You are on page 1of 11

Um estudo em traduo cultural no sculo XIX: Rui Barbosa e o ensino de desenho

Felipe Freitas de Souza*

RESUMO O sculo XIX ocidental tem como uma de suas caractersticas a difuso da escola primria e da educao profissional. Como elemento constituinte do currculo da educao profissional, estaria o ensino de desenho. Em suas obras, Rui Barbosa, apresenta a necessidade de se incluir esta disciplina na escola primria, tornando-a uma instituio economicamente proveitosa por favorecer a preparao do trabalhador. Atravs do conceito de traduo cultural, objetivamos elaborar algumas das influncias que Rui Barbosa sofreu e propagou na elaborao de seu pensamento educacional relativo ao ensino de desenho. Conclumos indicando a proficuidade do conceito de traduo cultural para o objeto de estudo e a circulao de idias internacionais relativas ao ensino de desenho. Palavras-chave: Rui Barbosa; educao profissional; ensino de desenho; traduo cultural.

FELIPE FREITAS DE SOUZA mestrando em Educao Tecnolgica pelo CEFET-MG.

91

originando obras e iniciativas particulares e do governo imperial.

de

Rui Barbosa (1849-1923)

O sculo XIX, principalmente sua segunda metade, marcado pela discusso e redefinio das polticas pblicas educacionais em praticamente todo o Ocidente. Os pases europeus e os Estados Unidos serviram como modelos para o desenvolvimento dos demais pases ao difundirem suas conquistas no mbito educacional por diferentes formas, como a massificao da escola primria graduada. A escola primria foi pensada como instituio a ser difundida, universalizada e, enfim, democratizada segundo os modelos oferecidos pelos pases tidos como desenvolvidos. Em relao a essa instituio, a organizao, os currculos e as modalidades de ensino foram debatidos por intelectuais do perodo, marcando um intenso debate e circulao de idias (SOUZA, 2000). Em toda parte difundiu-se a crena no poder da escola como fator de progresso, modernizao e mudana social. (SOUZA, 2000, p.11) A influncia dessas idias em difuso perceptvel no caso brasileiro1,
Rui Barbosa afirmaria, em discurso pronunciado no Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro em 1882, que (...) a inteligncia e a educao constituem o mais alto de todos os
1

Com os debates sobre a escola primria, suas funes, objetivos e currculos, propagaram-se tambm os debates sobre a educao profissional e sua necessria implantao como modo de incluir as classes populares nos processos produtivos. Pensar a educao profissional massificada atravs da escola primria relaciona-se s alteraes significativas que os processos produtivos e de incluso no mundo do trabalho sofreram ao longo da segunda metade do XIX no Brasil: o progressivo declnio do trabalho escravo; o conseqente branqueamento da fora de trabalho mobilizada nas atividades ocupadas tradicionalmente pelos escravos; portanto, a presena, cada vez mais constante, antes da Abolio de homens livres ao lado de escravos nas manufaturas e demais empreendimentos produtivos; a difuso da ideologia do industrialismo; a escolarizao dos ofcios como estratgia de formao da mo-de-obra (CUNHA, 2005). Ao atentarmos escolarizao dos ofcios no Brasil, indicamos que este processo foi realizado em instituies de diversas caractersticas: militares; entidades filantrpicas (como as Casas de Educandos Artfices e asilos de meninos desvalidos); entidades financiadas por sociedades mantenedoras (como os Liceus de Artes e Ofcios); bem como outras experincias localizadas (para maiores detalhes destas iniciativas, consultar CUNHA, 2005). A formao para o trabalho passava, gradualmente, a ser ministrada nesse espao escolarizado, significativamente distinto do espao da oficina.
valores comerciais, a nascente mais caudalosa da riqueza, a condio fundamental de toda a prosperidade. (BARBOSA, 2004, p.8)

