You are on page 1of 21

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES

Texto-base: Chaui, Marilena. Introduo Histria da Filosofia.

PROF. JORGE CARRETA

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


As idias principais de Plato (427-347 a.C.) sobre a poltica so encontradas em suas obras A Repblica, Poltico e Leis. Podem ser assim resumidas:
1) a finalidade da poltica no o exerccio do poder, mas a realizao da justia para o bem comum da Cidade; 2) o homem s livre na Plis, participando da vida poltica (o indivduo sempre o cidado e a tica a dimenso essencial da vida poltica); 3) a vida tica s possvel na plis e a moral individual e privada inferior tica pblica; 4) o indivduo deve se formar para participar da vida pblica. A poltica a verdadeira e suprema paidia (educao), definidora da aret (excelncia, mrito, virtude).

Prof. Jorge Carreta

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


A Repblica
O que a cidade justa? A justia ou virtude no homem representada pelo governo dos apetites e da clera pela razo. O mesmo vale para o governo da Cidade. A Cidade (plis) est dividida em trs classes, organizadas de acordo com sua aret (excelncia, mrito) e sua dynamis (capacidade, aptido):
Classe econmica (agricultores, comerciantes, artesos); Classe militar (guerreiros, defensores da Cidade); Classe legislativa ou dos magistrados (os que exercem cargos pblicos).

H perigos em entregar a apenas uma classe o governo da Cidade:


A classe econmica buscaria apenas lucro e prazer. Redundaria em aumento da misria e da desigualdade; A classe militar, belicosa, envolveria a Cidade em guerras interminveis, levando-a destruio; A classe dos magistrados (que no se resumem aos juzes), pode ser controlada pelas outras duas . Alm disso, no domina a cincia da poltica.

Prof. Jorge Carreta

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


A soluo apresentada por Plato a educao rigorosa dos magistrados, que assim podero governar a Cidade. A Cidade justa aquela na qual cada classe recebe uma educao prpria s suas aptides e onde os melhores (aristi) governaro. At uma certa idade, as crianas recebem a mesma educao. De acordo com suas capacidades, so destinadas em certo ponto a uma educao especial. Os menos aptos sero educados pela classe econmica. Os restantes prosseguem at o momento que nova seleo feita e apenas os mias capazes seguem. Os que ficam so preparados para assumirem as funes militares. Por fim, os que seguiram adiante so preparados para a magistratura, sendo instrudos em dialtica, tica, fsica e poltica. Aos cinquenta anos, passam por uma avaliao final e, se aprovados, tornamse magistrados. O magistrado, nesta concepo, o filsofo, preparado intelectualmente para o exerccio do poder poltico.
Prof. Jorge Carreta 4

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


Preparados longamente e conhecedores da cincia racional, os filsofos so os mais aptos ao governo, pois conseguem sobrepor a razo aos apetites individuais e clera. A Cidade justa a por eles governada. Possui quatro virtudes cvicas, ligadas a cada uma das classes: temperana (econmica), coragem (militares) e prudncia (magistrados). A quarta depende das outras trs: a justia ou harmonia e hierarquia de funes. A Cidade injusta surge quando essas virtudes desaparecem. Corrompida, a Cidade pode se transformar em (regimes):
Timocracia: usurpao dos poderes pelos militares; Plutocracia: usurpao do poder pelos ricos; Democracia: resultado da revolta popular contra a timocracia ou plutocracia, o que leva anarquia, na qual ningum est preparado para governar. Desta situao pode surgir um tirano, homem poderoso que, atravs do uso das armas e da palavra, pe fim Cidade.

Prof. Jorge Carreta

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


Poltico
Na Repblica Plato procurava o Estado perfeito. Em Poltico, o autor busca o governante perfeito, independente do regime. A poltica seria um conhecimento terico e no simples prtica para conduzir os homens. Questes: O poltico um sbio? Qual a natureza de sua sabedoria? Prtica ou terica? Neste dilogo (entre o Scrates e o Estrangeiro), o homem poltico definido, inicialmente, como aquele que, alm de transmitir e fazer cumprir ordens, cria as leis fundamentais da plis que permitem aos homens viverem juntos, tal como um rebanho. O poltico , ento, o pastor do rebanho humano. H, contudo, um erro: s a divindade poderia exercer o papel de pastor de homens. Aquele que almejasse esse ttulo seria um tirano, que imporia a sua vontade e no o que bom e justo.

