You are on page 1of 4

Ba de um Garoto Estranho!

A CULPA DAS ESTRELAS

John Green

Enquanto a mare banhava a areia da praia, o Homem das Tulipas Holnade s contemplava o oceano: Juntadora treplicadora envenenadora ocultadora reveladora. Repare nela, subindo e descendo, levando tudo consigo. O que e ? Anna perguntou. A a gua respondeu o holande s. Bem, e as horas. PETER VAN HOUTEN, Uma a lio imperial.

CAPTULO UM
altando pouco para eu completar meu de cimo se timo ano F de vida minha ma e resolveu que eu estava deprimida, provavelmente porque quase nunca saa de casa, passava horas na cama, lia o mesmo livro va rias vezes, raramente comia e dedicava grande parte do meu abundante tempo livre pensando na morte. Sempre que voce le um folheto, uma pa gina na Internet ou sei la o que mais sobre o ca ncer, a depressa o aparece na lista dos efeitos colaterais. So que, na verdade, ele na o e um efeito colateral do ca ncer. E um efeito colateral de se estar morrendo. (O ca ncer tambe m e um efeito colateral de se estar morrendo. Quase tudo e , na verdade.) Mas a mama e achava que eu precisava de tratamento, enta o me levou ao meu me dico comum, o Jim, que concordou que eu, de fato, estava nadando numa depressa o paralisante e totalmente cln ica e, portanto, ele ia trocar meus reme dios e, ale m disso, eu teria que frequ entar um Grupo de Apoio uma vez por semana. O grupo era formado por um elenco rotativo de pessoas com va rias questo es psicolo gicas desencadeadas pelos tumores. A raza o de o elenco ser rotativo? Efeito colateral de se estar morrendo. O Grupo de Apoio era megadeprimente, o bvio. A reunia o acontecia toda quartafeira no pora o de uma igreja episcopal uma construa o no formato de cruz com paredes de pedra. No s nos senta vamos em uma roda bem no meio da cruz: onde os dois pedaos de madeira um dia se cruzaram, onde esteve o coraa o de Jesus. Sabia disso porque o Patrick, Ld er do Grupo de Apoio e o u nico naquele lugar com mais de dezoito anos, falava sobre o cora

a o de Jesus todo o raio de reunia o, sobre como no s, jovens sobreviventes do ca ncer, esta vamos sentados bem no sagrado coraa o de Cristo, e tal. Bem, era assim que acontecia no coraa o do Senhor: os seis ou sete ou dez de no s chega vamos la a pe / de cadeira de rodas, coma mos um pouco daqueles biscoitos velhos com limonada, senta vamos na Roda da Esperana o ouva mos o Patrick contar pela mile sima vez a histo ria ultradeprimente e superinfeliz da sua vida sobre ter tido ca ncer nas bolas e acharem que ele ia morrer, mas na o morreu, e ali estava, ja adulto, no pora o de uma igreja na 137 cidade mais linda dos Estados Unidos, divorciado, viciado em videogames, quase sem amigos, levando uma vida sem graa explorando seu fanta stico passado com ca ncer, ralando para terminar um mestrado que na o vai melhorar sua perspectiva de progresso na carreira e esperando, como todos no s, que a espada de De mocles traga para ele o alv io do qual escapou muitos anos atra s, quando o ca ncer levou seus testc ulos e lhe deixou algo que so a alma mais generosa poderia chamar de vida. E VOCES TAMBEM PODEM TER ESSA SORTE! Ai nos apresenta vamos: Nome. Idade. Diagno stico. E como esta vamos no dia. Meu nome e Hazel, dizia na minha vez. Dezesseis. Tireo ide, originalmente, mas com uma respeita vel colo nia sate lite ha muito tempo instalada nos pulmo es. E esta tudo bem comigo.

You might also like