92

As iniciativas de escolarizao dos ofcios no perodo indicado constavam, recorrentemente, com a proposio do ensino de desenho para seus educandos (algumas destas instituies so indicadas em CUNHA, 2005 e MORAES, 2003). Acreditamos que a transio do espao da oficina para o espao escolar como lcus da formao profissional incorreu em um conjunto de transformaes, como a construo de instituies de educao profissional nas cidades, uma mudana nas instituies de educao profissional j existentes, uma mudana nos mtodos de ensino, da prpria temporalidade do trabalho e da educao, bem como mudanas curriculares que incluram o ensino do desenho sendo este ensino justificado de diferentes modos. Na profuso de discursos referentes educao profissional ao longo do XIX, temos as proposies de Jos Bonifcio, Hiplito da Costa, Ignacio Alvares Pinto de Almeida, Gonalves Dias, Liberato Barroso, Martin Francisco, Joo Barbalho Uchoa Cavalcanti e Joo Alfredo Corra de Oliveira; mas somente em Lencio de Carvalho, Flix Ferreira e em Rui Barbosa encontraremos a associao entre o ensino de desenho e a formao profissional (CUNHA, 2005). Uma vez que pretendemos investigar o ensino de desenho em suas interfaces com contedos provindos de outras culturas, visando situar a modernizao educacional no pas em relao ao contexto internacional (SOUZA, 2000, p.10), referenciamonos Reforma do ensino primrio e vrias instituies complementares da instruo pblica (1883) de Rui Barbosa como documento essencial para pensar a propagao do ensino de desenho e as influncias internacionais para esta disciplina. Uma vez que Esse documento constitui uma das primeiras

obras, e a mais completa delas, sobre a organizao pedaggica da escola primria e sobre poltica de educao popular produzida no Brasil no sculo XIX. (SOUZA, 2000, p.10), sua anlise permite avaliar a circulao de idias educacionais no perodo devido ao seu carter de compilao das medidas educacionais a serem realizadas para que o Brasil fosse alado ao status de nao moderna: a circulao de idias atravs da Reforma do ensino primrio de Rui Barbosa evidenciada exatamente por seu esforo de document-la e fundament-la em amplo material bibliogrfico de origem estrangeira tomado como referncia2.
Essa extensa documentao permite, pois, apreender as representaes educacionais em voga na poca, seja no mbito nacional ou internacional. Possibilita, ainda, explicitar o processo de construo do currculo da escola primria no Brasil, tendo em vista os determinantes sociais e polticos que orientaram a seleo cultural para esse nvel de ensino, os interesses subjacentes e as foras sociais que influenciaram a incluso de alguns saberes e disciplinas no programa escolar. (SOUZA, 2000, p.10)

Evidenciamos, portanto,
(...) que o que estava ocorrendo na segunda metade do sculo XIX era uma circulao internacional de um conjunto de saberes e prticas educacionais considerados modernos e inovadores. (...) Nesse sentido, circulando em vrios
Loureno Filho indica que nesta Reforma do ensino primrio constavam 365 trabalhos, sendo 179 obras em lngua francesa, 129 em lngua inglesa, 26 em portugus, 5 obras em lngua alem, 5 obras em espanhol e 4 obras em lngua italiana, em sua profuso publicadas no perodo compreendido entre 1880 e 1882 (SOUZA, 2000, p.10)
2

93

lugares, no possvel precisar um nico lugar de origem de sua produo, mas, sim, apropriaes scio-histricas ou leituras singulares desses saberes e prticas. (CHAMON, 2008, p.32)

Teremos na Reforma do ensino primrio um ponto de conjuno de diferentes representaes e modelos educacionais ento em circulao e uma obra organizadora de pensamentos educacionais em circulao em diferentes mbitos e instituies, nacional e internacionalmente, atravs da seleo de contedos culturais tidos como relevantes por seu autor. Em nossa leitura, Rui Barbosa o tradutor cultural entre as culturas estrangeiras e a cultura nacional, atuando como intrprete das idias pedaggicas em circulao e como intermedirio da circulao destas no Brasil. Peter Burke (2008, 2009a e 2009b) e Maria Lcia Pallares-Burke (1996 e 2009) evidenciam a proficuidade da idia de traduo cultural para estudos em histria cultural, uma vez que este conceito possibilita aos pesquisadores apreenderem as relaes de circulao de contedos culturais sem deixar de indicar as diferenas entre estas culturas em suas incompletudes e mtuas interrelaes. A traduo cultural um conceito originrio dos estudos em antropologia social que partem do pressuposto de que a cultura como um texto, precisando ser lida e decifrada pelo antroplogo:
Sendo tarefa da antropologia tornar uma cultura inteligvel para outra, considerou-se que ao papel do antroplogo e de seu campo se poderia aplicar a metfora da traduo, j que envolvia um grau de criatividade e de interpretao to alto quanto o de tradues propriamente ditas. (...) A recepo de uma cultura por outra exige,

