You are on page 1of 8

Caminhos de leitura em Sapato de salto, de Lygia Bojunga

Camila de Souza Fernandes Alice urea Penteado Martha UEM Introduo Durante muito tempo o estudo da literatura se orientou por meio de um enfoque estrutural, ou seja, a resposta para a compreenso do texto estava em sua imanncia. s a partir dos anos sessenta, com a apario das teorias literrias centradas na recepo, que o leitor e a sua colaborao no processo de leitura ganha notoriedade. Assim, o texto no vive independente daquele que o l, os dois caminham juntos. Candido (1974) aposta na conciliao entre estrutura e funo da obra literria, pois uma obra se apresenta como experincia humana e desperta o interesse pelos elementos contextuais naqueles que a lem. Assim, a literatura se coloca como fora humanizadora, atuando na formao do homem. A fico, ento, um elemento indispensvel para a satisfao de suas necessidades bsicas. Na leitura da obra literria, jovens leitores podem, a partir de um cdigo lingstico, desvelar o sentido da realidade que os cerca. Os textos literrios, dessa forma, proporcionam o contato com as grandes tenses do pensamento humano. Levando em conta esses aspectos, este artigo tem por foco Sapato de Salto, de Lygia Bojunga, autora com destacado papel no contexto editorial do Brasil e tambm do exterior, em razo da qualidade de seus textos. O livro em questo aborda temas atuais como abusos de toda ordem, escolhas sexuais e prostituio infantil, que perpassam todas as criaturas do mundo narrado, criando uma rede de possveis leituras bastante ampla. A proposta de leitura de Sapato de Salto, feita luz da Teoria do Efeito, de W. Iser, mais especificamente sob o enfoque da perspectividade, uma vez que a narrativa apresenta vrios caminhos que o leitor pode e deve percorrer para atingir maior amplitude dos sentidos.

2 Perspectividade: rumos da leitura Com um enredo bastante realista, o livro foi considerado pela prpria autora um livro dedicado aos jovens e aos adultos. Seus temas so de grande densidade abordando a morte, escolhas sexuais, a vida familiar, o amor, a prostituio, o abuso sexual e o abandono, mas ao mesmo tempo tratados com delicadeza. Compreender como se d a perspectividade do texto assumir que ele s adquire realidade ao ser lido e que uma forma de acesso a ele pode ser intencionada por esse jogo de combinaes que compe o texto. Ao compreender essas combinaes, novas formas de interpretaes so apontadas, bem como novas experincias. Logo no incio do primeiro captulo, o leitor se depara com a figura de Dona Matilde, uma dona de casa frustrada e trada pelo marido. Na cena inicial do encontro da famlia de Dona Matilde com Sabrina, o leitor percebe que a dona de casa no gostou da menina por meio de expresses rspidas descritas pelo narrador, uma das perspectivas: Dona Matilde franziu a testa... (p. 07), Voc no veio pra brincar, veio para trabalhar (p. 07). Assim, o leitor entra em contato com Sabrina a partir do olhar de Dona Matilde, a qual, desde o incio, mostra certa antipatia pela garota: No gostei do jeito dela (p.07). Por meio desse olhar, descobre as origens de Sabrina, uma garota vinda de um orfanato, e mais uma vez duvida, junto com a patroa, de sua dignidade: Uma menina assim sem pai, sem me, sem nada, ser que presta? (p.10). Outro vis o do Seu Gonalves, um senhor que abusa sexualmente de uma criana com um pouco menos de 11 anos de idade e, para tanto, utiliza as artimanhas da conquista. J na entrada de Sabrina em sua casa, a imagem que o narrador oferece a de um homem que se encanta com a menina a prxima vtima: Seu Gonalves olhou devagar pra Sabrina; bebeu um gole dgua (p.07). Em seguida os elogios vo crescendo at que o leitor concretiza a idia de que no passam de um pretexto para aproximao: Quando ela virava cambalhota pra divertir as crianas, ele ainda ria mais. E meio que fechava o olho querendo ver a calcinha que a Sabrina usava (p. 14). At que, como em

