You are on page 1of 8

6.

Apelao Criminal

Conforme a previso do art. 593, do Cdigo de Processo Penal, caber apelao das sentenas de condenao e absolvio, das sentenas definitivas ou com fora de definitivas, todas proferidas por juiz singular e das decises do Tribunal do Jri. Ressalta-se que a apelao um recurso residual, ou seja, caber nos casos em que no houver previso expressa de utilizao do recurso em sentido estrito. No mbito dos Juizados Especiais Criminais caber apelao contra a deciso de rejeio da denncia ou queixa e a sentena, que ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado (art. 82, da Lei 9.099/1995).

Obs.1:Verificar se a apelao j foi, ou no, interposta. Caso no tenha sido, o candidato dever elaborar a pea de interposio e as razes recursais. Na hiptese da apelao j ter sido interposta, bastar elaborar as razes recursais. Obs.2: Quando necessria a interposio da apelao, o prazo ser de 5 dias (art.593 do CPP), devendo ser razes apresentadas na mesma data. Obs.3: Se as razes forem apresentadas separadamente, o prazo ser de 8 dias (art.600 do CPP), contados da intimao para apresentao das razes recursais. Obs.4: Atentar-se para os casos de apelao nos Juizados Especiais Criminais, em que a interposio ocorrer no prazo de 10 (dez) dias, devendo ser ofertada em conjunto com as razes do pedido de reforma (art. 82, 1, da Lei n. 9.099/1995) Petio de interposio

1. Endereamento: Verifique na proposta de pea qual autoridade judicial proferiu a sentena, ou, na a ausncia de indicao, qual seria a autoridade competente para propositura da ao penal, pois a interposio deve ser endereada para o juiz a quo.

a) Justia Estadual:

EXCELENTSSIMO

SENHOR

DOUTOR

JUIZ

DE

DIREITO

DA

VARA

CRIMINAL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIO METROPOLITANA DE CURITIBA

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CRIMINAL DO FORO REGIONAL DE ALMIRANTE TAMANDAR DA COMARCA DA REGIO METROPOLITANA DE CURITIBA

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CRIMINAL DA CIRCUNSCRIO ESPECIAL JUDICIRIA DE

BRASLIA/DF.

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL DO JRI DA CIRCUNSCRIO ESPECIAL JUDICIRIA DE BRASLIA-DF.

b) Justia Federal:

EXCELENTSSIMO

SENHOR

DOUTOR

JUIZ

FEDERAL

DA

____

VARA

FEDERAL CRIMINAL DA SUBSEO JUDICIRIA DE CURITIBA SEO JUDICIRIA DO ESTADO DO PARAN

2. Qualificao resumida: logo abaixo do endereamento, esquerda, mencione as informaes bsicas do processo (nmero dos autos, acusao e acusado).

01 linha Autos n Acusao: Acusado: 01 linha

3. Qualificao do acusado: Como o acusado j foi qualificado no processo, mencione apenas seu nome completo:

FULANO epgrafe, por

DE

TAL,

j de

qualificado seu advogado

nos que

autos ao

em

intermdio

final

assina, vem perante Vossa Excelncia(...)

Obs. 1: Verificar se j houve informao sobre juntada de procurao nos autos ou constituio de advogado. Caso contrrio, deve-se fazer meno procurao em anexo e qualificar o advogado. Obs. 2: Na ausncia de dados na prova da OAB, estes no devem ser inventados sob pena de identificao da prova. Obs. 3: Jamais abreviar nomes e dados. 4. Pea e fundamento jurdico: Para identificao da pea, lance mo da linha processual do tempo ministrada em aula. Coloque o nome de pea processual em caixa alta e fundamente-a com o artigo correspondente - art. 593 (I, II ou III) do Cdigo de Processo Penal ou art. 82, da Lei n. 9.099/1995:

(...)interpor,

com

fulcro

no

art.

593,

do

Cdigo

de

Processo Penal, RECURSO DE APELAO CRIMINAL, requerendo seja a presente recebida e encaminhada ao juzo ad quem, para processamento e julgamento.

9. Encerramento: A pea processual deve ser encerrada com i- pedido de deferimento; ii- local em que foi elaborada a pea e data ii- nome do advogado, inscrio na OAB e assinatura.

Nestes Termos Pede Deferimento Cidade, (dia), de (ms), de (ano) Advogado

Obs. 1: A cidade deve ser a mesma do escritrio do advogado trazido na proposta de pea. Na ausncia desse dado, coloque a cidade da realizao da prova da OAB. Obs. 2: A data deve corresponder ao ltimo dia do prazo hbil para apresentao da pea processual. O prazo para interposio da apelao de 5 dias (art.593 do CPP). Obs. 3: No assine a prova, sob pena de identific-la. Indique com as palavras assinatura do advogado a existncia desse dado. Razes de Apelao

1. Endereamento: Verifique na proposta de pea qual autoridade judicial proferiu a sentena, ou, na a ausncia de indicao, qual seria a autoridade competente para propositura da ao penal, segundo as regras gerais de competncia do Cdigo de Processo Penal. Identificado o juiz a quo, enderece para respectivo tribunal competente:

a) Justia Estadual: EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO PARAN COLENDA CMARA CRIMINAL EMINENTES DESEMBARGADORES

EGRGIO

TRIBUNAL

DE

JUSTIA

DO

DISTRITO

FEDERAL

TERRITRIOS COLENDA CMARA CRIMINAL EMINENTES DESEMBARGADORES

b) Justia Federal: EGRGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4A REGIO COLENDA TURMA EMINENTES DESEMBARGADORES FEDERAIS

2. Qualificao resumida: logo abaixo do endereamento, esquerda, mencione as informaes bsicas do processo (nmero dos autos, apelante e apelado).

