulo ensinou por dois anos foi um grande seminrio de onde saram os pastores fundadores de vrias igrejas no interior da ]sia >&pafras 0 /olossos@7 "uem sabe Antipas( morto em Jrgamo no tenha sido formado em )feso com Jaulo I Jrovavelmente as sete 1grejas tenham sua base de funda*o no ministrio missionrio de )feso. m centro de defesa da doutrina 0 Koram oponentes firmes aos Nicolatas >9.5(4=@.
$2

W. !endri Nsen, (ais 3ue Vencedores, >*#, p.$1.

NO:O CUU E NO:A TERRA

PRIMEIRA :INDA

O Paralel!s&o Pro2ress!/o na InterpretaoM6' PARALELI(MO PRO)RE((I:O

ma das = 1grejas mais importantes da 1greja Jrimitiva >.erusalm( Antio"uia( )feso( ?oma e /onstantinopla@. X poca em "ue .oo escreve o Apocalipse( esta 1greja j conta com B: anos de funda*o. Jortanto j era uma 1greja bastante amadurecida e e$periente. 63 Es&!rna PApocal!pse 63T544, 5 Mensa2e&' A R!10e8a "a ;<3 A cidadeN Kicava a == Qm ao norte de )feso. 2inha um pr%spero porto martimo natural( "ue competia com o de )feso. &smirna era chamada de GA Klor da ]siaH7 GA /oroa da ]siaH. Koi a primeira aliada de ?oma na ]sia >48= a./.@. Koi a primeira cidade a instituir o culto ao imperador. &m 95 a./. ganhou a concorrFncia para construir um templo a 2ibrio /sar. Eavia l um influente colCnia judaica. /erta ve' doaram 4: mil denrios >o salrio de 3: anos de um trabalhador comum@ para o embele'amento da cidade. 1ncio de Antio"uia reclamou deles "uando escreveu a &smirna por volta de 4:6 d./( no caminho de seu martrio em ?oma( dando vrias instru*#es ao jovem bispo dali >Jolicarpo@( para perseverar na f. &m 4=5 d./. apoiaram e participaram ativamente do martrio de Rermnio e Jolicarpo. 1mpediram "ue os cristos se apoderassem dos restos mortais de Jolicarpo. /omo se vF( a 1greja prosperava( mesmo debai$o de persegui*o( e pouco mais de =: anos mais tarde( nos daria o martrio de um dos grandes pais da 1grejaN Jolicarpo de &smirna. K3 P<r2a&o PApocal!pse 634654O, 5 Mensa2e&' O Per!2o "a TolerWnc!a Rel!2!osa3 Jrgamo era a capital da ]sia. Ao compararmos algumas das cidades das sete igrejas da ]sia com a nossa realidade brasileira podemos concluirN )feso L ?io de .aneiro ` &smirna L -o Jaulo ` Jrgamo L !raslia 0 /entro da tolerncia e das negocia*#es e negociatas. A cidade era devota a [eus e a Atena. 2ambm era devota a ?oma. No ano de 98 a./. construiu um templo Gao divino Augusto e M deusa ?omaH. &ra devota tambm a &sculpio >Asclpio@( deus da cura. ma serpente dourada "ue simboli'ava a sa+de >smbolo atual da medicina@. -eus sacerdotes curandeiros eram famosos no mundo todo. O culto a &sculpio era uma mistura de medicina( curandeirismo e magia. Alm disso( Jrgamo era tambm devota M cultura. -ua biblioteca s% perdia em tamanho para a de Ale$andria. -eu nome era derivado da palavra GpergaminhoH( "ue eram rolos de couro tratado e curtidos especialmente para a escrita. A grande tenta*o para a 1greja de Jrgamo um velho conhecido nossoN O <undanismo. <undanismo "uando "ueremos a f( mas sem abrir mo dos pra'eres da vida. O mundanismo se manifestaN No materialismo 0 O desejo de ter. Na cultura popular 0 A"uilo "ue todos aceitam como comum. No consumismo 0 A satisfa*o de "ual"uer desejo a "ual"uer custo. "ue ela j havia pago. Na falta de convic*#es doutrinrias s%lidas 0 O +ltimo livro "ue leu dita o seu comportamento cristo. L3 T!at!ra PApocal!pse 634T56D, 5 Mensa2e&' Rele/Wnc!a e D!sc!pl!na3