pois, que ela seja traduzida por um intermedirio, um intrprete que se esfora conscientemente em tornar seus caracteres e linguagem compreensveis a leitores habituados a outros textos. (PALLARES-BURKE, 1996, p.1314)

O ato de traduzir culturalmente tomando como ato de adaptar um texto a novos contextos (PALLARESBURKE, 2009), possibilitando outros textos ou variaes no texto receptor ao oferecer outros elementos para elaborao textual. A leitura realizada por Rui Barbosa destas obras estrangeiras visava, portanto, fornecer elementos para pensar a realidade educacional brasileira em seus objetivos e coerncia com os ideais de modernidade e inovao ento em voga. Uma vez que uma obra determinada era (...) digna de traduo porque podia ser relevante para outros leitores alm dos originalmente tencionados. (PALLARES-BURKE, 2009, p.170), Rui Barbosa atua como intermedirio, divulgando os iderios e realizaes estrangeiros tidos como necessrios ao caso brasileiro na e pela Reforma do ensino primrio. Entretanto, necessrio evidenciarmos que, na Reforma do ensino primrio, Rui Barbosa no apresenta nenhuma traduo na ntegra das obras consultadas3; realiza a citao, mas nem sempre a traduo, de trechos, longos e curtos, visando justificar seus argumentos, descontextualizando e recontextualizando contedos de outros textos / culturas. Descontextualizar e recontextualizar so processos que o tradutor cultural incorre
A nica obra integralmente traduzida por Rui Barbosa foi a obra Primeiras lies de coisas de Norman Calkins, que sofreu diversas adaptaes para o pblico brasileiro (consultar o texto de FARIA FILHO, 2000).
3

94

no esforo de tornar uma cultura inteligvel para e por outra (BURKE, 2009a). Essa descontextualizao e recontextualizao evidenciam que, para Rui Barbosa, existiam contedos nas culturas estrangeiras que ora complementavam suas interpretaes, confirmando suas idias, ora suprimiam lacunas; enfim, no havia a necessidade de se traduzir completamente uma obra, mas havia a necessidade de utilizar trechos destas obras para justificar sua argumentao bem como, acreditamos, a necessidade de se fornecer bases para futuras reflexes a serem efetuadas pelos demais agentes sociais do campo educacional. Essas necessidades so perceptveis, por exemplo, em sua argumentao sobre os grupos economicamente ativos que deveriam se interessar pelo ensino do desenho:
Se carecssemos de mostrar, por um indcio especial, mas decisivo, a que ponto incrvel o estado mental dos homens que nos governam se acha alheio s grandes correntes morais que dominam, e caracterizam a civilizao contempornea, bastaria apontar a ignorncia, em que jazem as nossas notabilidades econmicas e financeiras, assim como as autoridades diretoras do ensino entre ns, estas quanto relevncia capital deste ramo de instruo entre as matrias fundamentais do programa da escola elementar, aquelas quanto ao papel supremo desses estudos, universalizados pela aula de primeiras letras, e desenvolvidos pelas classes de desenho (...) como fonte de riqueza, como elemento essencial prosperidade do trabalho. (BARBOSA, 1947, t.II, p.105-106 grifos do autor)