01 linha Autos de origem n Apelante: Apelado: 01 linha

3. Qualificao do acusado: Como o acusado j foi qualificado no processo, mencione apenas seu nome completo e a qualificao do advogado:

FULANO

DE

TAL,

qualificado

nos

autos

em

epgrafe, vem perante Vossa Excelncia, por intermdio de seu advogado que ao final assina,(...)

Obs. 1: Na hiptese das razes serem o primeiro momento em que o advogado atua em prol do acusado, deve ser ele qualificado. Obs. 2: Verificar se j houve informao sobre juntada de procurao nos autos ou constituio de advogado. Caso contrrio, deve-se fazer meno procurao em anexo. Obs. 3: Na ausncia de dados na prova da OAB, estes no devem ser inventados, sob pena de identificao da prova. Devem ser substitudos pelo seu gnero respectivo (Ex: Joo da Silva, nacionalidade, solteiro, etc.). Obs. 3: Jamais abreviar nomes e dados. 4. Pea e fundamento jurdico: Para identificao da pea, lance mo da linha processual do tempo ministrada em aula. Coloque o nome de pea processual em caixa alta e fundamente-a com o artigo correspondente:

(...)apresentar,

com

fulcro

no

art.

600

do

Cdigo

de

Processo Penal as presentes RAZES DE APELAO CRIMINAL, pelos motivos de fato e de direito adiante expostos:

5. Sntese ftica-processual: Em todas as peas da OAB, necessrio relatar, sinteticamente, os fatos. No se trata de mera transcrio do problema, mas verdadeiro resumo do acontecido. Deve-se narrar os fatos de maneira clara, lgica e concisa, seguindo a ordem lgica de introduo, desenvolvimento e concluso.

No dia (...), o ru foi preso sob a alegao de ter infringido o Cdigo Penal no seu art (... O Ministrio Pblico, em sua pea acusatria, sustenta que... A denncia foi recebida em... Na fase De o instruo ru ao foram ouvidas Em suas

testemunhas,

interrogando-se

final...

alegaes finais, o Ministrio Pblico alegou que... j a defesa sustentou que... Na sentena, o juiz a quo entendeu que (...)

Obs. 1: Na prova da OAB no devem ser inventados fatos, sob pena de anulao da prova decorrente de identificao. Obs. 2: Ao redigir a pea, fazer remisso aos documentos mencionados na proposta que comprovem os fatos alegados. 6. Preliminares:

As teses de defesa devem ser divididas em preliminares e mrito. As matrias preliminares antecedem a anlise do mrito do caso penal e so divididas em:

A- Prejudiciais de Mrito- As prejudiciais mais comuns so prescrio e decadncia. B- Nulidades- As nulidades so matrias relativas aos descumprimento de regras processuais.

Obs.: Terminada a discusso das preliminares, fazer ligao com o mrito da seguinte forma: Caso no seja este o entendimento de Vossas Excelncias, e em sendo superadas as preliminares (prejudiciais de mrito e/ou

Nulidades), em homenagem ao princpio da eventualidade, passa-se a demonstrar que igualmente quanto ao mrito a absolvio medida que se impe:

7. Mrito: O mrito consiste na anlise das provas produzidas ao longo do processo e a aplicao da teoria do crime para cada um dos crimes imputados na denncia.

8. Dosimetria da pena: Na apelao o momento oportuno para questionar a fixao da pena. Assim, deve ser requerido para que, em sendo mantida a condenao, a pena seja fixada no mnimo legal, de acordo com os elementos constantes do problema Tambm devem ser mencionadas todas as atenuantes e causas de diminuio da pena aplicveis ao caso proposto.

9. Dos requerimentos: O requerimento no pode ser genrico, isto , para cada tese de defesa deve haver um pedido em separado.

Diante do exposto, requer: 1. seja o presente recurso conhecido, haja vista estarem presentes os requisitos objetivos e subjetivos; 2. seja dado provimento, a fim de que: 2.1) Preliminarmente: a) Se reconhea a prescrio quanto ao crime de...

e, assim, declarada extinta a punibilidade, nos termos do inciso IV, art.107; b) Se declare a nulidade do processo...

2.2)

No

sendo

este

entendimento

de

Vossas

Excelncias, no mrito, requer que seja dado provimento ao recurso para reformar a deciso das folhas (...), fim de: para o

9. Encerramento: A pea processual deve ser encerrada com i- pedido de deferimento; ii- local em que foi elaborada a pea e data ii- nome do advogado, inscrio na OAB e assinatura.

Nestes Termos Pede Deferimento Cidade, (dia), de (ms), de (ano) Advogado

Obs. 1: A cidade deve ser a mesma do escritrio do advogado trazido na proposta de pea. Na ausncia desse dado, coloque a cidade da realizao da prova da OAB. Obs. 2: A data deve corresponder ao ltimo dia do prazo hbil para apresentao da pea processual. O prazo para apresentao das razes de apelao de 8 dias (art.600 do CPP). Obs. 3: Quando for necessrio interpor a apelao e apresentar suas razes, o prazo de cada uma das peas dever ser o mesmo, qual seja, o da interposio (5 dias, nos termos do art.593 do CPP). Obs. 4: No assine a prova, sob pena de identific-la. Indique com a palavra advogado. Para cada tese de defesa seja nas preliminares no mrito ou na dosimetria da penaabrir um tpico prprio, titulando-o, se possvel, com a tese e a sua concluso.

You might also like