3 uma brincadeira de criana, com doces, presentes e chamegos, enreda Sabrina e lhe conta o segredo maior abusa sexualmente da garotinha. Aos poucos quem l se d conta de que toda a preocupao de dona Matilde em relao a Sabrina, sua ansiedade ao mastigar balas, seu nervosismo, tudo fundado nas atitudes do marido. Interessante perceber, tambm, que a partir das constantes visitas de seu Gonalves, a criana passa a tirar proveito da situao e a aceitar os presentinhos oferecidos, como uma forma de pagamento. Apesar das constantes descries que o narrador oferece do trauma sofrido por Sabrina, em determinado ponto da narrativa, o leitor passa a questionar se Sabrina realmente era o que D. Matilde apregoava, especialmente, quando ela resolve aceitar as colaboraes deixadas por seu Gonalves: Ei!? e o dinheirinho? (p.26). Embora o narrador da histria seja onisciente, suas marcas de perspectiva so notadas pelos ttulos dos captulos e por suas constantes descries, opinies sobre os fatos apresentados, aspectos que estimulam a expectativa do leitor em relao prxima cena: E o grande segredo dos dois passou a animar a vida dele, a botar sombra nos dias dela; e de noite, tudo que noite, a mesma tenso: ele hoje vem? (p.21) Os ttulos dos captulos so uma espcie de adiantamento dos acontecimentos. Em O segredo azul fraquinho a primeira impresso de que se trata de algo agradvel, mas no decorrer na narrativa percebe-se que esse segredo, na realidade, bastante cruel. Dessa forma, o leitor, ao terminar de ler o captulo, deve retornar ao ttulo e juntar isso a sua nova informao, o que por sua vez cria um novo significado. Percebe-se que o olhar do narrador induz a uma determinada leitura. J no segundo captulo, o livro ganha a presena de Tia Ins, e mais uma vez a descrio oferecida pelo narrador conduz o leitor a imaginar, de forma indireta, uma prostituta, ou seja, atinge as camadas subjetivas do leitor pelas palavras que remetem a uma determinada imagem. Essa descrio, entretanto, pode ou no ser confirmada durante a leitura. Nesse segundo captulo, vem tona a origem de Sabrina, mostrando que a menina tem famlia, mesmo que essa famlia no seja to convencional.

4 Aquela imagem lanada pelo narrador no incio do captulo reforada pela desconfiana de Dona Matilde, com a insinuao de que Ins uma prostituta. A raiva que a dona da casa sentia e a confirmao de que ela sabia das traies do marido representada pelo bofeto que Sabrina leva em sua despedida. A linguagem utilizada por Ins tambm uma maneira de colocar o leitor em contato com a personagem, alm de fazer parte de sua constituio. Assim, reforam-se as idias pelo uso de expresses como essa bruxa, corta essa, porra, entre outras. Porm, a relao entre Ins e Sabrina comea a se mostrar bastante afetuosa, pois os atos da tia so de cordialidade, de zelo; o linguajar outro. Ao final do captulo, se restava alguma dvida quanto conduta de Sabrina em relao ao assdio de seu Gonalves, tal dvida se desfaz em sua conversa com tia Ins, quando a menina diz saber o quanto a vida pode ser dura. Uma menina de menos de 11 anos demonstra uma maturidade e uma seriedade incompatvel com a idade. No primeiro encontro os caminhos de Sabrina, Ins e Andrea Doria se cruzam, encontro esse que ser fundamental para o desfecho da histria. Logo em seguida h Dona Gracinha. Aqui, Sabrina conhece a av louca, porm, muito feliz ao conhecer a neta: Neta, minha boneca! (p. 49) com sua av que Sabrina, por algum tempo, recobra a infncia perdida participando do mundo de dona Gracinha, mundo de sonhos, mundo em que se tenta esquecer o passado da morte da me. A descrio da casa e, principalmente, do quarto de tia Ins confirma a idia da vida que ela leva. Um quarto espaoso e com espelho grande pra gente se ver danando, bom (p. 46), o que lembra um quarto de motel. Mesmo assim, no restante da casa o que se pode ver um ambiente familiar, aconchegante e com muito amor e carinho, o que diminui o impacto das constataes. Em O segundo encontro, Sabrina volta a encontrar Andrea Doria e sente um arrepio, mas o narrador faz questo de deixar claro, com uma nota de rodap (p. 57), que a menina uma criana e ainda no sabe muito sobre a vida, no sabe sobre o amor, sobre a atrao sexual (mesmo que tenha sido abusada).