investir na educao pblica; estes so os interlocutores previstos pelo texto de Rui Barbosa, interlocutores que deveriam perceber os rumos gerais da civilizao e encaminhar as medidas educacionais nesses rumos, o que nos leva a perceber a Reforma do ensino primrio como um exerccio de tornar as iniciativas de outras culturas (civilizadas, modernas) inteligveis nossa prpria cultura. As grandes correntes morais dominaram, como podemos apreender da leitura da Reforma do ensino primrio, por sua difuso. Em relao s possibilidades de contribuio dos pases estrangeiros, Rui Barbosa afirma peremptoriamente:
Sacudamos de ns o falso pudor de recorrer ao estrangeiro, quando s o estrangeiro nos possa ministrar os meios de desenvolvimento que nos falecem. (...) No digno do nome de patriotismo o sentimento mesquinho, invejoso, ininteligente, que, por amor de estultos melindres nacionais, refuga os elementos de progresso que a fraternidade universal da civilizao contempornea nos est oferecendo, e condena o pas a servir-se eternamente com a falsa prata da casa. Os povos mais adiantados, as nacionalidades mais opulentas em inteligncia e saber procederam, e procedem como desejamos que se proceda aqu. (BARBOSA, 1947, t.II, p.184-185 grifos nossos)

Os meios de desenvolvimento que nos falecem so precisamente o ensino do desenho, sua divulgao pelas escolas primrias, uma vez que
(...) o valor do desenho como instrumento educativo, como princpio fecundante do trabalho no tem cessado de crescer, assumindo as propores, que hoje a civilizao lhe reconhece, de uma das bases primordiais da cultura escolar e de um dos propulsores

As notabilidades econmicas e autoridades do ensino deveriam atentar para a vantagem econmica de se

95

mais essenciais ao desenvolvimento econmico dos Estados. (BARBOSA, 1947, t.II, p.108 grifos nossos)

Assim, entendendo que a Traduo [cultural] tem a vantagem de enfatizar o trabalho que deve ser feito por indivduos e grupos para domesticar o estrangeiro, assim como as estratgias e as tticas empregadas. (BURKE, 2008, p.156), Rui Barbosa se empenha em enaltecer os feitos estrangeiros, traduzindo culturalmente os elementos necessrios para as mudanas urgentes no sistema de ensino do sculo XIX. Tal elogio ao estrangeiro indica quais contedos culturais so relevantes, quais modelos devem ser seguidos, indicando, enfim, quais idias deveriam ser propagadas no Brasil. Peter Burke afirma que O que faz as pessoas de uma cultura sentirem-se atradas por outra , muitas vezes, a idia de uma prtica anloga sua prpria e, assim, familiar e estranha ao mesmo tempo. Seguindo essa atrao, as idias ou prticas das duas culturas passam a se parecer mais umas com as outras. (BURKE, 2008, p.56) No perodo, certamente a educao brasileira no se aproximava do modelo educacional dos pases desenvolvidos: comentando as estatsticas educacionais brasileiras elaboradas para a segunda metade do sculo XIX em comparao s estatsticas educacionais da Frana, ustria, Inglaterra, Estados Unidos, dentre outros, Rui Barbosa afirma que Bem prprios para humilhar o amor prprio metrpole brasileira so esses algarismos. (BARBOSA, 1947, t.I, p.23) Se a analogia entre culturas propicia a aproximao, a diferena entre as culturas, no presente caso, tambm propicia uma aproximao entre estas como modelos a serem seguidos.

A traduo cultural implica no s na imagem do intrprete / tradutor, mas do leitor / receptor. Pensar Rui Barbosa como intelectual implica pensar tambm em suas redes de relaes que o constituram enquanto tal:
Flagrar o intelectual na meada de relaes que o constitui, atentarmos para os modos de filiao e os lugares de sociabilidade, institucionalizados ou no, onde ocorriam os debates entre eles, auxilia-nos na percepo dos conflitos ou afinidades entre os vrios intelectuais de uma determinada poca. Permite-nos tambm compreender as condies sociais de produo do sujeito como intelectual, bem como as condies de produo e recepo de sua obra e de seus projetos, as possibilidades das leituras, dos diagnsticos e prognsticos elaborados por eles. Esclarecimento e baliza, o estudo das redes de relaes dos intelectuais nos convida a tomar como problema os lugares por onde eles circularam, onde estudaram ou trabalharam as pessoas com as quais conviveram, seus interlocutores fundamentais. Isso, por sua vez, impede-nos de tom-los como parteiros de si mesmos, instigando-nos a remetlos s condies sociais que os constrangem e a perceber que esses constrangimentos se impem aos indivduos por meio de grupos especficos. (FARIA FILHO, CHAMON, INCIO, 2009, p.10)