Prof. Jorge Carreta

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


A origem da plis humana e no divina (o que j aparecia nas tragdias do teatro grego). O dilogo entre Scrates e o Estrangeiro continua. Cientes do erro, definem o poltico como aquele que faz as leis que podem garantir o bem e a virtude (na verdade, substituem o bem e a verdade, so suas cpias). A lei tirnica se origina da vontade de um e se impe pela fora e pelo medo; a lei poltica nasce do intelecto do poltico e aceita por todos. Questes derivadas dessa posio: Quem pode fazer as leis? Por que a legalidade s vezes produz injustia e a ilegalidade pode ser benfica? Quais os critrios para definir o que bom e o que mau? Se os homens so diferentes, como produzir leis justas para todos? A funo de legislador (criador da lei) no suficiente para definir o poltico. um predicado ou qualidade do poltico, mas no a sua essncia. O dilogo chega a um impasse: nem o pastor nem o legislador definem corretamente o poltico e sua atividade. Prof. Jorge Carreta 7

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES

O Estrangeiro sugere que se busque um paradigma ou modelo para explicar a atividade poltica. A arte da tecelagem a escolhida. A tecelagem a arte dos laos: de urdir os fios (separ-los e preparlos) e enla-los, transformando-os em tecido. A Cidade feita de pessoas de caracteres e temperamentos diferentes. Ao poltico cabe urdir a trama que vai enlaar essas pessoas diversas, criando laos entre elas, produzindo o tecido social (urdidura e enlaamento). Corretamente educados (ou urdidos), de modo a terem o seu melhor extrado, os homens sero enlaados socialmente pelo poltico e convivero em harmonia. A boa urdidura e o bom enlaamento impedem o surgimento de faces ou partidos. Fortemente enlaados, os homens produziriam as leis e ocupariam os cargos pblicos conforme as suas aptides. A poltica uma cincia: a cincia das almas humanas (dos caracteres e dos temperamentos). Com ela, o poltico prtica a tcnica dos laos humanos. Por ter a cincia, o poltico um filsofo.
8

Prof. Jorge Carreta

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


Aristteles (384-322 a.C.) foi discpulo de Plato (estudou na Academia platnica) e sua filosofia influenciou profundamente o pensamento ocidental. Passou por um processo de cristianizao, isto , suas idias adaptadas pela Igreja medieval. Em sua obra, a teoria poltica a mais marcante e duradoura. Para Aristteles, a poltica uma cincia prtica cujo fim propriamente humano, ou seja, visa ao bem comum. Ela uma cincia arquitetnica, quer dizer, aquela que estrutura as aes e produes humanas. Teses aristotlicas permanentes na tradio do pensamento poltico moderno:
O Estado justo e perfeito uma comunidade una e indivisa; A finalidade do Estado o bem comum; Os governantes devem ser virtuosos e servir de exemplo aos sditos. Os vcios do governante, imitados pelos governados, destroem o Estado.

Prof. Jorge Carreta

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


A crtica a esses fundamentos foi feita nos sculos seguintes por autores como Maquiavel (sc. XVI), Hobbes e Espinosa (sc. XVII) e Marx (sc. XIX). Apesar dessa crtica, os princpios gerais da vida e da prtica poltica definidos por Aristteles ainda so bastantes fortes atualmente. So eles: 1) O homem um animal poltico (zon politikon) e busca a vida em comunidade por se sentir incompleto (tem carncias). A plis natural e o homem naturalmente poltico. S um deus ou ser degradado pode viver sozinho ou fora da Cidade; 2) As comunidades cronologicamente anteriores Cidade so a famlia e a aldeia ou vilarejo; 3) A comunidade poltica o fim das duas anteriores, pois preparam o homem para a vida em comum, criando os primeiros laos de afeio e amizade. A comunidade poltica soberana e autrquica e abrange a famlia e aldeia.
Prof. Jorge Carreta 10

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


Aristteles demonstra que a poltica no mera continuao ou extenso da vida familiar ou privada. A esfera da poltica aquela que se define por uma relao entre iguais e definida por leis. Abrange os poderes privados (patriarcal e desptico) e lhes superior, pois traduz a busca do bem comum. Tal noo ainda forte em nossos dias e orienta aquilo que entendemos por poltica. 4) As constituies e os regimes polticos: as Cidades ou Estados se distinguem pela politia (regime poltico), que diz respeito a forma de ocupao das magistraturas ou cargos pblicos. A magistratura mais importante a que diz respeito ao governo da Cidade. Os regimes podem ser assim divididos:
Realeza ou monarquia: governo de um s, baseado na honra e glria do governante; Aristocracia ou governo dos melhores, no qual os que detm as virtudes ticas governam; Constitucional ou popular, que funda-se na liberdade e igualdade de todos perante lei. Prof. Jorge Carreta 11

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


As formas corrompidas desses regimes so:
A tirania: usurpao do poder e despotismo (impera a vontade do governante); Oligarquia: governo em prol do bem e enriquecimento de alguns; Democracia: confrontos entre ricos e pobres e consequente anarquia.

