You are on page 1of 2

ROTEIRO DE ESTUDO

Curso: Srie: Disciplina: Professor EAD: Tema: Contedo:

Servio Social 2 Psicologia e Servio Social I Helenrose A da S Pedroso Coelho Tema 4 Linguagem e Conhecimento

Perodo Letivo: 2014-1

Roteiro do Tema 4

O conceito de linguagem e sua importncia para o ser humano. Os vrios tipos de linguagem que existem, abordando-a como uma funo complexa na construo do indivduo porque, como instrumento de comunicao poderoso, promove a interao dos indivduos. As instituies sociais como sistemas cognitivas e as instituies como tecnologias intelectuais dentro da Ecologia Cognitiva.

Este tema deve possibilitar que voc analise: A histria da linguagem como uma importante fonte de transmisso do conhecimento humano e dos hbitos, costumes, valores, crenas e comportamentos. A linguagem como um instrumento de dominao e de manipulao constatado na explorao abusiva dos meios de comunicao de massa. Ela tem sido fator determinante na aquisio e na transformao de valores. Faa a Leitura Obrigatria correspondente ao Tema 4 do seu Caderno de Atividades. Esta leitura apresenta brevemente os conceitos e reflexes que fazem parte do tema, alm de elucidar pontos essenciais acerca da importncia da linguagem no desenvolvimento humano e na aquisio de conhecimento. Realize as atividades propostas no Caderno de Atividades para o Tema 4. Estas atividades so um valioso instrumento para que voc no apenas fixe os conceitos abordados pelo tema, mas transforme esse conhecimento em competncias slidas na sua formao profissional. Leia o artigo Linguagem da Internet: um meio de comunicao global de autoria de Fernanda Correa Silveira Galli. Disponvel em: <http://www.ufpe.br/nehte/artigos/LINGUAGEM%20DA%20 INTERNETum%20meio.pdf.> Acesso em: 20 nov. 2011. O artigo aborda o desenvolvimento tecnolgico. Leia o artigo A influncia da linguagem virtual na linguagem formal de adolescentes, de autoria de Elisngela Ribas et al. Disponvel em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8dElisangela. pdf>. Acesso em: 20 nov. 2011. O artigo aborda a influencia dos recursos tecnolgicos na sociedade. Leia o artigo Interferncias dos meios de comunicao no nosso conhecimento, de autoria de Jos Manuel Moran. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/interf.htm>. Acesso em 20 nov. 2011. O artigo aborda a interferncia dos meios de comunicao no conhecimento. 1

Bibliografia Bsica JACQUES, M. da G. C. (org). Psicologia social contempornea. Petrpolis: Editora Vozes, 2011, PLT 345. Bibliografia Complementar POSSENTI, S. A linguagem politicamente correta e a anlise do discurso. Disponvel em: http://relin.letras.ufmg.br/revista/upload/Relin_N3-2_1995-6.pdf. Acesso em 20 nov. 2011.

You might also like