Estes grupos especficos no constrangem apenas, mas tambm apresenta aos indivduos diferentes horizontes de possveis atravs das afinidades estabelecidas. Este o caso de Rui Barbosa: alm das relaes estabelecidas com outros indivduos pela leitura de seus livros, Rui apresenta-se como scio signatrio do Liceu de Artes e Ofcios do Rio de

96

Janeiro. Assim, evidenciamos esta instituio como um dos possveis espaos, se no o significativamente mais relevante, como espao de inculcao da necessidade de educao profissional e de formao pelo ensino do desenho no pensamento ruibarbosiano. A ligao entre Rui Barbosa e o Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro evidenciada em seu discurso O desenho e a Arte Industrial, de 1882, no qual realiza a defesa do ensino de arte aplicada, ensino este exercido neste liceu praticamente desde sua fundao em 1856 (MURASSE, 2001). Afirmando que O dia em que o desenho e a modelao comearem a fazer parte obrigatria do plano de estudos na vida do ensino nacional, datar o comeo da histria da indstria e da arte no Brasil. (BARBOSA, 2004, p.20), a falta da difuso do ensino do desenho uma problemtica que
(...) no tem soluo possvel, a no ser a que lhe d o Liceu de Artes e Ofcios [do Rio de Janeiro]. Criar a indstria organizar a sua educao. Favorecer a indstria preparar a inteligncia, o sentimento e a mo do industrial para emular, na superioridade do trabalho, com a produo similar dos outros Estados. (BARBOSA, 2004, p.20)

que nos permite indicar este Liceu como uma das redes de sociabilidade que difundiram, interna e externamente em relao ao grupo, as idias relativas educao profissional. Assim, a Reforma do ensino primrio no se apresenta somente como uma obra do gnio ruibarbosiano, tampouco como a mera difuso de idias estrangeiras, mas tambm como produto de uma rede de indivduos interconectados institucionalmente e no mbito das idias. Em relao s idias estrangeiras, a circulao destas se faz presentes nas Exposies Internacionais. O progresso das diferentes naes encontrava-se em constante propaganda ao longo do sculo XIX atravs das Exposies Internacionais Rui Barbosa afirmaria que as exposies internacionais so Os maiores fatos da vida intelectual e econmica das naes neste sculo (...). (BARBOSA, 1947, t.II, p.106) Estas exposies iniciaramse em 1851, em Londres, e propagaramse ao longo do Velho Continente e do Novo Continente: ocorreram Exposies Internacionais em Paris (1855, 1867, 1878), novamente em Londres (1862), em Viena (1873), na Filadlfia (1876), em Buenos Aires (1882). Os pases que sediavam as exposies realizavam apresentaes de sua produo industrial e progressos tecnolgicos, principalmente, e de suas instituies escolares, seus trabalhadores, seus recursos naturais. Organizavam tendas que eram ocupadas pelas diferentes comisses, que expunham suas conquistas de civilizao (KUHLMANN JNIOR, 2001). Mesmo o espao no qual ocorriam estas Exposies eram odes ao progresso e modernidade:
Se a Europa ainda vivesse na era dos prncipes barrocos, teria sido inundada por mscaras

O ensino de desenho no seria somente uma idia vinda do estrangeiro, mas uma idia levada a cabo por agentes sociais nacionais. O Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro congregou, durante sua existncia, alguns destes agentes sociais nacionais: Flix Ferreira, que tambm defendia com veemncia o ensino do desenho, e Bthencourt da Silva, fundador deste Liceu e entusiasta da educao profissional (MURASSE, 2001). Certamente estes indivduos agiram como interlocutores de Rui Barbosa, o