2iatira era uma cidade pe"uena e muito pouco conhecida com um comrcio emergente. Jara promovF;la fora( foram criadas vrias corpora*#es de comrcio. A "ue ficou mais conhecida foi de tecidos finos e de p+rpura. Ldia( natural de 2iatira( fa'ia parte de uma dessas corpora*#es de tecidos em Kilipos >At 45.4B@. &ssas corpora*#es promoviam ban"uetes de neg%cios em honra a um ,eus pago a fim de conseguir compradores. &sses ban"uetes( geralmente terminavam com prticas licenciosas e imorais para os cristos. O problema da 1greja de 2iatira o problema de "uem "uer crescer no mundo moderno. /omo crescer e tornar;se e$pressivo sem se vender para a"uilo "ue imoral e "ue desagrada a ,eus I M3 (ar"es PApocal!pse K345N, 5 Mensa2e&' :!"a "e apar nc!as3 -ardes era uma cidade pe"uena e rica. -ituada na rota do comrcio e de privilegiada situa*o geogrfica >ine$pugnvel@ O culto era id%latra e licencioso. Ao olharmos para a 1greja de -ardes e a compararmos com as demais( percebemosN No h persegui*o( nem judeus( nem -atans e nem problemas com o &stado. No h oposi*o religiosa ou poltica. N3 ;!la"<l%!a PApocal!pse K3O54K, 5 Mensa2e&' ;!"el!"a"e3 Kiladlfia era a mais jovem das sete 1grejas da ]sia( situada numa cidade pr%spera e geograficamente bem locali'ada. &ra a porta de entrada para o platC asitico. 2ambm era famosa pela "uantidade e grandiosidade de seus templos pagos. Apesar disso tudoN No recebe crticas de .esus /risto >como &smirna( )feso etc.@. Koi a +ltima a ser destruda. A +nica onde h uma 1greja crist hoje em dia >Ruilherme Qerr@=3. O3 Lao"!c<!a PApocal!pse K34L564,' Mensa2e&' U Prec!so Rec0perar o Velo3

Laodicia ficava ao sul da Krgia( ao leste de )feso e somente a 45 Qm. de /olossos. A cidade fora fundada em 9=: a./. por Antoco da -ria( -ituada no entroncamento de trFs estradas importantes( atraa para si muitas ri"ue'as. 4. &ra um grande centro bancrio e comercial. ,estruda em 54 a./. por um terremoto( foi reconstruda com recursos pr%prios( sem a ajuda do 1mprio. 9. -ua ind+stria tF$til produ'ia a partir da l de ovelhas negras um tecido de l aveludada de cor violeta escura "ue era o orgulho da cidade. 3. &ra um centro mdico importante. 2inha uma escola de medicina( com mdicos bem conhecidos( cujos rostos eram cunhados em moedas da poca. Ali era produ'ida uma pomada para cura dos ouvidos e o Gp% frgioH utili'ado na fabrica*o de colrios. Ao lermos a carta( em compara*o com as demais( percebemos "ue nada dito de persegui*#es( problemas com judeus ou tribula*#es. ) bem provvel "ue a 1greja prosperasse seguindo os ventos da cidade e( sem d+vida( deve ter sido isso "ue a fe' se afastar de seu -enhor. -egundo lemos em /l B.45(46( Jaulo escreveu uma carta a essa 1greja "ue foi perdida >provavelmente a &pstola aos &fsios@( dei$ando a entender "ue Ar"uipo era pastor ali( e "ue ele tinha uma presen*a meio d+bia na 1greja( negligenciando certos aspectos de seu ministrio. Jaulo o e$orta a ser 'eloso por seu ministrio. /olossenses foi escrita por volta de 5: d./.( a uns 3=;B: anos antes de .oo escrever o Apocalipse. A falta de 'elo de um pastor no incio da forma*o de uma
$3

Guil6erme 4err Neto, "udo 4ob &ontrole, *d. 2ida No9a.

1greja pode levar essa 1greja a uma frou$ido tal( "ue ,eus precise disciplinar a 1greja algum tempo depois.