5) Os cidados so aqueles nascidos na Cidade, adultos e livres (crianas, mulheres, estrangeiros, escravos e os de idade avanada estavam excludos). A vida tica (bem viver) s se realiza na comunidade poltica. O cidado educado para esta vida, para a vida poltica (que coincide com a vida social plena). Ser cidado para um grego no se resume no voto em representantes (o que era exceo), mas define-se pela participao direta no governo (assemblias, tribunais, magistraturas). Escravido por natureza: era admitida por Aristteles, embora essa instituio parecesse lhe incomodar.
Prof. Jorge Carreta 12

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


6) As duas modalidades de justia: para estabelecer qual a melhor constituio poltica para cada situao, Aristteles parte do estudo do okos (lar) e do conjunto que forma o vilarejo ou a aldeia. o estudo da economia, ou das relaes de propriedade, do trabalho e da distribuio da riqueza. A justia depende de como a riqueza ser distribuda na plis. Esse estudo permite tambm fazer a diferena entre os dspotes e o cidado (entre o privado e o pblico). O cidado aquele livre dos ditames do trabalho obrigatrio, podendo consagrar sua vida poltica. A diferena entre os regimes dada por dois critrios: o nmero dos que exercem o poder e a excelncia dos governantes. O bom regime o que exercido para o bem comum; o mau regime aquele voltado para a satisfao dos interesses de um ou de poucos.

Prof. Jorge Carreta

13

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


A justia diz respeito garantia do bem comum, valor mximo da poltica. A justia a igualdade entre os iguais e a desigualdade entre os desiguais, de forma a assegurar o bem de todos. Ela deve criar os iguais (igualando os desiguais) e garantir que o tratamento desigual aos desiguais justo. H, portanto, dois tipos de justia:
a) a distributiva (principal ou fundante); b) a comutativa (secundria ou fundada).

A primeira (distributiva) diz respeito maneira da partilha dos bens (cargos, honra, glria, riqueza) entre os cidados. Tratar desigualmente os desiguais o modo de favorecer os que tem menos e impedir o crescimento das desigualdades, o que pode levar corrupo do regime ou destruio da Cidade (ver caso da vacinao em caso de epidemia).
Prof. Jorge Carreta 14

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


A segunda (comutativa) est relacionada correo de erros da justia distributiva e, principalmente, corrige os delitos e crimes e entre os cidados (roubos, furtos, homicdios, calnia etc.). Aplica a lei comum e as leis definidas pela justia distributiva. O poder poltico no divisvel, como os outros bens; no pode ser dividido como a riqueza ou a liberdade individual (que dizem respeito somente ao indivduo e no comunidade). Ele apenas participvel. A justia poltica refere-se ao cidados e deve realizar o participvel, isto , garantir a participao de todos os cidados (um, caso da realeza; alguns, caso da aristocracia; ou todos, caso do regime constitucional ou popular). Dos no cidados (mulheres, crianas, estrangeiros e escravos) cuidam as justias distributiva e comutativa, assegurando-lhes direitos individuais e privados.
Prof. Jorge Carreta 15

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


A Cidade justa responde ento a quatro condies:
1) quem governa o faz para todos e busca o bem comum; 2) todos os cidados (um, alguns ou a massa) tm o mesmo poder; 3) a justia distributiva praticada com base nos bens materiais e nos valores morais e intelectuais da sociedade; 4) a justia comutativa a maneira de corrigir abusos ou injustias.

7) A corrupo dos regimes e a cidade justa e perfeita: os regimes ou constituies polticas podem ser corrompidos pelos seguintes motivos:
Na realeza que se degenera em depostismo, o rei pode ser transformar em tirano ou dspota, acumulando riquezas ou exrcitos, o que lhe permitiria impor a sua vontade pessoal. O remdio para isso impedir tal acumulao e exigir que ele cumpra as leis e administre a justia; Na aristocracia que degenera em oligarquia, o surgimento de faces rivais leva a disputas que podem terminar com a chegada ao poder de um grupo extremamente rico e poderoso que governa em proveito prprio. Prof. Jorge Carreta 16

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


No regime constitucional ou popular que degenera em democracia, os magistrados se transformam em demagogos que buscam os favores do povo. Os ricos podem se aliar contra o governo, competindo pela preferncia dos pobres por meio da distribuio de bens ou riquezas. O povo, manipulado, derruba o governo e nele se instala, mas, na verdade, so os ricos quem governam. Para que isso no ocorra, preciso impedir o crescimento desmedido da desigualdade econmica.