97

espetaculares, procisses e peras distribuindo representaes alegricas do triunfo econmico e progresso industrial aos ps de seus governantes. De fato, o mundo triunfante do capitalismo teve seu equivalente. A era dessa vitria global foi iniciada e pontilhada pelos gigantescos novos rituais de autocongratulao, as Grandes Exposies Internacionais, cada uma delas encaixada num principesco monumento riqueza e ao progresso tcnico o Palcio de Cristal em Londres (1851), a Rotunda (maior que So Pedro de Roma) em Viena, cada qual exibindo o nmero crescente e variado de manufaturas, cada uma delas atraindo turistas nacionais e estrangeiros em quantidades astronmicas. Catorze mil firmas exibiram em Londres em 1851 (a moda tinha sido condignamente inaugurada no lar do capitalismo); 24 mil em Paris, em 1855; 29 mil em Londres, em 1862; 50 mil em Paris em 1867. Justia seja feita, a maior delas foi a Feira do Centenrio de Filadlfia, em 1876, nos Estados Unidos, aberta pelo presidente e com a presena do imperador e da imperatriz do Brasil as cabeas coroadas da poca agora se curvavam diante dos produtos da indstria e de 130 mil cidados entusiastas. Eles eram os primeiros dos 10 milhes que naquela ocasio pagaram tributo ao progresso da poca. (HOBSBAWM, 2009, p.64-65)

informaes sobre a produo. Estes relatrios, escritos por uma comisso de redatores em sua maioria, raramente redigidos por um nico indivduo, eram lidos e tomados como referncias para outros sujeitos, em outros pases (KUHLMANN JNIOR, 2001). Rui Barbosa tomou esses eventos, atravs da documentao produzida por essas comisses, para refletir sobre a educao e sobre o ensino do desenho, sintetizando as concepes destas comisses, referenciando estes relatrios e obras citadas nestes como embasamentos de sua argumentao. Essa documentao citada por Rui Barbosa evidencia os esforos empreendidos pelos pases europeus e pelos Estados Unidos em implantar o ensino de desenho; por exemplo, temos os textos de4: Charles B. Stetson, autor do American preface Modern Art Education: its pratical and sthetic character educationally considered (1875) de Joseph Langl. Obra originalmente austraca, citada em sua traduo para o ingls realizada por S. R. Koehler; Joseph Langl, autor do Austrian Official Report of the Vienna Worlds Fair of 1873 (1873); Joaquim de Vasconcelos, com o texto Reforma do ensino de desenho (1880). Texto oferecido como parmetro para a reforma do ensino de desenho em Portugal, sintetizando as informaes concernentes ao ensino de desenho realizado da Inglaterra e na ustria, a principal referncia de Rui
As obras citadas abaixo constam no captulo sobre Desenho, presente no Tomo II da Reforma do ensino primrio (1947, p.105-197).
4

Como parte do pblico que as freqentava, nas Exposies tambm constavam comisses de relatores de diversos pases, que elaboravam relatrios para seus pases de origem. Nestes relatrios, constavam snteses e avaliaes da comisso de um pas sobre os prprios feitos e sobre os feitos dos demais pases, constando indicativos a serem contemplados e

98

Barbosa para o ensino de desenho nesses pases; Flix Regamey, indicado como uma das penas europias de maior competncia, autor de L'enseignement du dessin aux tats-Unis (1881) onde difunde, em francs, as conquistas estadunidenses em relao ao ensino de desenho; Walter Smith, autor de Art education (1873), tratava-se de um ingls convidado pelo governo estadunidense para organizar o ensino profissional neste pas. No texto da Reforma do ensino primrio no encontramos referncias nacionalidade dos autores, tampouco biografias ou demais indicativos alm de elogios que visavam legitim-los como pensadores da educao mas podemos apreender a circulao de idias efetuada: as naes procuravam, umas nas outras, as referncias para exercer o ensino de desenho, exercendo o processo de traduo cultural que caracteriza a difuso do ensino de desenho. Outra caracterstica da traduo cultural de Rui Barbosa sua opo sobre a organizao das classes. Perguntando-se Qual o objeto, os limites e os mtodos do desenho nas escolas desta classe?, em relao s classes da escola primria, afirma:
A resposta depende absolutamente do conhecimento da situao, que ligeiramente exporemos, deste problema nos trs Estados, onde ele tem recebido at hoje a soluo mais sistemtica, mais cabal, mais notavel, pela excelncia dos resultados: a Inglaterra, os Estados Unidos, a ustria. (BARBOSA, 1947, t.II, p.145)