5 No decorrer da narrativa, a relao estabelecida entre as perspectivas acaba mudando a idia do leitor. Se no comeo o leitor pode acreditar que Sabrina uma menina de carter duvidoso com o embate entre as perspectivas dela, de Dona Matilde, seu Gonalves, de tia Ins e de Gracinha que possvel firmar concluses mais concretas. Fica ntido que o leitor tem que, a todo tempo, recorrer quilo que j foi mostrado para, ento, construir uma nova perspectiva. Segundo Iser (1996), cada mudana de perspectiva cria combinaes textuais diferenciadas, preenchimento de expectativas, a quebra delas e expectativas futuras. Isso forma uma rede de relaes na conscincia do leitor e, graas a essas acumulaes de perspectivas, pode haver um aprofundamento do texto. Outro recurso utilizado a suspenso da expectativa que, segundo Eco (2006), uma forma de deixar o texto mais interessante. A demora, a quebra da intensidade do texto, prende o leitor, criando o entusiasmo em relao ao reconhecimento do que est por vir. Quando o ritmo da narrativa em Sapato de Salto est bastante acelerado, ocorre uma pausa pela entrada de novos personagens e novos ambientes. Andrea Doria, Rodolfo, Joel, Paloma e Leonardo entram definitivamente na narrativa e constituem um novo ncleo de relaes e de vivncias. A histria de Andrea Doria se liga com a de Sabrina, a princpio, pela dana. Motivo de alegria do garoto, as aulas com Ins se transformam em pesadelo, pois o pai, Rodolfo, no aceita sua opo sexual, evidenciada agora pela arte da dana. Em vista disso, Andrea Doria trava um dilogo mental com seu pai e com Joel (seu namorado). O leitor tem a perspectiva do jovem com relao ao seu pai e ao seu namorado; tem um primeiro contato com ambas as personagens por meio do olhar de Andrea. Tem, ento, a perspectiva de um jovem perseguido pelo pai e apaixonado por Joel (que parece no sentir o mesmo) e em v em sua me e tio pessoas compreensveis: se sentiu seguro: para eles, podia contar. (p.63) Depois de longos captulos para a introduo de novas personagens, as atenes voltam-se para Sabrina e sua trama. Em Lembranas, finalmente, o leitor tem acesso histria do nascimento de Sabrina, seu passado vem tona, a loucura de sua av j pode ser explicada. Assim, um flashback resgata

6 todas as emoes vividas por Maristela e dona Gracinha, que em primeira instncia somente o leitor sabe. Depois, Sabrina tambm a conhece. O narrador, nesse ponto, interfere novamente na narrativa com mais uma nota de rodap: Mal podia imaginar que poucos dias depois ia saber de muita coisa mas de maneira to trgica que era melhor no ter sabido (p.118). Tal recurso permite que o leitor crie expectativa sobre o futuro de Sabrina, sobre aquilo que iria acontecer. Assim, as perspectivas no texto, geralmente, no apresentam um princpio de sucesso temporal. Os sinais das perspectivas nem sempre evocam antecessores imediatos. Em Sapato de Salto, h uma interrupo da histria de Sabrina quando trata de Andrea Doria e s mais adiante as narrativas de ambos se encaixam. No captulo O assassino, a verdade aparece de forma brutal. Se o leitor j sabia do verdadeiro passado de Ins, a garota o conhece a partir de sua briga com o assassino, o que resulta em sua morte brutal diante da me e da sobrinha. A perspectiva do assassino a mais cruel possvel, mostra a realidade nua e crua, sem rodeios, sem meias palavras: agora eu j sei em que zona voc vai trabalhar para descolar mais grana... e (...) mais burro ainda pra no ver logo na primeira trepada (...) (p. 131). Entretanto, para mais uma vez quebrar o fluxo dos acontecimentos e para deixar o leitor em suspenso, h nova mudana de perspectiva: do assassinato para o ncleo familiar de Paloma. O que se pode acompanhar uma sucesso de perspectivas que tomam corpo no contexto em que esto inseridas, quando o leitor faz as conexes percebe que as histrias que pareciam desconectadas se ligam e estabelecem sentido. Andrea Doria, ao conhecer Ins e fazer aulas de dana, tambm assume sua opo sexual e o gosto pela arte. Ao brigar com Joel e logo depois tentar a reconciliao, Andrea caminha pela margem do rio e l presencia o encontro de Sabrina com o aougueiro. Esse encontro todo descrito por Andrea Doria, todos os comentrios so feitos sob a perspectiva dessa personagem: Mas... o que Sabrina tava fazendo ali com o aougueiro? (...) Ser?... No, no poder ser (p. 162). Ento, a perplexidade dele transposta para o leitor.