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

B!$l!o2ra%!a' 4. -/E L2[( -amuel ..( A (ist)ria de Israel no AT( &d. Uida Nova(4.8D5. 9. EALL&h( E. E.( Manual Bblico de (alleA ; &d. Uida Nova. Obra de referFncia. ?ecentemente revisado( suas informa*#es so de grande valor pelo tipo de abordagem empregada. ;" Ma&as+ /r!ficos+ Cronolo#ias e Ilustra0es. &d. /ultura /rist( 4.888. Urios au$lios para ministra*o de aulas criativas e apresenta*o de trabalhos. B. 21,T&LL( .. !.( Ciso Danor7mica da Bblia( ( &d. Uida Nova. 4884. ma abordagem panormica e superficial( mas bastante prtica da !blia. =. R N,?h( ?obert E.( Danorama do NT( &d. Uida Nova( 4.8D6. 5. ?O!&?2-ON( O. Jalmer + Terra de eus@ o 4i#nificado das terras Bblicas Dara os Dlanos e Dro&)sitos de eus( &d. /ultura /rist( 4.88D. 6. JA/Q&?( .. 1.( 2&NN&h( <. /.( TE12& .?.( T.( o <undo do A2( &d. Uida. 4.8DD. D. oooooooooooo( O Mundo do NT( &d. Uida( 4.884. 8. oooooooooooo( Cida Cotidiana nos Tem&os Bblicos( &d. Uida( 4.8DB. 4:. !AP2&?( .. -idloW( &$aminai as &scrituras( 5 vols.( &d. Uida Nova( 4.88D. ma abordagem panormica e pastoral da !blia. 44. de <ON&h( Netta Q.( /eo#rafia (ist)rica do Mundo Bblico( &d. Uida( 4.88D. 49. ?ON1-( Osvaldo( /eo#rafia Bblica( . &?J( 4.8D4. 43.RARL1A?,1 .r.( pngelo( Cronolo#ia do Cel.o Testamento( U1N,&( 4.8DB. 4B. oooooooooooo( Janorama do Cel.o Testamento( U1N,&( ano I m manual prtico e simples para aulas no A2( preparado para a &scola ,ominical. 4=. ,OTL&h( 2im. Atlas Cida Nova da Bblia e da (ist)ria do Cristianismo. &d. Uida Nova( 4.88D. 45. A !c!L1A+ Terra+ (ist)ria e Cultura dos Textos 4a#rados( 9 vols. Rrandes 1mprios e /ivili'a*#es( &d. del Jrado( 4.886. 46. 1?ON-1,&( E.A"+ Euatrocentos Anos de 4il8ncio( /&J( 4.8DD. 4D. ,O RLA-( ..,.( O Novo icion!rio da Bblia ( &d. Uida Nova( 9 vols.( 4.8DB. Urios t%picos so pertinentes M introdu*o bblica. Obra de referFncia. 48. ,AU1,-ON( K.( >N/!@ ; Novo Coment!rio da Bblia+ ; vols" ; &d. Uida Nova. 4.853. Obra de referFncia. A primeira parte contm vrios assuntos introdut%rios de estudiosos importantes. 9:. /OOQ( ?andall Q.( 5erusal'm nos ias de 5esus( &d. Uida Nova( 4.889. 94. Q&LL&?( Terner( """ % a Bblia Tin.a Fa6o ( /rculo do Livro( 4.8D6. Obra escrita por um anti;sobrenaturalista. -eu valor est na apresenta*o de vrios aspectos ar"ueol%gicos e na gama de interpreta*#es diferenciadas das ortodo$as. Konte de muitas descri*#es interessantes do conte$to do A2. 99. A<A,1O( ctalo( ed.( A !blia em /ores 0 O Uelho 2estamento( &d. ?ideel Ltda(4883 93. oooooooooooo( ed.( A !blia em /ores 0 O Novo 2estamento( &d. ?ideel Ltda(4883 9B. !blias de &studo em geral >Renebra( Uida Nova( -hedd( 2hompsom( .erusalm etc@. 2ra'em vrios assuntos pertinentes a uma introdu*o ao panorama bblico. 9=. ,AN1&L;?OJ-( Eenri( A Cida i!ria nos Tem&os de 5esus( &d. Uida Nova( 4.8D5.