Nas pginas subseqentes, Rui Barbosa cita longamente Joaquim de Vasconcelos em sua sntese (seu hbil resumo) sobre a Inglaterra (BARBOSA, 1947, t.II, p.147-149); o professor Grandeur de Viena, autor de Elementar-Zeichenschule, e Joaquim de Vasconcelos sobre o ensino ministrado na ustria (BARBOSA, 1947, t.II, p.149-159); e Walter Smith5 em sua elaborao sobre os Estados Unidos (BARBOSA, 1947, t.II, p.159-170). Os programas de ensino destes pases deveriam ser sintetizados para originar o currculo do desenho a ser ministrado nas escolas brasileiras; inclusive, Rui afirmava que deveriam ser contratados professores da ustria ou da Inglaterra para fundarem a Escola Nacional de Arte Aplicada, uma vez que o ensino ministrado nos Estados Unidos nada mais era do que uma variao da educao profissional exercida na Inglaterra (BARBOSA, 1947, t.II). A necessidade de se incluir o desenho na escola primria pensada por Rui Barbosa se d por seu entendimento de que se deve preparar o trabalhador atravs da educao profissional; esta seria exercida atravs do ensino do desenho, matria essencial para o progresso econmico:
Que agente esse, capaz de operar no mundo, sem a perda de uma gota de sangue, essas transformaes incalculveis, prosperar ou empobrecer os Estados, vestir ou despir aos povos o manto da opulncia comercial? O desenho, senhores, unicamente, essa modesta e amvel disciplina, pacificadora, comunicativa e afetuosa entre todas, o desenho professado s
5

sua propaganda, aos seus tratados, aos seus manuais, aos seus relatrios, portanto, que cumpre ir buscar a teoria e a realidade orgnica do ensino popular da arte nos Estados-Unidos. (BARBOSA, 1947, t.II, p.159)

99

crianas e aos adultos, desde o jardim de infncia at universidade, como base obrigatria da educao de todas as camadas sociais. (...) Bem ides vendo, senhores: no possvel estar dentro da civilizao e fora da arte. (BARBOSA, 2004, p.9 grifo do autor)

Estar dentro da civilizao: participar das Exposies Internacionais com produtos industriais e no somente com matrias primas ou com elementos exticos, expor a nao por aquilo que ela tem de moderno e progressivo e no de tradicional e sedimentado (KUHLMANN JNIOR, 2001). Essa a necessidade da indstria: Criar a indstria organizar a sua educao. Favorecer a indstria preparar a inteligncia, o sentimento e a mo do industrial para emular, na superioridade do trabalho, com a produo similar do outros Estados. (BARBOSA, 2004, p.20) Equiparar a nao brasileira aos demais Estados perpassa a questo da formao para o novo modo de trabalhar: como as civilizaes adiantadas demonstravam nas Exposies Internacionais, importava agora o modo de produo industrial. Essa escola que prepararia para o trabalho haveria de ser obrigatria e pblica, um dever do Estado, pois deveria ser o servio de combate ignorncia ao qual nenhuma nao moderna deixava de dispensar esforos; a escola tambm deveria ser laica, pois no funo especfica do clero educar em uma era onde a religiosidade passa a ser elemento de foro ntimo; deveria ser atualizada segundo os mtodos de ensino6 mais modernos, pois deveria ter
6

a preparao para a vida como meta e no a verborragia como meio e fim. No a toa que as iniciativas educacionais estrangeiras so apresentadas antes destas concluses de Rui Barbosa no tomo I: vrios so os pases que laicizaram o ensino, tornaram-no obrigatrio e pblico e propagaram o mtodo intuitivo (BARBOSA, 1947, t.I). Vrios tambm so os pases que garantiram seu espao no coro das naes modernas pelo ensino do desenho, que reabilitaram sua produo industrial por intermdio dessa disciplina (BARBOSA, 1947, t.II). Rui Barbosa de modo algum se constituiu como uma voz solitria a propagar a educao profissional mediada pelo ensino do desenho. Atravs dos processos de traduo cultural, os agentes sociais da segunda metade do sculo XIX difundiram tanto a escola primria graduada quanto a escola primria profissionalizante, tanto no Brasil quanto no mundo. Os diferentes sujeitos proponentes da educao profissional concordavam nesse ponto em especfico: o ensino do desenho essencial para formar o trabalhador, o que nos permite compreender a histria do ensino desta disciplina como chave de leitura da histria da educao profissional.