Para realizar o regime justo ou perfeito, Aristteles estabelece algumas condies materiais:
1) a populao no pode ser numerosa. Se o for, a Cidade no produzir bens suficientes para todos, o que leva dependncia dos pobres em relao aos ricos ou da Cidade em relao a outras; 2) O territrio da Cidade tm que ter o tamanho certo: nem muito grande nem muitos pequeno, garantindo moradia e sustento a todos. Se for muito extenso, permitir que alguns se apropriem de partes dele para produo privada de riqueza. O territrio deve tambm ser fortificado;

Prof. Jorge Carreta

17

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


3) as qualidades das classes sociais devem ser combinadas de modo a favorecer a Cidade. Cada um, de acordo com sua aptido e capacidade, assumir os postos de trabalho (agricultura, artesanato, comrcio) e de direo (os cargos pblicos e as magistraturas).

Aristteles combate a democracia (que sua poca tinha um sentido pejorativo, pois dmos fazia referncia ao povo pobre e manipulado por demagogos), mas no o regime popular (que preferia), no qual o conjunto do povo tem a soberania judiciria e deliberativa. Objees de fundo platnico levantadas ao regime popular e rebatidas pelo autor:
a) o soberano deve ser competente para decidir; b) a mediocridade ou incapacidade do povo comprometeria o valor do regime; c) no seria injusto preterir os melhores? A riqueza, a nobreza, a liberdade, a virtude guerreira ou da justia no deveriam ser reconhecidas?

Prof. Jorge Carreta

18

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


Aristteles afirma que a poltica uma arte e nesta o julgamento cabe ao usurio (causa da ao) e no ao produtor. Assim, os usurios da Cidade pode decidir o que melhor para ela. A poltica precisa de prudncia e experincia e no de cincia. O autor grego afirma ainda que o corpo poltico (o conjunto dos cidados) tem mais excelncia que o indivduo. Desse modo, as virtudes individuais (nobreza, justia etc.) podem ser encontradas no povo tomado em seu conjunto. Se qualquer uma dessas qualidades valesse mais do que as outras, parte da cidade se sentiria injustiada. O que permite a excelncia do corpo poltico a unidade da multiplicidade: essas qualidades diferentes devem ser direcionadas para garantir o bem da Cidade. A unidade tambm percebida por virtudes polticas comuns: prudncia, justia, clemncia e liberalidade. A mais importante a amizade.
Prof. Jorge Carreta 19

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


8) O regime misto: a idia de regime misto surge da anlise que Aristteles faz de dois regimes corrompidos, a oligarquia (dos ricos para os ricos) e a democracia (dos pobres para os pobres). O conceito de regime misto seria uma mistura entre a oligarquia e a democracia, que busca uma conciliao (justo meio) entre ricos e pobres, cujo o objetivo final o bem comum da Cidade. resposta a uma situao concreta, observada pelo filsofo. Ele corresponderia ao regime popular e ao governo das leis: as leis vo regular os interesses divergentes e submet-los aos interesses gerais. Esses interesses so reconhecidos e continuam a existir, mas submetidos lei e ao interesse comum. 9) A cristianizao das idias polticas aristotlicas: o pensamento cristo mesclou as idias de Plato e Aristteles, apesar das suas claras diferenas. Plato acreditava no governo dos filsofos, enquanto Aristteles falava no governo dos prudentes, cuja excelncia vinha da experincia (prxis ou ao no campo tico e poltico) e no da cincia.
20

Prof. Jorge Carreta

POLTICA EM PLATO E ARISTTELES


Apesar das diferenas, a reunio dos dois autores, somada herana romana, resultou num modelo poltico (pensamento cristo medieval) com as seguintes caractersticas:
1) a monarquia o regime perfeito e num regime justo ou misto, ele deve ser eleito por seus pares; 2) o governante deve ser instrudo a ter as virtudes polticas preconizadas por Plato e Aristteles; 3) a qualidade do regime (bom ou mau, justo ou injusto) depende do monarca. As virtudes e vcios do prncipe so os mesmos do seu governo; 4) o mesmo se diz da qualidade da sociedade, pois o sditos espelham as virtudes e vcios do prncipe; 5) o regime corrupto surge do conflito entre faces, do desrespeito hierarquia e do no conhecimento ou no imitao das virtudes .

Prof. Jorge Carreta

21

You might also like