You are on page 1of 41

UNIDADE 2 VIDRARIA LABORATORIAL (Terico-prtica) 2.1 Principais vidrarias utilizadas em laboratrio 2.2 Utilizao e manuseio de vidrarias 2.

2.3 Reaes bsicas de titulao, pipetagem, filtragem, etc.

ERLENMEYER - Utilizado em titulaes, aquecimento de lquidos e para dissolver substncias e proceder reaes entre solues. Seu diferencial em relao ao bquer que este permite agitao manual, devido ao seu afunilamento, sem que haja risco de perda do material agitado.

BECKER - de uso geral em laboratrio. -Serve para fazer reaes entre solues, dissolver substncias slidas, efetuar reaes de precipitao e aquecer lquidos. - Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.

VIDRO DE RELGIO

- Pea de Vidro de forma cncava, usada em anlises e evaporaes em pequena escala, alm de auxiliar na pesagem de substncias no volteis e no higroscpicas. - No pode ser aquecida diretamente.

TELA DE AMIANTO - Suporte para as peas a serem aquecidas. A funo do amianto distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de bunsen. - Atualmente est sendo proibida sua comercializao, por ser o amianto cancergeno.

PISSETA OU FRASCO LAVADOR - Usada para lavagens de materiais ou recipientes atravs de jatos de gua, lcool ou outros solventes.

TUBO DE ENSAIO - Empregado para fazer reaes em pequena escala, principalmente em testes de reao em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do bico de bunsen.

BURETA COM TORNEIRA DE VIDRO OU TEFLON

- Aparelho utilizado em anlises volumtricas no to precisas. - Apresenta tubo de parede uniforme para assegurar a tolerncia estipulada com exatido e gravao permanente em linhas bem delineadas afim de facilitar a leitura de volume escoado.

PROVETA OU CILINDRO GRADUADO - Serve para medir e transferir volumes variveis de lquidos em grandes quantidades se necessrio. - Pode ser encontrada em volumes de 25 at 1000mL. - No pode ser aquecida.

BALO VOLUMTRICO
- Possui volume definido e utilizado para o preparo de solues com preciso em laboratrio.

PIPETA GRADUADA - Utilizada para medir pequenos volumes. - Mede volumes variveis. - No pode ser aquecida e no apresenta preciso na medida.

PIPETA VOLUMTRICA

- Usada para medir e transferir volume de lquidos, no podendo ser aquecida, pois possui grande preciso de medida. - Medem um nico volume, o que caracteriza sua preciso.

OBSERVAES IMPORTANTES - As medidas de volume com maior exatido so realizadas com pipetas e buretas - As solues volumtricos devem ser preparadas em bales

- As medidas de volumes aproximadas so feitas em geral com provetas - Os bqueres e erlenmeyer no devem ser usados como medidores de volume, eles so imprecisos e servem somente para transporte de lquidos.

BALO DE FUNDO REDONDO E DE TRS BOCAS


- Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporao a vcuo, acoplado a um rotaevaporador.

BALO DE FUNDO CHATO


- Utilizado como recipiente para conter lquidos ou solues, ou mesmo, fazer reaes com desprendimento de gases - Pode ser aquecido sobre o trip com tela de amianto.

FUNIL DE SEPARAO

- Utilizado na separao de lquidos no miscveis e na extrao lquido/lquido.

ESTANTE PARA TUBO DE ENSAIO - usada para suporte dos tubos de ensaio.

KITASSATO - Utilizado em conjunto com o funil de Bchner em filtraes a vcuo.

FUNIL DE BUCHNER - Utilizado em filtraes a vcuo. Pode ser usado com a funo de filtro em conjunto com o Kitassato.

PINA DE MADEIRA - Usada para prender o tubo de ensaio durante o aquecimento.

ALMOFARIZ COM PISTILO - Usado na triturao e pulverizao de slidos em pequena escala.