Rui Barbosa realiza a defesa do mtodo intuitivo, ou lies de coisas, em sua obra. Esse mtodo, difundido no Brasil pelo prprio Rui Barbosa atravs da traduo da obra Lies de coisas de Calkins e na Reforma. Em sntese,

com a adoo do mtodo intuitivo, pretende-se educar a criana a partir de novos padres intelectuais, que se fundamentam numa nova concepo sobre o conhecimento, que postula a origem das idias nos sentidos humanos e que, aplicada ao ensino, pretende formar indivduos que usem menos a memria e mais a razo e que valorizem a observao e o julgamento prprios como meios de construo do conhecimento e da implementao das atividades produtivas. (VALDEMARIN, 2006, p.104) O desenho teria um papel extremamente relevante no mtodo intuitivo (como indicado por Valdemarin, 2006, p.95-96).

100

Referncias BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primrio e vrias instituies complementares da instruo pblica. Rio de Janeiro: Ministrio da Educao e Sade, 1947. Obras completas, v.X, t.1-4. BARBOSA, Rui. Desenho: um revolucionador de idias [120 anos de discurso brasileiro]. Santa Maria: sCHDs, 2004. BURKE, Peter. O que histria cultural?. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. BURKE, Peter. Culturas da traduo nos primrdios da Europa Moderna. In.: BURKE, Peter e HSIA, R. Po-chia (Orgs.). A traduo cultural nos primrdios da Europa Moderna. So Paulo: Editora UNESP, 2009a. p.13-46. BURKE, Peter. Tradues para o latim na Europa Moderna. In.: BURKE, Peter e HSIA, R. Po-chia (Orgs.). A traduo cultural nos primrdios da Europa Moderna. So Paulo: Editora UNESP, 2009b. p.75-92. CHAMON, Carla Simone. Escolas em reforma, saberes em trnsito: a trajetria de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade (1869-1913). Belo Horizonte: Autntica Editora, 2008. CUNHA, Luiz Antnio. O ensino de ofcios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. So Paulo: Editora UNESP; Braslia: FLACSO, 2005. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A traduo como negcio: Rui Barbosa tradutor do livro Lies de Coisas, de N. A. Calkins. In.: ABREU, Mrcia (org.). Leitura, histria e histria da leitura: Campinas: Mercado de Letras, 2000. p.595-610. FARIA FILHO, Luciano Mendes de; CHAMON, Carla Simone; INCIO, Marcilaine Soares. Apresentao. In.: FARIA FIHO, Luciano Mendes de e INCIO, Marcilaine

Soares (Orgs.). Polticos, literatos, professoras, intelectuais: o debate pblico sobre educao em Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza Edies, 2009. p.7-20. HOBSBAWM, Eric J. A era do capital: 18481875. So Paulo: Paz e Terra, 2009. KUHLMANN JNIOR, Moyss. As grandes festas didticas: a educao brasileira e as Exposies Internacionais (1862-1922). Bragana Paulista: Editora da Universidade So Francisco, 2001. MURASSE, Celina Midori. A educao para a ordem e o progresso do Brasil: o Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro (1856-1888). 2001. 183 f. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, 2001. PALLARES-BURKE, Maria Lcia. Nsia Floresta, o Carapuceiro e outros ensaios de traduo cultural. So Paulo: Editora Hucitec, 1996. PALLARES-BURKE, Maria Lcia. The Spectator, ou as metamorfoses do peridico: um estudo em traduo cultural. In.: BURKE, Peter e HSIA, R. Po-chia (Orgs.). A traduo cultural nos primrdios da Europa Moderna. So Paulo: Editora UNESP, 2009. p.163-181. SOUZA, Rosa Ftima de. Inovao educacional no sculo XIX: a construo do currculo da escola primria no Brasil. Cadernos do CEDES (Unicamp), Campinas, n51, p.33-40, Nov. 2000. VALDEMARIN, Vera Teresa. O mtodo intuitivo: os sentidos como janelas e portas que se abrem para um mundo interpretado. In.: SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do sculo XIX. Campinas: Autores Associados, 2006. p.85-132.

101

You might also like