7 O dilogo travado pelos dois jovens uma espcie de descoberta da realidade feita pelo leitor e, ao mesmo tempo que choca, emociona, visto que as palavras de Sabrina para seu novo amigo so de profunda tristeza, de uma menina que conheceu o pior lado da vida e arca com as conseqncias de seus atos: Sabia que eu sou puta?- ela insistiu. Deu os ombros. Se no sabia ficou sabendo, no ? (p. 168) O leitor, tambm por meio da perspectiva de Sabrina, descobre que isso s acontece na vida da menina porque ela passa fome, porque precisava de dinheiro para pagar as contas e porque tinha medo de ser separada de sua av, j que as famlias da vizinhana estavam se mobilizando para mandar Sabrina a um orfanato e av para um asilo. Se, aps a morte de tia Ins e o incio da prostituio de Sabrina, o leitor passa a acreditar que dessa vez a menina viver disso, acaba se surpreendendo ao ver sua maturidade ao expor as angstias para Paloma: Ele no contou para a senhora que me viu com o aougueiro?L no capinzal? e Puta no quem descola grana pra fazer coisa que homem quer que a gente faz quando fica pelada? (p. 214) Quando o leitor mais uma vez acompanha a perspectiva de Sabrina, tem a certeza de que ela apenas uma criana, mas que sabia que aquilo no era o melhor que a vida podia oferecer, sentia que aquilo no era o que havia desejado: eu no sabia que saudade doa tanto assim (p. 215) e O olho continuava no sapato, mas agora se enchendo de lgrimas (p. 216). A conversa entre as duas segue nesse tom de realismo. a partir dela que Paloma decide mudar a sua vida, resgatar seu nimo, impor limites ao marido e a romper um casamento infeliz. Alm disso, decide ajudar Sabrina e tir-la da prostituio, dando-lhe um novo lar. Dessa maneira, Paloma, Andrea Doria, Sabrina e dona Gracinha ganham uma nova vida e todas as perspectivas convergem para a narrativa central. Assim, o final permanece aberto para futuras mudanas e rumos inusitados.

Consideraes finais Tendo em vista a discusso acerca da leitura de Sapato de Salto podese afirmar que o leitor importante pea na construo de sentido do texto. Por

8 meio de estruturas pr-estabelecidas que o texto oferece, o leitor levado a reconstruir os caminhos da narrativa. Ao mesmo tempo em que a obra proporciona prazer, capaz de despertar o senso crtico ao mostrar uma sociedade deteriorada. Devido s vrias perspectivas que um texto pode apresentar, o leitor infiltrado no mundo narrado, saindo de sua comodidade habitual e reorganizando seu prprio mundo.

Referncias BOJUNGA, Lygia. Sapato de salto. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2006. CANDIDO. Antonio. A literatura e a formao do homem, 1974. ECO, Humberto. Seis passeios pelos bosques da fico. Traduo: Hidelgard Feist. So Paulo: Companhia das letras, 2006. ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito esttico. Trad. Johannes Kretschmer. So Paulo: editora 34, 1996, v.1.

You might also like