95. A?/E&? .?.( Rleason L( Merece Confiana o Anti#o Testamento?( &d. Uida Nova.48D5( B\ ed. 2rata de "uest#es te$tuais por meio de uma avalia*o mais crtica dos livros do A2. Obra de referFncia. 96. oooooooooooo( %nciclo&'dia de ificuldades Bblicas( &d. Uida( 4.88D. ?esponde a d+vidas "uanto a te$tos do A2 "ue envolvem problemas te$tuais e hermenFuticos. 9D. LA -O?( Tilliam( e Outros >1A2@ Introduo ao AT( &d. Uida Nova. 4888. Ka' uma abordagem mais leve ao A2( contudo tende a aceitar conceitos e avalia*#es liberais. 98. hO NR( &. ..( Introduo ao A"T.( &d. Uida Nova. 4.85B >$ero$ at a p.454@. ,iscorre longamente sobre as hip%teses documentrias( procurando responder a cada uma delas. ) um clssico ortodo$o. No publicada atualmente. 3:. R&1-L&?( Norman e Tilliam N1P( Introduo Bblica( &d. Uida. 4.886. m e$celente livro sobre a 1ntrodu*o !blica. -ua abordagem contempornea( clara( cheia de detalhes e profunda. 34. Coment!rios Bblicos da &d. Uida Nova ` <undo /risto. 99 volumes do A2 e 9: do N2. Urios assuntos so tratados com profundidade antes do comentrio. -ua Fnfase mais e$egtica "ue homiltico;pastoral. Os comentrios visam em primeiro lugar a e$egese. 39. Coment!rios Bblicos ABG@ HA Bblia fala (o*e$" Urios autores comentam pastoralmente vrios livros do A2 e do N2. 33. Coment!rios Bblicos de Iilliam (endricBsen@ A nossa editora publicou alguns volumes do N2. 3B. >E*TIC@ ; %nciclo&'dia (ist)rico-Teol)#ica da I#re*a Crist >3 Uols.@ ; &d. Uida Nova. 4.88:. 2%picos relacionados ao A2. Obra de referFncia. 3=. K&??&1?A( .+lio A.( Con.ea a 4ua Bblia( ( &d. Aloisi Ltda( Jiracicaba;-J( 4\ ed.( 4.859. 9\ ed. &m 6 fascculos7 Lu' Jara o /aminho( -o Jaulo;-J( 4.889. 2rs muitos grficos estili'ados interessantes para o estudo do A2( principalmente com a 1greja. 35. &LL1-&N( -tanlee A.( Con.ea Mel.or o AT( &d. Uida( 488D. ma abordagem pentecostal do A2. <uito superficial. -ua relevncia est nos grficos e por tratar de vrios assuntos de uma perspectiva diferente. B:. !O?/E&?2( Otto( O 5esus (ist)rico( &d. Uida Nova( 4.88:. B4. EA??1-( ?. L.( R. L. Archer .r. e !. Q. TaltVe( icion!rio Internacional de Teolo#ia do Anti#o Testamento. &d. Uida Nova. 4.88D. Anlise de palavras do A2 com implica*#es claras para a 1ntrodu*o. Obra de referFncia. B9. K&&( Rordon S -2 A?2( ,ouglas( %ntendes o 3ue J8s? &d. Uida Nova. m manual de interpreta*o bblica seguindo a ordem das categorias bblicas. -ua interpreta*o do Apocalipse preterista( contudo( uma obra e$celente mesmo assim. B3. O??O( Rervsio( Os Manuscritos de Eunran e o N"T" ; &d. Uida Nova. 4.883. Avalia as descobertas de Aunran como pano de fundo para o entendimento do N2. -ua relevncia para o estudo do A2 "uando alista vrios dos manuscritos bblicos do A2 descobertos. BB. /O<KO?2( Jhilip T.( A Ori#em da Bblia 00 &d. /JA,( 4.88D. Atualssima abordagem a vrios assuntos do A2 com apresenta*o de uma discusso bastante contempornea e e$tremamente relevante. B=. <O1-)-( -alvador( Os &scritos Ap%crifos( Apostila do 1!&L. <aterial publicado pelo /&1!&L. 45p. B5. ANRLA,A( Jaulo( 4ola 4cri&tura 0( &d. Os Juritanos( 4.88D. ma defesa da suficiFncia das &scrituras( tratando assuntos diversos tais como ?evela*o e 1nspira*o( na perspectiva da /onfisso de K de Testminster. -eus conceitos sobre a 1nspira*o so importantes para a 1AA2. B6. JAJ&( ,ionsio( 5ustia e %s&erana Dara (o*e@ A Mensa#em dos Drofetas Menores . &d. A! ( 9\ edi*o( 4.8D3. ma abordagem condensada dos 49 profetas menores( mostrando a relevncia de sua mensagem para os nossos dias. 555555555555555555555555555 ;!tas "e :#"eo :*('

," A Terra 4anta : ocument!rio . UE- ,O:4:3 0 3: min.( /osmos Udeo Rrava*#es( <anaus( 48DD. K" O Tem&lo de 5erusal'm - ocument!rio. UE- ,O::D6 0 =D min.( /osmos Udeo Rrava*#es( <anaus( 48DD. ;" Ima#ens da Terra 4anta I e II : Gma Cia#em %s&iritual Atrav's do Tem&o .UE-; 3: min. -tarvision <ultimdia( -o Jaulo( anoI

You might also like