PLACA DE PETRI

TERMMETRO

FUNIL SIMPLES

CPSULA DE PORCELANA - Pea de porcelana usada para evaporar lquidos das solues e na secagem de substncias. Podem ser utilizadas em estufas desde que se respeite o limite de no mx. 500C

CADINHO - Pea geralmente de porcelana cuja utilidade aquecer substncias a seco, podendo fundi-las, e com grande intensidade de calor (acima de 500C), por isto pode ser levado diretamente ao bico de bunsen. - Pode ser feito de ferro, chumbo, platina e porcelana.

CABEA DE DESTILAO

CLIPES DE PLSTICO

TUBO DE THIELE

PRA

PROLAS DE VIDRO

ANEL OU ARGOLA Usado como suporte do funil na filtrao.

PINA METLICA (TENAZ) Usada para manipular objetos aquecidos.

BICO DE BUNSEN
a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratrio. Mas contemporaneamente tem sido substitudo pelas mantas e chapas de aquecimento. Deve-se evitar seu uso quando utilizamos substncias inflamveis dentro do recipiente que se quer aquecer.

ESPTULAS E COLHERES

TRIP DE FERRO Sustentculo para efetuar aquecimentos de solues em vidrarias diversas de laboratrio. utilizado em conjunto com a tela de amianto.

BASTO DE VIDRO

PINA TIPO GARRA

PINA TIPO GARRA DUPLA Utilizada para fixar buretas durante a utilizao

TROMPA DE VCUO
- Dispositivos de vidro ou metal que se adaptam torneira de gua, cujo fluxo arrasta o ar produzindo "vcuo" no interior do recipiente ao qual esto ligados. Elas possuem um nico sentido de passagem de gua, por isso deve-se cuidar para a indicao no aparelho da posio que ficar para baixo (seta indicativa). - Atualmente, esto sendo substitudas pelas bombas de vcuo que so muito mais eficazes.

TUBO CONECTANTE 3 VIAS

MUFAS

BARRAS MAGNTICAS (PEIXINHOS)

COLUNA CROMATOGRFICA

PINA METLICA

EXTRATOR DE SOXHLET COMPLETO

RESERVATRIO DE GUA DESTILADA

SUPORTE UNIVERSAL Utilizado em operaes como: Filtrao, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilao etc. Serve tambm para sustentar peas em geral.

AGITADOR MAGNTICO COM AQUECIMENTO

AGITADOR MECNICO

BOMBA DE VCUO

BOMBA PARA ALTO VCUO

ESTUFA Com controle de temperatura atravs de termostato utilizada para secagem de material; costuma alcanar at 300C.

EVAPORADOR ROTATRIO

Reaes bsicas de titulao:


Serve para: - Determinar a concentrao de ons em solues. - Para determinar a concentrao de um cido ou uma base.

A titulao utiliza o fato de que cidos so neutralizados por bases para formar sal e gua.
- A equao da reao de neutralizao : H+ OH- H2O - Significando que um on hidrognio neutraliza um on hidroxila.

O nmero total de ons hidrognio igual ao volume da soluo multiplicado pela concentrao de ons hidrognio. n =V.M Onde: n =n de mols de hidrognio. V =Volume da soluo em litros M =Molaridade

- O ponto em que uma soluo cida for completamente neutralizada por uma soluo bsica chamado de ponto de equivalncia e o nmero de ons H+ igual ao nmero de ons OH-.

- As concentraes de muitos compostos so usualmente expressas como molaridade (M) ou mols/litro, e as concentraes de cidos e bases so freqentemente expressas em normalidade (N).

Assim, a normalidade de um cido ou base o nmero de equivalentes (nE), por litro de soluo. M=n; n=m; N=nE; nE=m; E=PM; - Onde PM o mol ou peso molecular, - m a massa em gramas, - E o equivalente grama e o nmero de ons ionizveis de H+ ou OH-. - Ento podemos dizer que a molaridade de um cido ou uma base multiplicada pelo nmero de hidrognios ionizveis ou oxidrilas igual a sua normalidade. - Alm disso, o nmero de mols de um cido ou uma base multiplicado pelo nmero de hidrognios ionizveis igual ao que determinamos de equivalentes.

You might also like